ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 13/03/21

O Ministério Público boliviano ordenou a prisão da ex-presidente JEANINE ÁÑEZ e cinco de seus ex-ministros. O ex-ministro da Energia, RODRIGO GUZMÁN, já foi preso em Trinidad. Os outros ministros buscados pelo MP são ARTURO MURILLO, YERKO NÚÑEZ, LUIS FERNANDO LÓPEZ e ÁLVARO COIMBRA. Eles são investigados por envolvimento na derrubada do governo de EVO MORALES em 2019. A acusação do MP inclui terrorismo, traição e conspiração. Por meio de sua conta no Twitter, a ex-presidente ÁÑEZ disse que “a perseguição política já começou". A esquerda voltou ao poder na Bolívia no final do ano passado, quando o atual presidente, LUIS ARCE, venceu a eleição nacional.

Desde a noite desta sexta-feira, a maior parte do Chile voltou para a quarentena nos finais de semana, devido ao aumento de contágios. Algumas cidades entram num regime de lockdown total. A medida ocorre no momento em que o Chile chega a condição de país que vacina mais rápido no mundo em relação à sua população. A quantidade de vacinas diárias aplicadas no Chile ultrapassou a de Israel, até então o líder. O país aplica em média 200 mil doses por dia. Até agora, o Chile já vacinou quatro milhões 618 mil pessoas, equivalentes a 24 por cento da população total.

A cidade de Mineápolis, nos Estados Unidos, anunciou nesta sexta-feira ter chegado a um acordo na justiça pela morte de GEORGE FLOYD. Cerca de 27 milhões de dólares serão destinados à família do ex-segurança negro. A família de FLOYD deu entrada, ainda em julho do ano passado, em um processo na justiça federal americana contra a cidade e quatro policiais do município. Eles são acusados pelo uso excessivo de força e violação dos direitos constitucionais. FLOYD morreu após ser imobilizado em uma abordagem policial. O agente DEREK CHAUVIN, um policial branco, começou a ser julgado nesta semana.

O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta sexta-feira que o governo pretende pagar ainda em março, mas ressalvou que a primeira parcela da retomada do auxílio emergencial pode ficar para abril. A previsão leva em consideração a promulgação da PEC Emergencial, marcada para a próxima segunda-feira no Congresso Nacional. O texto abre caminho para a retomada do auxílio, mas o governo ainda deve editar uma medida provisória com as regras da nova rodada de pagamento do benefício. Nesta semana, GUEDES afirmou que a nova rodada do auxílio emergencial contemplará valores entre 175 e 375, dependendo da composição das famílias beneficiadas. Ainda, segundo ele, o valor médio será de 250.

O ministro EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta sexta-feira manter a decisão que anulou as condenações do ex-presidente LULA pela Lava Jato na Justiça Federal do Paraná. FACHIN Fachin anulou as condenações na segunda-feira. Com isso, LULA recuperou os direitos políticos e voltou a ser elegível. Nesta sexta, a Procuradoria Geral da República recorreu da decisão e pediu ao ministro que reconsiderasse o entendimento ou submetesse o caso ao plenário do STF. FACHIN então, abriu prazo de cinco dias para que os advogados de LULA se manifestem sobre o recurso da PGR. Depois da defesa entregar as considerações, o ministro levará o caso para julgamento no plenário.

O Ministério da Saúde assinou nesta sexta-feira contrato para compra de 10 milhões de doses da Sputnik V, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya. O anúncio do ministério ocorre um dia após governadores e prefeitos também anunciarem seus próprios acordos para fornecimento de doses. O cronograma previsto pelo ministério prevê a entrega de 400 mil doses até o final de abril, dois milhões no fim de maio e sete milhões e 600 mil doses em junho. A vacina não conta com aval da Anvisa. Os responsáveis pelo imunizante ainda precisam realizar o pedido de uso emergencial. Para apoiar a comercialização no país, os russos firmaram parceria com a farmacêutica brasileira União Química.

No ano que enfrentou pandemia, o ciclone bomba e três tornados, a Celesc, empresa de energia de Santa Catarina, obteve o maior lucro líquido da sua história. O valor chegou a 518 milhões e 700 mil reais, com crescimento de 82 por cento frente ao do ano anterior. O resultado do quarto trimestre alcançou 233 milhões de reais, o que significa um lucro líquido 257 por cento superior ao dos mesmos meses de 2019. O resultado melhor em 2020 foi obtido principalmente pelo aumento de quatro e meio por cento do consumo residencial e gestão dos custos e despesas realizada durante o ano. O Grupo Celesc obteve receita líquida de oito bilhões e 300 milhões de reais no ano.

