ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 13-08-2021 Sexta-feira

-TSE LANÇA PACOTE PARA AMPLIAR TRANSPARÊNCIA DAS URNAS ELETRÔNICAS

-110 CIDADES DE SC PODEM TER USADO RECURSOS DA COVID PARA OUTROS FINS

-ESCOLA DA COMUNIDADE DE SÃO LOURENÇO PROVIDENCIA MELHORIA NA INFRAESTRUTURA

-INSCRIÇÕES PARA CANDIDATAS À RAINHA E PRINCESAS DE BELMONTE SEGUEM ATÉ FINAL DO MÊS

- IPORÃ DO OESTE DESENVOLVE AÇÕES DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

-PROJETO DE PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA É NOVIDADE EM DUAS ESCOLAS DA REGIÃO

-MOTOCICLISTA SEM CARTEIRA DE HABILITAÇÃO SE ENVOLVE EM ACIDENTE COM CARRO

-DOIS HOMENS SÃO PRESOS AO TRANSPORTAR CARGAS DE VINHO ESTIMADAS EM 150 MIL REAIS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 17graus. A mínima das últimas horas foi de 10graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo seis reais e 16centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


Chuvas torrenciais no centro da China mataram pelo menos 21 pessoas. A província de Hubei, cerca de mil quilômetros a oeste de Xangai, vem sendo atingida por fortes chuvas desde quarta-feira. Em um dos municípios da região, choveu mais de 400 milímetros nesta quinta-feira. Imagens mostram as ruas submersas, correntezas e casas inundadas. Em julho, outra onda de chuvas torrenciais matou mais de 300 pessoas também na região central da China.


Como Grécia, Turquia e Argélia, a Itália também é palco de incêndios florestais agravados pela onda de calor na região do Mar Mediterrâneo. Junto com a vegetação, o fogo também atinge animais silvestres. Segundo a associação Legambiente, nos últimos dois meses, cerca de 20 milhões de animais morreram em incêndios. A Itália registra ainda uma onda de calor histórica. Na província de Siracusa, na ilha da Sicília, os termômetros registraram 48 vírgula oito graus na quarta-feira, o recorde da Europa, superando os 38 graus de Atenas, em 1977.


Novos dados do Censo dos Estados Unidos publicados nesta quinta-feira mostram que a população branca caiu pela primeira vez na história na última década, com aumento significativo de pessoas que se identificam como multirraciais, hispânicos e asiáticos impulsionando a maior parte do crescimento populacional entre os anos de 2010 e 2020. A população branca não hispânica, que continua o maior grupo racial ou étnico do país, encolheu em oito vírgula seis por cento ao longo da década e agora representa 57 vírgula oito por cento da população norte-americana, a menor participação já registrada.


O Senado aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira, o projeto que permite enquadrar pessoas com receita bruta anual de até 130 mil reais na categoria de microempreendedores individuais. Atualmente, o limite para enquadramento é de receita bruta anual de até 81 mil. O projeto também prevê a possibilidade de o MEI poder contratar até dois empregados, desde que cada um receba o equivalente a um salário mínimo ou ao piso salarial da categoria profissional contratada. O limite atual é de apenas um funcionário por MEI. A proposta segue para a análise da Câmara dos Deputados. O enquadramento como MEI possibilita pagamento de carga tributária reduzida e com recolhimento simplificado.


O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, adiou para a próxima terça-feira a votação da reforma do Imposto de Renda de empresas, pessoas físicas e investimentos. Ele atendeu a um pedido dos líderes partidários, que pediram mais tempo para analisar o texto. Empresários, governadores e prefeitos atuaram nos bastidores para adiar a votação. Eles argumentam que a reforma vai trazer mais perdas do que ganhos ao sistema tributário. A maior polêmica é em relação ao impacto final da reforma já que estados e municípios calcularam perda de 16 bilhões e meio de reais de arrecadação para os cofres dos governos.


Com o objetivo de ampliar a transparência da urna eletrônica, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, LUÍS ROBERTO BARROSO, anunciou uma série de medidas nesta quinta-feira. O anúncio vem dois dias após a Câmara dos Deputados rejeitar a proposta do voto impresso e dos questionamentos do presidente JAIR BOLSONARO ao voto eletrônico. O tribunal decidiu criar uma comissão externa de transparência composta por universidades, entidades da sociedade civil e diversos órgãos públicos, entre eles as Forças Armadas e a Polícia Federal. Além da criação da comissão, o presidente da corte eleitoral também anunciou a ampliação do prazo de seis meses para um ano da abertura do código-fonte, programa que é inserido na urna para permitir a votação e a totalização dos votos. Assim, os partidos terão mais tempo para verificar como funciona a tecnologia.


