-GOVERNO CORTA 7,7 BILHÕES DE REAIS DO BOLSA FAMÍLIA E AMPLIA AUXÍLIO-GÁS
-ESTIMATIVA DE CRESCIMENTO DO PIB CATARINENSE EM 2024 É DE 5,3 POR CENTO
-ACISMO DEFINE DATA DA EDIÇAO DESTE ANO DO BOTECO EMPRESARIAL
-ASSEMBLEIA DA ASAPREV EXTREMO-OESTE VAI ELEGER NOVA DIRETORIA NESTA SEXTA
-SENAR REGISTRA GRANDE PROCURA POR CURSOS DE FORMAÇAO PROFISSIONAL
-IDOSO DE 78 ANOS CONDENADO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL É PRESO NA REGIÃO
-PM PRENDE HOMEM QUE ATINGIU MULHER COM GOLPE DE FACAO NA CABEÇA
O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens com possibilidade de chuva. Nas últimas horas, a mínima foi de 18 graus. A máxima pode chegar a 26 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 76 centavos. O euro está valendo seis reais e 26 centavos. O peso está cotado em 0,0054 centavos.
JORGE BERGOGLIO completa 12 anos como papa FRANCISCO nesta quinta-feira ainda no hospital de Roma, onde está internado há quase quatro semanas. O estado de saúde do papa deixou de ser considerado "crítico", mas o bispo de Roma ainda precisa de assistência respiratória, com uma cânula nasal durante o dia e uma máscara à noite. Uma radiografia do tórax, realizada na terça-feira, confirmou "as melhoras registradas nos dias anteriores", segundo o boletim médico mais recente, publicado na quarta-feira. Nesta quinta-feira, no aniversário de seu papado, o Vaticano informou novamente que FRANCISCO passou "uma noite tranquila".
A China encerrou nesta quarta-feira o Congresso Nacional Popular com fortes recados à guerra tarifária travada pelo presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, e a definição de uma meta ambiciosa de crescimento de cerca de cinco por cento para 2025. O evento, que reúne anualmente quase três mil membros, reforçou a necessidade de impulsionar investimentos e o consumo interno. Por outro lado, a disputa comercial com os Estados Unidos trouxe incerteza para o cenário chinês. Embora a China tenha diversificado seus mercados de exportação nos últimos anos, os Estados Unidos seguem como um parceiro comercial essencial.
Agentes de segurança da Argentina entraram em confronto com manifestantes durante um protesto de aposentados contra o governo de JAVIER MILEI, na tarde desta quarta-feira, em Buenos Aires. Pelo menos 60 pessoas foram detidas, e seis policiais ficaram feridos. Os aposentados reivindicam reajustes nas pensões e alegam que perderam poder de compra devido à inflação e às recentes medidas econômicas do governo. A mobilização, que ocorre semanalmente em frente ao Congresso, ganhou força com a adesão de torcedores de futebol organizados, o que levou o Ministério da Segurança Nacional a endurecer medidas para conter possíveis conflitos.
A Receita Federal liberou o programa para declaração do Imposto de Renda 2025 para download nesta quinta-feira. O prazo de entrega da declaração vai começar em 17 de março e se estende até 30 de maio. Quem não entregar a declaração dentro do prazo fixado está sujeito a uma multa, que varia de um valor mínimo de 165 reais até um montante máximo, que corresponde a 20 por cento do imposto devido. A Secretaria da Receita Federal informou que a declaração pré-preenchida só começará a ser recebida em primeiro de abril, ou seja, 13 dias depois do início do prazo, que começa 17 de março. A devolução começa em 30 de maio.
O Ministério das Cidades informou nesta quarta-feira que mais de dois milhões e 200 mil imóveis estão em áreas com risco de inundações no país. Os dados são do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico e foram coletados em 2023 e analisados em 2024. Não foram consideradas no levantamento as enchentes no Rio Grande do Sul em maio do ano passado. Segundo o estudo, em 2023, foram registradas mais de 30 mil e 500 ocorrências de enxurradas, alagamentos e inundações. A região mais atingida no período foi a Nordeste, com mais de 30 por cento dos casos. A equipe técnica do Ministério das Cidades avalia que a mudança climática no mundo poder ser um catalizador de eventos climáticos no Brasil.
