-MINISTRA DO STF SUSPENDE TRECHOS DE DECRETOS FEDERAIS SOBRE ARMAS
-GOVERNADORA EM EXERCÍCIO CONFIRMA A TROCA DE MAIS QUATRO SECRETÁRIOS
-NÚMERO DE FOCOS DE DENGUE PREOCUPA AGENTE DE ENDEMIAS
-SENAR PROJETA NOVOS CURSOS NA REGIÃO
-PASTORAL DA CRIANÇA INCENTIVA RECOLHA DE TAMPINHAS PARA OBTER RECURSOS
-MUNICÍPIO AVANÇA NA APLICAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS PARA COVID-19
-HOMEM PERDE MAIS DE 19 MIL REAIS EM COMPRA DE MOTO PELA INTERNET
-JOVEM É ENCONTRADO MORTO NA PRÓPRIA RESIDÊNCIA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 28graus. A mínima das últimas horas foi de 12graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 69centavos. O euro está valendo seis reais e 79centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Um aluno de uma escola de ensino médio no estado americano do Tennessee, morreu baleado após abrir fogo contra policiais nesta segunda-feira. Um agente ficou ferido no tiroteio. Autoridades locais detalharam que os policiais foram chamados para a escola pela denúncia de que havia um homem armado. Chegando lá, eles encontraram um aluno dentro do banheiro portando uma arma. Segundo relato policial, o jovem se negou a se entregar e abriu fogo contra os agentes, que revidaram. O aluno acabou baleado e morreu na escola.
A policial que matou DAUNTE WRIGHT, um jovem manifestante negro, nos subúrbios de Minneapolis nos Estados Unidos, afirmou nesta segunda-feira que efetuou o disparo fatal acreditando que a pistola era um aparelho elétrico não letal conhecido como taser e não uma arma de fogo. A morte de WRIGHT no domingo intensificou os protestos em Minneapolis, num momento em que a cidade já está sob tensão por causa do julgamento contra o ex-policial branco DEREK CHAUVIN pela morte do afro-americano GEORGE FLOYD. As manifestações continuaram nesta segunda, com dezenas de pessoas marchando nas ruas da cidade e confrontos com a polícia.
A pandemia de Covid-19 entrou em uma fase "crítica", com o aumento dos casos, apesar das restrições e das campanhas de vacinação. O alerta foi emitido nesta segunda-feira pela Organização Mundial da Saúde que citou os recordes de novos casos no sul da Ásia, onde se intensificam as medidas para conter o vírus. Por outro lado, os ingleses retornaram aos espaços abertos dos pubs e aos salões de beleza, depois de passar o inverno em confinamento pela pandemia. De outra parte, a Índia segue registrando aumento de casos, tanto que nesta segunda-feira se tornou o segundo país com mais contágios ao superar o Brasil.
A ministra do Supremo Tribunal Federal ROSA WEBER suspendeu nesta segunda-feira, em decisão individual, trechos dos quatro decretos sobre porte e posse de arma editados pelo presidente JAIR BOLSONARO em fevereiro. Os textos passam a valer nesta terça. A decisão foi tomada em julgamento das ações protocoladas pelos partidos PT, PSB e Rede contra esse pacote de decretos sobre armas. A suspensão atinge, por exemplo, o trecho que aumentava, de dois para seis, o limite de armas de fogo que o cidadão comum pode adquirir. ROSA WEBER suspendeu, ainda, o trecho de outro decreto que ampliava, em grande escala, os limites para compras de armas e munição para caçadores, atiradores e colecionadores – conhecidos como "CACs".
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO vai consultar à Secretaria-Geral da Mesa para questionar se é possível a ampliação da abrangência da Comissão CPI da Pandemia, a fim de incluir governos estaduais e municipais na investigação. O parecer da área jurídica servirá de base para PACHECO decidir se o Senado incluirá ou não nas apurações as condutas de governadores e prefeitos durante a pandemia. Essa possibilidade de a CPI investigar os chefes dos executivos estaduais e municipais passou a ganhar força após a divulgação de uma conversa entre o presidente BOLSONARO e o senador JORGE KAJURU. Na gravação, o presidente reclama que a CPI só vai investigar o governo federal e diz que o relatório da comissão seja "sacana".
