O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 57 centavos. O euro está valendo seis reais e 56 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
A mudança climática é a principal responsável pela duplicação dos desastres naturais no mundo em vinte anos. O alerta foi feito pela ONU nesta segunda-feira. O órgão sinalizou que as catástrofes naturais mataram mais de um milhão e 200 mil pessoas desde 2000. Durante os últimos vinte anos, foram sete mil 348 desastres naturais no mundo com um custo estimado em cerca de trêstrilhões de dólares, ou seja, quase o dobro de entre 1980 e 1999. Para a próxima década, a ONU projeta que o pior problema serão as ondas de calor.
O estudo com a vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Johnson & Johnson’s foi pausado devido a uma doença inexplicada em um participante. De acordo com um documento enviado pela empresa para pesquisadores externos que executam o ensaio clínico com 60 mil pacientes, uma “pausa regulamentar” será cumprida. O sistema online usado para inscrever pacientes no estudo foi fechado e foi convocado o conselho de monitoramento de dados e segurança. Esse órgão independente que zela pela segurança dos pacientes no ensaio vai analisar o que aconteceu.
O presidente norte-americano, DONALD TRUMP, retomou nesta segunda-feira os comícios presenciais. O republicano conduziu um comício na Flórida, estado considerado essencial nas eleições presidenciais americanas. TRUMP participou de um evento com centenas de apoiadores nas proximidades do aeroporto local. O médico SEAN CONLEY disse em comunicado que TRUMP apresentou teste negativo para o novo coronavírus em dois dias consecutivos e que não transmite mais a Covid-19. A nota não diz quando os exames foram feitos.
O ministro MARCO AURÉLIO MELLO, do Supremo Tribunal Federal, concedeu neste ano pelo menos 79 pedidos de soltura com base no trecho do pacote anticrime que trata das prisões preventivas. O entendimento usado foi o mesmo que beneficiou o traficante ANDRÉ OLIVEIRA MACEDO, conhecido como ANDRÉ DO RAP. Em todas essas decisões, MARCO AURÉLIO MELLO se baseou no artigo 316 do Código de Processo Penal, que foi alterado em janeiro a partir da lei do pacote anticrime. O texto prevê que, quando uma prisão preventiva não é reanalisada a cada 90 dias pelo juízo responsável, ela se torna ilegal. O caso envolvendo o traficante ANDRÉ DO RAP será julgado pelo plenário do Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira.
Candidatos que enviarem Whatsapp e SMS sem autorização explícita dos usuários estão sujeitos à Lei Geral de Proteção de Dados, em vigor desde setembro deste ano, e podem ser multados por isso. A intenção da lei é garantir segurança e transparência às informações pessoais. O envio de mensagens em massa pode gerar multa aos candidatos de cinco mil a 30 mil ou valor equivalente ao dobro da quantia gasta, caso superado o limite máximo. O montante vai para o fundo partidário, dinheiro destinado aos partidos políticos. Segundo o TSE, ainda não houve denúncias contra candidatos ou partidos.
Economistas do mercado financeiro elevaram a estimativa de inflação para este ano e passaram a prever um tombo maior do Produto Interno Bruto em 2020. As expectativas fazem parte do boletim de mercado, conhecido como relatório "Focus", divulgado nesta terça-feira pelo Banco Central. Segundo o relatório, os analistas dos bancos subiram a estimativa de inflação deste ano, de dois vírgula 12 por cento para dois vírgula 47 por cento. Foi a nona alta seguida do indicador. No caso do PIB, a previsão dos economistas para a retração da economia passou de inco vírgula zero dois para cinco vírgula zero três por cento.
O Instituto Federal de Santa Catarina lançou um edital com vagas para cursos técnicos integrados em praticamente todas as regiões de Santa Catarina. As inscrições devem ser feitas no site até o dia 30 de outubro e o resultado será publicado no dia nove de novembro. O edital com mais informações sobre documentação e requisitos está disponível no site da instituição. As oportunidades são para os campus em Araranguá, Criciúma, Tubarão, Joinville, Jaraguá do Sul, Gaspar, Itajaí, Lages, Chapecó, São José e Florianópolis. Há vagas tanto para ingresso imediato quanto para cadastro de reserva, no qual o candidato será chamado se houver desistência de estudantes após o início das aulas.
