-MINISTRO SOLICITA ESTUDO PARA DESESTATIZAÇÃO DA PETROBRÁS
-SERVIÇOS DE SC CRESCEM 4% EM MARÇO E TÊM MAIOR ALTA DO PAÍS NO TURISMO
-HORÁRIOS DE BLOQUEIO DA BR-163 VOLTAM A SER DEFINIDO PELO DNIT
-DEBATE SOBRE RODOVIA DA FRONTEIRA DEFINE ESTRADAS PAVIMENTADAS
-VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTUDA REALIZAR CURSO PARA MANIPULADORES DE ALIMENTOS
-SECRETARIA DE SAÚDE E EPAGRI PROMOVEM OFICINAS VOLTADAS ÀS MULHERES
-CERCA DE 200 MUDAS DE ÁRVORES SÃO PLANTADAS NA ÁREA URBANA
-SOLO E ÁGUA É TEMA DO TERCEIRO ENCONTRO COM JOVENS RURAIS
-ACIDENTE ENTRE CARRO E VAN ESCOLAR DEIXA ALUNO FERIDO
-MÃE E FILHA MORREM EM COLISÃO FRONTAL NA BR-280
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 14 centavos. O euro está valendo cinco reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O número de pessoas que fugiram da Ucrânia para escapar da invasão da Rússia passou de seis milhões na pior crise de refugiados da Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial. A informação foi divulgada pela ONU nesta quinta-feira. A invasão da Rússia, que começou em 24 de fevereiro, desencadeou um deslocamento maciço de pessoas, incluindo mais de oito milhões de ucranianos dentro do país. Dados da ONU mostraram que seis milhões haviam fugido da Ucrânia até quarta-feira. A maioria cruzou para a União Europeia através de pontos de fronteira na Polônia, Eslováquia, Moldávia, Hungria e Romênia.
Um dia depois de a Finlândia anunciar formalmente que irá pedir entrada na Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Suécia indicou nesta sexta-feira que fará o mesmo. O governo sueco entregou ao Parlamento um relatório em que defende que o país passe a integrar a aliança militar ocidental e indica que deve apresentar candidatura na semana que vem. A ministra de Relações Exteriores do país, ANN LINDE afirmou que seu país está pronto para abandonar a neutralidade e que a entrada da Suécia na Otan vai estabilizar conflitos no mar Báltico.
A Corte Constitucional da Colômbia descriminalizou o suicídio assistido no país após uma decisão publicada nesta quarta-feira. Com a aprovação da mais alta corte, a Colômbia se torna o primeiro país da América Latina a permitir que médicos administrem remédios que levem um paciente à morte a seu pedido. A medida é autorizada, com supervisão médica, para quem esteja sofrendo com doenças sérias ou incuráveis. A eutanásia, quando o paciente escolhe morrer em um procedimento com presença de equipe médica, é legal na Colômbia desde 1997.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro EDSON FACHIN, disse nesta quinta-feira que o país terá eleições limpas e que "ninguém e nada interferirá" na Justiça Eleitoral. Ele afirmou ainda, em um trocadilho com a expressão "Forças Armadas", que quem cuida das eleições são as "forças desarmadas". FACHIN deu as declarações durante visita à sala do tribunal onde estão sendo realizados testes de segurança nas urnas eletrônicas. Ele fez um contraponto aos questionamentos que voltaram a ser feitos sobre a confiabilidade das urnas.
Em primeiro ato como ministro de Minas e Energia, ADOLFO SACHSIDA entregou nesta quinta-feira o documento que solicita formalmente a realização de estudos para a desestatização da Petrobras e do PPSA, Pré-Sal Petróleo. O pedido foi entregue ao ministro da Economia, PAULO GUEDES. Ele disse que espera que “no período mais rápido possível o presidente assine o decreto e o governo comece esse processo aguardado pelo povo brasileiro”. A privatização seria, segundo o ministro, a “libertação do povo brasileiro contra os monopólios". GUEDES disse que encaminharia o pedido ainda nesta quinta para o Programa de Parcerias de Investimento.
O Senado aprovou nesta quinta-feira uma medida provisória que autoriza o governo federal a doar a outros países, em caráter humanitário, vacinas contra a Covid. A proposta tem o objetivo de atender regiões mais afetadas pela pandemia. O texto, mantido em sua versão original tanto na Câmara quanto no Senado, agora segue para a promulgação presidencial. O projeto, de acordo com o governo, não acarretará prejuízo à vacinação da população brasileira. Segundo a medida provisória, as doações serão efetivadas em termo firmado pelo Executivo por intermédio do Ministério da Saúde. Também caberá à pasta definir as quantias e os destinatários dos imunizantes, após ouvir o Ministério das Relações Exteriores.
