-FILA DE ESPERA POR BENEFÍCIOS DO INSS AUMENTA 28% NESTE ANO
-SC TEM MAIS DE DEZ MIL CASOS E 10 MORTES POR DENGUE CONFIRMADAS EM 2023
-SENAI REALIZA PARCERIA COM OS MUNICÍPIOS PARA CURSOS
-SAÚDE PROGRAMA FUMACÊ NO COMBATE A DENGUE
-SJO PROMOVE AÇÕES DA SAÚDE EM PRAÇA PÚBLICA
-ITAPIRANGA REGISTRA MAIOR ADESÃO NO PAGAMENTO ANTECIPADO DO IPTU
-INCÊNDIO ATINGE VEGETAÇÃO E ESTOQUE DE LENHA NO INTERIOR DE ITAPIRANGA
-DELEGADO É CONDENADO POR IMPORTUNAÇÃO SEXUAL
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva à tarde. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima para hoje deve ser de 32 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 92 centavos. O euro está valendo cinco reais e 43 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula três centavos.
Quase oito mil 500 civis foram confirmados como mortos desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, disse o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos em um comunicado na segunda-feira. A agência disse ter registrado 22 mil 734 vítimas civis na Ucrânia entre o início da invasão em grande escala em 24 de fevereiro de 2022 até nove de abril de 2023, com oito mil 490 civis mortos e 14 mil 244 feridos. Os números reais provavelmente serão “consideravelmente mais altos”, alertou o organismo, porque as informações de alguns locais da linha de frente, como Mariupol e Severodonetsk, foram atrasadas, com muitos relatórios pendentes de corroboração.
A Sérvia, único país da Europa que se recusou a sancionar a Rússia pela invasão da Ucrânia, concordou em fornecer armas a Kiev ou já as enviou, de acordo com um documento confidencial do Pentágono. O documento, um resumo das respostas dos governos europeus aos pedidos da Ucrânia de treinamento militar e “ajuda letal” ou armas, está entre dezenas de documentos sigilosos publicados online nas últimas semanas no que pode ser o vazamento mais sério de segredos dos Estados Unidos em anos. O ministro da Defesa da Sérvia, MILOS VUCEVIC, descartou a informação como “falsa” em um comunicado nesta quarta-feira. Ele disse que a Sérvia não vendeu, nem venderá armas para o lado ucraniano ou russo, nem para os países vizinhos desse conflito.
A Alemanha modificou nesta quarta-feira os planos para legalizar a cannabis, apresentando legislação que permitiria o cultivo privado e a distribuição por meio de grupos sem fins lucrativos, mas não a venda generalizada, para qualquer consumidor e em qualquer quantidade, em lojas. De acordo com a nova lei, os indivíduos poderiam adquirir até 25 gramas de maconha recreativa por dia e um máximo de 50 gramas por mês. Para jovens com menos de 21 anos, o limite mensal seria de 30 gramas. O projeto de lei, no entanto, prevê um projeto piloto para um pequeno número de lojas licenciadas em algumas regiões para testar os efeitos de uma cadeia de abastecimento comercial de cannabis recreativa na saúde pública, a proteção de menores e o mercado negro.
O governo federal bloqueou o Bolsa Família de um milhão e 200 mil pessoas que dizem morar sozinhas e passaram a receber o benefício durante o período eleitoral, no segundo semestre de 2022. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, esse grupo terá 60 dias para recadastrar as informações e demonstrar que, de fato, preenche os requisitos para acessar o benefício. O prazo começa a contar nesta sexta-feira. O aviso do bloqueio do benefício será enviado pelo aplicativo do Cadastro Único e por SMS. Quem não atualizar as informações ou comprovar que mora sozinho pode ter o Bolsa Família suspenso de forma definitiva. Se o beneficiário comprovar que compõe uma "família de uma pessoa só" e tem direito ao benefício, essas parcelas bloqueadas serão depositadas de forma retroativa.
As vendas no comércio varejista no país cresceram três vírgula oito por cento de dezembro para janeiro, a maior variação para o mês desde o início da série histórica, em 2000. Em relação a janeiro de 2022, o aumento foi de dois vírgula seis por cento, o sexto positivo consecutivo neste tipo de comparação. No indicador acumulado nos últimos 12 meses, a alta foi de um vírgula três por cento. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE. O aumento apresentado em janeiro também é o maior para qualquer mês desde julho de 2021, quando houve alta de três vírgula nove por cento. Desde setembro do ano passado, o volume de vendas no varejo não registrava alta.
