-CÂMARA ANALISA HOJE MUDANÇA DO ICMS QUE PODE REDUZIR PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS
-EXPORTAÇÕES CATARINENSES BATEM RECORDE PARA O MÊS DE SETEMBRO
-APAE DE TUNÁPLIS JÁ POSSUI RECURSOS PARA SEDE PRÓPRIA
-ITAPIRANGA RECEBE VEÍCULO DE MOBILIDADE DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
-REGIONAL DE EDUCAÇÃO PROMOVE ELEIÇÃO PARA DIRETOR DE ESCOLAS
-CUSTO PARA PRODUÇÃO DE MILHO MOTIVA MIGRAÇÃO PARA TRIGO E SOJA
-JUSTIÇA CONDENA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA POR IMPORTAÇÃO ILEGAL DE BEBIDAS
-PEDREIRO FOGE DA POLÍCIA APÓS BRIGA AO FAZER COBRANÇA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom, com sol. A previsão para as próximas horas é de sol com chuva à noite. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 32 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A Índia recomendou nesta terça-feira o uso emergencial da vacina contra Covid-19 da Bharat Biotech para a faixa etária de dois a 18 anos, no momento em que o segundo país mais populoso do mundo expande sua campanha de vacinação para incluir crianças. O país vacinou totalmente cerca de 29 por cento dos 944 milhões de adultos elegíveis, de acordo com dados do governo, que incluem a aplicação de mais de 110 milhões de doses da Covaxin, da Bharat Biotech. Embora a Covid-19 seja conhecida por geralmente causar doença leve em crianças, existe o risco de complicações raras pós-doença.
A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira um acordo para subir temporariamente o teto da dívida e assim evitar um “default”, ou seja, um calote que provocaria recessão e agitação nos mercados globais. O texto já havia sido aprovado pelo Senado. O avanço que parece dissipar a crise pelo menos até meados de dezembro, ao adicionar outros 480 bilhões ao limite de endividamento disponível ocorre seis dias antes de o país não poder mais pedir dinheiro ou pagar empréstimos pela primeira vez em sua história. Com o aumento, o limite da dívida chegará a 28 trilhões e 900 bilhões de dólares.
O presidente do Chile, SEBASTIÁN PIÑERA, anunciou nesta terça-feira um estado de emergência em quatro províncias do país por causa da crescente violência na região. A medida tem validade de 15 dias, prorrogáveis por outros 15. Todo o Chile, inclusive a capital Santiago, vem passando por distúrbios em meio a um crescente protesto capitaneado por indígenas mapuches, etnia indígena mais populosa no país, com mais de um milhão e 700 mil integrantes. Há manifestações pacíficas, mas a situação é mais preocupante no sul, onde há registro de bloqueios de ruas, ataques contra maquinário agrícola e incêndio de templos religiosos.
Em entrevista a uma emissora de televisão norte-americana, nesta terça-feira em Washington, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, minimizou a escalada da inflação brasileira. Ele atribuiu a alta de preços a "um problema global" concentrado em energia e alimentos. Nos últimos 12 meses, encerrados em setembro, a inflação brasileira medida pelo IPCA registrou alta de 10 vírgula 25 por cento de acordo com o IBGE. GUEDES foi para o Estados Unidos, onde fica até a quinta-feira, em meio a revelações de que mantém uma "offshore" em paraíso fiscal. Em Washington, ele participa da reunião anual do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, que reúne ministros da Economia de 190 países, e de reuniões com ministros da Fazenda e presidentes de Bancos Centrais do G-20, o grupo das 20 maiores economias do mundo.
O mercado financeiro voltou a elevar as estimativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial do país, para os anos de 2021 e 2022. As previsões do mercado constam no relatório "Focus", divulgado na segunda-feira pelo Banco Central. Os dados foram levantados na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. A expectativa para este ano do mercado para o IPCA subiu de oito vírgula 51 por cento para oito vírgula 59 por cento. Essa foi a vigésima sétima alta seguida no indicador. A meta central do governo para a inflação em 2021 é de três vírgula 75 por cento. Com isso, a projeção do mercado já está acima do dobro da meta central de inflação para este ano.
