ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 13/08/2020

-RELATÓRIO PRELIMINAR DA CPI DOS RESPIRADORES É ENTREGUE A COMISSÃO
-AUMENTA PROCURA POR ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL
-SAÚDE ENCAMINHA CEM PACIENTES PARA EXAMES E CONSULTAS
-HOSPITAL REGIONAL OFERECE VISITA SEGURA AOS PACIENTES COM COVID
-PREVISÃO DE VALORIZAÇÃO DOS GRÃOS ANIMA PRODUTORES
-MUNICÍPIOS TERÃO QUE ADEQUAR ESTUDO SOCIOAMBIENTAL SOBRE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
-SERVIDOR FLAGRADO EM ATO LIBIDINOSO É AFASTADO DO CARGO
-INVESTIGADO POR MATAR CACHORRO É INDICIADO POR MAUS-TRATOS

-MOTORISTA PERDE CONTROLE DA DIREÇÃO E CAMINHÃO SAI DA PISTA NA 282

O tempo está nublado na região. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 16 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

A senadora KAMALA HARRIS discursou nesta quarta-feira pela primeira vez como candidata a vice-presidente dos Estados Unidos na chapa encabeçada por JOE BIDEN. Em discurso num auditório de escola no estado de Delaware, HARRIS e BIDEN trocaram elogios e criticaram o governo de DONALD TRUMP, que tenta a reeleição. No discurso, a candidata a vice criticou a condução da pandemia de novo coronavírus pelo governo TRUMP. Ela disse que está “incrivelmente honrada por esta responsabilidade e está pronta para trabalhar".

O Senado da Bolívia aprovou na quarta-feira à noite uma lei que obriga a celebração de eleições gerais no mais tardar em 18 de outubro e deu um passo importante para pacificar o país. Segundo o vice-presidente do Senado, MILTON BARÓN, essa data é o prazo máximo que o Tribunal Eleitoral tem para organizar as eleições gerais. Ele citou ainda que este limite de tempo é de caráter inadiável, imutável e definitivo. A nova norma foi enviada à Câmara dos Deputados, que deve ratificar o texto nas próximas horas.

A Argentina e o México, em parceria com o laboratório AstraZeneca irão “produzir entre 150 e 250 milhões de vacinas contra o coronavírus para toda a América Latina, com exceção do Brasil, que estarão disponíveis até o primeiro semestre de 2021. O anuncio foi feito nesta quarta-feira pelo o presidente ALBERTO FERNANDEZ. Segundo FERNANDEZ, o laboratório, que desenvolve o medicamento em parceria com a Universidade de Oxford, disse a ele que as vacinas poderão começar a ser aplicadas já no início do próximo ano. O presidente disse ainda que cada dose irá custar cerca de três a quatro dólares, em média 20 reais.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial subiu nove vírgula seis pontos em agosto e chegou a 57 pontos, segundo a Confederação Nacional da Indústria. A organização realizou levantamento com mil 284 empresas do país, entre os dias três e sete deste mês. Ao avançar para 57 pontos, o índice voltou a ultrapassar a linha divisória de 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança. Isso não acontecia desde março deste ano. Em nota, a CNI destacou que “a retomada da confiança é um importante primeiro passo para a consolidação da retomada da atividade industrial”. Segundo a confederação, empresários confiantes vão procurar aumentar a produção e o investimento.

O Tribunal de Contas da União abriu nesta quarta-feira prazo de 15 dias para que a Casa Civil da Presidência da República apresente o plano de ação para aquisição, produção e distribuição das futuras doses de vacina contra o novo coronavírus. A corte também quer saber, da União, qual é o planejamento estratégico para a imunização da população brasileira. O governo federal já editou medida provisória com um bilhão e 900 milhões de reais para comprar e produzir até 100 milhões de doses da chamada "vacina de Oxford". Segundo o processo relatado pelo ministro VITAL DO RÊGO e aprovado nesta quarta, caso o planejamento não exista, o governo terá até 60 dias para elaborar os documentos.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quarta-feira que defende a manutenção do teto de gastos para o Brasil sair da crise causada pela pandemia do novo coronavírus. A declaração à imprensa foi feita na área externa do Palácio da Alvorada, ao lado dos presidentes do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, e da Câmara, RODRIGO MAIA e de ministros. Entre eles, o ministro da Economia, PAULO GUEDES, que enfrenta uma "debandada" de secretários de sua pasta. O presidente revelou ainda que temas como privatizações e outras reformas, como a administrativa, também foram debatidos na reunião entre os poderes. Ele citou que todos vão se empenhar para buscar soluções para destravar a economia e colocar o Brasil na posição em que ele sempre mereceu estar.

