ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 13 04 2020

- BANCO MUNDIAL PREVÊ RETRAÇÃO DE 5% NO PIB DO BRASIL EM 2020

-SANTA CATARINA TEM 24 MORTES POR CORONAVÍRUS E 776 CASOS CONFIRMADOS

-CENTRO DA CIDADE TEM GRANDE MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS COM REABERTURA DO COMÉRCIO

-CDL DIZ QUE FLEXIBILIZAÇÃO DAS LOJAS PELO GOVERNO DEVERIA TER OCORRIDO ANTES

-EMPRESÁRIA QUE SUPEROU A COVID-19 DIZ QUE ISOLAMENTO É MELHOR AÇÃO CONTRA A DOENÇA

-HOMENS ROUBAM CARRO NO INTERIOR E COLOCAM FOGO NO VEÍCULO

-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM SUSPEITO DE ASSALTO EM PROPRIEDADE RURAL

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva entre a tarde e a noite. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais para a compra e cinco reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e para a compra e cinco reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Seis pessoas morreram no domingo após a passagem de uma série de tornados no estado do Mississipi, sul dos Estados Unidos. Os danos foram descritos como "catastróficos" pela imprensa americana. O Serviço Meteorológico Nacional emitiu uma emergência para tornados, o nível mais elevado de alerta para o fenômeno. O Centro de Previsão de Tempestades alertou para "tempestades elétricas severas" durante a noite no Mississippi, assim como nos estados vizinhos de Alabama e Geórgia.

A cidade de Moscou adotou nesta segunda-feira um sistema de permissão digital para reforçar o confinamento na capital da Rússia, epicentro da epidemia de coronavírus no país. A permissão, que pode ser solicitada pela internet, no site da prefeitura, deve ser utilizada para os deslocamentos de veículo ou nos transportes públicos, como por exemplo para seguir até o trabalho, ao médico ou à segunda residência. O sistema começou a funcionar nesta segunda-feira e a prefeitura espera uma operação a cem por cento a partir de quarta-feira. A Rússia contabiliza até o momento 15 mil 770 casos oficiais de Covid-19 e 130 mortes.

Os Estados Unidos registraram mil 514 mortes relacionadas à pandemia de coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com uma contagem da Universidade Johns Hopkins. A informação é da agência France Presse. O número de mortes foi menor do que o número do dia anterior, de mil 920. A pandemia já matou pelo menos 22 mil e 20 pessoas nos EUA, mais do que qualquer outro país. Os Estados Unidos são o país com o maior número de casos no mundo com 555 mil registros confirmados.

Não existe um levantamento oficial do número de profissionais da saúde afastados em todo o Brasil. Mas, um levantamento feito por um programa de televisão apurou que quase sete mil profissionais, entre médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros, foram afastados do trabalho desde o começo da pandemia por apresentarem sintomas suspeitos. Entre os que conseguiram fazer o teste, pelo menos mil e 400 estavam infectados, e 18 deles morreram de Covid-19. O número de enfermeiros e técnicos possivelmente infectados e afastados deu um salto na última semana. O aumento foi de 660 por cento - passou de 158 para mil 203 casos. A maioria dos profissionais de enfermagem afastados tem entre 31 e 40 anos, e 83 por cento são mulheres.

O advogado-geral da União, ANDRÉ MENDONÇA, afirmou neste sábado, em nota, que avalia ingressar com ações judiciais contra a adoção de medidas restritivas por autoridades municipais e estaduais para combater o coronavírus. Segundo o AGU, o objetivo é garantir a ordem democrática. Na nota, ele diz que qualquer medida deve ser respaldada na Constituição e que "medidas isoladas, prisões de cidadãos e restrições não fundamentadas em normas técnicas emitidas pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa abrem caminho para o abuso e o arbítrio". MENDONÇA avalia ainda que as medidas de restrição devem ser preventivas e educativas e não fins "repressivos, autoritários ou arbitrários".

O Banco Mundial divulgou neste domingo um relatório em que estima uma retração de cinco por cento no PIB do Brasil em 2020. Já a previsão para o PIB do Brasil em 2021 é de um e meio por cento. Para 2022, a estimativa é dois vírgula três por cento. Essas estimativas estão no relatório "A economia nos tempos da Covid-19", publicado neste domingo. As informações são da France Presse. Ainda de acordo com o documento, o PIB da região da América Latina e Caribe deve encolher quatro vírgula seis por cento neste ano. O relatório também aponta que o momento exige "respostas de políticas em diversas frentes para apoiar os mais vulneráveis, evitar uma crise financeira e proteger os empregos". Segundo o documento, os programas atuais de proteção e assistência social devem ser rapidamente ampliados. Para o Banco Mundial, isso é importante para ajudar os vulneráveis a enfrentar a perda de renda.

