ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 13-08-2020 Quinta-feira

-BOLSONARO DEFENDE PACTO ENTRE OS PODERES PARA MANUTENÇÃO DO TETO DOS GASTOS

-RELATÓRIO PRELIMINAR DA CPI DOS RESPIRADORES É ENTREGUE AOS MEMBROS DA COMISSÃO

-HOSPITAL DE TUNÁPOLIS ARTICULA PARCERIAS EM BUSCA DE RECURSOS PARA INSTALAÇÃO DA ENERGIA SOLAR

-CONDER AMBIENTAL JÁ RECEBEU MAIS DE 700 PROJETOS PARA LICENCIAMENTOS AMBIENTAIS NA REGIÃO

-MUNICÍPIOS TERÃO QUE REALIZAR OU ADEQUAR ESTUDO SOBRE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

-VEREADOR APRESENTA MOÇÃO DE APELO A PROJETO QUE REGULAMENTA CONSTRUÇÃO DE CISTERNAS

-CASA É DESTRUÍDA POR INCÊNDIO NO INTERIOR

-CARRETA DA REGIÃO SE ENVOLVE EM ACIDENTE COM DUAS MORTES NO PARANÁ


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 16 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


A senadora KAMALA HARRIS discursou nesta quarta-feira pela primeira vez como candidata a vice-presidente dos Estados Unidos na chapa encabeçada por JOE BIDEN. Em discurso num auditório de escola no estado de Delaware, HARRIS e BIDEN trocaram elogios e criticaram o governo de DONALD TRUMP, que tenta a reeleição. No discurso, a candidata a vice criticou a condução da pandemia de novo coronavírus pelo governo TRUMP. Ela disse que está “incrivelmente honrada por esta responsabilidade e está pronta para trabalhar".


O Senado da Bolívia aprovou na quarta-feira à noite uma lei que obriga a celebração de eleições gerais no mais tardar em 18 de outubro e deu um passo importante para pacificar o país. Segundo o vice-presidente do Senado, MILTON BARÓN, essa data é o prazo máximo que o Tribunal Eleitoral tem para organizar as eleições gerais. Ele citou ainda que este limite de tempo é de caráter inadiável, imutável e definitivo. A nova norma foi enviada à Câmara dos Deputados, que deve ratificar o texto nas próximas horas.


A Argentina e o México, em parceria com o laboratório Astra Zeneca irão “produzir entre 150 e 250 milhões de vacinas contra o coronavírus para toda a América Latina, com exceção do Brasil, que estarão disponíveis até o primeiro semestre de 2021. O anuncio foi feito nesta quarta-feira pelo o presidente ALBERTO FERNANDEZ. Segundo FERNANDEZ, o laboratório, que desenvolve o medicamento em parceria com a Universidade de Oxford, disse a ele que as vacinas poderão começar a ser aplicadas já no início do próximo ano. O presidente disse ainda que cada dose irá custar cerca de três a quatro dólares, em média 20 reais.


O Índice de Confiança do Empresário Industrial subiu nove vírgula seis pontos em agosto e chegou a 57 pontos, segundo a Confederação Nacional da Indústria. A organização realizou levantamento com mil 284 empresas do país, entre os dias três e sete deste mês. Ao avançar para 57 pontos, o índice voltou a ultrapassar a linha divisória de 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança. Isso não acontecia desde março deste ano. Em nota, a CNI destacou que “a retomada da confiança é um importante primeiro passo para a consolidação da retomada da atividade industrial”. Segundo a confederação, empresários confiantes vão procurar aumentar a produção e o investimento.


O Tribunal de Contas da União abriu nesta quarta-feira prazo de 15 dias para que a Casa Civil da Presidência da República apresente o plano de ação para aquisição, produção e distribuição das futuras doses de vacina contra o novo coronavírus. A corte também quer saber, da União, qual é o planejamento estratégico para a imunização da população brasileira. O governo federal já editou medida provisória com um bilhão e 900 milhões de reais para comprar e produzir até 100 milhões de doses da chamada "vacina de Oxford". Segundo o processo relatado pelo ministro VITAL DO RÊGO e aprovado nesta quarta, caso o planejamento não exista, o governo terá até 60 dias para elaborar os documentos.


