-GUEDES DIZ PRETENDE COMEÇAR PAGAR AUXÍLIO EMERGENCIAL AINDA EM MARÇO
-CELESC TEM LUCRO HISTÓRICO DE 518 MILHÕES REAIS EM 2020
-CREA REALIZA VISTORIAS DE OBRAS EM PROPRIEDADES
-INTEGRANTE DO MOVIMENTO SOS BR 163 ESTÁ OTIMISTA COM A RETOMADA DAS OBRAS
-AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA IRÁ VISTORIAR CAMPANHA DE IMUNIZAÇÃO
-VOLUNTÁRIOS REALIZAM RECOLHA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NESTE MÊS
-CONSTRUÇÃO DE PASSARELA DEVE CUSTAR MAIS DE 150 MIL REAIS
-PROFESSORES PASSAM POR CURSO PARA MINISTRAREM AULAS A DISTÂNCIA
-POLÍCIA PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NA BR 163
-POLICIAL QUE USOU VIATURA PARA FINS PARTICULAR É CONDENADO POR IMPROBIDADE
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento..
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 57 centavos. O euro está valendo seis reais e 64 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos..
O Ministério Público boliviano ordenou a prisão da ex-presidente JEANINE ÁÑEZ e cinco de seus ex-ministros. O ex-ministro da Energia, RODRIGO GUZMÁN, já foi preso em Trinidad. Os outros ministros buscados pelo MP são ARTURO MURILLO, YERKO NÚÑEZ, LUIS FERNANDO LÓPEZ e ÁLVARO COIMBRA. Eles são investigados por envolvimento na derrubada do governo de EVO MORALES em 2019. A acusação do MP inclui terrorismo, traição e conspiração. Por meio de sua conta no Twitter, a ex-presidente ÁÑEZ disse que “a perseguição política já começou". A esquerda voltou ao poder na Bolívia no final do ano passado, quando o atual presidente, LUIS ARCE, venceu a eleição nacional..
Desde a noite desta sexta-feira, a maior parte do Chile voltou para a quarentena nos finais de semana, devido ao aumento de contágios. Algumas cidades entram num regime de lockdown total. A medida ocorre no momento em que o Chile chega a condição de país que vacina mais rápido no mundo em relação à sua população. A quantidade de vacinas diárias aplicadas no Chile ultrapassou a de Israel, até então o líder. O país aplica em média 200 mil doses por dia. Até agora, o Chile já vacinou quatro milhões 618 mil pessoas, equivalentes a 24 por cento da população total..
A cidade de Mineápolis, nos Estados Unidos, anunciou nesta sexta-feira ter chegado a um acordo na justiça pela morte de GEORGE FLOYD. Cerca de 27 milhões de dólares serão destinados à família do ex-segurança negro. A família de FLOYD deu entrada, ainda em julho do ano passado, em um processo na justiça federal americana contra a cidade e quatro policiais do município. Eles são acusados pelo uso excessivo de força e violação dos direitos constitucionais. FLOYD morreu após ser imobilizado em uma abordagem policial. O agente DEREK CHAUVIN, um policial branco, começou a ser julgado nesta semana..
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, afirmou nesta sexta-feira que o governo pretende pagar ainda em março, mas ressalvou que a primeira parcela da retomada do auxílio emergencial pode ficar para abril. A previsão leva em consideração a promulgação da PEC Emergencial, marcada para a próxima segunda-feira no Congresso Nacional. O texto abre caminho para a retomada do auxílio, mas o governo ainda deve editar uma medida provisória com as regras da nova rodada de pagamento do benefício. Nesta semana, GUEDES afirmou que a nova rodada do auxílio emergencial contemplará valores entre 175 e 375, dependendo da composição das famílias beneficiadas. Ainda, segundo ele, o valor médio será de 250..
O ministro EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta sexta-feira manter a decisão que anulou as condenações do ex-presidente LULA pela Lava Jato na Justiça Federal do Paraná. FACHIN Fachin anulou as condenações na segunda-feira. Com isso, LULA recuperou os direitos políticos e voltou a ser elegível. Nesta sexta, a Procuradoria Geral da República recorreu da decisão e pediu ao ministro que reconsiderasse o entendimento ou submetesse o caso ao plenário do STF. FACHIN então, abriu prazo de cinco dias para que os advogados de LULA se manifestem sobre o recurso da PGR. Depois da defesa entregar as considerações, o ministro levará o caso para julgamento no plenário..
