-PEDIDOS DE SEGURO DESEMPREGO AUMENTAM 5,7% NO PRIMEIRO TRIMESTRE
-PM PUBLICA EDITAIS DE CONCURSO PÚBLICO COM 500 VAGAS PARA PRAÇAS E OFICIAIS
-MUNICÍPIO PROMOVE PRIMEIRO SEMINÁRIO REGIONAL DE AGROECOLOGIA
-ITAPIRANGA AVANÇA EM NOVAS PAVIMENTAÇÃO NO INTERIOR
-VETERINÁRIO ALERTA PARA OBRIGAÇÃO DE EXAMES NA VENDA DE LEITE
-SÃO JOÃO DO OESTE INVESTE NA REGULAMENTAÇÃODO SISTEMA DE ÁGUA
-CAMINHONEIRO EMBRIAGADO É PRESO PELA POLÍCIA RODOVIÁRIA
-COLISÃO ENVOLVE DOIS CARROS E COLHEITADEIRA EM SANTA HELENA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de seis graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.
O presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY chegou em Roma, na Itália, neste sábado para conversas com funcionários do governo e o papa FRANCISCO, que no final de abril disse que a Santa Sé está envolvida em uma missão de paz para acabar com a guerra com a Rússia. Esta é a primeira viagem de ZELENSKY à Itália desde a invasão da Rússia, em fevereiro de 2022. Antes de ir ao Vaticano, se espera que ZELENSKY tenha encontros separados com o presidente SERGIO MATTARELLA e a primeira-ministra GIORGIA MELONI.
O Ministério Público do Peru pediu, nesta sexta-feira, 35 anos de prisão para o ex-presidente PEDRO PABLO KUCZYNSKI por suposta lavagem de ativos e formação de um grupo criminoso que teria recebido 12 milhões de dólares em assessorias secretas da Odebrecht. A acusação contra KUCZYNSKI, de 84 anos, que responde em liberdade condicional, foi apresentada pelo promotor JOSÉ DOMINGO PÉREZ, da equipe especial da Lava Jato do Peru, que o investiga há mais de cinco anos. A acusação inclui o empresário chileno GERARDO SEPÚLVEDA QUEZADA, para quem o MP também pediu 35 anos de prisão.
A Venezuela e a Colômbia aumentarão o número de tropas ao longo de sua fronteira compartilhada em pontos informais de travessia onde grupos criminosos armados ligados ao narcotráfico costumam operar. A informação foi confirmada pelos ministros da Defesa dos dois países. Ele se reuniram em Caracas para discutir a ameaça à segurança dos grupos “que cruzam a fronteira e realizam atividades criminosas tanto no território venezuelano quanto no colombiano”. As autoridades não especificaram quantas tropas seriam enviadas para a fronteira, nem quando. A fronteira se estende por cerca de dois mil e 200 quilômetros, grande parte dela através de selvas remotas.
O Supremo Tribunal Federal vai retomar na próxima quarta-feira, o julgamento da ação penal contra o ex-senador FERNANDO COLLOR e outros dois réus pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e integração de organização criminosa. O advogado de COLLOR, MARCELO BESSA, sustentou diante dos ministros que não há provas para comprovar a participação do ex-senador em irregularidades. O ministro EDSON FACHIN, relator do caso, começou a votar e vai concluir seu parecer na semana que vem. Até o momento, FACHIN considera que há provas dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O julgamento começou na quarta-feira, com a manifestação da Procuradoria-Geral da República, que pediu a condenação do ex-senador à prisão.
Pressionada pelos medicamentos, a inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, teve alta de zero virgula 61 por cento em abril, após subir zero 71 em março. O novo resultado foi divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE. No acumulado de 12 meses, o IPCA passou a acumular alta de quatro vírgula 18 por cento, segundo o IBGE. Todos os grupos pesquisados tiveram alta no mês, mas o destaque vai para o setor de Saúde e cuidados pessoais, que subiu um virgula 49 por cento em abril. O setor de vestuário teve a segunda maior alta com zero vírgula 79 por cento.