O ministro NUNES MARQUES foi definido por sorteio relator de uma ação apresentada pelo senador JORGE KAJURU que pede ao STF para determinar ao presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, a abertura de um processo de impeachment do ministro ALEXANDRE DE MORAES, também do supremo. O pedido de abertura de impeachment de MORAES foi apresentado por KAJURU ao STF logo após o ministro determinar, em 16 de fevereiro, a prisão em flagrante do deputado DANIEL SILVEIRA. O senador afirmou ao STF que o presidente do Senado tem sido "omisso" ao não despachar o processo de impeachment de MORAES.
As vendas externas de Santa Catarina alcançaram 759 milhões de dólares em março, com alta de três vírgula sete por cento frente ao mesmo mês do ano passado e de zero vírgula quatro por cento em relação ao mês anterior. Essa foi a maior alta desde o início da pandemia frente ao ano anterior. As importações totalizaram dois bilhões 243 milhões, com crescimento de 60 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado. Com isso, a balança do Estado teve um déficit de um bilhão 484 milhões. Os dados da balança comercial são apurados e analisados pelo Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias de Santa Catarina. Com mais vendas de alimentos, o principal mercado externo voltou a ser a China. A alta das exportações, mais uma vez, foi puxada pela carne suína, que cresceram 60 por cento frente ao mesmo mês do ano passado.
Santa Catarina alcançou nesta segunda-feira, mais de um milhão de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas no Estado. Esse reflexo é perceptível também na cobertura vacinal por estimativa de população, que sinalizou um aumento de 17 por cento em 10 dias. As doses aplicadas tiveram como foco os trabalhadores de saúde, idosos de 65 anos ou mais, comunidade quilombola, população indígena e pessoas com deficiência institucionalizadas e idosos em instituições de longa permanência. O balanço preliminar de vacinação aponta que as vacinas foram mais aplicadas em dois grupos prioritários até o momento: os idosos de 70 a 79 anos e os profissionais de saúde. De acordo com o panorama de aplicação por Unidade Descentralizada de Vigilância Epidemiológica, a região que mais vacinou foi a da Grande Florianópolis, seguida pela região de Blumenau.
A governadora em exercício de Santa Catarina, DANIELA REINEHR, anunciou nesta segunda-feira, a mudança de quatro nomes de secretários estaduais.PAULO ELI está mais à frente da Fazenda.ROGÉRIO MACANHÃO, auditor estadual de carreira, assume o cargo. Ele atuou em Brasília como presidente da Fenafisco. ALEXANDRE WALTRICK será o novo secretário da Defesa Civil e ANA BLASI ocupará a vaga de JORGE TASCA na Secretaria de Administração. JORGE DAVID será o novo secretário de Articulação Nacional. Durante o ato de posse dos novos secretários, DANIELA disse que esse é um momento muito importante para Santa Catarina e que o intuito das trocas é recuperar a credibilidade do Estado.
-NÚMERO DE FOCOS DE DENGUE PREOCUPA AGENTE DE ENDEMIAS
-SENAR PROJETA NOVOS CURSOS NA REGIÃO
-PASTORAL DA CRIANÇA INCENTIVA RECOLHA DE TAMPINHAS PARA OBTER RECURSOS
-MUNICÍPIO AVANÇA NA APLICAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS PARA COVID-19
Iporã do Oeste tem inscrições abertas para o Programa Municipal de Concessão de Bolsas de Estudos. O foco são estudantes de ensino técnico de nível médio, profissionalizante e ensino superior. As inscrições devem ser feitas do até sexta-feira da semana que vem, dia 23 de abril, na Secretaria de Educação, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O candidato interessado em aderir ao programa deve preencher a ficha de inscrição, disponível na aba "Bolsas de Estudo" no site da prefeitura. Deve ainda apresentar a relação de documentos e preencher os demais anexos solicitados no edital. Uma Comissão de Avaliação, composta por funcionários da prefeitura e membros das Associações de Universitários, irá analisar as inscrições, a veracidade e a conformidade das informações prestadas pelos candidatos.