Faltando menos de um mês para o fim das Campanhas de Vacinação contra a gripe e contra o sarampo, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina alerta para a baixa procura pelas vacinas. Até o momento, nem metade da cobertura vacinal desejada para a gripe ou para o sarampo foi alcançada. Com relação à Campanha de Vacinação contra a gripe, a cobertura vacinal está em 35 por cento. Entre as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, apenas 17 por cento foram vacinadas; entre os professores, a cobertura está em 11 e meio por cento e entre as gestantes, apenas 10 por cento. No caso do sarampo, a cobertura vacinal está em 23 por cento. As Campanhas terminam no dia 3 de junho.
Santa Catarina registrou desempenho acima da média nacional em março no setor de serviços. Em volume, o Estado cresceu quatro vírgula dois por cento frente ao mês anterior na série com ajuste sazonal, com destaque para as atividades turísticas, que lideraram o crescimento nacional nessa comparação, com alta de 11 vírgula oito por cento. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. Santa Catarina também registrou alta no volume de serviços de sete vírgula sete por cento em relação a março do ano anterior, de quatro vírgula quatro por cento no acumulado deste ano e de 13 vírgula três por cento no acumulado dos últimos 12 meses. O grupo de serviços para as famílias, que inclui hotéis e restaurantes, teve alta de 66 por cento em março frente ao mesmo mês de 2021.
A produção física industrial catarinense registrou queda de três vírgula oito na produção em relação a fevereiro na série livre de efeitos sazonais. Apesar da retração, o resultado acumulado nos últimos 12 meses continua positivo e superior à média nacional. Enquanto Santa Catarina registra uma expansão de três e meio por cento, o Brasil tem índice de um vírgula oito. De acordo com análise do Observatório FIESC, a queda ocorre após duas expansões consecutivas na produção industrial no estado. Entre as atividades industriais catarinenses, a maior queda na análise mensal ocorreu em Máquinas, aparelhos e materiais elétricos com 13 por cento de redução.
Foi promovida nesta quarta-feira a terceira aula da oficina Produção de Alimentos para a Família com degustação de produtos produzidos pelos oficineiros. As oficinas oferecidas pela secretaria de Educação de São José do Cedro em parceria com a Epagri, com o tema: Alimentação Saudável. A aula foi realizada no CTG Mate Amargo e contou com a presença do prefeito. Os oficineiros produziram diversos pratos saudáveis, como torta integral de Folhas e Legumes, Cri-Cri de casca de Laranja, bolo de Casca de Abóbora, bolo de Feijão-Bolo Choconutri. Além do bolinho de Batata Doce, Caponata, Pesto de Capuchinha-Manjericão com castanha, bolo de Mandioca doce e salgado, como também suco de Cenoura com casca de Lima. Os quitutes foram degustados por todos os presentes. A próxima aula está prevista para quarta-feira, dia 18, com o tema: Plantas Bioativas-Medicinais.
Solo e Água foram os temas abordados durante o terceiro encontro do Programa de Capacitação de Jovens Rurais realizado ontem em Princesa. Os trabalhos iniciaram durante a manhã com a parte teórica, na Câmara de Vereadores. À tarde, os alunos foram deslocados até propriedades parceiras do projeto onde ocorreram as aulas práticas. A coordenação foi dos extensionistas da Epagri. O quarto encontro está confirmado para o dia nove de junho e terá como tema principal “Gestão da Propriedade e Cidadania”. Neste dia, os jovens agricultores terão duas palestras pela parte da manhã, sobre previdência social, INSS, Imposto de Renda e Educação Financeira.
A Epagri e a secretaria de Saúde de Princesa vão realizar neste sábado uma ação voltada às mulheres mães do município. A ação vai ocorrer no posto de saúde da cidade entre às oito da manhã e 16 horas sem fechar ao meio dia. A informação é da extensionista GRAZIELE SCHNORR. Segundo ela, serão promovidas diversas atividades desenvolvidas durante o dia todo. Entre elas, promovidas pela saúde, fará atendimento de fisioterapia, educadora física com atividades de alongamento e mobilidade articular. Além de uma profissional de beleza que repassará dicas sobre maquiagem e também a coleta do preventivo. Já a Epagri, segundo ela, estará fazendo a oficina de plantas medicinais. Nesta área será abordada a energia sutil contida nas plantas. Segundo ela, esta é uma técnica antiga por ser utilizada a energia das mesmas tendo em vista a o uso dos benefícios da muda sem a necessidade de fazer a extração. Ao todo serão promovidas quatro oficinas, sendo uma às oito e 30, e dez e 30. Na parte da tarde será realizada das 12 horas e 30 minutos e 14 e 30.
