ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 13/07/2022

-CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA PEC DOS BENEFÍCIOS EM PRIMEIRO TURNO

-SC TEM EXPORTAÇÃO RECORDE E MOVIMENTO DE 19 BILHÕES NO SEMESTRE

-ESTRADAS RURAIS USADAS PARA DESVIO COMEÇAM A SER RECUPERADAS

-MAIS DE R$ 300 MIL SERÃO REMANEJADOS PARA SECRETARIA DE OBRAS

-NOVA ROTULAGEM DE ALIMENTOS DEVE DIFICULTAR FISCALIZAÇÃO

-PROJETO DE LEI EM REGIME DE URGÊNCIA É BAIXADO EM COMISSÃO

-INTERESSADOS EM PARTICIPAR DA FEIJOADA DEVEM RETIRAR AS FICHAS

-APAE DEVE VISITAR PROPRIEDADE DE MORANGOS DEPOIS DO RECESSO

-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE CONTRA CARRO NA BR-163

-POLÍCIA INVESTIGA SUPOSTO DE CASO DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL

O tempo está ensolarado. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de quatro graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo cinco reais e 44 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Em quase 150 dias de ataques e bombardeios, a guerra na Ucrânia já deixou mais de cinco mil civis mortos no país. O balanço foi feito pela agência de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas e divulgado nesta terça-feira. A agência, que tem dezenas de monitores de direitos humanos no país, disse em sua atualização semanal que seis mil 520 civis ficaram feridos. Embora este seja o balanço oficial, a agência afirma que o número de mortos é, provavelmente, bem maior. Isso porque os monitores que fazem a contagem de mortos não conseguem chegar em áreas dominadas há meses por forças russas, como vilarejos no leste do país e a cidade de Mariupol, no sul da Ucrânia.

O Partido Conservador britânico divulgou, nesta terça-feira, a lista de oito candidatos que estão oficialmente concorrendo à direção da sigla e ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido, após a demissão de BORIS JOHNSON, na semana passada. Hoje, cada candidato terá que conseguir o apoio de 30 deputados para sua candidatura no primeiro turno da eleição. O segundo turno está previsto para quinta-feira e outro, se necessário, na segunda-feira. O objetivo é que restem apenas dois candidatos antes do recesso parlamentar, que começa em 22 de julho. O nome do futuro primeiro-ministro será conhecido em cinco de setembro, após uma votação final aberta aos membros do Partido Conservador.

Uma onda de calor passa por diversos países da Europa Ocidental, especialmente Espanha e Portugal, onde há incêndios e alertas para que as pessoas se protejam. As temperaturas também estão mais altas do que o normal na França e no Reino Unido. Com as mudanças climáticas causadas pelo homem provocando secas, espera-se que o número de incêndios florestais extremos aumente 30 por cento nos próximos 28 anos, de acordo com um relatório da ONU de fevereiro de 2022. Desde a semana passada, 40 pessoas ficaram feridas em três incêndios registrados em Portugal.

O Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023, que estabelece as diretrizes para elaboração do Orçamento do próximo ano, incluindo as previsões de receitas e despesas e a meta fiscal. Com a aprovação pelo Congresso, o texto será enviado ao presidente JAIR BOLSONARO para ser sancionado. A versão final do projeto não inclui a obrigatoriedade do pagamento das emendas do "orçamento secreto", que recebeu esse nome devido à dificuldade de identificação do parlamentar que indicou a destinação da verba dessas emendas. O texto aprovado nesta terça, porém, manteve um outro ponto polêmico: o aumento do poder da Câmara nas indicações de emendas do "orçamento secreto".

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira em primeiro turno a proposta de emenda à Constituição que cria um piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiros. O texto foi aprovado por 425 a sete. Só o Novo orientou voto contrário ao texto. Conforme acordo fechado pelo presidente da Câmara, ARTHUR LIRA para acelerar a votação, os deputados não discutiram a proposta, que seguiu direto para votação. O pacto prevê que o segundo turno será votado apenas após a apreciação da PEC que amplia benefícios sociais em ano eleitoral. Se não houver mudanças no segundo turno, a proposta, que já foi aprovada pelo Senado, segue para promulgação.

