-GUEDES DIZ PRETENDER COMEÇAR A PAGAR AUXÍLIO EMERGENCIAL AINDA EM MARÇO
-CELESC TEM LUCRO HISTÓRICO DE 518 MILHÕES EM 2020
-HOSPITAL DE MONDAÍ INICIA INTERNAÇÕES DE PACIENTES COM CORONAVÍRUS
-DESCANSO DIVULGA NOVO DECRETO EM RELAÇÃO À PANDEMIA
-SUPOSTOS AGENTES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE APLICAM GOLPE DA VACINA DO COVID-19
-ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE TUNÁPOLIS SEGUE COM AULAS REMOTAS
-POLICIAL QUE USOU VIATURA PARA FIM PARTICULAR É CONDENADO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
-INCÊNDIO QUEIMA TRÊS E MEIO QUILÔMETROS QUADRADOS DE MATA NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 14graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 57centavos. O euro está valendo seis reais e 64centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O Ministério Público boliviano ordenou a prisão da ex-presidente JEANINE ÁÑEZ e cinco de seus ex-ministros. O ex-ministro da Energia, RODRIGO GUZMÁN, já foi preso em Trinidad. Os outros ministros buscados pelo MP são ARTURO MURILLO, YERKO NÚÑEZ, LUIS FERNANDO LÓPEZ e ÁLVARO COIMBRA. Eles são investigados por envolvimento na derrubada do governo de EVO MORALES em 2019. A acusação do MP inclui terrorismo, traição e conspiração. Por meio de sua conta no Twitter, a ex-presidente ÁÑEZ disse que “a perseguição política já começou". A esquerda voltou ao poder na Bolívia no final do ano passado, quando o atual presidente, LUIS ARCE, venceu a eleição nacional.
Desde a noite desta sexta-feira, a maior parte do Chile voltou para a quarentena nos finais de semana, devido ao aumento de contágios. Algumas cidades entram num regime de lockdown total. A medida ocorre no momento em que o Chile chega a condição de país que vacina mais rápido no mundo em relação à sua população. A quantidade de vacinas diárias aplicadas no Chile ultrapassou a de Israel, até então o líder. O país aplica em média 200 mil doses por dia. Até agora, o Chile já vacinou quatro milhões 618 mil pessoas, equivalentes a 24 por cento da população total.
A cidade de Mineápolis, nos Estados Unidos, anunciou nesta sexta-feira ter chegado a um acordo na justiça pela morte de GEORGE FLOYD. Cerca de 27 milhões de dólares serão destinados à família do ex-segurança negro. A família de FLOYD deu entrada, ainda em julho do ano passado, em um processo na justiça federal americana contra a cidade e quatro policiais do município. Eles são acusados pelo uso excessivo de força e violação dos direitos constitucionais. FLOYD morreu após ser imobilizado em uma abordagem policial. O agente DEREK CHAUVIN, um policial branco, começou a ser julgado nesta semana.
-GUEDES DIZ PRETENDER COMEÇAR A PAGAR AUXÍLIO EMERGENCIAL AINDA EM MARÇO
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta sexta-feira que o governo pretende pagar ainda em março, mas ressalvou que a primeira parcela da retomada do auxílio emergencial pode ficar para abril. A previsão leva em consideração a promulgação da PEC Emergencial, marcada para a próxima segunda-feira no Congresso Nacional. O texto abre caminho para a retomada do auxílio, mas o governo ainda deve editar uma medida provisória com as regras da nova rodada de pagamento do benefício. Nesta semana, GUEDES afirmou que a nova rodada do auxílio emergencial contemplará valores entre 175 e 375, dependendo da composição das famílias beneficiadas. Ainda, segundo ele, o valor médio será de 250.
O ministro EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta sexta-feira manter a decisão que anulou as condenações do ex-presidente LULA pela Lava Jato na Justiça Federal do Paraná. FACHIN Fachin anulou as condenações na segunda-feira. Com isso, LULA recuperou os direitos políticos e voltou a ser elegível. Nesta sexta, a Procuradoria Geral da República recorreu da decisão e pediu ao ministro que reconsiderasse o entendimento ou submetesse o caso ao plenário do STF. FACHIN então, abriu prazo de cinco dias para que os advogados de LULA se manifestem sobre o recurso da PGR. Depois da defesa entregar as considerações, o ministro levará o caso para julgamento no plenário.