A relação dos inscritos será publicada no site do município. No dia 27 de abril a publicação será referente ao primeiro semestre e no dia 27 de agosto referente ao segundo semestre. O valor repassado aos universitários será proporcional ao número de dias frequentados na instituição de ensino durante a semana, e será fixado por decreto, conforme prevê a lei municipal. O número máximo de aulas presenciais que um aluno poderá relacionar para obter a bolsa será de cinco dias por semana de concessão. Já o valor do repasse será semestral e o pagamento será realizado somente após a apresentação da declaração do serviço voluntário prestado.
Família pede ajuda para obter recursos e bens materiais após incêndio que destruiu casa. A residência dos pais de REGIANE APARECIDA ZAMIANI, na Linha Anta Gorda Baixa, interior do município de Riqueza, foi totalmente destruída por incêndio na noite da última sexta-feira, 10. Ela solicita ajuda, pois embora ninguém tenha se ferido, a família perdeu todos os pertences. A família necessita dos seguintes itens. Dinheiro e materiais de construção, de qualquer quantidade. Louças em geral. Produtos de limpeza e higiene. Comida em geral. Quanto às roupas, a família tem uma quantidade favorável por enquanto, mas tudo será bem-vindo. Para quem puder contribuir, a conta para depósito está disponível no Facebook, na página “Escambo São Miguel do Oeste”, postagem de MARILÉIA ZAMIANI. A conta corrente para depósito é de REGIANE APARECIDA ZAMIANI.
O Sicoob tem à disposição do associado a “Promoção Investir é para Todos”. É uma campanha em nível nacional, que consiste em poupanças e aplicações, como RDC, RCA, previdência e conta capital. Conforme a gerente da agência do Sicoob Oeste Credi, de Iporã do Oeste, ROSELENE WEIGEL, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem participar desta promoção, aplicando a partir de 200 reais. O site para aderir à promoção é www.sicoob.br/paratodos, onde o associado precisa fazer o cadastro para concorrer. A promoção iniciou na última semana e segue até 30 de junho. Haverá sorteio de 50 prêmios no valor de cinco mil reais e dez prêmios de dez mil reais, que os associados podem retirar pelo aplicativo Coopera. São dois sorteios em maio, dois em junho e dois em julho. ROSELENE salienta que o associado também pode fazer a troca desses prêmios por produtos disponíveis na plataforma Coopera.
A cooperativa de crédito fará Assembleia no dia 29 de abril, às 15h30, pela plataforma Mob, que é um aplicativo do Sicoob. ROSELENE WEIGEL reitera que outras cooperativas já fizeram assembleias no ano passado por essa plataforma, que permite aos associados assistir e interagir. O Sicoob orienta aos associados virem à agência para baixar o aplicativo e receber suporte para assistir a assembleia. Para quem baixar o aplicativo antes, ele vai enviar lembrete antes da assembleia, que estará disponível na aba Eventos. Serão apresentados os resultados que a cooperativa teve em 2020. ROSELENE acrescenta que no aplicativo do Sicoob, no qual o associado faz as movimentações e transações, ainda constam todos os aplicativos relacionados à agência, como o Sicoob Mob, Sicoob Card Mobile e o Coopera, para troca de pontos dos produtos do cartão de crédito.
