ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quarta- feira 13 09 2023

-IPCA SOBE 0,71% EM MARÇO, PUXADO PELA ALTA DA GASOLINA

-SC ULTRAPASSA A MARCA DE 80 MIL CIRURGIAS ELETIVAS NESTE ANO

-SINTE DECIDE ENCERRAR ESTADO DE GREVE, MAS MANTÉM MAGISTÉRIO MOBILIZADO

-MAIORIA DAS PROPRIEDADES LIVRES DE BRUCELOSE ESTÁ NO EXTREMO-OESTE

-CARAVANA DA INCLUSÃO DA MULHER NA POLÍTICA TERÁ MAIS SEIS ENCONTROS NESTE ANO

-HOMEM FICA FERIDO EM SAÍDA DE PISTA E COLISÃO EM ARVORE NA SC 496

-PM APREENDE CARGA DE VINHOS DA ARGENTINA NO BAIRRO ESTRELA

O tempo está nublado. A previsão para as próximas céu encoberto com chuva. A máxima prevista para hoje é de 23 e a temperatura deve cair chegando a 10 graus nesta quarta.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 93 centavos. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.

O líder supremo da Coreia do Norte, KIM JONG-UN, e o presidente de Rússia, VLADIMIR PUTIN, se encontraram na base de lançamento espacial russa de Vostochny, no extremo leste do país, nesta quarta-feira. Durante o encontro, KIM disse que está junto de PUTIN na luta contra o imperialismo. A conversa durou cerca de quatro horas. O líder norte-coreano afirmou que apoia as decisões de PUTIN e que a Rússia está em uma "guerra sagrada" para defender sua a soberania e segurança. Durante o encontro, PUTIN indicou que a Rússia vai ajudar a Coreia do Norte a construir satélites.

DANILO CAVALCANTE, o brasileiro condenado à prisão perpétua que fugiu da cadeia nos Estados Unidos, foi capturado nesta quarta-feira. O anúncio foi feito pela polícia da Pensilvânia. A captura acontece no décimo dia das buscas, que envolveram uma megaoperação com 500 policiais, participação do FBI e fechamento de escolas e parques. Mesmo assim, CAVALCANTE, que matou a facadas uma ex-namorada e escalou as paredes da prisão para fugir, conseguiu caminhar por 38 quilômetros, roubar uma van e um rifle e trocar tiros com um morador. Com a ajuda de câmeras térmicas , cães farejadores e um alarme disparado, o brasileiro foi encontrado debaixo de uma pilha de madeira dentro do perímetro de buscas. Segundo a polícia, ele não apresentava ferimentos graves, e nenhum tiro foi disparado.

O presidente da Câmara dos Estados Unidos, KEVIN MCCARTHY, anunciou nesta terça-feira que está pedindo a abertura de um processo formal de impeachment do presidente JOE BIDEN, mesmo que ainda sem provas diretas de que ele lucrou diretamente com os negócios de seu filho fora do país. MACCARTHY afirmou que essas são alegações de abuso de poder, obstrução e corrupção e merecem uma investigação mais aprofundada pela Câmara dos Representantes. O presidente da Câmara também está tentando garantir votos como parte das negociações para manter o orçamento do governo além do prazo final de 30 de setembro para evitar uma paralisação.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, indicador considerado a inflação oficial do país, subiu zero vírgula 23 por cento em agosto, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE. O indicador voltou a acelerar em relação ao mês anterior, puxado desta vez por um aumento da energia elétrica residencial foi que de quatro vírgula 59 por cento no mês. Em junho, o IPCA fechou com alta de zero vírgula 12 por cento. Já em agosto de 2022, o país havia registrado deflação na esteira da desoneração de combustíveis. Com isso, o país passa a ter uma inflação acumulada de quatro vírgula 61 na janela de 12 meses. No ano, acumula alta de três vírgula 23 por cento. O IBGE mostra que houve alta em seis dos nove grupos que compõem o IPCA.

