ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quinta-feira - 13 06 2024

-SUPREMO DETERMINA CORREÇÃO DO SALDO DO FGTS COM BASE NA INFLAÇÃO

-ALESC APROVA LEI QUE AUTORIZA NEGOCIAR 3 MIL IMÓVEIS PÚBLICOS EM FUNDO IMOBILIÁRIO

-RODA DE CONVERSA ENTRE ENTIDAES DISCUTE TRABALHO INFANTIL NO MUNICÍPIO

-SEMINÁRIO REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO SERÁ NESTA SEXTA NA UNOESC

-OBRA DA NOVA PONTE SOBRE O RIO DAS ANTAS EM BARRA BONITA COMEÇA NA SEMANA QUE VEM

-DUAS CRIANÇAS SOFREM FERIMENTOS LEVES EM ACIDENTE NA BR 163

-COLISÃO ENTRE CARRO E CARRETA DEIXA MULHER FERIDA NA AVENIDA WILLY BARTH

O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com nebulosidade variável. A temperatura mínima nas últimas horas foi de 14 graus e a máxima pode chegar a 27 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo cinco reais e 82 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.

O número de pessoas descoladas à força no mundo bateu recorde, atingindo 117 milhões e 300 mil em 2023, de acordo com um relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. O levantamento foi publicado nesta quinta-feira. O número representa um aumento de cerca de oito milhões de pessoas em um ano. Neste cálculo entram pessoas que fugiram de casa por conta de conflitos armados, refugiados e perseguidos. A agência calcula ainda que, em abril de 2024, o total de deslocados tenha chegado a 120 milhões. Entre os conflitos armados que contribuíram para o crescimento no número de deslocados está a guerra no Sudão com 11 milhões de deslocadas e outros um milhão e 700 mil na Faixa de Gaza.

Começa nesta quinta-feira a Cúpula do G7 na Itália, com a presença de líderes dos países-membros e convidados. O presidente LULA vai participar do encontro como convidado. O principal tema da cúpula é a ajuda à Ucrânia, que está em guerra contra a Rússia desde fevereiro de 2022 e pede ajuda ao Ocidente diante da escassez de recursos financeiros e militares. Antes do encontro, na noite de quarta-feira, os líderes do G7 fecharam um acordo para destinar à Ucrânia 50 bilhões de dólares este ano respaldado em ativos russos congelados, segundo a Presidência francesa. A cúpula acontece em um momento de pressão aos líderes dos países do bloco após o avanço da extrema direita nas eleições para o Parlamento Europeu.

O Senado da Argentina aprovou um amplo projeto de lei que é chave para os planos de reforma econômica do presidente JAVIER MILEI, nesta quarta-feira. Houve empate na votação, e coube à vice-presidente argentina, que comanda o Senado, aprovar o projeto. Em termos gerais, a "Lei de Bases" dá poderes especiais ao governo por meio de um decreto de estado de emergência pública. Além disso, o texto propõe a privatização de algumas estatais. Logo após a aprovação, o gabinete do presidente JAVIER MILEI publicou uma nota comemorando a decisão do Senado, afirmando que houve um triunfo do povo argentino e que a Argentina volta para o caminho da prosperidade e crescimento.

O edital do novo leilão de arroz importado deve sair no prazo de uma semana até dez dias. A afirmação é do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, PAULO TEIXEIRA. Ele deu a declaração após se reunir com o ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, sem fornecer mais detalhes sobre a concorrência. Na terça-feira, o governo anulou a compra de 263 mil toneladas de arroz importado após avaliar que a maioria das empresas vencedoras não tinha capacidade financeira de honrar os contratos. No anúncio do cancelamento, o governo informou que o novo edital terá a participação da Controladoria-Geral da União, da Advocacia-Geral da União e da Receita Federal para que as empresas participantes sejam analisadas antes do leilão.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, em votação relâmpago, a tramitação em regime de urgência de um projeto que equipara aborto a homicídio. Com a urgência, o projeto será votado diretamente no plenário da Casa sem passar por análise de comissões relacionadas ao tema do projeto. O tema da votação não foi anunciado pelo presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, que declarou a matéria aprovada depois de 23 segundos de maneira simbólica. O presidente da Câmara citou um acordo feito com as bancadas, sem especificar sobre do que se tratava. Posteriormente, deputados do Psol, PC do B, PT e PSB registraram no microfone suas discordâncias com a votação do regime de urgência. LIRA ainda não indicou quando o projeto será analisado pelo plenário da Casa.

