-PAGAMENTO DO AUXILIO EMERGENCIAL JÁ SUPERA 40 BILHÕES DE REAIS NESTE ANO
-NÚMERO DE CASOS ATIVOS DE COVID-19 EM SANTA CAARINA É O MENOR EM 11 MESES
-MÉDICA ACUSADA DE NEGAR ATENDIMENTO À PACIENTE TEM BENS BLOQUEADOS
-MUNICÍPIO VAI RETOMAR APLICAÇÃO DA SEGUNDA DOSE CONTRA A COVID AMANHÃ
-SEMANA ESTADUAL DO RÁDIO VAI REFORÇAR IMPORTANCIA DAS EMISSORAS
-MOTORISTA É DETIDO DEPOIS DE FURAR BARREIRA E FAZER MANOBRAS PERIGOSAS NO CENTRO
-HOMEM SOFRE FERIMENTOS EM CAPOTAMENTO DE VEÍCULO NA BR 163
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 22 centavos. O euro está valendo seis reais e 15 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Duas pessoas morreram após a passagem de um tornado na pequena ilha italiana de Pantelária, entre a Sicília e a costa da Tunísia, na sexta-feira. Outras nove pessoas ficaram feridas, informou a defesa civil italiana no sábado. O tornado provocou o capotamento de seis veículos e outro veículo que caiu amassado no meio de um campo, de acordo com a imprensa italiana. Um bombeiro, que não estava em serviço, está entre os mortos, segundo a France Presse. Um bombeiro, que não estava em serviço, está entre os mortos, segundo a France Presse.
O FBI liberou neste sábado o primeiro lote de documentos relacionados à investigação dos ataques terroristas de 11 de setembro, seguindo uma ordem executiva do presidente JOE BIDEN. Um relatório, publicado na íntegra pelo jornal britânico 'The Guardian', confirma a investigação de um saudita suspeito de oferecer apoio logístico a dois sequestradores dos aviões, mas não aponta ligação com o governo da Arábia Saudita. As 16 páginas foram lançadas na noite de sábado, horas depois de BIDEN participar dos eventos memoriais dos 20 anos do 11 de setembro em Nova York, Pensilvânia e norte da Virgínia.
Os protestos para marcar 48 anos do golpe militar do ditador AUGUSTO PINOCHET contra o governo do socialista SALVADOR ALLENDE no Chile tiveram incidentes entre manifestantes e policiais. Com bandeiras do Chile, do Partido Comunista e de outros grupos políticos de esquerda, centenas de pessoas marcharam no centro de Santiago para deixar flores no monumento a ALLENDE, que se suicidou no meio do bombardeio militar que PINOCHET ordenou contra a sede do governo chileno em 11 de setembro de 1973. Milhares de pessoas marcharam pela Alameda, a principal avenida de Santiago, causando alguma destruição e incêndios em pontos de transporte público, além de saques a lojas.
O presidente JAIR BOLSONARO assinou um decreto que cria uma empresa estatal para atuar na área de energia nuclear. A informação foi confirmada neste domingo pela Secretaria Geral da Presidência. A empresa pública será vinculada ao Ministério de Minas e Energia. A criação da estatal está prevista na lei que viabiliza a privatização da Eletrobras, a maior empresa de energia elétrica da América Latina. A criação da ENBpar segue uma das condições determinadas pela lei para efetivar a futura privatização da Eletrobras. O governo não informou os custos previstos com a nova empresa.