A Federação das Indústrias de Santa Catarina, que nesta quinta-feira empossou sua diretoria para os próximos três anos, lançou um programa de investimento de 510 milhões nas entidades do Sistema “S” do Estado. O presidente da Fiesc, MARIO CEZAR DE AGUIAR, informou que esse é o maior programa de investimentos da entidade e 70 por cento desses recursos serão destinados para educação no Senai e no Sesi. O plano visa principalmente fortalecer a formação de estudantes para atuar na indústria quatro ponto zero, uma das principais carências de trabalhadores do setor. Os recursos serão utilizados na construção de novas unidades e melhoria dos laboratórios atuais.


Depois da aprovação do aumento de salário dos professores, os deputados começam a analisar o reajuste para os policiais e demais servidores da segurança pública. O projeto da segurança já tramita na Assembleia. Serão beneficiados mais de 30 mil servidores, ativos e inativos do quadro das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Geral de Perícias. No caso do salário inicial dos praças da PM, por exemplo, o piso será de seis mil reais. De forma geral, o aumento para a categoria será em torno de 20 por cento. Uma emenda apresentada pelo deputado JESSÉ LOPES prevê que o acréscimo seja concedido de forma linear. O reajuste, se aprovado, deve ser aplicado em 2022.


Um relatório preliminar do Tribunal de Contas de Santa Catarina aponta que 110 cidades de Santa Catarina são suspeitas de usar quatro milhões e 300 mil reais de verbas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 para outros fins. Segundo o TCE, os recursos enviados pelo governo federal foram usados, por exemplo, para pagar cestas de Natal, construir pontes, pavimentar ruas e comprar café e não em ações destinadas à saúde e à assistência social. O documento foi enviado aos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19. O TCE afirma que o levantamento é passível de correções e deve ser finalizado até setembro.


-ESCOLA DA COMUNIDADE DE SÃO LOURENÇO PROVIDENCIA MELHORIA NA INFRAESTRUTURA

-INSCRIÇÕES PARA CANDIDATAS À RAINHA E PRINCESAS DE BELMONTE SEGUEM ATÉ FINAL DO MÊS

-URBANISMO DE TUNÁPOLIS PEDE MAIOR CONTRIBUIÇÃO DOS MORADORES NA RECOLHA DE GALHOS

-CRAS DE IPORÃ DO OESTE DESENVOLVE AÇÕES DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

-PROJETO DE PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA É NOVIDADE EM DUAS ESCOLAS DA REGIÃO


Tunápolis reduziu o número de casos positivos de Covid-19. O município registra avanços no combate ao Coronavírus. No momento são apenas nove pessoas com resultado positivo para a doença. Conforme o boletim divulgado ontem pelo Comitê de Crise, Tunápolis não possui internações em decorrência da Covid. O município já registrou mil 314 casos positivos e oito mortes causadas pela doença. A campanha de vacinação registra aplicação de cinco mil 412 doses da vacina, sendo mil e 800 com duas doses do imunizante.


Belmonte está com inscrições abertas para as candidatas à Rainha e Princesas, que vão representar o município na Segunda Feira de Indústria, Comércio, Artesanato e Pecuária, prevista para o ano que vem. De acordo com o presidente da Comissão Organizadora do evento de Belmonte, KEVIN RORATTO PEREIRA, o período de inscrições começou no início de agosto e se estenderá até o final do mês. O principal requisito para representar a corte belmontense é ter disponibilidade de tempo para cumprir todas as agendas que são inerentes ao posto. Caso eleita, não pode estar grávida, tem que ser brasileira nata ou naturalizada até a data do concurso, ter idade entre 15 e 22 anos, não ter sido eleita anteriormente rainha ou princesa do município e não ter vinculado fotos ou vídeos que possam comprometer a reputação nas redes sociais ou na internet. Ainda, é necessário comprovar a idade com documento de identidade, com foto, que seja válido em território nacional.


