ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 13 08 2022

-ENTIDADE PEDE AO STF QUE SUSPENDA LEI DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM

-TAXA DE DESEMPREGO DE SC CAI PARA 3,9% E SEGUE A MENOR DO PAÍS

-MAIS DE 400 EMPRESÁRIOS PARTICIPARAM DA POSSE DA NOVA DIRETORIA DA ACISMO

-COLETA DE RESÍDUOS NO MEIO RURAL COMEÇA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

-DEBATE NA PEPERI DISCUTE CONTEXTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

-POLICIA MILITAR PRENDE HOMEM QUE GUARDAVA 15 ARMAS EM CASA

-CRIANÇA FICA FERIDA AO SER ATROPELADA POR VEÍCULO NO BAIRRO SALETE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e oito centavos. O euro está valendo cinco reais e 21 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

A polícia da Nicarágua proibiu uma procissão católica na capital Manágua no sábado, citando motivos de segurança interna, informou a arquidiocese local nesta sexta-feira. A pressão sobre a igreja no país se intensificou neste ano. Em resposta, a arquidiocese pediu que os fiéis passem a sexta-feira em oração e jejum, e que compareçam à missa na catedral de Manágua, no sábado, sem a procissão. As relações entre a igreja católica e o governo da Nicarágua têm sido tensas desde que a igreja tentou servir como mediadora em 2018, após uma proposta de seguridade social apoiada por Ortega provocar protestos em todo o país.

O escritor britânico SALMAN RUSHDIE, autor do livro “Os versos satânicos” e jurado de morte pelo regime do Irã na década de 1980, foi atacado nesta sexta-feira quando estava prestes a dar uma palestra no estado de Nova York. A polícia local informou que RUSHDIE foi esfaqueado no pescoço e no torso por um homem que correu para o palco e atacou o autor no momento em que ele era apresentado ao público. Segundo a agência de notícias Associated Press, RUSHDIE, de 75 anos, levou entre dez e 15 golpes. Ele foi levado em helicóptero a um hospital local. Os médicos o submeteram a uma cirurgia e o estado dele é grave.

O Congresso dos Estados Unidos aprovou, nesta sexta-feira, o projeto de lei de mais de 430 bilhões de dólares do governo de JOE BIDEN para ser investidos em meio ambiente e saúde, uma vitória política significativa para o presidente a três meses das eleições de meio de mandato. Os democratas na Câmara dos Representantes conseguiram alcançar uma votação de 220 a favor e 207 contra. O pacote passou por votação no Senado americano no último domingo. O texto, que deve colocar o país no caminho para cumprir as metas de redução de gases de efeito estufa, ainda precisa ser sancionado por BIDEN que ontem afirmou que a aprovação do projeto foi uma vitória para a população.

Nos últimos dez anos, a cobertura vacinal da poliomielite caiu de 96 e meio por cento em 2012 para 61 vírgula três por cento em 2021, um dado que acende o sinal de alerta, especialmente no momento em que a doença é detectada em alguns países. Dados do DataSUS mostram que, até sexta-feira, o patamar de crianças vacinadas contra a pólio – uma doença grave e sem cura – não chegava nem a 50 por cento. O último caso da doença no Brasil foi em 1989. Em 1994, a Organização Mundial de Saúde declarou a erradicação da doença no Brasil, mas a vacinação é necessária porque o vírus circula em diversos países do mundo.

A Agência Nacional de Telecomunicações vai liberar a partir de terça-feira a ativação do sinal 5G puro em Curitiba, Goiânia e Salvador. A informação é de MOISÉS MOREIRA, conselheiro da agência responsável pelo tema. Com a decisão, serão oito capitais do país a contar com a tecnologia até a próxima terça-feira. A primeira foi Brasília, no dia 6 de julho. Depois, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre, em 29 de julho. Em 4 de agosto, foi a vez de São Paulo. Em Florianópolis, a 5G será ativada no dia 29 de setembro.

A Confederação Nacional de Saúde pediu ao Supremo Tribunal Federal que suspenda os efeitos da lei que instituiu um piso salarial nacional para os profissionais de enfermagem, que contempla enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. O caso será relatado pelo ministro LUÍS ROBERTO BARROSO. A CNSaúde afirmou ao STF que a norma é inconstitucional e apontou uma série de ilegalidades relacionadas ao piso. A entidade contestou, principalmente, a velocidade da tramitação do projeto de lei no Congresso Nacional e a falta de indicação de uma fonte de recursos para bancar o pagamento dos salários aos profissionais de enfermagem.

