A guerra de mísseis, foguetes e ataques aéreos entre Israel e palestinos entrou em seu quarto dia nesta quarta-feira e o número de mortos nos confrontos subiu para 83. Quase 300 pessoas ficaram feridas em território palestino, incluindo 86 crianças e 39 mulheres. Entre os mortos estão 13 crianças e cinco israelenses, segundo a agência de notícias France Presse. Fontes militares de Israel afirmaram que o país bombardeou Gaza mais de 600 vezes desde segunda-feira. Os movimentos palestinos lançaram, a partir da Faixa de Gaza, mais de mil 600 foguetes contra o território israelense.
O diretor assistente da Organização Pan-Americana de Saúde, a Opas, JARBAS BARBOSA, afirmou nesta quarta-feira, que a entidade negocia com a Índia a liberação "ao menos parcial" de vacinas para distribuição regional pela Iniciativa Covax. Em virtude da forte alta nos casos da doença, o país tem vetado as exportações dos imunizantes e priorizado a população local. Durante a entrevista coletiva virtual, BARBOSA disse que sem dúvida é importante que a Índia, no quadro atual, continue a vacinar sua população, mas a entidade gostaria que fosse liberado ao menos parte do combinado da produção local para o mecanismo Covax.
O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, disse nesta quarta-feira que está "pronto" para conversar, com mediação internacional, com o líder oposicionista JUAN GUAIDÓ. A Venezuela marcou eleições para governadores e prefeitos para este ano, com data a ser definida. GUAIDÓ, reconhecido em janeiro de 2019 como presidente interino da Venezuela pelos Estados Unidos e cinquenta países, mas sem ter conseguido tirar MADURO do poder, propôs na terça-feira a negociação após meses de recusa e o estabelecimento de um cronograma, que inclui eleições presidenciais, com possibilidade de revisão das sanções.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou projeto de lei que determina o afastamento de atividades presenciais de funcionárias grávidas durante a pandemia, sem prejuízo na remuneração. A sanção foi publicada na edição desta quinta-feira do "Diário Oficial da União". A proposta foi aprovada pelo Senado em 15 de abril, depois de aprovação pela Câmara dos Deputados em agosto do ano passado. A medida tem por objetivo reduzir risco de contaminação pela Covid de gestantes e entra em vigor imediatamente. Segundo a proposta, a gestante afastada ficará à disposição para exercer as atividades de casa, por meio do teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho à distância.
A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira o texto-base do projeto que flexibiliza normas e dispensa uma série de atividades e empreendimentos da obtenção de licenciamento ambiental. Foram 300 votos a favor e 122 contrários. Para concluir a aprovação do projeto, os parlamentares precisam analisar os destaques, propostas que visam modificar o conteúdo. A previsão é que os destaques sejam votados na sessão desta quinta. Segundo o relator, NERI GELLER do PP do Mato Grosso a lei busca reduzir "insegurança jurídica" em relação ao licenciamento. Entre outros pontos, o projeto dispensa determinadas atividades e empreendimentos da obtenção de licenciamento ambiental e permite a licença 'autodeclarada' para empreendimentos de baixo impacto ambiental, que poderá ser obtida sem análise prévia pelo órgão ambiental.
A CPI da Covid ouve nesta quinta-feira, na condição de testemunha, o gerente-geral da farmacêutica Pfizer na América Latina, CARLOS MURILLO. Entre outros pontos, os senadores querem que ele explique as negociações para venda de vacinas contra Covid-19 ao Brasil. Este será o sexto dia de depoimentos da comissão parlamentar de inquérito do Senado que apura ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia de Covid e eventual desvio de verbas federais enviadas a estados e municípios. Nesta quinta-feira, em depoimento à CPI, o ex-secretário de Comunicação da Presidência da República, FABIO WAJNGARTEN contou que a Pfizer encaminhou ao governo brasileiro, em setembro de 2020, uma carta em que dizia estar disposta a "fazer todos os esforços" para garantir reserva de doses à população brasileira.