O Ministério da Saúde assinou nesta sexta-feira contrato para compra de 10 milhões de doses da Sputnik V, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya. O anúncio do ministério ocorre um dia após governadores e prefeitos também anunciarem seus próprios acordos para fornecimento de doses. O cronograma previsto pelo ministério prevê a entrega de 400 mil doses até o final de abril, dois milhões no fim de maio e sete milhões e 600 mil doses em junho. A vacina não conta com aval da Anvisa. Os responsáveis pelo imunizante ainda precisam realizar o pedido de uso emergencial. Para apoiar a comercialização no país, os russos firmaram parceria com a farmacêutica brasileira União Química..
No ano que enfrentou pandemia, o ciclone bomba e três tornados, a Celesc, empresa de energia de Santa Catarina, obteve o maior lucro líquido da sua história. O valor chegou a 518 milhões e 700 mil reais, com crescimento de 82 por cento frente ao do ano anterior. O resultado do quarto trimestre alcançou 233 milhões de reais, o que significa um lucro líquido 257 por cento superior ao dos mesmos meses de 2019. O resultado melhor em 2020 foi obtido principalmente pelo aumento de quatro e meio por cento do consumo residencial e gestão dos custos e despesas realizada durante o ano. O Grupo Celesc obteve receita líquida de oito bilhões e 300 milhões de reais no ano..
A Secretaria de Estado da Saúde e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina anunciaram nesta sexta-feira o fim das transferências de pacientes catarinenses internados com Covid-19 para hospitais do Espírito Santo. As transferências já haviam sido suspensas por dois dias na terça-feira. Agora, não serão mais feitas. Os aviões do Estado e dos bombeiros fizeram cinco das 16 transferências previstas. Segundo o governo de SC, o motivo da suspensão das demais transferências seria o “aumento da demanda de pacientes capixabas nas unidades de saúde do Estado. O último balanço do governo do Espírito Santo mostrava taxa de ocupação de 84 vírgula 53 por cento dos leitos de UTI..
A Associação de Hospitais de Santa Catarina enviou um documento ao governo estadual nesta sexta-feira afirmando que é eminente a possibilidade de falta de medicamentos nas unidades de saúde catarinenses. O problema atinge os medicamentos usados para tratar sintomas de pacientes com a Covid-19 e também os chamados "kit entubação", utilizados nos casos graves da doença. Segundo a entidade, hospitais e clínicas têm estoque insuficiente e enfrentam também dificuldade de encontrar os remédios no mercado, além de alto custo dos insumos. Já o Estado afirma que "não há falta de medicamentos do kit entubação", mas reconhece "risco de desabastecimento de itens importantes"..
Semae conclui trabalhos no município. Conforme o diretor, OSVALDIR BOFF, a empresa realizou o pagamento de 48 mil reais após a conclusão da base das caixas de água. Esta obra foi realizada na linha 21 de novembro. A base recebeu cinco caixas de água somando 100 mil litros. Ele também comentou que foi colocado mais duas caixas de água na Linha São Roque que vinha enfrentando com a falta de abastecimento. BOFF destacou que está sendo licitado a empresa que fará uma passarela sobre o Rio das Flores. O custo da obra poderá chegar a 159 mil reais. Este valor poderá diminuir conforme a empresa licitada. OSVALDIR comentou que a obra é esperada pelos moradores por mais de dois anos..
Professores de escolas polo passaram por formação. Segundo a integradora educacional da regional, SILVANE PRESTES, a formação aconteceu nesta semana com aproximadamente 45 educadores, além dos professores das escolas polos do estado. Nesta semana houve a contratação de novos profissionais para ministrarem aulas para os alunos do grupo de risco e para os estudantes que optaram pelos estudos remotos. Ela comentou que o motivo dos cursos é para explicar de como deverá funcionar os estudos a distância. A escola polo que atenderá os alunos que optaram pelos estudos remotos na regional, e a Escola Elza Mancelos de Moura de Guarujá do Sul..
Recolha de materiais recicláveis deverá ser realizada em Princesa. Conforme o engenheiro agrônomo da prefeitura, SILVIO DA SILVEIRA, o município possui a campanha “Quero o Mundo mais limpo”, e através desta ação, é realizado a recolha de materiais recicláveis no final deste mês. Ele comentou que esta recolha acontecerá no interior do município em parceria com a secretaria de obras que estará disponibilizando caminhões. Os materiais recolhidos são plásticos, lonas e eletrônicos. Segundo SILVEIRA, as pessoas podem deixar os recicláveis nas estradas gerais do interior no dia 29 de março, sendo que a recolha será realizada no dia seguinte..
Integrante do movimento SOS BR 163 está otimista com a retomada das obras na rodovia. As obras estão previstas para serem iniciadas no próximo dia 22. Um dos integrantes do movimento em SJCedro, DANILO CAMPANA, comentou que o grupo iniciou o movimento em 2019 através do Lions. Na época, ele era presidente regional do Lions. Segundo ele, a iniciativa foi de chamar a atenção para a precária situação da rodovia. O integrante também lembrou da mobilização realizada no dia 16 de dezembro de 2019 no trevo de acesso a SJCedro. CAMPANA destacou que está otimista com a retomada das obras na BR 163 e espera que a empresa de fato faça o trabalho de revitalização. Ele também comentou o sobre o abaixo assinado realizado na época.