O governo de Santa Catarina divulgou nesta sexta-feira o plano de contigência para prevenção de novos casos de varíola dos macacos no Estado. Entre as respostas à doença, estão detecção mais rápida de infectados e maior destinação de recursos para o combate ao vírus. Segundo a atualização mais recente da Secretaria de Saúde, 22 pessoas foram infectados pela varíola dos macacos no Estado. Entre os casos confirmados em Santa Catarina, apenas um se trata de uma paciente mulher. A faixa etária num geral é de homens entre 25 a 50 anos. Foram 40 casos descartados e 146 ainda estão em investigação. Dos 22 confirmados, quatro casos precisaram ser hospitalizados, enquanto os demais mantiveram o isolamento domiciliar até o fim dos sintomas.

Santa Catarina ainda tenta se recuperar dos estragos provocados pelo ciclone que atingiu o Estado. Nesta sexta-feira, mais quatro cidades decretaram situação de emergência, e o total subiu para 10. Os municípios nesta situação são Canelinha, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Itajaí, Navegantes, Penha, Porto Belo e São João do Itaperiú. O ciclone causou estragos em 51 municípios. Ao menos cinco deles receberam itens de assistência humanitária, como colchões de solteiro e casal, kits de higiene pessoal e limpeza doméstica e telhas. As entregas somaram mais de 527 mil reais. Além disso, 516 pessoas que precisaram deixar suas residências ainda estão fora de casa.

Santa Catarina encerrou o segundo trimestre de 2022 com taxa de desemprego de três vírgula nove por cento, o que significa zero vírgula seis ponto percentual a menos do que a do trimestre anterior, que ficou em quatro e meio por cento. Os dados são da pesquisa Pnad Contínua Trimestral, divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE e reforçam a condição de pleno emprego no Estado. Em números absolutos, o total de pessoas procurando vaga de trabalho em junho era de 160 mil pessoas no Estado, 21 mil a menos do que em março, quando ficou em 181 mil desempregados. A menor taxa de desocupação registrada em Santa Catarina foi a do fim do quarto trimestre de 2013, em dois vírgula seis por cento.

O Balcão de Empregos de São Miguel do Oeste possui mais de 200 vagas de emprego disponíveis. Os moradores da cidade que enfrentam dificuldades na procura por um trabalho, podem recorrer ao Balcão de Empregos que fica na praça Walnir Botaro Daniel. As ofertas de trabalho são de diversa áreas do comércio e indústria. Conforme a Secretária de Desenvolvimento Sustentável do município, MARLI DA ROSA, o Balcão de Empregos atende as pessoas entre sete e 15 e 11 e 45 da manhã e na parte da tarde entre uma e meia e cinco e 45.

Terminou ontem a programação de atividades alusivas ao aniversário dos 62 anos da Biblioteca Pública Municipal José de Alencar. Desde segunda-feira, foram realizadas ações como contação de histórias, encontros com escritores locais e homenagens aos familiares do ex-prefeito AVELINO DEBONA. O espaço conta hoje com acervo de cerca de 30 mil obras, salas culturais, acesso à internet e está em processo de informatização para atendimento online. O evento de encerramento da semana da biblioteca foi um sarau literário na noite de ontem no local.

A Federação Catarinense dos Municípios realizou ao longo desta semana mais um congresso com os prefeitos, associações e consórcios de Santa Catarina. O evento terminou na última quinta-feira, sendo que ao todo, foram três dias de programação com palestras, painéis e encontros sobre os mais diversos temas de interesse dos municípios. Houve ainda a participação dos candidatos ao governo estadualque estiveram apresentando suas propostas e projetos para os próximos quatro anos. O evento foi realizado em São José e contou com a participação de 150 prefeitos e vice-prefeitos, sendo número recorde de participação e também com outras três mil e 500 pessoas ao longo dos três dias de evento.

A grande maioria dos prefeitos da região da Ameosc participou do congresso realizado nesta semana em São José. De acordo com a Ameosc, ao menos 14 prefeitos da região de abrangência confirmaram participação e além deles uma comitiva de vários municípios também participou do evento. Um deles foi o prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN. Em entrevista ele comentou que o principal objetivo com esse encontro é aperfeiçoar os prefeitos diante das dificuldades encontradas na rotina. Ele destacou que os seminários e palestras foram fundamentais, além da troca de experiência entre os prefeitos visando um melhoramento do trabalho prestado em cada município.