O número de focos de dengue registrados nos primeiros meses do ano preocupa o setor epidemiológico de Belmonte. De acordo com a agente de endemias, ROSANE DOS SANTOS, ainda não há casos da doença provocada pelo mosquito Aedes Aegypti no município, porém os 28 focos registrados no ano novo servem de alerta. ROSANE salienta que existem nove armadilhas na cidade e uma no interior, na Linha Bela União, além de oito pontos estratégicos na cidade. As armadilhas são visitadas pelas agentes de endemias a cada oito dias e os pontos estratégicos a cada duas semanas. A orientação à população é que todos tomem cuidado, pois além da pandemia do coronavírus, segundo ROSANE, as pessoas não devem descuidar da dengue.
A maior preocupação com a dengue, de acordo com a agente de endemias, é no centro da cidade. Ela solicita para a população não deixar baldes e caixas de água parados ou sem cobertura, pois o município inteiro está infestado pelo mosquito. ROSANE DOS SANTOS enaltece que existe um trabalho em conjunto com a vigilância sanitária para vistoriar possíveis focos do mosquito. As larvas são encontradas e encaminhadas para análise com freqüência. ROSANE acrescenta que as agentes também fazem vistorias nos imóveis, a cada dois meses. Caso o munícipe encontre alguma caixa de água aberta ou outros locais onde o mosquito possa colocar ovos, como entulhos ou móveis, a solicitação é para a pessoa ligar ao setor da dengue, e a denúncia será atendida.
A assistente administrativa do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga, MAIRA SCHMITT, que também é representante do SENAR na região, frisa que no momento ainda não há confirmação de novos cursos, em função da pandemia. O SENAR, no entanto, pretende oferecer o Programa 5S neste mês. A metodologia japonesa do 5S prima pela otimização de ambientes de trabalho, sustentando-se em torno da Utilização; Ordem; Limpeza; Saúde; e Autodisciplina. Já em maio a expectativa é de dois novos cursos na região de Itapiranga e municípios vizinhos, também a partir de uma empresa que procurou o sindicato. MAIRA ressalta que o SENAR também disponibiliza o programa de assistência técnica e gerencial, que acontece há vários anos, com um técnico de campo.
O SENAR está ainda com novas turmas agendadas para a área da apicultura e bovinocultura de corte. No momento ocorre a seleção de técnicos e em seguida serão formadas duas turmas. MAIRA SCHMITT enfatiza que os programas de assistência técnica, nos quais o técnico vai na propriedade, são cada vez mais comuns. Eles representam um conforto para o próprio produtor, que não precisa se deslocar da propriedade. Nas quatro horas de acompanhamento, o técnico observa se existe alguma situação que precisa mudar, para melhorar a propriedade e também a produtividade. Todas as medidas de prevenção ao coronavírus são respeitadas nas capacitações, como usar máscara, higienizar mãos e manter o distanciamento social.
A campanha para recolha de tampinhas existe há três anos em Iporã do Oeste. De acordo com a integrante da Pastoral da Criança, DENISE KERN, já foram distribuídas várias caixas pelo comércio local para a recolha que ocorre nesta semana. As tampinhas podem ser de garrafas de cerveja, pet, café ou semelhantes, que possam ser recicladas, e o local para levar é no pavilhão da igreja católica, sempre à tarde, a partir das 14h. A empresa de coleta de lixo de Iporã do Oeste dará o destino ao material, na sexta-feira. DENISE ressalta que sempre houve grande contribuição do comércio local nesta campanha e os recursos com a recolha das tampinhas serão destinados à Pastoral da Criança.
DENISE KERN salienta que a Pastoral tem espaço e necessidade de novos líderes. Enfatiza que no final de abril iniciam encontros para formação de novos líderes, que acontecem uma vez por mês. Os voluntários receberão formação para os trabalhos na Pastoral da Criança, que oferece todo suporte necessário. DENISE acrescenta que os voluntários ganham livro com guia das atividades, para a pessoa estudar em casa, e o trabalho é gratificante. No momento, a equipe mantém contato com as famílias exclusivamente pelo WhatsApp, mas continua o comprometimento de cuidar da vida de gestantes e crianças de Iporã do Oeste, que é a missão da Pastoral da Criança.
