-CNM APONTA QUE PISO DA ENFERMAGEM TERÁ IMPACTO DE 10 BILHÕES PARA MUNICÍPIOS
-ALESC RETOMA CALENDÁRIO ESPECIAL DE SESSÕES ORDINÁRIAS NESTA SEMANA
-AMEOSC PROMOVE SEMINÁRIO PARA DISCUTIR AÇOES DO PROJETO PLANTANDO ÁGUA
-PREFEITURA ELABORA PROJETO PARA REGULAMENTAR PISO DA ENFERMAGEM
-MORADORES PROTESTAM CONTRA INSTALAÇÃO DA USINA DE ASFALTO NA LINHA TUPANCI
-MOTORISTA DE CAMINHONETE É PRESO DEPOIS DE ATROPELAR EMPRESÁRIO
-DOIS HOMENS MORREM EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO DURANTE FUGA DA PRF
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo cinco reais e 20 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Ao menos 49 soldados armênios morreram em confrontos na fronteira com o Azerbaijão. A informação foi divulgada pelo primeiro-ministro armênio nesta segunda-feira. Esses foram os combates mais violentos entre os países rivais desde a guerra de 2020 pela disputa na região. O Azerbaijão reconheceu "baixas" nos confrontos, que começaram durante a noite, mas não divulgou um balanço. Nesta terça-feira, a Rússia anunciou nesta terça-feira que negociou um cessar-fogo entre Armênia e Azerbaijão. Desde o final de 2020 foram registrados confrontos esporádicos entre os dois exércitos, incluindo um na semana passada.
O número de pessoas que foram forçadas a se casar no mundo aumentou 42 vírgula oito por cento em 2021 em comparação a 2016, aponta um relatório da Organização Internacional do Trabalho divulgado nesta segunda-feira. A OIT é uma entidade ligada à Organização das Nações Unidas. O relatório descreve o panorama atual de trabalho forçado, que é tratado como uma escravidão moderna. Para a OIT, o casamento forçado muitas vezes implica a obrigação de trabalhar. Entre 2016, o número de pessoas obrigadas a se casar era de 15 milhões e 400 mil. Em 2021, esse número chegou a 22 milhões.
O Trem de Aragua, uma organização criminosa surgida na Venezuela, foi responsável por pelo menos 23 homicídios cometidos este ano em Bogotá, na Colômbia, nos quais algumas das vítimas foram esquartejadas, disse a polícia da cidade. Só na última semana foram encontrados em sacos os corpos esquartejados de quatro pessoas em diferentes pontos da capital colombiana. Segundo as autoridades, o grupo estaria envolvido em uma disputa pelo controle dos mercados domésticos de drogas no varejo, um fenômeno conhecido como microtráfico.
A Confederação Nacional de Municípios divulgou nesta segunda-feira um estudo que aponta um impacto de 10 bilhões e 500 milhões de reais ao ano com o piso salarial dos enfermeiros. Segundo a entidade, para honrar o piso salarial sem ampliar o montante total de recursos para essas folhas de pagamento, as prefeituras podem ter que demitir um quarto dos 143 mil e 300 profissionais de enfermagem ligados à Estratégia de Saúde da Família. Nesse cenário, diz a CNM, a aplicação do piso da enfermagem poderia deixar 35 milhões de brasileiros sem assistência médica de qualidade. Os cálculos consideram apenas o cenário em que o orçamento para os salários da enfermagem permanece inalterado, sem fontes adicionais de financiamento.
O preço médio da gasolina nos postos do país caiu mais dois e meio por cento pela décima primeira semana consecutiva. O valor passou de cinco reais e 17 centavos para cinco reais e quatro centavos, de acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveia, realizado na semana de 4 a 10 de setembro e divulgado nesta segunda-feira. O valor é o menor desde fevereiro de 2021. Mas a maior queda na última semana foi do etanol, de três e 71 para três e 53. Já o diesel registrou leve redução de zero vírgula dois por cento, passando de seis e 90 para seis e 88. O recuo da gasolina é motivado pela isenção da alíquota do ICMS sobre a gasolina e pelas reduções do valor nas refinarias autorizadas pela Petrobras.