O governo enviou nesta quarta-feira ao Congresso um ofício que prevê um corte de sete bilhões e 700 milhões de reais no Bolsa Família no Orçamento de 2025. De acordo com o governo, os ajustes são necessários antes da votação do projeto para viabilizar a execução de alguns programas do governo, como o Auxílio-Gás. O documento, elaborado pelo Ministério do Planejamento, prevê um acréscimo de três bilhões de reais nos recursos do auxílio. A peça orçamentária inicial reservava apenas 600 milhões de reais para o programa. Os recursos para o Pé-de-Meia não foram incluídos no Orçamento até o momento, apesar da decisão do Tribunal de Contas da União neste sentido.
O aumento da população em situação de rua em Santa Catarina motivou um debate sobre o tema em audiência pública na tarde desta quarta-feira, na Assembleia Legislativa. No encontro, deputados estaduais, prefeitos e representantes de entidades discutiram possíveis soluções para o problema que atinge quase 10 mil pessoas no Estado. O encontro teve como principais encaminhamentos a elaboração de dois documentos. Um deles será destinado à bancada federal de Santa Catarina e aos prefeitos, e o outro a deputados estaduais. O foco dos relatórios é apresentar sugestões de ajustes em leis federais e estaduais que possam ajudar o poder público nas ações de atendimento de pessoas em situação de rua e de vagas de tratamento para membros dessa população que tenham problemas de dependência química.
A Celesc prorrogou até o dia 28 de março a Chamada Pública para seleção de locais onde serão instaladas novas estações de recarga do Corredor Elétrico Catarinense. Com mais de cinco milhões de reais em investimentos, a nova etapa do projeto pretende contar com 65 novos eletropostos que, somados aos já existentes, devem totalizar 100 unidades até o fim do ano, distribuídas por todas as regiões do estado, garantindo um intervalo máximo de 50 quilômetros entre um e outro. As inscrições podem ser realizadas por entes públicos ou privados, até 28 de março. O modelo de negócio prevê a cobrança de uma tarifa pelo uso do eletroposto, de modo a cobrir os custos com aquisição de energia, operação, aplicativo de recarga e manutenção, garantindo qualidade no atendimento e satisfação do cliente.
Estimativa do Produto Interno Bruto de Santa Catarina aponta crescimento de cinco vírgula três por cento em 2024, comparado ao ano anterior. Esse desempenho supera a estimativa do crescimento médio nacional, de três virgula quatro no mesmo período. As projeções sobre o PIB catarinense são feitas pela Diretoria de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento. As análises envolvem os principais parâmetros das atividades econômicas, e as projeções são atualizadas com base em um painel de 28 indicadores da economia estadual. De acordo com o setor, o crescimento se deve ao desempenho robusto na indústria de transformação e em boa parte dos serviços e do comércio.
Uma comitiva da Ameosc esteve na Serra Catarinense na última semana para conhecer de perto iniciativas inovadoras no turismo regional. A visita teve como objetivo compreender estratégias bem-sucedidas que impulsionam o setor, promovem o desenvolvimento econômico e valorizam a cultura local. O grupo da região foi composto pelo presidente da Ameosc, ALEXANDRE RIBAS, o empresário, ANDERSON CAVASIN e o Secretário de Desenvolvimento Sustentável de São Miguel do Oeste, IRTON LAMB e o Secretário Executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA. Eles participaram de reuniões com a secretária de Turismo de Lages, com o secretário executivo da Amures e com o representante do Consórcio Intermunicipal da Serra Catarinense. Na pauta, foram discutidas políticas públicas, ações estruturantes e projetos inovadores para o turismo da Serra.
O turismo é um dos grandes potenciais do Extremo Oeste e a Ameosc pode contribuir ainda mais para estruturar um projeto sólido e eficiente para a região. A afirmação é do presidente da Ameosc, ALEXANDRE RIBAS. Além das reuniões, a comitiva do extremo-oeste realizou visitas técnicas a empreendimentos turísticos da serra para conhecer iniciativas de ecoturismo, turismo rural, enoturismo e turismo de aventura. RIBAS explicou que esse contato vai servir de base para a implementação de estratégias no Extremo Oeste, promovendo maior integração entre os municípios, crescimento econômico e novas oportunidades para a população local.