O gasto do governo federal com o pagamento das cinco primeiras parcelas do auxílio emergencial deste ano já superou 40 bilhões de reais, valor do orçamento previsto inicialmente. O benefício foi prorrogado de quatro para mais três parcelas até outubro, com um aporte de 20 bilhões. Nesta etapa, foram beneficiadas 35 milhões de pessoas, sendo 26 milhões inscritas pelo CadÚnico e aplicativo da Caixa, e nove milhões do Bolsa Família. O total de repasse com a quinta parcela foi de cinco bilhões e 400 milhões de reais. O gasto também já é maior que o orçamento do Bolsa Família deste ano, de 34 bilhões e 700 milhões de reais.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, disse neste domingo que decidirá, ainda nesta semana, sobre a medida provisória que altera o Marco Civil da Internet. A MP foi enviada pelo Executivo na última semana. O Senado pode devolver a medida, por exemplo, e PACHECO tem sido cobrado por isso por lideranças partidárias. A MP dificulta a retirada de publicações com informações falsas veiculadas na internet. PACHECO explicou que o documento está em análise pela consultoria legislativa do Senado e que a avaliação será técnica e criteriosa.
Santa Catarina recebeu, na manhã de hoje, mais 162 mil 630 doses de vacina da Pfizer contra a Covid-19. A Vigilância Epidemiológica já confirmou que todas serão usadas como dose um. Só falta definir o quantitativo por município e os públicos específicos que irão receber. Muitas serão usadas em crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos, que vivem uma grande expectativa de receberem as doses. Assim que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica tiver a logística de distribuição definida, os municípios também deverão anunciar as suas programações. A previsão do Ministério da Saúde é começar a vacinação dos adolescentes a partir da próxima quarta-feira.
O número de casos ativos de Covid-19 em Santa Catarina atingiu o menor patamar desde 19 de outubro de 2020. Os dados divulgados pelo governo do Estado mostram o arrefecimento da pandemia impulsionado, principalmente, pelo avanço da vacinação. Ao todo, são oito mil e 50 pacientes em tratamento com a doença, o que corresponde a uma queda de 37 por cento nos indicadores em duas semanas, o que representa um forte declínio. Depois de uma queda gradual entre o início de julho e o início de agosto, o total de casos ativos estabilizou em Santa Catarina por cerca de um mês. Desde o fim do mês passado, porém, o índice vem em queda livre, o que impacta também na diminuição de hospitalizações: até esta sexta-feira, dos mil 518 leitos de UTI destinados a adultos, 63 por cento estavam ocupados no Estado, sendo 391 por pacientes infectados ou com suspeita de estar com o novo coronavírus.
O governo de Santa Catarina negou a informação de haverá cobrança de pedágios nas rodovias estaduais. Segundo RAMIRO ZINDER, secretário executivo de Parceiras Público-Privadas, autarquia estadual que está cuidando do assunto, ainda não existem informações sobre locais de pedágio e nem se eles ficarão especificamente nas SCs ou se serão nas BRs. Ele disse que existe apenas um estudo inicial em parceria com o governo federal para um futuro projeto de concessão das rodovias entre federais e estaduais. O prazo para entrega dos estudos é segundo semestre de 2022. ZINDER citou que há pouca chance de as SCs terem pedágio porque o fluxo de veículos não é tão grande. Os estudos estão em fase inicial pela Empresa de Planejamento e Logística do Governo Federal.
O final de semana foi marcado por atividades culturais na praça Walnir Botaro Daniel. Entre os eventos de destaque do domingo estiveram a Feira da Independência, que foi realizada pela Associação de Artesanato Arte e Cultura e o Palco Aberto da Secretaria de Cultura. A programação contou ainda com apresentações artísticas do CTG Porteira Aberta. De acordo com a coordenadora da feira, JANAINA SANTOS, 35 artesãos do município estiveram comercializando produtos. Já o Palco Aberto contou com a apresentação de GASPO HARMÔNICA. As fotos dos eventos culturais do domingo na praça estão no portal da Peperi na internet.