Cada oficina terá ao máximo dez mulheres mães, e por isso é necessário fazer a inscrição antes de participar. A extensionista da Epagri de Princesa GRAZIELE SCHNORR, ainda informou que para se inscrever a interessada deverá ligar na secretaria de Saúde e deixar seu nome para ser incluído na lista.
Termina neste final de mês a retirada do bônus agrícola na secretaria de Agricultura de São José do Cedro. O Bônus Agrícola foi implementado através de Lei, sendo um benefício para os agricultores que realizaram movimentação econômica acima de dois mil reais entre o período de primeiro de julho de 2020 à 30 de junho de 2021. Para receber os valores, o produtor não pode ter débitos com o município. Devido ao prazo, a secretaria está solicitando, aos agricultores que estiverem dentro das normas, para retirarem o bônus até o dia 30 de maio. O agricultor que não retirar até o final deste mês, perderá o benefício. Mas isso não afetará que o agricultor participe nos anos seguintes. Até o momento mais de 700 agricultores retiraram o seu bônus, no entanto, o município pode contemplar cerca de mil 178 produtores. O total do bônus é de 963 mil.
Cerca de 200 mudas de árvores foram plantadas pela prefeitura de São José do Cedro. As mudas foram plantadas nas proximidades do colégio Cedrense e das praças da cidade. A afirmação é do diretor geral de Secretarias LUIZ VALGOI. Os trabalhos seguirão por demais lugares da cidade com expectativa de chegar a 600 mudas plantadas. Segundo ele, a equipe da prefeitura acompanha semanalmente o crescimento destas mudas. Os servidores também estavam efetuando a pintura dos meios-fios de canteiros na Salgado Filho, Paulo Fontes e na José João Grando. Também foi feito um trabalho geral de limpezas. VALGOI ainda relatou que solicitou o plantio de novas mudas na Rio Grande do Sul e próximo a prefeitura devido a troca de estação.
A Torc está trabalhando na ampliação, fresagem e adequação da BR-163, no trecho entre a pedreira e o viaduto de acesso à Derrubada, em São José do Cedro. Na tarde de ontem, os funcionários efetuaram mais um processo de pavimentação em concreto da pista principal. As cargas são trazidas por caminhões caçamba da usina localizada na Linha Daltro Filho, Guaraciaba, próximo do trevo de acesso à Anchieta. Os primeiros metros de placas já foram aplicados ainda na noite de quarta. Toda a pista terá 23 centímetros de espessura em concreto, além de contar com uma lona para evitar a infiltração da umidade no pavimento. Em certas placas, onde há a necessidade, a empreiteira efetua a colocação de ferros para reforçar a pista principal. A vida útil desta categoria de pavimento é de 25 anos. Enquanto a pista principal está em obras, os veículos precisam transitar pela terceira via ainda não pavimentada. Esta parte terá mais quatro metros de largura em concreto que será aplicado depois da conclusão dos primeiros quilômetros da via principal.
O bloqueio do fluxo de veículos pela BR-163, entre São José do Cedro e Guaraciaba, voltou a ter o horário definido pelo DNIT. Apesar de haver uma reunião entre a prefeitura de São José do Cedro e a empreiteira, o Departamento decidiu por manter o cronograma anterior. Portanto, a rodovia federal ficará trancada em ambos os sentidos entre às sete e 18 horas. Neste caso, a cada duas horas o trânsito será liberado no sistema 'pare e siga' até que todos os veículos tenham atravessado o trecho em obras. Após o tempo necessário para esta retenção, a via volta a ser totalmente bloqueada por mais duas horas para aplicação das placas de concreto. Depois, há nova execução do ‘pare e siga’ em meia-pista até que a retenção de veículos seja novamente zerada. O trabalho segue nesta alternância diariamente. Os trabalhos serão diários de segunda a segunda e vão avançando ao longo da rodovia sentido à São José do Cedro.
