De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 53 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A Índia recomendou nesta terça-feira o uso emergencial da vacina contra Covid-19 da Bharat Biotech para a faixa etária de dois a 18 anos, no momento em que o segundo país mais populoso do mundo expande sua campanha de vacinação para incluir crianças. O país vacinou totalmente cerca de 29 por cento dos 944 milhões de adultos elegíveis, de acordo com dados do governo, que incluem a aplicação de mais de 110 milhões de doses da Covaxin, da Bharat Biotech. Embora a Covid-19 seja conhecida por geralmente causar doença leve em crianças, existe o risco de complicações raras pós-doença.
A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira um acordo para subir temporariamente o teto da dívida e assim evitar um “default”, ou seja, um calote que provocaria recessão e agitação nos mercados globais. O texto já havia sido aprovado pelo Senado. O avanço que parece dissipar a crise pelo menos até meados de dezembro, ao adicionar outros 480 bilhões ao limite de endividamento disponível ocorre seis dias antes de o país não poder mais pedir dinheiro ou pagar empréstimos pela primeira vez em sua história. Com o aumento, o limite da dívida chegará a 28 trilhões e 900 bilhões de dólares.
O presidente do Chile, SEBASTIÁN PIÑERA, anunciou nesta terça-feira um estado de emergência em quatro províncias do país por causa da crescente violência na região. A medida tem validade de 15 dias, prorrogáveis por outros 15. Todo o Chile, inclusive a capital Santiago, vem passando por distúrbios em meio a um crescente protesto capitaneado por indígenas mapuches, etnia indígena mais populosa no país, com mais de um milhão e 700 mil integrantes. Há manifestações pacíficas, mas a situação é mais preocupante no sul, onde há registro de bloqueios de ruas, ataques contra maquinário agrícola e incêndio de templos religiosos.
Em entrevista a uma emissora de televisão norte-americana, nesta terça-feira em Washington, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, minimizou a escalada da inflação brasileira. Ele atribuiu a alta de preços a "um problema global" concentrado em energia e alimentos. Nos últimos 12 meses, encerrados em setembro, a inflação brasileira medida pelo IPCA registrou alta de 10 vírgula 25 por cento de acordo com o IBGE. GUEDES foi para o Estados Unidos, onde fica até a quinta-feira, em meio a revelações de que mantém uma "offshore" em paraíso fiscal. Em Washington, ele participa da reunião anual do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, que reúne ministros da Economia de 190 países, e de reuniões com ministros da Fazenda e presidentes de Bancos Centrais do G-20, o grupo das 20 maiores economias do mundo.
O mercado financeiro voltou a elevar as estimativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial do país, para os anos de 2021 e 2022. As previsões do mercado constam no relatório "Focus", divulgado na segunda-feira pelo Banco Central. Os dados foram levantados na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. A expectativa para este ano do mercado para o IPCA subiu de oito vírgula 51 por cento para oito vírgula 59 por cento. Essa foi a vigésima sétima alta seguida no indicador. A meta central do governo para a inflação em 2021 é de três vírgula 75 por cento. Com isso, a projeção do mercado já está acima do dobro da meta central de inflação para este ano.
A Câmara dos Deputados retoma os trabalhos nesta quarta-feira com o desafio de votar uma alteração na cobrança do ICMS na tentativa de reduzir o preço dos combustíveis ao consumidor. O projeto, que prevê mudança no critério do preço de referência e adoção de uma alíquota unificada e fixa, tem o apoio pessoal do presidente da Casa, ARTHUR LIRA. Nesta quarta, ele vai tentar costurar com os líderes uma negociação que viabilize a apreciação em plenário. Se não houver acordo, o texto não deve ser colocado em votação nesta semana. Nas estimativas do presidente da câmara, as mudanças propostas reduziriam o preço da gasolina em até oito por cento.
O juiz OTÁVIO JOSÉ MINATTO, da Vara da Fazenda Pública de São José, na Grande Florianópolis, autorizou que o município dê posse a profissionais da saúde aprovados em concurso antes de 2022. A lista de contratação prevê a entrada de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes administrativos, agentes fiscalização sanitária e agentes de endemia. A decisão da justiça desconsidera a lei federal complementar 173 que proíbe a contratação de servidores efetivos em todo o país até 31 de dezembro. Para o juiz do caso, "razões superiores de tutela da saúde pública impõem que se permita ao autor a contratação para preenchimento de cargos criados por lei anterior à referida lei complementar”. Ele ainda alertou para os riscos que a falta de profissionais pode causar como a paralisação da expansão do oferecimento do serviço público.
