O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva entre a tarde e a noite. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais para a compra e cinco reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e para a compra e cinco reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
Seis pessoas morreram no domingo após a passagem de uma série de tornados no estado do Mississipi, sul dos Estados Unidos. Os danos foram descritos como "catastróficos" pela imprensa americana. O Serviço Meteorológico Nacional emitiu uma emergência para tornados, o nível mais elevado de alerta para o fenômeno. O Centro de Previsão de Tempestades alertou para "tempestades elétricas severas" durante a noite no Mississippi, assim como nos estados vizinhos de Alabama e Geórgia.
A cidade de Moscou adotou nesta segunda-feira um sistema de permissão digital para reforçar o confinamento na capital da Rússia, epicentro da epidemia de coronavírus no país. A permissão, que pode ser solicitada pela internet, no site da prefeitura, deve ser utilizada para os deslocamentos de veículo ou nos transportes públicos, como por exemplo para seguir até o trabalho, ao médico ou à segunda residência. O sistema começou a funcionar nesta segunda-feira e a prefeitura espera uma operação a cem por cento a partir de quarta-feira. A Rússia contabiliza até o momento 15 mil 770 casos oficiais de Covid-19 e 130 mortes.
Os Estados Unidos registraram mil 514 mortes relacionadas à pandemia de coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com uma contagem da Universidade Johns Hopkins. A informação é da agência France Presse. O número de mortes foi menor do que o número do dia anterior, de mil 920. A pandemia já matou pelo menos 22 mil e 20 pessoas nos EUA, mais do que qualquer outro país. Os Estados Unidos são o país com o maior número de casos no mundo com 555 mil registros confirmados.
Não existe um levantamento oficial do número de profissionais da saúde afastados em todo o Brasil. Mas, um levantamento feito por um programa de televisão apurou que quase sete mil profissionais, entre médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros, foram afastados do trabalho desde o começo da pandemia por apresentarem sintomas suspeitos. Entre os que conseguiram fazer o teste, pelo menos mil e 400 estavam infectados, e 18 deles morreram de Covid-19. O número de enfermeiros e técnicos possivelmente infectados e afastados deu um salto na última semana. O aumento foi de 660 por cento - passou de 158 para mil 203 casos. A maioria dos profissionais de enfermagem afastados tem entre 31 e 40 anos, e 83 por cento são mulheres.
O advogado-geral da União, ANDRÉ MENDONÇA, afirmou neste sábado, em nota, que avalia ingressar com ações judiciais contra a adoção de medidas restritivas por autoridades municipais e estaduais para combater o coronavírus. Segundo o AGU, o objetivo é garantir a ordem democrática. Na nota, ele diz que qualquer medida deve ser respaldada na Constituição e que "medidas isoladas, prisões de cidadãos e restrições não fundamentadas em normas técnicas emitidas pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa abrem caminho para o abuso e o arbítrio". MENDONÇA avalia ainda que as medidas de restrição devem ser preventivas e educativas e não fins "repressivos, autoritários ou arbitrários".
O Banco Mundial divulgou neste domingo um relatório em que estima uma retração de cinco por cento no PIB do Brasil em 2020. Já a previsão para o PIB do Brasil em 2021 é de um e meio por cento. Para 2022, a estimativa é dois vírgula três por cento. Essas estimativas estão no relatório "A economia nos tempos da Covid-19", publicado neste domingo. As informações são da France Presse. Ainda de acordo com o documento, o PIB da região da América Latina e Caribe deve encolher quatro vírgula seis por cento neste ano. O relatório também aponta que o momento exige "respostas de políticas em diversas frentes para apoiar os mais vulneráveis, evitar uma crise financeira e proteger os empregos". Segundo o documento, os programas atuais de proteção e assistência social devem ser rapidamente ampliados. Para o Banco Mundial, isso é importante para ajudar os vulneráveis a enfrentar a perda de renda.
