ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado - 13 05 2023

-PEDIDOS DE SEGURO DESEMPREGO AUMENTAM 5,7% NO PRIMEIRO TRIMESTRE

-PM PUBLICA EDITAIS DE CONCURSO PÚBLICO COM 500 VAGAS PARA PRAÇAS E OFICIAIS

-COMISSÃO COMEÇA ELABORAÇÃO DE NOVO PLANO DE MOBILIDADE URBANA

-PESQUISA DA CDL PROJETA ALTA DE 20% NA VENDA DE PRESENTES PARA O DIA DAS MÃES

-AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ALESC DISCUTE AMPLIAÇÃO DA REDE TRIFÁSICA NA REGIÃO

-OPERAÇÃO DA PRE MULTA 36 MOTORISTAS POR ULTRAPASSAGENS IRREGULARES NA SC 163

-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM SUSPEITO DE MATAR CUNHADO NA FRONTEIRA

O tempo é de sol com poucas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de seis graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.

O presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY chegou em Roma, na Itália, neste sábado para conversas com funcionários do governo e o papa FRANCISCO, que no final de abril disse que a Santa Sé está envolvida em uma missão de paz para acabar com a guerra com a Rússia. Esta é a primeira viagem de ZELENSKY à Itália desde a invasão da Rússia, em fevereiro de 2022. Antes de ir ao Vaticano, se espera que ZELENSKY tenha encontros separados com o presidente SERGIO MATTARELLA e a primeira-ministra GIORGIA MELONI.

O Ministério Público do Peru pediu, nesta sexta-feira, 35 anos de prisão para o ex-presidente PEDRO PABLO KUCZYNSKI por suposta lavagem de ativos e formação de um grupo criminoso que teria recebido 12 milhões de dólares em assessorias secretas da Odebrecht. A acusação contra KUCZYNSKI, de 84 anos, que responde em liberdade condicional, foi apresentada pelo promotor JOSÉ DOMINGO PÉREZ, da equipe especial da Lava Jato do Peru, que o investiga há mais de cinco anos. A acusação inclui o empresário chileno GERARDO SEPÚLVEDA QUEZADA, para quem o MP também pediu 35 anos de prisão.

A Venezuela e a Colômbia aumentarão o número de tropas ao longo de sua fronteira compartilhada em pontos informais de travessia onde grupos criminosos armados ligados ao narcotráfico costumam operar. A informação foi confirmada pelos ministros da Defesa dos dois países. Ele se reuniram em Caracas para discutir a ameaça à segurança dos grupos “que cruzam a fronteira e realizam atividades criminosas tanto no território venezuelano quanto no colombiano”. As autoridades não especificaram quantas tropas seriam enviadas para a fronteira, nem quando. A fronteira se estende por cerca de dois mil e 200 quilômetros, grande parte dela através de selvas remotas.

O Supremo Tribunal Federal vai retomar na próxima quarta-feira, o julgamento da ação penal contra o ex-senador FERNANDO COLLOR e outros dois réus pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e integração de organização criminosa. O advogado de COLLOR, MARCELO BESSA, sustentou diante dos ministros que não há provas para comprovar a participação do ex-senador em irregularidades. O ministro EDSON FACHIN, relator do caso, começou a votar e vai concluir seu parecer na semana que vem. Até o momento, FACHIN considera que há provas dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O julgamento começou na quarta-feira, com a manifestação da Procuradoria-Geral da República, que pediu a condenação do ex-senador à prisão.

Pressionada pelos medicamentos, a inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, teve alta de zero virgula 61 por cento em abril, após subir zero 71 em março. O novo resultado foi divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE. No acumulado de 12 meses, o IPCA passou a acumular alta de quatro vírgula 18 por cento, segundo o IBGE. Todos os grupos pesquisados tiveram alta no mês, mas o destaque vai para o setor de Saúde e cuidados pessoais, que subiu um virgula 49 por cento em abril. O setor de vestuário teve a segunda maior alta com zero vírgula 79 por cento.

Os pedidos de seguro-desemprego voltaram a aumentar nos três primeiros meses deste ano e atingiram o maior patamar para o trimestre desde 2016. Segundo o Ministério do Trabalho, de janeiro a março, um milhão e 800 mil requerimentos foram registrados no país. O número representa alta de cinco vírgula sete por cento em relação ao mesmo período de 2022, que teve um milhão e 700 mil solicitações. Neste ano, março foi o mês no trimestre com o maior número de solicitações: 683 mil 218 trabalhadores solicitaram o auxilio. O benefício é pago ao trabalhador que é demitido sem justa causa e não tem renda própria.