A CCO da Segunda Feira de Indústria, Comércio, Artesanato e Pecuária de Belmonte salienta que a expectativa é ter em torno de 15 garotas inscritas. Caso haja mais inscritas, haverá uma pré-seleção, no dia 10 de setembro, antes da escolha oficial. Os critérios de avaliação, segundo o presidente da Comissão Organizadora, serão harmonia, beleza, elegância, desembaraço, simpatia, comunicação e articulação. Para fazer a escolha, KEVIN PEREIRA explica que haverá um evento mais restrito, por conta da pandemia. A ideia é fazer uma live, na qual serão convocadas algumas pessoas para serem os jurados, os quais ainda não foram definidos. PEREIRA demonstra consternação por todos aqueles que já partiram com Covid e não puderam ser imunizados, porém ressalta que agora, com a ampla distribuição de vacinas, o momento contribui para fazer a escolha das soberanas e também para a organização da Feira como um todo.


KEVIN PEREIRA reitera que muitos municípios desistiram da ideia de ter soberanas. Inclusive na última feira realizada em Belmonte não havia. Na opinião do presidente da CCO, a escolha de soberanas remete a algo mais tradicionalista, que existia no passado e era bonito ter essas representantes do município e da população belmontense. PEREIRA estima que a iniciativa de definir soberanas vai perdurar durante as próximas edições, pois é algo que as pessoas gostam de ver, inclusive de estar presente na escolha, mesmo que agora seja de maneira virtual. A Segunda Feira de Indústria, Comércio, Artesanato e Pecuária de Belmonte está prevista para a primeira quinzena de março de 2022. KEVIN PEREIRA reitera que a comissão é bem flexível e caso a pandemia não permita, não haverá feira. A esperança da CCO é que a situação estará melhor até lá, por isso trabalha para deixar tudo preparado. Algumas reuniões já foram realizadas para discutir a participação dos comerciantes, e foram feitas inclusive pesquisas para definir a participação de empresas de fora, de segmentos não disponíveis em Belmonte. A Comissão Organizadora também faz questão de promover um evento no qual a população sinta-se parte das escolhas.


A Escola de Educação Básica São Lourenço, da comunidade de mesmo nome, no interior de Iporã do Oeste, providenciou melhorias na infraestrutura nos últimos meses. Conforme o diretor WAGNER FERRARI, com ajuda da professora ANDREA, de Artes, os alunos da primeira série do Novo Ensino Médio fizeram revitalização do emblema da escola, que já estava deteriorado pela ação do tempo e por conta de intempéries. FERRARI destaca que o emblema ficou mais colorido e vívido, o que chama atenção de quem passa pela rua, até para identificar a escola. Ainda nos últimos meses a EEB São Lourenço fez pequenas reformas que melhoraram o aspecto visual e a segurança dos alunos. Próximo ao local onde foi colocado o emblema da escola, foi edificado um muro de contenção, com colocação de grades, e ainda foi feita calçada, além de reposicionar o abrigo de ônibus, que antes inclusive interferia no tráfego da rodovia em frente à escola.


A escola também está providenciando construção de duas escadas de alvenaria, na parte mais baixa e lateral do educandário. Dessa forma será proporcionada maior segurança aos usuários, estudantes e pessoas que frequentam o espaço da escola, principalmente próximo ao museu. Ainda ontem, a escola fez uma programação especial alusiva ao Dia do Estudante, com homenagem e hora cultural, além de distribuir lembranças para os alunos.


O Setor de Urbanismo de Tunápolis pede maior contribuição dos moradores na recolha de galhos. Falta de atenção causa transtornos com entulhos nos passeios públicos. Conforme o Chefe do Setor de Urbanismo, ARTÊMIO PAZINI a recolha de galhos no centro é realizada toda primeira e terceira segunda-feira de cada mês. É solicitado que os galhos sejam depositados nas calçadas no sábado ou domingo que antecede o dia da recolha. PAZINI alerta que é bastante comum a falta de atenção dos moradores que realizam poda de árvores e limpeza de terrenos sem critério. Com frequência galhos são dispostos nas calçadas, muitas vezes a recolha acabou de ser feita, e horas depois novamente são depositados galhos no local. O Chefe do Urbanismo lamenta que os galhos nas calçadas acabam atrapalhando os pedestres e ainda causam uma imagem negativa da cidade.