Santa Catarina voltou a ter 12 regiões em situação gravíssima por causa do coronavírus, o que representa 75 por cento das 16 áreas de saúde, segundo a matriz de risco epidemiológico do Governo do Estado divulgada nesta quarta-feira pela Federação Catarinense dos Municípios. O número mudou de oito para 12 porque uma região foi de gravíssima para grave e outras cinco regiões foram classificadas como nível gravíssimo, três delas uma semana após terem ido para a situação grave e dois dias depois do retorno do transporte coletivo. Em todo estado, são cerca de 110 mil pessoas diagnosticadas com Covid-19, incluindo mil e 600 que morreram pela doença.

O comércio de Santa Catarina fechou o mês de junho com crescimento de dois vírgula oito por cento no volume de vendas frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. No primeiro semestre o setor alcançou alta acumulada de dois por cento, segundo a pesquisa mensal do IBGE. Isso significa que o setor conseguiu superar as perdas com a pandemia que foram negativa em três por cento em março e superiores a quatro por cento em abril. Outro destaque da pesquisa é que Santa Catarina, com alta de 24 por cento liderou o volume de vendas do varejo ampliado que inclui veículos e materiais de construção no país em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Após três meses de investigação, foi entregue em reunião nesta quarta-feira o relatório preliminar da Comissão Parlamentar de Inquérito dos respiradores. Somente os integrantes da comissão receberam o documento. O relatório final deve ser votado por esses deputados na próxima terça. São 115 páginas que trazem as conclusões da comissão. Foram mais de 30 depoimentos ao longo de três meses. O relator da CPI, deputado IVAN NAATZ adiantou, nesta quarta-feira, parte das conclusões desse relatório. Ele deixou claro que tem elementos suficientes para apontar responsabilidades administrativas e criminais de servidores e gestores públicos, além de empresas envolvidas. O relatório também aponta, segundo o relator, atos de omissão por parte do governador CARLOS MOISÉS.

Aumenta procura por acompanhamento nutricional em SJCedro. A nutricionista da saúde, AMANDA CADONÁ lembra que durante os primeiros meses da pandemia todos atendimentos presenciais foram suspensos, mas, o setor seguiu acompanhando remotamente os pacientes. Muitos optaram por receber as orientações através de aplicativos de mensagem. A partir deste mês outros decidiram retornar para as sessões presenciais e também houve chamada das pessoas que estavam na lista de espera. Ela comenta que muitos deles são encaminhados após avaliação médica. AMANDA revela que a maioria deles são relacionados ao sobrepeso que gera obesidade, além de pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão. Nestes casos eles precisam manter uma dieta para regularizar o organismo. Ela percebeu ainda um crescimento no público infantil durante esta suspensão das aulas. A nutricionista atribui o aumento de peso também ao stress e ansiedade durante o isolamento social. Há ainda o fator do frio que gera mais apetite e redução nas atividades físicas.

Secretaria da saúde investe cerca de cinco mil reais em atendimentos de média e alta complexidade. A secretaria da Saúde de Guarujá do Sul tem feito encaminhamentos custeados e contratados por meio do convênio Cis-Ameosc. Conforme a secretária, FRANCIANE BASSEGIO, algumas consultas, procedimentos e exames realizados pelo protocolo do SUS estão demorando mais do que o esperado. Diante dessa situação o município custeou esses procedimentos com recursos extras. No total foram encaminhadas seis diferentes especialidades como: endoscopia, mamografia, ultrassom, consultas com mastologista, cardiologista e ortopedista. Mais de cem pacientes contemplados com esses encaminhamentos neste começo de mês. A secretária destaca que o número só não pode ser maior, em função dos protocolos. Ela afirma que o trabalho se deve a organização da equipe e neste mês haverá encaminhamentos via convênio estadual. Nesta etapa os pacientes foram encaminhados para clínicas, laboratórios e hospitais credenciados no consórcio.