Outro prefeito da região Extremo Oeste que esteve participando do congresso em São José foi JUAREZ FURTADO de Romelândia. Ele avaliou o encontro como importante e frisou que foi o primeiro congresso que participou como prefeito, sendo que em outras edições participava como vereador. Conforme ele, o momento realizado foi de muitas ideias e de informações de relevância aos gestores municipais, como por exemplo, na questão de aplicação de recursos e demais assuntos envolvendo a Administração pública. JUAREZ FURTADO aproveitou a viagem ainda para ao menos três audiências visando recursos para o município de Romelândia.

Mais um macaco foi encontrado morto no interior de Itapiranga nesta sexta-feira. O animal foi levado por cães até a sede de uma propriedade rural na Linha Coqueiro. A equipe da Vigilância Sanitária acredita que os cães não mataram o macaco, somente o levaram até a propriedade. A Vigilância e a equipe da Regional de Saúde realizaram a necropsia e a coleta de amostras biológicas dos órgãos do macaco. Conforme o fiscal sanitário ALCENIR BENACHIO, o material será encaminhado para o Laboratório Lacen, em Florianópolis, 12. Objetivo é realizar análise em virtude de suspeita de raiva e febre amarela. A Vigilância Sanitária ainda aguarda resultado dos exames solicitados de outro macaco encontrado morto próximo a cidade de Itapiranga no final de julho.

O Município de São Miguel do Oeste divulgou nesta sexta-feira o cronograma completo de vacinação contra COVID para a próxima semana. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira das sete da manhã as sete da noite, sem fechar ao meio-dia, na Unidade de Saúde Central, ao lado da Praça Belarmino Annoni. No sábado da semana que vem, será o Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação. Para crianças de 3 a 11 anos, a vacinação é realizada somente mediante agendamento, que pode ser feito presencialmente na Sala de Vacinas, ou pelo telefonewhats (49) 9 9168-1133.

O calendário da vacinação contra a Covid da próxima semana começa na segunda-feira com a primeira, segunda e terceira dose para adolescentes, de 12 anos acima, e adultos retardatários; a quarta dose para pessoas de 30 anos acima, que receberam a terceira dose há mais de quatro meses; e dose de reforço para pessoas que receberam duas doses da vacina JANSSEN. Na terça-feira, ocorre a aplicação da primeira, segunda e terceira dose para adolescentes, de 12 anos acima, e adultos retardatários; a quarta dose para pessoas de 30 anos acima, que receberam a terceira dose há mais de quatro meses; e dose de reforço para pessoas que receberam duas doses da vacina JANSSEN.

A Secretaria de Agricultura vai promover na próxima semana mais uma Coleta de Materiais Sólidos e Recicláveis no Meio Rural. A campanha vai acontecer entre segundo e sexta-feira. O calendário contempla cinco dias de recolha nas comunidades rurais, em parceria com as secretarias de Obras e de Saúde, Epagri e Associação de Coletores de Materiais Recicláveis. De acordo com o secretário de Agricultura, ANTÔNIO ORSO, os moradores devem organizar os materiais e levar até os locais indicados no roteiro a fim de dar o descarte correto aos itens que podem ser reciclados. Segundo com ORSO, serão recolhidos plásticos, papéis, metais, vidros, ferramentas, equipamentos e sacos de adubo e ração. Não serão recolhidos lixo orgânico, embalagens de agrotóxicos, rejeitos como fraldas, papel higiênico e similares, lâmpadas, pneus, roupas e calçados.

A Coleta de Materiais Sólidos e Recicláveis no Meio Rural da próxima semana vai manter o mesmo padrão das edições anteriores. O secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO disse que os agricultores devem separar os materiais e levar até o pontos de coleta de costume. Na segunda-feira, dia 15, o caminhão da prefeitura vai passar nas comunidades de Jacutinga Guamerim, Waldemar, Alto Guamerim, Emboaba, Várzea Alegre e Caxias. Na terça, dia 16, o roteiro prevê o recolhimento dos materiais nas linhas Parda, Barra do Guamerim, Santa Catarina, Santa Ana, Campo Salles, Pérola, Três Barras e Linha Fátima.

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste empossou, em solenidade festiva realizada na noite desta sexta-feira, o novo Conselho Diretor para o biênio 2022 a 2024. A cerimônia de posse dos eleitos aconteceu no Clube Comercial, com presença de mais de 400 pessoas entre autoridades, representantes de entidades, empresários, associados da Acismo e imprensa local. A programação as seis da tarde com Recepção com Café Colonial e momento de networking entre os associados. A Cerimônia de posse da Diretoria Gestão 202224 e coordenadores de núcleos começou as sete e 15 e as oito e meia ocorreu a apresentação do case de sucesso da empresa Sollos de Princesa, com seu fundador e CEO, empresário CLAUDIO FRANK. O encerramento teve Show do tradicionalista JOÃO CHAGAS LEITE.