A Petrobras anunciou nesta segunda que irá reduzir o preço médio da venda do gás de cozinha a distribuidoras em quatro vírgula sete por cento de quatro reais e 23 centavos para quatro reais e três centavos. A medida começa a valer nesta terça. Um botijão de 13 quilos passará a custar 52 reais 39 centavos, antes, era 54 reais e 99 centavos. Em nota, a empresa disse que a redução "acompanha a evolução dos preços de referência e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado". Não é possível afirmar se e como a diminuição vai chegar ao consumidor final, já que o repasse depende de cada revendedor. Na semana entre 28 de agosto e 3 de setembro, o botijão tinha preço médio de 111 reais e 57 centavos.
O Tribunal Superior Eleitoral reviu a decisão sobre a suspensão das eleições suplementares em Canoinhas e autorizou que o pleito para os cargos de prefeito e vice-prefeito na cidade do Planalto Norte de Santa Catarina seja realizado no dia 30 de outubro. As eleições haviam sido suspensas em agosto, depois que o TSE acatou um pedido de liminar do PSB. O partido argumentava que a data, que é a mesma de um eventual segundo turno nas eleições gerais, violaria a capacidade eleitoral das pessoas interessadas em se candidatar tanto nas eleições gerais quanto nas suplementares. As eleições suplementares em Canoinhas são necessárias por causa da renúncia do ex-prefeito BETO PASSOS e da extinção do mandato do vice-prefeito RENATO PIKE, ambos presos em março deste ano.
Pelo sexto ano consecutivo, Santa Catarina mantém a segunda posição no Ranking de Competitividade dos Estados. Isso foi possível com os primeiros lugares em Segurança Pública, Sustentabilidade Social e Eficiência da Máquina Pública, três dos 10 pilares analisados pelo Centro de Liderança Pública e Tendências Consultoria. O único recuo do Estado foi em Capital Humano. O levantamento, divulgado nesta terça-feira, traz São Paulo no topo do ranking mais uma vez, posição que manteve nas 11 edições. O estudo analisa 86 indicadores definidos pelo Fórum Econômico Mundial, agrupados nos pilares de Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina retoma nesta semana as sessões plenárias e as reuniões ordinárias das comissões permanentes da Casa. A medida segue o calendário especial elaborado no primeiro semestre deste ano em função das eleições de outubro. As sessões e reuniões ocorrerão nesta semana e serão novamente suspensas a partir do dia 19 de setembro para serem retomadas, em definitivo, em 3 de outubro, um dia após o primeiro turno das eleições. Na segunda-feira, ocorreu a sessão especial em homenagem aos 50 anos da Federação de Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina. Também estão programadas sessões ordinárias hoje e amanhã às 14 horas, e na quinta-feira, às nove horas.
O Cine Peperi completando 12 anos de história em São Miguel do Oeste. Para comemorar esta data especial, o cinema está realizando a promoção do meio ingresso. A ação é válida de quarta até sexta-feira. O meio ingresso é válido para as sessões dos filmes Homem Aranha: Sem volta pra casa e também para o longa de terror Órfã 2 – A origem.
A Casa da Amizade promoveu na noite desta segunda-feira, 12, mais uma edição do Bingo da Primavera. Após um período sem atividades por conta da pandemia, a entidade voltou a realizar o tradicional evento, no Clube Comercial. Segundo a presidente da Casa da Amizade, MARIANA AGOSTINI, o bingo foi realizado apenas para mulheres e durante as 10 rodadas do jogo houve o sorteio de vários brindes doados por empresas parceiras. Ela explicou que o objetivo do bingo foi arrecadar fundos para bancar os projetos beneficentes, como auxílio ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, clínica renal, APAE, APAS e entregas de cestas básicas para a comunidade carente. O evento reuniu mais de 400 mulheres.
