-GOVERNO REVOGA MP QUE PERMITIA A ESCOLHA LIVRE DE REITORES
-CONSELHO TUTELAR VAI ATUAR NOS CASOS DE ALUNOS QUE NÃO FAZEM ATIVIDADES
-PSL ANUNCIA NOMES DE TRÊS PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO
-DEFESA CIVIL CONFIRMA QUE FOI UM TORNADO QUE ATINGIU A REGIÃO NESTA SEMANA
-GOVERNADOR ANUNCIA AJUDA E GARANTE RECURSOS PARA DESCANSO E BELMONTE
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO CONTRA CAMINHÃO NA SC 386
-HOMEM É PRESO DEPOIS DE FURTAR VEÍCULO E SOFRER ACIDENTE NO MUNICÍPIO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 11 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e três centavos. O euro está valendo cinco reais e 66 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O Twitter anunciou a remoção de 32 mil 242 contas vinculadas a máquinas estatais chinesas, turcas e russas nesta sexta-feira. Também foram excluídas cerca de 150 mil contas periféricas responsáveis por "ampliar" o conteúdo divulgado pelas contas principais. Segundo a rede social da Califórnia, essas contas estavam envolvidas em campanhas de desinformação ou promoviam a propaganda de seus respectivos estados. A grande maioria, mais de 23 mil deles vem da China, onde o Twitter é censurado.
O governo venezuelano prorrogou nesta sexta-feira por um mês o "estado de alerta" decretado em 13 de março para conter a propagação do novo coronavírus, medida que oferece uma base legal para a continuação da quarentena. "O Estado de Exceção de Alerta" foi estendido por mais 30 dias no país dadas as circunstâncias de ordem social que colocam gravemente em risco a saúde pública e a segurança dos cidadãos", diz o decreto presidencial, publicado no Diário Oficial. Esta é a terceira prorrogação decretada pelo governo socialista, no momento em que a Venezuela experimenta, desde primeiro de junho, uma flexibilização do confinamento, que havia paralisado as atividades não-essenciais.
A Argentina prorrogou nesta sexta-feira, pela quarta vez, o prazo de adesão à oferta de reestruturação de 66 bilhões 238 milhões de dólares em títulos de sua dívida sob legislação internacional. Dessa forma, o país vizinho prolonga as negociações com credores privados em busca de uma nova proposta que consiga "maximizar" o nivel de aceitação entre eles. O dia 19 de junho é o novo prazo estabelecido para que os detentores desses títulos deem aval para a proposta de swap que o país formalizou em 21 de abril na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos. Enquanto isso, o governo de Alberto Fernández manterá as negociações abertas com grandes grupos de credores, a maioria dos quais rejeitou a proposta inicial e está exigindo melhoras.
Para barrar o processo de impeachment que avança na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o governador, WILSON WITZEL, vai procurar na próxima semana o presidente da Casa, ANDRÉ CECILIANO.O governador argumenta que não pode ser julgado politicamente antes de um desfecho na Justiça a respeito das acusações de desvios na área da Saúde, durante a pandemia do coronavírus. A Assembleia decidiu, por unanimidade em votação, abrir o processo de impeachment contra o governador na quarta-feira. O pedido de impedimento de WITZEL aceito foi o dos deputados LUIZ PAULO e LUCINHA, ambos do PSDB, que acusam o governador de crime de responsabilidade. Outros 13 foram arquivados. Entre as acusações estão a compra de respiradores no combate ao coronavírus com suspeita de superfaturamento, construção dos hospitais de campanha, cuja licitação é investigada e suposto vínculo de WITZEL com empresários.
Levantamento divulgado nesta sexta-feira pelo Conselho Nacional de Justiça informa que ao menos 32 mil e 500 presos deixaram as unidades prisionais em razão da pandemia do novo coronavírus. Os dados são referentes a 18 estados e o Distrito Federal e representam quatro vírgula 78 por cento da população carcerária, sem levar em consideração presos em regime aberto ou em delegacias. Em março, o conselho publicou uma resolução na qual orientou a adoção de medidas pelo Poder Judiciário para evitar a disseminação do coronavírus nas prisões. Conforme o CNJ, os cerca de 32 mil e 500 presos que deixaram a cadeia tiveram a prisão adaptada para prisão domiciliar ou monitoramento eletrônico, por exemplo.