O Ministério da Saúde assinou nesta sexta-feira contrato para compra de 10 milhões de doses da Sputnik V, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya. O anúncio do ministério ocorre um dia após governadores e prefeitos também anunciarem seus próprios acordos para fornecimento de doses. O cronograma previsto pelo ministério prevê a entrega de 400 mil doses até o final de abril, dois milhões no fim de maio e sete milhões e 600 mil doses em junho. A vacina não conta com aval da Anvisa. Os responsáveis pelo imunizante ainda precisam realizar o pedido de uso emergencial. Para apoiar a comercialização no país, os russos firmaram parceria com a farmacêutica brasileira União Química.
-CELESC TEM LUCRO HISTÓRICO DE 518 MILHÕES EM 2020
No ano que enfrentou pandemia, o ciclone bomba e três tornados, a Celesc, empresa de energia de Santa Catarina, obteve o maior lucro líquido da sua história. O valor chegou a 518 milhões e 700 mil reais, com crescimento de 82 por cento frente ao do ano anterior. O resultado do quarto trimestre alcançou 233 milhões de reais, o que significa um lucro líquido 257 por cento superior ao dos mesmos meses de 2019. O resultado melhor em 2020 foi obtido principalmente pelo aumento de quatro e meio por cento do consumo residencial e gestão dos custos e despesas realizada durante o ano. O Grupo Celesc obteve receita líquida de oito bilhões e 300 milhões de reais no ano.
A Secretaria de Estado da Saúde e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina anunciaram nesta sexta-feira o fim das transferências de pacientes catarinenses internados com Covid-19 para hospitais do Espírito Santo. As transferências já haviam sido suspensas por dois dias na terça-feira. Agora, não serão mais feitas. Os aviões do Estado e dos bombeiros fizeram cinco das 16 transferências previstas. Segundo o governo de SC, o motivo da suspensão das demais transferências seria o “aumento da demanda de pacientes capixabas nas unidades de saúde do Estado. O último balanço do governo do Espírito Santo mostrava taxa de ocupação de 84 vírgula 53 por cento dos leitos de UTI.
A Associação de Hospitais de Santa Catarina enviou um documento ao governo estadual nesta sexta-feira afirmando que é eminente a possibilidade de falta de medicamentos nas unidades de saúde catarinenses. O problema atinge os medicamentos usados para tratar sintomas de pacientes com a Covid-19 e também os chamados "kit entubação", utilizados nos casos graves da doença. Segundo a entidade, hospitais e clínicas têm estoque insuficiente e enfrentam também dificuldade de encontrar os remédios no mercado, além de alto custo dos insumos. Já o Estado afirma que "não há falta de medicamentos do kit entubação", mas reconhece "risco de desabastecimento de itens importantes".
-HOSPITAL DE MONDAÍ INICIA INTERNAÇÕES DE PACIENTES COM CORONAVÍRUS
-DESCANSO DIVULGA NOVO DECRETO EM RELAÇÃO À PANDEMIA
-MUNICÍPIO VACINA IDOSOS DE 77 ANOS NESTE SÁBADO
-SUPOSTOS AGENTES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE APLICAM GOLPE DA VACINA DO COVID-19
-ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE TUNÁPOLIS SEGUE COM AULAS REMOTAS
Comissão Mista do movimento Pró-Ponte sobre o rio Uruguai conquista novos apoiadores. A mobilização que visa construção de ponte ligando Itapiranga a Barra do Guarita teve mais um importante evento ontem, em busca de participação do governo federal no projeto. O senador JORGINHO MELLO participou de uma reunião online com prefeitos e diversas lideranças de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O prefeito de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS participou da reunião virtual na tarde desta sexta-feira. A audiência aconteceu com o objetivo de apresentar a demanda do movimento e sensibilizar o senador sobre a necessidade da construção da ponte. O prefeito de Itapiranga fez avaliação positiva do encontro que fortalece a mobilização das lideranças em favor da ponte.
RIBAS destaca que a construção da ponte no rio Uruguai não é apenas uma demanda dos municípios de Itapiranga e Barra do Guarita, pois a obra trará benefícios para toda a região. O movimento avalia que o impacto será positivo em diversas frentes para impulsionar o desenvolvimento e crescimento regional. Na sua manifestação, o senador JORGINHO MELLLO disse que se esforçará ao máximo para apoiar o movimento e defender o pleito no Governo Federal. O senador destacou que o primeiro passo deverá ser a federalização das rodovias SC-163 e RS-163, no lado catarinense e gaúcho. Conforme JORGINHO MELLO, a união das bancadas dos dois estados também irá somar ao projeto de construção da ponte sobre o rio Uruguai.