Na noite de sexta-feira foi realizado o lançamento oficial do Startup Weekend no espaço Coworking Acismo. O evento contou com a presença dos organizadores, equipe de mentoria, patrocinadores e comunidade em geral. O foco da noite foi apresentar aos participantes como será o formato, programação e objetivos desse evento que terá a sua primeira edição realizada nos dias 21, 22 e 23 de outubro, no Centro Cultural da Unoesc, em São Miguel do Oeste. De acordo com o Assessor Diretor de Tecnologia, Inovação e Informação da Acismo e responsável pelo evento, DOUGLAS RODRIGUES, a noite de lançamento foi o pontapé inicial para venda dos ingressos e divulgação mais ativa nas redes sociais. As informações sobre a venda de ingressos podem ser obtidas na Acismo.
O Startup Weekend promete ser o próximo grande passo para o ecossistema de inovação porque é um evento que já foi realizado em mais de 160 países, com mais de 500 mil participantes e se configura como o primeiro impulso para serem gerados negócios inovadores, voltados para tecnologia no Extremo Oeste. O comentário é do Assessor Diretor de Tecnologia, Inovação e Informação da Acismo e responsável pelo evento, DOUGLAS RODRIGUES. Ele explicou que o evento está aberto para público interessado de qualquer região, formação ou área de atuação. O Startup Weeken está dividido em três perfis de pessoas sendo um da área mais técnica, voltado para o desenvolvimento de programação e tecnologia, outro para a área criativa, como design e arquitetura, e temos também o perfil de negócios em que entram pessoas qualquer área de conhecimento.
A BR-158 terá restrição de tráfego nesta terça-feira para operação de detonação de rochas no entroncamento para acesso a Palmitos. A ação está marcada para ocorrer a partir das duas horas da tarde e o trânsito será interrompido nos dois sentidos. No local, as equipes realizarão pequenos desmontes de rocha necessários para dar seguimento à obra de adequação de capacidade da rodovia. A previsão para liberação total da pista é de uma hora a partir do início dos trabalhos, podendo ocorrer em menor tempo. O Dnit emitiu um alerta aos motoristas que passarem pelo local para prestar atenção à sinalização provisória.
Na manhã desta segunda-feira, o Instituto Catuetê realizou a doação de equipamentos de proteção individual à Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de São Miguel do Oeste. A ONG doou 18 pares de botinas de segurança, 40 luvas com proteção anti-corte, já que o trabalho envolve o manuseio de vidro, metal e outros materiais cortantes, mil e 500 metros de fitas que serão utilizadas para amarrar os fardos após compactados e 10 big bags com capacidade para mil quilos cada um. De acordo com um dos membros da ONG, GILBERTO FIORINI, todos os itens são novos e serão muito importantes para o trabalho exercido pelos cooperados da ACOMAR. A associação atua na coleta de materiais recicláveis na cidade.
O Instituto Catuetê é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos e os recursos utilizados para a compras dos EPIs doados a Acomar são provenientes da venda de itens recebidos da Receita Federal. A informação é do membro da ONG, GILBERTO FIORINI. Ele comentou que apesar de a prefeitura de São Miguel ter disponibilizado diversos containers para depósito de lixo orgânico no centro da cidade, ainda há moradores que insistem em não fazer a separação adequada dos materiais, misturando orgânico e reciclável. FIORINI comentou que esses compostos que não passaram pelo processo correto de separação acabam sendo levados até os aterros sanitários e assim deixam de ser aproveitados pela ACOMAR. Ele disse que o meio ambiente sai perdendo por conta da não reciclagem dos resíduos e os funcionários da associação também perdem pela redução do conteúdo que chega até eles, afetando diretamente a renda da associação.