O presidente JAIR BOLSONARO revogou, nesta sexta-feira, a medida provisória que dava ao ministro da Educação, ABRAHAM WEINTRAUB, o poder de nomear reitores por escolha própria para universidades federais durante a pandemia do coronavírus. A MP tinha sido editada na terça e previa essa possibilidade na substituição de todos os reitores e pró-reitores cujos mandatos terminassem ao longo da pandemia. No processo regular, o MEC escolhe o dirigente a partir de uma lista tríplice, montada com os votos de alunos, professores e servidores. Pela manhã, o presidente do Congresso Nacional, senador DAVI ALCOLUMBRE devolveu a MP dos reitores ao Palácio do Planalto. Com isso, o texto perdeu a validade.
Uma portaria do governo de Santa Catarina autorizou as atividades laborais no sistema prisional a partir de segunda-feira. O documento libera o funcionamento das oficinas e fábricas e determina normas para reduzir os riscos de contágio por coronavírus. O documento foi feito após debates entre representantes do sistema prisional, do Grupo de Monitoramento de Fiscalização do Tribunal de Justiça e do Ministério Público. As atividades laborais estavam paradas desde março por causa da pandemia do novo coronavírus. Conforme a Secretaria de Administração Prisional, 18 detentos e um adolescente já foram diagnosticados com Covid-19 nos presídios, penitenciárias e centros socioeducativos do estado, sendo que dois dos presos estão recuperados. Entre os servidores, 21 contraíram a infecção e quatro estão curados.
A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina divulgou nesta sexta-feira o calendário com as datas para retirada dos kits de alimentação escolar para alunos da rede pública. As datas foram definidas por cada coordenadoria regional de Educação, por isso, é diferente para cada região e escolas. Algumas unidades de educação terão kits disponíveis para entrega a partir da segunda-feira. Serão 548 pontos para retirada dos alimentos em todo estado. Para fazer a retirada do kit alimentação nas escolas os pais ou responsáveis devem levar a carteirinha do estudante ou acessar no celular o aplicativo 'Estudante On-line' com código QR-Code aberto. Quem não puder ir na escola na data definida para retirar o kit, poderá ir depois em um dia que a escola esteja aberta.
O secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, NATALINO UGGIONI, afirmou nesta sexta-feira que o estado trabalha com a possibilidade de retomar as aulas presenciais no mês de agosto, dependendo das condições epidemiológicas do estado. As aulas estão suspensas desde março. Enquanto isso, o Conselho Tutelar deve passar a atuar nos casos de estudantes que não estejam participando das aulas à distância prevista no plano estadual. De acordo com ele, 34 mil estudantes estão sem fazer as atividades remotamente, sejam online ou impressas, a maioria deles do ensino médio. Conforme levantamento feito pelas escolas, o Estado está tentando chegar nesses alunos e vai acionar o Conselho Tutelar para isso. Na rede estadual de Santa Catarina há mais de 500 mil alunos matriculados.
O Peperi Debates deste sábado discutiu um assunto histórico e que ganhou destaque nos últimos dias com a morte de um homem negro pela polícia nos Estados Unidos. O episódio provocou uma série de protestos, inclusive aqui no Brasil. O debate de hoje procurou entender toda essa repercussão e como o racismo está inserido na realidade regional. O programa deste sábado contou com a presença do professor de História NELSON LOLATTO, do veterinário e militante da causa negra LUIS ALVES e da psicóloga autora de uma pesquisa sobre os impactos psicossociais do racismo no extremo oeste catarinense, EVELING DA SILVA. O áudio e as fotos do Peperi Debates estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
A raça é cria do racismo e não pai. A declaração é do professor de História e Filosofia, NELSO LOLATO. De acordo com ele, a ideia de raça não existe do ponto de vista cientifica e biológico, e foi criada para justificar a dominação do homem. Segundo o professor, no momento em que existe uma crença de raças superiores ou inferiores, isso cria as condições para subjugar e dominar o homem. LOLATO disse que falar em raça é ridículo. Para ele, a sociedade brasileira ainda é extremamente racista, mas aqui a prática é velada. O professor destacou que basta olhar para os espaços de poder e tentar identificar quantas pessoas negras estão nesses lugares. LOLATO também comentou que o professor tem autonomia para tentar desconstruir práticas e visões dominantes, mas ainda é preciso evoluir do ponto de vista institucional para combater o pensamento que reforça o racismo.
