-GOVERNO JÁ DEVOLVEU UM BILHÃO E 200 MILHÕES A APOSENTADOS LESADOS POR DESCONTOS
-INDÚSTRIA DE SC TEM O SEGUNDO MAIOR CRESCIMENTO DO PAÍS EM 12 MESES
-PROJETO DE ANISTIA DIVIDE OPINIÕES DE DEPUTADOS FEDERAIS DA REGIÃO
-LIQUIDA SÃO MIGUEL COMEÇA COM EXPECTATIVA DE RECEBER 15 MIL VISITANTES
-NOVO COMANDANTE DA PM VAI FOCAR NO AUMENTO DA PRESENÇA DE POLICIAIS NA RUAS
-HOMEM É PRESO DEPOIS DE FURTAR PERFUMES EM LOJA NO CENTRO DA CIDADE
-PM PRENDE SUSPEITO DE MATAR HOMEM A FACADAS EM BAR NO EXTREMO-OESTE
A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 12 graus. A máxima pode chegar a 27 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0038 centavos.
A ex-presidente da Suprema Corte do Nepal, SUSHILA KARKI, foi escolhida como premiê interina do país. O anúncio foi feito pelo gabinete da presidência nepalesa nesta sexta-feira. A indicação ocorre após uma onda histórica de protestos violentos contra o governo, em que jovens atearam fogo a edifícios do governo e casas de ministros. Ainda nesta sexta-feira, o presidente do Nepal dissolveu o Parlamento e anunciou novas eleições para março de 2026. Segundo a polícia nepalesa, pelo menos 51 pessoas morreram durante os protestos e mais de mil e 300 ficaram feridas desde segunda-feira.
A Assembleia Geral da ONU aprovou, nesta sexta-feira, uma resolução que visa promover uma solução de dois Estados para Israel e Palestina, mas exclui a participação do grupo terrorista Hamas. O texto, apresentado por França e Arábia Saudita, foi adotado por 142 votos a favor, 10 contra, incluindo Israel e seu principal aliado, Estados Unidos e 12 abstenções. Israel já posicionou contra a declaração assinada pela ONU. Em uma rede social, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, OREN MARMORSTEIN, escreveu que a decisão é "vergonhosa" e não "favorece uma solução para a paz", uma vez que "encoraja o Hamas a continuar a guerra".
ERIKA KIRK, viúva do ativista conservador CHARLIE KIRK, disse nesta sexta-feira que os responsáveis pela morte do marido “não têm ideia do que fizeram”. Ela também revelou que CHARLIE chegou a cogitar disputar eleições. Esta foi a primeira vez que ela se pronunciou após o ataque. KIRK tinha 31 anos e foi baleado no pescoço enquanto participava de um evento ao ar livre na Universidade Utah Valley, na quarta-feira. O principal suspeito, TYLER ROBINSON, de 22 anos, foi preso nesta sexta-feira. Mais de 500 mil pessoas acompanharam a fala de ERIKA simultaneamente no YouTube. Ela orientou que jovens e estudantes procurem pontos do movimento liderado por KIRK para integrarem o grupo.
O governo federal informou nesta sexta-feira já ter restituído cerca de um bilhão 290 milhões de reais a aposentados e pensionistas lesados pelo esquema de cobrança de mensalidades associativas descontadas ilegalmente dos benefícios previdenciários pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Segundo o Ministério da Previdência Social, dos mais de cinco milhões 580 mil segurados do instituto que questionaram algum desconto em seus benefícios, cerca de dois milhões e 300 mil já aderiram ao acordo de ressarcimento que o Supremo Tribunal Federal aprovou em julho deste ano. Ainda de acordo com o ministério, até a próxima segunda-feira, 99 por cento dos segurados do INSS que já assinaram o acordo terão recebido o dinheiro de volta, de forma integral, com correção pela inflação.