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, em primeiro turno, o texto-base da "PEC dos Benefícios" que concede uma série de benefícios sociais para a população. Entre outros pontos, a PEC aumenta o valor do Auxílio Brasil, amplia o Vale-Gás e cria um "voucher" para os caminhoneiros e taxistas. Os benefícios valem até dezembro deste ano. O placar do texto-base foi de 393 votos favoráveis e 14 contrários, em primeiro turno. No início da sessão, a internet e o sistema de votação da Câmara apresentaram inconsistências. Após a votação do primeiro turno, LIRA suspendeu a sessão e disse que a Polícia Federal iria a Câmara para apurar o que aconteceu. Hoje, os deputados devem votar os destaques da PEC.

O Tribunal Regional Eleitoral não vai conceder segurança para os candidatos ao governo do estado. O TRE discutiu o assunto nesta segunda-feira e fez uma consulta interna sobre a previsão legal para a proteção aos postulantes ao cargo de governador. A conclusão do documento elaborado pela equipe técnica do TRE-SC é que "não foram encontrados legislação ou julgados que prevejam a possibilidade de o TRE, diretamente ou por meio de outro órgão, providenciar a segurança física de candidatos”. O presidente do Tribunal, o desembargador LEOPOLDO BRÜGGEMANN, ainda frisou que não há previsão orçamentária na Corte para este gasto específico. Em nível federal, os candidatos à presidência recebem a proteção de policiais federais, como previsto na legislação eleitoral.

Santa Catarina fechou o primeiro semestre do ano com exportações de cinco bilhões e 800 milhões de dólares, um recorde histórico, com crescimento de 25 e meio por cento frente ao mesmo período de 2021. As importações alcançaram 13 bilhões e meio de dólares, 12 vírgula seis por cento mais que nos mesmos meses do ano anterior, o que resultou em déficit comercial de sete bilhões e 600 milhões. A corrente de comércio do Estado, ou seja, exportação mais importação, alcançou 19 bilhões no período, com alta de 16 por cento frente aos mesmos meses de 2021. Mais uma vez, o mês de junho foi de recorde nas vendas externas catarinenses.

O governo de Santa Catarina encerrou o primeiro semestre do ano com crescimento nominal de 22 por cento na arrecadação total, que chegou a 21 bilhões e 600 milhões de reais. Descontada a inflação, o crescimento real foi de 10 por cento. De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI, a pasta vai buscar outras fontes de receita para compensar a perda de ICMS em função das mudanças de alíquotas de 25 para 17 por cento. Segundo ele, a arrecadação de ICMS nos combustíveis cairá para a metade e a da energia vai recuar 63 por cento porque terá mais deduções além do ICMS. As projeções são de perda geral de um bilhão e meio de reais no segundo semestre deste ano e mais de três bilhões em 2023.

A Apae Viviane de São José do Cedro desempenha trabalhos com os alunos do educandário durante esse mês. As atividades tiveram início ainda no mês passado. De acordo com a professora ROSELI PICININN, os trabalhos são realizados de forma integrada com duas turmas por haver aula pelo período todo. Uma das atividades feitas, foi uma caminhada na Linha Gomes onde foram conhecer uma propriedade rural. Como também fotografarem as paisagens para participarem do concurso promovido pelo departamento de Cultura. Outra visita realizada foi numa propriedade de plantação de morangos onde puderam conhecer todo o processo de cultivo. A intenção é levar os alunos a verificarem o momento da colheita. A professora salientou que os estudantes estavam participando da feira de ciências realizada no colégio Cedrense. Ela ainda destacou que outros projetos estão sendo avaliados para promover depois do recesso. Os alunos entram em férias na segunda-feira que vem.

A coordenação da Fetraf de Santa Catarina está cumprindo agenda pelos municípios do Extremo-Oeste durante essa semana. O compromisso encerra amanhã em Mondaí reunindo todos os Sintraf. Conforme o coordenador JANDIR SELZLER, o roteiro começou ontem pela manhã em Guarujá do Sul com o sindicato e lideranças locais. À tarde a coordenação esteve em São José do Cedro. Hoje pela manhã a equipe visitou o Sintraf de Palma Sola e agora à tarde será em Dionísio Cerqueira. Já à noite será em Guaraciaba. Também será realizada uma vista em São Miguel do Oeste e Paraíso amanhã. A ideia é debater sobre as questões relacionadas à agricultura, principalmente referente ao Plano Safra lançado em junho. O coordenador afirmou que o objetivo é se unir para cobrar medidas mais efetivas de amparo ao setor por parte do governo Federal.