A Acismo vai realizar, no final deste mês, o Boteco Empresarial 2025. O evento está confirmado para o dia 29 de março, a partir das seis e meia da tarde, no Gran Nobile, em São Miguel do Oeste. Organizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da Acismo, o Boteco Empresarial chega à sexta edição consolidado como um dos principais eventos de desenvolvimento empresarial da região. O tema deste ano é "Gente feliz dá lucro e não enche o saco", a proposta deste ano é trazer discussões sobre inovação, experiência do cliente e motivação no mundo dos negócios. Os ingressos já estão disponíveis para compra com valores promocionais e podem ser adquiridos diretamente com os integrantes do NJE e na Acismo.
O Boteco empresarial contará com grandes nomes do mercado. A informação é da coordenadora do Núcleo do Jovem Empreendedor, LETÍCIA VILLANI. De acordo com ela, o Boteco vai receber VANESSA MONTOVANELLI, fundadora da Puro Latte, referência em inovação e qualidade no setor de laticínios. Ela vai falar sobre autenticidade de marca e diferencial competitivo. O outro convidado é BRUNO UAU, especialista em experiência do cliente. Ele vai apresentar estratégias para transformar negócios e fidelizar clientes.
Os valores promocionais do primeiro lote são de cem reais para associados Acismo e 110 para não associados. No segundo lote, os valores serão de 110 para associados e 120 para não associados.
O Boteco Empresarial já se tornou um marco para quem busca inovação e networking. O comentário é da coordenadora do Núcleo do Jovem Empreendedor, LETÍCIA VILLANI. Ela disse que a cada edição, empreendedores de diferentes segmentos têm a oportunidade de aprender juntos, trocar experiências e se inspirar com grandes nomes do mercado. LETÍCIA destacou que a edição de 2025 será especial, com palestrantes renomados e muitas troca de conhecimento sobre experiência com o cliente. Os ingressos podem ser adquiridos na Acismo ou com os integrantes do Núcleo de Jovens empreendedores.
A Asaprev Extremo Oeste vai promover, amanhã à noite, uma assembleia Geral ordinária a partir das sete horas no restaurante do clube Guarani. A informação é do presidente da entidade, SERGIO VOLPI. A pauta do encontro prevê a apreciação e votação do relatório de atividades de 2024, prestação de contas e balanço geral do ano passado, além da apreciação do orçamento para 2025. VOLPI ressaltou que o principal ponto da assembleia é a eleição da nova diretoria e do Conselho fiscal da entidade. A Asaprev conta com cerca de 130 associados dos municípios da região.
A Asaprev tem um nome pré definido para a eleição da nova diretoria desta sexta. O próximo presidente da entidade será o aposentado JAIME PRETTO. Ele dever ser confirmado na assembleia de sexta para o biênio 2025-2026. O atual presidente, SERGIO VOLPI, não pode continuar no cargo porque está no segundo mandato a frente da entidade. Ele explicou que os associados devem montar uma chapa de consenso para a eleição de sexta. Os aposentados devem confirmar presença até hoje no final da tarde com a diretoria da Asaprev.
A Comarca de Descanso está promovendo, nesta semana uma série de ações dentro do Programa Nacional Justiça pela Paz em Casa, voltado ao combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Nesta semana, são priorizados processos relacionados ao tema, além da realização de palestras e atividades para conscientização da comunidade. Nesta quinta-feira, as sete horas da noite, no Plenário do Tribunal do Júri da Comarca, haverá uma palestra com o terapeuta familiar SÉRGIO RIBEIRO, que abordará o impacto da violência doméstica e familiar contra a mulher, incluindo os reflexos para os filhos das vítimas. O evento é aberto a comunidade.
A semana voltada ao combate à violência contra a mulher da comarca de Descanso tem mais uma palestra prevista para amanhã. As duas da tarde, também no Plenário do Tribunal do Júri, a psicóloga ANDREIA DOEBNER vai abordar a forma de identificação dos sinais de violência e ações de ajudar vítimas de violência doméstica. Ela também vai falar sobre políticas públicas disponíveis em Descanso. Na sequência, a enfermeira SÍLVIA ORLANDINI vai realizar aferições de pressão arterial e testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C, como parte das ações voltadas à saúde da mulher.
A partir da próxima segunda-feira, a empresa Douglas Possan LTDA, assume os serviços de iluminação pública em São Miguel do Oeste. A mudança acontece em razão do fim do contrato com a prestadora anterior. Em nota, o município explicou que os moradores que precisarem de serviços como troca de lâmpadas e reparos devem entrar em contato diretamente com a nova empresa pelo WhatsApp 9 3300-8150. O setor de Urbanismo da Prefeitura também está disponível para dúvidas pelo telefoneWhatsApp 3631-2055. Para agilizar o atendimento, é importante informar o número da plaqueta da luminária ou o endereço do poste com problema. A solicitação será registrada e encaminhada à equipe técnica.