Está ocorrendo nesta terça-feira no Cetresmo da Epagri um seminário que abordará pautas importantes sobre o projeto Plantando Água. A inicativa é da Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina, em parceria com a Epagri e o Instituto Federal de Santa Catarina. A abertura oficial das atividades aconteceu as nove horas com a palestra "Aquecimento Global e Mudanças climáticas globais e regionais", ministrada por GILZA MARIA DE SOUZA FRANCO. Após o debate, a segunda palestra, ministrada por JONAS RAMON, mestre em Zootecnia da Epagri, abordou o assunto: Sequestro de carbono em práticas agropecuárias, também finalizando com um debate acerca do tema. O evento reúne técnicos de entidades, secretários de agricultura e equipes das prefeituras envolvidas com o projeto.
O seminário do projeto Plantando Água será retomado no começo da tarde com a apresentação de atividades que estão sendo executadas pelos municípios. Uma delas é o “Projeto amigos do Arroio Bandeirante", que será apresentado pelas colaboradoras da Epagri de São Miguel do Oeste e Bandeirante. O presidente da Ameosc e prefeito de Anchieta IVAN CANCI, juntamente com o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente RAFAEL FERREIRA, apresentará o “Projeto Água para osBisnetos”, desenvolvido no município. No início da tarde, a terceira palestra do evento será sobre “Boas práticas em adubação verderolo faca plantio no verde - cobertura do solo e terraço”, seguido de debate e apresentação de boas práticas. A extensionista rural LEONILDA VILLANI apresentará o projeto de Recuperação doRio Camboim. O evento será finalizado após mesa redonda e café agroecológico.
A Administração de Paraíso vai enviar nos próximos dias à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que regulamenta o piso da enfermagem no âmbito do município. De acordo com a prefeita MARLENE GIACOMINI, a equipe de governo fez as projeções de viabilidade financeira para os próximos anos e projetou o equilíbrio de receitas próprias para embasar o reajuste das enfermeiras e técnicas. A administração fundamentou o reajuste na programação de aumento de receitas próprias para os próximos anos através de ações de crescimento do município e revisões operacionais. A vice-prefeita, SILENE LÍBERO disse que o piso é merecido, mas também é preciso ter responsabilidade com as contas públicas e por isso, foi necessário um amplo trabalho de planejamento da equipe de governo para viabilizar o pagamento dos novos valores.
Em sessão ordinária realizada na noite de segunda-feira, os vereadores mirins de São Miguel do Oeste propuseram uma série de pedidos ao Executivo Municipal. Entre as proposições estão solicitações de reparos em ruas, implantação de vagas de estacionamento e ação contra analfabetismo. A vereadora mirim SOPHIA PASSAMANI solicitou que sejam ampliadas as vagas de estacionamento destinadas para os idosos no Centro de São Miguel do Oeste. O objetivo é atender a pedidos de idosos, que possuem dificuldades para encontrar vagas exclusivas de estacionamento.
Os trâmites para o obra de construção da nova adutora que ficará localizada na Linha Gramadinho, no interior de São Miguel do Oeste seguem sendo executados. A afirmação é do chefe da agência local da empresa, VITOR DE GOUVEIA. De acordo com ele, o processo licitatório de contratação da empresa já foi finalizado e agora o trabalho está focado na parte burocrática. Ele pontuou que a abertura das propostas e documentação ocorreu no mês passado ainda e a etapa relativa a análise de preço também já foi finalizada por parte da Casan.
A verificação de preços é fundamental por parte da Casan pois a estatal possui um limite em relação a valores gastos. A explicação é do chefe da agência local da empresa, VITOR DE GOUVEIA. Conforme ele, a Casan possui tabelas baseadas na Caixa e na própria companhia, sendo que um dos requisitos para a contratação é que nenhuma empresa cobre um valor maior que o já fixado. Segundo ele, seguindo esse formato, duas propostas foram classificadas e agora a Casan está no processo de verificação para ver se de fato uma delas consegue executar a ação no município. VITOR destacou que a ação é necessária para garantir que uma delas terá capacidade para fazer o trabalho com excelência.