O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quarta-feira que defende a manutenção do teto de gastos para o Brasil sair da crise causada pela pandemia do novo coronavírus. A declaração à imprensa foi feita na área externa do Palácio da Alvorada, ao lado dos presidentes do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, e da Câmara, RODRIGO MAIA e de ministros. Entre eles, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, que enfrenta uma "debandada" de secretários de sua pasta. O presidente revelou ainda que temas como privatizações e outras reformas, como a administrativa, também foram debatidos na reunião entre os poderes. Ele citou que todos vão se empenhar para buscar soluções para destravar a economia e colocar o Brasil na posição em que ele sempre mereceu estar.


Santa Catarina voltou a ter 12 regiões em situação gravíssima por causa do coronavírus, o que representa 75 por cento das 16 áreas de saúde, segundo a matriz de risco epidemiológico do Governo do Estado divulgada nesta quarta-feira pela Federação Catarinense dos Municípios. O número mudou de oito para 12 porque uma região foi de gravíssima para grave e outras cinco regiões foram classificadas como nível gravíssimo, três delas uma semana após terem ido para a situação grave e dois dias depois do retorno do transporte coletivo. Em todo estado, são cerca de 110 mil pessoas diagnosticadas com Covid-19, incluindo mil e 600 que morreram pela doença.


O comércio de Santa Catarina fechou o mês de junho com crescimento de dois vírgula oito por cento no volume de vendas frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. No primeiro semestre o setor alcançou alta acumulada de dois por cento, segundo a pesquisa mensal do IBGE. Isso significa que o setor conseguiu superar as perdas com a pandemia que foram negativa em três por cento em março e superiores a quatro por cento em abril. Outro destaque da pesquisa é que Santa Catarina, com alta de 24 por cento liderou o volume de vendas do varejo ampliado que inclui veículos e materiais de construção no país em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado.


Após três meses de investigação, foi entregue em reunião nesta quarta-feira o relatório preliminar da Comissão Parlamentar de Inquérito dos respiradores. Somente os integrantes da comissão receberam o documento. O relatório final deve ser votado por esses deputados na próxima terça. São 115 páginas que trazem as conclusões da comissão. Foram mais de 30 depoimentos ao longo de três meses. O relator da CPI, deputado IVAN NAATZ adiantou, nesta quarta-feira, parte das conclusões desse relatório. Ele deixou claro que tem elementos suficientes para apontar responsabilidades administrativas e criminais de servidores e gestores públicos, além de empresas envolvidas. O relatório também aponta, segundo o relator, atos de omissão por parte do governador CARLOS MOISÉS.


-HOSPITAL DE TUNÁPOLIS ARTICULA PARCERIAS EM BUSCA DE RECURSOS PARA INSTALAÇÃO DA ENERGIA SOLAR

-CONDER AMBIENTAL JÁ RECEBEU MAIS DE 700 PROJETOS PARA LICENCIAMENTOS AMBIENTAIS NA REGIÃO

-MUNICÍPIOS TERÃO QUE REALIZAR OU ADEQUAR ESTUDO SOBRE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

-VEREADOR APRESENTA MOÇÃO DE APELO A PROJETO QUE REGULAMENTA CONSTRUÇÃO DE CISTERNAS


Nova presidente do Lions Clube Mulher de Descanso cita desafios para a entidade em ano de pandemia. MARLI SEHNEN assumiu a função no dia primeiro de julho, e ficará a frente da presidência no período de um ano. Ela já participava do Lions desde a sua fundação há dois anos. MARLI ressalta que assumir o Lions em um ano como este é um desafio, e causa bastante receio na tomada de decisões e a definição de ações, devido as limitações impostas pela pandemia. Ela diz que as reuniões estão ocorrendo, mas de forma virtual. A presidente ressalta que apesar disso é preciso se adequar para realizar ações em prol da população, a exemplo do auxílio prestado as famílias atingidas pelo temporal e o pedágio no sábado em prol da Sofia Helena. O Lions também vai participar do projeto Cartaz da Paz, desenvolvido com estudantes, além de ações em prol do meio ambiente. Em breve três novos companheiros serão empossados no Lions.