O sistema ‘pare e siga’ funciona 24 horas aos sete dias da semana enquanto as obras de pavimentação durarem. Por isso, os motoristas são orientados a transitar pela área rural de São José do Cedro e de Guaraciaba. Ambas as prefeituras já efetuaram a sinalização dos desvios pelo interior. Apesar disso, é necessário trafegar em baixa velocidade por haver a presença de máquinas agrícolas e animais nas estradas rurais. Esta etapa de obras vai seguir por pelo menos 20 dias desde que o clima seja favorável. Caso chova pela parte da manhã não é possível efetuar o serviço e a equipe precisa compensar à tarde e à noite para não perder o concreto. Este pavimento foi escolhido devido ao grande fluxo de veículos pesados que transitam pela 163. O objetivo é ofertar durabilidade ao pavimento gerando segurança para quem trafega pelo trecho. Este serviço iniciou após diversas ações como a inauguração do elevado, a rótula de acesso à Princesa e a construção de ruas laterais ao longo da rodovia. O passo seguinte é avançar na pista principal com a nova pavimentação.
O prefeito de Guaraciaba esteve reunido com a vice-prefeita de Paraíso para debater sobre a Rodovia da Fronteira. O encontro ocorreu na prefeitura de Guaraciaba durante esta semana. O objetivo foi tratar sobre a responsabilidade de cada município na elaboração do projeto que compreende o seu perímetro voltado a esta Rodovia da Fronteira. Este movimento foi iniciado pelos presidentes das Câmaras de Vereadores dos municípios de fronteira e segue agora com a participação dos executivos municipais. Havia ficado acordado em uma reunião anterior em São Miguel do Oeste, com prefeitos e presidentes das Câmaras, que cada município faria projeto do trajeto dessa Rodovia da Fronteira. Neste encontro, entre Paraíso e Guaraciaba, foi debatido sobre qual seria o trajeto mais viável para esta rota já que um município precisa ligar ao outro. Foi definido, por uma opção de VANDECIR DORIGON, que ligaria os municípios pela Linha São Vicente e a Esquina Farroupilha, Paraíso. Posteriormente, seguiria o trajeto até o Distrito de Ouro Verde.
Credenciamento ao programa Conecta Agro SC foi proposto na sessão ordinária da Câmara de São José do Cedro desta semana. O vereador JULIO RUBIN, comentou que este programa foi disponibilizado pela secretaria de Estado de Agricultura visando beneficiar os municípios que pretendem investir na melhoria de internet rural. Ele lembrou que a bancada de oposição indicou a administração visando o estudo para se cadastrar no programa. O Estado está disponibilizando cerca de 100 milhões de reais para esta finalidade. Princesa também recebeu uma indicação para aderir ao programa. Para o vereador, é necessário o município buscar o credenciamento tendo em vista o valor disponibilizado para o investimento. RUBIN salientou que, uma vez cadastrado, o município terá que mapear as comunidades rurais. O vereador acredita que é possível levar o sinal de internet para praticamente todas as linhas interioranas. Neste programa, o sinal de internet não pode ser inferior à tecnologia 4G.
O vereador JULIO RUBIN também relatou sobre o pedido de informação sobre trâmite de recebimento, por doação, de carro para o Conselho Tutelar e aparelhos eletrônicos em São José do Cedro, provenientes de destinação parlamentar. O vereador comentou que o veículo não foi entregue ao município mesmo estando disponível na concessionária. Segundo ele, o carro e os equipamentos deveriam estar no Conselho Tutelar. Por isso, ele pediu que a administração apure o fato para saber o motivo pelo qual não foi entregue ao Conselho os produtos.
A Vigilância Sanitária de São José do Cedro está debatendo com a secretaria de Saúde a realização de uma capacitação para quem manipula alimentos. Os detalhes são do fiscal Sanitário MARCOS BAGNARA. Conforme ele, a ideia é promover palestras informativas para aqueles que seguem o ramo de alimentos. Entre eles, restaurantes, lanchonetes, padarias, entre outros estabelecimentos voltados a este ramo. Ele afirmou que os proprietários serão convocados para participarem deste curso. Para ele, caso seja promovida, a capacitação trará novas informações aos envolvidos que poderão fazer questionamentos para sanar as dúvidas. O fiscal Sanitário salientou que a intenção é abordar sobre as obrigações do órgão fiscalizador e explicar o motivo das perguntas efetuadas pelos fiscais. MARCOS ainda comentou que as merendeiras dos colégios do município também devem estar participando. Ele explicou que isso ainda está sendo discutido junto com a administração, mas falou sobre a importância dos profissionais estarem participando.