A Secretaria de Estado da Saúde e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina anunciaram nesta sexta-feira o fim das transferências de pacientes catarinenses internados com Covid-19 para hospitais do Espírito Santo. As transferências já haviam sido suspensas por dois dias na terça-feira. Agora, não serão mais feitas. Os aviões do Estado e dos bombeiros fizeram cinco das 16 transferências previstas. Segundo o governo de SC, o motivo da suspensão das demais transferências seria o “aumento da demanda de pacientes capixabas nas unidades de saúde do Estado. O último balanço do governo do Espírito Santo mostrava taxa de ocupação de 84 vírgula 53 por cento dos leitos de UTI.

A Associação de Hospitais de Santa Catarina enviou um documento ao governo estadual nesta sexta-feira afirmando que é eminente a possibilidade de falta de medicamentos nas unidades de saúde catarinenses. O problema atinge os medicamentos usados para tratar sintomas de pacientes com a Covid-19 e também os chamados "kit entubação", utilizados nos casos graves da doença. Segundo a entidade, hospitais e clínicas têm estoque insuficiente e enfrentam também dificuldade de encontrar os remédios no mercado, além de alto custo dos insumos. Já o Estado afirma que "não há falta de medicamentos do kit entubação", mas reconhece "risco de desabastecimento de itens importantes".

Novo decreto com medidas de enfrentamento da covid-19 é emitido pela prefeitura de Marmeleiro. Em vigor desde quarta-feira, as novas medidas de enfrentamento da pandemia são baseadas nas determinações do Decreto Estadual. Conforme previsto no Decreto Estadual, é permitido o funcionamento dos serviços e atividades não essenciais no período das 5h às 20h, de segunda a sexta-feira. Os restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres, também poderão atender com consumo no local das 5h às 20h, de segunda a sexta-feira, permitido o funcionamento na modalidade de entrega nos demais horários e no final de semana.

Novo Decreto confirma as medidas do Decreto Estadual, com destaque para as medidas de restrição de circulação em espaços e vias públicas no período das 20 às 5h. Além da proibição de consumo e comercialização de bebidas alcóolicas em espaços de uso público e coletivo no período das 20 às 5h e a suspensão do funcionamento das atividades e serviços não essenciais hoje e amanhã. O Decreto Municipal une todas as medidas que podem ser acessadas no site da prefeitura.

Academias ao ar livre estão isoladas e proibidas para uso. Na tentativa de conter a crescente disseminação do Covid-19, a Administração Municipal por meio do Departamento de Esporte, de Marmeleiro, isolou as academias ao ar livre, também conhecidas como Academia da Terceira Idade. Foram isoladas as academias da: Praça da Independência, Santa Rita, Passarela, Alvorada e Meu Campinho e também o Parque Infantil do Meu Campinho. Essa ação busca diminuir a aglomeração em espaços públicos e também a contaminação de pessoas que utilizam esses equipamentos.

De acordo com o Departamento de Saúde, na última semana houve um registro de 90 casos confirmados de Covid-19 em Marmeleiro. Os leitos dos hospitais da região estão com lotação máxima. Em razão disso, para evitar contagio e o risco de morte, esses locais estarão fechados durante as próximas semanas. A Administração Municipal de Marmeleiro, pede a compreensão e a cooperação de toda população nesse momento importante de prevenção. Estamos vivendo o pico da pandemia e se não houver união das pessoas, será muito difícil passar por esse momento, disse o prefeito PAULO PILATTI.

Em 24 horas, Francisco Beltrão registra morte de duas mulheres pela Covid-19 e 133 novos casos da doença. A Secretaria de Saúde de Francisco Beltrão divulgou o boletim ontem, sobre os casos de coronavírus no município. Conforme o novo boletim, 133 casos e dois óbitos foram confirmados nas últimas 24 horas. Os óbitos são de uma idosa de 77 anos, com comorbidades, ocorrido no Hospital Regional e uma mulher de 25 anos, com comorbidades, na Policlínica São Vicente de Paula. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 apontam que até o momento Francisco Beltrão registrou 88 óbitos e oito mil 405 casos confirmados da doença.

Hoje, mil 117 pessoas estão com Covid em Francisco Beltrão. 44 pacientes estão em leito de enfermaria, 14 em UTI e mil e 59 em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Secretaria de Saúde. Sete mil e duzentos pacientes já estão recuperados e 327 estão em investigação. Atualização desse boletim se dá sempre às 16 horas, de segunda a sexta-feira. O próximo boletim com dados atualizados da Covid-19 em Francisco Beltrão será divulgado pela secretaria municipal de Saúde na segunda-feira.