Propriedade da linha Gaúcha é a primeira de Descanso a utilizar rolo faca produzido no município. A propriedade da família de GELSON GIOMBELLI, da linha Gaúcha, adquiriu recentemente o primeiro rolo faca fabricado em Descanso pela Tornearia e Mecânica Masiero. A produção de grãos é uma das principais fontes de renda da propriedade, com 80 hectares. A ferramenta era necessária para complementar o conjunto de equipamentos que a propriedade possui e que são utilizados no manejo, semeadura e condução das lavouras no sistema do plantio direto. Conforme o extensionista da Epagri, ZOLMIR FRIZZO, o rolo faca foi confeccionado todo em ferro carbono com área de trabalho de 4,4 metros, com pistões para recolher os rolos laterais do chão facilitando as manobras e transporte de um local para o outro. Ele considera que o equipamento será importante para atender os princípios da agricultura conservacionista que a propriedade já realiza.


O extensionista explica que na década de 1980 e 1990 muitas propriedades faziam o uso da ferramenta para manejar as culturas de inverno e verão, e com o avanço da agricultura química se abandonou a utilização do equipamento, em detrimento do uso cada vez maior dos herbicidas. ZOLMIR FRIZZO cita que hoje o rolo faca é fundamental para as propriedades que estão dispostas a realizar melhoria em seus sistemas de produção nos conceitos da agricultura conservacionista que é preconizada pela Epagri. Ele explica que o rolo faca tem a função de manejar a cultura mediante o amassamento uniforme das plantas na superfície do solo e manter toda a palhada das plantas de cobertura sobre o solo. FRIZZO diz que isso melhora as características físicas, químicas e biológicas do solo.


Para o extensionista da Epagri de Descanso, os pilares do Sistema de Plantio Direto necessitam ser aprimorados com o mínimo ou o não revolvimento do solo, a manutenção da cobertura para minimizar a erosão e a rotação de culturas. ZOLMIR FRIZZO esclarece que o acamamento feito pelo Rolo faca deve ser realizado no momento em que as plantas de coberturas estão no seu estágio máximo de acumulação de reservas, isto é, quando as suas sementes estiverem na fase grão leitoso. Nesse momento a planta concluiu o ciclo de crescimento radicular e da parte vegetativa aérea, armazenando em suas estruturas os nutrientes necessários para concluir o ciclo, que acamadas em breve devolverão ao sistema solo essas reservas. O extensionista enfatiza que o principio do sistema plantio direto considera a existência da planta e raiz, atendendo os dizeres do conservacionismo que são “colher-plantar, plantar-colher”.


ARIS apresenta relatório técnico do Esgotamento Sanitário Municipal de Iporã do Oeste. O relatório apresentado pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento contem o diagnóstico de situação e proposição de alternativas a serem tomadas. Também foi entregue o escopo do Projeto Tratasan, para qual foi celebrado o Convênio de Cooperação Técnica entre a ARIS e o município. Conforme aponta o estudo feito através do projeto, o sistema coletivo de saneamento para áreas urbanas é visto como inviável para municípios com até 15 mil habitantes, levando em consideração o investimento do sistema coletivo, que é cerca de dez vezes maior que o sistema individual, a viabilidade técnica de implantação, o custo de operação, já que o sistema individual tem o custo de 30% do sistema coletivo, dificuldades técnicas de implantação devido o relevo e situação das edificações consolidadas para ligamento a futura rede coletora.


Entre as alternativas levantadas a partir da realização do Projeto de Diagnóstico, a ARIS apresenta edificações com solução de tratamento individual, edificações com solução individual agregado ao serviço de coleta e tratamento coletivo, prestação de serviço público, e disposição licenciada através de empresa privada, a implantação de unidades de tratamento condominiais e a implantação e ampliação de redes coletoras de esgoto e tratamento coletivo. O projeto mostra a diferença entre custos de manutenção anual dos sistemas, sendo que o sistema coletivo teria um custo superior a um milhão e 700 mil por ano, contra pouco mais de 270 mil pelo mesmo período. A partir do diagnóstico e das alternativas da ARIS, a administração irá estabelecer prazos e estudar as soluções apresentadas, considerando que na gestão anterior foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta.


