ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 13 05 2022

-MINISTRO SOLICITA ESTUDO PARA DESESTATIZAÇÃO DA PETROBRÁS

-SERVIÇOS DE SC CRESCEM 4% EM MARÇO E TÊM MAIOR ALTA DO PAÍS NO TURISMO

-NÚMERO DE NASCIMENTOS NO HOSPITAL REGIONAL AUMENTA 20 POR CENTO EM 2021

-HORÁRIOS DE BLOQUEIO DA BR-163 VOLTAM A SER DEFINIDOS PELO DNIT

-PREFEITO ENTREGA ORDEM DE SERVIÇO PARA AMPLIAÇÃO DE CRECHE NO SÃO JORGE

-HOMEM SUSPEITO DE FURTO EM RESIDÊNCIA É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR

-MÃE E FILHA DE MUNICÍPIO DA REGIÃO MORREM EM ACIDENTE NO PARANÁ

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 14 centavos. O euro está valendo cinco reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

O número de pessoas que fugiram da Ucrânia para escapar da invasão da Rússia passou de seis milhões na pior crise de refugiados da Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial. A informação foi divulgada pela ONU nesta quinta-feira. A invasão da Rússia, que começou em 24 de fevereiro, desencadeou um deslocamento maciço de pessoas, incluindo mais de oito milhões de ucranianos dentro do país. Dados da ONU mostraram que seis milhões haviam fugido da Ucrânia até quarta-feira. A maioria cruzou para a União Europeia através de pontos de fronteira na Polônia, Eslováquia, Moldávia, Hungria e Romênia.

Um dia depois de a Finlândia anunciar formalmente que irá pedir entrada na Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Suécia indicou nesta sexta-feira que fará o mesmo. O governo sueco entregou ao Parlamento um relatório em que defende que o país passe a integrar a aliança militar ocidental e indica que deve apresentar candidatura na semana que vem. A ministra de Relações Exteriores do país, ANN LINDE afirmou que seu país está pronto para abandonar a neutralidade e que a entrada da Suécia na Otan vai estabilizar conflitos no mar Báltico.

A Corte Constitucional da Colômbia descriminalizou o suicídio assistido no país após uma decisão publicada nesta quarta-feira. Com a aprovação da mais alta corte, a Colômbia se torna o primeiro país da América Latina a permitir que médicos administrem remédios que levem um paciente à morte a seu pedido. A medida é autorizada, com supervisão médica, para quem esteja sofrendo com doenças sérias ou incuráveis. A eutanásia, quando o paciente escolhe morrer em um procedimento com presença de equipe médica, é legal na Colômbia desde 1997.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro EDSON FACHIN, disse nesta quinta-feira que o país terá eleições limpas e que "ninguém e nada interferirá" na Justiça Eleitoral. Ele afirmou ainda, em um trocadilho com a expressão "Forças Armadas", que quem cuida das eleições são as "forças desarmadas". FACHIN deu as declarações durante visita à sala do tribunal onde estão sendo realizados testes de segurança nas urnas eletrônicas. Ele fez um contraponto aos questionamentos que voltaram a ser feitos sobre a confiabilidade das urnas.

Em primeiro ato como ministro de Minas e Energia, ADOLFO SACHSIDA entregou nesta quinta-feira o documento que solicita formalmente a realização de estudos para a desestatização da Petrobras e do PPSA, Pré-Sal Petróleo. O pedido foi entregue ao ministro da Economia, PAULO GUEDES. Ele disse que espera que “no período mais rápido possível o presidente assine o decreto e o governo comece esse processo aguardado pelo povo brasileiro”. A privatização seria, segundo o ministro, a “libertação do povo brasileiro contra os monopólios". GUEDES disse que encaminharia o pedido ainda nesta quinta para o Programa de Parcerias de Investimento.

O Senado aprovou nesta quinta-feira uma medida provisória que autoriza o governo federal a doar a outros países, em caráter humanitário, vacinas contra a Covid. A proposta tem o objetivo de atender regiões mais afetadas pela pandemia. O texto, mantido em sua versão original tanto na Câmara quanto no Senado, agora segue para a promulgação presidencial. O projeto, de acordo com o governo, não acarretará prejuízo à vacinação da população brasileira. Segundo a medida provisória, as doações serão efetivadas em termo firmado pelo Executivo por intermédio do Ministério da Saúde. Também caberá à pasta definir as quantias e os destinatários dos imunizantes, após ouvir o Ministério das Relações Exteriores.

Faltando menos de um mês para o fim das Campanhas de Vacinação contra a gripe e contra o sarampo, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina alerta para a baixa procura pelas vacinas. Até o momento, nem metade da cobertura vacinal desejada para a gripe ou para o sarampo foi alcançada. Com relação à Campanha de Vacinação contra a gripe, a cobertura vacinal está em 35 por cento. Entre as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, apenas 17 por cento foram vacinadas; entre os professores, a cobertura está em 11 e meio por cento e entre as gestantes, apenas 10 por cento. No caso do sarampo, a cobertura vacinal está em 23 por cento. As Campanhas terminam no dia 3 de junho.