Iporã do Oeste aderiu à campanha alusiva ao Agosto Lilás, que é lembrada a nível nacional pelo mês de combate à violência contra a mulher. Conforme a psicóloga do CRAS, JANAÍNA HASS BRESSLER, o principal objetivo é levar informação às mulheres, para que elas possam conhecer seus direitos e saber identificar ações que possam vivenciar em suas relações afetivas. Também tem o intuito de chamar a atenção da sociedade para esse assunto, para que possa estar alerta e saber como ajudar uma mulher que está sendo vítima de violência. Segundo disposto na Lei Maria da Penha, existem cinco tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher. São a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.


A violência física se refere às agressões, integridade e saúde corporal da mulher. É o tipo de violência que mais aparece, por deixar marcas e inclusive lesões. A violência psicológica é a mais frequente e considera as condutas que prejudicam o emocional da mulher. Tem ainda a violência sexual, entendida como ações que causam prejuízos relacionados às questões sexuais e também reprodutivas da mulher. Outra violência destacada pela psicóloga JANAÍNA é a patrimonial, que envolve prejuízos referentes às questões de bens, pertences, documentos e dinheiro. Por fim, a violência moral diz respeito à prática de calúnia, difamação, injúria, na qual o homem tenta diminuir a imagem da mulher perante à sociedade. Já o agressor, conforme JANAÍNA pode ser qualquer pessoa com quem a mulher tenha relacionamento afetivo. Não precisa ser necessariamente homem. O agressor muitas vezes pode ser uma mãe, um filho, uma companheira, sogra, irmãos, ou qualquer vínculo emocional entre agressor e vítima, que se configure segundo a Lei Maria da Penha, em crime de violência doméstica ou familiar.


De acordo com a psicóloga JANAÍNA BRESSLER, a história de cada mulher tem suas particularidades, mas é comum que as vítimas de violência tenham dificuldade para se libertar dessas situações que vivenciam. Ela orienta procurar os serviços da Secretaria de Saúde e o acompanhamento psicossocial, que é desenvolvido pelas equipes técnicas do CRAS ou Departamento de Assistência Social. Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100 ou 180, que é específico para a questão da violência contra a mulher, ou ainda procurar a Polícia Civil. O CRAS e a Assistência Social produziram material informativo que será divulgado nas mídias sociais. A equipe técnica do CRAS ainda desenvolve trabalhos de prevenção por meio de atividades educativas com os grupos do PAIF. JANAÍNA acrescenta que num momento de emergência, as mulheres sempre podem pedir ajuda onde estejam se sentindo seguras naquele momento, seja numa loja, mercado ou farmácia. É por esse motivo que a Assistência Social defende que a sociedade também precisa estar informada sobre essa temática, para acolher essas vítimas de violência doméstica e familiar, e saber acionar os órgãos competentes.


Projeto de pedagogia da alternância é novidade em duas escolas da região. A modalidade surgiu na França e já está há mais tempo no Brasil, especialmente no estado do Espírito Santo e em algumas cidades de Santa Catarina. Na região da antiga ADR de Itapiranga, o Projeto de Pedagogia da Alternância no ensino fundamental iniciou neste ano nas Escolas Estaduais da comunidade de Conceição/Itapiranga e Ervalzinho/São João do Oeste. O diretor da Escola de Ensino Fundamental Padre João Rick, de Ervalzinho, ADAIR JOSÉ SCHWAB, defende a nova modalidade de ensino. Ele afirma que o objetivo do projeto é transformar a Escola no Campo em Escola do Campo, uma vez que no sistema antigo elas tinham um currículo comum, e neste novo sistema, além das tradicionais disciplinas, elas desenvolvem outras específicas para o modelo.


Além de Português, Matemática e outras disciplinas do currículo comum, o modelo de pedagogia da alternância trabalha pelo menos três outros projetos. O Projeto de Vida Protagonismo Juvenil permite o aluno despertar o gosto por alguma profissão em geral, voltada ao campo. O Projeto de Intervenção e Pesquisa, quando é trabalhada a parte científica de como se produz um artigo, ou um texto e outras técnicas que facilitam o desenvolvimento de diversas atividades no campo. E ainda a disciplina de Agricultura. Nesse projeto as atividades se dividem em duas partes, uma na prática e outra teórica. A Disciplina de Agricultura é coordenada pela professora ELOÍSA MOMBACH, formada em agronomia, e para suas atividades, conta com uma área ampla, de dez mil metros quadrados, que pertence à escola, e logo em frente uma área cedida pelo agricultor CIRILO TERNUS, na qual foi criada uma pequena Estação Experimental.