Hospital de Tunápolis articula parcerias em busca de recursos para instalação da energia solar. A Associação Hospitalar de Tunápolis fez um encaminhamento para conseguir instalar os equipamentos para captar a energia solar. Nos últimos anos, diversos investimentos foram feitos no hospital, que é referência regional como Unidade de Saúde Mental, e atende os pacientes do SUS de Tunápolis e Santa Helena. Conforme o presidente do hospital, VANDUIR MATIAS DETERS, a despesa mensal com energia elétrica é de cerca de quatro a cinco mil reais, e a energia solar reduziria bastante este valor. Conforme VANDUIR, o primeiro passo para viabilizar o projeto foi procurar a Câmara de Vereadores, que todos os anos devolve as sobras para o Executivo e são os vereadores que sugerem investimentos com esse recurso.


O presidente do legislativo, GUSTAVO LAWISCH e os demais vereadores demonstraram estar de acordo com a devolução das sobras para o investimento no hospital. A Câmara de Vereadores está inclusive disposta a devolver uma parte dessas sobras imediatamente. Mas segundo o presidente do hospital, o projeto não deve se concretizar neste ano, em função de não haver orçamento disponível pelo Poder Executivo e a dificuldade de um repasse extra para o hospital. O prefeito RENATO PAULATA é favorável ao repasse, mas justifica que a legislação eleitoral impede o repasse durante o ano. Apesar desse impasse legal, VANDUIR MATIAS DETERS avalia que o encaminhamento significa um avanço, pois já há o apoio do legislativo e do executivo para que o projeto seja executado em 2021. O presidente cita ainda que durante o período eleitoral serão apresentadas as demandas para os candidatos a prefeito e vereadores.


Obras na creche de Itajubá terão continuidade a partir da próxima semana. O secretário de Administração, PAULO LAUXEN, destaca que a obra contempla melhorias e ampliação para atender até 80 crianças na creche do Distrito de Itajubá. Ele comenta que com a ida do prefeito SADI BONAMIGO a Brasília na última semana, foi possível a liberação de 52 mil reais pelo FNDE, para finalizar a obra. LAUXEN cita que a empresa vencedora da licitação dará continuidade a obra a partir desta segunda-feira. Conforme o secretário, serão mais de 250 metros ampliados, com instalação de parque, melhorias na cozinha e no espaço de alimentação e descanso das crianças. LAUXEN comenta que também estão em andamento obras no Morro do Cristo, o Centro Cultural, a unidade de saúde de Itajubá, a conclusão do ginásio municipal, além da finalização do ginásio da Bela Vista, e melhorias previstas nos ginásios de Itajubá, Cachoeirinha e Gaúcha.


Conder Ambiental já recebeu mais de 700 projetos para licenciamentos ambientais na região Extremo Oeste. De acordo com o presidente do Conder, prefeito de Belmonte GENÉSIO BRESSIANI, no início da pandemia os técnicos do consórcio realizaram o trabalho em home Office, e assim que foi possível o trabalho a campo para análise dos projetos de licenciamento ambiental foi retomado. BRESSIANI cita que até o momento deram entrada no Conder 717 projetos, e destes, 628 já foram analisados. 89 projetos ainda estão em tramitação. O presidente ressalta que o resultado mais positivo é a agilidade que os técnicos dão a esse processo, considerando que a liberação do projeto está ocorrendo em cerca de 36 dias. Ele destaca também adequações na parte administrativa, com a implantação do pregão eletrônico, meio digital pelo qual estão sendo realizadas todas as licitações.


GENÉSIO BRESSIANI considera que a implantação do Conder Ambiental trouxe além de mais agilidade, maior segurança em relação à liberação e autorização dos projetos na região. O presidente do Conder ressalta que este trabalho tem chamado a atenção de outros municípios da região que solicitaram a participação no consórcio, a exemplo de Maravilha que teve o pedido deliberado e aprovado na última assembleia. BRESSIANI lembra que o consórcio também tem atuado na compra de equipamentos e materiais para compra de itens necessários no enfrentamento a pandemia, como testes rápidos, totens de álcool gel, termômetros, máscaras e luvas. Em relação ao projeto coletivo da implantação da usina de asfalto na região, o presidente do Conder ressalta que a proposta foi aprovada, autorizada para licitação, mas resta ainda a liberação do recurso para compra dos equipamentos. A expectativa é que o valor seja liberado ainda este ano.