Foi publicada no Diário Oficial de Florianópolis desta quarta-feira a lei que institui o auxílio emergencial municipal. De acordo com a prefeitura, a renda extra deve ir para cerca de três mil famílias que não recebem nenhum tipo de ajuda do governo federal. A renda extra é para ajudar a população afetada pela pandemia da Covid-19. A prefeitura informou que há duas modalidades de apoio para contemplar famílias que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais. A primeira prevê um valor de mil e 500 reais mil dividido em cinco parcelas de 300. A segunda é para famílias monoparentais em que a mãe é a provedora. Neste caso, o valor será de mil 875 dividido em cinco parcelas de 375 reais.
O setor de serviços, que responde por quase 70 por cento do Produto Interno Bruto de Santa Catarina, registrou em março queda de três vírgula quatro por cento em volume frente a fevereiro, na série com ajustes sazonais, e cresceu 13 vírgula dois por cento na comparação com o mesmo período de 2020. Os dados são da pesquisa mensal do IBGE, que também confirmou alta de nove vírgula quatro por cento do setor em Santa Catarina no primeiro trimestre do ano, a segunda maior do país, atrás apenas do Mato Grosso, que teve alta de 10 vírgula três por cento. Na série anualizada até março, o recuo no Estado ficou em dois virgula nove por cento.
Em reunião do colegiado estadual na manhã desta quarta-feira, o governador CARLOS MOISÉS e o secretário de Estado da Educação, LUIZ FERNANDO VAMPIRO, anunciaram investimento para que todas as mil e 64 escolas da rede estadual de ensino tenham vigilância humana. Um processo licitatório estava em curso e previa a contratação de vigilância humana em 566 escolas de Santa Catarina. A decisão de reformular a licitação e intensificar a segurança nas unidades escolares foi tomada após a tragédia em uma creche municipal em Saudades. Atualmente, o sistema de segurança da rede estadual conta com 234 postos de vigilância humana em escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade social. O contrato que estabelece os atuais serviços foi prorrogado emergencialmente por mais seis meses, enquanto ocorre o trâmite da nova licitação.
Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é um tema constante nas escolas. Por ser um ambiente onde os jovens estão todos os dias, a secretária de educação de Palma Sola - ROSALINA VARGAS, comenta que os educadores devem estar sempre atentos a sinais, pois quem está sofrendo violência se manifesta. Garante que quando algum comportamento suspeito é notado, professores ou direção encaminha para que seja investigado. ROSA, nos seus anos de profissão já conseguiu observar e encaminhar situação grave de violência, que felizmente foi resolvida com a denúncia.
Data nacional é muito importante para que a violência seja combatida. Segundo a responsável pelo departamento de educação em Palma Sola - ROSALINA VARGAS, em anos passados ia às ruas chamando atenção e orientando quais sinais podem ser notados em caso de violência. Comenta que os professores sempre prestam atenção na atitude dos estudantes. É suspeito quando ocorre uma mudança drástica no comportamento, quando o aluno começa a ficar quieto, violento ou se isola. Por isso destaca a importância do dia 18 de maio ser exclusivamente para isso, ajudando o jovem a saber como denunciar sem correr riscos.
Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é um tema muito complicado, mas muito importante. Devido a gravidade da questão, foi criado no dia 18 de maio a data nacional de combate a esse tipo de crime, como conta o secretário de educação de São Lourenço do Oeste - ALEX TARDETTI. Uma grande dificuldade é que muitos jovens que sofrem violência se calam por medo ou trauma. Por isso, o departamento de educação tem várias psicólogas, que estudaram, têm conhecimento e trabalham com as vítimas.
Escolas são consideradas pontos seguros por muitos jovens. Por isso o secretário é a favor da volta das aulas presenciais. ALEX TARDETTI fala que como o professor vê o aluno todos os dias, consegue observar seu comportamento, e em muitas vezes percebe se tem algo de errado. Ao notar alterações no estudante que possam indicar que está sofrendo algum tipo de violência, denuncie o caso à polícia, que vai investigar. Conforme o secretário de educação, mesmo o psicólogo tendo estudado e sendo capacitado para ajudar, em muitos casos é no professor ou no amigo que a criança confia. Por isso, psicólogas visitam casas de crianças e adolescentes, dando um acolhimento e encaminhando quando for necessário.