25º caso confirmado da Covid-19 em São José do Cedro. O paciente é de um homem com 35 anos, residente na área urbana do município. Ele estava em isolamento domiciliar desde o dia em que apresentou os primeiros sintomas. Todos os procedimentos cabíveis já foram realizados. Mais dois casos positivos de Coronavírus também foram confirmados ontem Guaraciaba. Passa de 70 o número de pessoas que contraíram o vírus. No dia de ontem foram realizados cinco exames de secreção que aguardam resultados e quatro testes rápidos, sendo dois negativos e dois positivos. Os positivos são uma mulher com idade entre 60 e 70 anos e um homem com idade entre 20 e 30 anos. Duas pessoas receberam alta do isolamento e estão curadas. Princesa também confirma mais um caso. Agora são 13 pacientes confirmados e 12 recuperados. O caso mais recente diagnosticado nesta manhã é de uma mulher que teve contato com paciente positivado em município vizinho.

Hospital Regional de São Miguel do Oeste oferece visita segura aos pacientes com Covid-19. Os pacientes internados por suspeita ou confirmação da doença permanecem em isolamento, sem contato físico com seus familiares. Uma das formas mais comuns de se comunicar, quando internado, é por meio de ligações ou chamadas de vídeo. No Hospital Regional a comunicação também ocorre presencialmente, com um vidro instalado exclusivamente para esse contato, proporcionando segurança. O paciente RODRIGO DE OLIVEIRA, 42 anos, de São Domingos, está internado há mais de dez dias e recebeu a Visita Segura da esposa e do filho. A gerente de enfermagem, MÁRCIA DREHER, relata que a proposta visa trazer segurança, conforto e bem-estar emocional aos pacientes e familiares. O projeto é realizado no setor de enfermaria. Diversas normas são avaliadas no que se refere à saúde do visitante como: a faixa etária; não apresentar comorbidades; não estar em isolamento, dentre outros estipulados.

Pacientes que tiveram sintomas graves de Covid podem doar sangue. Conforme a coordenadora de captação de doadores de sangue do Hemosc regional, ELIANA RIBIKI, o governo do estado lançou uma divulgação reforçando a importância da população manter em dia os estoques de sangue. Ela cita que de março até junho foi possível manter os estoques equilibrados, mas desde julho, a pandemia e os eventos climáticos afetaram as doações de sangue. ELIANA enfatiza que as doações continuam sendo feitas por agendamento, pelo número 3700 6401 ou pelo site do Hemosc. A coordenadora de captação de doadores cita que em todo o estado a maior necessidade é de sangue do grupo O e do grupo A, tanto positivo como negativo, e B negativo. Ela lembra que se o estoque não for normalizado já nos próximos dias, as cirurgias eletivas podem começar a ser canceladas. Para doar sangue a pessoa deve estar saudável, ser maior de 18 anos, ter mais de 50 quilos, se alimentar bem no dia da doação. O Hemosc de Chapecó atende das oito as 16 horas.

Preço pago pela soja anima produtores nesta safra. NEUDI RIGO que possui uma área destinada ao plantio do cereal afirma que a remuneração está satisfatória e compensando os investimentos. Ele afirma que cerca de 30 por cento da produção é vendida antes para garantir a compra de insumos. O valor pago pela saca será de 105 reais. Já o preço anterior era muito inferior, cerca de 85 reais. O produtor revela que apesar de um período pequeno para o plantio, desenvolvimento e colheita, o serviço ocorre o ano inteiro. A família aposta na cobertura para conservação do solo. A prática garante nutrientes e uma produtividade maior além de qualidade no grão da soja. Ele comenta que o plantio inicia no dia 20 de setembro, conforme prevê o zoneamento climático para região. RIGO destaca que esse neste período reduzem os riscos de perdas devido a fatores climáticos. Serão cerca de 55 hectares plantados pela família e outros 30 que foram alugados. A expectativa é colher 70 sacas por hectares da variedade “Zeus”. O custo é cerca de 21 sacas com insumos, além das horas máquinas, que são os maiores gastos.