A Câmara dos Deputados retoma os trabalhos nesta quarta-feira com o desafio de votar uma alteração na cobrança do ICMS na tentativa de reduzir o preço dos combustíveis ao consumidor. O projeto, que prevê mudança no critério do preço de referência e adoção de uma alíquota unificada e fixa, tem o apoio pessoal do presidente da Casa, ARTHUR LIRA. Nesta quarta, ele vai tentar costurar com os líderes uma negociação que viabilize a apreciação em plenário. Se não houver acordo, o texto não deve ser colocado em votação nesta semana. Nas estimativas do presidente da câmara, as mudanças propostas reduziriam o preço da gasolina em até oito por cento.
O juiz OTÁVIO JOSÉ MINATTO, da Vara da Fazenda Pública de São José, na Grande Florianópolis, autorizou que o município dê posse a profissionais da saúde aprovados em concurso antes de 2022. A lista de contratação prevê a entrada de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes administrativos, agentes fiscalização sanitária e agentes de endemia. A decisão da justiça desconsidera a lei federal complementar 173 que proíbe a contratação de servidores efetivos em todo o país até 31 de dezembro. Para o juiz do caso, "razões superiores de tutela da saúde pública impõem que se permita ao autor a contratação para preenchimento de cargos criados por lei anterior à referida lei complementar”. Ele ainda alertou para os riscos que a falta de profissionais pode causar como a paralisação da expansão do oferecimento do serviço público.
As exportações catarinenses somaram 973 milhões de dólares em setembro, um recorde em 25 anos para o período. O valor é o maior resultado para o mês desde 1997 conforme análise do Observatório FIESC. O resultado também representou um crescimento de 17 por cento na comparação com agosto. No acumulado do ano os embarques de Santa Catarina somam sete bilhões 436 milhões, alta de 21 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas de carne suína catarinense para o exterior também continuam em patamares elevados, com o terceiro melhor resultado mensal do ano. Junto com as carnes de aves, foram os principais destaques na exportação em setembro e representaram 30 por cento dos embarques catarinenses no período. O aumento da demanda global ajuda a explicar o resultado.
O último mapa de risco para Covid-19 em Santa Catarina, divulgado durante o feriado prolongado, mostrou pela primeira vez o Estado sem nenhuma região em nível grave ou gravíssimo de contágio para a doença. Quatro regiões estão em estágio alto e outras 13, em classificação moderada. O novo mapa é mais um indicativo que mostra a melhora na situação da pandemia e a queda de casos no Estado à medida que a vacinação avança. Em Santa Catarina, já há 93 por cento da população adulta com a primeira dose da vacina contra Covid e 58 por cento com a segunda aplicação. Outro sinal desta melhora no quadro é a queda de casos ativos. O Estado tem, segundo o último boletim, seis mil 482 pacientes na fase ativa da doença. O número é o menor desde 29 de setembro de 2020.
Recursos do governo estadual viabilizam construção da sede própria da APAE de Tunápolis e Santa Helena, Doce Esperança. Diretora intensifica mobilização para iniciar as obras. A diretora da APAE de Tunápolis e Santa Helena, ELISE TRENHAGO destaca que o trabalho teve um passo importantíssimo com a confirmação de 500 mil reais repassados pelo governo estadual por intermédio da Federação Catarinense de Educação especial. ELISE lembra que os encaminhamentos ocorrem há mais tempo e o dinheiro anunciado na semana passada é fruto de emendas parlamentares da deputada, MARLENE FENGLER e do presidente da ALESC, MAURO DE NADAL.
Construção da sede própria da APAE de Tunápolis e Santa Helena vai iniciar com recursos de emenda parlamentar do deputado, ALTAIR SILVA. Ele destinou 250 mil reais para a escola especial que permitiu acelerar o início da obra. A diretora ELISE TRENHAGO explica que não tem projeção para conclusão das obras, pois os trabalhos terão início nos próximos dias. Segundo a diretora, a APAE consegue dar contrapartida com recursos arrecadados em mobilizações comunitárias dos dois municípios de atuação. Ela sita como exemplo a campanha que está em andamento do Show de Prêmios coordenado pela Federação Catarinense de Educação Especial, tendo cinco prêmios incluindo veículos.