Fórum da Aliança Láctea Sul Brasileira discute ações nos três estados do sul. Objetivo é melhorar a relação entre produtor de leite e indústria, para acabar com os acordos informais que não oferecem segurança nos diferentes seguimentos. O desafio é implantar a formalização das relações dos elos da cadeia produtiva, especialmente entre produtor e indústria. Lideranças do setor produtivo de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul discutem medidas que devem ser adotadas para a profissionalização. Segundo o palestrante e consultor, ex-secretário da Agricultura de Santa Catarina, AIRTON SPIES é preciso proporcionar maior segurança ao produtor com menor variação de preço. Já a indústria também terá benefícios com matéria prima de qualidade e com padronização para atender contratos com foco na exportação.
AIRTON SPIES avalia que o céu e o inferno estão muito próximos no faturamento do produtor de leite, com momento de pagamento que proporciona bom lucro e repentinamente ocorre uma queda que ocasiona abandono da atividade. O encontro da Aliança Láctea Sul Brasileira desta semana abordou a problemática na cadeia leiteira. A alternativa está na exportação com competitividade mundial como ocorre na suinocultura e avicultura. AIRTON SPIES aponta justamente estas atividades como referência e diz que o leite também vai passar para um sistema de integração de fidelidade entre produtor e indústria e com vantagem para os dois setores. Reforça que a produção de leite com o cunho social não tem mais espaço, sendo preciso alta produtividade e qualidade nível internacional comparado ao Uruguai, Argentina, Austrália e Nova Zelândia.
Durante o encontro da Aliança Láctea foi apresentado um panorama e os principais gargalos e oportunidades para o setor produtivo. Entre os desafios levantados estão os preços pouco competitivos, qualidade da matéria-prima, carência de políticas públicas direcionadas ao setor e baixa coordenação da cadeia produtiva. O ex-secretário da Agricultura de Santa Catarina afirma que a situação está mudando ao longo dos últimos anos com produtores buscando especialização e atingindo níveis competitivos comparados aos melhores padrões internacionais. AIRTON SPIES destaca que Santa Catarina produz mais de três bilhões de litros de leite por ano e é o quarto maior produtor brasileiro. Com mais de 70 mil famílias envolvidas na atividade, o estado conta com 130 empresas que beneficiam o produto. Um dos grandes diferenciais do agronegócio catarinense é o cuidado extremo com a saúde animal.
Qualidade e preço competitivo garantem venda externa e torna o leite brasileiro competitivo. AIRTON SPIES diz que Santa Catarina está no caminho certo por ser o único estado brasileiro certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal como área livre de febre aftosa sem vacinação. No último ano, foi reconhecido com a menor prevalência de brucelose animal no país. Várias propriedades rurais da região já estão em situação privilegiada de competividade, porém a maioria dos produtores precisa evoluir. A projeção é de venda de 10 bilhões de litros de leite para o exterior até 2027. O mercado interno não comporta o aumento da produção e com isso o Brasil diminui o ritmo de produção ou investe no sistema produtivo e industrialização para exportar. SPIES aponta grande potencial de venda para China, Egito e vários países que precisam de leite.
Prazos de vencimento do IPTU e das taxas de alvará são prorrogados. De acordo com o responsável pelo Setor de Tributos de Descanso, FELIPE TERNUS, os prazos de vencimento das taxas de alvará e também do IPTU no município foram prorrogados por mais de um mês. Com as novas determinações, o IPTU, em cota única, poderá ser quitado até 15 de abril, enquanto as taxas de alvará poderão ser pagas até o dia 26 do mesmo mês. A decisão, segundo TERNUS, foi adotada em função do fechamento dos bancos, por 15 dias. O pagamento em cota única do IPTU até 15 de abril prevê desconto de 10%. No parcelamento, que pode ser feito em até oito vezes, também há desconto, dependendo do valor. A expectativa do Setor de Tributos é de que pelo menos 50% de todas as taxas de impostos serão quitadas de forma única.