O Supremo Tribunal Federal começa a julgar, nesta quarta-feira, quatro ações penais de acusados de envolvimento nos ataques do 8 de Janeiro, em Brasília. Serão julgadas as condutas de AÉCIO LÚCIO COSTA PEREIRA, THIAGO DE ASSIS MATHAR, MOACIR JOSÉ DOS SANTOS e MATHEUS LIMA DE CARVALHO LÁZARO. Os processos, relatados por ALEXANDRE DE MORAES, serão julgados pelos ministros no plenário físico da Corte. Os quatro réus vão ser julgados pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima, além de deterioração de patrimônio tombado. As penas podem chegar a 32 anos.

O ministro ALEXANDRE PADILHA afirmou nesta terça-feira, que o governo federal vai antecipar parte da compensação a Estados e municípios brasileiros por perdas do ICMS. Segundo o chefe da pasta de Relações Institucionais, a mudança já foi autorizada pelo presidente LULA e deve ser incluída no Projeto de Lei Complementar que prevê compensação de 27 bilhões da União aos Estados e ao Distrito Federal em razão da queda de arrecadação do ICMS pelas mudanças do tributo sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. Inicialmente, a previsão era que os repasses ocorressem de 2024 a 2026, mas deve ser antecipado para ainda este ano com os pagamentos fixados de 2023 a 2025. O projeto também vai incluir um artigo que garante repasse aos municípios referente a queda do Fundo de Participação dos Municípios nos meses de julho, agosto e setembro. A “parcela extra” a ser repassada será de dois bilhões e 300 milhões de reais.

O Tribunal Superior Eleitoral rejeitou o pedido de cassação da chapa de JORGINHO MELLO e MARILISA BOEHM do PL, eleitos respectivamente para governador e vice de Santa Catarina nas eleições de 2022. A decisão foi tomada por unanimidade em julgamento na noite desta terça-feira no pleno do TSE, em Brasília. O pedido já havia sido rejeitado no Tribunal Regional Eleitoral catarinense. Na noite desta terça-feira, os ministros do TSE avaliaram um recurso contra esta decisão do TRE-SC. A alegação do pedido era de um suposto uso irregular de recursos para candidaturas femininas em gastos da chapa majoritária do PL nas eleições de 2022, formada por JORGINHO e MARILISA. O TSE manteve o entendimento da decisão estadual e considerou que não houve irregularidade na destinação dos recursos à chapa de governador e vice.

O governo JORGINHO MELLO prepara para outubro um pacote de medidas para tentar conter o rombo previdenciário de Santa Catarina e viabilizar para uma maior faixa de servidores aposentados a isenção do desconto de 14 por cento em seus benefícios. A previsão foi revelada pelo presidente do Instituto de Previdência catarinense, VÂNIO BOING, em audiência na Assembleia Legislativa nesta terça-feira. No pacote seria criado o SC Futuro, um fundo de capitalização que será gerido pelo Iprev e abastecido pela contribuição de novos servidores estaduais e por valores do estado para pagar a aposentadoria deles na altura em que se aposentarem. BOING afirmou ainda que a reforma do próximo mês, quando chegará à Alesc, vai incluir um projeto que amplia a isenção do desconto de 14 por cento sobre os benefícios para até 70 mil aposentados e pensionistas.

A rede hospitalar de Santa Catarina já contabilizou mais de 80 mil cirurgias eletivas realizadas neste ano. Os números refletem a estratégia do Governo do Estado na redução das filas através do Programa Estadual de Cirurgias. Entre janeiro a agosto de 2019, no pré-pandemia, foram realizadas 57 mil 440 cirurgias; em 2022, no pós-pandemia, foram 61 mil e em 2023 o número chegou a 80 mil 145. O maior número de cirurgias foi do aparelho digestivo, incluindo hérnias e vesículas, e do aparelho geniturinário, que inclui vasectomias e remoções de útero, totalizando 36 mil e 300 procedimentos. Em seguida, as cirurgias oncológicas, com 10 mil 370, e as ortopédicas, com nove mil 816.

O Cine Peperi está completando 13 anos de história e, para comemorar esta data especial, vai promover nesta sexta-feira, dia 15, uma promoção para o filme After – Para sempre em 2D. A promoção vai funcionar da seguinte forma: na sexta-feira, na sessão das 19h do filme After, ao comprar a pipoca, a pessoa ganhará o ingresso cortesia para assistir o filme. A entrada é por ordem de chegada, sendo válido até lotar a sessão.