Diminuição dos casos de coronavírus depende da conscientização das pessoas. A população precisa entender a gravidade do coronavírus. A prefeita de Campo Erê ROZANE MOREIRA, disse que tem observado que mesmo com a população sendo multada e o comércio ficando paralisado, o que mais falta é cada um ter consciência que é necessário cuidado. O ideal é ficar em casa, porém, se sair na rua, usem máscara. A prefeita conta com a colaboração de todos, para que aos poucos a vida volte ao normal. ROZANE ainda informou que o IPTU agora está disponível para ser impresso através do site da prefeitura, aumentando a facilidade e diminuindo a quantidade de pessoas na rua.

Ministério Público e Defensorias ajuízam ação para volta de decreto de lockdown no Paraná. As Promotorias de Justiça responsáveis pela área de Proteção à Saúde Pública ajuizaram ontem ação civil pública com pedido de antecipação de tutela para que o Estado edite em até 24 horas ato normativo com idênticas restrições àquelas constantes no Decreto Estadual, que fixava medidas mais rígidas para evitar a propagação da Covid-19 e que vigorou até o dia 10 março. A ação também é assinada pela Defensoria Pública do Paraná e pela Defensoria Pública da União. A normativa deve fixar que as restrições perdurem até que a vigilância epidemiológica confirme a diminuição no número de casos, e que a taxa de ocupação de leitos de UTIs esteja abaixo de 80 por cento em todo o território paranaense.

Entre outras medidas, o Decreto previa a suspensão do funcionamento dos serviços e atividades não essenciais em todo o Estado. Incluindo as aulas presenciais nas instituições de ensino públicas e particulares e a ampliação na restrição de circulação das pessoas, no período das 20 e às 5 horas. Na ação, os promotores de Justiça e os defensores públicos destacaram que o Sistema de Saúde do Paraná, no que se refere ao atendimento das pessoas infectadas pelo coronavírus, está próximo de atingir o seu limite. Segundo dados divulgados nessa semana, os números são assustadores e crescentes, tanto em relação ao montante de casos diagnosticados, assim os óbitos.

São citados também os prejuízos decorrentes da circulação de uma nova variante do vírus. Ela apresenta maior potencial de transmissibilidade da doença, além de ser mais agressiva e letal. Atualmente já atinge 70 por cento dos pacientes do Paraná. É apontado ainda que o curto período durante o qual vigorou o decreto estadual que estabelecia medidas mais restritivas não foi capaz de produzir efeitos para conter a pandemia no Estado, havendo inclusive fila de pessoas esperando por leitos para internação em enfermaria e UTI. Os autores da ação lembram também que foram encaminhados ofícios ao Governo Estado e à Secretaria Estadual da Saúde requerendo a manutenção dos efeitos do decreto, diante do quadro alarmante da Covid-19 em todo o Paraná, porém, sem resposta, decidiram pelo ajuizamento da ação.

Polícia alerta para golpe da vacina do Covid-19. Supostos agentes do Ministério da Saúde estão aplicando golpe da vacina do Covid-19. Estelionatários estão se aproveitando da pandemia e da lentidão na disponibilidade de vacinas do coronavírus para obter dinheiro de forma ilegal. A Polícia Militar, alerta que os golpistas estão se passando por representantes do Ministério da Saúde e entram em contato com o pretexto de que irão cadastrar a pessoa para receber a vacina. Em seguida, informam que vão encaminhar um código por mensagem, pelo qual a pessoa deve confirmar esses números, para fazer o cadastro. Esse código é aquele que a pessoa faz quando quer mudar de aparelho no WhatsApp e por meio dele, os bandidos conseguem clonar e fraudar o número, para então pedir dinheiro aos familiares da vítima.

PM orienta sobre dois fatores que as pessoas precisam cuidar. Em primeiro lugar, nunca informar o código que recebeu por meio de mensagens para qualquer pessoa. A outra situação é cuidar para também nunca oferecer ou fazer depósito de dinheiro quando alguém faz esse pedido, mesmo que seja algum familiar, vizinho ou amigo, pois nem sempre é essa pessoa que está solicitando. Outros dois golpes também são comuns na região: do aluguel e do nude. No caso do aluguel, o estelionatário se passa por corretor de imóveis, pedindo que a vítima repasse o valor do aluguel. O suposto corretor diz que trocou o número do celular e pede para o inquilino fazer o depósito na conta que solicitar.