Santa Catarina registrou desempenho acima da média nacional em março no setor de serviços. Em volume, o Estado cresceu quatro vírgula dois por cento frente ao mês anterior na série com ajuste sazonal, com destaque para as atividades turísticas, que lideraram o crescimento nacional nessa comparação, com alta de 11 vírgula oito por cento. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. Santa Catarina também registrou alta no volume de serviços de sete vírgula sete por cento em relação a março do ano anterior, de quatro vírgula quatro por cento no acumulado deste ano e de 13 vírgula três por cento no acumulado dos últimos 12 meses. O grupo de serviços para as famílias, que inclui hotéis e restaurantes, teve alta de 66 por cento em março frente ao mesmo mês de 2021.

A produção física industrial catarinense registrou queda de três vírgula oito na produção em relação a fevereiro na série livre de efeitos sazonais. Apesar da retração, o resultado acumulado nos últimos 12 meses continua positivo e superior à média nacional. Enquanto Santa Catarina registra uma expansão de três e meio por cento, o Brasil tem índice de um vírgula oito. De acordo com análise do Observatório FIESC, a queda ocorre após duas expansões consecutivas na produção industrial no estado. Entre as atividades industriais catarinenses, a maior queda na análise mensal ocorreu em Máquinas, aparelhos e materiais elétricos com 13 por cento de redução.

O Peperi Debates deste sábado vai voltar a discutir os avanços e dificuldades que marcam o setor do turismo no município. Nos últimos anos, o segmento recebeu algumas ações que fortaleceram a atividade, como a definição de roteiros turísticos e a abertura de um centro de informações na praça do centro. O programa de amanhã vai debater se o setor de fato está avançando ou se esse processo ainda é lento e insuficiente. O debate vai reunir a presidente do conselho municipal de turismo, MARLI DA ROSA, o representante do núcleo de turismo da Acismo, AIRTON MOSS e o empresário do setor, JULIANO ROMANCINI. O debate, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

Os primeiros grupos de cavalarianos de CTGs e piquetes da região começam a chegar hoje para a vigésima segunda edição do São Miguel Tchê. Um dos maiores eventos tradicionalistas da região começa hoje no município. O evento vai até domingo no parque de exposições Rineu Gransotto. A iniciativa do rodeio é do Centro de Tradições Gaúchas Porteira Aberta e piquetes de laçadores, em parceria com a Prefeitura e apoio de diversas entidades. De acordo com o patrão do CTG, CLEOMAR ZACCHI, a programação inicia daqui a pouco, a partir da uma hora da tarde, com a recepção dos CTG’s e Piquetes. Entre as principais atrações do sábado, está a Oração da Ave Maria, às seis da tarde e a abertura oficial, às oito e meia da noite.

A novidade desta edição do São Miguel Tchê é a realização do primeiro Cost’ Tchê, concurso de costela e do primeiro Duelo Zóio de Gato, que acontecem no domingo. A informação é do patrão do CTG Porteira Aberta, CLEOMAR ZACHI. De acordo com ele, grupos de cavalarianos, CTG e piquetes de toda a região vão participar do evento a partir de amanhã. ZACHI comentou que o São Miguel Tchê também é uma opção de lazer para as famílias que costumam ir ao parque para assistir as provas campeiras e participar dos almoços e jantares. Como a última edição do evento foi em 2019, a expectativa é de um grande público no parque neste final de semana.

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional realizaram, nesta quinta-feira, a capacitação dos coordenadores municipais do Programa “Penso, Logo Destino”. Estiveram presentes na reunião as entidades gestoras, que são responsáveis pela destinação final e sem custos aos municípios dos resíduos recolhidos na política reversa. O “Penso, Logo Destino” é um programa elaborado pelo IMA e executado em parceria com outras secretarias de estado, com a finalidade de realizar a gestão e destinação adequada dos resíduos sólidos. O objetivo principal é de promover uma mudança de comportamento em relação ao consumo e ao destino correto dos resíduos sólidos.

Somente no extremo-oeste, mais de 40 mil lâmpadas inservíveis tiveram a destinação correta após a implementação do Programa “Penso, logo destino”. A informação é do Diretor do Programa Gestão Ambiental do CONDER, JOSÉ MORA. Ela disse que a parceria para executar as ações do programa está consolidada na Ameosc. Uma das definições tomadas nesta semana é que será feita uma nova campanha de recolha de lâmpadas e eletroeletrônicos nos próximos meses. A coleta deve acontecer na segunda quinzena de setembro. MORA explicou que as ações do Programa são organizadas de acordo com o tipo de resíduos e tamanho da população dos municípios atendidos.