A fila de espera por benefícios do voltou a aumentar nos primeiros meses deste ano. Em dezembro de 2022, havia um milhão de pedidos à espera de análise no instituto, número que subiu a um milhão 230 mil, em janeiro, e para um milhão 280 mil em fevereiro, um crescimento de 28 por cento. Os dados são do Boletim Estatístico da Previdência Social. O volume inclui tanto os processos que estão com até 45 dias como os acima disso. Do total atualmente na fila, mais de um milhão 140 mil pedidos necessitam de análise do instituto. Outros 139 mil e 500 requerimentos se encontram em exigência, ou seja, aguardando alguma documentação do segurado para que o INSS possa concluir a análise. Nesta quarta, o ministro da Previdência, CARLOS LUPI, disse que o governo deve pagar bônus aos servidores para acelerar perícias e reduzir a espera por benefícios.
Trabalhadores e empresas do setor de cultura e da indústria criativa de Santa Catarina são responsáveis por oito e meio por cento do Produto Interno Bruto do Estado. O dado relativo ao ano de 2020 foi divulgado por uma plataforma inédita do setor, apresentada nesta segunda-feira, pelo Observatório Itaú Cultural. Segundo os dados apresentados no evento de lançamento da plataforma, a arrecadação de Santa Catarina supera o índice nacional, que é de três vírgula 11 por cento. No mesmo ano analisado pela plataforma, o Estado arrecadou 349 bilhões de reais e as atividades culturais, então, acumularam o equivalente a 29 milhões. O índice catarinense é mais do que o dobro gerado em todo o país.
Santa Catarina alcançou em janeiro deste ano crescimento em volume de cinco virgula dois por cento do varejo ampliado – que inclui veículos e materiais de construção – na série com ajuste sazonal frente ao mês anterior, dezembro. Foi o quarto melhor resultado do país. Na comparação com o mesmo mês de 2022 cresceu oito virgula quatro por cento e no acumulado de 12 meses até janeiro, a alta ficou em dois vírgula oito. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE. O desempenho de Santa Catarina ficou acima da média nacional. No varejo restrito, o comércio catarinense subiu quatro vírgula nove por cento em janeiro em relação ao mês anterior.
Santa Catarina conta com 10 mil 637 casos de dengue confirmados, segundo relatório divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta quarta-feira. Foram notificados também 24 óbitos suspeitos da doença. Há dez mortes confirmadas, seis casos foram descartados e oito permanecem em investigação pelas secretarias municipais de saúde com apoio da Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com o relatório, 145 municípios foram considerados infestados no Estado, o que representa um aumento oito por cento em relação ao mesmo período de 2022, que registrou 133 municípios nessa condição. Os casos estão distribuídos entre 73 municípios de Santa Catarina, sendo que cinco cidades atingiram o nível de epidemia: Joinville, Palhoça, Quilombo, Saudades e União do Oeste.
SENAI investe em cursos personalizados em sistema descentralizado. 14 municípios município da região já estão sendo contemplados neste modelo de capacitação. Conforme o Gerente de Operações do SENAI, IVANOR FINATTO, este é um trabalho da Fiesc que ganha força no Extremo Oeste e visa atender uma demanda especifica em pequenos municípios. Cursos personalizados incluem capacitações em corte e costura, metal mecânico, solda e eletricidade. Segundo FINATTO o trabalho é bastante intenso para entender a necessidade e disponibilizar cursos pontuais. Ele reforça a possibilidade de personalizar as formações e executar nós próprios municípios, além degerar oportunidades de emprego na região com qualificação profissional e ainda atende os interesses das Indústrias locais.
Cursos personalizados do SENAI em municípios sem unidades são viabilizados por meio de parcerias. Iniciativa deve partir do poder público com a indústria local. Segundo o Gerente de Operações do SENAI, IVANOR FINATTO, os cursos in loco são importantes por facilitar a presença dos alunos sem grandes deslocamentos. As atividades são viabilizadas pelo Senai, poder público e indústrias com cursos específicos no próprio município. FINATTO informa que o Senai desloca os professores e equipamentos para realização das aulas, sendo que o município contribui nos custos, justamente com as indústrias, incluindo local para a qualificação. O Gerente observa que os envolvidos dividem os custos e isso facilita as formações.
Senai já atingiu 50 mil matriculas no Extremo Oeste de Santa Catarina. Atualmente são 15 turmas com mais de 300 alunos nesta modalidade, disponível em municípios como São João do Oeste, Mondaí, Iporã do Oeste, Itapiranga, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. Conforme o Gerente de Operações do SENAI, IVANOR FINATTO, o formato de cursos montados nos municípios é uma tendência e deve aumentar nos próximos anos. Ele menciona a dificuldade de locomoção devido a rodovias precárias e o interesse dos municípios em estimular a formação. FINATTO considera que a demanda existe e com a proximidade os alunos se mobilizam para formação de turmas.
