-LULA PUBLICA NOVAS REGRAS DO SANEAMENTO APÓS ACORDO COM O CONGRESSO
-GOVERNO DO ESTADO QUER MANTER ESCOLAS CÍVICO MILITARES EM SC
-BARCA SEGUE SEM TRAVESSIA DO RIO URUGUAI EM ITAPIRANGA
-TEMPORAL CAUSA NOVOS DANOS NO INTERIOR
-ITAPIRANGA DESENVOLVE AÇÕES DE PREVENÇÃO A DEFICIÊNCIAS
-PLANO DIRETOR DE ITAPIRANGA RESTRINGE CONSTRUÇÕES EM ÁREAS DE RISCO
-POLÍCIA APREENDE NOVA CARGA DE VINHO
-HOMEM É PRESO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM IPORÃ DO OESTE
O Tempo em Itapiranga apresenta-se instável com chuva. A previsão para as próximas horas é de céu nublado. A mínima das últimas horas foi de nove graus e a máxima para hoje deve ser de 14 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 79 centavos. O euro está valendo cinco reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
Seis pessoas morreram na quarta-feira em confrontos no Quênia entre policiais e manifestantes que protestavam contra o aumento de impostos. O ministro do Interior, advertiu que as autoridades não tolerarão mais distúrbios. polícia usou gás lacrimogêneo contra os manifestantes em Nairóbi. Dezenas de crianças foram hospitalizadas depois que o gás lacrimogêneo foi utilizado perto de uma escola. O líder da oposição RAILA ODINGA convocou os protestos contra uma lei tributária que provocou aumentos nos preços dos combustíveis no país.
Um dia após ter chamado de absurda e sem precedentes a ausência de um cronograma claro da Otan para a adesão da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, suavizou as palavras. Ele disse que os resultados da reunião de cúpula foram bons, mas, se houvesse um convite, teriam sido ótimos. Na reunião, em Vilnius, na Lituânia, os 31 membros concordaram que o futuro da Ucrânia é na Otan, mas deixaram em aberto o momento em que a adesão será efetivada. Segundo o secretário-geral, a oferta se dará “quando os aliados concordarem que haja condições para isso”. Ou seja, não se dará no meio de uma guerra.
Os candidatos que querem disputar a eleição presidencial venezuelana pela oposição no próximo ano concordaram em um debate nesta quarta-feira que devem apresentar uma frente unida contra o partido do governo, e trabalhar para impulsionar a economia atraindo investimentos privados. O debate, o primeiro entre candidatos da oposição desde 2011, ocorreu enquanto eles aguardam uma decisão da mais alta corte do país que poderia suspender a disputa de 22 de outubro. O candidato independente para 2024, LUIS RATTI pediu ao Supremo Tribunal de Justiça na segunda-feira para impedir a eleição primária por alegações não especificadas de irregularidades.
O governo federal decidiu encerrar o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares. A decisão foi informada aos secretários de Educação de todo o País por meio de um ofício. Criado em 2019, o programa de escolas cívico-militares permitia a transformação de escolas públicas para o modelo cívico-militar. O formato propunha que educadores civis ficassem responsáveis pela parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa passava para os militares. De acordo com o documento, haverá uma desmobilização do pessoal das Forças Armadas dos colégios, e, com isso, a adoção gradual de medidas que possibilitem o encerramento do ano letivo dentro da normalidade.
O desempenho do agronegócio fez a Confederação Nacional da Indústria elevar a projeção de crescimento da economia neste ano. Segundo o Informe Conjuntural do segundo Trimestre, divulgado nesta quinta-feira pela entidade, a estimativa passou de um virgula dois por cento em abril para dois vírgula um por cento em julho. A confederação, no entanto, adverte que a melhoria se deve apenas ao agronegócio, com os demais setores da economia encolhendo ou desacelerando. Acrescenta ser necessário reformar o sistema tributário e reduzir os juros para destravar a economia brasileira. Pelas estimativas da CNI, indústria deverá se expandir zero vírgula seis por cento.