O racismo é um processo que vai se efetivando ao longo da vida das pessoas negras. A afirmação é do veterinário e militante da causa negra, LUIS ALVES. Ele disse que as pessoas sofrem preconceito ao longo da vida, ouvindo piadas e sofrendo discriminação na escola, na vida profissional e na vida social. ALVES comentou que a morte de GEORGE FLOYD nos Estados Unidos enalteceu uma questão que é uma luta constante e histórica no Brasil. Ele disse que as manifestações contra o racismo nos últimos dias são reações diante de um contexto histórico de discriminação. LUIS também afirmou não existe democracia racial no pais. Para ele, o Brasil foi fundado e ainda está organizado a partir de uma elite branca e conservadora. Ele ressaltou que o debate do racismo deve ser feito a partir do contexto de desigualdade social e econômica que existe no país. LUIS também citou outro problema: o distanciamento social entre os brancos ricos e os pretos pobres.
O racismo está presente em todos os lugares e essa é uma prática que vem acompanhada de violência. O comentário é da psicóloga EVELING DA SILVA. Ela disse que o racismo está institucionalizado e presente também na sociedade regional. EVELING produziu uma pesquisa sobre os impactos do racismo no extremo-oeste e identificou como a prática atinge as pessoas negras. O estudo apontou um sentimento inconsciente e internalizado de medo entre os negros que vivem na região. A psicóloga explicou que os olhares de desconfiança e o tratamento diferenciado afetam a auto-estima e geram uma série de problemas, como ansiedade e depressão. Na visão de EVELING, o racismo ainda permeia a sociedade e é preciso repensar e questionar as questões que envolvem esse tema.
A pandemia da Covid-19 vem causando grandes transtornos para toda a população e também para as entidades. O comentário é da presidente do Centro de Apoio à Pessoa Idosa de São Miguel do Oeste, MARIA HELENA DOTTO. Conforme ela, a entidade vinha buscando recursos para a construção da nova sede, porém, acabou cancelando quase que todos os eventos devido ao novo coronavírus. De acordo com ela, a situação atual é delicada e preocupante. Segundo MARIA HELENA, de toda a programação que estava marcada para o ano de 2020, apenas uma delas acabou saindo do papel no inicio do mês de março apenas.
O Ceapi está buscando contato com entidades e pessoas em geral para viabilizar o projeto da nova sede em São Miguel do Oeste. A informação é da presidente do Centro de Apoio à Pessoa Idosa, MARIA HELENA DOTTO. Ela destacou que o objetivo é que a comunidade regional participe dessa ação e auxilie as integrantes nesse momento de pandemia. Questionada sobre como está o caixa da entidade visando à construção da sede no município, MARIA HELENA disse que o Ceapi possui uma pequena quantia apenas. Ela declarou que o valor seria apenas para iniciar a obra, não podendo concluir a sede. A presidente comentou que devido à pandemia e a não realização dos eventos, a arrecadação está parada e consequentemente o inicio da obra também vai atrasar. Ao todo, a nova sede terá mais de dois mil e 500 metros quadrados e deve abrigar cerca de 60 idosos.
O grande volume de chuvas que está caindo na região nos últimos dias amenizou os problemas da estiagem, porém, está danificando diversas estradas do interior. A informação é do secretário de Obras de São Miguel do Oeste, ANTONIO DARIFF. De acordo com ele, a região estava precisando de chuvas, porém, o volume intenso acaba causando problemas, além de atrapalhar a rotina da secretaria. Segundo ele, no momento, a equipe está voltada aos atendimentos emergenciais, como atoladores, acessos às localidades e pontos onde a água acabou trancando bueiros. Conforme DARIFF, além desses, outros trabalhos também estão sendo executados nesse período de chuvas na região.
