ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 13 03 2021

-GUEDES DIZ PRETENDER COMEÇAR A PAGAR AUXÍLIO EMERGENCIAL AINDA EM MARÇO

-CELESC TEM LUCRO DE HISTÓRICO DE 518 MILHÕES EM 2020

-DEBATE NA PEPERI DISCUTE IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR

-PROPRIETÁRIOS DE BARES PEDEM FLEXIBILIZAÇAO DAS MEDIDAS RESTRITIVAS NO SETOR

-MUNICÍPIO JÁ VACINOU MAIS DE TRES MIL 450 PESSOAS CONTRA O CORONAVÍRUS

-POLÍCIA MILITAR ALERTA PARA GOLPE DA VACINA CONTRA A COVID NA REGIÃO

-RAPAZ É PRESO COM CERCA DE UM QUILO DE MACONHA DENTRO DE CARRO NA BR 163

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 57 centavos. O euro está valendo seis reais e 64 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

O Ministério Público boliviano ordenou a prisão da ex-presidente JEANINE ÁÑEZ e cinco de seus ex-ministros. O ex-ministro da Energia, RODRIGO GUZMÁN, já foi preso em Trinidad. Os outros ministros buscados pelo MP são ARTURO MURILLO, YERKO NÚÑEZ, LUIS FERNANDO LÓPEZ e ÁLVARO COIMBRA. Eles são investigados por envolvimento na derrubada do governo de EVO MORALES em 2019. A acusação do MP inclui terrorismo, traição e conspiração. Por meio de sua conta no Twitter, a ex-presidente ÁÑEZ disse que “a perseguição política já começou". A esquerda voltou ao poder na Bolívia no final do ano passado, quando o atual presidente, LUIS ARCE, venceu a eleição nacional.

Desde a noite desta sexta-feira, a maior parte do Chile voltou para a quarentena nos finais de semana, devido ao aumento de contágios. Algumas cidades entram num regime de lockdown total. A medida ocorre no momento em que o Chile chega a condição de país que vacina mais rápido no mundo em relação à sua população. A quantidade de vacinas diárias aplicadas no Chile ultrapassou a de Israel, até então o líder. O país aplica em média 200 mil doses por dia. Até agora, o Chile já vacinou quatro milhões 618 mil pessoas, equivalentes a 24 por cento da população total.

A cidade de Mineápolis, nos Estados Unidos, anunciou nesta sexta-feira ter chegado a um acordo na justiça pela morte de GEORGE FLOYD. Cerca de 27 milhões de dólares serão destinados à família do ex-segurança negro. A família de FLOYD deu entrada, ainda em julho do ano passado, em um processo na justiça federal americana contra a cidade e quatro policiais do município. Eles são acusados pelo uso excessivo de força e violação dos direitos constitucionais. FLOYD morreu após ser imobilizado em uma abordagem policial. O agente DEREK CHAUVIN, um policial branco, começou a ser julgado nesta semana.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta sexta-feira que o governo pretende pagar ainda em março, mas ressalvou que a primeira parcela da retomada do auxílio emergencial pode ficar para abril. A previsão leva em consideração a promulgação da PEC Emergencial, marcada para a próxima segunda-feira no Congresso Nacional. O texto abre caminho para a retomada do auxílio, mas o governo ainda deve editar uma medida provisória com as regras da nova rodada de pagamento do benefício. Nesta semana, GUEDES afirmou que a nova rodada do auxílio emergencial contemplará valores entre 175 e 375, dependendo da composição das famílias beneficiadas. Ainda, segundo ele, o valor médio será de 250.

O ministro EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta sexta-feira manter a decisão que anulou as condenações do ex-presidente LULA pela Lava Jato na Justiça Federal do Paraná. FACHIN Fachin anulou as condenações na segunda-feira. Com isso, LULA recuperou os direitos políticos e voltou a ser elegível. Nesta sexta, a Procuradoria Geral da República recorreu da decisão e pediu ao ministro que reconsiderasse o entendimento ou submetesse o caso ao plenário do STF. FACHIN então, abriu prazo de cinco dias para que os advogados de LULA se manifestem sobre o recurso da PGR. Depois da defesa entregar as considerações, o ministro levará o caso para julgamento no plenário.