O prazo para que trabalhadores da área cultural de Santa Catarina façam a inscrição e solicitem a renda emergencial proveniente da Lei Aldir Blanc foi prorrogado até o dia 20 de outubro. O auxílio vai ser pago a profissionais e a espaços artísticos e culturais que tiveram atividades interrompidas em razão da pandemia do coronavírus. A solicitação deve ser feita por meio de cadastro na plataforma MapaCulturalSC. De acordo com a Federação Catarinense de Cultura , quem já recebe o auxílio emergencial pago pela Caixa Econômica Federal não poderá receber este benefício. Os pagamentos começam neste mês, com parcelas retroativas a junho.
Em uma semana, o número de casos ativos de coronavírus em Santa Catarina aumentou cerca de 33 por cento, passando de seis mil para oito mil. A informação é do secretário de Saúde do Estado, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO. Ele manifestou preocupação com os relatos de praias lotadas nesse feriadão. O secretário afirmou que o índice de isolamento social vem se mantendo na faixa de 35 por cento, o que é considerado insuficiente para conter o avanço da covid. Apesar do aumento no número de pacientes ativos na última semana, a tendência vem sendo de redução do contágio. Há duas regiões com alta no número de casos: Grande Florianópolis e Foz do Rio Itajaí. As demais estão em queda.
Saúde e educação discutem volta de aulas presenciais. Quem conta como isso está acontecendo é MARLA SUTIL – secretária de saúde de Saltinho. Ela informa que foi criado um comitê para avaliar o retorno, não somente para Saltinho, mas também entre os 17 municípios que compõem a Amerios. Salienta que o assunto também é prioridade em reuniões com todos os 30 munícios do Extremo Oeste. Comenta que o tema é delicado, pois cada cidade apresenta uma situação. Sabe das dificuldades dos alunos em se adaptar ou mesmo acessar as aulas online, porém a situação precisa ser vista no geral.
Retomada é necessária, porém talvez não seja esse o momento. Assim define a secretária de saúde de Saltinho, MARLA SUTIL. Ela acredita que a proposta de retorno gradual, iniciando com alunos mais velhos, não seja viável agora na rede municipal. Salienta sua preocupação com as crianças, pois mesmo muitos adultos usam a máscara incorretamente. Cita o caso da França, que tentou um retorno as aulas presenciais, mas acabou voltando atrás e exigindo novamente o isolamento. Na visão dela, enquanto uma vacina não for amplamente distribuída, a questão traz muita preocupação. MARLA frisa que o tema está sendo estudado, e pede parceria e compreensão da população.
Pix: uma nova ferramenta para integrar sistemas de pagamentos interbancários. Conforme IGOR DALL AGNOL – supervisor de serviços bancários do Sicoob Original de São Lourenço do Oeste, que compreende a agencia em Campo Erê, a ferramenta diminui custos para as instituições, mas principalmente para pagadores e recebedores. Conforme ele, a previsão é que o Banco Central disponibilize o recurso a partir de 16 de novembro. Destaca que o Sicoob Original já tem a disposição um recurso semelhante ao Pix pelo aplicativo o Sicoob Pay, mas nesse primeiro momento vale somente entre cooperativas Sicoob.
Transferências pelo Pix são instantâneas. O supervisor do Sicoob Original explica que, diferente de Ted e Doc, com a nova ferramenta o dinheiro fica disponível na hora, e não precisa tantos dados para transferir. Além de uma tarifa paga a instituição, são necessários vários dados da pessoa e do banco que irá receber. Com o Pix, para pessoa cadastrada, um dado é suficiente, podendo ser nome telefone, e-mail ou CPF. Até agora o Banco Central não esclareceu sobre custos, mas de uma pessoa física para outra deverá ser gratuito. Em transferência para pessoa jurídica ainda não se sabe se será cobrado um valor, por isso acredita que não irá substituir Ted e Doc, mas sim complementar.