Por sete votos a quatro, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira fixar que a correção do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço precisa garantir, no mínimo, a correção da inflação, portanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA. A decisão será aplicada ao saldo existente na conta a partir da data de publicação da ata do julgamento e não será retroativa. A maioria da Corte seguiu o voto do ministro FLÁVIO DINO para adotar o modelo apresentado pela Advocacia-Geral da União a partir de um acordo com parte das centrais sindicais. Esse sistema prevê corrigir o FGTS pelo IPCA quando, no mês, o valor da inflação for maior do que o sistema atual de correção. Pelas regras em vigor, o FGTS tem um rendimento igual ao valor da Taxa Referencial mais três por cento ao ano.

O número de catarinenses que destinaram recursos do Imposto de Renda Pessoa Física a projetos sociais cresceu 25 por cento neste ano em relação ao ano passado, saltando de 13 mil e 500 para 16 mil e 900. Os dados estão em balanço divulgado pela Receita Federal. O montante direcionado cresceu 18 por cento no período, passando de 14 milhões e meio de reais em 2023 para 17 milhões e 400 mil em 2024. Na média, cada contribuinte catarinense direcionou mil reais e 29 centavos em 2024. Os 17 milhões e 400 mil destinados a projetos sociais neste ano representam três e meio por cento dos 484 milhões que poderiam ser aportados em Santa Catarina. Em 2023, o percentual direcionado para projetos sociais ficou em três virgula quatro por cento.

Para ajudar os empreendedores com negócios em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, o Governo de Santa Catarina definiu medidas tributárias voltadas à prorrogação do pagamento do ICMS e do envio das declarações dos contribuintes. O objetivo é auxiliar a recuperação das empresas diretamente prejudicadas pela catástrofe climática que atingiu o Estado vizinho. As ações valem para o recolhimento dos impostos referentes aos estabelecimentos localizados em Santa Catarina. Levantamento da Secretaria de Estado da Fazenda aponta que o principal setor beneficiado com a medida é o comércio varejista e atacadista em geral. Será concedida a prorrogação do vencimento do ICMS normal por até dois meses para pagamentos que recaiam em junho, julho e agosto.

O projeto de lei do Governo de Santa Catarina que autoriza a criação de Fundos de Investimentos Imobiliários para negociar imóveis públicos foi aprovado pela Alesc nesta quarta-feira. Na prática, a proposta autoriza o governo a fazer cessões e permutas de até três mil imóveis sem a necessidade de autorização prévia do Legislativo. Eles estão avaliados em 16 bilhões de reais. O projeto voltou à pauta da Alesc em uma reunião conjunta das comissões de Justiça, Finanças e Trabalho, convocada às pressas para a manhã desta quarta. Aprovado nas comissões, com voto contrário do deputado FABIANO DA LUZ, o projeto seguiu para o plenário, onde foi aprovado por maioria de votos. Foram contrários os deputados FABIANO DA LUZ do PT, RODRIGO MINOTTO do PDT e MARQUITO do Psol.

Termina hoje o prazo de inscrições para o Programa Municipal de Concessão de Bolsa de Estudos de Descanso. A medida irá beneficiar estudantes que frequentam o ensino técnico, profissionalizante ou ensino superior. A iniciativa prevê o repasse de 44 mil reais relativos ao primeiro semestre deste ano que serão divididos entre os estudantes que tiverem suas inscrições aprovadas pela Comissão de Avaliação. Para acessar o benefício, os estudantes devem se inscrever até o final do dia pelo site do município www.descanso.sc.gov.br, clicando no banner “Programa Municipal Bolsa de Estudos”. A documentação exigida no edital deve ser entregue na Secretaria Municipal de Educação até amanhã.

O Planejamento estratégico do Comitê de recursos hídricos do Rio das Antas será discutido hoje à tarde em São Miguel do Oeste. O evento está programado as duas horas da tarde no centro de treinamento da Epagri na Linha Cruzinhas. O encontro vai reunir usuários de água, poder público e representantes da sociedade civil para debater a elaboração do plano de ação da entidade. De acordo com o presidente do Comitê, ANDERSON RHODEN, o Planejamento Estratégico é um instrumento essencial para mapear as ações que serão desencadeadas pelo Comitê do rio das Antas. Ele citou que a definição de metas, prioridades e desafios é fundamental para melhorar a proteção e qualidade das águas no extremo-oeste.

A nova composição do Comitê de recursos hídricos da bacia do Rio das Antas será empossada oficialmente no dia primeiro de julho. A informação é do presidente do Comitê, ANDERSON RHODEN. A assembleia da entidade para posse dos novos componentes será realizada em São Miguel do Oeste. RODHEN explicou que o colegiado é composto por 30 entidades, sendo 12 da sociedade civil, 12 representantes dos usuários de água e seis do poder público. Ele disse que os novos integrante do comitê foram escolhidos no mês de maio em reuniões setoriais. RODHEN frisou que o comitê vem trabalhando na proteção dos recursos hídricos e no uso sustentável das água da região.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e a comissão inter setorial do programa erradicação do trabalho infantil realizou na manhã desta quinta-feira uma roda de conversa sobre a radicação do trabalho infantil. O encontro aconteceu no salão nobre da prefeitura e contou com a participação das entidades ligadas ao tema. Entre os assuntos da pauta estiveram questões como formas de trabalho infantil e ações para enfrentar esse problema. A última edição temática da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, referente ao ano de 2022, revelou que o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil chegou a 60 mil no estado, um crescimento de sete vírgula sete por cento na comparação com 2019.