Município registra 19 casos de Covid num único dia. Depois de um mês seguindo todas as orientações de prevenção ao coronavírus, São Bernardino havia conseguido a importante marca de zerar o número de casos positivados. Segundo o secretário de saúde - ALCEU NEGRI, isso causou um sentimento de tranquilidade a população, e fez com que tomassem menos cuidados. Isso e alguns cidadãos saindo para viajar, fez com que o vírus chegasse no município e se espalhasse até chegar na situação atual, com 19 casos positivos em apenas um dia.
Situação alarmante em São Bernardino requer ações de combate. Principalmente para diminuir a transmissão, o município terá que adotar novamente várias medidas restritivas que já havia liberado. O secretário de saúde - ALCEU NEGRI, informa que os atendimentos na saúde pública serão bastante reduzidos, e as consultas vão começar a ser agendadas, para atender melhor e evitar aglomeração. Com 19 novos casos e vários suspeitos, o secretário fala que os cuidados devem ser mais uma vez redobrados, pois a pandemia não acabou e a vacina vai demorar para imunizar a todos.
Atendimento na unidade de saúde de São Bernardino passa a ser agendado. Quando a pessoa precisa de consulta será necessário marcar horário, com exceção das urgências e emergências. Segundo o secretário - ALCEU NEGRI, as agentes de saúde são grandes parceiras do departamento nesse momento, orientando e consequentemente diminuindo o número de pessoas na unidade. Segundo NEGRI, no momento a Secretaria de Saúde tem dois médicos somente nas segundas e quintas-feiras, mas a partir de junho a unidade atenderá com dois profissionais de segunda a quinta, direto, dobrando os trabalhos. A população será informada através da Rádio Atalaia.
Palma Sola inicia Recadastramento Imobiliário. Esse trabalho já havia iniciado no município, parou e agora está sendo retomado. IZABEL VISSOTTO - Secretária de Gestão da Prefeitura diz que começou com o Georreferenciamento do perímetro urbano e de dois distritos: Renê Damo e Cerro Azul. Com base nas imagens aéreas a prefeitura começou a desenvolver os mapas para confrontar as informações e assim começaram a aparecer os erros. A prefeitura já está notificando a população e explicando o que será feito e quais são as vantagens. IZABEL dá um exemplo: um terreno tem uma casa de 120 metros quadrados, mas na conferência dos dados foi apurado que ela tem 250 de área construída, precisa de correção.
Caso alguém contestar a nova metragem das construções em Palma Sola, deve ir a prefeitura e apresentar a documentação.Para IZABEL VISSOTTO, na verdade se trata de ima justiça social. Quando todo o trabalho estiver concluído, o município estrará mais organizado. O Recadastramento Imobiliário vai envolver praticamente todos os moradores.Administração Municipal tem uma estimativa de existir 4 mil e quinhentas unidades imobiliárias, para cerca de 7 mil e 500 habitantes. 2 mil terrenos são de áreas construídas. A prefeitura vai precisar 10 meses para notificar toda população sobre o recadastramento Imobiliário.
Nas ações do Recadastramento Imobiliário de Palma Sola não haverá nenhum custo para os cidadãos. Quem garante é IZABEL VISSOTTO – Secretária de Gestão da prefeitura. Conforme ela, tudo isso vai colaborar muito para a realização do Pano Diretor de Palma Sola. O Plano é que vai dar as bases para direcionar a organização e o desenvolvimento do município para os próximos anos.
Até o fim do mandato prefeito de São Bernardino quer perfurar um poço artesiano em cada comunidade. DALVIR LUDWIG pretende ainda deixar instalado moto bomba e caixas de água para a próxima gestão fazer o resto. O laticínio da cidade está contribuindo com a prefeitura, e transporta uma carga de água de 5 mil litros por dia, para auxiliar as comunidades, com a falta de água. O Chefe do Executivo comenta que o primeiro decreto de emergência rendeu 45 caixas de água, vindas do Governo do Estado. Todas foram distribuídas para famílias do interior. Diante da gravidade com falta de chuva, está sendo providenciado segundo decreto de emergência para a Defesa Civil de Santa Catarina.