São Miguel do Oeste tem vocação para o associativismo. A afirmação foi feita durante o discurso de posse do presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA. Ele citou que o associativismo envolve participação, solidariedade, união e cooperação por objetivos comuns. DANIEL destacou que essa é uma maneira que a entidade encontrou para mobilizar as empresas e fazer acreditar que juntos é possível criar propósitos e caminhos para solucionar conflitos enfrentados pela sociedade. O presidente da Acismo disse ainda que o maior legado que o associativismo deixa é o desenvolvimento de novas lideranças. Juntamente com o presidente DANIEL, outros 21 empresários assumiram o compromisso de liderar a associação nos próximos dois anos.

O Peperi Debates deste final de semana voltou a discutir o contexto da violência contra a mulher, quais são as causas e os caminhos para enfrentar esse problema. O programa de hoje questionou se de fato é possível resolver de modo definitivo essa questão? No mês do Agosto Lilás, o Peperi Debates recebeu a promotora de Justiça MARCELA BOLDORI FERNANDES, a psicóloga do Creas, PATRICIA FALAVIGNA e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, LUCILENE BIENSFELD. As fotos e o áudio do debate estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

Para entender o fenômeno da violência contra a mulher é preciso resgatar as origens desse problema. A afirmação é da promotor de Justiça, MARCELA BOLDORI FERNANDES. Ela disse que a violência de gênero existe por múltiplos fatores, como culturais, estruturais e históricos. MARCELA comentou que a partir do momento em que a mulher resolveu emitir os seus desejos e pensamentos, passou a ser mais reprimida. Na visão da promotora, os casos que agora são registrados formalmente revelam uma cifra oculta, ou seja, a violência sempre esteve presente mas agora as mulheres estão denunciando mais. Ela também destacou a dificuldade que ainda existe em combater as violências do cotidiano que são naturalizadas e aceitas como algo normal, tanto por homens quanto por mulheres.

As mulheres estão mais conscientes e seguras para identificar e denunciar as situações de violências domésticas. A observação é da psicóloga do Creas, PATRICIA FALAVIGNA. Apesar disso, de acordo ela, a superação desse problema ainda ocorre lentamente. O maior desafio é descontruir as relações de poder e construir uma nova relação de gênero. PATRICIA comentou que as mulheres ainda precisam lutar muito para conquistar o espaço na sociedade. Ela citou a relação ainda é desigual entre homens e mulheres em diversos espaços sociais, entre eles o mercado de trabalho onde elas ganham menos do que eles. A psicóloga comentou ainda que é preciso avançar na conscientização da sociedade sobre o tema e a importância da denúncia.

Os casos de violência contra a mulher continuam acontecendo, mas ainda tem muita coisa oculta, que não chega ao conhecimento das autoridades. A afirmação é da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, LUCILENE BIENSFELD. Ela ressaltou que o Estado é fundamental nesse contexto com campanhas e políticas públicas para garantir a emancipação da mulher e o combate efetivo desse problema. LUCILENE comentou que houve um avanço da legislação nos últimos anos, mas ainda é preciso ampliar a estrutura para romper o ciclo da violência doméstica. Ela citou que tudo parte do pressuposto de respeito à mulher e essa condiçaõ não está presente em muitas relaçoes familiares e sociais. Outro ponto citado pela presidente do Condim é a educação nas famílias e nas escolas para ressaltar a importância da igualdade dos papeis entre meninos e meninas a fim de garantir uma relação de gênero mais igual.

Um homem, foi preso com armas e munições no centro de Belmonte, na final da tarde de ontem. As guarnições da Polícia Militar de Descanso e Belmonte chegaram até a casa do suspeito após denúncias de que ele estaria agredindo a esposa e familiares. Durante o registro da ocorrência, os policiais fizeram buscas na residência e localizaram seis espingardas calibres 12, além de um revólver 38, uma pistola 22, uma espingarda de pressão e munições de diversos calibres. O homem foi preso e levado para aDelegacia de Polícia da Comarca de São Miguel do Oeste.

Uma criança ficou ferida ao ser atropelada no final da tarde de ontem no bairro Salete. O acidente aconteceu por volta das seis horas na rua Tamandaré. De acordo com o condutor do veículo, a criança atravessou a rua atrás de uma bola e ao pegar voltou correndo na frente do veículo. Ele disse que tentou parar o carro, mas acabou atingido o menino. A criação sofreu escoriações e se queixava de dores nas costas. O menino foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.