O fenômeno Alface D’Àgua está se dissipando e saindo do Rio das Flores, entre Bandeirante e Belmonte. Nesta terça-feira, a reportagem da Peperi voltou ao local e constatou a situação. Apenas em alguns pontos a alface é visto ainda, mas já está saindo do rio. Além disso, muitas pessoas e famílias, após a divulgação do Portal Peperi de que ali existia uma grande quantidade do fenômeno, foram até o local, que inclusive virou um ponto turístico. A Polícia Militar Ambiental está apurando as causas do surgimento da Alface D’Àgua, que pode ter ganhado força devido a poluição do dejetos de animais despejados de forma irregular.
Na semana passada o fenômeno Alface D’Àgua cobria completamente o Rio das Flores, entre Bandeirante e Belmonte. O vegetal teve um grande desenvolvimento e chegou ao Rio Uruguai em Itapiranga pelo Rio Peperi-Guaçu. A Alface D’Àgua mudou o cenário, criando manchas verdes na água barrenta devido ao grande volume de chuva. A cheia dos rios das Flores e Peperi contribuíram para as plantas se dissiparem. No Rio Uruguai elas seguem pelas corredeiras entre a mata da Argentina e a reserva no Rio Grande do Sul, em direção ao Salto do Yucumã.
Governo municipal recebe veículo pelo programa de mobilidade de assistência social. A frota da secretaria municipal de Assistência Social ganhou um novo reforço. Na manhã de hoje aconteceu a entrega oficial do veículo Siena recebido através do Programa de Mobilidade de Assistência Social, da rede de proteção do Sistema Único de Assistência Social. A doação do automóvel, com valor de 52 mil reais, foi por intermédio do Ministério da Cidadania. A secretária de Assistência Social, SIMONE FELIN, destacou que o veículo é de extrema importância, pois dará suporte às demandas diárias da organização, aprimorando o atendimento aos beneficiários dos programas da secretaria.
A configuração de plantio vem sofrendo alterações nas propriedades agrícolas de Itapiranga e municípios vizinhos. A conjuntura de mercado motiva adequações nos sistemas produtivos e implantação de novas culturas. O alto custo para a produção de milho inibe investimentos nestas lavouras e motiva os agricultores a buscarem alternativas. Segundo o extencionista da Epagri de Itapiranga, agrônomo, MARCELO ROHDEN, em 2019, Itapiranga teve menos de 100 hectares destinadas para o plantio do trigo, uma atividade econômica pouco usada. Já na safra atual foram mais de 400 hectares com lavouras de trigo mostrando uma evolução considerável. Ele chama atenção que normalmente ocorre a dobradinha com trigo e soja na mesma área.
O agrônomo aponta que estão sendo utilizadas lavouras que eram ocupadas para o plantio de milho e de aveia. Segundo MARCELO ROHDEN, trigo e soja possuem bom valor de venda, com média de 80 reais a saca de trigo e 160 reais a saca de soja. Outro benefício para estas lavouras é o custo de implantação bem menor. Em comparação ao milho De acordo com o extencionista da Epagri, o milho exige maior investimento com sementes e demais insumos. A cultura segue com força nas propriedades produtoras de leite, pois é utilizado para alimentação dos animais. MARCELO ROHDEN avalia que o custo de implantação de lavouras mais acessível e preço atrativo para comercialização dos produtos, motiva a migração para trigo e soja. Ele projeta crescimento nas áreas de plantio para os próximos anos.
Agrônomo alerta que a chuva continua nas últimas semanas provocou o surgimento de doenças em lavouras de trigo. Foram afetados, principalmente os plantios mais tardios que sofrem com pragas que interferem na qualidade das sementes usadas para a produção de farinha. Neste caso o produto deve ser destinado para ração de animais que também possui alto valor de mercado . O agrônomo MARCELO ROHDEN também chama atenção para a importância da Triticale, uma cultura que surgiu na junção de trigo e santeio. As sementes são usadas principalmente na produção de ração. Segundo o extencionista da Epagri, o mercado comprador de cereais tem grande procura em nossa região devido a deficiência que existe para alimentação de gado, suínos e aves.