A programação da Semana Farroupilha do CTG Porteria Aberta prossegue nesta quarta-feira com a passagem da cavalgada da integração. O grupo que está percorrendo o extremo-oeste vai chegar hoje a tarde no Parque de Exposições Rineu Gransotto. Os cavalarianos vão participar de um jantar no local e amanhã, por volta das nove horas da manhã, a cavalgada segue em direção a Dionísio Cerqueira onde deve chegar no final de semana. O patrão do CTG Porteira, CLEOMAR ZACHI disse que a Cavalgada é um dos eventos de um mês bastante intenso e com diversas atividades. Ele lembrou que já foram realizadas nos dias oito e nove de setembro o concurso de peões barriga verde e das prendas da décima terceira região e baile no CTG.

O dia 20 de setembro, dia do gaúcho, contará com desfile de cavalos pelas ruas da cidade e oficinas culturais de aprendizado. A informação é do patrão do CTG Porteira Aberta, CLEOMAR ZACCHI. O patrão frisou que no dia 20, dia do Gaúcho haverá como de costume um café de chaleira aberto ao público e sem custo. Neste dia também haverá a tradicional cavalgada a partir das três e meia da tarde com saída em frente ao CTG. No outro final de semana, entre sexta e domingo, de 22 a 24 de setembro, haverá o Acampamento Farrapo na Linha Gramadinho. Haverá o tradicional café, tertúlia, roda de mate, além da apresentação do programa “Saudades da Querência” pela Rádio Peperi FM 99,9 e no sábado, 23, haverá um jantar e baile. A programação segue no domingo, 24, com comidas típicas, prova de laço e vaca mecânica, seguindo as edições anteriores.

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional está com inscrições abertas para um concurso público. A informação é da diretora executiva do Conder, JUSSARA REGINATTO. De acordo com ela, o período iniciou na última semana e segue até o dia quatro de outubro. Os interessados devem acessar o site da ameosc no endereço eletrônico, www.ameosc.org.br no link Concursos Públicos. Segundo ela, ao todo, são oito vagas, sendo quatro delas para contratação imediata e outras quatro para cadastro reserva. Conforme JUSSARA, todas as vagas disponíveis são para o cargo de auxiliar de serviços gerais com atuação no programa Mais Asfalto que deve ter início em breve.

Para participar do concurso público do Conder é necessário ter o ensino fundamental completo e a carga horária para atuação será de 40 horas semanais. O salário para o cargo de serviços gerais será de mil e 500 reais mais um vale alimentação de mil e 59 reais, totalizando, dois mil, 559 reais ao mês para cada trabalhador. A diretora executiva do Conder, JUSSARA REGINATTO pontuou que a taxa de inscrição é de 90 reais e deve ser paga até o dia cinco de outubro. JUSSARA pontuou que o Concurso Público terá validade de dois anos contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, conforme necessidade do Conder. Já em relação a prova, ela comentou que a mesma será aplicada no dia 21 de outubro a partir das duas horas da tarde em local a ser informado.

O Conder já realizou um concurso público para o preenchimento das demais vagas na sina de Asfalto. A diretora executiva do Conder, JUSSARA REGINATTO, lembrou que o concurso realizado no final de julho serviu para preencher as vagas de motoristas, operadores e também de serviços gerais. JUSSARA explicou no entanto que a procura por serviços gerais foi baixa na época e todos os aprovados foram contratados e já estão trabalhando. Mesmo assim, ainda faltam profissionais para atuação no setor e por isso o Conder está realizado uma nova seleçõa. Ela afirmou que o objetivo é que todas as vagas estejam preenchidas no momento que a Usina de asfalto de fato estiver em pleno funcionamento.

Em sessão ordinária realizada na noite de segunda-feira, os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram requerimentos de informação à Administração Municipal e ao Conselho de Defesa do Meio Ambiente. Os pedidos questionam sobre estudo técnico socioambiental e transporte escolar. No requerimento de informações, os vereadores PAULO DRUMM e RAVIER CENTENARO querem saber a situação do estudo técnico socioambiental. Os vereadores citam resposta de requerimento de informação informando que o estudo seria enviado ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente em 20 de julho de 2023, e que o conselho teria 34 dias para análise. Os vereadores pediram que o Condema informe em que fase, dentro do Conselho, se encontra a análise do Estudo. Em outro pedido, o vereador PAULO DRUMM, tendo por base o requerimento de informação formulado pela vereadora mirim ANNA CLARA BECKER CORTI, questiona se foi homologada a nova licitação para o transporte escolar.