Após a conclusão dessa etapa a Casan vai assinar o contrato e a empresa vencedora do certame terá apenas 10 dias para começar a obra. A declaração é do chefe da agência local da empresa, VITOR DE GOUVEIA. Ele comentou que o prazo é curto, porém, já previsto no edital que é de conhecimento das participantes. Ele frisou que nesses 10 dias a vencedora precisa montar pelo menos o canteiro de obras e executar outras ações pontuais. VITOR citou que a obra é de extrema importância e vai custar cerca de quatro milhões e meio de reais, sendo que após a conclusão, vai permitir uma vazão de água muito maior que a atual e vai resolver praticamente de vez com a falta de água existente em períodos críticos no município.
Os moradores da Linha Tupanci estão reclamando da instalação da usina de asfalto da Ameosc na comunidade. De acordo com CELSO GASPERIN, a estrutura será instalada na área industrial da prefeitura, à cerca de 50 metros de algumas casas. Ele disse que isso não é justo com os moradores que residem há anos no local. GASPERIN citou que os moradores não foram consultados e não receberam nenhuma explicação por parte da prefeitura ou da associação dos municípios sobre a instalação da usina. Ele afirmou que os moradores não são contra a vinda de indústrias, mas estão preocupados com o possível transtorno que a usina de asfalto pode provocar. Segundo GASPERIN, alguns moradores, inclusive, já estão pensando em vender a propriedade.
O local que vai receber a usina de asfalto da Ameosc é um lote de uma área industrial que foi cedido pela prefeitura de São Miguel do Oeste. A explicação é do presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional – Conder, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Ele disse que a reclamação dos moradores é legítima, mas citou que a usina de asfalto da cidade de Pinhalzinho funciona há 10 anos na área urbana do município sem nenhum tipo de transtorno para os moradores. Ele garantiu que a estrutura que será instalada não vai gerar impactos significativos para os moradores da comunidade de Tupanci. A administração de São Miguel do Oeste não quer se manifestar sobre a reclamação dos moradores.
A Polícia Militar realizou a apreensão de uma espingarda de pressão adulterada no Bairro São Luiz em São José do Cedro no último domingo. O fato ocorreu por volta das oito horas da noite, depois que a PM foi informada que um homem estaria andando em via pública com um objeto semelhante a uma arma. Nas proximidades do local citado, foi identificado um homem de 28 anos que estava com arma de pressão que foi adulterada para ser utilizada como arma de fogo. O homem foi preso em flagrante e levado para a delegacia de polícia.
Dois homens morreram em um capotamento de um veículo que fugia da Polícia Rodoviária Federal na noite no interior de Caibi. De acordo com a PRF, o motorista de um I30 fugiu da abordagem policial na BR 158, na Linha Planaltina. Durante a fuga, por volta das 11 e meia da noite, ele perdeu o controle da direção e capotou o carro. Os dois ocupantes do veículo com placas Mercosul foram ejetados do carro. Um dos homens morreu no local e o outro foi encontrado entre pedras com sinais vitais alterados. Ele foi conduzido ao Hospital Regional de Palmitos pelo Corpo de Bombeiros, mas morreu pouco tempo depois. Conforme a PRF, no carro foram encontrados 34 tabletes de maconha. Os dois traficantes não portavam documentos e as identidades ainda são desconhecidas.
Um empresário sofreu ferimentos graves ao ser atropelado por uma caminhonete na manhã de hoje na avenida Willy Barth. A primeira versão sobre os fatos é de que o condutor da caminhonete S-10 teve um desentendimento comercial e financeiro em uma garagem de veículos e que, ao sair do local, acabou atropelando um homem que estava na calçada. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o condutor da caminhonete fez uma manobra em marcha ré e acabou atingido o empresário. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital Regional. Logo depois do fato, o condutor da caminhonete foi localizado pela Polícia Militar no bairro Estrela. O homem foi detido e levado para a delegacia de Polícia.