Santa Catarina registrou mais três mortes por coronavírus, e chega a 24 vítimas fatais em função da Covid-19. Segundo o governo do Estado, o total de casos confirmados também subiu e agora é de 776. As mortes foram registradas em Tubarão, de um homem de 82 anos, em Urussanga, de um homem de 37, e em Indaial, uma mulher de 63 anos. Os três faziam parte de grupos de risco, segundo o boletim do governo do Estado divulgado na noite deste domingo. Ontem, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina voltou a suspender o transporte público em Joinville. O Estado de Santa Catarina recorreu da decisão que liberava os ônibus urbanos na cidade, utilizando o argumento de que a proibição "é medida necessária para assegurar a eficácia do isolamento social no combate ao avanço da pandemia de COVID-19".

O Governo do Estado anunciou, neste sábado, a prorrogação das restrições e a ampliação da quarentena em Santa Catarina. Até o fim deste mês, segue proibido o transporte coletivo municipal, intermunicipal, interestadual e internacional. Não poderão abrir, também, shoppings, centros comerciais e outras galerias de venda de produtos. Permanência de pessoas em bares, restaurantes, cafeterias, padarias e outros também segue proibida. Até 31 de maio, a restrição vale para eventos e reuniões de qualquer natureza, tanto público quanto privada; eventos com aglomeração; excursões; cursos presenciais; missas e cultos religiosos. Fica mantida a proibição da concentração de pessoas em espaços públicos como praças, parques e praias. O comércio em geral voltou a funcionar nesta segunda-feira.

Depois da decisão de manter a quarentena com a liberação restritiva do comercio, a Fecam emitiu uma nota neste final de semana. No documento, a federação dos município pede cautela e responsabilidade aos prefeitos. Entre outras orientações, a Fecam remeterá um modelo de decreto municipal com medidas e recomendações a serem imediatamente implantadas pelos municípios, entre elas o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos, a adoção e manutenção de trabalho remoto e o desempenho de atividades de fiscalização e ações de segurança sanitária no ambiente social. A federação também sugere a promoção de mutirões locais para a produção desses materiais. O presidente de Fecam, SAULO SPEROTTO reforçou que a preocupação dos municípios deve ser com o equilíbrio entre as ações de saúde e retomada da economia.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura familiar entregou uma pauta de questões emergenciais sobre estiagem e os reflexos da pandemia para as pequenas propriedades rurais. De acordo com o coordenador da Fetraf Sul no estado, JANDIR SELZLER. De acordo com ele, a falta de chuva afetou culturas importantes, como o milho e o leite. Além disso, a pandemia também impactou na atividade rural. A entidade entregou a pauta com os pedidos da agricultura familiar há cerca de 20 dias e os principais itens são a prorrogação das dívidas e a concessão de crédito para que os agricultores possam enfrentar essas dificuldades. Na quarta-feira, o governo anunciou um pacote para socorrer os agricultores nesse momento.

O governo federal atendeu uma grande parte dos pedidos apresentados pela Fetraf Sul. De acordo com o coordenador da federação, JANDIR SELZLER, o financiamento do custeio pode ser pago em até sete anos com os juros do Pronaf. A parcela do investimento que vence neste ano pode ser jogada para o final do contrato. SELZLER também explicou que o governo federal anunciou uma linha de crédito para os agricultores com limite de até 20 mil reais, com um ano de carência e juros de quatro vírgula seis por cento ao ano para pagamento em três anos. A Fetraf queria 30 mil para pagar em sete anos sem juros. Na visão de SELZLER, mesmo assim, foram conquistas importantes para a agricultura que sofre com os efeitos da estiagem.

Apesar de importantes, as ações do governo federal para a agricultura demoraram demais para serem anunciadas. A opinião é do coordenador da Fetraf Sul, JANDIR SELZLER. Ele também disse que as ações do governo estadual são insuficientes. A Federação pediu ao governo catarinense o lançamento de um Programa de Aquisição de Alimentos especial para fornecer produtos da agricultura familiar para hospitais e famílias de baixa renda nesse momento difícil do coronavírus. Um ponto positivo, de acordo com ele, foi a manutenção da compra de alimentos para a merenda escolar e entrega dos produtos nas casas dos alunos.