O Ministério da Saúde assinou nesta sexta-feira contrato para compra de 10 milhões de doses da Sputnik V, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya. O anúncio do ministério ocorre um dia após governadores e prefeitos também anunciarem seus próprios acordos para fornecimento de doses. O cronograma previsto pelo ministério prevê a entrega de 400 mil doses até o final de abril, dois milhões no fim de maio e sete milhões e 600 mil doses em junho. A vacina não conta com aval da Anvisa. Os responsáveis pelo imunizante ainda precisam realizar o pedido de uso emergencial. Para apoiar a comercialização no país, os russos firmaram parceria com a farmacêutica brasileira União Química.

No ano que enfrentou pandemia, o ciclone bomba e três tornados, a Celesc, empresa de energia de Santa Catarina, obteve o maior lucro líquido da sua história. O valor chegou a 518 milhões e 700 mil reais, com crescimento de 82 por cento frente ao do ano anterior. O resultado do quarto trimestre alcançou 233 milhões de reais, o que significa um lucro líquido 257 por cento superior ao dos mesmos meses de 2019. O resultado melhor em 2020 foi obtido principalmente pelo aumento de quatro e meio por cento do consumo residencial e gestão dos custos e despesas realizada durante o ano. O Grupo Celesc obteve receita líquida de oito bilhões e 300 milhões de reais no ano.

A Secretaria de Estado da Saúde e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina anunciaram nesta sexta-feira o fim das transferências de pacientes catarinenses internados com Covid-19 para hospitais do Espírito Santo. As transferências já haviam sido suspensas por dois dias na terça-feira. Agora, não serão mais feitas. Os aviões do Estado e dos bombeiros fizeram cinco das 16 transferências previstas. Segundo o governo de SC, o motivo da suspensão das demais transferências seria o “aumento da demanda de pacientes capixabas nas unidades de saúde do Estado. O último balanço do governo do Espírito Santo mostrava taxa de ocupação de 84 vírgula 53 por cento dos leitos de UTI.

A Associação de Hospitais de Santa Catarina enviou um documento ao governo estadual nesta sexta-feira afirmando que é eminente a possibilidade de falta de medicamentos nas unidades de saúde catarinenses. O problema atinge os medicamentos usados para tratar sintomas de pacientes com a Covid-19 e também os chamados "kit entubação", utilizados nos casos graves da doença. Segundo a entidade, hospitais e clínicas têm estoque insuficiente e enfrentam também dificuldade de encontrar os remédios no mercado, além de alto custo dos insumos. Já o Estado afirma que "não há falta de medicamentos do kit entubação", mas reconhece "risco de desabastecimento de itens importantes".

A Unoesc de São Miguel do Oeste abriu inscrições para dois novos cursos técnicos. São os cursos de Enfermagem e Estética. As capacitações serão oferecidas na modalidade presencial e noturno. Para a Pró-reitora acadêmica da Unoesc, professora LINDAMIR GADLER, os cursos técnicos são uma resposta da Unoesc diante das demandas e necessidades levantadas na região. Ela explicou que os cursos foram definidos a partir de uma análise de mercado que apontou a necessidade desses profissionais no mercado. A professora disse ainda que esse é um caminho rápido com baixo investimento para adquirir conhecimentos específicos e buscar uma inserção imediata no mercado de trabalho.

O Peperi Debates deste sábado falou sobre os impactos das novas tecnologias no ensino superior. A pandemia do coronavírus acabou antecipando um quadro que já estava se desenhando nas universidades e o programa de hoje analisou como o uso de tecnologias, práticas e ferramentas afeta a produção do conhecimento científico. O debate reuniu o diretor acadêmico da Unoesc, EDUARDO CHIELLE, o diretor da Faculdade Senac, ADILSON ALMEIDA e o coordenador de extensão da UCEFF, KURLAN FREI. As fotos e o áudio do programa estão no portal da Peperi na internet.