Área destinada ao plantio de milho deve ser ampliada neste ano. O produtor em SJCedro, ISAIR CASAGRANDE confirma que a tendência de aumento em nível estadual vai se confirmar na região com grandes investimentos devido as expectativas boas de clima e de pagamento. Ele comentou que os investimentos foram cerca de 2.900 reais por hectare. O plantio inicia no final do mês e nesta semana já ocorre o preparo do solo. Ele explicou que os agricultores estavam esperando a chuva desta semana para este serviço inicial. A família tem 47 hectares e prevê dez mil sacos a cada hectare cultivado. CASAGRANDE comenta que a comercialização ocorre dentro do município e para outros vizinhos.

Conder Ambiental já recebeu mais de 700 projetos para licenciamentos ambientais no Extremo Oeste. De acordo com o presidente GENÉSIO BRESSIANI, no início da pandemia os técnicos do consórcio realizaram o trabalho em home Office, e assim que foi possível o trabalho a campo para análise dos projetos de licenciamento ambiental foi retomado. BRESSIANI cita que até o momento deram entrada no Conder 717 projetos, e destes, 628 já foram analisados. 89 projetos ainda estão em tramitação. O presidente ressalta que o resultado mais positivo é a agilidade que os técnicos dão a esse processo, considerando que a liberação do projeto está ocorrendo em cerca de 36 dias. Ele destaca também adequações na parte administrativa, com a implantação do pregão eletrônico, meio digital pelo qual estão sendo realizadas todas as licitações.

Implantação do Conder Ambiental trouxe além de mais agilidade, maior segurança em relação à liberação e autorização dos projetos na região. O presidente GENÉSIO BRESSIANI, ressalta que este trabalho tem chamado a atenção de outros municípios da região que solicitaram a participação no consórcio, a exemplo de Maravilha que teve o pedido deliberado e aprovado na última assembleia. Ele lembra que o consórcio também tem atuado na compra de equipamentos e materiais para compra de itens necessários no enfrentamento a pandemia, como testes rápidos, totens de álcool gel, termômetros, máscaras e luvas. Em relação ao projeto coletivo da implantação da usina de asfalto na região, o presidente do Conder ressalta que a proposta foi aprovada, autorizada para licitação, mas resta ainda a liberação do recurso para compra dos equipamentos. A expectativa é que o valor seja liberado ainda este ano.

Municípios terão que realizar ou adequar estudo técnico socioambiental sobre regularização fundiária. O assunto será tema de reunião virtual, no dia 28, com representantes dos municípios que integram a Ameosc e o Conder. Conforme o diretor de gestão ambiental do Conder, JOSÉ FRANSCISCO MORA, uma lei de 2017 alterou algumas normativas e os municípios que já realizaram o estudo terão que fazer uma readequação, o que será discutido na reunião virtual com a equipe técnica das prefeituras no dia 28 de agosto. Dos 19 municípios da Ameosc, 11 tem o estudo finalizado, mas devido à nova exigência da lei terão que fazer a adequação. MORA esclarece que os municípios terão que fazer um diagnóstico para identificar onde passam os rios, se há residências em áreas de APP e a condição socioeconômica dessa população. A lei também traz a exigência da aprovação do estudo pelo órgão ambiental.

O prazo para conclusão e os encaminhamentos após o estudo vai depender da dimensão de cada cidade. O diretor de gestão ambiental do Conder enfatiza que municípios menores têm encaminhamento mais rápido, mas o tempo que o estudo e sua conclusão vai levar depende de uma série de fatores, como o número de rios que passam pela área daquela cidade e a urgência ou não na aprovação deste diagnóstico. Os municípios podem realizar o estudo por conta própria, ou terceirizar o trabalho. JOSÉ FRANSCISCO MORA ressalta que é necessário observar a legislação federal que define o distanciamento dos recursos hídricos de pelo menos 30 metros no perímetro urbano. Ele lembra que alterações podem ocorrer depois que os municípios concluírem os diagnósticos, considerando construções já consolidadas e que não se enquadram nesta metragem. Novas construções passam pela avaliação ambiental mais criteriosa para que essa distância seja respeitada.