Segundo FELIPE TERNUS, os contribuintes que optarem por postergar os prazos de vencimento devem reemitir os boletos através do site do município. O responsável pelo Setor de Tributos salienta que os carnês estão lançados desde janeiro, com prazo inicial para março, porém agora os novos carnês contam com a prorrogação até abril. A regularização do IPTU, segundo TERNUS, implica aos contribuintes a oferta da escritura, para formalizar a posse do imóvel que já têm há alguns anos. Ele enfatiza que agora ter um registro público com a verdadeira propriedade do imóvel é um compromisso do contribuinte. A partir do devido registro, os imóveis entram no cadastro imobiliário e passam a ter taxação. Dependendo do prazo em que o cadastro for efetuado, podem ser lançados ainda neste ano, ou em 2022, conforme o calendário fiscal. TERNUS salienta que a estimativa de arrecadação em IPTU é de um milhão e 300 mil reais. O recurso será aproveitado pelo município para fazer investimentos, especialmente no Setor de Urbanismo.
Hospital de Mondaí inicia internações de pacientes com coronavírus. Como o hospital de Mondaí conta com atendimento específico para a saúde mental, por meio da ala psiquiátrica, a Regional de Saúde dificultou a liberação do hospital para ofertar leitos direcionados a pacientes com Covid-19, devido ao risco de contaminação. O agravamento da pandemia na região, no entanto, possibilitou ao hospital do município também internar pacientes com o vírus. De acordo com o presidente da unidade hospitalar de Mondaí, PAULINHO STECKER, o atendimento iniciou nesta semana, com estrutura disponível para a nova demanda. STECKER salienta que o hospital já havia obtido tubos de oxigênio, que hoje totalizam 52, além de contar com dois respiradores e dois contradores de oxigênio.
O presidente do hospital admite que havia receio em relação ao início das internações por Covid, em virtude da necessidade de preservar os pacientes com outras enfermidades. Ainda assim, STECKER enfatiza que o hospital já estava preparado. Ele comenta que o quadro de profissionais foi ampliado na parte clínica e também foram adquiridos medicamentos. PAULINHO STECKER detalha que o hospital está praticamente dividido pelo meio para habilitar os 20 leitos para Covid-19. Segundo o presidente, houve mudança significativa nas estruturas, mas o hospital está funcionando, embora sempre haja pacientes esperando vagas. Nesta sexta-feira, um homem de 72 anos morreu por Covid-19 no hospital. STECKER lamenta o óbito, mas garante que toda equipe está se esforçando para salvar o máximo de pacientes.
Descanso divulga novo decreto em relação à pandemia. Nesta semana, o Comitê de Crise do município reuniu-se para discutir e avaliar o cumprimento das restrições definidas no final de fevereiro. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico de Descanso, PAULO LAUXEN, que também é articulador do Comitê de Crise, o novo decreto entra em vigor nesta segunda-feira. Entre outras medidas, as lanchonetes, os bares e restaurantes ficam restritos a comercializar por meio de delivery. Os clientes podem se deslocar até a entrada destes locais ou receber a encomenda por meio de drive thru, ou seja, dentro do próprio veículo. Segundo LAUXEN, está proibido consumir alimento ou bebida alcoólica em qualquer via pública, estabelecimento, ou praça. Isto exige a retirada da máscara, acessório que de acordo com o secretário ainda é o melhor sistema de proteção contra o Covid-19.
Durante a semana, os restaurantes podem servir almoço no local, enquanto as lanchonetes têm permissão para vender até às 22h, por meio de delivery. O município também determinou Toque de Recolher das 22h às 5h. PAULO LAUXEN destaca que o município obteve resultados significativos a partir do último decreto. Na primeira semana de vigência das restrições estabelecidas foram registrados 54 casos novos de coronavírus. Já na segunda semana, o número de novas infecções reduziu para 27. O secretário avalia que a expectativa era reduzir ainda mais, porém considera que os números representam um avanço importante para a situação de calamidade no estado e no Brasil. Ele ressalta que o município atua no sentido de evitar qualquer tipo de aglomeração e orienta as pessoas a usarem máscara, álcool em gel, manter o distanciamento social e sair de casa somente quando necessário, para evitar a transmissão do vírus.
Município vacina idosos de 77 anos neste sábado. A Secretaria de Saúde de Descanso recebeu nesta sexta-feira 70 doses da vacina contra Covid-19, do Instituto Butantan, fornecidas pelo Governo do Estado. A aplicação das vacinas ocorreu na manhã de hoje, novamente no sistema drive thru, em frente ao Centro de Saúde. A responsável pela sala de vacinas, DIRVANIA WRONSKI, lembra que os idosos que já foram diagnosticados com Covid-19 devem aguardar 30 dias após sair do isolamento para receber a vacina. Com as 70 doses para a faixa etária de 77 anos, Descanso vacinou, entre a primeira e a segunda dose, aproximadamente 600 pessoas até o momento.