Nessa área são cultivadas diferentes variedades de culturas vegetais. O primeiro experimento iniciou ainda antes do inverno, quando foram semeadas várias espécies de pastagens de inverno. O modelo consiste nas avaliações, por exemplo, a semeadura de várias sementes diferentes, áreas com e sem adubação, e avaliação de qualidade e produtividade de cada uma. O Projeto de Pedagogia da Alternância compreende os 52 alunos do educandário visa a permanência do jovem no campo e o seu envolvimento com a comunidade, com o objetivo de também despertar novos líderes. Uma das atividades sociais que o projeto já está elencando é o de cuidar do ajardinamento em frente à igreja, sociedade e a própria escola. O diretor da Escola de Ensino Fundamental Padre João Rick considera importante o apoio da coordenadoria, que nesta semana esteve em Florianópolis na busca de novidades para o projeto. Outra notícia muito comemorada foi o repasse de 250 livros para a biblioteca da escola, coletânea enviada pela Fundação de Bancos Sociais de Porto Alegre. A doação foi intermediada pela professora de Iporã do Oeste, MICHELLE HEMSING.


-MOTOCICLISTA SEM CARTEIRA DE HABILITAÇÃO SE ENVOLVE EM ACIDENTE COM CARRO

-DOIS HOMENS SÃO PRESOS AO TRANSPORTAR CARGAS DE VINHO ESTIMADAS EM 150 MIL REAIS


Acidente entre dois carros no cruzamento das Ruas XV de Novembro com a Castelo Branco, no centro de São Miguel do Oeste, deixou uma mulher ferida na tarde desta quinta-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima dirigia um dos veículos e precisou ser imobilizada e colocada em maca rígida. Ela foi socorrida e encaminhada ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. De acordo com testemunhas, ambos faziam sentidos opostos quando o Vectra teria tentado entrar na XV de Novembro, causando a colisão com o Eco Sport. A PM foi acionada para fazer levantamento das causas.


Outro acidente, envolvendo um caminhão de gás e uma motocicleta, foi registrado por volta das 20h desta quinta-feira, na Avenida Salgado Filho, esquina com a La Salle, também em São Miguel do Oeste. O motociclista relatou que teve a frente cortada pelo entregador de gás, que fugiu sem prestar socorro. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhou o jovem ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso para avaliação médica. Ele apresentava escoriações e se queixava de dores. A Polícia Militar foi acionada e elaborou o boletim de ocorrência.


Já um terceiro acidente de trânsito ocorrido ontem, este em Mondaí, envolveu um motociclista sem carteira de habilitação, conduzindo uma Honda Titan. Ele colidiu num VW/FOX, às 13h30 desta quinta-feira. Segundo a Polícia Militar, ambos os veículos circulavam no mesmo sentido, quando o Fox reduziu para entrar na garagem de casa, momento que o condutor da moto não conseguiu frear e bateu na lateral dianteira do carro. O condutor da motocicleta sofreu lesões na cabeça e no braço, mas dispensou atendimento médico. Já a caroneira saiu ilesa. Durante os procedimentos, a guarnição da PM constatou que o motociclista não possuía CNH e que a propriedade da moto era da mãe dele. A polícia confeccionou o Boletim de Ocorrência, seguido de Termo Circunstanciado pelo crime de entregar veículo para pessoa não habilitada. A proprietária da motocicleta foi compromissada a comparecer em juízo. A PM ainda efetuou o levantamento das causas do acidente e recolheu a motocicleta ao pátio conveniado.


Dois veículos foram apreendidos na tarde desta quinta-feira, na BR 163, em Dionísio Cerqueira, carregados com vinho descaminhado da Argentina. O condutor do veículo GM/Vectra, com placas de Francisco Beltrão-PR, tentou fugir pela mata ao avistar a barreira policial, mas foi localizado e preso pela Polícia Militar, após ser verificado que o veículo estava carregado com 75 caixas de vinho, totalizando 440 garrafas, sem a devida legalização na aduana. Outro veículo, Hyundai/HB20, do Rio Grande do Sul, foi abordado logo em seguida, e dentro dele foram localizadas sete caixas de vinho, totalizando 38 garrafas. Os veículos e cargas foram apreendidos e entregues na Receita Federal, juntamente com os respectivos condutores. O valor das apreensões foi estimado em 150 mil reais.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.