O Rotary Clube de São Miguel do Oeste realizou, na manhã de sábado, um pedágio solidário nas ruas do centro da cidade. Os integrantes do clube montaram quatro pontos de abordagem dos motoristas: na rua XV de Novembro esquina do calçadão, na rua Santos Dumont também na esquina com o calçadão e na rua Duque de Caxias esquina com Almirante Tamandaré. De acordo com o presidente do Rotary, a avaliação foi muito positiva e o pedágio superou a expectativa da entidade. O valor arrecadado com a campanha chegou a nove mil 884 reais. O objetivo da iniciativa foi arrecadar recursos para a compra de fraldas geriátricas para as pessoas carentes. Por mês, o clube entrega cerca de mil e 500 fraldas no município.
As organizações da Frente Brasil Popular realizaram, neste sábado, o Grito dos Excluídos. Tradicionalmente, os atos aconteciam durante o desfile de 7 de setembro, mas como não houve o evento do dia da pátria devido a pandemia, o Grito dos Excluídos aconteceu na comunidade Vila Nova Dois. Durante a ação, houve a partilha de 70 cestas básicas, produtos de higiene e alimentos orgânicos produzido pela agricultura familiar. Segundo os organizadores, o Grito dos Excluídos é um ato em defesa da vida, saúde, renda, moradia e alimentação digna ao povo.
A programação da semana Farroupilha começa na próxima sexta-feira em São Miguel do Oeste. As atividades prosseguem até a segunda-feira, dia 20 de setembro. Na sexta-feira, o CTG Porteira Aberta vai realizar um carreteiro de costela e tertúlia livre. No sábado e domingo, os eventos estarão concentrados na sede Sede Campeira, localizada na Linha Gramadinho. No local, vai ocorrer a quinta edição do Acampamento Farrapo e a realização do primeiro torneio de tiro de laço de vaca mecânica. Para segunda-feira, dia do gaúcho, está previsto um desfile pelas principais ruas de São Miguel do Oeste a partir das quatro horas da tarde. O evento vai contar com a participação do grupo de Cavalarianos e dos piquetes de laçadores. O encerramento da Semana Farroupilha na segunda à noite com na sede do CTG com a realização de um café campeiro.
Os eventos da semana Farroupilha serão realizados com a presença de público, mas com a observação das regras sanitárias previstas nas portarias do governo catarinense. A informação é do patrão campeiro do CTG Porteira Aberta, EDSON SENGER. Ele lembrou ainda que algumas atividades terão a cobrança de ingressos. O carreteiro de costela da próxima sexta-feira terá ingressos no valor de 25 reais. Já no sábado, não haverá qualquer cobrança de ingresso e os participantes poderão levar comida e bebidas para a Linha Gramadinho. No domingo, o churrasco terá custo de 30 reais e o café campeiro de segunda-feira será de 25 reais. O patrão campeiro explicou que os interessados em adquirir fichas de almoço ou jantar para a Semana Farroupilha devem procurar os integrantes do CTG Porteira Aberta ao longo da semana.
O Departamento de ISTAids e hepatites virais da secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste realizou durante todo o mês de agosto uma campanha de testagem na população em geral. A informação é da enfermeira e coordenadora do local, JULIANA PINHEIRO. De acordo com ela, os exames foram referentes aos hepatites B e C e também para HIV e Sífilis. Conforme ela, a ação contou com uma boa participação da comunidade local, onde 185 exames foram realizados ao longo da campanha. Segundo JULIANA, do total de exames realizados, ao menos sete apresentaram alteração, sendo cinco para sífilis, um para HIV e um para Hepatite C.
O diagnóstico precoce é de extrema importância para que a doença seja tratada desde o começo, evitando possíveis complicações futuras. A afirmação é da enfermeira e coordenadora do departamento de ISTAids e hepatites virais da secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, JULIANA PINHEIRO. Ela destacou que o departamento realiza exames de segunda a sexta-feira entre sete e meia e 10 horas da manhã e das duas as quatro horas da tarde. Ela explicou que o resultado sai em apenas 20 minutos e o paciente não precisa estar em jejum.
