-GOVERNO FEDERAL ANUNCIA PACOTE DE SOCORRO A EMPRESAS AFETADAS POR TARIFAÇO
-JORGINHO LANÇA LANO ESTADUAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
-OBRAS NA BR 163 CHEGAM A 93%, MAS FALTA DE RECURSOS PODE ATRASAR CONCLUSÃO
-MUNICÍPIO REALIZA PRIMEIRO FORUM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
-MP DEBATE PRIORIDADES E ALERTA PARA ÍNDICES DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES NA REGIÃO
-FERRAMENTAS SÃO FURTADAS DE CAMINHÃO ESTACIONADO EM OFICINA MECÂNICA
-POLÍCIA MILITAR FLAGRA ADOLESCENTE CONDUZINDO VEÍCULO NO MUNICÍPIO
A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de sete graus. A máxima deve chegar a 22 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a segunda-feira cotado em cinco reais e 38 centavos. O euro está valendo seis reais e 29 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0041 centavos.
O Exército israelense anunciou nesta quarta-feira que aprovou o plano para uma nova ofensiva na Faixa de Gaza, poucos dias após o gabinete de segurança pedir a tomada da Cidade de Gaza, a principal aglomeração do território palestino. Um comunicado militar informa que o comandante do Estado-Maior, tenente-general EYAL ZAMIR, "aprovou a principal estrutura do plano operacional do Exército na Faixa de Gaza”. ZAMIR disse ao premiê BENJAMIN NETANYAHU ser contra a expansão da ofensiva em Gaza, mas que cumprirá ordens do governo. A aprovação do plano foi divulgada algumas horas depois do anúncio do Hamas sobre o envio de uma delegação do movimento islamista ao Cairo para "conversações preliminares" com as autoridades egípcias sobre uma trégua temporária.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, deve conversar por videoconferência com o líder ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, nesta quarta-feira, dois dias antes de seu encontro com o presidente russo, VLADIMIR PUTIN, no Alasca. Na ocasião, TRUMP e PUTIN se reunirão a sós, e o presidente norte-americano afirmou que pressionará o líder russo pelo fim da guerra na Ucrânia, que já dura três anos e meio. A reunião virtual desta quarta também deve contar com a presença de lideranças e representantes de União Europeia, aliados de Kiev. ZELENSKY reafirmou que a Rússia deve concordar com um cessar-fogo antes que questões territoriais sejam discutidas.
O governo TRUMP divulgou nesta terça-feira um levantamento sobre a situação dos direitos humanos no mundo. O capítulo sobre o Brasil repete críticas à atuação do Supremo Tribunal Federal e do ministro ALEXANDRE DE MORAES. Há quase quatro décadas, o Departamento de Estado publica anualmente o relatório. O capítulo sobre o Brasil abre com a afirmação de que a situação dos direitos humanos piorou em 2024. Além disso, o documento também critica a Europa e afirma que não há "abusos significativos de direitos humanos" em El Salvador. Ele é composto por avaliações de 196 países membros da Organização das Nações Unidas e é referência mundial, usado, por exemplo, em tribunais dos Estados Unidos e internacionais.
O Supremo Tribunal Federal vai eleger, nesta quarta-feira, os novos presidente e vice-presidente da Corte. EDSON FACHIN e ALEXANDRE DE MORAES devem assumir as funções e ficarão os próximos dois anos no comando do tribunal. A posse deverá ocorrer no fim de setembro.A sucessão nos principais cargos do STF segue a ordem da antiguidade. Ou seja, pela tradição, a Presidência é ocupada pelo ministro mais antigo que ainda não ocupou o posto. O segundo mais antigo, nesse mesmo critério, passa a ser o vice. Por isso, o atual vice-presidente EDSON FACHIN deve assumir a Presidência no lugar de LUÍS ROBERTO BARROSO, enquanto MORAES assumirá a vice-presidência, deixada pelo próprio FACHIN.