O outro golpe, do nude, consiste numa suposta adolescente que começa a falar com homens nas redes sociais. Eles trocam mensagens picantes, fotos íntimas e no dia seguinte outra pessoa entra em contato dizendo que é o pai da suposta menina e que quer dinheiro para não fazer boletim de ocorrência. Segundo a Polícia, os estelionatários alegam ainda que a menina precisaria de recursos para fazer tratamento psicológico por ter passado por constrangimento ilegal, ou por ter surtado e quebrado os móveis da casa em decorrência das fotos e mensagens. Os bandidos chegam a se passar por delegados ou psicólogos para obter dinheiro de forma ilegal, e ainda ameaçam divulgar as fotos íntimas da vítima para outras pessoas.

A Polícia Militar orienta para as pessoas se certificarem em relação à idade dos contatos que mantém nas redes sociais e não fazer depósito duvidoso. Quando esses golpes acontecem, é muito difícil e em muitos casos até impossível recuperar o valor ou mesmo identificar os autores do golpe. A PM acrescenta que diariamente, as famílias estão sendo informadas sobre este e também outros golpes por meio das redes de vizinhos que estão integradas à polícia. Qualquer dúvida a população pode entrar em contato com a polícia pelo telefone 190.

Uma mulher sofreu ferimentos graves ontem ao ser atropelada por moto. O condutor foi preso por omissão de socorro e tráfico. O acidente aconteceu por volta das 19 horas e 30 minutos, no bairro Pinheirinho, em Francisco Beltrão. O SAMU prestou atendimento a vítima que sofreu ferimentos graves e foi encaminhada ao Hospital Regional. Conforme a Polícia, populares contaram que ajudaram a mulher até a chegada do socorro e até chegaram a retirar a chave da motocicleta para evitar que o condutor fugisse, mas ele saiu empurrando a moto, sem prestar socorro.

A PM, identificou o autor foi na casa dele e encontrou duas buchas de cocaína, além de resquícios de uso de entorpecente, 24 gramas de maconha, diversos produtos sem origem comprovada e um caderno com anotações do tráfico. ,Ainda conforme a Polícia, haviam diversas denúncias via 181, de que o suspeito praticava o tráfico de drogas. A motocicleta envolvida no atropelamento foi escondida pelo condutor e não foi localizada. O homem foi detido e levado para a décima nona Subdivisão de Polícia, junto com as drogas e os demais objetos.

Polícia concluiu investigação do triplo homicídio em Quilombo e prendeu quatro pessoas. Depois de aproximadamente 40 dias do crime que vitimou três jovens em Quilombo, a Polícia Civil, por meio da DIC de São Lourenço do Oeste, concluiu o inquérito, que segue agora para o Poder Judiciário. No dia 30 de janeiro, dois jovens de 19 anos e outro de 16 anos foram mortos numa propriedade privada localizada no acesso Sul, em linha Pinhal, Quilombo. A quarta vítima foi uma mulher, de 25 anos, que sofreu lesões causadas por estilhaços, mas passa bem. A polícia explica que os quatro estavam no local quando dois homens encapuzados chegaram e mandaram que todos deitassem. Depois, atiraram. Um jovem de 19 anos morreu no local. Os outros dois chegaram a ser socorridos e levados ao Hospital São Bernardo, mas morreram logo depois.

Dois dos mortos eram de Coronel Freitas. A outra vítima fatal e a mulher são de Quilombo. Em coletiva de imprensa realizada na tarde de ontem, no auditório da DPCami, o delegado regional de Polícia Civil, WILHERM NEGRÃO, e o delegado da comarca, ROBERTO FRONZA, deram detalhes do crime. Conforme o delegado FRONZA, os criminosos executaram os três jovens depois de uma briga entre facções criminosas. Eles chegaram na casa, onde havia mais pessoas, e pediram para que os três deitassem no chão. A arma utilizada no crime foi uma submetralhadora 9mm e eles estavam em um veículo Sandero. Estão presos quatro homens, de 27, 36, 20 e 24 anos. O quinto envolvido no crime está foragido. Os presos são de Irati, Chapecó e Concórdia. Todos os envolvidos têm passagens policiais por diversos crimes.

O delegado Negrão disse que foi um trabalho complexo, mas elogiou a excelência dos policiais na condução de todo o processo. A resposta rápida da polícia foi o sucesso da investigação, frisou, o delegado regional. NEGRÃO também falou que muitas vezes as informações ou as respostas não acontecem no tempo que a comunidade gostaria, mas é preciso destacar que a polícia está sempre trabalhando pelo melhor resultado. A DIC de São Lourenço do Oeste coordenou a investigação, que teve participação também da DIC de Concórdia, do Gaeco de São Miguel do Oeste, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária e Instituto Geral de Perícias.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.