Municípios terão que realizar ou adequar estudo técnico socioambiental sobre regularização fundiária. O assunto será tema de reunião virtual, no dia 28, com representantes dos municípios que integram a Ameosc e o Conder. Conforme o diretor de gestão ambiental do Conder, JOSÉ FRANSCISCO MORA, uma lei de 2017 alterou algumas normativas e os municípios que já realizaram o estudo terão que fazer uma readequação, o que será discutido na reunião virtual com a equipe técnica das prefeituras no dia 28 de agosto. Dos 19 municípios da Ameosc, 11 tem o estudo finalizado, mas devido à nova exigência da lei terão que fazer a adequação. MORA esclarece que os municípios terão que fazer um diagnóstico para identificar onde passam os rios, se há residências em áreas de APP e a condição socioeconômica dessa população. A lei também traz a exigência da aprovação do estudo pelo órgão ambiental.


O prazo para conclusão e os encaminhamentos após o estudo vai depender da dimensão de cada cidade. O diretor de gestão ambiental do Conder enfatiza que municípios menores têm encaminhamento mais rápido, mas o tempo que o estudo e sua conclusão vai levar depende de uma série de fatores, como o número de rios que passam pela área daquela cidade e a urgência ou não na aprovação deste diagnóstico. Os municípios podem realizar o estudo por conta própria, ou terceirizar o trabalho. JOSÉ FRANSCISCO MORA ressalta que é necessário observar a legislação federal que define o distanciamento dos recursos hídricos de pelo menos 30 metros no perímetro urbano. Ele lembra que alterações podem ocorrer depois que os municípios concluírem os diagnósticos, considerando construções já consolidadas e que não se enquadram nesta metragem. Novas construções passam pela avaliação ambiental mais criteriosa para que essa distância seja respeitada.


Vereador de Iporã do Oeste apresenta moção de apelo ao projeto que regulamenta obrigação na construção de cisternas em atividades agrícolas. O projeto de lei foi apresentado na Alesc pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado MAURO DE NADAL. Para o deputado, o artigo do Código Ambiental que torna obrigatória a colocação de cisternas em propriedades com aviários, chiqueirões ou salas de ordenha para garantia de água em épocas de estiagem não tem sido favorável a muitos agricultores, que mesmo sem cisternas, não precisam recorrer ao órgão público para abastecimento de sua propriedade durante a seca. De acordo com o vereador presidente da Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste, ADRIANO KLEIN, na retomada das sessões, na segunda-feira, apresentou uma moção de apelo, aprovada pelos demais vereadores, para tirar essa obrigatoriedade, considerando a despesa que causa aos produtores.


No começo deste ano, o presidente do Legislativo cita que os licenciamentos ambientais, antes feitos pelo IMA, passaram a ser feitos pelos municípios, por meio do Conder, e a partir disso, baseado no Código Ambiental, passou a ser exigida na renovação ou emissão de novas licenças a instalação de cisterna com reservatório para ao menos 60 dias. ADRIANO KLEIN diz que a exigência prevista em lei ainda de 2009 não considera propriedades que já tenham outros reservatórios ou garantia de água, sendo as cisternas exigidas para todos que precisarem da licença ambiental. O vereador ressalta que foi procurado pela Associação Regional dos Suinocultores, produtores e técnicos, e com apoio do deputado MAURO DE NADAL está sendo solicitada a alteração no Código Ambiental quanto a exigência na instalação de cisternas, considerando o custo que isso gera aos agricultores, principalmente aqueles que têm a garantia de água de outras formas.