As defesas do ex-presidente JAIR BOLSONARO e de outros seis réus têm até quarta-feira para entregar ao Supremo Tribunal Federal as alegações finais no processo que apura uma tentativa de golpe de Estado em 2022. Essa é a última etapa antes do julgamento, quando os ministros da Primeira Turma decidirão se os acusados serão condenados ou absolvidos. A Procuradoria-Geral da República e a defesa do tenente-coronel MAURO CID já apresentaram seus documentos. A PGR pediu a condenação de todos os integrantes do grupo. Encerrada essa fase, o processo poderá ser pautado para julgamento na Primeira Turma do STF no segundo semestre. O colegiado pode absolver os réus, se entender que não houve crime ou que eles não participaram dos atos ou condenar, aplicando penas individualizadas conforme o envolvimento de cada acusado. Em ambos os casos, as partes podem recorrer ao próprio Supremo.
O governo federal anuncia nesta quarta-feira um pacote de medidas para socorrer empresas exportadoras impactadas pela tarifa de 50 por cento aplicada pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. O anúncio foi feito agora a pouco no Palácio do Planalto. O presidente LULA assinou uma Medida Provisória criando uma linha de crédito de 30 bilhões de reais para empresas que perderam competitividade no mercado externo. Além do crédito, o pacote prevê ampliação de compras governamentais, abertura de novos mercados e prioridade para conteúdo nacional, com o objetivo de “garantir a sobrevivência das empresas brasileiras”. Outras ações no plano de contingência são o adiamento por até dois meses no pagamento de tributos e contribuições federais, repetindo medida adotada na pandemia de Covid-19 e compras públicas de perecíveis, como peixes, frutas e mel, que estão parados desde o anúncio da sobretaxa.
O governador JORGINHO MELLO autorizou a Cidasc a realizar concurso público para as atividades administrativas, entendidas como atividade meio. A medida foi formalizada com a publicação no Diário Oficial do Estado. O concurso ofertará de imediato 28 vagas, sendo: onze vagas para analista de tecnologia da informação, sete vagas para administrador, duas para advogado, duas para contador, duas vagas para técnico de suporte de informática, uma vaga para engenheiro civil, uma para designer gráfico, uma para jornalista e uma vaga para psicólogo, além de formação de cadastro reserva. As contratações visam elevar os serviços de atividade administrativa e de tecnologia de informação e comunicação, além de repor os desligamentos previstos no Plano de Demissão Voluntária Incentivada, com saídas programadas até 31 de dezembro de 2026.
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária repassou, no mês de julho, 51 milhões e 400 mil reais por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural. Os recursos foram destinados diretamente ao produtor rural, fortalecendo programas que incentivam o investimento nas propriedades e a permanência das famílias no campo. De janeiro a julho deste ano, o total investido por meio do Fundo, já soma 101 milhões de reais, beneficiando nove mil 951 produtores rurais em todo o estado. Os recursos foram aplicados em investimentos estruturais nas propriedades, com destaque para a construção de cisternas, energia fotovoltaica, máquinas e equipamentos, estação de tratamento de água, computadores e notebooks, matrizes e reprodutores, entre outros.
O governador JORGINHO MELLO, lançou nesta terça-feira, o Plano Estadual de Combate à Violência contra a Mulher, com ações previstas de 2025 a 2035. A medida, que integra o Plano de Governo, prevê a ampliação e qualificação das políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero no estado. São cinco eixos estratégicos que abrangem prevenção e educação, atendimento e proteção, responsabilização e reeducação dos agressores, monitoramento, produção de dados e avaliação. Entre as ações previstas está a ampliação das delegacias especializadas. Atualmente, o estado conta com 32 delegacias de proteção à mulher em operação, e ao final do plano a expectativa é de que chegue a 56.