Dentro deste mês de aniversário de emancipação político-administrativa de Guarujá do Sul, a programação das festividades contará com a tradicional feijoada. No próximo dia 25, o município celebra 61 anos. Conforme o secretário de Administração JULIO DELLA FLORA, as fichas já estão à venda em cinco repartições públicas de Guarujá para adquirir a sua. O intuito é saber quantas pessoas estarão envolvidas no almoço, além de auxiliar na preparação da alimentação. As pessoas podem passar no Cras, secretarias de Saúde, de Educação e de Agricultura, como também na portaria na prefeitura. O setor espera atender um bom número de pessoas, já que o almoço é gratuito, sem custo algum para o participante. Mas é necessário retirar a ficha antecipadamente. O almoço ocorre no CTG de Guarujá. Um novo espaço deve ser ampliado visando atender o público que poderá prestigiar ainda atrações no campo esportivo. A feijoada será servida no dia 24 às 11 e 30 seguido do corte do bolo com baile depois das 14 horas.

Os vereadores da Câmara de São José do Cedro votaram, na segunda-feira durante a sessão, o projeto de lei sobre suplementação orçamentária. O projeto deu entrada em regime de urgência e já foi aprovado na mesma sessão em primeira votação. A prefeitura solicitou remanejamento de 315 mil reais para ser empenhado na secretaria de Transportes e Obras. De acordo com o secretário LUIZ TREVISOL, esse remanejamento se deve aos constantes aumentos no preço do diesel. O setor possui recursos para abastecer os veículos até o mês que vem. Devido a instabilidade do preço deste combustível, foi necessário solicitar ao prefeito mais recursos para garantir o abastecimento dos veículos de transportes e obras. O secretário comentou sobre o bom entendimento dos vereadores quanto a aprovação rápida do texto. Ele disse ter ficado surpreso com essa atitude deles, e por entenderem a necessidade do remanejamento para atender os agricultores. Esses valores também serão usados para a compra de peças visando a manutenção das máquinas.

Os mais de 310 mil, assim que aprovado em segunda votação na Câmara de São José do Cedro será remanejado da secretaria de Agricultura no montante de 170 mil reais. O montante seria usado para a compra de um veículo para a secretaria e na implantação do Centro de Comercialização de Produtos Cedrenses. A secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico teve um montante de 145 mil reais retirado. Este valor, segundo consta no projeto de lei, seria utilizado na construção de uma incubadora e de um galpão industrial e comercial.

Alguns trechos da estrada rural usada como desvio da BR-163 por Princesa apresentam problemas devido ao intenso fluxo de veículos. Conforme o secretário de Obras CARLOS KLEIN, os problemas são pontuais como na saída da Linha Vista Alta onde serão necessários cascalhamento e compactação. A ideia é efetuar as melhorias neste e demais pontos dentro de alguns dias. Ele também citou a rodovia estadual sentido a São José do Cedro que também foi usada para o tráfego e apresentou certos problemas. Além de buracos e desníveis por causa do peso de caminhões a qual a rodovia não é acostumada. Este mesmo trecho possui um projeto em conclusão para concretagem da ligação entre São José do Cedro e Princesa nos mesmos moldes da BR-163. O pavimento rígido foi escolhido devido ao problema na base do atual pavimento. O secretário também acreditava que as estradas da Vila Rica e Vista Alta seriam mais prejudicadas por causa do fluxo de veículos, principalmente, devido aos de transporte.

A secretaria de Obras de Guarujá do Sul voltou a recuperar as estradas utilizadas como desvio da BR-163 enquanto as obras ocorriam em determinado trecho. Segundo o secretário ANTÔNIO DE SOUZA, as estradas rurais do município não são para suportar o intenso fluxo de veículos que até então passa pelas comunidades rurais. Por isso, a recuperação dessas vias começou hoje pela manhã depois que o trânsito voltou a ser pela 163. Serão cascalhadas e compactadas pedaços mais afetados também causados pelas máquinas usadas no reforço de um caminhão. O secretário disse que as chuvas registradas na noite de segunda-feira foram boas para dar início aos trabalhos de recuperação visando deixá-las em boas condições para o agricultor. Entre os pontos mais críticos ficam no trecho da Linha Pessegueiro sentido a rodovia federal. Ainda nesse pedaço será preciso trocar a tubulação que foi quebrada. A estrada da Linha Caravaggio também vai precisar de melhorias em quase sua totalidade devido aos buracos na via.