Todas as unidades básicas de Saúde de São Miguel do Oeste também realizam os exames das doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais. O lembrete é da enfermeira e coordenadora do departamento de ISTAids e hepatites virais, JULIANA PINHEIRO. Ela comentou que todo o procedimento é ofertado pelo SUS, sendo totalmente gratuito. Ela disse que os moradores estão cada vez mais procurando realizar os exames como forma de prevenção. A profissional avaliou essa procura como positiva em todos os aspectos e reforçou a importância do cuidado com a saúde sexual e com relação as hepatites virais.
O extremo-oeste permanece em bandeira amarela na Matriz de Risco Potencial para Covid divulgada no sábado pela secretaria estadual de saúde. Somente a região Nordeste está classificada com risco gravíssimo, na cor vermelha para o coronavírus. Outras sete regiões apresentam risco grave na cor laranja e oito estão no risco potencial alto, entre elas, o extremo-oeste. A matriz é organizada em quatro dimensões de prioridade: Gravidade, Transmissibilidade, Monitoramento e Capacidade de Atenção. Os indicadores são formados por dados de óbitos na semana por 100 mil habitantes, o índice de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave, o número de pessoas infectadas, o percentual de cobertura vacinal em maiores de 18 anos com segunda dose ou dose única completa e a taxa de ocupação de leitos de UTIs adulto SUS reservados para Covid-19.
O final de semana não teve nenhum registro de casos novos de Covid-19 em São Miguel do Oeste. Segundo a secretaria de saúde, o número de casos ativos da doença neste começo de semana é de 31, a mesma quantidade de sexta-feira. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação dos leitos permanece abaixo dos 30 por cento. Sete pacientes estão internados na UTI Covid, com ocupação de 28 por cento. No setor de enfermaria, são três casos confirmados e taxa de ocupação do leitos em 18 por cento.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste vai aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid em mais quatro grupos de adultos. A campanha será retomada amanhã quando serão imunizadas as pessoas que receberam a primeira dose da vacina CoronavacButantan no dia 17 de agosto. Na quarta-feira, devem comparecer as pessoas que receberam a primeira dose da vacina OxfordAstraZenecaFiocruz no dia seis de julho e que estava incialmente prevista para o dia 21 de setembro. Na quinta-feira, dia 16, com a aplicação da segunda dose para as pessoas que receberam a primeira dose da CoronavacButantan em 19 de agosto. Na sexta-feira, serão imunizadas as pessoas que receberam a primeira dose da vacina Pfizer nos dias 22 e 26 de junho. A vacinação acontecerá na Praça Walnir Bottaro Daniel, das oito da manhã as quatro horas da tarde.
É muito importante que as pessoas observem o calendário de vacinação contra a Covid nesta semana para completar o esquema de proteção contra o coronavírus. O alerta é do médico da vigilância epidemiológica, ANTONIO DUARTE. Ele disse que os moradores confiram a data prevista para a segunda dose e o novo calendário com a antecipação da vacinação. O médico também explicou que as pessoas que perderam a data para receber a segunda dose deve procurar a praça no dia em que ocorrer uma nova aplicação da mesma marca da vacina da primeira dose.
A ACAERT vai promover uma série de ações para a Semana Estadual do Rádio. A iniciativa, que vai ocorrer de 20 a 25 de setembro, entrou para o calendário oficial de Santa Catarina. A lei que institui a Semana do Rádio foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador CARLOS MOISÉS. O presidente da ACAERT, SILVANO SILVA, esteve no RPN primeira edição de hoje e afirmou que a data será marcada por uma grande mobilização da entidade e das emissoras associadas com o tema “Onde você estiver, o Rádio está lá”. As emissoras afiliadas da Rede Peperi vão participar das ações para reforçar a importância do rádio na vida das pessoas.
