-GOVERNO ANTECIPA PAGAMENTO DO 13º PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS
-CHINA HABILITA QUATRO UNIDADES DE CARNE DE FRANGO DE SC PARA EXPORTAÇÃO
-COOPEROESTE ELEGE NOVA DIRETORIA PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS
-MUNICÍPIO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA REFORMA DE ESPAÇO DO CENTRO DE INOVAÇÃO
-DRESCH DIZ QUE JORGINHO PRECISA DAR EXPLICAÇÕES PARA OS AGRICULTORES
-IDOSA DE 74 ANOS FICA FERIDA AO CAIR EM FOSSO DE TANQUE DE COMBUSTÍVEL
-POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITOS DE HOMICÍDIO EM ESTACIONAMENTO DE SUPERMERCADO
Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O presidente VLADIMIR PUTIN afirmou que a Rússia está pronta para usar armas nucleares se a existência do país estiver ameaçada. A afirmação foi divulgada pela agência de notícias RIA, na noite desta terça-feira. Essa não é a primeira vez que PUTIN ameaça usar armas nucleares. No dia 29 de fevereiro, o presidente disse que utilizaria equipamentos "capazes de destruir o mundo" caso a Organização do Tratado do Atlântico Norte enviasse tropas para lutar contra a Rússia na guerra na Ucrânia. Já nesta terça-feira, o presidente russo afirmou que, do ponto de vista técnico-militar, a Rússia está pronta para uma guerra nuclear. No entanto, ele falou que "nem tudo está caminhando para esta direção".
JOE BIDEN e DONALD TRUMP alcançaram, nesta terça-feira, o número de delegados necessários para concorrer às eleições pelos partidos Democrata e Republicano, respectivamente. Com isso, neste ano, os dois reeditarão a disputa pela Casa Branca de 2020. Nesta terça, BIDEN venceu as prévias nos estados da Georgia, Mississippi e das Ilhas Marianas do Norte. Com as vitórias, Biden superou preocupações sobre sua liderança dentro do próprio partido. Segundo a Associated Press, o atual presidente conquistou dois mil e 15 delegados. Eram necessários mil 968 para a indicação. Já o ex-presidente DONALD TRUMP também venceu nos estados da Georgia e Mississippi, além de Washington. Com isso, ele chegou ao total de mil 228 delegados, ultrapassando os mil 215 necessários.
A inflação da Argentina subiu 13 vírgula dois por cento em fevereiro, apontou o Índice de Preços ao Consumidor divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Censos do país. Com o resultado, o aumento dos preços chegou a 276 vírgula dois por cento em 12 meses. Apesar da alta, o número representa uma desaceleração em comparação ao observado em janeiro, quando os preços subiram 20 vírgula seis por cento. Um dia antes da divulgação da inflação oficial, o Banco Central da Argentina anunciou a redução da taxa básica de juros do país de 100 para 80 por cento ao ano.
Os economistas do mercado financeiro elevaram a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto deste ano, ao mesmo tempo em que também subiram as expectativas de inflação para 2024. As informações constam no relatório "Focus", divulgado nesta terça-feira pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. O indicador serve para medir a evolução da economia. Para este ano, a estimativa de crescimento da economia brasileira subiu de um vírgula 77 para um vírgula 78 por cento.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira um projeto de lei que viabiliza a isenção do Imposto de Renda das Pessoas Físicas para quem ganha até dois salários mínimos, o equivalente a dois mil 824 reais. Anteriormente, estavam isentos quem ganhava até dois mil 640. Segundo o governo, a medida beneficia 15 milhões e 800 mil brasileiros. O projeto, de autoria do líder do governo na Câmara, deputado JOSÉ GUIMARÃES, mantém o texto da Medida Provisória sobre o mesmo tema, que foi publicada em fevereiro. O projeto de lei ainda será analisado pelo Senado. Durante o debate, a oposição destacou a promessa de campanha do presidente LULA de aumentar a faixa de isenção do Imposto de Renda para cinco mil por mês, pressionando o governo a cumprir essa promessa.
