De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 24 centavos. O euro está valendo seis reais e 16 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Chuvas torrenciais no centro da China mataram pelo menos 21 pessoas. A província de Hubei, cerca de mil quilômetros a oeste de Xangai, vem sendo atingida por fortes chuvas desde quarta-feira. Em um dos municípios da região, choveu mais de 400 milímetros nesta quinta-feira. Imagens mostram as ruas submersas, correntezas e casas inundadas. Em julho, outra onda de chuvas torrenciais matou mais de 300 pessoas também na região central da China.
Como Grécia, Turquia e Argélia, a Itália também é palco de incêndios florestais agravados pela onda de calor na região do Mar Mediterrâneo. Junto com a vegetação, o fogo também atinge animais silvestres. Segundo a associação Legambiente, nos últimos dois meses, cerca de 20 milhões de animais morreram em incêndios. A Itália registra ainda uma onda de calor histórica. Na província de Siracusa, na ilha da Sicília, os termômetros registraram 48 vírgula oito graus na quarta-feira, o recorde da Europa, superando os 38 graus de Atenas, em 1977.
Novos dados do Censo dos Estados Unidos publicados nesta quinta-feira mostram que a população branca caiu pela primeira vez na história na última década, com aumento significativo de pessoas que se identificam como multirraciais, hispânicos e asiáticos impulsionando a maior parte do crescimento populacional entre os anos de 2010 e 2020. A população branca não hispânica, que continua o maior grupo racial ou étnico do país, encolheu em oito vírgula seis por cento ao longo da década e agora representa 57 vírgula oito por cento da população norte-americana, a menor participação já registrada.
O Senado aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira, o projeto que permite enquadrar pessoas com receita bruta anual de até 130 mil reais na categoria de microempreendedores individuais. Atualmente, o limite para enquadramento é de receita bruta anual de até 81 mil. O projeto também prevê a possibilidade de o MEI poder contratar até dois empregados, desde que cada um receba o equivalente a um salário mínimo ou ao piso salarial da categoria profissional contratada. O limite atual é de apenas um funcionário por MEI. A proposta segue para a análise da Câmara dos Deputados. O enquadramento como MEI possibilita pagamento de carga tributária reduzida e com recolhimento simplificado.
O presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, adiou para a próxima terça-feira a votação da reforma do Imposto de Renda de empresas, pessoas físicas e investimentos. Ele atendeu a um pedido dos líderes partidários, que pediram mais tempo para analisar o texto. Empresários, governadores e prefeitos atuaram nos bastidores para adiar a votação. Eles argumentam que a reforma vai trazer mais perdas do que ganhos ao sistema tributário. A maior polêmica é em relação ao impacto final da reforma já que estados e municípios calcularam perda de 16 bilhões e meio de reais de arrecadação para os cofres dos governos.
Com o objetivo de ampliar a transparência da urna eletrônica, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, LUÍS ROBERTO BARROSO, anunciou uma série de medidas nesta quinta-feira. O anúncio vem dois dias após a Câmara dos Deputados rejeitar a proposta do voto impresso e dos questionamentos do presidente JAIR BOLSONARO ao voto eletrônico. O tribunal decidiu criar uma comissão externa de transparência composta por universidades, entidades da sociedade civil e diversos órgãos públicos, entre eles as Forças Armadas e a Polícia Federal. Além da criação da comissão, o presidente da corte eleitoral também anunciou a ampliação do prazo de seis meses para um ano da abertura do código-fonte, programa que é inserido na urna para permitir a votação e a totalização dos votos. Assim, os partidos terão mais tempo para verificar como funciona a tecnologia.
A Federação das Indústrias de Santa Catarina, que nesta quinta-feira empossou sua diretoria para os próximos três anos, lançou um programa de investimento de 510 milhões nas entidades do Sistema “S” do Estado. O presidente da Fiesc, MARIO CEZAR DE AGUIAR, informou que esse é o maior programa de investimentos da entidade e 70 por cento desses recursos serão destinados para educação no Senai e no Sesi. O plano visa principalmente fortalecer a formação de estudantes para atuar na indústria quatro ponto zero, uma das principais carências de trabalhadores do setor. Os recursos serão utilizados na construção de novas unidades e melhoria dos laboratórios atuais.
Depois da aprovação do aumento de salário dos professores, os deputados começam a analisar o reajuste para os policiais e demais servidores da segurança pública. O projeto da segurança já tramita na Assembleia. Serão beneficiados mais de 30 mil servidores, ativos e inativos do quadro das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Geral de Perícias. No caso do salário inicial dos praças da PM, por exemplo, o piso será de seis mil reais. De forma geral, o aumento para a categoria será em torno de 20 por cento. Uma emenda apresentada pelo deputado JESSÉ LOPES prevê que o acréscimo seja concedido de forma linear. O reajuste, se aprovado, deve ser aplicado em 2022.