A Gerência Regional de Saúde segue intensificando ações no combate à Dengue em Itapiranga. A equipe realizará aplicação de fumacê no município, nesta quinta-feira, em vários locais da cidade. A ação acontecerá a partir das 16 horas e 30 minutos, em parceria com a secretaria municipal de Saúde, por intermédio da Vigilância Sanitária e Epidemiológica. Portas e janelas precisam estar abertas durante a dispersão do produto. Segundo o fiscal sanitário, ALCENIR BENACHIO, Itapiranga está na iminência de uma epidemia de Dengue, em virtude do número elevado de casos confirmados da doença. BENACHIO enfatiza que a população deve se mobilizar, pois a situação é preocupante. O fiscal sanitário destaca que cada munícipe deve cuidar do seu terreno, eliminando possíveis criadouros do mosquito.
O município de São João do Oeste contou com a presença de militares do exército da cidade de São Miguel do Oeste em ação no combate a Dengue. Conforme o Secretário da Saúde PAULO RECH, o município está com aproximadamente 20 casos de dengue, sendo necessário a conscientização urgente de cada munícipe para evitar o agravamento da situação. Várias campanhas e mobilizações já foram realizadas, porém, é necessário resultados mais práticos e imediatos para eliminar os criadouros e assim reduzir a proliferação do mosquito da dengue. O Secretário destaca que o mutirão ocorreu em parceria com a vigilância sanitária, setor da epidemiologia e as agentes comunitárias da saúde. Além do centro da cidade, foram realizadas visitas também nas comunidades de Cristo Rei e Beato Roque, locais que atualmente possuem maior quantidade de focos do mosquito.
A Secretaria de Saúde de São João do Oeste busca maior aproximação de seus profissionais com a população. Nesta quinta-feira ocorrem ações em praça pública para lembrar o Dia Mundial da Saúde, comemorado em sete de abril. Serão diversas atividades durante a tarde de hoje, no centro da cidade. Conforme a farmacêutica da unidade básica de saúde de São João do Oeste, GABRIELA SALVADOR, a programação será das 14 horas às 18 horas, na praça central. Ela destaca o foco na informações sobre a prevenção de doenças com atividades diferenciadas em tendas. A equipe vai ofertar auriculoterapia, práticas integrativas em saúde e mostruário de alimentação saudável.
GABRIELA SALVADOR relata momentos para meditação, alongamento, medição da pressão arterial e glicemia, presença de nutricionista que vai falar sobre importância de alimentação equilibrada e roda de conversas sobre ações preventivas. A farmacêutica avalia que será uma oportunidade diferenciada para os moradores terem acesso aso serviços oferecido pelo sistema público de saúde. A farmacêutica da unidade básica de saúde de São João do Oeste, GABRIELA SALVADOR, cita a presença de uma equipe multiprofissional para proporcionar o melhor atendimento aos munícipes com médica, enfermeiras, farmacêutica, nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta.
Itapiranga concede 10 por cento de desconto no IPTU. O prazo final para o pagamento a vista com desconto ou parcelamento é segunda-feira, dia 17. Conforme a Diretora de Tributos de Itapiranga, ANE ROHDEN, um dos fatores que contribuiu para esta antecipação no pagamento foi a agilidade na entrega dos carnês. Ela lembra que a partir de fevereiro já ocorreu a disponibilidade dos boletos e no mês de fevereiro os Correios concluiu a entrega nos locais estabelecidos pelos proprietários de imóveis. Quem pagar à vista o Imposto Predial e Territorial Urbanorecebe 10 por cento de desconto. ANE ROHDEN lembra que o reajuste neste ano foi de 5,9 por cento e o desconto concedido é de 10 por cento.
Os contribuintes podem parcelar em até seis vezes, sem desconto e o primeiro pagamento até o dia 17. Os munícipes que não receberam o boleto ou desejam efetuar o parcelamento, devem procurar o setor de tributos da prefeitura. A Diretora chama atenção que o atraso no pagamento gera, juro e multa, além de outras consequências que elevam o valor a ser pago. Destaca ainda que o município vem busca forma de facilitar o pagamento e possui credenciamento com quatro instituições financeiras, viabilizando ainda a quitação do débito por aplicativo, caixa eletrônico e PIX. ANE ROHDEN informa que dia 17 de abril, também é a data limite para pagamento da Taxa de Licença, Localização e Funcionamento, o Alvará, com desconto de cinco por cento ou em 17 de maio, sem desconto.