70 empresas confirmaram adesão à Semana D de Descontos, organizada pela Administração Municipal por meio da Secretaria de Indústria e Comércio de Guaraciaba. O credenciamento para participar da campanha encerrou na última segunda-feira. Segundo a secretária de Indústria e Comércio, CINTHIA BORSATTO, de primeiro a seis de setembro as lojas participantes estarão identificadas com balões e cartazes, oferecendo descontos especiais e, em alguns casos, atendimento em horários estendidos. O objetivo é impulsionar as vendas no comércio local e, junto, lançar o Programa Nota Fiscal que Movimenta, que começa no mesmo dia. A Semana D deve ter descontos de até 70 por centos nas lojas participantes.
Quem comprar no comércio de Guaraciaba entre primeiro de setembro e cinco de outubro poderá trocar notas fiscais por cupons para o sorteio de um carro zero quilômetro. Para participar, cada nota deve ter valor mínimo de 50 reais. A cada 100 reais em compras é possível trocar por um cupom. Compras acima desse valor dão direito a no máximo 20 cupons. Os consumidores vão participar do sorteio de um carro zero quilômetro. O sorteio será realizada na primeira edição da Movimenta Guaraciaba, exposição feira que será realizada na primeira semana de outubro.
O Oeste catarinense começou a semana com mil e 50 vagas de emprego abertas pelo Sistema Nacional de Emprego, incluindo 57 oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência. Mais uma vez, a agência do Sine com maior número de vagas de emprego. Ao todo, são 390 oportunidade de trabalho, dois reservados para pessoas com deficiência. A lista completa está disponível no portal Emprega Brasil e nas 140 unidades do Sine espalhadas pelo estado. Em São Miguel do Oeste, o Sine funciona no prédio da prefeitura.
Guarujá do Sul recebeu a reunião periódica dos prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina na última sexta-feira. O encontro fez parte da programação oficial da terceira Feira Comercial e Empresarial de Guarujá do Sul, a FECEG. Durante a assembleia, os prefeitos discutiram pautas de interesse regional dos 19 municípios que compõem a associação. Enquanto a reunião era realizada, as primeiras-damas dos municípios participaram de uma programação especial, que incluiu uma visita as empresas da cidade. A visita foi conduzida pela coordenadora do CRAS, CARLA THESING, que apresentou a trajetória e a relevância dessas empresas para a economia local.
Doze produtores rurais de São Miguel do Oeste, Bandeirante e Descanso concluíram nesta terça-feira, uma capacitação tecnológica voltada à inclusão digital. O curso é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de São Miguel do Oeste e as secretarias municipais de Agricultura e Assistência Social. De acordo com a instrutora da capacitação, SUZANA BARRIVIEIRA, a iniciativa surgiu a partir de uma demanda apresentada pelo Sindicato dos Produtores Rurais. Os participantes aprenderam a digitar, criar textos, realizar pesquisas na internet, trabalhar com planilhas e utilizar celulares e computadores de forma mais eficiente.
O curso de inclusão digital do Senar e do Sindicato dos Produtores Rurais também receberam orientações sobre prevenção de golpes cibernéticos, especialmente voltados a idosos. A informação é da instrutora do Curso, SUZANA BARRIVIERA. Ela destacou que o objetivo é levar informação para evitar que os produtores sejam lesados por golpes digitais. O treinamento foi oferecido gratuitamente como contrapartida da contribuição de zero vírgula dois por cento que os produtores já pagam no setor de blocos. SUZANA disse que o projeto de inclusão digital foi realizado em anos anteriores e foi retomado neste ano. Novas turmas devem ser formadas nos próximos meses.
Na tarde desta terça-feira, a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoveram o primeiro Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com o tema “Conhecer para Incluir”. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores. O encontro contou com a presença da comunidade, gestores e especialistas para debater inclusão, combater o capacitismo. O prefeito EDENILSON ZANARDI destacou, durante o evento, que a inclusão é compromisso da gestão municipal. Já o secretário de Assistência Social, PAULO HENRIQUE COUTO, afirmou que o Fórum é um marco para a cidade. O evento contou com palestras sobre “Pessoa com deficiência e capacitismo” e “A importância do Conselho Municipal na efetivação dos Direitos da Pessoa com Deficiência”.