O presidente LULA assinou um decreto antecipando o pagamento do abono anual aos beneficiários da Previdência Social, também conhecido como décimo terceiro do INSS. A medida foi publicada nesta quarta-feira. Terão direito ao abono pessoas que, em 2024, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão da Previdência Social. De acordo com o decreto, o abono será pago em duas parcelas. A primeira será depositada junto com o benefício de abril e a segunda será depositada junto com o benefício de maio. Geralmente, o abono é pago no segundo semestre de cada ano. No entanto, nos últimos anos, o governo antecipou o benefício com o objetivo de estimular a economia.
A Justiça do Trabalho de Santa Catarina pagou, em 2023, um total de um bilhão 210 milhões de reais para pessoas que tiveram decisões favoráveis em mais de 53 mil ações trabalhistas. Os dados foram fornecidos pela Coordenadoria de Estatística e Pesquisa, vinculada à Secretaria de Gestão Estratégica do Tribunal Regional do Trabalho da décima segunda Região. Os valores derivados de execução, que é a cobrança forçada da dívida, tiveram um aumento de mais de 30 por cento em relação a 2022, chegando a 519 milhões. A maior parte do total pago, porém, foi em decorrência de acordos entre as partes, correspondendo a mais de 591 milhões. Os pagamentos espontâneos dos devedores, aqueles realizados logo após o trânsito em julgado da condenação, somaram 103 milhões.
Santa Catarina registrou seu terceiro mês consecutivo de alta nas exportações. As vendas ao exterior cresceram três por cento em relação a fevereiro de 2023 e alcançaram 848 milhões e 800 mil dólares, cerca de quatro bilhões de dólares. As importações somaram dois bilhões e meio de dólares. o que representou um incremento de 14 vírgula nove por cento na mesma comparação. Os setores que lideraram as exportações catarinenses, foram o de carne suína e o de carne de aves, seguidas de motores elétricos e partes de motores. As exportações de proteína animal cresceram com a diversificação de destinos. Os Estados Unidos foram o principal destino das exportações catarinenses em fevereiro, seguidos pela China e Argentina.
O gigante mercado chinês está interessado em comprar mais carne de frango do Brasil. Por isso, o governo do país asiático em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil anunciou a habilitação de oito frigoríficos e quatro entrepostos de carne de aves da Região Sul para exportações. Desses, são dois frigoríficos e dois entrepostos de Santa Catarina. Em Santa Catarina, receberam autorização para exportar frango ao mercado chinês os frigoríficos da Aurora Coop, em Guatambu e Chapecó. Os entrepostos autorizados foram os da Seara, de Itajaí, e também da Aurora Coop, em Itajaí, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal. Além das unidades de frango, a China habilitou no Brasil, para exportação de carne bovina, 24 frigoríficos, um estabelecimento de termoprocessamento e um entreposto.
O Município de Belmonte emitiu, nesta semana, um edital de notificação a todos os proprietários de imóveis do município que estão com o sistema de tratamento de efluentes irregular. De acordo com a notificações, esses proprietários precisam fazer a imediata adequação dos imóveis. A cobrança que o município está fazendo atende a uma das obrigações previstas no Termo de Compromisso de Ajustamento de Condutas, firmado com o Ministério Público de Santa Catarina. O TAC estabelece as questões que o município precisa atender de acordo com as Diretrizes das Políticas Nacionais e Estaduais de Saneamento Básico.
Os proprietários de imóveis têm 60 dias para protocolar o projeto para implantação do sistema de tratamento de efluentes na prefeitura de Belmonte. O município explicou que o sistema individual deve ser composto por fossa séptica, filtro anaeróbico e sumidouro ou sistema correspondente. Todas as edificações deverão ter o sistema de tratamento de acordo com as exigências da legislação ambiental vigente. O prazo para solicitar o projeto na Prefeitura é de dois meses. Em caso de não atendimento ao que está sendo solicitado nesta notificação e em prazo estabelecido, os proprietários poderão ser responsabilizados por crime ambiental.