Os serviços para a recuperação das estradas rurais em Guarujá do Sul levarão um tempo para que os trechos sejam contemplados com os trabalhos. Por isso, é necessário compreensão dos moradores. A equipe deverá ser acionada aos finais de semana para dar rapidez na conclusão. O secretário de Obras ANTÔNIO DE SOUZA, comentou que o trecho da estrada localizada na Linha Barro Preto também vai precisar de uma atenção devido ao fluxo de veículos. Desta localidade é retirada as pedras para serem utilizadas pela empreiteira nas obras da rodovia federal. O intuito é fazer uma recuperação visando arrumá-las aos moradores. ANTÔNIO salientou que esses serviços não precisariam ser realizados agora, mas por causa da alteração do tráfego será necessário adequar o cronograma. Porém, os transtornos foram temporários. O secretário também comentou sobre as dificuldades de refazer as estradas neste período de inverno. Por isso, os trabalhos ocorrem em vias que acabam tendo maior luminosidade do sol.

Com o intuito de renovar a frota a Prefeitura de Guaraciaba está adquirindo novos veículos e máquinas. Na manhã de ontem foi entregue mais um veículo para a secretaria de Assistência Social. O veículo é um Fiat Cronos que foi adquirido pelo valor de 92 mil. A renovação da frota já conta com um novo rolo compactador 524 mil, uma retroescavadeira 443 mil, duas Fiat Stradas com o valor de 211 mil, um ônibus escolar duas vans escolares 520 mil, dois HB20 para a saúde 179 mil, além de 21 distribuidores de adubo líquidos e calcário entregues aos produtores rurais em forma de cedência. Estão previstos ainda e já licitados, um caminhão caçamba no valor de 569 mil, uma van para saúde 255 mil, outra para educação 251e uma ambulância 239 mil e 900 reais. A prefeitura de Guaraciaba paga hoje 50 por cento o valor do décimo terceiro salário aos funcionários públicos. Ao todo são 426 funcionários. Serão 702 mil e 96 reais que estarão circulando e movimentando mais recursos no comércio local. Os outros 50 por cento serão pagos em dezembro.

O Cras de São José do Cedro está envolvendo alguns pioneiros do município para participar de atividades com as crianças em comemoração ao aniversário de emancipação. Conforme a coordenadora MANUELA COZER, essa atividade é desenvolvida com as crianças atendidas pelo serviço de convivência e fortalecimento de vínculos nos períodos matutino e vespertino. Uma roda de conversas é realizada com os participantes junto aos pioneiros. Quanto a tarde e manhã, houve o envolvimento de quatro pioneiros que relataram às crianças dificuldades enfrentados pelos por eles. Também foi alertado sobre drogas e demais assuntos do mundo moderno.

A secretaria de Assistência Social e o Cras desempenham atividades diferentes, mas com a mesma finalidade ao prestar apoio. A psicóloga do Cras SILVIA NARDI, explicou que muitos acabam confundindo os serviços prestados até pelo Cemas. A equipe técnica do Cras, como psicóloga e assistente social, são responsáveis pelo acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social, com foco no atendimento de pessoas que recebem o Auxílio Brasil. Também há as crianças que participam dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos prestados pelo Cras. A psicóloga acredita que essa falta de distinção entre os dois setores se deve a mudança de departamento para fazer a inscrição no CadÚnico. Até pouco tempo, esse serviço era feito pelo Cras, mas hoje isso é realizado na secretaria de Assistência Social que fica localizado ao lado do Posto Portal. Já o Cras está endereçado próximo a garagem de máquinas e da Coopacep. O Cemas, voltado ao atendimento em saúde, fica perto da praça central.

A partir do dia nove de outubro deste ano a rotulagem de alimentos terão aviso em destaque sobre excesso de açúcar, gordura e sódio. A tabela nutricional também deverá ser branca com letras pretas para facilitar a leitura do consumidor. Para o fiscal Sanitário MARCOS BAGNARA, essa nova regra dará maior visibilidade quanto às informações importantes de cada produto. Mas exigirá grande mudança por parte das fabricantes, por isso ele acredita que algumas dificuldades serão enfrentadas pelas empresas até a regularização, o que pode causar queda no consumo no início. Recentemente os fiscais estiveram numa capacitação em Chapecó visando debater formas de fiscalizar os estabelecimentos. Apesar disso, conforme MARCOS, os profissionais ainda precisam passar por novas capacitações visando aprimorar o conhecimento referente aos dados. Mas a ideia, segundo ele, é orientar as empresas que fazem produção de alimentos na região, a exemplo, de produtos da agricultura familiar.