Santa Catarina tem a menor prevalência de tuberculose e brucelose do país e está a um passo de erradicar a doença dos rebanhos bovinos. A afirmação é da Médica Veterinária da Unidade Conveniada Local da Cidasc de Iporã do Oeste, TATIANE ALBUQUERQUE. Ela disse que a incidência de tuberculose é de meio por cento e a de brucelose é de zero vírgula nove. De acordo com TATIANE, os índices são menores de um por cento porque os produtores estão preocupados com as doenças e fazem o exames necessários para identificar os animais doentes. Ela comentou que esse procedimento é fundamental para combater a doença e chegar ao status de estado livre de brucelose e tuberculose, o que teria impactos importante para a saúde e para a economia do estado.

Cerca de três mil propriedades rurais já conseguiram a certificação de áreas livres de brucelose e tuberculose em Santa Catarina. A informação é da Médica Veterinária da Unidade Conveniada Local da Cidasc de Iporã do Oeste, TATIANE ALBUQUERQUE. Ela disse que 47 por cento das propriedades catarinenses tem a certificação e que a maioria delas fica no extremo-oeste do estado. Ela citou que a procura dos produtores pelo processo para obtenção da certificação vem aumentando. Para TATIANE, essa conscientização dos produtores de leite em relação a sanidade dos animais é um aspecto importante e que tem reflexos na qualidade da produção. A entrevista completa da veterinária da Cidasc está disponível no portal da Peperi na internet.

Os trabalhadores em educação de Santa Catarina decidiram pelo fim do estado de greve. A informação é da coordenadora regional do Sinte, GICELE DOS SANTOS. A decisão foi tomada em assembleia do magistério realizada no final da tarde de ontem em Florianópolis. Os professores encerraram o estado de greve, mas vão manter as mobilizações pela valorização da categoria e fiscalização das propostas do Governo que apresentou um calendário de ações para atender as pautas de reivindicação. O estado de greve foi adotado desde a ultima assembleia realizada no mês de agosto. Com a proposta oficial em mãos, a coordenação do Sinte reuniu o Conselho Deliberativo, que teve os pareceres aprovados em assembleia geral na tarde desta terça-feira.

As Propostas do Governo do Estado para as pautas dos Trabalhadores em Educação contemplam vários pontos da pauta do magistério. A coordenadora regional do Sinte, GICELE DOS SANTOS disse que entre os pontos anunciados pelo governo estão a realização imediata de concurso público para servidores da educação, com previsão de oito mil vagas para professores e duas mil vagas para profissionais de apoio; vale alimentação reajustado em 108 por cento escalonado em novembro de 2023, 2024 e 2025, com projeto a ser enviado à Assembleia Legislativa e redução da alíquota para aposentados e pensionistas, com projeto a ser enviado à Assembleia Legislativa, decreto que cria o Plano de Gestão Democrática Escolar, alteração da gestão da hora-atividade e liberação da licença prêmio.

A categoria também aprovou as indicações do Conselho Deliberativo para manter o diálogo com o Governo, além da manutenção da luta por valorização com intensa agenda de mobilizações nos próximos meses. A explicação é da coordenadora regional do Sinte, GICELE DOS SANTOS. Ela explicou que o sindicato vai continuar trabalhando para a inclusão do piso na carreira, aumento real do vale-alimentação, pela realização de concurso público, revogação dos 14 por cento dos aposentados e contra a municipalização. Ela disse que resultado positivo da Assembleia é uma conquista para a categoria, que estava mobilizada deste do início do atual Governo. Apesar dos avanços, ela comentou que é preciso evoluir, por exemplo, no plano de carreira, que é uma das principais pautas e que ainda não foi comtemplado pelo Governo de Santa Catarina.