O governo publicou nesta sexta-feira listas de produtos afetados pelas tarifas adicionais impostas pelo governo dos Estados Unidos, que podem chegar a 50 por cento. Os exportadores desses produtos poderão solicitar uma linha de crédito emergencial, com juros mais baixos, totalizando 30 bilhões de reais. Ao todo, de acordo com o governo, serão considerados produtos classificados em nove mil 777 códigos, divididos em duas listas. Os prazos das operações da linha emergencial variam entre cinco e 10 anos, com carência de 12 e 24 meses, respectivamente. O acesso às medidas do Plano Brasil Soberano, segundo o Palácio do Planalto, será dado com prioridade às empresas que tenham registrado, entre julho de 2024 e junho de 2025, no mínimo cinco por cento do faturamento total proveniente de exportações de produtos impactados pelas tarifas adicionais dos Estados Unidos.
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil criticou nesta sexta-feira a condenação de JAIR BOLSONARO, a uma pena de 27 anos 3 meses, pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal. O ex-presidente é ideologicamente alinhado ao presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP. Em uma rede social, a representação diplomática norte-americana classificou a condenação como "mais um capítulo do complexo de perseguição e censura", que na avaliação da embaixada, é promovido pelo ministro ALEXANDRE DE MORAES. Na publicação, a embaixada diz que o relator do processo penal que condenou BOLSONARO e outros sete aliados é "um violador de direitos humanos". Em resposta, o Itamaraty disse que o julgamento foi realizado "com a independência que lhe assegura a Constituição de 1988".
O Governo de Santa Catarina estima economizar um bilhão e 500 milhões de reais até 2027 com a aplicação do Plano Estratégico do Programa Compras SC e o lançamento da plataforma digital Compra Boa. Trata-se da centralização das compras públicas, que, quando unificadas, passam a custar menos do que os valores praticados normalmente. A OAB assinou um termo de cooperação com o Governo e a expectativa agora é integrar também a Fecam para que os municípios tenham acesso às atas de registro de preço e possam otimizar recursos com transparência e eficiência. De acordo com o governo do estado, a medida amplia o chamado controle social e melhora a qualidade do gasto público.
A Câmara de Alimentos e Bebidas da Federação das Indústrias debateu nesta semana os efeitos do tarifaço dos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras e catarinenses. O economista da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, CLEBER SABONARO, fez uma apresentação sobre o contexto e as repercussões do aumento das tarifas pelos Estados Unidos. Em Santa Catarina, a vulnerabilidade do segmento de alimentos e bebidas está mais concentrada em sucos de maçã, óleos e mel. O setor de alimentos e bebidas do estado exportou para os Estados Unidos em 2024, 65 milhões de dólares, o equivalente a dois vírgula quatro por cento das exportações totais do estado para o mercado norte-americano.
A produção industrial de Santa Catarina é a segunda que mais cresceu nos últimos 12 meses, conforme dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira. O percentual catarinense foi de cinco vírgula três por cento no período, bem acima da média nacional de um vírgula nove por cento e atrás somente do Pará, com sete vírgula nove. O desempenho positivo é atribuído ao aumento da atividade econômica em Santa Catarina, investimentos em mais produção, bem como em inovação e tecnologia. O crescimento de cinco virgula três por cento em 12 meses é resultado da alta em todos os 14 segmentos industriais pesquisados em Santa Catarina. Os maiores percentuais são da fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos com alta de 13 por cento, fabricação de máquinas e equipamentos que cresceu nove vírgula seis.
A Administração Municipal de Romelândia preparou uma intensa programação para festejar o aniversário de emancipação do município. A abertura oficial ocorre neste final de semana com o Torneio de Vôlei de areia. Na terça-feira acontece o Seminário Municipal de Turismo e Noite Cultural. O evento será no salão de multiuso com duas palestras, uma sobre “Oportunidades para Romelândia com o desenvolvimento do turismo” e outra sobre “Potencialidades levantadas no município”. Durante o evento vai ocorrer a premiação da primeira Mostra Fotográfica “Meu Lugar, Meu Mundo”. A Noite Cultural começa as sete horas com apresentações de dança, música, teatro, fanfarra e coreografia.