Incêndio atinge vegetação e estoque de lenha no interior de Itapiranga. A guarnição dos bombeiros de Itapiranga foram acionados por volta das 16h30min desta quarta-feira, para combater um incêndio em vegetação e em pilhas de lenha na Linha Aparecida, interior de Itapiranga. O proprietário disse que estava realizando uma queima controlada, quando em certo momento perdeu o controle do fogo. O incêndio consumiu cerca de 1,5 hectares de terra, além de 100 metros cúbicos de lenha que estava pronta para a venda. No total estavam depositados 250 metros de lenha no local. Os bombeiros fizeram o isolamento do estoque de lenha para o controle do fogo. Dois caminhões de combate a incêndios foram empenhados na ocorrência e 12 mil litros de água foram utilizados para o combate e rescaldo das chamas.
Mais de 40 pessoas já foram autuadas pelo consumo de bebidas alcoólicas em São Miguel do Oeste. A Polícia Militar de São Miguel do Oeste começou com as autuações em relação ao projeto de lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos. O município possui desde 2017 essa lei em vigência, porém, a fiscalização em si, começou há pouco mais de um mês após o convênio que trata desse tema ser assinado pela Polícia Militar e prefeitura. De acordo com o tenente-coronel e comandante do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, ALCIONES PULGA, o poder público municipal também já repassou os blocos para que as autuações possam ser realizadas e o trabalho começou uma semana antes da realização do Motocão na área central do município. Ele lembrou que em apenas uma das várias operações realizadas desde então, foram autuadas cerca de 30 pessoas que estavam consumindo bebidas alcoólicas em vias públicas.
O comandante salientou que a lei prevê inicialmente uma advertência para quem for flagrado descumprindo a legislação, não gerando maiores penalidades em um primeiro momento, sendo que dessa forma, é gerado um boletim e a autuação é registrada é um banco de dados, onde todas as pessoas que forem flagradas descumprindo a lei ficarão inseridas. ALCIONES PULGA ressaltou que só serão aplicadas medidas severas caso a pessoa seja reincidente, onde após a autuação, haverá o encaminhamento para a prefeitura, que por sua vez será a responsável pelo procedimento administrativo e expedição da multa. Ele comentou que no processo de abordagem policial todas as pessoas são obrigadas a se identificar, fornecendo inclusive documentos pessoais. O comandante citou na entrevista que o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas é liberado apenas quando o próprio município promove eventos, como foi no caso do Motocão.
Delegado é condenado por importunação sexual em São Miguel do Oeste. A Vara Criminal de São Miguel do Oeste atendeu ao pedido do Ministério Público de Santa Catarina e condenou um delegado a um ano, quatro meses e 25 dias de detenção por importunação sexual. O réu assediou uma estagiária da delegacia de polícia entre os meses de setembro e outubro de 2020. A pena privativa de liberdade foi substituída por limitação de fim de semana, em que o réu deverá permanecer em casa - com exceção aos dias de plantão, e pagamento de cinco salários mínimos em favor da vítima. Ainda, o delegado foi condenado a pagar R$ 5 mil a título de indenização pelos danos morais sofridos pela vítima.
Conforme a denúncia, o réu constrangeu a vítima, com o objetivo de obter favorecimento sexual, e fez isso prevalecendo-se de sua condição de superior hierárquico. Ainda, de acordo com a peça acusatória, o réu tinha condutas não profissionais, perturbadoras da tranquilidade da vítima e invasoras de sua intimidade. Cabe recurso da sentença. O jornalismo da Peperi entrou em contato com o delegado que optou por não se manifestar sobre o caso.
Um homem foi preso por violência doméstica, no interior de Tunápolis, no início da madrugada desta quinta-feira. No local dos fatos, a vítima relatou aos policiais militares que ela e seu marido estavam na casa onde trabalham e que tiveram um desentendimento, sendo que seu marido lhe agrediu com chutes e ainda a pegou pelo pescoço na tentativa de lhe enforcar. Na chegada da guarnição, o agressor não estava presente e durante o registro do Boletim de Ocorrência, os policiais ouviram um barulho próximo da casa e identificaram que era o autor da agressão. Durante a busca pessoal, o homem confirmou os fatos e recebeu voz de prisão pela Lei Maria da Penha. Ele e a mulher foram conduzidos para a delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
Uma mulher teve a bicicleta furtada e posteriormente foi vítima de um estelionato, em Iporã do Oeste. O registro foi feito pela Polícia Militar por volta das 21h desta quarta-feira. A mulher relatou aos policiais que sua bicicleta havia sido furtada e que havia feito um anúncio nas redes sociais oferecendo uma recompensa para quem tivesse alguma informação sobre o paradeiro da bicicleta. Após o anúncio, uma pessoa fez contato com ela, através de um número desconhecido, informando que estava de posse da bicicleta e que queria 350 reais para devolvê-la. A vítima contou que fez um Pix de 200 reais e que depois não teve mais retorno do possível autor do furto. A Polícia Militar registrou um Boletim de Ocorrência sobre os fatos.