O Sindicato dos produtores rurais de São Miguel do Oeste, realizou no último sábado, a formatura do curso técnico em Agronegócio. 14 agricultores receberam o diploma em evento marcado para o Latitude Eventos. De acordo com a supervisora regional do Senar, GRAZIANE VIEIRA, essa foi a quarta turma do curso promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em parceria com o Sindicato. Ela disse que, além do viés da educação, o curso tem o objetivo de contribuir para ampliar o conhecimento dos produtores com foco no desenvolvimento sustentável do agronegócio.
O público dos cursos técnicos do Senar é predominantemente rural. A explicação é da supervisora regional do Senar, GRAZIANE VIEIRA. De acordo com ela, as vagas são direcionadas para os produtores e só depois para o público urbano. No final de semana, o sindicato e o Senar realizaram a primeira aula do curso Técnico de Zootecnia que substitui o curso de Agronegócio. São 36 alunos, a maioria jovens moradores do campo. O curso, que é de formação técnica de ensino médio, não tem custo nenhum para os estudantes.
Além dos cursos técnicos de nível médio, o Senar oferece, em parceria com o sindicato rural, cursos de formação de curta duração e ensino superior. De acordo com a supervisora regional do Senar, GRAZIANE VIEIRA, a Faculdade Senar tem um polo em São Miguel do Oeste e oferece quatro cursos de graduação: Gestão de Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos e Processos Gerenciais. GRAZIANE esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que a procura pelos cursos do Senar confirma que o produtor está em busca de novos conhecimentos para a melhoria da atividade rural.
Uma mulher foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros após ficar com a mão presa em um cilindro elétrico, na tarde desta quarta-feira, em Maravilha. Segundo a corporação, a vítima de 31 anos estava com a mão presa equipamento em casa. A equipe teve que fazer a desmontagem manual do equipamento para liberar a mão da vítima. O dedo indicador da mulher apresentava sinais de esmagamento, hemorragia e suspeita de fratura. A vítima foi encaminhada ao Hospital São José de Maravilha.
A Polícia Militar de Maravilha prendeu um homem de 41 anos por furto em um comércio no bairro Madalozzo na madrugada desta quinta-feira. A guarnição policial militar foi acionada para atender a ocorrência e, após buscas, localizou o suspeito, que resistiu à prisão. Com ele, foram encontrados alguns objetos furtados, com duas facas e um revólver de pressão, réplica de revólver 38, além de objetos utilizados para realizar o arrombamento. O homem foi preso e conduzido à delegacia de polícia.
A Polícia Militar de Anchieta prendeu um homem por violência contra mulher nesta quarta-feira. O fato aconteceu na Linha Café Filho. A vítima relatou que o companheiro a ameaçou de morte e que tentou enforcá-la, desferiu socos na cabeça dela. O homem pegou o telefone celular da mulher, mas ela conseguiu fugir de casa e pedir ajuda. A guarnição foi até o local e o homem foi preso em flagrante.
Um idoso condenado pelo crime de estupro de vulnerável foi preso nesta quarta-feira em Itapiranga. Por volta das seis da tarde, a Polícia Militar, em rondas pela Linha Conceição, abordou um homem de 78 anos. Durante a consulta dos dados no sistema de segurança, foi constatado que ele tinha um mandado de prisão ativo pelo crime de estupro de vulnerável. Ele foi condenado a 24 anos de prisão em regime fechado. O idoso foi preso e levado para o presídio regional de São Miguel do Oeste.
Uma mulher de 37 anos foi agredida com um golpe de facão na cabeça desferido pelo marido na noite desta quarta-feira em Descanso. De acordo com a vítima, ela e o marido estavam em um bar antes do crime. Ele voltou para casa de moto, enquanto ela pegou carona com a irmã e o cunhado. Ao chegar em casa, a mulher foi atacada pelo marido com o facão. O golpe provocou uma lesão, mas não chegou a cortar a vítima. Ela também afirmou que sofre agressões há muito tempo e que, no final do ano passado, registrou um boletim de ocorrência contra o companheiro. O homem foi preso em flagrante e levado para a Delegacia de Polícia.