O vereador esclarece que o projeto do deputado propõe que agricultores que possuem açudes ou outros reservatórios, como poço artesiano, sejam dispensados da construção da cisterna, tanto para renovação de atuação de atividades já existentes, como para construção de novos empreendimentos agrícolas. ADRIANO KLEIN ressalta que para receber esta dispensação o agricultor precisaria comprovar, por meio de uma declaração emitida pela prefeitura, de que nos últimos três anos não necessitou de auxílio do órgão público para abastecimento de sua propriedade quando do período de poucas chuvas. O presidente do Legislativo cita que em janeiro a prefeitura de Iporã do Oeste fez o transporte de 58 cargas de água para as propriedades, em fevereiro foram oito cargas, em março 172, em abril 163 e em maio foram 40 cargas de água transportadas. Cerca de 48 suinocultores, avicultores e produtores de leite foram contemplados.


-CASA É DESTRUÍDA POR INCÊNDIO NO INTERIOR

-CARRETA DA REGIÃO SE ENVOLVE EM ACIDENTE COM DUAS MORTES NO PARANÁ


Homem investigado por matar cachorro é indiciado por maus-tratos. A equipe da delegacia de Maravilha indiciou um homem de 37 anos pela prática do crime de maus-tratos contra animal agravado pela morte. Os agentes tomaram conhecimento que um cachorro de estimação foi encontrado morto com uma perfuração no abdômen. O animal foi encaminhado ao médico veterinário, onde, após procedimento de necropsia, foi retirado um projétil alojado próximo a uma costela. Diante dos fatos, foi instaurado um procedimento policial e o setor responsável passou a investigar as circunstâncias do crime. Após o trabalho investigativo, foi apreendida uma arma de pressão, utilizada para matar o cachorro. Com a conclusão das investigações, o suspeito foi indiciado pelo crime. O procedimento policial, contendo as provas do caso, foi encaminhado ao Poder Judiciário para análise.


Motorista perde o controle da direção e caminhão sai da pista na BR 282. Um caminhão saiu da pista após o condutor perder o controle da direção no trecho entre São Miguel do Oeste e Maravilha. O acidente foi por volta das quatro horas da tarde de ontem. O caminhão seguia sentido a Maravilha quando o acidente aconteceu. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o motorista não se feriu. O motorista contou que estava em baixa velocidade e não soube explicar o que poderia ter provocado o acidente. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e realizou os procedimentos no local. O trânsito fluiu com lentidão e em meia pista. Um guincho foi chamado para remover o caminhão.


Casa é destruída por incêndio no interior de Cunha Porã. A ocorrência foi atendida pelos bombeiros de Cunha Porã às 15 horas e 30 minutos de ontem na linha Bonita, interior do município. Quando a guarnição chegou ao local às chamas já tinham danificado mais de 70% da edificação. Foram utilizados cinco mil litros de água para o combate e rescaldo. O proprietário relatou aos bombeiros que no momento do início das chamas estava em uma vizinha, e foi avisado por outra pessoa sobre o incêndio. Ele ainda conseguiu retirar um veículo Palio que estava no porão. A residência era mista, com o porão em alvenaria e o restante em madeira. O proprietário ainda relatou que os prejuízos giram em torno de 400 mil reais. A guarnição atuou ainda no combate às chamas e proteção de um galpão próximo.


Carreta de Pinhalzinho se envolve em acidente com duas mortes na PR 182. O acidente ocorreu na PR 182, por volta das 15 horas de ontem, entre Ampére e Santa Isabel do Oeste, no PR. Segundo informações, se envolveram no acidente dois caminhões caçamba de Francisco Beltrão, uma carreta de Pinhalzinho e uma Van de Curitiba. Os dois ocupantes da Van foram ejetados do veículo e morreram no local. As vítimas foram identificadas como ROBSON SOARES DE ALMEIDA, 45, e PRISCILA APARECIDA DO NASCIMENTO PEREIRA, 37 anos. Os corpos foram liberados pela manhã para os familiares, que residem na capital paranaense. Além das duas mortes, ficaram feridos MARCELO MOTTER, 40 anos, MARCELO DOS SANTOS GALVAN, 30 anos, que dirigiam os dois caminhões caçambas, e MAIKON JEAN DOS SANTOS, 31 anos, que era o motorista da carreta de Pinhalzinho. Outras três pessoas tiveram ferimentos leves.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.