O Ministério da Saúde decidiu ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população brasileira com mais de seis meses de idade. A medida passa a valer a partir da próxima segunda-feira. O governo de Santa Catarina já confirmou que ampliará a vacinação para o público em geral. De acordo com o último boletim epidemiológico da influenza divulgado pela Dive, neste ano, foram confirmados 245 casos de internação pela doença no estado. Destes, 12 resultaram em morte, sendo que a maior parte foi em pessoas mais vulneráveis como crianças que teve três casos e idosos com 60 anos ou mais com cinco casos. A campanha vai até o fim do mês de maio.

Em 2023, as internações por gripe cresceram 56 por cento nos hospitais de Santa Catarina em relação ao mesmo período do ano passado. Até o início de maio, foram registrados 245 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados pelo vírus influenza, contra 157 em 2022. Os números foram publicado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado no boletim epidemiológico da influenza. O aumento levou a publicação de uma nota de alerta, também nesta quinta, por conta da circulação do vírus da doença e outros, como o coronavírus e o vírus sincicial respiratório. No documento, a Dive orienta a população sobre a importância da vacinação, do diagnóstico precoce, especialmente em crianças, e ainda cita medidas de prevenção para evitar casos graves.

A Polícia Militar publicou os editais de concurso público para carreira de praças e oficiais em Santa Catarina. Os processos para seleção abertos vão garantir o ingresso de 550 novos efetivos na corporação, entre praças e oficiais. As inscrições começam no dia 19 de maio e terminam em 16 de junho. O concurso disponibiliza 500 vagas para soldados no quadro de praças da PM, sendo 400 delas para homens e 100 vagas para mulheres. Já entre as oportunidades no quadro de oficiais, serão 50 vagas, sendo 40 para homens e 10 para mulheres. A inscrição termina no dia 16 de junho para candidatos à carreira de praças, e no dia 9 de junho para a carreira de oficiais.

O Peperi Debates deste sábado abordou o Maio Laranja e as questões que envolvem os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. O programa discutiu quais são as causas, consequências e ações para enfrentar esse problema. O debate também analisou como a internet pode potencializar os atos de violência sexual infanto juvenil. O programa reuniu a coordenadora do Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor, DAIANA PEROTTO, a psicóloga ELOISA BIDO e o delegado da Polícia Civil, SANDRO ZANCANARO. O áudio e as fotos do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

O tema da violência sexual infanto juvenil precisa de mais visibilidade e debate porque a situação é gritante em todo o país e também na região. A afirmação é da coordenadora do Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor, DAIANA PEROTTO. Ela citou que é fundamental divulgar as informações para conscientizar a população a respeito de como enfrentar o problema. DAIANA comentou que ainda existe muita desinformação, mitos e tabus a respeito da questão. Ela disse que a população deve estar atenta porque de uma a três a cada dez meninas vão receber algum tipo de violência sexual. Outro ponto destacado por DAIANA é que 95 por cento dos agressores são pessoas conhecidas da família da vítima e 30 por cento são os próprios pais. Ela ressaltou que a violência sexual não é rara e acontece com uma frequência preocupante.

As famílias precisam ficar atentas a mudanças de comportamento que podem indicar os casos de violência sexual entre crianças e adolescentes. O comentário é da psicóloga, ELOISA BIDO. Ela disse que os menores não vão verbalizar e indicar os atos que sofrem, mas podem ter comportamentos que dão sinais da violência. Entre as indicações estão o silencio, as mudanças de hábitos na escolas e em casa, a regressão no desenvolvimento, o desanimo, o interesse por assuntos de cunho sexual de modo precoce e as alterações emocionais. ELOISA citou que a família e a sociedade deve estar atenta para enfrentar a violência sexual infanto juvenil. A psicóloga destacou que os traumas e impactos invisíveis provocados por esse tipo de violência podem repercutir pela vida das vítimas e o desafio também é intervir para auxiliar as crianças e adolescentes que foram agredidas sexualmente.

O crime de abuso sexual de crianças e adolescentes é um grave que gera repugnância social e precisa ser enfrentado com rigor. O comentário é do delegado da Polícia Civil, SANDRO ZANCANARO. Ele citou que os casos de importunação sexual contra menores, por exemplo, subiram de cerca de 70 para 85 no ano passado na região. O delegado citou que depois do abuso, normalmente, os agressores passam a ameaçar as vítimas, o que dificulta a denúncia e o combate do problema. ZANCANARO comentou que a polícia também vem mudando procedimentos para qualificar o processo de investigação e de proteção das crianças e adolescentes, como por exemplo, a escuta qualificada evitando que a vítima tenha que recontar o fato várias vezes. Ele ressaltou que os crimes cometidos pela internet vem aumentando e a Polícia conta com mecanismos para identificar a atuação dos agressores e pedófilos que atuam de modo digital para cometer violência sexual contra menores.