Um relatório preliminar do Tribunal de Contas de Santa Catarina aponta que 110 cidades de Santa Catarina são suspeitas de usar quatro milhões e 300 mil reais de verbas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 para outros fins. Segundo o TCE, os recursos enviados pelo governo federal foram usados, por exemplo, para pagar cestas de Natal, construir pontes, pavimentar ruas e comprar café e não em ações destinadas à saúde e à assistência social. O documento foi enviado aos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19. O TCE afirma que o levantamento é passível de correções e deve ser finalizado até setembro.
Acislo tem nova diretoria. Integrantes da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste se reuniram ontem à noite para votar na chapa única, encabeçada por FERNANDO PRESSOTTO. A atual diretoria trabalha até o fim do mês. GILBERTO WOLFARTH – gerente executivo da entidade comenta que essa gestão começou a despachar no início da pandemia, por isso, foi tudo muito atípico. Os dirigentes enfrentaram decretos e muitas restrições por causa da Covid 19. Seguidamente foram repassadas orientações aos associados de como agir em meio a mais grave crise de saúde pública.
Nova diretoria da Acislo vai ter muito trabalho no ano que vem. O gerente executivo GILBERTO WOLFARTH explica que se trata de ano eleitoral e é costume da entidade levantar os assuntos mais importantes dos empresários para apresentar aos candidatos. Com a pandemia controlada, deverá ser retomada a feira de São Lourenço do Oeste. Associação Empresarial e Cultura de São Lourenço vai organizar uma missão para a Alemanha. Um grupo de 15 empresários da cidade vai participar da grande Feira de Hanover, a maior feira industrial do mundo, de 23 de abril a primeiro de maio. O objetivo é trazer novas tecnologias para a cidade.
São Lourenço do Oeste já vacinou empresários da indústria com 22 anos de idade acima. A ideia das autoridades é, até o fim do mês, imunizar todas as pessoas com mais de 18 anos. De acordo com o gerente executivo GILBERTO WOLFARTH, a Associação Empresarial chamou seus membros e trabalhou firme para colaborar no combate ao Covid 19. As atividades começaram com aquisição de doação de máscaras e álcool em gel. Distribuiu cartazes de orientação e até ajudou o hospital da cidade na realização de campanhas para compra de equipamentos para enfrentar o coronavírus. Mês passado a entidade doou para o Hospital da Fundação 3 capacetes elmo.
Momento é de reforçar cuidados com coronavírus para aumentar a segurança da população. Com a redução nos casos registrados em Campo Erê, a enfermeira responsável pelo setor Covid - JULIANA ANSILIERO, reforça que é hora de se cuidar, para que o município possa ficar ainda mais livre do vírus. Comenta que ao ver o boletim epidemiológico fechar com somente 11 casos confirmados, sentiu grande alegria em saber que o resultado era por causa da colaboração da população, adotando os cuidados em prevenção ao vírus.
Vacina não é suficiente para abandonar cuidados com coronavírus. JULIANA ANSILIERO conta que já confirmou casos em Campo Erê, em que pessoas já haviam recebido as duas doses, contraído e se curado da doença, e ainda assim voltaram a se infectar. Destaca que a variante Delta ainda não foi confirmada no município, mas toda semana são enviadas amostras dos positivados para o Lacen – Laboratório Central de Saúde Pública, que investiga o possível aparecimento da nova cepa. Conforme a enfermeira responsável pelo setor Covid, a Delta ainda está em estudo, mas já se sabe que os sintomas causados são ainda mais graves.
CCIR – Certificado de Cadastro do Imóvel Rural deve ser retirado logo. De acordo com NEURI GARBIN - presidente do Sintraf – Sindicato dos trabalhadores na Agricultura Familiar de São Lourenço do Oeste, para não gerar multa, o documento precisa ser pago até quarta-feira da semana que vem. Ele conta que os produtores do município tem procurado bastante o sindicato para pegar o documento, usado principalmente para conseguir recursos bancários. Explica que o valor a ser pago é baixo, até 25 reais, de acordo com a quantidade de terra.
CCIR deve ser pago todos os anos. O presidente do Sintraf de São Lourenço – NEURI GARBIN, lembra que há algum tempo o agricultor só precisava pagar o documento a cada cinco anos. Comenta que esse tempo foi diminuindo e hoje o CCIR é anual. GARBIN salienta que a falta de quitação do Cadastro do Imóvel Rural impacta a aposentadoria do produtor, além de atrapalhar várias ações financeiras, como a compra e venda de áreas de terra. Caso não pague o CCIR, o agricultor pode ainda ter problema no CPF na Receita Federal. Conforme o presidente, para fazer a retirada do documento no Sintraf, basta levar o número do CPF.