Os pedidos de seguro-desemprego voltaram a aumentar nos três primeiros meses deste ano e atingiram o maior patamar para o trimestre desde 2016. Segundo o Ministério do Trabalho, de janeiro a março, um milhão e 800 mil requerimentos foram registrados no país. O número representa alta de cinco vírgula sete por cento em relação ao mesmo período de 2022, que teve um milhão e 700 mil solicitações. Neste ano, março foi o mês no trimestre com o maior número de solicitações: 683 mil 218 trabalhadores solicitaram o auxilio. O benefício é pago ao trabalhador que é demitido sem justa causa e não tem renda própria.
O Ministério da Saúde decidiu ampliar a vacinação contra a gripe para toda a população brasileira com mais de seis meses de idade. A medida passa a valer a partir da próxima segunda-feira. O governo de Santa Catarina já confirmou que ampliará a vacinação para o público em geral. De acordo com o último boletim epidemiológico da influenza divulgado pela Dive, neste ano, foram confirmados 245 casos de internação pela doença no estado. Destes, 12 resultaram em morte, sendo que a maior parte foi em pessoas mais vulneráveis como crianças que teve três casos e idosos com 60 anos ou mais com cinco casos. A campanha vai até o fim do mês de maio.
Em 2023, as internações por gripe cresceram 56 por cento nos hospitais de Santa Catarina em relação ao mesmo período do ano passado. Até o início de maio, foram registrados 245 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados pelo vírus influenza, contra 157 em 2022. Os números foram publicado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado no boletim epidemiológico da influenza. O aumento levou a publicação de uma nota de alerta, também nesta quinta, por conta da circulação do vírus da doença e outros, como o coronavírus e o vírus sincicial respiratório. No documento, a Dive orienta a população sobre a importância da vacinação, do diagnóstico precoce, especialmente em crianças, e ainda cita medidas de prevenção para evitar casos graves.
A Polícia Militar publicou os editais de concurso público para carreira de praças e oficiais em Santa Catarina. Os processos para seleção abertos vão garantir o ingresso de 550 novos efetivos na corporação, entre praças e oficiais. As inscrições começam no dia 19 de maio e terminam em 16 de junho. O concurso disponibiliza 500 vagas para soldados no quadro de praças da PM, sendo 400 delas para homens e 100 vagas para mulheres. Já entre as oportunidades no quadro de oficiais, serão 50 vagas, sendo 40 para homens e 10 para mulheres. A inscrição termina no dia 16 de junho para candidatos à carreira de praças, e no dia 9 de junho para a carreira de oficiais.
São Miguel do Oeste recebeu na tarde desta sexta-feira a segunda audiência pública sobre a expansão da rede trifásica de energia. O evento é promovido pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. No encontro, realizado na Câmara de Vereadores, os participantes cobraram urgência em melhorias na eletricidade na região, sob o risco de se inviabilizar novos investimentos na área rural e a permanência do homem no campo. Proposta pelo presidente da Alesc, deputado MAURO DE NADAL, a audiência colheu sugestões que vão servir na construção de um projeto que atenda a demanda do Grande Oeste catarinense pela energia trifásica.
A primeira audiência foi realizada na noite de quinta-feira, em Xaxim. As próximas serão em Joaçaba e Curitibanos, em datas a serem definidas. Autoridades de mais de 20 municípios do Extremo Oeste acompanharam a audiência. Nos discursos, alertaram que a falta de eletricidade de qualidade, em especial no meio rural, compromete a economia da região. O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, e o prefeito de Mondaí e presidente da Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, VALDIR RUBERT, destacaram que a falta da rede trifásica é um problema antigo. O prefeito de Tunápolis, MARINO FREY, alertou que a falta de investimentos na rede trifásica pode inviabilizar o agronegócio da região no futuro. Ele afirma que é uma demanda inadiável, que se não for atendida, vai condenar a atividade agrícola nos nossos municípios.
O vereador VALDAIR DAHMER, de Itapiranga, afirmou que a falta de energia de qualidade causa prejuízos no campo. Segundo ele, o produtor fica com dinheiro parado, obra pronta aguardando que a Celesc traga a energia, causa prejuízo para todos. O presidente da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, VAGNER DOS PASSOS, lembrou que a deficiência na rede de energia não prejudica apenas o agricultor./A indústria também sofre, também tempos problemas com loteamentos. 18 milhões em investimentos. O diretor de Distribuição da Celesc, Claudio Varella do Nascimento, afirmou durante a audiência que as regionais de São Miguel do Oeste, Chapecó e Concórdia receberão neste ano quase 18 milhões de investimentos em rede trifásica, parte de um programa da empresa, que prevê a implantação de 500 quilômetros de rede trifásica em todo o estado.