A secretaria de Obras de São Miguel do Oeste só vai poder retornar a rotina normal após a umidade baixar e o sol voltar a predominar. A afirmação é do secretário responsável pela pasta, ANTONIO DARIFF. Ele destacou que enquanto a chuva persistir na região, o trabalho será mais complexo. Ele ressaltou que no momento a atenção está nas estradas onde existe o tráfego de caminhões que transportam leite e ração. DARIFF declarou que as vias gerais estão boas, porém admitiu que os acessos precisam de uma atenção maior da secretaria de Obras.
A equipe da secretaria de Obras também está atendendo diversos pedidos de incentivos econômicos aprovados pela Câmara de Vereadores. O comentário é do secretário responsável pela pasta, ANTONIO DARIFF. Ele disse que os profissionais estão atentos a todas as localidades e estão cientes das situações pontuais existentes. Ele declarou que assim que o tempo melhorar os serviços devem ser retomados. O secretário salientou que em breve os acessos devem ser restaurados com cascalhamento, bueiros, entre outras ações.
O PSL de São Miguel do Oeste aproveitou a passagem do governador pela região para lançar os nomes de pré-candidatos à prefeito do partido para a eleição deste ano. Durante almoço com CARLOS MOISÉS DA SILVA nesta sexta-feira, o presidente da sigla, JOSÉ DRESCH, anunciou os nomes de CARLINHOS GERARDT, VAGNER PASSOS e IRTON LAMB. Um deles pode ser o candidato do PSL para a disputa majoritária de outubro. DRESCH confirmou que o partido terá candidato a prefeito. O encontro de ontem também contou com a participação de prefeitos e vereadores da região.
Mais cinco casos de Covid-19 foram confirmados nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste. De acordo com o boletim da Vigilância Epidemiológica, foram aplicados 21 testes ontem e cinco testaram positivo. São três homens e duas mulheres. Também ontem, um homem entrou para a lista de recuperados. O único paciente que estava em internação hospitalar recebeu alta. Agora, o município tem 97 casos confirmados. 30 ainda estão em isolamento domiciliar. 67 pessoas que tiveram diagnóstico positivo para Covid-19 já se recuperaram da doença.
Uma força-tarefa está trabalhando na entrega dos donativos às famílias de Belmonte atingidas pelo vendaval ocorrido no final da tarde de quarta-feira. Desde o início da manhã desta sexta-feira, um grupo de pessoas está preparando os kits com gêneros alimentícios e materiais de limpeza e higiene pessoal. A entrega dos materiais começou final da tarde de ontem nas residências das famílias atingidas que foram cadastradas no relatório da Defesa Civil estadual e municipal. Roupas de uso pessoal, colchões, lençóis, travesseiros e toalhas também podem ser retirados no Ginásio Municipal de Belmonte. Neste sábado, o atendimento vai até as cinco horas da tarde.
O governador do estado, CARLOS MOISÉS DA SILVA, visitou Belmonte e Descanso, os dois municípios mais afetados pelo temporal de quarta-feira. Ele se reuniu com os prefeitos GENESIO BRESSIANI e SADI BONAMIGO e sobrevoou as áreas mais atingidas. Em coletiva de imprensa realizada durante a tarde de sexta-feira em Belmonte, o governador disse que a vinda da comitiva do governo a região teve o objetivo inicial de levar solidariedade as famílias atingidas. MOISÉS enfatizou o trabalho realizado pelas equipes municipais da Defesa Civil que já encaminharam os pedidos de decreto de situação de emergência de Descanso e Belmonte. Ele anunciou que um plano está sendo elaborado para viabilizar a recuperação dos municípios atingidos, mas não repassou mais detalhes.
