Um aluno de uma escola de ensino médio no estado americano do Tennessee, morreu baleado após abrir fogo contra policiais nesta segunda-feira. Um agente ficou ferido no tiroteio. Autoridades locais detalharam que os policiais foram chamados para a escola pela denúncia de que havia um homem armado. Chegando lá, eles encontraram um aluno dentro do banheiro portando uma arma. Segundo relato policial, o jovem se negou a se entregar e abriu fogo contra os agentes, que revidaram. O aluno acabou baleado e morreu na escola.
A policial que matou DAUNTE WRIGHT, um jovem manifestante negro, nos subúrbios de Minneapolis nos Estados Unidos, afirmou nesta segunda-feira que efetuou o disparo fatal acreditando que a pistola era um aparelho elétrico não letal conhecido como taser e não uma arma de fogo. A morte de WRIGHT no domingo intensificou os protestos em Minneapolis, num momento em que a cidade já está sob tensão por causa do julgamento contra o ex-policial branco DEREK CHAUVIN pela morte do afro-americano GEORGE FLOYD. As manifestações continuaram nesta segunda, com dezenas de pessoas marchando nas ruas da cidade e confrontos com a polícia.
A pandemia de Covid-19 entrou em uma fase "crítica", com o aumento dos casos, apesar das restrições e das campanhas de vacinação. O alerta foi emitido nesta segunda-feira pela Organização Mundial da Saúde que citou os recordes de novos casos no sul da Ásia, onde se intensificam as medidas para conter o vírus. Por outro lado, os ingleses retornaram aos espaços abertos dos pubs e aos salões de beleza, depois de passar o inverno em confinamento pela pandemia. De outra parte, a Índia segue registrando aumento de casos, tanto que nesta segunda-feira se tornou o segundo país com mais contágios ao superar o Brasil.
A ministra do Supremo Tribunal Federal ROSA WEBER suspendeu nesta segunda-feira, em decisão individual, trechos dos quatro decretos sobre porte e posse de arma editados pelo presidente JAIR BOLSONARO em fevereiro. Os textos passam a valer nesta terça. A decisão foi tomada em julgamento das ações protocoladas pelos partidos PT, PSB e Rede contra esse pacote de decretos sobre armas. A suspensão atinge, por exemplo, o trecho que aumentava, de dois para seis, o limite de armas de fogo que o cidadão comum pode adquirir. ROSA WEBER suspendeu, ainda, o trecho de outro decreto que ampliava, em grande escala, os limites para compras de armas e munição para caçadores, atiradores e colecionadores – conhecidos como "CACs".
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO vai consultar à Secretaria-Geral da Mesa para questionar se é possível a ampliação da abrangência da Comissão CPI da Pandemia, a fim de incluir governos estaduais e municipais na investigação. O parecer da área jurídica servirá de base para PACHECO decidir se o Senado incluirá ou não nas apurações as condutas de governadores e prefeitos durante a pandemia. Essa possibilidade de a CPI investigar os chefes dos executivos estaduais e municipais passou a ganhar força após a divulgação de uma conversa entre o presidente BOLSONARO e o senador JORGE KAJURU. Na gravação, o presidente reclama que a CPI só vai investigar o governo federal e diz que o relatório da comissão seja "sacana".
O ministro NUNES MARQUES foi definido por sorteio relator de uma ação apresentada pelo senador JORGE KAJURU que pede ao STF para determinar ao presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, a abertura de um processo de impeachment do ministro ALEXANDRE DE MORAES, também do supremo. O pedido de abertura de impeachment de MORAES foi apresentado por KAJURU ao STF logo após o ministro determinar, em 16 de fevereiro, a prisão em flagrante do deputado DANIEL SILVEIRA. O senador afirmou ao STF que o presidente do Senado tem sido "omisso" ao não despachar o processo de impeachment de MORAES.