O presidente LULA revogou dois decretos que envolvem o Marco Legal do Saneamento Básico e publicou novas regras sobre o tema. As medidas estão no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 13, e são resultado de um acordo com o Congresso Nacional. Em abril, Lula publicou os decretos, que foram alvos de um projeto na Câmara dos Deputados que anulava trechos da publicação, representando mais uma derrota para o governo. No Senado, o projeto da pauta após entrar em acordo com o governo federal. A grande reclamação dos senadores era de que as regras definidas pelo Palácio do Planalto permitiam que as estatais contratassem serviços sem licitação. As normas foram revogadas e as novas regras preveem a prestação regionalizada de serviços públicos de saneamento básico e a metodologia para comprovação da capacidade econômico-financeira dos prestadores de serviços públicos de abastecimento de água potável ou de esgotamento sanitário que detenham contratos em vigor.
Santa Catarina chegou ao quarto dia de estragos associados ao mau tempo nesta quarta-feira, quando um ciclone extratropical ainda provocou chuva intensa em diferentes regiões. Muitas cidades do estado têm registros de famílias desabrigadas e de bairros isolados por alagamentos. Também há registros de rodovias interditadas por quedas de barreira e de cidades que sofreram com a falta de energia, em especial no Oeste. Além dooeste, as regiões serrana, Sul e do Alto Vale do Itajaí também lidam com estragos, o que envolve enxurradas, quedas de árvores, destelhamento de imóveis, cancelamento de aulas e transtornos no trânsito. Na região de Chapecó, cerca de 52 mil imóveis ficaram sem energia elétrica ontem à noite.
Santa Catarina registrou 86 mil 811 casos confirmados de Dengue em 2023, segundo o informe epidemiológico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, divulgado nesta quarta-feira. Além disso, o número de óbitos confirmado pelo agravo subiu de 77 para 84 neste ano. Segundo a DIVE, Santa Catarina registrou sete mortes por dengue entre 3 e 10 de julho. Joinville lidera os municípios com os maiores números de óbitos, com 36 até o momento. Em relação aos casos confirmados, apesar do pequeno aumento de seis por cento em comparação ao mesmo período do ano passado, a Dive informou que é preciso ter cautela tendo em vista que 27 mil 326 casos permanecem como suspeitos no sistema de notificação.
Com o anúncio de que o governo federal vai encerrar o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares, Santa Catarina já antecipou que não pretende dar fim ao modelo. Há nove unidades de ensino no Estado que adotaram o programa na gestão do ex-presidente JAIR BOLSONARO. Para manter as instituições mesmo sem o apoio vindo de Brasília, a Secretaria de Estado da Educação planeja usar recursos próprios. O programa deve mudar de nome, mas terá o formato semelhante ao programa federal. Os militares seriam apenas os relacionados ao governo estadual como policiais e bombeiros. Os detalhes de como isso será feito ainda não foram definidos pela secretaria de Educação.
Barca segue sem travessia do Rio Uruguai em Itapiranga. Em virtude do elevado nível de água a Barca Aliança, que faz a travessia de Itapiranga a Barra do Guarita e Pinheirinho do Vale interrompeu a travessia na noite de ontem, por questões de segurança. Conforme um dos proprietários da balsa, JUAREZ BORGES DOS SANTOS, a travessia de pessoas e veículos não foi retomada nesta quinta-feira. Durante a quarta-feira, a balsa realizava a travessia com o auxílio de dois rebocadores. A tendência ainda é de estabilização do nível do Rio Uruguai para as próximas horas. Os responsáveis pela travessia de veículos no Rio Uruguai seguem avaliando as condições para o transporte, porém sem previsão para retomar os serviços nesta quinta-feira.