Quatro escolas da Regional de Educação de Itapiranga vão passar pelo processo de eleição para novo diretor. São situações que nenhum gestor assumiu em 2020 e agora necessita de nova escolha. Segundo o coordenador do Plano de Gestão Escolar da Regional de Educação de Itapiranga, DOUGLAS FRANZEN, os eleitos vão ocupar vagas de gestores temporários, substituindo diretores que solicitaram afastamento ou devido aposentadoria. FRANZEN destaca ainda que a comissão de eleição tem o máximo de cuidado para proporcionar um processo democrático envolvendo a comunidade escolar que inclui os pais, alunos, professores e demais profissionais do educandário. O coordenador lembra que a comunidade escolar pode rejeitar os candidatos como já ocorreu na eleição anterior, porém ele demonstra confiança na aprovação de todos os Planos de Gestão.
Na escola Humberto Machado de linha Popi, interior de Itapiranga o único candidato é DÉCIO BIESDORF. Ele vai substituir NEUSA CONSATTI, que atingiu período para aposentadoria. Já na escola Padre Baldoíno Rambo de Tunápolis, o cargo deve ser ocupado pelo ex-prefeito RENATO PAULATA. A atual gestora com cargo temporário é DEOFANE BIEGER. Na escola Ludgero Wiggers de linha Conceição, interior de Itapiranga, PAULO WERGÜTZ é o candidato. Ele já está atuando na função de diretor temporário. Na escola de Pitangueira, interior de Tunápolis, LEILANI GIORDANO é a postulante ao cargo. Ela também já está na atividade de diretora. DOUGLAS FRANZEN chama atenção que na Madre Benvenuta, de São João do Oeste nenhum professor apresentou Plano de Gestão Escolar e deve ser mantido VANDERLI MANSKE, na direção do educandário.
Gestores escolares terão mais dois anos no cargo para completar o plano que foi estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação. O projeto original era de quatro anos, de 2020 a 2023. As escolas Madre Benvenuta de São João do Oeste e Ludgero Wiggers de linha Conceição, não apresentaram Plano de Gestão em 2019 e foi preciso manter diretor temporário. A escola Padre Baldoíno Rambo de Tunápolis teve o Plano de Gestão rejeitado e com isso também teve diretora temporária. Os novos gestores vão assumir nos períodos de 2022 e 2023 para completar os atuais Planos de Gestão Escolar na Regional de Educação de Itapiranga. DOUGLAS FRANZEN avalia que os novos gestores são profissionais comprometidos e levam em consideração a qualidade do ensino que é destaque no Extremo Oeste de Santa Catarina.
Gestor Escolar necessita de um perfil polivalente. O coordenador do Plano de Gestão Escolar da Regional de Educação de Itapiranga, DOUGLAS FRANZEN, destaca que a gestão escolar não é algo fácil. O diretor precisa de um ambiente equilibrado, ter bom contato com os pais e ser um gestor de pessoas. É fundamental ter conhecimento de legislação e financeiro para aplicação dos recursos de diversas fontes e prestação de contas correta. FRANZEN avalia que os gestores escolares na região possuem perfil atento, sério e comprometido com a rotina da escola. Professores novos também contribuem com muita energia e capacidade de desenvolver projetos que fazem parte do Plano de Gestão que focam em vários aspectos nos educandários.
Pedreiro foge para o mato após briga ao fazer cobrança por serviço. A Polícia Militar de São João do Oeste registrou ocorrência por volta das 18 horas de ontem. Um pedreiro foi até a casa de homem que ele havia realizado uma obra para supostamente cobrar pelo trabalho. Ele já possui várias passagens policiais e estava armado com uma faca. Os dois homens discutiram e acabaram brigando. O pedreiro fugiu para um matagal e não foi encontrado pelos policiais. O carro dele, um Kadett, com placas de Campo Bom, Rio Grande do Sul, foi apreendido.