A Cooperativa Regional de Comercialização do Extremo Oeste, Cooperoeste, terá uma nova diretoria a partir do dia primeiro de Abril. O atual vice-presidente ADEMIR WIEZOREK assumirá a presidência da Cooperativa, enquanto SEBASTIÃO VILANOVA, que conduziu a Cooperoeste nos últimos seis anos, passa a ser vice-presidente. O novo conselho diretor terá três novos integrantes: JUCELINO JOSÉ DA SILVA como secretário, EVAIR PORSCH comodiretor financeiro, e MARCOS DA SILVA como vice-diretor financeiro. A eleição foi realizada no sábado na sede da Associação dos Funcionários da Cooperoeste, em São Miguel do Oeste. Antes da votação, ocorreu a aprovação da prestação de contas da cooperativa.
Durante a Assembleia Geral da Cooperoeste no último sábado também foram detalhados os planos de expansão para os próximos anos. Atualmente, a cooperativa coleta em torno de 600 mil litros de leite diariamente. A meta é atingir um milhão de litros até 2026. Além da fábrica de leite UHT, a Cooperoeste conta com três queijarias, uma fábrica de rações e oito lojas agropecuárias. O atual presidente, SEBASTIÃO VILANOVA, fez uma avaliação positiva do mandato que está terminando. No último ano, a Cooperoeste conquistou 342 novos sócios e conta hoje com mil 855 associados. O novo presidente eleito, ADEMIR WIEZOREK, antecipou que buscará ampliar as parcerias com outras cooperativas da região. O novo conselho diretor conduzirá a Cooperoeste pelos próximos quatro anos.
A Associação dos Criadores de Bovinos de Corte do Extremo-Oeste de Santa Catarina vai realizar no próximo final de semana mais um evento em São Miguel do Oeste. A informação é do presidente da entidade, CLÓVIS BOFF. De acordo com ele, trata-se do sexto leilão de gado da Assistência Técnica e Gerencial, seleção de qualidade. Na oportunidade, todos os animais presentes serão oriundos de inseminação e repasses de touros. A ação vai ocorrer em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais, ATEG, SENAR e FAESC. Segundo CLÓVIS BOFF, como de praxe, mais de 500 animais estarão à venda no parque de Exposições Rineu Gransotto e o leilão será realizado de forma virtual e presencial a partir da uma e meia da tarde.
Os produtores que não puderem comparecer no parque da Faismo no próximo sábado poderão acompanhar o leilão da Ateg através da internet, por meio do canal Pampa no Youtube ou através do site www.pamparemates.com.br. A informação é do presidente da Associação de Criadores de Bovinos do extremo-oeste, CLÓVIS BOFF. Ele pontuou que o recebimento de animais vai ocorrer a partir da próxima sexta-feira entre uma e meia e seis horas da tarde e no sábado entre oito e 10 horas da manhã. Ainda no sábado, antes do leilão, haverá um almoço para os interessados. CLÓVIS BOFF disse que no evento do próximo sábado haverá a venda de animais de diversos municípios da região Extremo-Oeste catarinense.
O leilão do próximo final de semana será o segundo evento da associação dos criadores de bovinos deste ano. De acordo com o presidente da entidade, CLÓVIS BOFF. O primeiro remate de gado geral de 2024 foi realizado no mês passado, também no parque de exposições. Ao todo, ao longo do ano serão nove eventos. Os próximos estão programados para os meses de abril, maio, junho, agosto, outubro e dezembro, repetindo o mesmo calendário de anos anteriores. Além dos remates de gado geral, a associação promove uma edição por ano do leilão de reprodutores para melhorar a qualidade genética dos rebanhos do extremo-oeste.