As exportações catarinenses somaram 973 milhões de dólares em setembro, um recorde em 25 anos para o período. O valor é o maior resultado para o mês desde 1997 conforme análise do Observatório FIESC. O resultado também representou um crescimento de 17 por cento na comparação com agosto. No acumulado do ano os embarques de Santa Catarina somam sete bilhões 436 milhões, alta de 21 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas de carne suína catarinense para o exterior também continuam em patamares elevados, com o terceiro melhor resultado mensal do ano. Junto com as carnes de aves, foram os principais destaques na exportação em setembro e representaram 30 por cento dos embarques catarinenses no período. O aumento da demanda global ajuda a explicar o resultado.
O último mapa de risco para Covid-19 em Santa Catarina, divulgado durante o feriado prolongado, mostrou pela primeira vez o Estado sem nenhuma região em nível grave ou gravíssimo de contágio para a doença. Quatro regiões estão em estágio alto e outras 13, em classificação moderada. O novo mapa é mais um indicativo que mostra a melhora na situação da pandemia e a queda de casos no Estado à medida que a vacinação avança. Em Santa Catarina, já há 93 por cento da população adulta com a primeira dose da vacina contra Covid e 58 por cento com a segunda aplicação. Outro sinal desta melhora no quadro é a queda de casos ativos. O Estado tem, segundo o último boletim, seis mil 482 pacientes na fase ativa da doença. O número é o menor desde 29 de setembro de 2020.
Romaria de Nossa Senhora Aparecida supera expectativas. De acordo com HERIVELTO CAZUNI – um dos organizadores do tradicional evento religioso que acontece todos os anos no São Mateus, bairro de Marmeleiro que faz divisa com Campo Erê, a presença do público foi muito boa. Comenta que a pandemia atrapalhou um pouco a caminhada e missa de ontem, mas a quantidade de fiéis surpreendeu, com muitos romeiros fazendo questão de participar mesmo com as restrições. Esclarece que não tiveram a mesma quantidade de público como antes do coronavírus, mas ficou feliz em ver muitas pessoas que nunca haviam participado, aderindo a caminhada.
Planejamento para a Romaria de Nossa Senhora Aparecida do próximo ano já começou. HERIVELTO CAZUNI frisa que o evento não é feito pelo lucro, mas pela fé. Comenta que para a edição deste ano foi necessário mudar o lugar da missa, que foi celebrada no pavilhão do São Mateus devido ao distanciamento exigido, já que a maioria dos fiéis ficou para a missa depois da procissão. CAZUNI salienta que logo depois do evento já estava desenvolvendo novas ideias junto com os demais organizadores, buscando deixar o evento do ano que vem ainda maior e melhor.
Campo Erê tem grande número de pessoas com câncer. A responsável pelo departamento de saúde no município - ROSALVA BOLIGON, comenta que não há um número exato de quantos são os casos em tratamento ou acompanhamento da doença, mas que as estatísticas mostram que não são poucos. Por isso, destaca a importância da campanha realizada durante todo o mês de outubro, representada pela cor rosa. De acordo com ela, é muito importante que as mulheres aproveitem essa ação, agendem seus atendimentos e façam os exames preventivos.
Saúde Pública e empresa privada fazem parceria pela saúde das mulheres. Seguindo a campanha de conscientização trabalhada no mês de outubro, o departamento de saúde se aliou com a empresa que mais contrata mulheres em Campo Erê, deixando os exames preventivos ainda de mais fácil acesso. A secretária ROSALVA BOLIGON, frisa que a doença é séria, necessita tratamento com especialista, e mesmo depois de curada, a pessoa ainda precisa fazer acompanhamento a cada seis meses. Ela recomenda que todas as mulheres façam os exames, independente da idade.
Outubro Rosa é eficiente em salvar vidas. Como explica a secretária de saúde de Santa Terezinha do Progresso - MARLA SUTIL, estatísticas mostram que as mortes causadas por câncer de mama e colo de útero estão diminuindo muito com o passar dos anos, redução que ela atribui a essa campanha. Destaca a importância de incentivar o exame de prevenção, pois quanto antes diagnosticado, mais fácil fica o tratamento. Segundo MARLA, por ajudar a salvar tantas vidas, o Outubro Rosa foi incluído no calendário da saúde, como um mês inteiro voltado a saúde da mulher.
Pandemia atrapalhou ações do Outubro Rosa. A secretária de saúde de Santa Terezinha – MARLA SUTIL, conta que a campanha não foi feita ano passado devido a pandemia do coronavírus, mas agora está de volta incentivando a prevenção e conscientização. Para que todas as mulheres do município consigam fazer os exames, a saúde pública está organizando uma data especial para aquelas que não podem ir à Unidade durante a semana. O chamado Dia D do Outubro Rosa vai disponibilizar, além do horário alternativo para os exames, outras atividades de bem estar e saúde para as mulheres de Santa Terezinha do Progresso.
Dia D do Outubro Rosa será no próximo sábado. MARLA SUTIL convida as mulheres de Santa Terezinha para participar, fazer a coleta do preventivo do câncer e aproveitar as outras atividades preparadas pela Secretaria de Saúde. A ação começa às oito da manhã, e encerra somente 17 horas. No dia, as mulheres poderão tirar dúvidas com nutricionista, dentista e fazer testes rápidos para doenças como HIV, sífilis e hepatite. A secretária pede que as pacientes liguem e agendem um horário, ajudando na organização e evitando aglomeração.