O sindicato dos trabalhadores rurais vai retornar as atividades normais nesta terça-feira. A informação é do presidente da entidade, JOEL DE MOURA. Ele disse que havia uma dúvida sobre a abertura do sindicato para o atendimento do público e hoje a Fetaesc confirmou que as entidades sindicais podem voltar aos trabalhos de portas abertas. JOEL explicou que o sindicato vai adotar o revezamento de colaboradores e diretores. Além disso, o atendimento nas bases de Paraíso, Barra Bonita e Bandeirante vai acontecer apenas em três dias por semana: segunda, quarta e sexta. O presidente também pediu que os agricultores só procurem o atendimento presencial em caso de extrema necessidade e quando o serviço não puder ser prestado por internet ou pelo telefone.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, nomeou os novos secretários que vão ocupar o lugar dos servidores que pediram exoneração em virtude da lei eleitoral. A nomeação dos novos titulares das pastas da Educação, Saúde, Obras e Desenvolvimento Urbano ocorreu ainda na semana passada, mas a confirmação oficial ocorreu apenas na manhã desta segunda-feira. TREVISAN ressaltou que a opção foi por nomear pessoas que já estão trabalhando na prefeitura para dar continuidade aos trabalhos e não onerar os cofres públicos. Ele explicou que explicou que foram escolhidos servidores efetivos e comissionados com conhecimento técnico de cada setor e que já exerciam funções dentro das secretarias que assumiram. A economia com a medida será de, aproximadamente, 27 mil reais por mês.

Dos quatro novos secretários municipais, dois são do quadro efetivo do município. A nova secretaria de Educação é a servidora efetiva JAQUELINE GABOARDI, que, até então, era assessora pedagógica da Secretaria. Na secretaria de Obras, o servidor ANTONIO DARIFF foi o escolhido. Ele tem anos de experiência no setor e, inclusive, já exerceu funções de chefia. Na Saúde, a nova secretária é servidora efetiva GENI GIRELLI, que já dirigiu a Unidade de Pronto Atendimento e também setores administrativos da Secretaria. No Urbanismo, quem assume é JEFERSON DIAS, que já exerceu a direção do Departamento Municipal de Trânsito e era secretário adjunto. Já a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável terá andamento nas atividades com seus servidores técnicos, que responderão diretamente ao prefeito.

A prefeitura de São Miguel do Oeste retomou o atendimento presencial do público nesta segunda-feira. A decisão de voltar as atividades nas repartições públicas foi anunciada ainda na semana passada pelo prefeito WILSON TREVISAN. O retorno dos serviços ocorre com a tomada de todas as providências necessárias para minimizar os riscos de contaminação pelo coronavírus. Vários servidores continuarão em férias e outros se revezarão entre o trabalho presencial e o home office. Equipamentos de proteção individual, como máscaras e álcool gel serão disponibilizados para todos, e haverá um controle rígido sobre o fluxo de atendimento nos setores. Hoje, a prefeitura deve editar um decreto com os detalhes sobre o funcionamento dos órgãos municipais e do comércio local.

Com a liberação do comércio pelo Governo de Santa Catarina, o centro de São Miguel do Oeste ficou movimento na manhã desta segunda-feira. Em vários momentos, o trânsito ficou lento e com muitos carros trafegando pela cidade. A Caixa Econômica Federal, por exemplo, registrou longas filas na calçada. Muitas empresas limitaram a entrada de pessoas e também disponibilizaram álcool em gel para a população. Além disso, os trabalhadores do comércio estão usando máscara e luvas para proteção na hora do atendimento. Nesta segunda-feira, além do comércio, também voltaram as atividades, hotéis, pousadas e similares e a retirada de alimento no balcão de restaurante, sem a permanência nos locais. As fotos e vídeos da movimentação do primeiro dia de retorno do comércio estão no portal da Peperi na internet.

O governo do estado deveria ter tomado a decisão de flexibilizar o comércio há mais tempo. A afirmação é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que o governador deveria ter deixado que cada prefeitura regulamentasse a abertura do comercio a partir da realidade de casa município. Mesmo assim, a retomada agora vai dar um folego para as empresas que estão enfrentando dificuldades financeiras.

O comércio deve passar o restante do ano com algum tipo de medida ou restrição para evitar o contágio pelo coronavírus. A projeção é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Por isso, os comerciantes devem observar as recomendações e seguir o que está previsto no decreto do governdor. Ele ressaltou que a conscientização dos empresários e dos consumidores é fundamental para evitar que o número de casos cresça. Se doença se alastrar, o governo pode adotar medidas mais rígidas que podem incluir um novo fechamento do comércio. SPENGLER acredita que a movimentação de pessoas será maior nesse primeiros dias, mas tende a diminuir em seguida.

Se cada um fizer a sua parte, a cidade vai conseguir superar o coronavírus e reduzir os impactos financeiros da pandemia nas empresas. A observação é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Ele disse que apesar da retomada das atividades nas empresas, a orientação é para que os comerciantes continuem usando o sistema de delivery, com venda à distância e entrega dos produtos na casa dos consumidores. SPENGLER destacou que a receita das empresas só será normalizada depois que essa crise passar, mas a reabertura neste momento, mesmo com restrições, pode evitar as demissões em massa no setor. Para o lojista, é preciso ter todo o cuidado com a saúde, mas a vida das empresas também precisa ser preservada.