Santa Catarina registrou mais três mortes por coronavírus, e chega a 24 vítimas fatais em função da Covid-19. Segundo o governo do Estado, o total de casos confirmados também subiu e agora é de 776. As mortes foram registradas em Tubarão, de um homem de 82 anos, em Urussanga, de um homem de 37, e em Indaial, uma mulher de 63 anos. Os três faziam parte de grupos de risco, segundo o boletim do governo do Estado divulgado na noite deste domingo. Ontem, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina voltou a suspender o transporte público em Joinville. O Estado de Santa Catarina recorreu da decisão que liberava os ônibus urbanos na cidade, utilizando o argumento de que a proibição "é medida necessária para assegurar a eficácia do isolamento social no combate ao avanço da pandemia de COVID-19".
O Governo do Estado anunciou, neste sábado, a prorrogação das restrições e a ampliação da quarentena em Santa Catarina. Até o fim deste mês, segue proibido o transporte coletivo municipal, intermunicipal, interestadual e internacional. Não poderão abrir, também, shoppings, centros comerciais e outras galerias de venda de produtos. Permanência de pessoas em bares, restaurantes, cafeterias, padarias e outros também segue proibida. Até 31 de maio, a restrição vale para eventos e reuniões de qualquer natureza, tanto público quanto privada; eventos com aglomeração; excursões; cursos presenciais; missas e cultos religiosos. Fica mantida a proibição da concentração de pessoas em espaços públicos como praças, parques e praias. O comércio em geral voltou a funcionar nesta segunda-feira.
Depois da decisão de manter a quarentena com a liberação restritiva do comercio, a Fecam emitiu uma nota neste final de semana. No documento, a federação dos município pede cautela e responsabilidade aos prefeitos. Entre outras orientações, a Fecam remeterá um modelo de decreto municipal com medidas e recomendações a serem imediatamente implantadas pelos municípios, entre elas o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos, a adoção e manutenção de trabalho remoto e o desempenho de atividades de fiscalização e ações de segurança sanitária no ambiente social. A federação também sugere a promoção de mutirões locais para a produção desses materiais. O presidente de Fecam, SAULO SPEROTTO reforçou que a preocupação dos municípios deve ser com o equilíbrio entre as ações de saúde e retomada da economia.
População responde bem Campanha “Diocese Solidária”. A observação é do bispo Dom EDGAR ERTL de Francisco Beltrão. Ele lembra que arrecadação de alimento, material de higiene e produtos de necessidade, lançada por ele, está tendo boa resposta da população. Em carta aos padres e diáconos, o bispo solicitou engajamento total na campanha “Diocese Solidária”. As paróquias já estão recebendo doações e constatando grande boa vontade por parte dos católicos da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.
Todas as igrejas matrizes devem disponibilizar recipientes para recebimento das doações. Conforme ERTL, a distribuição será feita, conforme orientou o bispo, em comum acordo com as secretarias municipais de Ação Social e organizações católicas. Em Francisco Beltrão a resposta à campanha está sendo satisfatória, enfatiza o bispo. A coleta e distribuição dos materiais segue as diretrizes da Diocese, dentro das recomendações da Organização Mundial de Saúde.
Primeira etapa da vacinação contra gripe está chegando ao fim. A técnica em enfermagem responsável pela sala de vacinas de Campo Erê, CASSIANE DE LIMA, lembra que a primeira fase vai até quinta-feira. Segundo ela, o número de doses já aplicadas, supera a meta de 90 por cento do público alvo. A população que se encaixa nesse primeiro grupo, mas ainda não fez a vacina pode estar procurando a unidade para se imunizar mesmo após o dia 16.