O emprego de tecnologias digitais e remotas no ensino superior vinha ocorrendo de forma complementar e singela, mas com a chegada do coronavírus, as universidade se viram obrigadas a inserir, quase que na totalidade, essas ferramentas no ensino superior. A análise é do diretor acadêmico da Unoesc, EDUARDO CHIELLE. Ele disse o modelo predominante é o híbrido, mas mesmo nas atividades presenciais as ferramentas digitais estão mais presentes. CHIELLE comentou que essa realidade vai continuar por muito tempo e que as universidade precisam ajustar tudo isso para reduzir os impactos negativos desse quadro. O diretor acadêmico da Unoesc ressaltou que esse momento possibilita uma autonomia educacional muito grande para os estudantes. Um dos desafios, segundo CHIELLE é formar profissionais com conteúdo, habilidades e competências para o exercício da profissão.

O emprego de tecnologias digitais no ensino superior vem se consolidando há algum tempo e foi intensificado com a pandemia do coronavírus. A observação é do coordenador de extensão da UCEFF, KURLAN FREI. De acordo com ele, a universidade, de forma geral, capacitou os professores para o uso de tecnologias e emprego de novas ferramentas do processo ensino aprendizagem. Além disso, houve uma migração de cursos e conteúdo para as plataformas digitais. FREI comentou que esse processo foi acelerado pela pandemia do coronavírus e antecipou uma realidade que viria em cinco ou 10 anos. Ele destacou que o desafio desse momento também atinge os estudantes que precisam assumir um protagonismo maior. Na visão do professor, as universidades precisam trabalhar para ajustar o uso das tecnologias de modo que o impacto negativo seja o menor possível para os estudantes.

A pandemia do coronavírus atingiu a todos os setores e forçou mudanças significativas no ensino superior. O comentário é do diretor do Senac, ADILSON ALMEIDA. Ele disse que cada instituição teve que repensar as suas estruturas e se reinventar para continuar cumprindo a sua missão que é a formação de pessoas para a vida. Segundo ALMEIDA, houve todo um trabalho das equipes técnicas e de professores para mudar a realidade. Ele citou que toda mudança tem impactos positivos e negativos e no ensino superior no momento atual não é diferente. ALMEIDA destacou que a tecnologia está inserida e que agora é hora de ajustar e refinar os processos para melhorar a qualidade do ensino. Outro ponto importante é pensar qual a estrutura que o estudante tem para acessar o ensino superior a partir das novas tecnologias usadas pelas universidades.

A Associação dos Piscicultores de São Miguel do Oeste está otimista com as vendas de peixes para a Semana Santa. A informação é do presidente da entidade, BENÍCIO HERBES. De acordo com ele, a expectativa é positiva, apesar das mais diversas situações que acabaram impactando as propriedades. Segundo BENECIO, a forte estiagem enfrentada pelos produtores foi prejudicial para o setor. Ele citou que muitos tiveram que fazer o descarte de emergência e realizaram a comercialização antes do previsto. O presidente da associação explicou que a estiagem afetou o desenvolvimento dos peixes e a maioria dos animais são de pequeno porte. Ele acredita que isso deve ter impacto nas vendas desse ano.

A Associação dos Piscicultores de São Miguel do Oeste vai realizar uma reunião para verificar detalhes como datas e horários possíveis para a realização da tradicional feira do peixe, na Feira Livre Municipal. De acordo com o presidente da entidade, BENICIO HERBES, a ideia é verificar a quantidade de dias que a feira poderá ocorrer e de qual forma e com quais cuidados ela deve ser realizada. BENECIO projetou que, devido à pandemia causada pelo coronavírus, as vendas devem se concentrar nas propriedades, porém, com todos os cuidados e protocolos de saúde exigidos diante da situação atual da doença no Extremo Oeste de Santa Catarina.