Cresim está empenhado em conseguir melhorias. O presidente do Consórcio da Região do Rio Sargento de Integração Municipal e prefeito de Anchieta - IVAN CANCI, fala que já foram feitas diversas reuniões com o Sebrae e demais municípios integrantes: Campo Erê, São Bernardino e Santa Terezinha do Progresso. Nos encontros discutem linhas de trabalho e maneiras de melhorar o atual atendimento do consórcio, que é principalmente o Caps e acolhimento de crianças e adolescentes na Casalar. O presidente informa ainda que a entidade contratou um novo secretário, já que o antigo se afastou por questões de saúde.
Cresim busca instalação de lâmpadas LED. O presidente do consórcio IVAN CANCI, informa que já estão em busca de orçamentos na Eletrobras, para que os integrantes do consórcio consigam deixar as cidades com 100 por cento de luzes LED. Ele adianta que logo devem voltar com os atendimentos no Caps, em grupos menores, conforme as orientações do Estado. Outra melhoria que está sendo planejada é física, na estrutura da Casalar. Conforme CANCI, foi concluído o planejamento, e agora precisam organizar uma nova agenda, e detalhar como e por quem as ações serão feitas.
Bairro Vila Feliz recebe melhorias nas ruas. De acordo com JUCEMAR DE MELLO – vice-prefeito de Campo Erê e responsável pela Secretaria da Cidade, a pavimentação com pedras irregulares já está acontecendo. São duas ruas do bairro: a principal, Juares Mendes de Andrade e uma paralela. ROQUE informa que o trabalho está avançado, e deve ser entregue antes do prazo de 45 dias, desde que ocorra tempo bom. Frisa que são 186 mil reais investidos do caixa da prefeitura, conseguidos através de planejamento e corte de gastos. Será feito ainda, mais um pedaço, do posto de saúde até o final da Vila Feliz, com custo de 44 mil reais.
Bairro Cohab é contemplado com emenda parlamentar. O responsável pela Secretaria da Cidade - JUCEMAR DE MELLO, conta que o dinheiro vem da Deputada Federal CARMEN ZANOTTO, e já está nos cofres de Campo Erê. Ele agradece a parlamentar, que atendeu ao pedido de recurso em menos de 60 dias, tornando possível fazer a licitação para o calçamento em três ruas do bairro Cohab. ROQUE comenta ainda os investimentos na questão social da Vila Feliz, em que alguns moradores estão recebendo reformas em suas casas. Outro plano para o futuro do bairro, é a ampliação do posto de saúde.
PM de São Lourenço do Oeste recebe kits de APH Tático. A Polícia Militar de São Lourenço do Oeste recebeu kits de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) ontem. Eles foram comprados por meio de doação de no valor de três mil e 675 reais,do Poder Judiciário da cidade e teve apoio da Associação de Amigos de Apoio à Segurança Pública dos municípios integrantes da Comarca, que fizeram a reivindicação. São quatro kits ao todo, contendo torniquete tático, bandagem de emergência, gaze com agente hemostático e selo de tórax valvulado.
Os kits de APH serão utilizados para dar condições mínimas de preservação da própria vida em caso de ferimentos graves. O comandante da quinta Companhia de Polícia Militar, major VILMAR ROSA, agradece o apoio do Poder Judiciário e do Conselho Municipal de Segurança (Conseg). Ele diz que os equipamentos serão utilizados pelas guarnições de São Lourenço do Oeste, Novo Horizonte e Jupiá.
Motorista bêbado causa acidente envolvendo quatro veículos na PR-180. Por volta das 18 horas e 50 minutos de ontem, a Polícia Militar de Marmeleiro, foi chamada para atender a um acidente de trânsito na Avenida Dambros e Piva, bairro Araucária, envolvendo três carros. Ao chegar no local, os policiais perceberam que o motorista do Monza estava visivelmente embriagado. Segundo a PM, ele invadiu a pista contrária e bateu na lateral de um Celta e de frente com uma T-Croos. O homem recebeu voz de prisão e acompanhou a guarnição, junto com os demais envolvidos, para fazer o BO.
Durante o andamento da ocorrência, uma quarta pessoa apareceu relatando que o motorista do Monza saiu da estrada no Bairro Água Branca, avançando sua preferencial, batendo em seu automóvel, onde estavam seus dois filhos. Nesse caso, não houve feridos, apenas danos materiais. Conforme os policiais, o teste do bafômetro comprovou a embriagues do motorista. O homem foi preso e encaminhado para a décima nona Subdivisão de Polícia.
Rapaz morre em capotamento na BR-280. O acidente aconteceu por volta das cinco horas e 30 minutos da madrugada de hoje, em Marmeleiro. Foi nas proximidades do quilometro seis, sentido a Flor da Serra do Sul. A vítima estava num Cross Fox, com placas Mercosul, que saiu da pista e capotou. O SAMU e o Corpo de Bombeiros fizeram o atendimento da ocorrência e constataram a morte do motorista, que estava preso nas ferragens. A Criminalística, IML e PRF foram acionados para os procedimentos no local.