12 de junho é o dia de conscientização sobre o trabalho infantil e o evento de hoje teve exatamente esse objetivo: ampliar a conscientização das pessoas sobre o tema. A afirmação é da integrante da comissão inter setorial do programa erradicação do trabalho infantil, SANDRA CARDOSO. Ela explicou que a roda de conversas desta manhã contou com representantes de diversos setores, como educação e saúde. SANDRA disse que São Miguel do Oeste não teve nenhuma denúncia de trabalho infantil em 2023 e neste ano, mas ainda assim é preciso manter as ações para levar informações para as pessoas sobre as consequências negativas do trabalho infantil. Ela citou que a população deve se envolver e denunciar os casos para órgãos como o Conselho Tutelar e as policias civil e militar.

Termina amanhã campanha de vacinação contra a pólio em São Miguel do Oeste. Até agora foram imunizadas cerca de mil crianças. O município tem cerca de duas mil e 700 crianças menores de cinco anos que precisam ser vacinadas. A vacinação está ocorrendo na Sala de Vacinas, da Unidade Central de Saúde, de segunda a sexta-feira, das sete da manhã as sete da noite. A vacina contra a Poliomielite é composta por três doses aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, além das doses de reforço aos 15 meses e quatro anos de idade.

A Administração de Barra Bonita assinou na última semana a Ordem de Serviço para o início da construção da nova ponte sobre o Rio das Antas ligando as comunidades de Pomba Branca e Progresso ao município de Romelândia. Conforme o prefeito, AGNALDO DERESZ, a empresa vencedora da licitação é de Palhoça e os trabalhos devem ser iniciados na próxima segunda-feira. Ao todo, o valor investido será de quatro milhões 450 mil reais. Ele explicou que desse montante, dois milhões são do governo do Estado e o restante foi financiado pelo próprio município junto ao Banco do Brasil, para finalizar a obra e realizar demais ações de infraestrutura. DERESZ disse que todo o valor da nova ponte seria custeado pelo governo do Estado, porém, como isso não ocorreu, a Administração precisou financiar o restante do recurso.

A empresa que venceu a licitação tem nove meses para concluir a obra de construção da nova ponte no interior de Barra Bonita. A informação é do prefeito AGNALDO DERESZ. Ele explicou que a nova estrutura será construída na rota da SC-492, não impedindo nesse período, o tráfego pela ponte atual. O prefeito relembrou que a espera pela ponte é antiga e representa um avanço para o desenvolvimento do município em todos os sentidos, haja visto que em períodos de chuvas intensas, a ponte atual ficava na maioria das vezes submersa, obrigando os moradores a fazer uso de rotas alternativas e da pinguela para passagem sobre o rio das Antas. A nova ponte será mais alta e terá 12 metros de largura.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, esteve no Peperi Entrevista desta quarta-feira e explicou a situação das obras que estão em andamento e serão licitadas neste ano no município. Ontem, ele reuniu lideranças e imprensa para apresentar ações que estão em desenvolvimento pela Administração Municipal. De acordo com ele, as obras em execução ou em processo licitatório somam mais de 100 milhões de reais. Somente este ano, serão asfaltadas mais de 230 quadras na cidade, além do acesso a diversas comunidades do interior. TREVISAN citou ainda a construção de três novos postos de saúde, nos bairros São Luiz, São Jorge e Santa Rita; além da construção da sede própria do CAPS e de um Centro de Reabilitação. Na Educação, as ampliações e melhorias das instalações contemplam praticamente todas as unidades escolares.

Os investimentos que estão sendo realizados pelo município só foram possíveis por três razões: as medidas de contenção de gastos desnecessários, os repasses dos governos federal e estadual e os empréstimos feitos pela administração que totalizaram 30 milhões de reais. A afirmação é do prefeito WILOSN TREVISAN. Ele explicou que os empréstimos contraídos pelo governo municipal são importantes, mas precisam ser acompanhados de outras medidas para que tenham efeitos positivos para a administração e para o município.