Uso de aplicativos bancários tem aumentado durante a pandemia do coronavírus. IGOR DALL AGNOL tem observado que muitas pessoas estão deixando de ir ao banco para resolver os problemas pelo celular. Principalmente durante a pandemia, que diminuiu o contato pessoal, salienta que houve um grande aumento nas transferências bancárias por meios eletrônicos, e o Pix deve facilitar ainda. O supervisor salienta que, com base no seu uso diário do aplicativo Sicoob, praticamente todas as operações feitas no caixa, exceto depósitos, podem ser feitas pelo celular.
Objetivo do Pix é eliminar o intermediário. É no caso de vendas, com autônomos que trabalham com máquina de cartão. Não será mais necessário pagar taxa e ter a máquina, somente enviar o código de pagamento ao cliente, que paga com o próprio smartphone. IGOR DALL AGNOL explica que o uso da ferramenta aumenta a margem de lucro nas vendas. Entretanto um estudo do Bancoob sinaliza que a mudança pode impactar em até 35 por cento as receitas das instituições que administram cartões. Acredita que o número é apenas uma suposição, porém, alguma queda no faturamento deve ser registrada, principalmente com a aderência dos pequenos comerciantes.
Pix deve ser mais rápido, fácil e barato. De acordo com GILMAR FRITZEN – gerente do Sicoob Maxi crédito de Campo Erê, a ferramenta é uma nova solução de pagamentos desenvolvida pelo Banco Central. Ela torna mais fácil fazer transferências por solicitar menos dados quando comparada a Ted e Doc. Salienta que, diferente dos meios atualmente mais utilizados em transferências, o Pix é instantâneo, além de funcionar 24 horas, todos os dias. Ainda não há confirmação se o uso do Pix será cobrado, porém, a previsão é de que seja gratuito, mesmo em transações entre bancos diferentes.
Uso de meios eletrônicos para serviços bancários cresceu durante a pandemia. GILMAR FRITZEN afirma que sempre incentivou o uso de serviços digitais para ações bancárias. Salienta que percebe um aumento no uso desses meios, como o aplicativo da cooperativa, por conta da pandemia que restringiu o contato social. Com o Pix, ficará ainda mais fácil fazer pelo celular o trabalho que antes demandava o deslocamento até uma agência, garante ele. O gerente do Sicoob Maxi Crédito informa que a previsão é de que o Banco Central disponibilize a ferramenta a partir de 16 de novembro.
Celesc disponibiliza canais virtuais para atendimento aos consumidores. De acordo com o gerente regional da Celesc, SANDRO VALMORBIDA, seguindo o que determina a Agencia de Energia Elétrica, ANEL, os postes ou agências de atendimento nos municípios não dispõe mais de número de telefone para contato. Ele explica que toda ligação que é feita pelo consumidor para as concessionárias precisa ser gravado, para proteger as duas partes. O gerente comenta que nos municípios o atendimento é presencial, e por isso, o atendente não tem a interferência do telefone quando estiver fazendo algum encaminhamento.
Celesc tem disponibiliza outros canais de comunicação, como o número 0800 048 0196. De acordo com SANDRO VALMORBIDA - gerente da Celesc, essa central recebe, registra e encaminha os chamados, conforme a urgência de cada caso. Para serviços comerciais como novas ligações ou troca de padrão deve ser acionado o 0800 048 0120.
São Bernardino aguarda debate com seus candidatos a prefeito. Acontece sábado, a partir das 8 horas, nos estúdios da Rádio Atalaia. O município é o único da região a ter 3 concorrentes a prefeitura. Eles são: DALVIR LUDWIG, do PSDB, que tem como vice JAIR XAVIER, do PT, na coligação Unidos Para Mudar, Crescer E Desenvolver. ADELI RIFFEL, do PL, que concorre a reeleição. Seu vice é CLAUDIR DOS SANTOS, do MDB, que pertencem a coligação O Desenvolvimento Precisa Continuar; e IVO LUDWIG, do PP, que corre junto com LINDOMAR LAMP, do PP como vice, na coligação Progresso Para Todos.