As vendas externas de Santa Catarina alcançaram 759 milhões de dólares em março, com alta de três vírgula sete por cento frente ao mesmo mês do ano passado e de zero vírgula quatro por cento em relação ao mês anterior. Essa foi a maior alta desde o início da pandemia frente ao ano anterior. As importações totalizaram dois bilhões 243 milhões, com crescimento de 60 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado. Com isso, a balança do Estado teve um déficit de um bilhão 484 milhões. Os dados da balança comercial são apurados e analisados pelo Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias de Santa Catarina. Com mais vendas de alimentos, o principal mercado externo voltou a ser a China. A alta das exportações, mais uma vez, foi puxada pela carne suína, que cresceram 60 por cento frente ao mesmo mês do ano passado.
Santa Catarina alcançou nesta segunda-feira, mais de um milhão de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas no Estado. Esse reflexo é perceptível também na cobertura vacinal por estimativa de população, que sinalizou um aumento de 17 por cento em 10 dias. As doses aplicadas tiveram como foco os trabalhadores de saúde, idosos de 65 anos ou mais, comunidade quilombola, população indígena e pessoas com deficiência institucionalizadas e idosos em instituições de longa permanência. O balanço preliminar de vacinação aponta que as vacinas foram mais aplicadas em dois grupos prioritários até o momento: os idosos de 70 a 79 anos e os profissionais de saúde. De acordo com o panorama de aplicação por Unidade Descentralizada de Vigilância Epidemiológica, a região que mais vacinou foi a da Grande Florianópolis, seguida pela região de Blumenau.
A governadora em exercício de Santa Catarina, DANIELA REINEHR, anunciou nesta segunda-feira, a mudança de quatro nomes de secretários estaduais. PAULO ELI está mais à frente da Fazenda. ROGÉRIO MACANHÃO, auditor estadual de carreira, assume o cargo. Ele atuou em Brasília como presidente da Fenafisco. ALEXANDRE WALTRICK será o novo secretário da Defesa Civil e ANA BLASI ocupará a vaga de JORGE TASCA na Secretaria de Administração. JORGE DAVID será o novo secretário de Articulação Nacional. Durante o ato de posse dos novos secretários, DANIELA disse que esse é um momento muito importante para Santa Catarina e que o intuito das trocas é recuperar a credibilidade do Estado.
Cedup Campo Erê retorna aos poucos com as atividades prejudicadas pela pandemia. Após ser necessário reduzir ou paralisar o funcionamento de todos os setores da escola devido a falta de alunos, com o retorno do ano letivo, o Centro de Ensino Profissionalizante Agrícola se esforça para voltar ao que era antes. Segundo a diretora - CLECI FINARDI, não foi possível manter totalmente setores como aves de postura, corte, suínos, bovinos e piscicultura, enquanto a parte vegetal, que teve menos prioridade foi praticamente paralisada durante as aulas online.
Divisão dos estudantes dificultou retomada das atividades no Cedup. O educandário segue modelo indicado pela Secretaria de Estado da Educação, com 50 por cento dos alunos na escola e a outra metade em casa. O retorno dos setores também está sendo mais demorado. CLECI FINARDI comenta que foi preciso adequar salas de aula e também alojamentos para acomodar os 158 alunos. Com 92 estudantes internos, mesmo que somente metade na escola por vez, os quartos que antes alojavam de dez a 12 jovens, agora acomodam somente seis. A diretora conta ainda que no início do ano teve algumas dificuldades com a equipe de profissionais, mas agora o grupo está completo para atender os alunos.
Produção do Cedup prioriza o consumo dos estudantes. CLECI explica que do que é produzido nos setores, a escola sempre vendeu apenas acima do que os alunos consumiam. Nesse momento, com a baixa produção, a diretora informa que o centro não tem produtos para venda, mas logo que os setores voltarem ao normal, as vendas também retornam. Ela destaca o processamento de suínos, que está previsto para maio, quando o setor estiver organizado, cumprindo todas as normas, principalmente no abatedouro que está parado a cerca de um ano.
Vacinação contra a gripe começa imunizando crianças, gestantes e puérperas em Palma Sola. A campanha que iniciou ontem com a chegada das doses, está disponível primeiro para quem tem idade abaixo de dois anos, as 89 grávidas do município e mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias. A enfermeira da unidade básica de saúde - EDITE CIRINO, comenta que o número de doses recebidas foi baixo esse ano. A previsão é de que cerca de Duzentas e sessenta pessoas sejam imunizadas nesta primeira semana, mas assim que chegar mais uma remessa, a aplicação estará disponível para mais grupos.