Cheia do Rio Uruguai interrompe pontes no interior de Itapiranga. O trânsito é afetado na Estrada Beira Rio, a SC 283 de Itapiranga a Mondaí. Com o alto nível, afluentes do Uruguai são represados e pontes no interior são interditadas. A Defesa Civil, que realiza o monitoramento de hora em hora, informou que a água está sobre a ponte no entroncamento Beira Rio, no Arroio Jaboticaba em Sede Capela, sem travessia para veículos.
Também está interrompido o trânsito na ponte sobre o rio Dourado, na Antiga Olaria. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga realiza o monitoramento da cheia do Rio Uruguai com informações de hora em hora.
O temporal que atingiu a região no final da tarde de ontem causou novos estragos e transtornos em diversas localidades. O Corpo de Bombeiros recebeu chamados para realizar o corte de árvores caídas sobre a SC-163 entre Iporã do Oeste e Itapiranga e também na saída de Descanso, em direção à Iporã do Oeste. Vários moradores ficaram sem luz em diversos municípios do Extremo Oeste. Na cidade de Iporã do Oeste, o Corpo de Bombeiros entregou lona para uma família que teve o telhado da casa arrancado pelo vento, na Rua Hilma Kich, próximo das torres de comunicação. Uma residência vizinha do local também teve danos ao ser atingida pelo telhado arrancado pelo vento.
Com o nível de água acima de nove metros, a travessia de veículos com a balsa no Rio Uruguai segue interrompida nesta quinta-feira, entre os municípios de Mondaí e Vicente Dutra. O trabalho foi paralisado ainda no início da manhã de ontem e só deverá ser retomado quando o nível da água baixar para cerca de seis metros. A travessia de pedestres com a lancha também não está sendo realizada. Conforme o sócio proprietário da empresa Navegação Porto Feliz, GUILHERME PISETTA, a forte correnteza e a descida de madeiras rio abaixo não proporcionam uma travessia segura
Na tarde desta quarta-feira, a chuva voltou com intensidade, acompanhada de fortes ventos. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga recebeu chamados para corte de árvores na SC 163 por volta das 16 horas e 45 minutos. As guarnições realizaram o corte de cinco árvores caídas sobre a SC 163 e ainda disponibilizaram lonas para três propriedades, em virtude de destelhamentos. Todas as ocorrências foram registradas na comunidade de Santa Isabel. A Defesa Civil havia emitido o alerta de temporal para a região. Diversas residências ficaram sem energia elétrica no interior de Itapiranga e municípios vizinhos. Na manhã de hoje, diversos consumidores ainda registravam falta de energia elétrica.
Área de Lazer é atingida por enchente do Rio Uruguai. O nível do Rio Uruguai, em Itapiranga, atingiu 8, 82 metros acima do normal nesta quinta-feira e apresenta estabilização. Ao meio dia de hoje apresentou diminuição e está em 8,80. A água invadiu a Área de Lazer Barra do Macaco, em linha Laranjeira, interior de Itapiranga. Outros espaços públicos privados próximos ao rio também foram invadidos pela água devido a enchente. Em linha Laranjeira, a água está próxima da pista de passagem de veículos na ponte sobre o Rio Macaco Branco. Na área de lazer a cheia do Rio Uruguai já afetou diversas estruturas como churrasqueiras, mesas, bancos e até a guarita do corpo de bombeiros, utilizada pelos salva-vidas durante a Operação Veraneio.
A Comissão Central Organizadora define bandas para animação da quadragésima quarta Oktoberfest de Itapiranga. A programação na cidade terá diferentes atrações em espaço cultural, pavilhões A 1 C, além da praça da prefeitura. Conforme o coordenador, NELSON ARENHARDT, por meio de licitação já foram contratados, Os Montanari, Musical Integração, Super Banda Herr Schmitt e Vox 3. Ele informa que foi lançado licitação para contratação de mais uma banda de renome para animação no pavilhão principal. Bandas locais estarão no Pavilhão C. ARENHARDT menciona ainda que várias bandas locais vão animar o público no palco cultural e na praça da prefeitura durante o mês de outubro. AOktoberfest 2023 acontece nos dias sete e 22 de outubro, em Presidente Becker, e de 12 a 15 de outubro, na cidade.