No dia 16 de dezembro de 2019, por volta das 17 horas, muitas pessoas de diversas classes da região estiveram presentes no trevo de acesso a SJCedro. Além da participação da população em geral, estiveram no local representantes da AciscCDL, SINTRAF, além de familiares das vítimas dos acidentes causados pela precariedade da rodovia. DANILO CAMPANA lembrou ainda que, na época também foi colocado diversas cruzes, faixas pretas, além de um carro batido como símbolo de tragédias. Ele ressaltou o otimismo da retomada das obras depois da assinatura do Ministro da Infraestrutura. A empresa está à procura de trabalhadores, os interessados podem encaminhar o currículo por e-mail: [email protected]..
Crea realiza vistorias nos municípios da região. Conforme o diretor regional, DOUGLAS PATEL, às vistorias estão ocorrendo no interior dos municípios com objetivo de fiscalizar as construções que estão ocorrendo nas propriedades. Segundo ele, são 37 municípios que são de responsabilidade do escritório de SMOeste. PATEL salientou que o Crea dá prioridade para denúncias onde é deslocada uma equipe de fiscais para vistoriar a situação. O diretor também destacou que a equipe estará realizando vistorias nas obras da BR 163, assim que elas iniciarem. O objetivo é garantir a responsabilidade técnica da obra, além de vistoriarem a qualidade da pavimentação. DOUGLAS ressaltou que o Crea está fiscalizando desde a roçada até a conclusão das obras na rodovia..
Com o cancelamento de cirurgias eletivas, o hospital enfrenta dificuldades financeiras. Conforme o presidente do hospital de Guarujá do Sul, JOSÉ WASCHBURGER, a entidade possui uma boa estrutura porém enfrenta dificuldades com a falta de equipamentos. Ele comentou que a prefeitura do município auxilia com o pagamento de médico plantonista além de outros recursos, mas ainda necessita de recursos doados pela população. Este caso não é isolado de Guarujá do Sul, outros hospitais filantrópicos também dependem de doações da população além de promoções, mas que devido a crise sanitária, não pode ser realizada. O presidente destacou que diversas entidades também auxiliam na busca de recursos para que os serviços prestados possam ter continuidade. WASCHBURGER lembrou que no ano passado, a entidade teve auxílio de recursos de emendas parlamentares..
O Hospital de Guarujá do Sul possui despesa superior a 100 mil reais. Segundo o presidente, as despesas fixas ficam em torno de 120 mil reais, e a suspensão de cirurgias eletivas deixou a direção da entidade preocupada. Ele comentou que o governo federal repassa alguns valores, porém muitos destes recursos não chegam em hospitais filantrópicos. JOSÉ destacou que direção, juntamente com administração do município, estão buscando o credenciamento de seis leitos de enfermaria para pacientes com sintomas leves do coronavírus. Ele comentou que outros hospitais da região conseguiram a liberação do estado para ativar leitos de enfermaria. O presidente acredita que, por ainda haver necessidade, a entidade em Guarujá do Sul também deverá ativar seis leitos exclusivos para pacientes com a doença..
Prefeito de Guarujá do Sul e presidente do Conder avalia a situação da Covid-19 na região. Segundo, CLAÚDIO JUNIOR WESCHENFELDER, o número de casos vem se agravando na região e isso deixa os gestores preocupados com a situação. Todos os prefeitos estão trabalhando intensificamente para conter o avanço da pandemia, porém ainda continua acontecendo descumprimento às medidas sanitárias por parte da população. O presidente lembrou que o Extremo Oeste tem encaminhado pacientes que ficaram aguardando por um leito de tratamento intensivo. O prefeito apelou para que a população de Guarujá do Sul, como de outros municípios sigam os protocolos e as medidas restritivas imposta pelos decretos. CLAUDINHO salientou que está faltando agilidade do governo federal para adquirir grandes quantidade de doses dos imunizantes disponíveis no momento. Ele também comentou que, outros países do mundo anteciparam as compras da vacina desde outubro do ano passado, o que agilizou a distribuição das doses para sua população..
Nesta semana, a FECAM formalizou uma carta de intenção para compra de doses. Segundo o prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, o município possui 250 mil reais em caixa exclusivos para aquisição das doses da vacina da Rússia. O prefeito comentou que os gestores municipais do estado não irão deixar de buscar as doses pela falta de agilidade do Plano Nacional de Imunização. Ele salientou que não há outra solução de controlar a pandemia se não for pelos cuidados e vacinação em massa da população. O prefeito comentou que não há prazo para aquisição das doses. O motivo se deve que a fabricante da Sputnik V não encaminhou todos os documentos a Anvisa..