Vereador da oposição faz pedido e sugestões para o poder público. No encontro desta semana IRONI FEDRIZZI realizou dois requerimentos durante o grande expediente, um deles direcionado ao conselho municipal de trânsito para que providencie instalação de um redutor de velocidade na Rua Jorge Lacerda, entre a Escola Cedrense e a rótula próxima ao posto do Tio Ugo. Outro pedido é para que a administração antes de iniciar o processo de recapeamento na Avenida Salgado Filho, providencie a colocação de tubulação de grande vazão da água da chuva. Ele citou que a ponte existente no local é pequena e não comporta o volume de água no período de chuvas torrenciais, o que acaba por causar inundações nas residências locais e próximas ao Lajeado Cedro, causando danos nas casas e comércios. O vereador LEÃO afirmou saber da possibilidade da implantação de bolsões da água nas proximidades. Porém, ele acredita que a tubulação seria mais eficiente neste ponto, já que a água acumula também na rua Fiorello Anzolin e proximidades.

Obras para amenizar problemas de alagamento dependem de liberação ambiental. O diretor do Semae, JUNIOR KUNZ, lembra que a prefeitura de SJCedro recebeu um estudo sobre alternativas para reduzir os alagamentos em casas e estabelecimentos. Foram avaliados vários locais e as possibilidades.O estudo levou em conta altas precipitações em curto espaço de tempo através de um software que realiza cálculos. Ele citou como opção viável a implantação de bolsões nas proximidades do Loteamento Jacoski. O diretor, no entanto, esclareceu que foi um processo inicial e agora a equipe de governo faz verificações e análises do orçamento. Paralelamente acontece o pedido de licenciamento junto ao IMA. Como se trata de um projeto mais amplo não é possível buscar a licença através do Conder Ambiental. JUNIOR afirma que havia sugestões de que fosse ampliada a tubulação da avenida Salgado Filho ou a troca da drenagem. O problema, porém, é que a água ficaria depositada em outras ruas abaixo, como a Jorge Lacerda e Odilo Link.

Casos de alagamento aumentaram junto com o crescimento da cidade. O diretor do Semae, JUNIOR KUNZ, observa que as ocorrências são recentes e em pontos específicos, muitos deles, próximos ao Lajeado Cedro que possui pouca vasão. Em alguns locais o rio que corta a cidade chega transbordar. O diretor considera que o aumento nas construções e também edificações irregulares, em áreas de preservação, foram responsáveis pelo problema. Ele lembra que antes de 1982 sequer havia previsão de respeitar as APPs.Conforme ele, esse desenvolvimento urbano dos últimos dez anos também trouxe reflexos, como ocorre em outros municípios. KUNZ destaca que havia mais pontos como o caso do loteamento da Acesmo no bairro São Cristóvão. Neste local o município conseguiu uma liberação para o desassoreamento que amenizou o problema. Ele citou várias ações feitas periodicamente com manutenção e limpeza dos bueiros.

Projeto prevendo orçamento de SJCedro de 2021 tramita na comissão de finanças da câmara. O controlador interno da prefeitura, RUDIMAR WINTER afirma que a estimativa das receitas e despesas do próximo exercício é cerca de 41 milhões de reais. Ele esclarece que a lei prevê despesas obrigatórias nos setores básicos como combustível, água e luz e servidores, além de previsão de investimentos. O servidor afirma que são ações previstas na programação da atual gestão e que não necessariamente serão executadas pelo próximo prefeito eleito. Além disso, alguns investimentos podem ser incluídos. WINTER lembra que a lei autoriza, mas, não obrigada que as ações sejam cumpridas conforme a programação. Se houver mudança são incluídas metas e abertos créditos especiais, desde que aprovados na câmara através de lei municipal. Ele comenta que estas alterações são comuns ao longo do ano conforme surgem recursos e demandas. O controlador afirma que existe flexibilidade que ajuda a suprir as necessidades. Citou o caso da pandemia que não demandou de várias alterações nas finanças.

