ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 13/07/21

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a terça-feira cotado em cinco reais e 21 centavos. O euro está valendo seis reais e 15 centavo. Já o peso argentino está cotado em cinco vírgula seis centavos.

Um raio matou pelo menos 16 pessoas e feriu outras na cidade de Jaipur, no norte da Índia, no último domingo. As vítimas estavam tirando selfies sob a chuva no topo de uma torre de vigia em uma atração turística da cidade. 27 pessoas estavam no local quando o incidente aconteceu. Algumas teriam se jogado no chão. Uma autoridade policial disse à imprensa que a maioria dos mortos na torre do forte era jovem. Só no domingo houve mais nove mortes causadas por raios em todo o Estado de Rajasthan, onde Jaipur está localizada. Os raios matam cerca de dois mil indianos em média todos os anos, de acordo com dados oficiais.

Integrantes da oposição ao regime chavista na Venezuela disseram nesta segunda-feira que funcionários fiéis ao presidente NICOLÁS MADURO invadiram o prédio em Caracas onde vive JUAN GUAIDÓ, político oposicionista que se proclamou presidente venezuelano em 2019 durante o impasse político no país. Momentos depois, GUAIDÓ concedeu entrevista coletiva condenando a ação, que para ele, foi uma "perseguição" e um "sequestro". Nenhum representante do governo de NICOLÁS MADURO se pronunciou oficialmente sobre a ação.

A pandemia de Covid-19 contribuiu, em 2020, para o aumento do número de pessoas que passam fome e terá efeitos de longo prazo na segurança alimentar. O alerta está no relatório da Organização da ONU para a Alimentação e a Agricultura. Esse agravamento da fome no mundo, o mais importante nos últimos 15 anos, compromete mais do que nunca a meta das Nações Unidas de erradicar a fome no mundo até 2030, segundo o relatório da FAO publicado nesta segunda-feira.

O presidente JAIR BOLSONARO oficializou nesta terça-feira em ato publicado no Diário Oficial da União, a indicação do advogado-geral da União, ANDRÉ MENDONÇA, ao Supremo Tribunal Federal. Para assumir o cargo, MENDONÇA ainda terá que se submeter a uma sabatina no Senado Federal e sua indicação será votada no plenário. Ele precisa que 41 dos 81 senadores o aprovem, tornando-o apto a ocupar a cadeira de ministro da Suprema Corte. Se aprovado, MENDONÇA substituirá o ministro MARCO AURÉLIO MELLO, mais antigo ministro do tribunal, que se aposentou nesta segunda-feira.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou, com vetos, a Medida Provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras, a maior empresa de energia elétrica da América Latina. A sanção foi publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União. BOLSONARO vetou, entre outros, pontos que falam da aquisição de ações com descontos por parte de funcionários, da proibição de extinguir algumas companhias e da que obriga o governo a reaproveitar funcionários por um ano. O presidente também vetou o trecho que proíbe a extinção, da incorporação, da fusão ou da mudança de domicílio estadual, por dez anos, das subsidiárias Chesf, Furnas, Eletronorte e CGT Eletrosul.

O Instituto Butantan recebeu na madrugada de hoje cerca de 12 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo, matéria-prima para produção da CoronaVac. A vacina é produzida pelo Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. A carga é suficiente para fabricar 20 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. Elas serão entregues ao Programa Nacional de Imunizações de 15 a 20 dias depois que a produção começar. O governador JOÃO DORIA acompanhou a chegada do lote no aeroporto e disse que as doses produzidas vão garantir a proteção de brasileiros em todo o país.

O Estado distribui nesta segunda e terça-feira, 214 mil e 500 doses da AstraZenecaFiocruz às 17 centrais regionais estaduais para aplicação da segunda dose. As vacinas começaram a ser encaminhadas no início da tarde desta segunda e a previsão é que a distribuição seja encerrada na tarde de hoje. Todos os 295 municípios catarinenses serão contemplados com esta remessa. Ontem a central da Grande Florianópolis recebeu as doses. Já nesta terça-feira a distribuição via terrestre ocorre para as centrais de Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville e Itajaí. As vacinas das centrais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Joaçaba, Videira, Mafra, Rio do Sul e Lages serão transportadas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar.

O acusado de matar cinco pessoas em ataque a uma creche de Saudades teve o quarto pedido de exame de sanidade mental negado pela Justiça. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A decisão da Vara Única da comarca de Pinhalzinho, não aceitou os argumentos da defesa do acusado, que tem 18 anos. No dia quatro de maio deste ano, ele invadiu a escola Infantil Pró-Infância Aquarela e matou a golpes de facão três crianças de menos de dois anos e duas funcionárias da unidade. Na decisão em que negou o pedido, o juiz refuta o argumento usado pela defesa, de que haveria “dificuldade de encontrar profissional particular que se disponha a avaliar o acusado”.