A venda de pescado dentro da programação da Feira do Peixe começa nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste. O calendário da comercialização de peixes para a Quaresma foi definido conjuntamente entre a Secretaria de Agricultura de São Miguel do Oeste, Epagri, Vigilância Sanitária da Saúde e piscicultores. Na Feira Livre Municipal a venda de peixes será nos dias 27 e 28 de março, mas a venda nas propriedades depois de amanhã. A extensionista da Epagri, LEONILDA VILLANI, que coordena a organização da Feira do Peixe, ressaltou que estarão disponíveis para a população peixes de diversas espécies e tamanhos. O cronograma da venda de peixes vai começar no dia 15 de março e segue até o final do mês.
A feira do peixe deste ano terá comercialização dos produtos em cinco pontos. Além da feira livre, o pescado será vendido nas propriedades dos piscicultores. No pesqueiro de JAIRO IZÉ JUNIOR, no bairro Progresso, a venda começa no dia 15 de março. Na propriedade de EGON BAUERMANN, na Linha Barra do Guamerim, a venda começa no dia 23 de março. ADILSON MOSS, da Linha Alto Guamerim, vai participar apenas da feira livre municipal. O piscicultor AGOSTINHO LAUERMANN vai vender na propriedade que fica na Linha Alto Guamerim a partir da semana que vem. Todos os produtores também estarão na feira do peixe nos dias 27 e 28 na Feira Livre Municipal.
O vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI assinou, nesta terça-feira, as ordens de serviço para a construção de muros em creches e escolas da rede municipal de ensino. A assinatura ocorreu em ato realizado na tarde de ontem no salão nobre da prefeitura. O município vai investir 881 mil reais para a construção de muros no CEI Mundo Mágico do bairro São Gotardo, no CEI Sonho Infantil do São Luiz, no CEI Tio Patinhas do bairro São Jorge e na escola Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira do Estrela. De acordo com a secretária de Educaçao, SISSE VELOSO, em uma segunda etapa será licitada a construção de muros em outros seis educandários que também possuem essa necessidade.
A construção de muros em escolas e creches integra uma série de ações da Administração Municipal para garantir a segurança dos alunos, pais e profissionais que trabalham na rede municipal de ensino. A afirmação é do vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI. Ele lembrou que já foram instaladas câmeras e sistema de segurança eletrônica, e, desde o início deste ano letivo, todas as unidades educacionais do Município contam com zeladores. O secretário de Planejamento, ADRIANO STÜRMER, acrescentou que ainda será licitada, na modalidade de registro de preços, a instalação de gradis metálicos nas unidades que apresentam esta demanda. Ele disse que essa modalidade de licitação permitirá que estes investimentos, que podem girar em torno dos sete milhões de reais, ocorram dentro da disponibilidade financeira da municipalidade.
O vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI, também assinou, ontem à tarde, a ordem de serviço para as obras de reforma e adequações de uma estrutura cedida pela Unoesc, para implantação do Centro de Inovação e Tecnologia. A secretária municipal de Desenvolvimento Sustentável, INDIANARA HERBERT, explicou que o centro de inovação é uma parceria entre o Município, a Unoesc e o CITEOSC. Ela disse que a universidade está cedendo o espaço e a Administração Municipal fará as adequações necessárias para a funcionalidade do centro de inovação que será gerido pelo CITEOSC. O CIT funcionará como uma incubadora para novas empresas que pretendem desenvolver projetos e estudos nesta área. A reforma de 163 metros quadrados vai custar 137 mil reais e contempla dois pavimentos, contendo oito salas para incubadores.
A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina abriu, nesta terça-feira, uma série de encontros regionais para discutir o planejamento das ações para 2024. Ao todo, serão 16 encontros regionais com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. O primeiro deles ocorreu na manhã desta terça no Centro de Treinamentos da Epagri de São Miguel do Oeste. Durante o evento, a Fetaesc também ouviu os sindicatos para definir a pauta de reivindicações para o Grito da Terra Brasil. A etapa nacional do Grito da Terra está marcada para os dias 21 e 22 de maio. Já a etapa estadual deve ocorrer em junho.