Santa Helena utiliza um sistema de testagem para o coronavírus com 98 por cento de precisão. De acordo com o secretário de Saúde, CARLOS MELLO, o teste consiste na utilização de uma haste, que é usada para verificar a secreção nasal. Este teste é mais rápido do que os anteriores e o resultado sai em poucos minutos. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na tarde de ontem, o município tem 239 casos confirmados para o vírus, dos quais 25 estão ativos e 50 pessoas em isolamento. Até o momento, Santa Helena registrou um óbito por Covid-19. Conforme o secretário de Saúde, uma das justificativas para o percentual maior nos casos, em relação a outros municípios, pode ser a testagem rápida.
O município continua com a ala Covid, com atendimento preferencial na parte da manhã. Um médico positivado para o vírus está afastado e à tarde existe uma deficiência de médicos na unidade de saúde. Para evitar maiores problemas no atendimento, o município dispõe de convênio com o hospital de Tunápolis. Em casos de emergência e urgência, depois de passar pela triagem na unidade de saúde de Santa Helena, se houver necessidade, o paciente é encaminhado ao município vizinho. Para suprir a demanda do médico afastado, Santa Helena tem contrato com uma médica, que atende na parte da manhã. Segundo MELLO, a pessoa que tiver sintomas gripais deve dirigir-se à ala Covid. Ele lembra que a diarreia também pode ser um indicador de que a pessoa está infectada pelo vírus, portanto deverá procurar ajuda. A equipe de saúde examina a pessoa e caso veja necessidade, faz o teste.
CARLOS MELLO enfatiza que a partir deste mês voltam as visitas domiciliares das agentes de saúde. Até agora, os contatos eram feitos por telefone ou de forma online, onde eram colhidas as informações. Ele ressalta que o retorno destes atendimentos será com os devidos cuidados, como uso de álcool em gel e sem entrar nas casas, ficando somente no portão. O secretário ainda comenta sobre o caso de dengue registrado recentemente. Detalha que no momento em que foi registrada a infecção, o município tomou ações imediatas, em conjunto com a vigilância sanitária. Equipe de SMO aplicou fumacê no bairro em que o caso foi registrado e agora existe um cuidado especial num raio de 50 a 100 metros. Ele lembra que o fumacê elimina o mosquito adulto, porém os focos continuam.
MELLO ressalta que está sendo feito trabalho especial com agentes de saúde e de endemias, para orientar e conscientizar a população sobre os cuidados, e evitar outros casos de dengue no município. O secretário de Saúde acrescenta que a falta de medicamentos é outro problema contínuo. Dos 20 tipos que o município adquiriu recentemente para repor o estoque, apenas a metade foi entregue. Por outro lado, verifica que a vacinação contra Covid-19 está avançando e a situação da pandemia deverá melhorar nos próximos meses.
-HOMEM PERDE MAIS DE 19 MIL REAIS EM COMPRA DE MOTO PELA INTERNET
-BRIGA ENTRE IRMÃOS TERMINA COM HOMEM FERIDO NA REGIÃO
-JOVEM É ENCONTRADO MORTO NA PRÓPRIA RESIDÊNCIA
Ao tentar sacar dinheiro, jovem toma choque em caixa eletrônico.
Um jovem sofreu uma descarga elétrica ao tentar sacar dinheiro em um terminal eletrônico do Banco do Brasil, em Descanso, por volta das oito e 20 da noite desta segunda-feira. De acordo com a Polícia Militar, o jovem, ao receber a descarga elétrica, teria desmaiado e apresentava sinais vitais alterados. O Corpo de Bombeiros prestou atendimento no local e o encaminhou ao Hospital de Descanso. A PM isolou o local para que não houvesse outros feridos.