O Conselho Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente de Romelândia finalizou, nesta semana, o período de inscrições para a eleição dos Membros do Conselho Tutelar.A lista com os nomes dos candidatos inscritos com prévio deferimento pela Comissão está disponível para visualização no site da Prefeitura e nos murais públicos do município. Treze candidatos realizaram inscrição, sendo uma inscrição indeferida pela Comissão. Agora, começa o processo de preparação para a escolha dos novos conselheiros. A eleição está marcada para o dia primeiro de outubro. A Secretária JUREMA ISAIAS ressaltou a importância da eleição e da participação das pessoas na eleição.

Termina amanhã mais uma etapa do cronograma de coleta de entulhos e materiais diversos, exceto lixo orgânico, lâmpadas e sofás, nos bairros e no centro. Os containers estarão semanalmente em todos os bairros, conforme roteiro organizado pela Secretaria de Saúde, por meio do setor de Controle de Endemias. Até amanhã, a coleta ocorre no bairro São Gotardo. A partir de segunda, o contêiner ficará no bairro Andreatta, ao lado do salão da comunidade. De acordo com o secretário ALFREDO SPIER, a população deverá ficar atenta ao cronograma e efetuar a limpeza de seus terrenos e quintais, a fim de descartar os materiais que não são mais utilizados.

A Secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Oeste vai ampliar a aplicação da vacina contra a gripe para toda a população a partir dos seis meses de idade. De acordo com a enfermeira da sala de vacinas, MARIANA DEGGERONE, a vacinação ocorre no posto central de saúde, das sete da manhã as sete da noite, sem intervalo ao meio dia. Além disso, uma equipe volante também atenderá, em dias alternados, nos postos dos bairros. O cronograma poderá ser verificado nas próprias unidades. MARIANA destacou que o principal objetivo da ampliação do público alvo é reduzir a incidência da doença respiratória, que pode levar a quadros graves, internações e mortes. A liberação da vacina para toda a população em São Miguel segue orientação do Ministério da Saúde.

O município realizou, nesta semana, a primeira reunião da Comissão de Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de São Miguel do Oeste. O encontro ocorreu no salão nobre da prefeitura. De acordo com o secretário de Urbanismo e presidente da Comissão, JEFERSON DIAS, o trabalho terá sete etapas. Neste momento, está em andamento a segunda etapa, denominada “Diagnóstico”. Nesta fase, a comissão abriu um questionário para a população. As pessoas podem acessar o site oficial do Município, saomiguel.sc.gov.br, e clicar no link que vai direcionar o usuário para uma página onde constam, além do questionário, todas as informações sobre o Plano de Mobilidade Urbana. Nesta etapa, o município vai promover três reuniões comunitárias para explicar a importância desse trabalho.

O município ainda vai promover uma Audiência Pública e desenvolver o Plano de Ações Estratégicas, Minuta de Lei e Revisão Final no novo plano de mobilidade urbana de São Miguel do Oeste. O secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS disse que esse processo deve ser concluído em 18 meses de forma integrada com a revisão do Plano Diretor. Ele explicou que a mobilidade urbana engloba todas as questões de planejamento urbano referentes ao deslocamento de pessoas e bens no espaço público urbano por meio de transportes motorizados ou não, que possibilitam à população o direito de ir e vir livremente no dia a dia. O Plano de Mobilidade Urbana é o instrumento da política de desenvolvimento e expansão urbana. Nele, são estabelecidos os objetivos e diretrizes para a construção de cidades mais conectadas, inclusivas e sustentáveis.

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram, por unanimidade, um requerimento de autoria de CARLOS AGOSTINI, solicitando uma audiência pública para debater a demanda de abastecimento de água. O vereador disse que o objetivo é discutir se ações desenvolvidas hoje pela Casan serão suficientes para atender a população pelos próximos e que projetos deverão ser desenvolvidos para garantir o abastecimento. AGOSTINI sugere que a audiência tenha a presença do prefeito, de representantes da Casan, de técnicos da área, deputados, vereadores, autoridades e a população miguel-oestina. O requerimento foi aprovado na sessão desta sexta-feira e audiência deve ser realizada no dia nove de junho.

Amanhã é o dia das mães e o comércio do município está projetando um aumento de 20 por cento no volume de presentes para a data. Esse é o principal resultado de uma pesquisa feita pela CDL com os comerciantes de São Miguel do Oeste. A maioria dos entrevistados apontou que espera esse índice de crescimento na comparação com a mesma data do ano passado. 57 por cento dos comerciantes responderam que as vendas vão aumentar 20 por cento. 16 por cento apostam em um incremento de 10 por cento. Outros 16 por cento esperam repetir o mesmo número do ano passado. Em razão da data, o comércio da cidade vai atender em horário especial neste sábado com as empresas abertas até as quatro horas da tarde.