Serão três reuniões dos representantes do Centro de Operações de Emergência em Saúde, o COES, nesta terça-feira. Duas já ocorreram pela manhã, dos níveis técnico e estratégico, e a terceira será realizada daqui a pouco já com o grupo decisório. Dessas conversas saem os encaminhamentos que serão levados pelo secretário da Saúde, ANDRÉ MOTTA, ao governador CARLOS MOISÉS e aos secretários do Grupo Gestor de Governo. Nas reuniões de hoje será discutida a possibilidade do fim da "era dos decretos", ou seja, as prorrogações que ocorrem a cada 15 dias. A expectativa é que os protocolos continuem, porém, com impacto importante sobre os horários das atividades. Este 'controle' por decretos poderá deixar de existir.

Lançado Livro “Professor Sabichão”. A Professora de Campo Erê LARISSA RIBOLI, formada em pedagogia, pós-graduada em literatura infantil e com mestrado em educação, comenta que a obra foi feita em parceria com a educadora ELIANA CAMARGO, de Itajaí. O exemplar fala sobre os teóricos da educação. O lançamento oficial do livro, ocorreu no final de semana através de uma live no Instagram da Professora ELIANA. LARISSA atua como professora na rede municipal de ensino, e também como orientadora na escola estadual Emílio Médici de Campo Erê.

O livro escrito pelas profissionais visa traduzir os teóricos da educação para uma linguagem mais simples. A professora e autora LARISSA RIBOLI , explica que os temas abordados pelos teóricos da educação são bastante complexos, o que dificulta o entendimento por parte dos educadores. Por isso, a obra é voltada para professores que desejam estudar para processos seletivos, ou se aperfeiçoar na educação. Conforme LARISSA, esse é o primeiro livro que escreve, mas, a professora ELIANA CAMARGO já tem mais de 15 obras assinadas.

Secretaria de Saúde mobiliza suas equipes para coletar material para o preventivo de câncer. De acordo com a responsável ROSALVA BOLIGON, de Campo Erê, os servidores irão se deslocar a empresa da cidade que mais emprega. São mais de 500 funcionários no ramo de confecção. Toda semana, a partir de agosto, uma equipe vai ao local para fazer a coleta. A secretária destaca que é preciso detectar o problema no seu início para haver tempo suficiente para fazer o tratamento que precisa para buscar a cura. Já o Programa contra o tabagismo vai ter o segundo grupo trabalhando no início de agosto. Quem quer parar de fumar deve se inscrever nas unidades de saúde.

Programa de combate ao tabagismo de Campo Erê tem acompanhamento direto de médico, psicóloga, farmacêutico, dentista e nutricionista. ROSALVA BOLIGON alerta que quem fuma está no grupo de risco de Covid 19, porque tem comorbidades. Isso está na estatística da saúde pública. Fumante que pega Covid tem agravamento, sem contar com os índices de câncer de boca, esôfago, estomago e pulmão. Outro programa importante é a saúde na escola, que tem o envolvimento de duas secretarias: Saúde e Educação. Os profissionais não podem se dirigir as escolas por causa da pandemia, por isso tiveram que se reprogramar. Mesmo assim todos os estudantes são atendidos.

Saúde pública de Campo Erê começa a aplicar vacina da Covid-19 a pessoas com 37 anos. A informação é da enfermeira SAMARA RONCHI. De acordo com ela, não precisa ter nenhum tipo de comorbidade, basta ter 37 anos completos que vai receber a vacina a partir de amanhã no Centro de Especialidades, na Sala da Nutricionista. Se encaixam ainda nessa etapa de vacinação, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto e lactantes, nesse caso precisa de uma declaração do médico.

Vacina da Covid ainda está sendo disponibilizada para caminhoneiros e motoristas de transporte de pessoas. Para esse público, a enfermeira pede que levem a carteira de trabalho ou declaração da empresa onde trabalha. Ainda entram trabalhadores da limpeza urbana, professores e pessoas maiores de 18 anos com Deficiências Permanentes e comorbidades contempladas no Plano Estadual de Vacinação. Entre elas: Diabetes; Hipertensão Arterial estágio 1, 2 com outra comorbidade, ou estágio 3 sem comorbidade; Cardiopatias, arritmia cardíaca; Imunossuprimidos; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Obesidade mórbida e Cirrose hepática. Tudo isso, mediante comprovante da doença ou solicitação médica.

Campo Erê vacina contra Covid trabalhadores da indústria com 30 anos ou mais. Segundo a enfermeira SAMARA RONCHI, será amanhã no Centro de Especialidades na Sala da Nutricionista do meio dia até as 16 horas. Para esse público, há a necessidade de levar uma declaração da empresa contendo cnae e comprovante de residência, pois apenas trabalhadores que residem em Campo Erê podem ser vacinados nesse grupo. Além das declarações que cada grupo exige para receber a vacina, todos devem portar cartão SUS ou CPF.