O município de Itapiranga avança em novas pavimentações. Obras também contemplam centros comunitários no interior. Conforme o prefeito ALEXANDRE RIBAS, ocorre importante investimento na comunidade de Chapéu. Estão em execução os serviços preliminares para a implantação de pavimento em pedras irregulares. O valor da obra, que possui extensão de mais de 900 metros, é de quase 500 mil reais. O prefeito, ALEXANDRE RIBAS, informa que a pavimentação no interior é uma meta que está sendo atingida. A primeira parte da obra, inclui drenagem e terra plenagem do leito da estrada. Na sequencia a empresa realiza a pavimentação com pedras irregulares.
O prefeito ALEXANDRE RIBAS menciona ainda que o governo municipal tem compromisso de pavimentação em outras comunidades. Ele lembra que os projetos foram elaborados para contemplar cidade e interior em um investimento significativo com recursos próprios e de emendas parlamentares. O prefeito afirma que é uma forma de proporcionar melhor qualidade de vida no interior. RIBAS observa ainda que nesta semana a empresa que realiza obras de revitalização das avenidas Uruguai e John Kenedy avançou nos serviços de base na John Kenedy, no acesso a balança da JBS.
O Município de São João do Oeste recebeu nesta semana um trator agrícola novo equipado com pá dianteira reforçada. A entrega oficial foi acompanhada pelo Prefeito GENÉSIO ANTON, vereadores e por secretários. O equipamento foi repassado por meio de um recurso federal liberado pelo Ministério de Integração e do Desenvolvimento Regional, totalizando 418 mil reais. O Prefeito destaca que o equipamento trator agrícola veio para estruturar a patrulha mecanizada de São João do Oeste e assim melhorar e agilizar cada vez mais o atendimento as demandas. Nos últimos dois anos, já foram incorporados 13 novos itens entre máquinas e equipamentos somente na Secretaria da Agricultura.
Santa Helena vai sediar o primeiro seminário regional de agroecologia. De acordo com a Extensionista Social da Epagri do município, LUCIANA MESS, o evento sempre ocorria de forma estadual, porém, com a diminuição de público devido à distância até a capital do estado, optou-se por realizá-lo de forma regionalizada. Ela explica que a agroecologia é um tema atual e que o seminário vai acontecer no dia 19 de maio, com expectativa de reunir cerca de 150 agricultores e técnicos do Extremo Oeste catarinense na Linha Cantina. LUCIANA salienta que o encontro terá duas palestras pela manhã sobre o plantio direto de hortaliças e ainda palestra sobre o Projeto Asas realizado por um agricultor de São João do Oeste. Ao meio dia terá almoço gratuito e na parte da tarde os participantes vão participar de atividade em uma agrofloresta, onde serão realizadas quatro mini oficinas.
LUCIANA MESS destaca que uma das oficinas será sobre a agrofloresta e as outras serão sobre a produção de alimentos, preservação do solo e ainda sobre a importância das abelhas para o sistema agroflorestal. A Extensionista Social da Epagri de Santa Helena lembra que os interessados em participar do seminário podem se inscrever no escritório da Epagri do seu município para facilitar a organização do almoço. Ela considera que os temas do encontro são extremamente importantes para fortalecer a agroecologia, que consiste na produção de alimentos mais saudáveis, sem uso de tantos defensivos agrícolas e outros insumos químicos. LUCIANA salienta que a ideia é voltar a produzir alimentos como antigamente, quando a saúde da população era muito melhor, sem tantos alimentos industrializados. Para o seminário do dia 19 será disponibilizado um ônibus, que sairá da Prefeitura de Santa Helena às 08h15 da manhã.
O alerta é do veterinário da Cooperativa da Agricultura familiar de Itapiranga, LUAN HOFF. De acordo com ele as exigências para garantir a qualidade do leite inclui a saúde do rebanho. O veterinário cita o trabalho de renovação do certificado das propriedades livres de Brucelose e Tuberculose e também o trabalho de que ocorre para a certificação. Existe um cronograma estabelecido por comunidade com prazo determinado para os produtores fazerem a adequação. LUAN HOFF lembra ainda que a Lei exige a realização de exames para a comercialização de leite e isso será levado em consideração no momento que o laticínios fazer o carregamento da produção.