Debatedores vão responder, primeiramente, perguntas da produção. Depois serão sorteados os temas que serão comentados com cada um. Por último cada um faz perguntas para seus adversários. A Rede Peperi de Comunicação entende que essa é uma forma de fortalecer a democracia, oferecendo a população seus candidatos ao Executivo, com suas propostas e planos de governo. Assim, os eleitores terão maior clareza para saber votar em 15 de novembro. O programa de sábado, que começa as 8 horas, vai se estender até as 10. Depois, será a vez de Santa Terezinha do Progresso.
Candidatos a prefeito de São Lourenço do Oeste estiveram sábado no debate da Rádio Atalaia. Eles são 2: a vereadora e ex-secretária de Educação LORECI DE OLIVEIRA e RAFAEL CALEFI que busca a reeleição. Durante quase duas horas eles discutiram os assuntos mais importantes para a comunidade e aquilo que pretendem aplicar a partir de primeiro de janeiro, no novo mandato.
Saúde foi um dos temas sorteados para comentário da candidata LORECI DE OLIVEIRA. Ela iniciou relembrando a administração de TOMÉ ETGES, da qual fez parte. Quando assumiu, a Secretaria da Saúde funcionava no espaço do INSS. Foi quando iniciou a organização da policlínica municipal com a locação de um antigo hospital. Começava a funcionar o Centro de Especialização, com pediatria e odontologia. Naquele governo, continua LORECI, foram construídas 3 Unidades Básicas de Saúde nos bairros São Francisco, Santa Catarina e no Cruzeiro.
Unidades de Saúde também avançaram no interior de São Lourenço do Oeste. Conforme a candidata a prefeita, foram construídas nas comunidades de Presidente Juscelino, Bicaré, Frederico Wastner e no São Roque. Outra grande conquista considerada por LORECI DE OLIVEIRA é o vínculo que se criou na saúde com Pato Branco. Diz que se for eleita quer construir uma UTI no hospital da Fundação para dar mais segurança no trabalho dos médicos e atendimento aos pacientes.
Habitação. Esse foi um tema sorteado para o candidato RAFAEL CALEFI. Ele afirma que São Lourenço está em pleno crescimento em emprego e renda. Faltava casas para alugar e comprar na cidade e por isso a Assistência Social, no seu governo, teve que trabalhar com muita competência para amenizar os problemas da sociedade. O candidato a reeleição explica que é preciso dividir o setor de habitação em dois. Um para pessoas de vulnerabilidade, que precisam de ajuda e a outra em programas para morar do governo federal.
São Lourenço tem déficit de 50 moradias para pessoas de baixa renda. Quem revela é o candidato a prefeito RAFAEL CALEFI. Diz que já licitou a construção de 5 casas e se compromete, se vencer as eleições, em zerar a deficiência na habitação. Ele quer espalhar as novas construções em todo município e não destinar as casas num único lugar. CALEFI garante que se for o vitorioso nas urnas, vai avançar muito no setor, com auxílio de deputados.
Campo Erê tem alguns candidatos a vereador que renunciam cargo. Está na página da justiça eleitoral os nomes que apresentaram renúncia. Dos 92 que estavam na lista, MARTA AMARO e NEIVA FERREIRA do PODEMOS, VANCREIA LEITE do PSB e VIVIANE DORNELLES do PSDB pediram desistência de sua candidatura. Os demais nomes que concorrem a Câmara ainda estão aguardando julgamento da justiça eleitoral.
Motorista fica ferido em acidente em Marmeleiro. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a batida envolveu uma motocicleta CG 150 Titan e um carro que não foi identificado. O condutor da moto, de 35 anos, sofreu ferimentos moderados, foi socorrido e levado para atendimento médico.
Homem é agredido em festa no interior de São Lourenço do Oeste. Segundo a Polícia Militar, a vítima de 43 anos, contou que estava numa festa no distrito de Frederico Wastner, em São Lourenço, ontem. Alguns homens que também estavam no local pediram para que ele os levasse para comprar drogas na cidade. A vítima contou para a polícia que ao se recusar foi agredido por cinco deles. O homem disse a PM que só lembra que um dos autores mora na comunidade onde acontecia a festa e que os outros são conhecidos. A vítima recebeu diversos golpes de facão e também com um bastão no braço. Ninguém foi preso até o momento.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.