A programação do aniversário de Romelândia continua na quarta e quinta-feira da semana que vem com a Feira Municipal envolvendo artesãos e comerciantes locais. Na sexta-feira, dia 19, está previta a inauguração do Centro Infantil as duas e meia da tarde e a primeira noite no Festival de Música de Romelândia, FEMUR, fase eliminatória, no salão de multiuso. A final do Festival será na segunda-feira, dia 22. A programação de aniversário de Romelândia ainda prevê Cavalgada, almoço no CTG e show com Banda Pérola Negra e Felipe e Falcão na noite do próximo sábado, dia 20. Na terça, dia 23, tem desfile cívico e corte do bolo a partir da uma horas da tarde no centro da cidade.
O Peperi Debates deste sábado voltou a discutir as causas e consequências do adoecimento mental da população. No mês do setembro amarelo, o programa de hoje debateu o contexto da saúde mental e as dificuldades para enfrentar esse quadro. O programa reuniu o psicólogo que tem um trabalho de longa data com o tema do suicídio, ABEL PETTER, a psicóloga da secretaria de Educação, GABRIELA MARIN e o psicólogo do Caps, MARCELO BONADEU. As fotos e o áudio do programa na íntegra estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
O Brasil é o pais mais ansioso do mundo e o que tem o maior número de casos de depressão da América Latina. A afirmação é do psicólogo ABEL PETTER. De acordo com ela, toda ansiedade tem um fundo de medo. Durante o Peperi Debates de hoje, ele citou uma pesquisa feita em uma escola da região que apontou que 44 por cento dos estudante que os sentimentos que eles mais tem durante o dia tédio, ansiedade e raiva. ABEL destacou que a ansiedade, quando não é tratada, se torna uma depressão que é mais grave. Ele reforçou a necessidade de falar sobre saúde mental e a importância de pedir ajuda e dividir a dor. Para o psicólogo, existe uma crise de saúde mental e as pessoas precisam buscar ajuda com profissionais ou em entidades como o Caps, o Centro de Atenção Psicossocial. ABEL disse ainda que o sono, a atividade física, a exposição ao sol e o afastamento das tecnologias são importantes para a saúde mental.
Não há como discutir o tema saúde mental dissociada a de todo o resto que nos constitui enquanto pessoas. A observação é da psicóloga, GABRIELA MARIN. Ela comentou que a saúde mental é complexa e afetada por questões políticas, econômicas, sociais, culturais e também pessoais, ou seja, a saúde e o adoecimento mental envolve a experiência humana. GABRIELA citou ainda a presença de um elemento novo nesse contexto que é a tecnologia e a exposição de crianças e adolescentes, especialmente quando não há controle. Ela destacou que as pessoas são bombardeadas a todo instante por informações e desinformações, gerando uma sobrecarga mental que afeta a saúde. GABRIELA também fez considerações sobre a importância da relação com o outro e como essas interaçoes podema afetar a saúde mental das pessoas. Para ela, as relações sao a base da vida das pessoas.
Os vícios e o adoecimento mental não dizem respeito ao individuo, mas ao coletivo. O comentário é do psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial, MARCELO BONADEU. Ele citou que todos os modos de vida sao constituídos pela sociedade. O psicólogo citou que a humanidade já investiu em mil modos de vida e existem muitas visões sobre o modo de viver. Para MARCELO, o desafio é identificar qual é o melhor modo de vida e que a cultura enfatiza que todos tem algo em comum. Ele também ressaltou como a busca do reconhecimento do outro pode gera um quadro de adoecimento social. Na visão do psicologo, a ansiedade é a ausência do tempo próprio e que não existe adoecimento sem individualismo. MARCELO reforçou que o modo de vida focado no individualismo é responsável pelo adoecimento mental das pessoas.
Após a condenação do ex-presidente JAIR BOLSONARO a 27 anos de prisão pelo STF, o debate sobre a Lei da Anistia ganhou força no Congresso. A proposta divide opiniões entre parlamentares da direita e da esquerda. O projeto principal sobre a anistia perdoa quem praticou crimes políticos ou eleitorais, sendo manifestantes, caminhoneiros, empresários e todos os que tenham participado de manifestações nas rodovias nacionais, em frente a unidades militares ou em qualquer lugar do território nacional do dia 30 de outubro de 2022 ao dia de entrada em vigor desta possível futura lei, inclusive nos atos de oito de janeiro. Em entrevista ao programa Boa Tarde Peperi, os deputados CAROLINE DE TONI do PL e PEDRO UCZAI do PT apresentaram visões opostas sobre o tema.