Supostos agentes do Ministério da Saúde aplicam golpe da vacina do Covid-19. Estelionatários estão se aproveitando da pandemia e da lentidão na disponibilidade de vacinas do coronavírus para obter dinheiro de forma ilegal. O sargento MILTON WOLF, comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, alerta que os golpistas estão se passando por representantes do Ministério da Saúde e entram em contato com o pretexto de que irão cadastrar a pessoa para receber a vacina do Covid-19. Em seguida, informam que vão encaminhar um código por mensagem, pelo qual a pessoa deve confirmar esses números, para fazer o cadastro. Este código é aquele que a pessoa faz quando quer mudar de aparelho no WhatsApp e por meio dele, os bandidos conseguem clonar e fraudar o número, para então pedir dinheiro aos familiares da vítima.
O sargento orienta sobre dois fatores que as pessoas precisam cuidar. Em primeiro lugar, nunca informar o código que recebeu por meio de mensagens para qualquer pessoa. A outra situação é cuidar para também nunca oferecer ou fazer depósito de dinheiro quando alguém faz esse pedido, mesmo que seja algum familiar, vizinho ou amigo, pois nem sempre é essa pessoa que está solicitando. MILTON WOLF reitera que outra pessoa pode querer fazer esta clonagem e se aproveitar para pedir o dinheiro em alguma conta, ou para fazer pagamento de boleto com intuito de obter dinheiro de forma ilícita. Outros dois golpes também são comuns na região: do aluguel e do nude. No caso do aluguel, o estelionatário se passa por corretor de imóveis, pedindo que a vítima repasse o valor do aluguel. O suposto corretor diz que trocou o número do celular e pede para o inquilino fazer o depósito na conta que solicitar. WOLF reitera que normalmente, depois de fazer o depósito, a pessoa percebe que o cobrador não é o verdadeiro proprietário do imóvel, portanto adverte para não fazer a transferência sem ter 100% de certeza em relação ao destinatário.
O outro golpe, do nude, consiste numa suposta adolescente que começa a falar com homens nas redes sociais. Eles trocam mensagens picantes, fotos íntimas e no dia seguinte outra pessoa entra em contato dizendo que é o pai da suposta menina e que quer dinheiro para não fazer boletim de ocorrência. Segundo WOLF, os estelionatários alegam ainda que a menina precisaria de recursos para fazer tratamento psicológico por ter passado por constrangimento ilegal, ou por ter surtado e quebrado os móveis da casa em decorrência destas fotos e mensagens. Os bandidos chegam a se passar por delegados ou psicólogos para obter dinheiro de forma ilegal, e ainda ameaçam divulgar as fotos íntimas da vítima para outras pessoas. O comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste orienta para as pessoas se certificarem em relação à idade dos contatos que mantém nas redes sociais e não fazer depósito duvidoso, já que fica difícil recuperar o valor ou mesmo identificar os autores do golpe. MILTON WOLF acrescenta que as famílias estão sendo informadas sobre este e também outros golpes por meio das redes de vizinhos que estão integradas à polícia.
Escola de Educação Básica de Tunápolis segue com aulas remotas. A informação é do assessor de direção, VIANEI HAMMERSCHMITT. De acordo com ele, a Escola de Educação Básica Padre Balduíno Rambo, que abrange alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental, além do primeiro ao terceiro ano do ensino médio, segue com aulas à distância até o dia 21 deste mês, quando encerra o período previsto pelo decreto. Conforme HAMMERSCHMITT, o desafio, do ponto de vista pedagógico, é fazer uma readaptação ao novo contexto de ensino, pois a escola estava preparada para voltar de maneira presencial e alternada. Em função de todas as dificuldades que a região vive na saúde pública, ele pontua que o município de Tunápolis está respeitando o distanciamento social, o que também se aplica nas escolas.
O assessor de direção frisa que a Escola Padre Balduíno Rambo trabalha para conseguir manter uma boa conexão com o estudante, mesmo de forma remota. Nesse sentido, em parceria com a Associação de Pais e Professores (APP) e o conselho deliberativo, decidiu que as aulas prosseguem conforme a sistemática adotada desde o início da pandemia. HAMMERSCHMITT salienta que desde o sexto ano ao ensino médio, cada aluno recebe aulas de forma virtual, como se estivessem reunidos com os professores em sala, cada um no seu devido turno, horário e cronograma estabelecidos. As turmas atendidas pela escola foram divididas em grupos A e B para facilitar a organização. Já o grupo C migrou para o pólo regional, sediado na Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel, de Iporã do Oeste. Esta escola, segundo o assessor de direção, tem todas as modalidades de ensino e atende o pólo de todos os estudantes que declaram viver em situação de risco e que recebem auxílio de psicólogo.