A CDL vai realizar, na próxima segunda-feira, uma reunião de preparação para o Liquida São Miguel deste ano. O evento vai acontecer as partir das seis da tarde no auditório do Sicoob São Miguel. O encontro vai reunir os expositores do Liquida. Neste ano, cerca de 100 empresas vão participar do feirão no parque de exposições Rineu Gransotto. Na reunião de segunda feira serão apresentados os detalhes e as novidades do Liquida. O feirão de vendas do comércio vai acontecer no final de semana dos dias 12, 13 e 14 de setembro. A estrutura terá Praça de Alimentação com oito estabelecimentos confirmados, Feirão do Automóvel com cinco empresas e espaço kids, além de apresentações musicais com artistas locais.
As obras de revitalização na BR-163, especificamente no viaduto de Guaraciaba, alcançaram 93 por cento de conclusão. A informação é do deputado estadual do PT, FABIANO DA LUZ. Em entrevista para rádio Cedro, emissora afiliada a Rede Peperi de Comunicação, ele disse que a obra enfrenta um possível revés devido à falta de recursos financeiros. Paralelamente, houve uma redução no ritmo dos trabalhos, resultando no desligamento de dezenas de funcionários da empresa responsável pelas obras. A preocupação é de que a obra sofra um atraso e não seja concluída no prazo previsto que é o final deste ano. Um dos desafios para a conclusão do viaduto é a necessidade de remover um barranco no lado esquerdo da pista, visando a construção de uma faixa adicional, similar às faixas periféricas encontradas em rótulas. Essa remoção exigirá detonação, o que pode influenciar o prazo final da obra.
A obra na BR 163 necessita de um aporte adicional de 25 milhões de reais para ser finalizada. Esse montante não está contemplado no orçamento atual e depende de um repasse do DNIT nacional para o DNIT de Santa Catarina. Caso essa transferência não se concretize, existe a possibilidade de a obra ser paralisada ainda este ano, com uma possível retomada somente em 2026. Recentemente, a Câmara de Vereadores de São José do Cedro solicitou informações ao deputado federal PEDRO UCZAI sobre essa questão e a demissão de funcionários, mas ainda não obteve resposta. Apesar dos obstáculos, a empresa mantém suas atividades, embora a ausência de recursos financeiros represente uma ameaça à continuidade da obra.
Apesar da diminuição no quadro de funcionários da empresa responsável pela execução das obras na BR 163, a previsão é que os trabalhos prossigam até o final do ano, com término previsto para 30 de dezembro. A afirmação é do deputado estadual do PT, FABIANO DA LUZ. Ele explicou que a redução no número de trabalhadores é uma consequência da otimização das frentes de serviço. De acordo com o parlamente, para finalizar os sete por cento restantes da obra, o DNIT estima a necessidade de 25 milhões de reais, montante já solicitado ao DNIT nacional para ser transferido ao DNIT de Santa Catarina. O deputado comentou que apesar dessas dificuldades, a obra será entregue aos catarinenses até o final de 2025.
O projeto Prioriza reuniu nesta terça-feira, no Fórum de São Miguel do Oeste, a equipe do Ministério Público de Santa Catarina. O objetivo do encontrou foi identificar as principais necessidades do Extremo-Oeste em áreas como cidadania, direitos humanos, saúde pública, infância e juventude, meio ambiente e criminal. Antes do encontro, a Procuradora-Geral de Justiça, VANESSA CAVALLAZZI, atendeu a imprensa local e manifestou preocupação com os altos índices de violência doméstica e abuso sexual na região. De acordo com ela, 49 por cento dos exames periciais em casos de estupro envolvem vítimas com idades entre zero e 12 anos. Outro dado revela que 90 por cento das vítimas de feminicídio no estado nunca registraram boletim de ocorrência.