Homem perde mais de 19 mil reais em compra de moto pela internet. A Polícia Militar atendeu ocorrência de estelionato na Rua Duque de Caxias, em São Miguel do Oeste, nesta segunda-feira. Segundo a PM, no local dos fatos foi dialogado com os envolvidos e identificado a vítima através de um site de compra e venda popular na internet. O comprador verificou uma motocicleta XT-660 no valor de 19 mil reais. Na sequência, entrou em contato com o vendedor da motocicleta através do WhatsApp e iniciou as negociações. No primeiro momento, para garantir a compra, o estelionatário pediu um depósito de 100 reais e a vítima fez. Na segunda etapa, foi marcado o dia, nesta segunda-feira, para ver a motocicleta e buscá-la, em frente a um despachante. A polícia informou que o homem fez um PIX de 19 mil reais para o criminoso, no dia de ontem.
Após a transferência, o comprador começou a falar pessoalmente com o proprietário da motocicleta e notaram que se tratava de um golpe, pois nem um dos dois conhecia seus contatos. Além disso, as histórias de ambos eram contraditórias, já que o pagamento foi de 19 mil e o verdadeiro vendedor estava pedindo o valor de 31 mil reais. Para a Polícia Militar, o vendedor relatou que colocou uma moto XT-660 para venda no site, no valor de 31 mil, e que no sábado que passou, notou que outra pessoa estaria vendendo sua motocicleta por um valor menor. Ele entrou em com o “suposto” vendedor e pediu o motivo de estar anunciando sua moto, e o homem relatou que seria uma pesquisa de mercado, e que então ficou por isso.
Também foi informado, pela PM, que o mesmo estelionatário lhe chamou solicitando que fosse retirado o anúncio do site, que teria vendido sua motocicleta para não estragar o negócio. Ainda, em contato com a Polícia Militar, o verdadeiro vendedor contou que chegou em sua residência um homem, para ver sua motocicleta e realizar a transferência de propriedade, já que seria o comprador. Por detalhes de transferência de valores que não havia recebido, acabou não transferindo a motocicleta. A vítima perdeu um total de 19 mil e 100 reais com o golpe, que já fez muitas vítimas na região.
Uma briga entre dois irmãos terminou com um ferido na noite desta segunda-feira. O fato ocorreu na Rua Padre FRANCISCO MASURE, no Distrito Industrial de Descanso, por volta das 21h. A Polícia Militar encontrou no local um homem com sinais de embriaguez, lesão na cabeça e possível fratura em uma das pernas. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Segundo informações, houve uma briga entre irmãos, na qual um deles estava com um facão e um pedaço de madeira. O terceiro irmão relata que tentou separar a briga. A Polícia Militar colheu os relatos e confeccionou boletim de ocorrência.
Homem é encontrado morto na própria residência. O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro atendeu ocorrência de suposto homicídio na Linha Progresso, interior de Princesa, ao meio dia desta segunda-feira. A guarnição foi acionada pela Polícia Militar e encontrou um homem no chão de sua residência. Após avaliação da vítima, foram identificadas perfurações na região abdominal e ausência de sinais vitais. Na entrada da propriedade foi encontrado um veículo abandonado, um Stilo, cor prata, com placas de São Miguel do Oeste. O delegado da Polícia Civil, CLAUDIR STANG, responsável pela investigação, confirmou que se tratou de um homicídio cometido com arma branca. Segundo o delegado, foram cerca de cinco perfurações que levaram à morte JONATAN DE LIMA, de 28 anos.
Inicialmente havia sido divulgado que se tratava de um homem de 39 anos, mas conforme o delegado, a vítima tinha 28. STANG disse que houve um suposto desentendimento entre a vítima e o suspeito, mas os motivos seguem sendo investigados. A polícia busca identificar o autor e está conversando com os últimos contatos da vítima para elucidar as causas do homicídio. Ainda segundo o delegado, não há confirmações sobre filmagens de videomonitoramento ou o tempo de permanência do suspeito na residência da vítima. O suposto uso do veículo encontrado na propriedade também é investigado. A vítima morava sozinha no local.