Entre os setores pesquisados pela CDL, a previsão mais otimista é entre as floriculturas. A projeção do segmento é de um aumento de vendas entre 30 e 50 por cento. Os comerciantes da linha de cosméticos, perfumaria e eletrônicos apostam em crescimento de até 30 por cento no volume de vendas. Vestuário e calçados e ótica e joalherias esperam aumento de 20 por cento. De uma forma geral, 52 por cento dos comerciantes acreditam que o faturamento com o dia das mães deste ano será 20 mil reais maior do que o resultado do ano passado. Já o tiket médio apontado pela pesquisa ficou em torno de 200 reais, 11 reais a menos do que a previsão de gasto com o presente de uma pesquisa estadual feita pela Fecomercio.

A forma de pagamento mais usada para a compra do presente do dia das mães deste ano em São Miguel do Oeste o cartão de credito parcelado. De acordo com a pesquisa da CDL, 68 por cento das compras deve ser dessa forma. Depois, vem o cartão de credito com pagamento a vista. O presidente da CDL, JUARES DO SANTOS JUNIOR disse que os números da pesquisa mostram que o comerciante do município está otimista e preparado para o dia das mães deste ano.

A Alesc promoveu nesta sexta-feira uma audiência pública sobre a expansão da rede trifásica de energia em São Miguel do Oeste. O evento ocorreu na câmara de vereadores e foi promovido pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia. Durante a audiência, os participantes cobraram urgência em melhorias na eletricidade da região, sob o risco de se inviabilizar novos investimentos na área rural e a permanência do homem no campo. Proposta pelo presidente da Alesc, deputado MAURO DE NADAL, a audiência colheu sugestões que vão servir para a construção de um projeto que atenda a demanda da região pela energia trifásica. Autoridades de mais de 20 municípios do Extremo Oeste acompanharam a audiência. Nos discursos, alertaram que a falta de eletricidade de qualidade, em especial no meio rural, compromete a economia da região.

O diretor da Celesc, CLAUDIO VARELLA DO NASCIMENTO, participou da audiência publica de ontem e afirmou que as regionais de São Miguel do Oeste, Chapecó e Concórdia receberão neste ano quase 18 milhões de reais de investimentos em rede trifásica. No estado, serão investidos 40 milhões para a implantação de 500 quilômetros de rede trifásica. Ele disse que a Celesc sabe da importância do meio rural. Na regional de São Miguel do Oeste, serão investidos sete e milhões e meio de reais nos municípios de Cunhataí, Guaraciaba, Iporã, Itapiranga, Santa Terezinha do Progresso, Mondaí e São João do Oeste. Segundo NASCIMENTO, outras cidades serão beneficiadas em etapas futuras do programa e que o investimento deste ano é a apenas o primeiro passo para atender a demanda dos agricultores.

O deputado MAURO DE NADAL, afirmou durante a audiência publica de ontem que é preciso mais investimentos do estado para ampliar a rede trifásica na região. Ele comentou que essa é uma demanda antiga da região que carece de uma solução efetiva. MAURO ressaltou que o agricultor faz investimentos, mas ao ligar os equipamentos, tem uma série de dificuldades. Ele citou que o investimento anunciado pelo governo estadual é importante, mas insuficiente para resolver o problema.

A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste finalizou nesta sexta-feira uma operação de fiscalização de ultrapassagens irregulares na SC 163. O trabalho começou na segunda feira e durante a semana 380 condutores de veículos foram abordados. 36 motoristas foram multados. Desse total, 16 multas foram expedidas para motoristas que ultrapassaram pela contramão em linha contínua amarela e 20 por transitar com excesso de velocidade. Durante as ações que ocorreram na rodovia SC 163, entre Itapiranga e São Miguel do Oeste, foi empregado um drone que auxiliou no policiamento preventivo e na identificação de condutores que dirigiam de forma perigosa. A operação realizada foi desenvolvida dentro da Temática "Maio Amarelo".

Um homem suspeito de homicídio foi preso nesta sexta-feira em Dionísio Cerqueira. O crime aconteceua quinta-feira. Um homem de 46 anos foi morto com um golpe desferido pelo cunhado de 47 anos. De acordo com a Polícia Civil, os dois discutiram a respeito do conserto de um veículo. O suspeito acabou acertando o cunhando com uma peça de um carro. De acordo com o advogado do agressor, o autor acionou socorro e acompanhou a vítima até o hospital. Ao saber da morte do cunhado, ele saiu do local a procura de um advogado. O agressor se apresentou ontem, prestou depoimento e foi preso. Ele alegou legitima defesa. A Polícia Civil tem agora 10 dias para concluir o Inquérito Policial com oitivas de outras testemunhas e analise dos laudos periciais para apurar as circunstancias do fato.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.