Os números relativos a violência contra a mulher demonstram que, apesar da importância da Lei Maria da Penha, muitas mulheres ainda não se sentem seguras para denunciar. O comentário é da Procuradora-Geral de Justiça, VANESSA CAVALLAZZI. Ela defendeu melhorias na estrutura das delegacias, a humanização da coleta de provas no Judiciário e a implementação de políticas públicas preventivas, incluindo discussões nas escolas. VANESSA frisou que o Ministério Publico reforça o incentivo para que vítimas busquem ajuda e alertou sobre as diferentes formas de violência como a física, psicológica e patrimonial. Após o atendimento à imprensa foi realizado um evento fechado no salão do Júri da Comarca, reunindo promotores de justiça de toda a região.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável começa, nesta semana, a entrega das certidões de aptidão para dar sequência à contratação do crédito junto às instituições financeiras credenciadas no Programa Juro Zero. Segundo o secretário IRTON LAMB, nesta edição, o programa passou por atualização nos valores e, nos meses de maio e junho, foi realizado o credenciamento das cooperativas de crédito participantes. Já estão habilitadas as instituições Sicredi, Sicoob e Sucredi, enquanto a Cressol segue em processo de credenciamento. Após o credenciamento das instituições, foi aberto o período de inscrições, que resultou em mais de 300 empresários cadastrados. A análise seguirá a ordem de protocolo e, caso os critérios sejam atendidos, os inscritos receberão a certidão de aptidão, documento que comprova a participação no programa.
A entrega das certidões será feita no Setor de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura, mediante notificação aos empresários. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável, IRTON LAMB, a certidão não garante, por si só, o acesso ao crédito, pois a liberação dos recursos depende da análise individual e aprovação por parte da instituição financeira escolhida pelo beneficiário. Devido à grande procura nesta etapa, o conselho responsável definiu que será liberado 60 por cento do valor solicitado pelas empresas, medida que visa atender o maior número possível de participantes. A expectativa do setor é que esta edição injete aproximadamente três milho e meio de reais na economia local.
Uma das novidades desta quinta edição do Programa Juro Zero é o aumento do valor dos limites de crédito disponíveis. Para os Microempreendedores Individuais, o valor passou de cinco para 10 mil reais. No caso de microempresas, o limite que era de 10 mil, subiu para 20 mil reais. Para os empreendedores do setor de turismo o valor passou de 50 mil para cem mil reais. Para o prefeito EDENILSON ZANARDI, o aumento dos limites é uma medida que reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da economia local. Ele disse que o Juro Zero é uma ferramenta importante de incentivo e apoio aos empreendedores. Segundo o prefeito, ao ampliar os limites, a administração cria mais oportunidades para que os negócios cresçam e se consolidem, gerando emprego e renda para a cidade.
Um caminhão estacionado em frente a uma oficina no bairro Industrial, em Dionísio Cerqueira, foi alvo de furto na manhã de terça-feira. O crime aconteceu por volta das 11 e meia quando a Polícia Militar foi acionada para atender à ocorrência de dano ao veículo e subtração de ferramentas de trabalho. Segundo a Polícia Militar, o vidro lateral do caminhão foi quebrado, e do interior foram levadas aproximadamente cinco chaves manuais. A funcionária do estabelecimento, que acionou a guarnição, informou que não presenciou o crime, mas ouviu relatos de populares que viram um homem em situação de rua próximo ao local momentos antes da ação. Os suspeitos ainda não foram identificados.
Um adolescente de 17 anos foi abordado pela Polícia Militar na tarde desta terça-feira, enquanto dirigia uma motocicleta sem habilitação na Rua Arlindo Henckes, no bairro Salete, em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, a guarnição fazia rondas de rotina quando viu o jovem conduzindo uma Honda C100 Biz. Durante a abordagem, foi realizada a consulta no sistema e confirmado que ele não possuía carteira de habilitação. Diante da situação, foram lavrados os autos de infração previstos no Código de Trânsito Brasileiro. Ainda conforme a PM, o proprietário da moto também responderá por permitir ou confiar a direção a pessoa não habilitada. O veículo foi liberado para um condutor regularizado.