Conforme HAMMERSCHMITT, a perspectiva da escola é de seguir com a metodologia de ensino por vídeochamada. Ele observa que a modalidade do Ensino Médio Inovador, com aulas em dois turnos nas terças e quintas-feiras, assim como o terceiro ano, que funciona de modo integral, representaria ainda mais riscos no ensino presencial, além de ser cansativo tanto para professores como para os estudantes. VIANEI HAMMERSCHMITT comenta que há inclusive professores de atestado, e que, portanto, não estão conseguindo ministrar aulas. Outra dificuldade é em relação à falta de docentes. Ele ressalta que existem muitas vagas disponíveis para professores ACTs, especialmente para determinadas disciplinas, o que também atrapalha o andamento dos trabalhos. A escola aguarda nova chamada de professores pelo estado e também o novo decreto do município para saber como as atividades prosseguem nas próximas semanas.
-HOMEM É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS NA BR-163
-POLICIAL QUE USOU VIATURA PARA FIM PARTICULAR É CONDENADO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
-INCÊNDIO QUEIMA TRÊS E MEIO QUILÔMETROS QUADRADOS DE MATA NA REGIÃO
Homem é preso por tráfico de drogas na BR-163. A Polícia Militar do 11º Batalhão, durante a fiscalização de trânsito, na BR-163 em Guaraciaba, abordou um Gol que tinha como motorista um rapaz. Após conversas e vistoria veicular, foi encontrado uma quantidade de maconha e posteriormente foi localizado mais droga na residência do suspeito, com a autorização do mesmo. O rapaz foi detido e conduzido junto com o veículo até a delegacia para o flagrante em São Miguel do Oeste. O trabalho contou com o envolvimento da Rádio Patrulha, PPT e também Canil. A Polícia Militar informou na manhã deste sábado que ao todo, duas pessoas foram presas e que foram apreendidos 847g de maconha capulho; 116g maconha prensada; 42g cocaína; R$ 710,00; dois smartphones e também material para embalo da droga, além do recolhimento de um Gol.
Policial que usou viatura para fim particular é condenado por improbidade administrativa. O Ministério Público de Santa Catarina obteve a condenação de um policial civil por ato de improbidade administrativa por ter ido a um município vizinho, com a viatura policial. O Policial foi condenado ao pagamento de multa no valor de três vezes o seu salário e deverá ressarcir ao Estado os custos da viagem. O fato teria ocorrido em novembro de 2015. A ação por ato de improbidade administrativa foi ajuizada pela Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste, após apurar os fatos em inquérito civil. Na ação, o policial, que era lotado no município de Belmonte, em um sábado à tarde foi a um supermercado no centro de São Miguel do Oeste utilizando para o deslocamento a viatura policial, mesmo não estando em serviço.
No supermercado, o policial foi visto por um Promotor de Justiça. Ele vestia moletom, desceu do veículo e entrou no mercado e retornou com uma sacola de compras nas mãos. Investigação posterior averiguou que o policial não estava nem mesmo de plantão, e como não estava trabalhando a utilização de viatura foi para fins diversos dos interesses públicos. Ouvido em Juízo, o policial teria ainda mentido, alegando falsamente ter se utilizado do automóvel tão somente para providenciar o conserto do aparelho de som do próprio veículo quando, de fato, compareceu no mercado para fins de interesses particulares. O policial civil foi condenado por ato de improbidade administrativa. A decisão é passível de recurso. A Polícia Civil em nota divulgou que o policial condenado nesta ação não está mais lotado no município de Belmonte e repudia ações como esta, e afirma que o caso foi isolado.
Incêndio queima três e meio quilômetros quadrados de mata na região. O fogo devastou área de mata rasteira próximo à Rua Darci José Roman, bairro Cohab, em Campo Erê, por volta das 15 horas desta sexta-feira. O Corpo de Bombeiros da cidade foi chamado para apagar o incêndio, mas no momento em que chegaram ao local, o fogo já estava começando a queimar uma plantação de soja. Eles demoraram aproximadamente 25 minutos para apagar as chamas e fazer rescaldo, utilizando cerca de 700 litros de água nos três e meio quilômetros quadrados atingidos pelo fogo.