Apesar da expectativa positiva com as vendas na Semana Santa, a Associação dos piscicultores já admite que a quantidade de peixes vendidos deve ser menor do que em anos anteriores. A projeção é do presidente da entidade, BENECÍO HERBES. Ele disse que em edições passadas, as vendas variaram entre 20 e 24 toneladas. O piscicultor não fixou um número estimado para este ano, mas a quantidade deve ser menos do na semana santa de 2020. Ele disse ainda que nesta edição, a quantidade de peixes maiores também está escassa e por isso a maior venda deve ser de filé de tilápia.

O deputado estadual do PT, FABIANO DA LUZ, confirmou, nesta sexta-feira, a destinação de uma emenda de 150 mil reais para o município de São Miguel do Oeste. A informação foi repassada pessoalmente ao prefeito WILSON TREVISAN durante um encontro na manhã de ontem na prefeitura. O valor, quando liberado, será investido pela Administração Municipal no programa Passeio Popular. O vereadora MARIA TEREZA também participou do encontro. O prefeito TREVISAN afirmou que todo auxílio que venha para a população é sempre bem-vindo. Ainda não há uma informação exata sobre quando o valor da emenda deve ser repassado ao município.

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina realizou na tarde desta sexta-feira uma reunião com o senador JORGINHO MELLO para discutir a construção da ponte entre Itapiranga e Barra do Guarita. O senador disse que a infraestrutura é um gargalo de todo o Estado e a federalização da SC 163 em Santa Catarina e da RS 163 no lado gaúcho é indispensável para que o projeto da ponte avance. Ele destacou que as bancadas de deputados e senadores dos dois estados devem se comprometer com essa ideia. JORGINHO assumiu o compromisso de falar com o ministro de Infraestrutura, tarcísio gomes de freitas, para agilizar a federalização das duas estradas. Durante o encontro, o vice-presidente da Facisc, MAIKEL FREY reforçou que a ponte é um fator determinante para que essa região consiga se desenvolver ainda mais.

O Lions Clube São Miguel Universidade lançou uma campanha para arrecadar donativos ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A campanha SOS Covid pretende destinar as doações para os pacientes internados com a doença na unidade. A colaboração pode ocorrer de duas formas. Uma delas é a doação de depósitos em dinheiro na agencia da Caixa Econômica Federal de São Miguel do Oeste. A conta poupança é a de número 7566 dígito dois. A outra opção é a doação de materiais como fraldas geriátricas, cremes hidratantes, creme dental, óleo de girassol cicatrizante, escovas de dentes e travesseiros com capa de higienização. As doações podem ser feitas para os integrantes do Lions Clube São Miguel Universidade.

As vereadoras MARIA TEREZA CAPRA do PT e CRIS ZANATTA do PSDB apresentaram uma indicação para que a prefeitura estude a possibilidade de rever e conceder adicional de insalubridade para professores de educação infantil e auxiliares de creche. As vereadoras ressaltam que o adicional de insalubridade é uma vantagem pecuniária garantida a todos os trabalhadores que estão em condições de risco à saúde. Para justificar o pedido, elas citam que professores de educação infantil e auxiliares de creche exercem atividades relativas ao cuidado e higiene de crianças. MARIA TEREZA e CRIS afirmaram que professores e auxiliares estão expostas a um grande risco de agentes biológicos, inclusive do coronavírus e isso justifica o pagamento do adicional de insalubridade.

O direito de receber um adicional de insalubridade para professores e auxiliares de creche é um direito previsto na Constituição Federal. A afirmação é das vereadoras MARIA TEREZA CAPRA do PT e CRIS ZANATTA do PSDB. Elas citaram que além de atender um normativo legal registrado na Constituição, a proposição aprovada pela câmara nesta semana, buscar corrigir uma eventual fragilidade jurídica em que estaria incorrendo o município ao não fornecer o adicional de insalubridade para esses profissionais. A indicação, aprovada por unanimidade, será encaminhada ao prefeito WILSON TREVISAN.