Feira Regional das Sementes Crioulas e Mudas acontece nesse final de semana em Anchieta. O evento deveria ter ocorrido no dia 25 de setembro, mas foi transferido para acontecer nesse mês. A informação é do secretário de Agricultura, RAFAEL FERREIRA. Segundo ele, a feira acontece sábado, e contará com bancas de diversas culturas de sementes e mudas. Os agricultores também poderão trocar mudas e sementes. Vale ressaltar disse FERREIRA, que tudo é proveniente de doação. O objetivo da feira regional é possibilitar a diversificação e disseminação das sementes nas propriedades rurais.
A Feira Regional das Sementes Crioulas e Mudas contará com sementes de milho de várias diversidades. Entre elas, o secretário de agricultura cita, amarelão e pixurum. FERREIRA, recomenda que os agricultores adotem alguns cuidados referente a plantação com mais de uma variedade. O ideal seria fazer a plantação em épocas diferentes ou pelo menos plantar a uma distância de 400 metros de outras variedades de milho.
Feira Regional das Sementes Crioulas e Mudas também auxilia na preservação ambiental com a venda ou troca. O secretário de Agricultura, RAFAEL FERREIRA disse que a ampliação de plantação e cuidado com meio ambiente precisam estar unidos visando a preservação da mata. Ele também comentou que a expectativa é de um grande público regional participando da feira, em Anchieta no sábado. A programação está prevista para iniciar às oito horas da manhã com encerramento programado para às seis horas da tarde. Dentro do cronograma, o município planejou a realização de algumas oficinas com profissionais da Epagri e de outras entidades. A abertura acontece no Centro de Convivência de Idosos de Anchieta.
Governo municipal aguarda conclusão da obra da área coberta em Palma Sola. O prefeito, CLEOMAR MANTELLI, o KIKO, comentou que uma empresa de São Paulo está produzindo a estrutura metálica da Rua Coberta. Sobre os acabamentos como calçadas, o chefe do executivo destacou que em trinta dias a empresa deve concluir os serviços. A construtora deve intensificar os serviços para finalizar as obras e entregar a estrutura em dezembro. Com a previsão de entrega da obra, KIKO disse que está sendo elaborado um evento alusivo ao aniversário do município, que neste ano completa 60 anos de emancipação político-administrativa.
Para as festividades, o prefeito destacou que está sendo avaliado a contratação de uma dupla de cantores e banda. Porém, com cenário incerto da pandemia do coronavírus, mesmo com a previsão de afrouxamento das regras, a prefeitura de Palma Sola está avaliando, essa possibilidade. O chefe do executivo, frisa que é um assunto que precisa ser pensado com muita cautela, pois caso a administração contrate os cantores e por algum motivo não realize o evento, a prefeitura deve pagar multa de vinte e cinco por cento do valor total da contratação.
Veículo capota na SC-161 em Anchieta. Uma saída de pista seguida de capotamento de um Uno, emplacado em Anchieta, foi registrado na Linha Gaúcha, no interior do município de Anchieta no início da madrugada de ontem. Ao chegar no local da ocorrência, foi constatado pelos bombeiros que o condutor não estava no veículo e nem no local do acidente. A Polícia Militar foi acionada para prestar apoio. Em contato com o Hospital de Anchieta, a equipe também informou que nenhum paciente deste acidente foi atendido nesta madrugada.
Acidente entre dois carros deixa homem ferido. Uma colisão frontal entre um Gol emplacado em União do Oeste e um Corsa com placas de Dionísio Cerqueira, foi registrada por volta das seis horas da tarde de ontem. A batida aconteceu na BR-280, entre Palma Sola e Flor da Serra do Sul. Segundo os bombeiros de Palma Sola, o motorista do Gol, de 37 anos, apresentava cortes por todo o corpo e teve que ser encaminhado para atendimento médico. O condutor do Corsa não teve ferimentos e dispensou o atendimento. A PRF esteve no local para fazer o levantamento da ocorrência.
Motociclista morre ao bater em árvore. O acidente aconteceu no início da noite de ontem, no Bairro Guanabara, em Francisco Beltrão. O condutor de uma moto Biz seguia pela Avenida Antônio Silvio Barbieri, sentido ao centro, quando perdeu o controle e colidiu contra uma árvore. Durante o acidente o homem bateu a cabeça e perdeu a consciência. A equipe do SAMU prestou os primeiros atendimentos médicos no local e em seguida o levou ao Hospital Regional, mas o homem não resistiu. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também estiveram na ocorrência. A vítima fatal identificado como WEDERSON DA SILVA, ainda se recuperava de outro acidente no qual também havia sofrido ferimentos na cabeça.