Plano Safra 202122 já está valendo. Conforme ROGÉRIO POSSAMAI – gerente da agência do Banco do Brasil de Campo Erê, o crédito para o agronegócio, estipulado pelo governo federal, tem grande procura. Várias mudanças foram feitas comparando com ano passado. Uma delas é alteração na taxa de juro e nos valores máximos para linhas de crédito. Todas as linhas tiveram alteração, algumas bem pequenas e outras maiores. Mesmo assim, avalia ele, as condições de crédito ficaram muito boas. O custeio pecuária para vaca de leite, via Pronaf, que se pagava 2.75 ao ano, passou para 3 por cento. Essa é uma linha muito acessada na região.

No Plano Safra, linha de custeio de trigo, soja e milho, passou de 4 por cento para 4 e meio. Conforme ROGÉRIO POSSAMAI, do Banco do brasil, quem quer financiar até 20 mil reais na lavoura de milho, vai pagar somente 3 por cento. Se o financiamento passar de 20 mil, ai sim, o juro alcança 4 e meio por cento. O Mais Alimento é a linha mais acessada pelo Pronaf, para compra de máquina, matriz leiteira, melhoria da estrutura e pastagem. O juro subiu de 2.75 para 3 por cento. O que era de 3.5 por cento passou para 4 por cento. Dentro do Pronaf, o produtor que tinha intenção de construir uma casa, poderia financiar até 50 mil. No novo plano, o teto sobe pata 60 mil reais.

Prefeito de São Bernardino conquista um milhão e meio de reais em viagem a Florianópolis. DALVIR LUDWIG contou que esteve na capital do estado na semana que passou em agenda com o deputado MARCOS VIEIRA e com o governador do estado CARLOS MOISÉS. Na oportunidade apresentou ao governador os projetos que tem para seu município, e, segundo o prefeito, MOISÉS se mostrou favorável a ajudar na realização de todos eles. O Chefe do executivo volta para casa com a certeza de um milhão e quinhentos mil reais. 500 mil serão investidos em esporte em todo o município, com a construção de quadras de tênis, reforma e ampliação do ginásio, tudo isso num polo esportivo no Bairro Scheid.

São Bernardino vai investir um milhão de reais em asfalto no interior. Essa era uma das promessas de campanha do prefeito DALVIR LUDWIG e do vice-prefeito JAIR XAVIER. O chefe do executivo disse que esse valor é fruto de sua segunda viagem a capital do estado. Garante que ainda esse ano essas obras comecem a ser executadas. A ideia é com o decorrer do mandato comtemplar mais estradas do interior com asfalto. DALVIR, lembra que várias ações já foram feitas nos seis meses em que está a frente da administração e alega, que vai fazer muito mais pelo município.

Caminhões colidem na SC161. A guarnição TOR da Polícia Rodoviária, Posto 17 de São Lourenço do Oeste, atendeu ontem a um acidente de trânsito. Foi uma projeção de carga, ocorrido no Km 03,650 no município de Palma Sola. Se envolveram um veículo Scania R124, emplacado em Novo BarreiroRS, conduzido por um jovem de 23 anos que não sofreu ferimentos e um Ford Cargo 2629, placas de Salgado FilhoPR, dirigido por um homem de 40 anos. Nesse acidente nenhum dos motoristas ficou ferido, apenas danos de pequena monta em ambos os veículos.

Quarto pedido de exame de insanidade é negado a acusado de chacina em Saudades. O juiz CAIO LEMGRUBER TABORDA, da Vara Única da comarca de Pinhalzinho, indeferiu mais um pedido de instauração de incidente de insanidade mental, o quarto apresentado pelo advogado de defesa do homem acusado do assassinato de três crianças e duas professoras na Escola Infantil Pró-Infância Aquarela, em Saudades. Agora, o argumento apresentado foi “a dificuldade de encontrar profissional particular que se disponha a avaliar o acusado”.

O magistrado, em sua decisão, considerou que “o fato de não estar conseguindo supostamente contratar profissional que se disponha a avaliar o acusado de forma particular não é fundamento idôneo para se deferir a instauração do incidente de insanidade mental. Complementou que “a instauração do incidente de insanidade mental não será deferida somente por haver pedido nesse sentido, mas sim se houver fundadas dúvidas acerca da higidez mental do acusado”.

Se instaurado o incidente de insanidade mental, o processo fica suspenso por 45 dias, prazo para que o perito entregue o laudo. E esse prazo pode ser prorrogado se necessário. Em caso de se considerar o acusado inimputável por incapacidade total de apreciar o caráter ilícito do fato, ele não pode ser condenado e a pena é substituída por medida de segurança ou tratamento em hospital psiquiátrico, por exemplo. Outra possibilidade é o acusado ser considerado semi-imputável na época do crime. Dessa forma, o réu teria redução da pena de um a dois terços em caso de condenação. Agora, se o laudo não apontar comprometimento mental, o processo segue normalmente até seu julgamento final pelo Tribunal do Júri.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.