A deputada CAROLINE DE TONI, do PL, disse que não há provas concretas de que Bolsonaro tenha cometido crime e, por isso, a oposição trabalha em torno da anistia. Ela explicou que os deputados estão articulando essa questão desde o ano passado. Na visão da deputada, o que ocorreu foi uma manifestação com excessos após a eleição, mas estão usando isso como pretexto para condenar o ex-presidente BOLSONARO e generais, sem provas de crime. A deputada afirmou que todos estão vendo uma narrativa para tirar BOLSONARO da política. CAROL DE TONI citou ainda que a anistia é a solução legislativa para pacificar o país. Ela comparou o momento atual ao passado e disse que em 1964, a esquerda atuava como guerrilha armada, sequestrando, matando e explodindo bombas e todos foram anistiados. Hoje, pessoas estão sendo condenadas por opiniões, falas em grupos de WhatsApp e isso não é ato criminoso.
O projeto de anistia já tramitou pelas comissões e está pronto para ser votado. A afirmação é da deputada CAROLINE DE TONI. Ela explicou que os deputados a favor da anistia querem aprovar a proposta com urgência. CAROLINE disse que o relator deve ser designado na próxima semana. A deputada disse que o Supremo diz que é inconstitucional, mas foi o próprio STF conectou BOLSONARO aos fatos. Questionada sobre o clima de instabilidade política, CAROLINE apontou o STF como responsável por ter criado tensão ao invadir as competências do Legislativo e um exemplo é o IOF e a desoneração da folha. Segundo a deputada, o Congresso derrubou decisões do Executivo, mas o STF interferiu. Para a parlamentar, só haverá pacificação quando o STF se conter e parar de interferir em outros poderes.
O deputado federal PEDRO UCZAI do PT, também em entrevista para a Rádio Peperi, rebateu a proposta da anistia e classificou o projeto como “inaceitável do ponto de vista legal e democrático”. O deputado disse que o Brasil afirma sua soberania ao condenar quem não aceitou o resultado das urnas e tentou um golpe, com minuta que previa assassinato de presidente, vice e ministros do STF. Segundo UCZAI, a Constituição é clara ao definir que não cabe anistia a quem atenta contra o Estado Democrático. O petista também criticou o argumento de pacificação. Para o deputado, a paz só virá com condenação e se houver anistia, abre-se caminho para outro golpe. Ele disse ainda que essa tentativa foi baseada em provas materiais como vídeos, depoimentos, documentos e com a confissão de generais.
Cada deputado que apoiar a anistia estará assinando apoio ao golpe. A afirmação é do deputado PEDRO UCZAI. Ele disse que essa não é questão de direita ou esquerda, mas de democracia ou barbárie. Segundo o deputado, a maioria da sociedade é contra a anistia e quem perde eleição precisa aceitar e se reorganizar, não planejar assassinatos ou destruir patrimônio público. UCZAI detalhou ainda o possível trâmite da PEC. Ele disse que se o projeto passar na Câmara, precisa do Senado e o senador ALCOLUMBRE já disse que não passa. O deputado disse que mesmo que a proposta passe pelas duas, o presidente pode vetar e o STF pode declarar inconstitucional. UCZAI comentou ainda que cinco ministros já afirmaram que tentativa de golpe não é passível de anistia e que a sociedade brasileira não vai aceitar isso.
O Coronel PM JAILSON AURÉLIO FRANZEN assumiu, nesta sexta-feira, o comando da nona região de Polícia Militar de Fronteira, em solenidade realizada na sede do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar, em São Miguel do Oeste. O ato contou com a presença de autoridades civis e militares, e também marcou a comemoração dos 18 anos de criação do comando regional. FRANZEN estava na chefia do Estado Maio da Polícia Militar desde 2023. Antes disso, ele já foi comandante do décimo primeiro batalhão e da própria nona região de Polícia Militar. Na solenidade desta sexta-feira, FRANZEN destacou o compromisso de dar continuidade ao trabalho da corporação em defesa da sociedade, com foco na segurança de fronteira e no fortalecimento da atuação comunitária.