Um homem foi preso por violência doméstica por volta das 18 horas de ontem, em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar atendeu a ocorrência na Rua Sete de Setembro, Bairro Andreatta. A residência estava fechada, porém foi possível ouvir uma discussão. A guarnição chamou pela vítima, a qual relatou que estava se desentendendo com o marido e que durante a tarde ele já havia lhe agredido com um tapa, além de ameaçar com facão. O agressor também estava na casa, com sintomas de embriaguez e alterado. Ele foi preso e conduzido a delegacia. O facão utilizado nas ameaças foi apreendido, assim como o celular do homem, pois o mesmo filmou a ação policial, afirmando que usaria como prova de que a PM havia invadido a casa dele sem justificativa.
Motorista foge após capotar veículo na SC 161 em Anchieta. Uma saída de pista seguida de capotamento de um veículo Uno, emplacado em Anchieta, na rodovia SC 161 na Linha Gaúcha, no interior do município de Anchieta foi registrada no início da madrugada desta quarta-feira. O condutor não estava no veículo e nem no local do acidente. A Polícia Militar foi acionada para prestar apoio. Em contato com o Hospital de Anchieta, a equipe também informou que nenhum paciente do acidente foi atendido nesta madrugada pelos profissionais.
Colisão frontal entre dois carros deixa um ferido em Palma Sola. Uma colisão frontal entre um Gol emplacado em União do Oeste e um Corsa com placas de Dionísio Cerqueira foi registrada no final da tarde desta terça-feira (12), por volta das 18h, na BR 280 entre os municípios de Palma Sola e Flor da Serra do Sul/PR. Segundo os bombeiros de Palma Sola, que atenderam a ocorrência, o condutor do Gol, de 37 anos de idade, apresentava escoriações generalizadas pelo corpo. Sendo atendido no local do fato e encaminhado para atendimento médico em Palma Sola para demais procedimentos. Já o motorista do Corsa, não teve ferimentos e dispensou o atendimento. A PRF esteve no local para fazer o levantamento da ocorrência.
Operação da PRF no feriado registra queda no número de acidentes. A Polícia Rodoviária Federal encerrou à meia-noite desta terça-feira, a Operação Nossa Senhora Aparecida 2021, que iniciou no dia oito em todo o Brasil, totalizando cinco dias de fiscalização especial. Nas rodovias federais que cortam Santa Catarina, a PRF registrou redução no número de acidentes e de feridos em relação ao mesmo período em 2020. Já o número de mortos permaneceu estável. Nesta edição foram 122 acidentes contra 152 do ano passado. O número de feridos também teve queda de 117 neste ano, contra 182 em 2020. Já o número de mortos permaneceu o mesmo, com quatro óbitos em cada uma das operações.
A Justiça atendeu parcialmente os pedidos do Ministério Público Federal e condenou uma organização criminosa especializada na importação ilegal de bebidas alcoólicas na região. Em nota, o MPF informou que seis acusados foram condenados pelos crimes de organização criminosa e descaminho. As penas variam de um ano e seis meses de reclusão até 18 anos de prisão em regime fechado. De acordo com o Ministério Público Federal, a organização criminosa adquiria bebidas, principalmente na Argentina, Paraguai e Uruguai, e introduzia os produtos no Brasil sem passar pelo controle alfandegário e sem o pagamento de direitos e impostos. O MPF afirmou, no processo, que essa prática é conhecida como “contrabando formiga”, consistindo no método por meio do qual os operadores do esquema contratam diversas pessoas para transportar, cada uma delas, apenas pequenas quantidades de mercadorias estrangeiras.
Segundo o Ministério Público, a partir de São Miguel do Oeste, as bebidas eram remetidas, principalmente, para Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, onde eram recebidas e comercializadas pelos demais membros da organização em boxes localizados no camelódromo do município. O Ministério Público Federal apontou, que a remessa das bebidas era feita por meio de empresas de transporte e acompanhada de notas fiscais falsas de empresa fantasma e em nome de “laranjas”, que tinham os dados pessoais utilizados sem conhecimento. Um dos acusados recebeu em suas contas bancárias mais de dois milhões e cem mil reais entre 2013 e 2015. A Peperi entrou em contato com o advogado VANDERSON FILIMBERTI que representa dois dos acusados. Ele disse que a defesa vai recorrer da decisão para reverter a situação no Tribunal Regional Federal. A Peperi não conseguiu entrar em contato com os advogados dos demais condenados.