Oktoberfest ainda não tem definição de preço ao público. A Comissão Central Organizadora está avaliando os custos da festa para definir valores de ingressos e produtos disponibilizados na festa. Segundo NELSON ARENHARDT, o evento terá novidades e valorização da gastronomia e cultura no berço nacional da Oktoberfest. Ele menciona a mobilização para um mês de festa com programações em diferentes ambientes e não apenas no Complexo Oktober. O coordenador da quadragésima quarta edição da Oktoberfest é otimista para promover um dos maiores eventos da história em Itapiranga.
O movimento que busca a instalação de um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul em São Miguel do Oeste possui quase 20 anos de luta. De acordo com um dos coordenadores, IVAN JOSÉ CANCI, o Conselho Estratégico Social da Universidade aprovou a expansão e a criação do campus em outubro de 2022, após uma audiência pública que debateu o assunto com a população do Extremo Oeste em junho do ano passado, em São Miguel do Oeste. CANCI explica que agora o movimento está atuando de forma ainda mais intensa para que a instalação do campus seja incluída no Plano Plurianual do Governo Federal, que está sendo construído de forma participativa. O coordenador enaltece que todas as pessoas da região podem contribuir com a proposta, votando através do site Brasil Participativo.
IVAN CANCI salienta que a proposta já está entre as 50 mais votadas, porém, é preciso alcançar pelo menos cinco mil votos para que ela ganhe força junto ao Ministério da Educação. O coordenador do movimento observa que a área da educação possui cerca de 900 propostas sob votação para inclusão no Plano Plurianual e por isso, é fundamental que haja uma grande votação para comprovar o interesse da região Extremo Oeste no campus. IVAN CANCI chama atenção que a votação será encerrada à meia noite desta sexta-feira. Em caso de aprovação, a ideia é que a instalação do campus da UFFS em São Miguel do Oeste seja incluída no orçamento geral da União de 2024.
O DNIT informa aos usuários da BR-163 no Extremo Oeste de SC que haverá interdição total da rodovia para detonação de rochas nesta sexta-feira. A operação é necessária para dar seguimento às obras de ampliação de capacidade, restauração e eliminação de pontos críticos da rodovia. A detonação está prevista para ocorrer entre 15 horas e 16 horas, , em Guaraciaba, próximo à comunidade Linha Daltro Filho e à rotatória de acesso ao município de Anchieta. Para segurança da operação, a rodovia será interditada nos dois sentidos. O tempo estimado de duração para o desmonte e limpeza completa da pista é de uma hora, podendo ser realizado em menor tempo. No local, as equipes do DNIT darão as orientações necessárias aos motoristas. Em caso de chuva ou outras condições climáticas desfavoráveis, a operação pode ser adiada.
Período de férias causa alteração nos atendimentos da Saúde em Tunápolis. A Unidade de Saúde do município possui alterações no atendimento à população neste mês, devido ao período de férias de alguns profissionais. Conforme a Secretária de Saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO, está sendo feito um revezamento para que todos os funcionários possam usufruir do seu direito ao descanso. Ela explica que com isso estão sendo feitos alguns remanejamentos, principalmente de procedimentos e consultas eletivas, já que elas podem ser reagendadas para quando os profissionais retornarem ao trabalho.
ROSELI BONAVIGO salienta que a principal demanda no momento são os atendimentos a pacientes com doenças respiratórias, a grande maioria crianças e idosos. A Secretária de Saúde de Tunápolis observa que o quadro apresenta leve melhora em alguns dias e aumento na procura por atendimentos em outros, desde o mês de maio. Ela pontua que a preocupação aumenta com a previsão de mudança brusca na temperatura a partir de hoje, o que pode provocar novos casos de resfriados e gripes. ROSELI orienta para que as pessoas se mantenham bem agasalhadas, hidratadas, em ambientes bem arejados e com uma dieta alimentar balanceada.