De acordo com o presidente da Fetesc, WALTER DRESCH, algumas questões são prioritárias e devem constar na pauta de reivindicações da federação para este ano. Ele explicou que a entidade vai cobrar políticas públicas que desapareceram da vida dos agricultores, com o preço do leite, habitação rural e a sucessão rural. DRESCH citou que a agricultura precisa de uma atenção maior por parte dos governos. A estimativa é de que o Grito da Terra Brasil reúna 10 mil agricultores em Brasilia. Dresch disse que a intenção é fazer uma grande mobilização “para não voltar de mãos vazias da capital federal”.
O presidente da Fetaesc, WALTER DRESCH, cobrou uma abertura maior do governo do estado para a participação das entidades ligadas a agricultura em Santa Catarina. Ele esteve no Peperi Entrevista desta terça-feira e fez uma crítica ao governador JORGINHO MELLO. DRESCH disse que o governo precisa se aproximar mais dos sindicatos e da federação para construir as ações que a agricultura catarinense precisa. Ele afirmou que essa distância também existia nos governos anteriores, mas aumentou agora e que o governador precisa dar uma explicação para os agricultores.
A Polícia Militar prendeu uma mulher suspeita de tráfico de drogas nesta terça-feira em São João do Oeste. Por volta das nove e meia, a PM foi acionada para deslocar até uma residência localizada na Rua Paraná, no centro da cidade, para averiguar uma denúncia de Perturbação do Trabalho ou Sossego. Ao chegar no local, a PM fez uma consulta ao sistema e constatou que havia um Mandado de Prisão ativo contra a moradora pelo crime de Tráfico de Drogas. Diante do fato, a mulher de 46 anos foi presa e levada para o Presídio de São Miguel do Oeste.
Um idosa, de 74 anos, ficou ferida ao cair de uma altura de aproximadamente quatro metros em posto de combustível no município de Santa Helena. O acidente aconteceu por volta das sete e meia na avenida Brasília, centro da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a idosa relatou que estava lavando o pátio do posto de combustível quando chegou muito próximo ao local onde estava ocorrendo amanutenção dos tanques de combustível. Ela se desequilibrou e caiu no buraco de aproximadamente 4 metros de profundidade. A mulher sofreu escoriações nas pernas e na coluna. Ela queixava-se de fortes dores na região da coluna lombar e dorsal, bem como no torax. Os bombeiros imobilizaram a vítima em maca rígida. Ela teve que ser içada com o auxílio de cabos para ser retirada do local. A idosa foi levada para o Hospital de Tunapolis.
A Divisão de Investigação Criminal de Fronteira de São Lourenço do Oeste prendeu, nesta terça-feira, duas pessoas suspeitas do assassinato de JUARI PERÃO, 42 anos. O crime aconteceu no estacionamento de um supermercado de São Lourenço do Oeste na noite de segunda-feira. A vítima foi morta a tiros por um homem que fugiu em uma motocicleta logo depois do crime. Nesta terça-feira, menos de 24 horas depois do homicídio, a Polícia Civil prendeu um homem de 48 anos e uma mulher de 41 anos de idade suspeitos de participação no assassino. As prisões dos dois suspeitos foram autorizadas pela Justiça a pedido da Polícia Civil.
Os indícios colhidos pela Polícia Civil reforçaram a suspeita de que a ex-esposa da vítima, juntamente com o atual companheiro, teriam arquitetado e auxiliado na execução do homicídio desta semana em São Lourenço do Oeste. A informação é do delegado WILHERM NEGRÃO. Com o apoio da Polícia Científica de São Lourenço do Oeste, os policiais civis localizaram a motocicleta e a pistola nove milímetros usados no crime. A moto e a arma estavam escondidos em uma área de mata.m A pistola foi encontrada pelo cão “Colleman” do Núcleo de Operações com Cães da Delegacia Regional de Polícia. A investigação, que deverá ser encerrada em até trinta dias, prossegue sob sigilo junto a DIC-Fron de São Lourenço do Oeste. Agora, a Polícia Civil trabalha para apontar a motivação, a participação de cada suspeito no crime e a identificação de outros eventuais envolvidos.