A grande mudança nos rótulos é a inclusão de uma informação nutricional frontal. A ideia, conforme o fiscal Sanitário MARCOS BAGNARA, é esclarecer o consumidor sobre o alto índice de ingredientes que afetam a saúde. Para isso, foi desenvolvido um design de lupa para identificar o alto teor de três nutrientes como: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio. O símbolo deverá ser aplicado na frente da embalagem, na parte superior, para ser facilmente capturada pelo consumidor. É obrigatória a veiculação do símbolo da lupa com indicação de um ou mais ingredientes “de risco” que estejam presentes em alta quantidade. Às alegações nutricionais, como ausência de glúten, permanecem voluntárias.

Dos cinco projetos de lei que deram entrada na sessão de segunda-feira na Câmara de São José do Cedro, quatro deles foram em regime de urgência. Conforme o vereador GUILHERME FERRARI, essas quatro se deve a necessidade que o executivo tem para dar continuidade aos trabalhos. Ele citou que um deles trata sobre a ajuda de custo para o futsal feminino. A equipe deve representar o município em uma competição. Já o texto 53 trata sobre o evento voltado aos dias dos pais realizados pelos idosos do município. É solicitado recursos para promover esse evento. Também deu entrada uma mensagem que autoriza o município receber os veículos doados pela Receita Federal. Foram recebidos seis veículos. O vereador comentou sobre o reajuste salarial dos agentes comunitários da saúde e dos agentes de endemias. Segundo ele, o pedido era para ser votado na mesma sessão, mas foi baixado para análise dos integrantes da comissão responsável.

O projeto de lei que reequilibra o salário dos agentes comunitários da Saúde e de Endemias foi baixado em comissão mesmo dando entrada em regime de urgência. O projeto entrou na segunda-feira. Conforme o vereador FERNANDO WILL, o texto foi levado para a comissão depois de solicitar que a mensagem não fosse votada naquela noite antes de uma melhor análise. O vereador explicou que não é contrário ao reajuste, mas pediu para que fosse implantado devido a uma nova regra que tornou obrigatório que esses servidores não recebam menos de dois mil e 424 reais. Na visão dele, o projeto encaminhado pelo executivo exclui a revisão geral anual de todo o servidor. Por isso, o projeto foi levado para comissão visando melhor debate para depois ser levado, em menor tempo possível, para aprovação. O vereador salientou que os agentes recebiam até então por meio de uma portaria que estabelecia os valores. Mas agora houve uma emenda constitucional para alterar isso.

Um motociclista de 18 anos ficou ferido em um acidente registrado na BR-163, em Dionísio Cerqueira. De acordo com os bombeiros, o fato ocorreu por volta das 12 horas e dez minutos de ontem no acesso ao Bairro Três Fronteiras. Se envolveram no acidente um Gol e uma motocicleta Titan. Segundo os socorristas ele apresentava suspeita de fratura na perna esquerda. A vítima foi socorrida pelas equipes de Bombeiros e Samu e encaminhada ao hospital da cidade para atendimento médico.

A Polícia Militar realizou apreensões de descaminho e tráfico de drogas em Dionísio Cerqueira, área de divisa do Estado de Santa Catarina e Paraná, que fazem fronteira com a República Argentina. No início da noite de ontem, por volta das 18 horas e 30 muitos, os policiais militares abordaram um veículo, no centro da cidade, que apresentou suspeita devido ao excesso de carga. Dentro do veículo foram localizadas 537 garrafas de vinho, descaminhadas do país vizinho, sem os devidos trâmites aduaneiros. Diante do ilícito o veículo, o condutor e a carga foram conduzidos até a Receita Federal. Em seguida, durante a abordagem de um ônibus com linha de Foz do Iguaçu, PR, para Porto Alegre, RS, foram identificados 24 vírgula 950 quilos de maconha, envolvidos com balão, na tentativa de disfarçar o odor da droga. A proprietária da mochila foi identificada e presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Um homem foi preso por estupro de vulnerável em São Miguel do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, o caso foi registrado ontem. A PM foi acionada, pois duas crianças tinham relatado aos pais que foram abusadas sexualmente por um vizinho. Após ouvir os relatos das filhas, o pais delas foi até a casa do suposto autor do estupro com uma arma branca para ameaçar o autor. Os policiais militares foram imediatamente acionados para atenderem a ocorrência. Baseado no que foi dito pelas vítimas e demais testemunhas, a PM pôde prender um vizinho possível autor do estupro contra vulnerável. As demais pessoas foram levadas para a delegacia de Polícia com objetivo de esclarecer o caso. O conselho tutelar foi solicitado para retirar as crianças no ambiente. A partir de agora a DPCAMI investiga o caso de suposto estupro.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.