População entende a importância de se vacinar. A enfermeira de Palma Sola, EDITE CIRINO, destaca que nos anos passados sempre foram vacinados cerca de 95 por cento dos munícipes, e a expectativa para essa vigésima terceira campanha não é diferente. No caso das pessoas com comorbidade, cerca de seiscentas em Palma Sola, vão receber a dose, porém devem esperar serem chamadas pela unidade de saúde. Ela explica que a dose contra a gripe fica de seis a oito meses protegendo o organismo, sendo necessário refazer todo ano antes do inverno.
Nota Meteorológica da Defesa Civil de Santa Catarina identifica precipitações abaixo da média para os próximos três meses. A informação é do Diretor de Meio Ambiente de Palma Sola, DOUGLAS RIBEIRO. Conforme ele, a situação fica ainda mais preocupante devido à falta regular de chuva desde o ano passado. Apesar do grande volume de chuva no início deste ano, o diretor destacou que nos meses seguintes houve chuvas abaixo da média. A defesa civil emitiu um alerta que nos meses de abril, maio e junho, a média de chuva ainda será abaixo do normal. RIBEIRO salientou que esta informação deixa a defesa em alerta..
Precipitações abaixo da média para os próximos três meses irão prejudicar a agricultura do extremo oeste. A informação é do diretor, DOUGLAS RIBEIRO. Segundo ele, a alimentação para o gado de corte e leiteiro é um dos atingidos com a falta regular de chuva. O diretor destacou que novamente a defesa civil deverá desenvolver ações de auxílio para ajudar os produtores, juntamente com a prefeitura e o Corpo de Bombeiros de Palma Sola. RIBEIRO lembrou ainda que no município ainda está em vigência o decreto de emergência devido a falta de água. Este decreto vai até o dia 20 de maio. Com a baixa média de chuva, DOUGLAS, salientou que o município poderá prorrogar a situação de emergência..
Bombeiros de Campo Erê disponibilizam número para contato direto com a população. Até então, o contato com os socorristas era feito somente através do telefone 193, que direciona a chamada para a central, em Xanxerê. Porém, como conta a vereadora SUZIANI TESKE, a população reclama do atendimento, pela dificuldade em indicar o local da ocorrência. Explica que os atendentes da central não tem conhecimento dos pontos de referência do município, e muitas vezes a pessoa que está solicitando atendimento não sabe indicar o local exato da ocorrência.
Qualquer segundo pode ser decisivo numa ocorrência. Por isso, os bombeiros de Campo Erê prepararam um número de WhatsApp que a população pode usar para entrar em contato diretamente com a guarnição, quando for necessário. Conforme SUZI TESKE, assim é possível falar diretamente com os socorristas, eliminando a necessidade de primeiro explicar a ocorrência para o atendente em Xanxerê. Quem não tem acesso à internet pode ligar e conversar com os brigadistas. A vereadora se coloca a disposição para que as pessoas a chamem, e repassar o número para contato direto com os bombeiros.
Bombeiros de Campo Erê criam ferramenta para melhorar atendimento a população. O comandante do Corpo de Bombeiros Militar - VANTUIR SCHOENINGER, explica que o Cartão Digital foi feito para que os munícipes tenham acesso a todos os meios de contato direto com os socorristas do município. Segundo ele, desde 2019, ao ligar no 193, a pessoa precisando de ajuda é direcionada a central dos Bombeiros em Xanxerê, o que é uma reclamação da população. Para resolver isso, foi feito um cartão com as formas de contato com os bombeiros, que pode ser compartilhado pelo celular.
Cartão Virtual facilita contato para diferentes finalidades. Conforme o comandante dos bombeiros, a pessoa tem disponível o WhatsApp do quartel, telefone fixo e celular para emergências, além de Facebook e Instagram para contatos não tão urgentes. VANTUIR SCHOENINGER destaca que a ferramenta é muito útil também para empresas, por conter o sistema de alvarás simplificado, para que o cidadão que tem a edificação e a empresa em dia não precise ir até o quartel, mas possa resolver tudo online. Em relação às emergências informa que no 193 sempre tem alguém de plantão, por isso caso a pessoa demore para ser atendida significa que alguém já está passando as informações.