Todas as obras que o município fez e que vai licitar neste ano tem recursos garantidos. A explicação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que todas as obras estão programadas de acordo com a capacidade financeira e do fluxo de receitas da administração. Ele disse que lei de responsabilidade fiscal já estabelece essa obrigação e o município está trabalhando com essa preocupação. TREVISAN afirmou ainda que vai deixar o comando da prefeitura no final do ano com dinheiro em caixa e o próximo prefeito vai assumir com condições de continuar fazendo investimentos para atender as demandas da comunidade.

A Associação dos Municípios do Extremo Oeste vai realizar amanhã o Seminário de Desenvolvimento Regional. O evento vai reunir lideranças das diversas entidades da região da Ameosc, além de especialistas e profissionais de diversas áreas para discutir estratégias e soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região. O Seminário tem como objetivo principal fomentar o diálogo e a colaboração entre as lideranças envolvidas no desenvolvimento regional, incluindo representantes do governo, empresas e universidades. Durante o evento, serão abordados temas como inovação, infraestrutura, políticas públicas, sustentabilidade e inclusão social. O Seminário começa nove horas da manhã na Unoesc.

Um dos principais objetivos do seminário desta sexta-feira na Unoesc é a instalação oficial do Fórum de Desenvolvimento Regional. A estrutura vai contar com 10 câmaras setoriais que vão discutir, durante o segundo semestre, as prioridades da região. No final do ano, o Fórum vai elaborar um documento com as principais demandas da região e esse documento vai nortear o trabalho do poder público e das entidades. O evento de amanhã será fechado ao público contando com 150 convidados que representarão as diversas entidades da região do Extremo Oeste catarinense. Entre os destaques do evento estarão as palestras e painéis com especialistas em desenvolvimento regional, soluções e projetos com iniciativas inovadoras, workshops interativos com sessões práticas para a capacitação e troca de conhecimento entre os participantes.

O Seminário de Desenvolvimento Regional da Ameosc vai começar as nove horas da manhã desta sexta-feira na Unoesc. Depois da abertura oficial vai ocorrer a apresentação do Projeto de Constituição do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável. As nove e 45 está prevista a palestra: "Ações Estratégicas para o Desenvolvimento Regional Sustentável" com o diretor do Sebrae de Santa Catarina, ANACLETO ORTIGARA. Pela parte da manhã serão dados os encaminhamentos para constituir o Fórum e as Câmara setoriais. Na parte da tarde, serão organizados os grupos por afinidade para a constituição das dez câmaras setoriais. Em seguida, serão apontadas a prioridades e definidas as coordenações de cada câmara setorial, bem como os representantes de cada setor e entidades para compor o Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável.

Uma mulher ficou ferida em um capotamento de veículo na BR 163 em Dionísio Cerqueira. O acidente aconteceu as nove e 15 da noite de ontem nas proximidades da nova Aduana de Cargas. No local houve uma saída de pista seguida de capotamento de um Civic. O Corpo de Bombeiros foi chamado e encontrou a vítima em uma residência que fica a cerca de 300 metros do local do acidente. A mulher foi levado até o local por populares e não apresentava lesões aparentes. Ela foi avaliada e encaminhada ao Hospital Municipal. Durante o transporte, a vítima sofreu três convulsões. Ela foi atendida pela equipe médica do Hospital Municipal.

Um acidente no interior de São José do Cedro deixou uma idosa ferida na manhã desta quinta-feira. A colisão aconteceu por volta das oito e meia na estrada de São Vendelino envolvendo uma Saveiro e uma Strada, ambos com placas Mercosul. O motorista da Saveiro relatou que o airbag foi acionado com a colisão e ele não necessitou de atendimento. Já na Strada, havia três ocupantes. Apenas uma idosa que era caroneira da picape foi encaminhada para o Hospital para avaliação. Todos os demais envolvidos dispensaram atendimento. Foram registrados apenas danos materiais de média monta nos veículos.

Um acidente de trânsito entre dois veículos mobilizou as equipes do Corpo de Bombeiros no final da tarde desta quarta-feira na BR 163. O acidente aconteceu por volta das seis horas na Linha Três Curvas, interior de São Miguel do Oeste, e envolveu uma Saveiro, ocupada por dois adultos e duas crianças, e um Gol, ocupado apenas pela condutora. O Gol seguia em direção a Guaraciaba enquanto a Saveiro transitava em direção a São Miguel do Oeste. O Corpo de Bombeiros foi chamado e prestou atendimento para as duas crianças que estavam na Saveiro. Elas foram encaminhadas ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste com ferimentos leves.

Um acidente de trânsito na Avenida Willy Barth deixou uma mulher levemente ferida na manhã desta quinta-feira. A colisão aconteceu por volta das nove horas da manhã no bairro São Gotardo e envolveu um Palio Weekend e uma carreta. Uma mulher, que estava no carro, sofreu ferimentos leves e relatou dores no peito. Ela foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao hospital.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.