O profissional informa que Itapiranga não tem registrado casos positivos das doenças que são monitoradas e isso gera vários benefícios, pois a sanidade do rebanho de gado leiteiro é muito positivo . A equipe de assistência técnica realiza campanha de vacinação contra parasitas. O veterinário LUAN HOFF menciona a importância de aplicação de vermífugo para fortalecer a imunidade do rebanho. A aplicação é recomendada ser feitas antes do período de inverno, pois a troca de temperatura acaba afetando o desenvolvimento do gado e se torna ainda mais importante a boa saúde do rebanho. Com redução de doença também gera melhor produção de leite e carne.
São João do Oeste investe em regulamentação no sistema de água. As adequações foram intensificadas ainda no ano passado e seguem com atenção especial. Algumas medidas exigem alto investimento e soluções ambientais. Conforme o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de São João do Oeste, ELIAS SCHNEIDER, importantes obras estão em andamento. A secretaria engloba ainda os setores de urbanismo e de água e esgoto. No momento a prioridade está para as melhorias na estação de tratamento de água 2, localizada na cidade. O Secretário menciona a necessidade de reformas na estrutura e pintura das instalações metálicas. SCHNEIDER informa que as outras três estações também passarão por reformas e adequações incluindo as instalações no interior, nas comunidades de Jaboticaba e Beato Roque.
Atualmente o setor de água e esgoto possui equilíbrio na arrecadação e gastos, gerando uma reserva que possibilitam investimentos necessários no sistema de captação, tratamento e distribuição de água. Por determinação da ARIS, o município acabou com os benefícios concedidos na fatura de água para entidades sem fins lucrativos como igrejas, escolas e outros consumidores similares. Atualmente todos pagam fatura normal, incluindo o hospital. ELIAS SCHNEIDER salienta que o município projeta investimento considerável para atender exigências da AgênciaReguladora Intermunicipal de Saneamento, em especial para a destinação dos resíduos de estação localizada próximo ao Rio Fortaleza que abastece.
A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste realizou uma ação com fiscalizações de ultrapassagens irregulares entre os dias oito e 12 de maio. No total, 380 condutores de veículos foram abordados, sendo que 36 abordagens acabaram resultando em autuações de trânsito. Dentre elas, 16 foram expedidas para motoristas que ultrapassaram pela contramão em linha contínua amarela e 20 por transitar com excesso de velocidade. Durante as ações que ocorreram na rodovia SC 163, entre Itapiranga e São Miguel do Oeste, foi empregada um Drone, que auxiliou no policiamento preventivo e na identificação de condutores que dirigiam de forma perigosa. A operação foi realizada dentro da temática da campanha "Maio Amarelo", cuja mensagem educativa em2023 é: “No Trânsito, Escolha a Vida”.
Caminhoneiro embriagado é preso pela Polícia Militar Rodoviária. Foi durante uma operação de fiscalização de veículos de carga na SC-163, em Iporã do Oeste. Os Policiais solicitaram que o condutor de um caminhão Volvo, com placas de Curitiba, estacionasse na área de abordagens, porém, o motorista ignorou a ordem de parada e fugiu, sendo abordado a cerca de 300 metros à frente. Os policiais perceberam um forte hálito etílico, bem como desequilíbrio do motorista ao caminhar. Ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Iporã do Oeste e o veículo foi removido ao pátio conveniado. O motorista realizou o teste do etilômetro, que comprovou os indícios do crime de embriaguez ao volante.
Colisão envolve carros e colheitadeira na SC-496, em Santa Helena. O acidente foi por volta das 18h45 desta sexta-feira, nas proximidades da Linha Santa Ana. O acidente envolveu um automóvel Parati, de Tunápolis, uma colheitadeira New Holland e um veículo Corsa Classic, de Tunápolis. Segundo a PMRv, a Parati rodopiou na pista e colidiu de frente com o Corsa. Os socorristas atenderam a condutora do Corsa, de 22 anos, encontrada ao lado da via, com dor na região do tórax e um edema na cabeça. Após avaliação, ela foi encaminhada ao Hospital de Tunápolis. Na Parati estavam três ocupantes, sendo que dois haviam fugido do local. O outro estava fora do veículo, sem ferimentos e sem documentos. O condutor que tentou fugir estava embriagado, mas foi preso e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Oeste.