Emendas parlamentares são cada vez mais importantes para o município. Quem reconhece é ROQUE MELO – vice-prefeito e Secretário da Cidade. Explica que as verbas que vem para Campo Erê, de deputados estaduais e federais, são essenciais para que a prefeitura possa fazer os investimentos que precisa para a cidade e interior. Agora começam dar entrada nos cofres públicos as verbas dos deputados. Ele informa, por outro lado, que já foi lançada licitação para construção do pavilhão comunitário da Área Nova para atender os moradores da localidade e arredores. O único pavilhão que existe está interditado.
Tem licitação lançada para beneficiar a comunidade de São Brás e localidades vizinhas. De acordo com ROQUE MELO, é para fechar o ginásio e com isso, valorizar os moradores daquela região. Essa semana chega o material para melhorar a infraestrutura do Bairro melo. A Secretaria da Cidade fará calçamento. ROQUINHO aproveita para dizer que foi assinado contrato de concessão de uso de uma área de terra para instalação de uma empresa nova em Campo Erê. Será no ramo de embutidos e o barracão começa a ser construído.
Administração faz avaliação dos 100 dias de governo. O prefeito CLEOMAR MANTELI, de Palma Sola, diz que está satisfeito com o desempenho da sua equipe, apesar das dificuldades que vem enfrentando com a pandemia. Uma obra importante no centro da cidade teve que ser interrompida. É que o mercado está em falta de muitos materiais, como ferro. Mas KIKO acredita que em breve vai reiniciar os trabalhos de cobertura das imediações da praça da igreja matriz. O Chefe do Executivo também lamenta a paralisação das atividades esportivas. Vários servidores municipais adquiriram o vírus e precisaram ser afastados, como foi o caso do próprio prefeito.
Caso o coronavírus seja controlado em tempo, a prefeitura deve realizar uma grande festa no fim do ano para comemorar o aniversário de Palma Sola. O prefeito KIKO não gostaria de deixar passar em branco os 60 anos de emancipação. Ele vê vantagem na reeleição, porque nesse caso simplesmente dá sequência no seu trabalho, sem precisar parar para conhecer a situação e se adaptar. A experiência fica ainda melhor quando se tem uma boa equipe, salienta ele. CLEOMAR MANTELI está trabalhando para solucionar a falta de água na Linha Brasil, um problema crônico que os moradores enfrentam.
Caiu a arrecadação de Palma Sola por causa da queda no ritmo da sociedade pelo coronavírus. Por isso KIKO intensifica os contatos com deputados estaduais e federais, no sentido de conseguir emendas que permitam fazer investimentos no município, tanto na cidade como no interior. Ele aproveita para informar que aplicou quase dois milhões de reais em pavimentações, sem cobrar nenhum centavo da população.
Um acidente de trânsito deixou uma pessoa ferida na tarde de ontem. Foi no centro de Francisco Beltrão na rotatória da Avenida Júlio Assis Cavalheiro com a Rua Palmas. A colisão envolveu uma camionete e uma motocicleta. A condutora da moto sofreu ferimentos e foi socorrida pelo Samu e levada para atendimento médico.
Homem condenado por estupro da própria filha é preso pela Polícia Civil de Pinhalzinho. O cumprimento do mandado de prisão em desfavor do homem de 45 anos, condenado por estupro de vulnerável aconteceu na tarde de ontem, quando ele se apresentou na delegacia na presença de sua advogada. Segundo a Polícia, os crimes aconteceram na cidade de Pinhalzinho, quando a vítima que é filha do autor tinha menos de 14 anos. O Ministério Público ajuizou ação contra o homem que foi condenado a mais de 12 anos de reclusão. Ainda segundo a Polícia, ele estava foragido desde março quando foi expedido mandado de prisão. O homem foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada de Maravilha.