Um grupo de proprietários de bares da cidade está pedindo a flexibilização das medidas restritivas impostas ao setor. Na tarde desta sexta-feira, eles foram até a prefeitura e entregaram um documento ao prefeito WILSON TREVISAN. O setor quer que o município siga o decreto estadual e permita o funcionamento dos bares com até 25 por cento da capacidade máxima. Outro pedido é para que as empresas possam comercializar bebidas. O decreto municipal em vigência até o dia 23 deste mês proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos. De acordo com a procuradora do município, BARBARA RODRIGUES, o documento será remetido ao Comitê de Crise do coronavírus. O pedido dos empresários será analisado pelo órgão.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou uma saída de isolamento nesta sexta-feira. Pela primeira vez no mês de março, o Hospital fechou 24 horas sem registrar nenhuma morte por Covid-19. A ocupação de hoje é de 25 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria, são 14 confirmados. 17 pacientes ainda aguardam transferência para leitos de UTI. Dessa fila, 15 estão no Pronto Socorro e dois estão na enfermaria.Em São Miguel do Oeste, 19 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta sexta-feira. Outros 49 pacientes entraram para a lista de recuperados. No total, três mil 681 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais três mil 422 já se recuperaram e 230 ainda estão com o vírus ativo.

A secretaria de saúde de São Miguel do Oeste divulgou um balanço da vacinação dos idosos e profissionais da saúde contra o coronavírus. Até agora, o município já imunizou três mil 456 pessoas. O número representa pouco mais de oito por cento da população total. Dos vacinados, 846 receberam as duas doses da vacina e dois mil 610 tiveram a primeira dose aplicada. Ao todo, a cidade recebeu três mil 532 doses do imunizante. Até agora, foram vacinados idosos acima dos 78 anos e profissionais da saúde.

Supostos agentes do Ministério da Saúde estão aplicando o golpe da vacina contra a Covid na região. Segundo a Polícia Militar, os estelionatários estão se aproveitando da pandemia para obter dinheiro de forma ilegal. Os golpistas se apresentam comorepresentantes do Ministério da Saúde e informam as vítimas que estão fazendo um cadastro para a pessoa receber a vacina. Em seguida, eles afirmam que vão encaminhar um código por mensagem, pelo qual a pessoa deve confirmar alguns dados e fazer o cadastro. Este código, na verdade, é aquele que a pessoa faz quando quer mudar de aparelho no WhatsApp e, por meio dele, os bandidos conseguem clonar o número. Em seguida, eles usam o whats clonado para pedir dinheiro aos familiares da vítima. A PM orienta as pessoas não confirmar nenhum código e não repassar nenhuma informação.

A Polícia Civil de Bandeirante instaurou um Termo Circunstanciado contra dirigentes de uma comunidade rural para apurar um crime de infração de medida sanitária preventiva por realizar festa, com jogo de 48 e consumo de bebidas alcoólicas, promovendo aglomeração de pessoas. No dia sete de fevereiro de 2021 foi realizada uma festa em uma comunidade no interior com a participação de aproximadamente 60 pessoas, em desrespeito às normas sanitárias vigentes. Os responsáveis pelo evento foram compromissados a comparecer no Juizado Especial da Comarca, e, em razão do fato, firmaram transação penal. Cada um deles comprometeu em pagar o valor de dois mil reais para compensar o crime cometido.

Um rapaz foi preso em flagrante nesta sexta-feira por tráfico de drogas. A prisão ocorreu na noite de ontem na BR 163 em Guaraciaba. Uma guarnição da Polícia Militar abordou um Gol na rodovia. Durante a revista do carro, foram encontrados cerca de um quilo de maconha, 42 gramas de cocaína, 710 reais em dinheiros e dois telefones celulares. O condutor do carro foi preso e flagrante e levado para a delegacia de polícia. Na casa do suspeito, a PM encontrou mais uma quantidade de drogas. A operação contou com a participação de policiais da Rádio Patrulha, do PPT e da equipe do canil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.