Segunda etapa da vacina da gripe começa nesta quinta-feira. CASSIANE informa que nessa fase houve uma mudança, os professores agora fazem parte da terceira etapa, e agora os caminhoneiros e motoristas da segunda. Além deles, também são envolvidos as forças de segurança e salvamento, adolescentes de 12 a 21 sob medida socioeducativa, portadores de doenças crônicas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade. Caminhoneiros que estiverem viajando não precisam retornar a seus municípios, podem parar e se imunizar em qualquer unidade de saúde do Brasil.
Uso de máscaras é obrigatório a toda população em São Lourenço do Oeste. O prefeito RAFAEL CALEFFI, informa que o uso de máscaras, preferencialmente de tecido, se torna obrigatório a partir de hoje. A medida é mais uma estratégia de combate ao coronavírus – Covid-19. De acordo com o ele, é notório que a utilização de máscaras pela população de determinadas comunidades, preferencialmente de tecido, reduziu significantemente o contágio e a proliferação do coronavírus, sendo um meio eficaz de prevenção da doença.
Decreto que torna uso de máscara obrigatório é por que a população não vinha seguindo as dicas. Segundo o prefeito, o trabalho de conscientização ao uso das máscaras iniciado pela administração municipal, juntamente com as entidades locais, não surtiu o efeito desejado, por isso o decreto municipal vem de encontro às solicitações formuladas pela Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste e pela Câmara de Dirigentes Lojistas e conta com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Ministério Público.
Uso de máscaras não substitui, nem elimina as outras medidas e cuidados de higienização e prevenção contra a Covid-19. CALEFFI, frisa que segue o protocolo: lavagem de mãos, o uso de álcool gel 70 por cento, a etiqueta da tosse, a etiqueta do cumprimento entre as pessoas, dentre outros, e, especialmente a necessidade de distanciamento social.
Unidade Básica de Saúde recebe doação de um respirador. A informação é da secretária de administração da prefeitura de Palma Sola IZABEL VISSOTTO. Segundo ela, Palma Sola é o único município dentro da rede da Associação dos Municípios do Extremo Oeste Catarinense -AMEOSC, a ter dois respiradores numa Unidade Básica de Saúde. A doação de um respirador para saúde pública foi feita pela empresa PALMASOLASA. O respirador é um dos aparelhos mais mencionados quando o assunto é o novo coronavírus, ele ajuda os pulmões a inspirar e expirar quando a pessoa não tem a capacidade de operar seu sistema respiratório normalmente.
Empresa fez a doação através de um Termo de Sessão de Uso. De acordo com a secretária de Administração IZABEL VISSOTTO, esse equipamento ficará à disposição no Posto de Saúde até que seja necessário devido a COVID-19. Hoje no Brasil 60 por cento dos municípios não contam com nenhum respirador. Nesse sentido, cita IZABEL, Palma Sola está muito à frente, agora terá dois. Um dos equipamentos está instalado junto a uma das ambulâncias e esse segundo, alocado na Unidade de Saúde.
Para receber o respirador administração faz uma reforma dentro do posto para melhorar o fluxo. IZABEL conta que será isolado a parte de baixo, onde fica o ambulatório, e lá será feito a base desse atendimento. Tambémserá aumentado o número de leitos, caso haja a necessidade de isolar algum paciente. O respirador não foi destinado para o hospital devido a um acordo entre o município e o próprio hospital, a ideia é blindá-lo, já que lá tem crianças nascendo, pessoas fazendo cirurgia, e outras doenças. Então, os casos suspeitos ou positivos de coronavírus serão concentrados no Posto de Saúde. O respirador deve chegar no município nos próximos dias.
Câmara de Vereadores desempenha funções sem prejuízo as atividades. A presidente REASILVA RAIMONDI informa que foi adotado sistema de trabalhos internos por causa do isolamento social. Apesar disso, todos os funcionários trabalham normalmente e as sessões são realizadas de portas fechadas. A população pode acompanhar o desempenho dos vereadores em casa, através das transmissões da Rádio Atalaia.