Até o fim do mês o prefeito DALVIR LUDWIG deve voltar a Florianópolis. Lá, vai em busca de recursos para perfurar poços artesianos em comunidades de São Bernardino. O prefeito chama atenção para a mobilização que é necessária na tentativa de amenizar o sofrimento nas comunidades provocado pela seca. De janeiro para cá, a prefeitura gastou 27 mil 143 reais para abastecer um trator e dois caminhões, que ficam puxando água diariamente. Dos 14 municípios da regional da Defesa Civil de Xanxerê, São Bernardino é o que mais transporta água para abastecer as comunidades.
Incêndio atinge barracão de móveis em São Lourenço do Oeste. Uma empresa de móveis planejados teve grandes prejuízos ontem em São Lourenço do Oeste. O proprietário disse que o estrago foi amenizado porque, na terça-feira havia sido instalado um cano de água para colocação de uma torneira na parte de trás do barracão. O fogo estourou o cano e a água ajudou a apagar o incêndio.
Tribunal de Justiça mantém condenação de grupo que assassinou advogado em Guaraciaba. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em apelação criminal julgada pela 4ª Câmara Criminal, manteve a condenação dos quatro homens envolvidos no assassinato do advogado JOACIR MONTGNA. O valor da indenização estipulada ao filho e à esposa da vítima foi confirmado pelo órgão julgador. O crime teve relação com as atividades profissionais desenvolvidas pela vítima. O homem que efetuou o disparo de arma de fogo que vitimou o advogado, em 13 de agosto de 2018, teve afastada a agravante da embriaguez. Mesmo assim, a pena ficou estabelecida em 30 anos de reclusão, o máximo permitido em lei.
Já o pedido de revisão do Ministério Público foi acolhido. O responsável pela organização do crime e pagamento dos outros três envolvidos teve a pena aumentada em 23 anos por acumular cinco condenações anteriores. A pena totalizou 47 anos, mas, em cumprimento à legislação, terminou fixada em 30 anos de prisão. Em primeira instância, ficou definido o valor de 200 mil reais a serem pagos pelo acusado de organizar e financiar o crime e pelo atirador. Outros 50 mil também deverão ser suportados pelos outros dois participantes do atentado. O montante é referente à indenização por danos morais ao filho e à esposa da vítima.
Assassino de Saudades fica calado ao ser perguntado se está arrependido do ataque. Após oito dias internado, o autor da chacina em Saudades, FABIANO KIPPER MAI, de 18 anos, deixou o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, no começo da manhã de ontem. Com lesões no pescoço, ainda decorrentes do ataque à creche Pró-Infância Aquarela, ele não esboçou reação ao deixar o hospital. Algemado, o jovem foi levado até a sede administrativa do hospital, que fica no andar inferior da unidade, em uma cadeira de rodas.
KIPPER MAI foi caminhando até a viatura do Departamento de Administração Prisional, que aguardava ao lado de fora do hospital. Quando questionado o que motivou o ataque à creche e se estava arrependido do que fez, o jovem permaneceu com um olhar frio e em silêncio. O autor da chacina foi interrogado por uma hora na terça-feira, pelo delegado RICARDO CASAGRANDE. O jovem prestou as declarações de forma espontânea, dispensando a presença de um advogado. O conteúdo do depoimento, no entanto, só será revelado pela polícia após a conclusão do inquérito. Ao longo desta semana, a polícia ouviu mais de 20 pessoas.
Cerca de cinco meses depois, IML libera corpos de homem e mulher que morreram carbonizados na BR-282. No dia cinco de janeiro aconteceu uma colisão entre caminhões, que deixou vítimas fatais entre Maravilha e São Miguel do Oeste. Os dois veículos bateram de frente, e num deles, com placas de Campo Erê, duas pessoas morreram carbonizadas. O Corpo de Bombeiros de Maravilha, atendeu a ocorrência. O fogo já havia tomado conta dos caminhões na chegada dos socorristas. Após apagarem o fogo desencarceraram os corpos das vítimas, e deixaram aos cuidados do IGP e IML. Na manhã de hoje os corpos foram liberados.