Intensas chuvas aumentam problemas em áreas de risco na cidade. A preocupação é manifestada pelo Secretário de Administração, Obras e Serviços Urbanos de Itapiranga. Município possui locais com seguidos deslizamentos de terra e com novas edificações. ARTÊMIO SCALON considera que esta situação precisa ser observada com mais rigor para evitar riscos. O bairro Santa Tereza Baixo tem encostas que apresentam problemas a cada chuva mais forte. A construção de novas residências em áreas de regularização fundiária agrava a situação de deslizamentos de terra. SCALON comenta que secretarias do municipais, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão monitorando várias situações em decorrências das intensas chuvas que são constatadas em Itapiranga. O Secretário informa que são vários problemas causados pelos temporais, provocando falta de água, além de danos significativos em estradas, em virtude do entupimento de bueiros e sarjetas.
APAE participa das capacitações da Secretaria de Educação de Itapiranga. A semana de formação de profissionais da educação aborda ações de prevenção a deficiências. Palestra sobre autismo deve reunir 500 participantes. Conforme a Fonoaudióloga da Apae de Itapiranga, ANA RAMBO, o tema abordado já é alusivo ao mês Agosto Laranja, de prevenção a deficiências. ANA destaca que a palestra: Autismo na visão de um Autista acontece na segunda-feira, dia 17 de julho, na Sociedade Imigrantes, juntamente com a semana de formação dos profissionais da educação, em parceria com Secretaria de Educação do Município, Assistência Social e demais órgãos. O município de Itapiranga possui uma lei instituída para promoção de ações de conscientização sobre deficiências.
Conforme ANA RAMBO, a palestra foi pensada em aperfeiçoar o conhecimento sobre o autismo e desenvolvimento de maior consciência para a sociedade. A programação contempla palestra com MARCOS PETRY, que abordará características de um autismo e com a Pediatra JÚLIA EIDT, abordando prevenções de deficiências, inclusive durante a gestação. A Fonoaudióloga ANA RAMBO, destaca que o assunto será abordado pela prevalência de casos e surgimento de muitos diagnósticos atualmente. ANA RAMBO destaca que apesar da facilidade de informação sobre o assunto, o autismo ainda continua sendo um desafio e necessário ser abordado. Para o mês de agosto, a Fonoaudióloga destaca que haverá outras ações de conscientização a sociedade em geral.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste realizou na noite desta quarta-feira, uma abordagem em um ônibus que estava na rodoviária do município. A ação foi por volta das 22 horas e resultou na apreensão de mais de 100 garrafas de vinho, sendo ao todo, 105. A carga estava no bagageiro do ônibus em três malas, as quais estavam extremamente pesadas e geraram a suspeita dos policiais. As bagagens eram de dois passageiros do coletivo, que afirmaram ter feito a compra na Argentina e que estavam levando para o estado do Rio Grande do Sul. Por se tratar de descaminho, as garrafas de vinho foram apreendidas e a mercadoria foi entregue na Receita Federal de Dionísio Cerqueira.
Um homem foi preso por violência doméstica nesta quarta-feira, em Iporã do Oeste. A Polícia Militar atendeu a ocorrência por volta das 20h20, na Rua 13 de Maio, no Bairro Jardim Itália. No local, os policiais conversaram com a vítima e constataram que ela apresentava várias lesões pelo corpo. A mulher relatou que seu companheiro bebeu, lhe agrediu com enforcamento, arranhões, a arrastou pelo chão e ainda a pegou pelo pescoço, na tentativa de matá-la. Ela disse aos policiais que “está cansada das agressões” e que por isso deseja representar criminalmente contra o companheiro. Já o autor dos fatos relatou aos policiais que teve uma discussão com sua companheira, que acabou ficando nervoso e que por isso agrediu a mulher. Ele foi preso, conduzido e entregue na Delegacia de Polícia Civil.