O bloqueio do fluxo de veículos pela BR-163, entre São José do Cedro e Guaraciaba, voltou a ter o horário definido anteriormente pelo DNIT nesta quinta-feira. Apesar de haver uma reunião entre a prefeitura de São José do Cedro e a empreiteira Torc, o Departamento decidiu por manter o cronograma anterior. Dessa forma, a rodovia federal será bloqueada em diversos momentos do dia entre sete da manhã e seis da tarde. Neste caso, a cada duas horas o trânsito será liberado no sistema 'pare e siga' até que todos os veículos tenham atravessado o trecho em obras. Depois disso, a via volta a ser totalmente bloqueada por mais duas horas para aplicação das placas de concreto. O trabalho segue nesta alternância diariamente.

O Departamento Municipal de Trânsito intensificou, nesta semana, as ações do Maio Amarelo, mês dedicado a conscientização das pessoas para um trânsito mais seguro. O tema deste ano é “Juntos Salvamos Vidas”. O Demutran instalou outdoors, placas e banners em locais estratégicos de São Miguel do Oeste, a exemplo das avenidas e vias de maior tráfego como a Rua Marcílio Dias, 7 de Setembro, Santos Dumont e Almirante Tamandaré. O diretor do Demutran, JEFERSON DIAS, objetivo da iniciativa é fazer com que pedestres e motoristas percebam e reflitam a respeito das suas escolhas, pensando melhor antes de tomar alguma decisão ao trafegar pelas ruas do município. O Demutran também desenvolveu cartilhas com informações sobre o trânsito.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou nos últimos dois anos quase mil e 500 nascimentos. A informação foi confirmada por meio da assessoria de imprensa da unidade hospitalar. De acordo com os registros, em 2020 foram 687 nascimentos, sendo a maioria do sexo masculino. Ao todo, foram 361 meninos e 326 meninas, gerando uma diferença de 35 nascimentos entre os dois sexos. Já em relação ao modo de parto, 260 foram por meio de cesárea e 427 de parto normal. Também de acordo com os dados, em 2020 foram realizados dois partos de gêmeos, sendo os procedimentos feitos por meio de cesárea.

No ano passado foram registrados quase 800 nascimentos no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste. Ao todo, foram 788 nascimentos, sendo novamente a maioria do sexo masculino, representando 428 nascimentos. Já o número de meninas foi de 360, representando uma diferença de praticamente 70 nascimentos entre os sexos. Conforme a assessoria de imprensa, dos 788 nascimentos, 495 foram de parto normal e 293 por meio de cesariana. Em relação ao números de partos de gêmeos, em 2021 foram quatro gestações, sendo três por meio de cesárea. No quarto caso, um dos bebês nasceu de parto normal e outro por meio de cesariana.

Com base nos dados de 2020 e 2021 em relação ao número de nascimentos no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste é possível afirmar que a média geral é de dois novos partos ao dia na unidade hospitalar. Ao todo, foram mil, 475 nascimentos, sendo 789 meninos e 686 meninas, gerando uma diferença de 103 nascimentos entre os dois sexos. Já o modo de parto adotado pela grande maioria foi o normal com 922 procedimentos, contra apenas 553 cesarianas. A unidade hospitalar atende vários municípios da região Extremo Oeste catarinense e de outras regiões do estado de Santa Catarina.

Os vereadores aprovaram, na sessão desta quinta-feira, um projeto de lei que autoriza o município a investir recursos públicos na organização de eventos esportivos e culturais. A matéria foi aprovada por unanimidade e será apreciada em segundo turno na semana que vem. Além disso, os vereadores aprovaram em segunda votação na noite de ontem mais cinco projetos de lei. Entre eles, estão o projeto que cria o Programa Bolsa Atleta, duas propostas de incentivos econômicos para empresas da cidade e a matéria que amplia para 60 dias o prazo para início do cumprimento da lei que trata da transmissão em vídeo pela internet das licitações promovidas por órgãos públicos municipais. Os projetos seguem agora para sanção do prefeito.

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira os vereadores apresentaram pedidos de obras e serviços públicos à Administração Municipal. As proposições aprovadas tratam sobre a limpeza de fossas, elevação de ponte, tapa-buracos e sobre vagas de trabalho. Os pedidos serão enviados às autoridades. Um dos pedidos aprovados em plenário é a moção de Apelo do vereador VANIRTO CONRAD que solicita à Administração Municipal que encaminhe um projeto de lei para que a prefeitura realize a limpeza de fossas para famílias consideradas hipossuficientes, especialmente as residentes em áreas de interesse social. Outra moção é do vereador do PT, ZAIRE DE SOUZA, que solicita ao Executivo que faça a elevação da ponte sobre o Rio Veado, na Linha Oito de Março. Ele disse que esta é uma reivindicação antiga de moradores das linhas Oito de Março, Dois Irmãos e Vinte e Seis de Outubro.