A caravana de Inclusão das Mulheres na Política, projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, será um dos cases apresentados na sexta edição da Semana de Avaliação em Escolas de Governo, que ocorrerá dias amanhã e quinta-feira, na sede da Organização das Nações Unidas, em Genebra, na Suíça. A diretora da escola do legislativo, MARLENE FENGLER esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que o objetivo do projeto é reduzir a desproporção de gênero na política e incentivar que mais mulheres ingressem na política. Ela citou que apresentar o projeto em um evento da ONU é um momento importante para a Assembleia Legislativa. MARLENE comentou que além a Alesc também vai buscar cooperação e parcerias para avançar ainda mais na nas estratégias utilizadas para o engajamento das mulheres para a vida pública.

O projeto Caravana de Inclusão das Mulheres na Política foi pensado da seguinte forma: reunir um grupo de pessoas e sair em caravana pelo estado para sensibilizar e conscientizar as mulheres a participar mais da vai pública. A explicação é da diretora da Escola do Legislativo, MARLENE FENGLER. Ela disse que apesar das mulheres serem a maioria na sociedade, elas ainda são a minoria nos espaços de poder político. De acordo com a ex-deputada, em todaa história, a Alesc teve mais de mil deputados homens e somente 12 mulheres ocuparam as cadeiras do parlamento. Ela defendeu a criação de vagas nos mandatos para as mulheres e não apenas uma cota de candidaturas. Segundo MARLENE, essa é a forma mais efetiva de garantir mais mulheres nos mandatos legislativos.

No ano passado, a Caravana de Inclusão das Mulheres na Política da Alesc passou por 13 regiões do estado eneste ano já foram realizados mais seis encontros. Até o final do ano serão mais seis atividades pelo interior. A diretora da Escola do Legislativo, MARLENE FENGLER citou que a caravana é ainda mais importante neste ano já que em 2024 tem eleição nos municípios. Ela disse que a média da participação da mulher na política no país é de 15 por cento, poucomais da metade da média mundial que é de 26 e meio por cento. MARLENE disse que não existe apenas uma causa, mas um complexo de razões que acabam afastando a mulher da política e que a caravana contribui para mudar essa realidade.

Um homem foi preso nesta terça-feira em Palma Sola. A Polícia Militar cumpriu um mandado de prisão pelo crime de estupro de vulnerável. A PM recebeu informações de que o homem estaria em uma propriedade rural no interior do município. Por volta das quatro horas da tarde, uma guarnição foi até o local e encontrou o foragido da justiça. Ele foi detido e levado para o presídio regional de São José do Cedro.

Um acidente de transito deixou uma pessoa ferida na noite de ontem na SC 496. Por volta das dez e meia da noite em São João do Oeste e envolveu um veículo Bora. O condutor do carro perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu contra uma arvore. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado e atendeu o motorista, um homem de 30 anos, que estava preso no interior do veículo. Ele relatava dores no joelho e no tornozelo. Os bombeiros fizeram o desencarceramento da vítima e encaminharam para o Hospital de São João do Oeste.

Um morador de São Lourenço do Oeste morreu em um acidente na manhã de hoje em Vitorino, no Paraná. A colisão aconteceu por volta das oito e 20 da manhã na PR 158 em Vitorino e envolveu um caminhão e dois veículos. O condutor de um caminhão que transportava concreto da pedreiro sofreu fratura no braço esquerdo e escoriações leves. O motorista de um Voyage sofreu múltiplas fraturas e ficou preso entre as ferragens. Ele era morador de São Lourenço do Oeste tinha cerca de 30 anos e morreu na hora. O condutor do terceiro veículo envolvido no acidente, também de um Voyage, não teve ferimentos.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste apreendeu uma carga de vinho trazida ilegalmente da Argentina no final da manhã desta terça-feira. Os produtos estavam em um Vectra que foi abordado pela PM na Rua Luis de Camões, no Bairro Estrela. Durante busca veicular, a guarnição de policiamento com motos localizou, dentro do carro, 74 caixas de vinho oriundas da Argentina, totalizando 142 garrafas. A mercadoria não tinha os devidos despachos aduaneiros. O condutor do veículo, um homem de 29 anos, foi preso em flagrante pelo crime de Descaminho. A mercadoria e o veículo foram apreendidos e entregues na Delegacia da Receita Federal em Dionísio Cerqueira. O homem foi interrogado pele delegado da Polícia Civil e liberado logo depois para responder ao inquérito em liberdade.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.