A decisão de deixar a chefia do Estado Maior da Polícia Militar em Florianópolis e retornar para o extremo-oeste foi uma decisão pessoal. A afirmação é do novo comandante da Nona Região de Polícia Militar, coronel JAILSON FRANZEN. Ele disse que explicou a situação para o comando geral e pediu para “voltar para casa”. FRANZEN esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que pretende encerrar a carreira na região em que atuou por mais de 20 anos. Ele destacou que nos próximos dias vai concluir o planejamento de ações da Nona região. FRANZEN destacou que um dos objetivos é aproximar ainda mais o comando dos dois batalhões do extremo-oeste para ampliar a atuação da PM na segurança pública.
Um dos principais focos do novo comandante da Nona região de Polícia Militar é aumentar a presença de policiais e viaturas nas ruas dos municípios da região. O coronel JAILSON FRANZEN disse que aumentar a interação da polícia com a sociedade pode reduzir os índices de crimes na região. Ele comentou que a presença maior da PM nas ruas impacta no aumento da sensação de segurança. FRANZEN também citou outros objetivos da nona região da PM.
A edição 2025 do Liquida São Miguel foi aberta oficialmente na noite desta sexta-feira, no Parque de Exposições Rineu Gransotto, em São Miguel do Oeste. O evento reúne mais de 100 expositores de diferentes segmentos. A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades municipais, representantes de entidades empresariais e da comunidade em geral e foi transmitida ao vivo pela Rádio Peperi. O coordenador do evento, ROGÉRIO DOS SANTOS, destacou que até domingo as empresas expositoras vão comercializar produtos com descontos de até 70 por cento. Ele disse que o objetivo do evento é movimentar a economia local. Além das ofertas em roupas, calçados, móveis, eletrodomésticos e serviços, o Liquida também conta com o Feirão do Automóvel. A entrada e estacionamento são gratuitos.
Um homem com mandado de prisão por homicídio foi preso nesta sexta-feira na região. A ordem judicial foi cumprida pela Polícia Militar por volta das três e meia da tarde no bairro Três Fronteiras, em Dionísio Cerqueira.
O homem de 37 anos foi localizado em uma residência no bairro. O mandado de prisão por homicídio foi expedido pela vara de execuções penais e corregedoria dos presídios de Francisco Beltrão no Paraná. Ele não resistiu a prisão e foi levado para a prisão.
Na tarde desta sexta-feira, a Polícia Militar foi acionada para iuma ocorrência de furto em um estabelecimento comercial localizado na Rua Almirante Tamandaré, no Centro de São Miguel do Oeste. De acordo com informações repassadas pelo solicitante e confirmadas pelas imagens do sistema de monitoramento, um homem teria furtado produtos de perfumaria do mostruário da loja e deixado o local a pé. Com base nas características e nas vestes do suspeito, a guarnição iniciou buscas e conseguiu localizá-lo na Rua Santos Dumont, ainda no Centro. O homem, de 36 anos, foi abordado e estava com os dois frascos de perfume subtraídos. Ele foi preso e levado para a delegacia de polícia.
Um homem de 30 anos morreu após ser esfaqueado durante uma discussão em um bar no Centro de Tigrinhos, na noite desta sexta-feira. Ele ainda sofreu um acidente de trânsito enquanto era levado ao hospital por um amigo. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi atingida por golpes de faca no abdômen e, durante o deslocamento para o Hospital São José, o carro em que estava saiu da pista na SC-492, entre Tigrinhos e Maravilha, caindo em uma valeta. O amigo conseguiu prosseguir e, com apoio de guarnições da PM, o homem chegou a ser conduzido ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu cerca de duas horas depois de dar entrada na unidade de saúde. Após buscas pela região, a polícia localizou e prendeu um homem de 51 anos, suspeito de ter cometido o crime. Ele foi encaminhado à delegacia de polícia.