Na semana dos dias 20 a 25 de setembro, as emissoras de rádios associadas a Acaert vão realizar uma campanha para mostrar a força do rádio catarinense. As atividades envolvem spots e vídeos sobre o meio, ações em escolas e na comunidade geral. De acordo com o presidente da Acaert, SILVANO SILVA, o rádio está prestes a completar cem anos e está consolidado com um veículo ágil e inserido na vida das pessoas. Ele citou que apesar do avanço de outros meios de comunicação, como a internet e as redes sociais, o rádio ainda tem uma importância muito grande. SILVANO ressaltou que os catarinenses tem motivos de sobra para se orgulhar do rádio.
Uma médica que recusou atendimento a um paciente que morreu horas depois está sendo processada por suposto ato de improbidade administrativa pelo Ministério Público. Na ação, o MP pediu o bloqueio de bens no valor de 98 mil reais para garantir o pagamento de uma possível multa em caso de condenação. Em nota, o Ministério Público explicou que a médica atendia na Unidade Básica de Saúde da cidade e se recusou a atender um idoso que procurou atendimento no local. De acordo com a Promotoria de Justiça responsável pelo caso, ela ainda estava em horário de trabalho, mas teria informado que já havia atendido toda a demanda do dia. O homem passou pela triagem com enfermeiras, que constataram que ele estava com a pressão arterial alta, sinais de fraqueza, tremores e dormência no braço direito. O idoso foi para casa com intenção de procurar um hospital no dia seguinte, mas faleceu durante a noite.
O caso que envolve a morte de um idoso em Barra Bonita é do ex-prefeito PEDRO RODRIGUES. Segundo o Ministério Público, a médica que negou o atendimento ao ex-prefeito está sendo processada por ato de improbidade. A decisão da justiça de bloquear os bens da profissionalno valor de 98 mil reais é passível de recurso. Segundo o MP, todos os fatos foram apurados no âmbito administrativo disciplinar. Além disso, a médica também responde a uma ação penal pelo caso. O nome da médica não foi divulgado pelo Ministério Público. A Peperi tentou contato, mas não conseguiu falar com a profissional e nem com os advogados dela.
A Polícia Militar atendeu ocorrência de direção perigosa de veículo em via pública, dano contra o patrimônio público e acidente de trânsito. A guarnição estava em rondas preventivas pela Avenida Willy Barth, quando
flagrou o veículo Virtus cantando pneus e fugindo do local. Houve perseguição e o motorista do carro seguiu em alta velocidade pelas ruas do centro da cidade, efetuando manobras perigosas. Outra guarnição tentou parar o veículo, mas o motorista não obedeceu a nenhuma ordem de parada e conduziu o carro em direção às viaturas e aos policiais militares que estavam na barreira. Durante a fuga, o condutor do Virtus colidiu contra a viatura da PM e foi detido. O homem foi levado para a delegacia de polícia.
Um homem ficou ferido em um acidente neste domingo na BR 163, entre Guaraciaba e São José do Cedro. O motorista de um Gol perdeu o controle da direção, saiu da pista e capotou. O acidente aconteceu por volta da uma e 50 da madrugada de ontem. O corpo de Bombeiros foi chamado e atendeu o condutor do carro. Segundo os bombeiros, o rapaz de 22 anos apresentava sinais de embriaguez e um ferimento na face. Ele recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhado para o Hospital de São José do Cedro. A Polícia Rodoviária Federal também esteve no local para a realização do boletim de ocorrências e identificar as causas e circunstancias do acidente.
O Corpo de Bombeiros atendeu no final da tarde deste domingo, uma ocorrência de incêndio em uma área de vegetação na Linha Barra do Guamirim, interior de São Miguel do Oeste. A equipe da corporação usou aproximadamente mil litros de água para combater as chamas. O empresário e morador da localidade, VALTECIR CÉSAR LAGEMANN disse esse foi o terceiro incêndio no local em menos de um ano. O morador comentou que o mato seco favorece a ocorrência de incêndios. As causas do incêndio de ontem não foram confirmadas pelo Corpo de bombeiros