O prefeito, WILSON TREVISAN, assinou, nesta quinta-feira, a ordem de serviço para a ampliação e revitalização da creche do bairro São Jorge. A autorização para o início das obras foi entregue ao representante legal da empresa vencedora da licitação. O ato solene foi realizado na manhã de ontem na creche Tio Patinhas. Além das adequações no setor administrativo e de serviços, o Centro de Educação Infantil será ampliado em 684 metros quadrados, onde serão instaladas sete novas salas de recreação. O investimento será de cerca de dois milhões e 400 mil reais. A previsão é de que as obras na unidade de ensino comecem nos próximos dias.

A Educação é um dos setores que mais vem recebendo investimentos da Administração Municipal. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. De acordo com ele, somente nas obras em andamento ou já programadas, serão cerca de 25 milhões de reais investidos nas unidades da rede municipal de ensino. TREVISAN lembrou, durante a entregue da ordem de serviço para as obras na Creche Tio Patinhas que a escola Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro Estrela, e a Creche Ciranda da Alegria, no centro, estão com as obras em andamento. Ele também informou que serão realizados, nos próximos meses, obras na creche do bairro São Gotardo, e nas escolas dos bairros Andreatta, Progresso e São Jorge.

Está acontecendo neste momento em São José do Cedro o júri de um homem acusado de tentativa de homicídio no município. O júri ocorre na Câmara de Vereadores e é presidido pelo juiz da comarca, LUCAS FORNEROLLI. Este é o segundo, dos três julgamentos que vão ser promovidos neste mês de maio no município. O réu de hoje é acusado pelo Ministério Público por tentativa de homicídio ocorrido no dia dez de janeiro de 2010. O crime ocorreu na Linha Maidana, na comunidade rural de Guarujá do Sul. A defesa está sendo feita pela advogada VITÓRIA RODE e a acusação pela promotora FERNANDA VASCONCELOS.

A Polícia Civil de Flor do Sertão, com apoio da Divisão de Investigação Criminal de Maravilha, realizou a prisão em flagrante de um homem de 18 anos pela prática do crime de descumprimento de medida protetiva de urgência. De acordo com a polícia, o rapaz estava violando uma ordem judicial expedida em favor de sua avó, que solicitou a medida por se sentir ameaçada pelo investigado. A vítima alegou que o neto é bastante violento e alegou temer por sua vida. Na tarde de ontem, a polícia flagrou o rapaz descumprindo a obrigação de manter distância da residência da vítima. Ele foi conduzido para a unidade prisional de Maravilha.

Um homem, suspeito de furto em residência, foi preso na noite desta quinta-feira em São Miguel do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, ele entrou pelos fundos de uma residência e furtou uma bicicleta e uma maquita de corte. A família percebeu o furto através das câmeras de videomonitoramento e acionou a Polícia Militar. Uma guarnição da PM fez buscas e localizou o suspeito. Ele foi preso e os objetos do furto foram recuperados. O suspeito foi levado para a delegacia de polícia.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente na tarde de ontem no centro de São Miguel do Oeste. A colisão aconteceu por volta das quatro e meia da tarde no cruzamento das ruas Duque de Caxias e Castelo Branco e envolveu uma Van escolar e um Cruze. O Corpo de Bombeiros foi chamado e atendeu duas pessoas. A condutora do veículo sofreu um "hematoma" na face e queixava-se de dores na cabeça. Um dos alunos que estava na Van sofreu uma suspeita de fratura na perna. Os dois foram socorridos e levados para atendimento médico no Hospital Regional.

Mãe e filha, moradoras de Palma Sola, morreram em um grave acidente nesta quinta-feira no Paraná. A colisão aconteceu por volta das duas e meia da tarde na BR 280 em Barracão e envolveu uma caminhonete de Francisco Beltrão e um Pálio de Palma Sola. Com o impacto, a camionete saiu da pista e capotou ao lado da rodovia federal. Já o Palio, emplacado em Palma Sola, ficou no acostamento da pista. DAIANE COLCINSKI, 28 anos, e PRISCILLA COLCINSKI, cinco anos, eram ocupantes do veículo Pálio e morreram na hora. O marido de DAIANE sofreu ferimentos graves e está internado no hospital de Francisco Beltrão. A família estava em Dionísio Cerqueira para compromissos particulares.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.



Warning: file_put_contents(/datadrive/pepericom/public_html/App/../framework/sessions/cmDsiBT7Z38nvYNrdmYgND0Bglz3aYVkNKE8lgbX): failed to open stream: Disk quota exceeded in /datadrive/pepericom/public_html/vendor/illuminate/filesystem/Filesystem.php on line 185