Os materiais cedidos pela Defesa Civil do estado para a reconstrução das casas e prédios danificados pelo temporal devem chegar aos municípios da região neste final de semana. A expectativa é do secretário de Administração de Descanso, PAULO LAUXEN. Ele disse que as telhas são destinadas para as residências danificadas. LAUXEN disse que o governador se comprometeu em auxiliar financeiramente o município a recuperar os prédios públicos que foram danificados. Além de casas e empresas, o temporal causou estragos nas escolas Getúlio Vargas e Paulo Henrique Pissaia, na prefeitura, na garagem, na academia da saúde na praça e no estádio municipal. Já o prefeito de Belmonte, GENESIO BRESSIANI disse que o auxílio financeiro será tratado com o governo do estado a partir de segunda-feira e as expectativas quanto a isso são positivas, levando em conta a conversa realizada com CARLOS MOISÉS nesta sexta-feira.
O prejuízo provocado pelo temporal em Descanso está estimado em cerca de dois milhões e meio de reais. A projeção é do secretário de Administração, PAULO LAUXEN. De acordo com ele, a prioridade é a reconstrução das casas e o restabelecimento da água e luz as famílias. Depois disso, o município irá tratar da reconstrução dos espaços públicos. A expectativa era de anúncio da liberação imediata de recursos pelo estado, mas isso não aconteceu. Cerca de 300 casas foram atingidas pelo temporal no município. LAUXEN disse que cerca de 46 por cento das edificações possuem seguro.
A Defesa Civil do estado confirmou, nesta sexta-feira, que foi realmente um tornado que atingiu os municípios de Descanso e Belmonte. Ainda na quarta-feira, o órgão publicou uma nota preliminar que indicava a possibilidade da ocorrência de um tornado na região, com base nas imagens de radar e em fotos realizadas no campo. Nesta sexta-feira a Defesa Civil realizou um levantamento com drone e entrevistou moradores. Após a análise detalhada de imagens, fotos, vídeos e relatos, além de consultas com especialistas em tornados, como o doutor ERNANI NASCIMENTO, da Universidade de Santa Maria, foi possível confirmar a ocorrência de um tornado na região.
Duas pessoas ficaram feridas em um tombamento de caminhão na SC 305 nesta sexta-feira. O acidente aconteceu na noite de ontem no município de São Lourenço do Oeste. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, um caminhão Mercedes-Benz, placas de Santa Cecília, tombou na pista. O motorista, de 28 anos, sofreu ferimentos leves. Uma mulher de 34 também ficou ferida. Os dois foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros.
Um acidente deixou um motociclista ferida nesta sexta-feira na SC 386, na linha São Lourenço, em Iporã do Oeste. A colisão aconteceu por volta do meio-dia e envolveu um caminhão emplacado em Chapecó, conduzido por um homem de 27 anos, e uma motocicleta Honda CBX 250 Twister emplacada no município de Bandeirante. Depois da colisão com a caminhão, a moto ainda bateu em uma árvore nas margens da rodovia. O condutor da moto, um homem de 25 anos, sofreu fratura no ombro direito e ferimentos nas pernas. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao hospital de Iporã do Oeste.
O Corpo de Bombeiros atendeu um acidente de trânsito por volta das sete e meia da noite desta sexta-feira no bairro Agostini. Foi uma saída de pista seguida de queda de uma moto na rua Ioapoc, proximidades da UPA 24horas. Segundo populares, um rapaz de 18 anos conduzia uma Honda CG quando perdeu o controle da direção, pulou um barranco e caiu. Ele sofreu diversos ferimentos. O motociclista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para atendimento médico no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
Um homem foi preso pela Polícia Militar no final da manhã desta sexta-feira após furtar uma Saveiro em Belmonte e capotar o veículo em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, o autor, com ajuda de outra pessoa, furtou a Saveiro em uma propriedade rural em Belmonte, ainda na madrugada de quinta-feira, e acabou capotando o veículo em São Miguel do Oeste. Ele pediu carona e retornou a Belmonte. Com o apoio do Canil Setorial, a PM encontrou o suspeito em uma residência em Belmonte. Ao ser preso confessou o crime. O pai do proprietário da Saveiro contou para a reportagem da Peperi que estava trabalhando na recuperação da residência que foi atingida pelo temporal e que não acreditou quando a Polícia Militar ligou para ele informando que haviam encontrado o veículo completamente destruído em São Miguel do Oeste. O autor do furto tem diversas passagens por roubo, furto e ameaças em São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste, São João do Oeste e Itapiranga.