A equipe de fiscais está efetuando a vistoria em mercados e supermercados de São José do Cedro visando verificar se está adequado às regras sanitárias. O fiscal Sanitário MARCOS BAGNARA, comentou que esta ação segue sendo desempenhada pelos fiscais tendo em vista buscar primeiramente a orientação aos estabelecimentos. BAGNARA também relatou que a grande parte dos alimentos teve redução no prazo de vencimento. Segundo ele, isso foi adotado pela grande indústria de alimentação para evitar possíveis problemas.
A Polícia Militar recuperou objetos furtados na noite de ontem no Bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste. Segundo obtido pela Rede Peperi, um jovem entrou pelos fundos da residência e furtou uma bicicleta e também uma serra de corte. A família percebeu o furto através das câmeras de videomonitoramento e acionou a Polícia Militar, que através da Rádio Patrulha, conseguiu recuperar a bicicleta e prender o suspeito. Após o trabalho de buscas, também foi possível localizar e recuperar todos os objetos furtados. Após a prisão, o jovem foi entregue na delegacia, onde todos os procedimentos e encaminhamentos foram feitos.
Um motorista perdeu o controle de direção do caminhão, saiu da pista e tombou ao lado da BR-282 entre São Miguel do Oeste e Maravilha. O acidente foi registrado por volta das 18 horas de ontem. Segundo obtido pela Peperi, o motorista de um caminhão Cargo, com placas de Chapecó, seguia sentido a Maravilha quando perdeu o controle da direção após frear na rodovia. Com isso, o caminhão saiu da pista e tombou ao lado da pista. Os bombeiros e o Samu foram acionados e atenderam o homem, que não se feriu, sendo liberado no local pelas equipes. A PRF também foi acionada e fez os levantamentos necessários.
Van escolar que transportava alunos com necessidades especiais acabou se envolvendo em um acidente no Centro de São Miguel do Oeste na tarde de ontem. Os bombeiros foram acionados por volta das 16 horas e 40 minutos paras se deslocar até o cruzamento entre as Ruas Duque de Caxias e Castelo Branco. Da Van, apenas um aluno precisou de atendimento devido ao ferimento na perna direita e suspeita de fratura na paleta. Além deste veículo escolar, também este envolvido no acidente um veículo Cruze. A condutora sofreu ferimentos leves no rosto. Após o atendimento prévio, as vítimas foram encaminhadas para o Hospital Regional. A Polícia Militar esteve presente e fez todos os levantamentos necessários da colisão lateral.
Acusado de tentativa de homicídio ocorrido em 2010 está no banco dos réus nesta sexta-feira. O júri ocorre na Câmara de Vereadores de São José do Cedro, presidida pelo juiz da comarca, LUCAS FORNEROLLI. Este é o segundo, dos três julgamentos que vão ser promovidos neste mês de maio. O julgado desta sexta é acusado pelo Ministério Público por tentativa de homicídio ocorrido no dia dez de janeiro de 2010. O fato ocorreu na Linha Maidana, na comunidade rural de Guarujá do Sul. A defesa está sendo feita pela advogada VITÓRIA RODE e a acusação pela promotora FERNANDA VASCONCELOS.
Mãe e filha morreram em um grave acidente envolvendo dois veículos na BR-280, em Barracão, no Paraná, na tarde de ontem. A ocorrência foi atendida por volta das 14 horas e 30 minutos nas proximidades da Gruta Santa Emília. A colisão frontal ocorreu entre uma camionete Frontier, de Francisco Beltrão, e um Palio de Palma Sola. As vítimas fatais foram identificadas como DAIANE COLCINSKI, 28 anos, e PRISCILLA COLCINSKI, cinco anos, que eram ocupantes do Pálio e morreram na hora. As vítimas eram mãe e filha. O motorista do carro, NEURI DOS SANTOS, 38 anos, morreu no hospital de Beltrão nesta manhã. Já os quatro ocupantes da camionete foram levados para atendimento médico em Dionísio Cerqueira. A dinâmica do acidente foi levantada pela PRF que esteve no local da colisão. Com o impacto, a camionete acabou saindo da pista e capotando ao lado da rodovia federal, ficando com as rodas para cima. Já o Palio ficou no acostamento completamente destruído.