Dois projetos tramitam no legislativo de Campo Erê. A presidente comenta que um deles é um pedido de retirada da prefeitura, daquele que prevê aplicação de 30 mil reais no cemitério municipal, para conservação do local. REASILVA entende que esse projeto não pode ser retirado pela importância que tem, porque todos os anos a comunidade pede a conservação do cemitério. Ela acredita que a proposta de retirada não vai passar pela votação.
Extinção do Fundo da Agricultura é outro projeto importante que tramita na Câmara de Campo Erê. A presidente explica que existe uma verba de mais de mil reais, que não está sendo utilizada para esse fim. A Administração Municipal quer que esse montante seja destinado a outro setor, com mais aproveitamento. O Legislativo aguarda mais detalhes para saber, antes de votar, como o dinheiro seria aplicado.
Princípio de incêndio em residência mobiliza Bombeiros. A guarnição de São Lourenço do Oeste combateu na noite de ontem o sinistro na rua Lina de Melo Machado, bairro São Francisco. A provável causa é um curto-circuito no porão, que fez as chamas se alastraram pelo cômodo superior. O fogo foi rapidamente controlado, e a casa sofreu danos mínimos.
Duas mulheres são presas por posse de droga. A Polícia Militar de Marmeleiro recebeu denúncia ontem, que algumas pessoas estariam usando droga numa casa abandonada. A equipe foi até o local, e encontrou duas mulheres. Em busca foram localizadas duas porções de maconha que totalizaram nove gramas. As duas juntamente com a droga foram encaminhadas a 19ª Subdivisão de Polícia de Francisco Beltrão.
Colisão na SC-305 deixa feridos. A Polícia Rodoviária Estadual, Posto de São Lourenço do Oeste, atendeu a um acidente por volta das 19 horas e 45 minutos de ontem, no Km 24,300 da Rodovia SC-305, em Campo Erê. A colisão envolveu um Gol emplacado em São Bernardino, conduzido por um homem de 28 anos, e um Polo, placas de Campo Erê, dirigido por uma mulher de 34 anos. Segundo a polícia, o condutor do Gol sofreu ferimentos leves e se evadiu do Hospital antes da chegada da guarnição. No Polo foram registrados danos de pequena monta e no Gol de média monta.
Pai e filho são detidos por desobediência a ameaça contra policiais. Foi por volta da meia noite de ontem no bairro Alto São Mateus em Marmeleiro, divisa com Campo Erê. Segundo os policiais, eles estavam fazendo patrulhamento quando avistaram duas pessoas em atitude suspeita e uma delas carregava um facão. Ao perceberem a viatura eles correram para dentro de uma casa.
Quando a Polícia abordou os dois, passaram a desacatar a equipe. Foi necessário técnicas de imobilização para conte-los. Já no camburão foram identificados como pai de 40 anos e filho de 16 anos. O menor já tem diversas passagens pela polícia. Os dois foram encaminhados para 19ª Subdivisão de polícia.
Um morto e cinco feridos após tiroteio no bairro Padre Ulrico. Na noite de sábado por volta das 20 horas e 30 minutos foi registrado um tiroteio numa residência em Francisco Beltrão. Cinco adultos e uma criança foram atingidos por disparos de arma de fogo. A Polícia Militar foi acionada e ao chegar ao local foram informados por moradores que oito homens encapuzados efetuaram cerca de dez disparos de arma de fogo e fugiram tomando rumo ignorado. Os feridos foram socorridos por populares e encaminhados a UPA. Um deles identificado como LUCAS BRIZOLA, 19 anos morreu.
Os demais envolvidos sofreram ferimentos leves. Um dos feridos foi identificado na UPA e tinha mandado de prisão. Após medicado ele foi preso e encaminhado a 19ª SDP. A Polícia Civil realizou levantamento no local do crime, porém os autores não foram localizados. O corpo de Lucas foi encaminhado ao IML de Francisco Beltrão. A Polícia Civil investiga o caso.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.