Homem é flagrado se masturbando dentro de veículo da saúde de Palma Sola. O vídeo circula nas redes sociais desde ontem mostra o automóvel estacionado em uma via pública. O carro tem emblemas da prefeitura do município do Extremo Oeste. O autor da filmagem é um morador de um prédio, vizinho ao local, que narra a situação com indignação. Conforme ele, o homem estaria assistindo um vídeo pornográfico. A Rádio Cedro entrou em contato com a prefeitura de Palma Sola que afirmou que está apurando o caso. O município onde ocorreu o fato não chegou a ser mencionado. O servidor foi afastado. A prefeitura de Palma Sola confirmou, através de nota, que o motorista da saúde foi afastado da função durante o processo administrativo que vai apurar a conduta. O prefeito, CLEOMAR MANTELLI, afirmou que os atos filmados não condizem com o exercício da função. Ele, assim como a equipe da saúde, lamentou e pediu desculpas à população.

Homem é vítima de estelionato durante compra de veículo. A Polícia Militar atendeu uma ocorrência policial de estelionato na rua Barão do Triunfo, centro de São Miguel do Oeste. A vítima comprou um carro de uma pessoa que informou que o despachante iria agendar para levar o veículo na vistoria. A pessoa foi até o local combinado, que fica na frente de um despachante, e foi abordada na rua por dois homens. Neste momento um deles pegou o automóvel dizendo que levaria para fazer a vistoria e o outro falou que levaria o filho na escola, mas, logo retornava. O homem retornou e disse que o automóvel teria apresentado problemas e foi apreendido pela PM, se oferecendo para levar a vítima pra casa. Quando a vítima disse que acionaria a PM e o estelionatário fugiu do local rapidamente. A Polícia Militar fez o registro e colheu informações de testemunhas para posterior investigação do caso.

Polícia Militar está intensificando a fiscalização em ônibus que realizam linhas interestaduais e que passam pelas rodovias da região. De acordo com o comandante do décimo primeiro batalhão, JAILSON FRANZEN, as ações são ostensivas e contribuem para inibir os crimes. Com relação a retomada das atividades de transporte interestadual, a fiscalização será realizada de forma colaborativa com as autoridades sanitárias municipais de forma a garantir o máximo de segurança a todos os envolvidos. FRANZEN destacou que, como muitas linhas que passam pela região, a fiscalização pode garantir que a disseminação do vírus permaneça em níveis menos intensos. O objetivo, de acordo com ele, é garantir que não haja prejuízos para a condição de saúde do Extremo Oeste.

Homem investigado por matar cachorro é indiciado por maus-tratos. A equipe da delegacia de Maravilha indiciou um homem de 37 anos pela prática do crime de maus-tratos contra animal agravado pela morte. Os agentes tomaram conhecimento que um cachorro de estimação foi encontrado morto com uma perfuração no abdômen. O animal foi encaminhado ao médico veterinário, onde, após procedimento de necropsia, foi retirado um projétil alojado próximo a uma costela. Diante dos fatos, foi instaurado um procedimento policial e o setor responsável passou a investigar as circunstâncias do crime. Após o trabalho investigativo, foi apreendida uma arma de pressão, utilizada para matar o cachorro. Com a conclusão das investigações, o suspeito foi indiciado pelo crime. O procedimento policial, contendo as provas do caso, foi encaminhado ao Poder Judiciário para análise.

Motorista perde o controle da direção e caminhão sai da pista na BR 282. Um caminhão saiu da pista após o condutor perder o controle da direção no trecho entre São Miguel do Oeste e Maravilha. O acidente foi por volta das quatro horas da tarde de ontem. O caminhão seguia sentido a Maravilha quando o acidente aconteceu. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o motorista não se feriu. O motorista contou que estava em baixa velocidade e não soube explicar o que poderia ter provocado o acidente. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e realizou os procedimentos no local. O trânsito flui com lentidão e em meia pista. Um guincho já foi chamado para remover o caminhão.


PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.