O Peperi Entrevista da última sexta-feira recebeu a empresária que teve coronavírus e se recuperou da doença. ELAINE RAMBO tem escolas em Itapiranga e São Miguel do Oeste e foi o primeiro caso de Covid-19 em Itapiranga. Ela contou que estava em viagem para Fortaleza com o esposo quando a pandemia começou a ficar mais forte. A empresária interrompeu o passeio e retorno para Itapiranga. Uma semana depois, os sintomas começaram a aparecer. Ela teve três dias de febre intensa, sentia picos de frio e calor, tosse, dor de garganta e muitas dores pelo corpo. ELAINE procurou atendimento médico e coletou material para exame em Laboratório. O teste deu positivo para coroanavírus.

A empresária ELAINE RAMBO se manteve em isolamento domiciliar e não precisou de internação, mesmo com a confirmação de Covid-19. Ela disse que tomou todos os cuidados necessários e deixou de ter contato, inclusive, com os demais membros da família. ELAINE afirmou que quando recebeu o diagnóstico levou um choque. Para ela, isso mostra que as pessoas devem ter todos os cuidados porque o vírus se propaga facilmente e todos estão expostos a esse problema.

Dois motociclistas ficou ferido em um acidente neste sábado na avenida Willy Barth. A colisão envolveu duas motocicletas, uma CBX 250 Twister e uma YamahaMT03. As duas motos trafegavam no mesmo sentido. Ambos caíram sobre a via e tiveram ferimentos. O condutor da Yamaha, com placa de Paraíso, sofreu lesões mais graves. O Corpo de Bombeiros foi acionado e fez o atendimento. O rapaz da moto de Paraíso foi levado até o Hospital Regional. A Polícia Militar foi acionada e fez os levantamentos até a chegada da Polícia Rodoviária Federal.

Um carro capotou e bateu em uma árvore neste domingo na BR-163, em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das oito e meia da noite e o condutor do veículo deixou o local logo depois da colisão, antes da chegada da polícia. Um Tempra, placas de Descanso, caiu em uma ribanceira de aproximadamente 15 metros. Populares tentaram auxiliar o motorista que recusou a ajuda e abandonou o local com auxílio de outro veículo. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e realizou o levantamento fotográfico e elaborou o Boletim de Ocorrências. De acordo com moradores das proximidades, diversos acidentes já aconteceram nesse local.

A Polícia Rodoviária Estadual atendeu um acidente no começo da manhã de hoje na SC 496 em Belmonte. De acordo com a PRE, uma motocicleta atropelou um cachorro que atravessou a pista. Com o impacto, o condutor da moto Yamanha Lander emplacada no município de Santa Helena, acabou caindo. A moto trafegava no sentido Santa Helena a Belmonte. O motociclista, um homem de 27 anos, sofreu ferimentos leves. O proprietário do animal até o momento não foi identificado.

Mais um assalto foi registrado em uma propriedade rural na região neste final de semana. O crime aconteceu neste domingo, por volta das oito horas da noite na Linha São Roque, em Romelândia. Segundo a Polícia Militar, três homens armados invadiram uma residência e renderam as pessoas que estavam no local. O trio revirou a casa em busca de objetos de valor. Eles roubaram alguns pertences da família e fugiram do local levando um Crosfox. A PM foi acionado e saiu em busca dos suspeitos. O veículo foi encontrado incendiado, na Linha Primeirinha. Os suspeitos ainda não foram localizados.

O homem suspeito de roubar uma moto na última sexta-feira no interior de Belmonte foi preso sábado em Itapiranga. Depois de cometer o assalto e amarrar o agricultor em uma árvore, o suspeito fugiu com a moto da vítima. Durante a fuga, ele sofreu um acidente na Linha Cotovelo em Itapiranga e escapou para um área de mata. A Polícia Militar fez buscas desde sexta-feira e no sábado à tarde o homem foi encontrado na localidade de Linha Aparecida. Ele ainda tentou fugir, mas foi cercado e preso pelos policiais militares. O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia e, posteriormente, para a cadeia.

A Polícia Civil instaurou inquérito e pediu a prisão preventiva do suspeito do roubo em Belmonte. O delegado CLEVERSON MÜLLER, responsável pela investigação, representou pela prisão preventiva do homem que foi detido neste final de semana em Itapiranga. O Ministério Público fez manifestação favorável e o judiciário da comarca deferiu o pedido, decretando a prisão preventiva do suspeito. O delegado explicou que o homem foi preso na tarde de sábado pela Polícia Militar, com auxílio do cão farejador do Canil da PM. O delgado explicou que homem estava foragido do sistema prisional catarinense, desde o dia 19 de março e não havia mandado de prisão expedido contra ele.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.