Vigilância Sanitária recebe alto número de reclamações da população devido aglomerações. Segundo o fiscal sanitário em SJCedro, MARCOS BAGNARA, os moradores estão entrando em contato com o órgão para registrar as reclamações por descumprimento por parte de algumas pessoas. Segundo ele, também houve certos questionamentos sobre aglomeração durante a vacinação dos grupos prioritários. Conforme o fiscal foi sugerido para a secretaria de saúde do município, para que a vacinação dos grupos fossem acompanhadas pela vigilância sanitária, como também nas próximas campanhas de imunização para fiscalizar e evitar descumprimentos de medidas de distanciamento. Na próxima segunda-feira, os agentes estarão acompanhando o grupo que deverá receber as doses. Conforme ele, não será permitido a permanência de pessoas antes do horário definido e anunciado pela secretaria.
A imunização será durante a tarde de segunda-feira. A vacinação começará às 13 horas e irá até as 16 horas e 30 minutos. Quem for visto uma hora antes do início da campanha, será solicitado que se retire do local e retorno próximo do horário. O objetivo é evitar a aglomeração. Nesta semana foi constatado que alguns idosos foram vistos chegando no local às cinco horas da manhã, sendo que a vacinação iniciaria às oito horas. Isto não é necessário. O sanitarista MARCOS BAGNARA destacou que no meio da aglomeração pode haver alguém contaminado e acabar transmitindo para os outros. Ele também comentou que é nestes momentos que os órgãos de saúde precisam servir de exemplo para a população. BAGNARA destacou que em caso de desordem na hora da imunização, a polícia poderá ser acionada para auxiliar nos trabalhos. Ele ressaltou que o objetivo não é intimidar a população e sim manter a organização..
Governo estadual impôs medidas restritivas nos finais de semana. Conforme o presidente da Alesc, MAURO DE NADAL, na reunião de quarta-feira, após três horas de debates foi decidido as novas regras restritivas. O presidente lembrou que o lockdown iniciou na noite de ontem com o objetivo de controlar o aumento de casos confirmados. A lei seca traz medidas de proibição de fornecimento do consumo no local de bebidas alcoólicas das 21 horas até às 6 horas. Esta medida vale até a próxima sexta-feira, dia 19. O deputado destacou que os números de contaminados aumentaram nos últimos dias devido a festas clandestinas e shows ao vivo realizados em estabelecimentos. Ele ressaltou que as medidas devem ser seguidas para evitar o aumento de casos, sendo que há pessoas aguardando por leitos. DE NADAL apelou para que as pessoas se conscientizem e pratiquem os cuidados básicos..
Incêndio queima mais de três mil metros quadrados de mata. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi chamado por volta das 15 horas de ontem, para apagar um incêndio florestal em uma área de mata rasteira, na Rua Darci José Roman, no bairro Cohab. Quando os bombeiros chegaram, o fogo estava começando a queimar uma plantação de soja. Usando bombas costais e mangote, os bombeiros demoraram aproximadamente 25 minutos para apagar as chamas e fazer rescaldo, utilizando cerca de 700 litros de água nos 3 mil e 500 metros quadrados atingidos pelo fogo. Não foi divulgado as causas do incêndio..
Polícia Militar prende homem na BR 163 por tráfico de drogas. A Polícia Militar, durante a fiscalização de trânsito, na BR 163 em Guaraciaba, abordou um Gol, que tinha como motorista um rapaz. Após conversas e vistoria veicular, foi encontrado uma quantidade de maconha e posteriormente foi localizado mais droga na residência do suspeito, com a autorização do mesmo. O rapaz foi detido e conduzido junto com o veículo até a delegacia para o flagrante em SMOeste. Todo esse trabalho teve o envolvimento da Rádio Patrulha, PPT e também do Canil da Polícia Militar..
Polícia Civil instaura procedimento contra dirigente de comunidade por realizar festa durante a pandemia. A polícia instaurou Termo Circunstanciado em face dos dirigentes de comunidade do interior de Bandeirante para apurar o crime de Infração de Medida Sanitária Preventiva, por realizar festa, com jogo de 48 e consumo de bebidas alcoólicas, promovendo aglomeração de pessoas. Durante a investigação foi apurado que no dia 07 de fevereiro deste ano, foi realizada uma festa em uma comunidade no interior de Bandeirante, com a participação de aproximadamente 60 pessoas, em desrespeito às normas sanitárias vigentes. Diante dos indícios de autoria e da prova da materialidade colhidas no curso da investigação realizada pela Polícia Civil, os responsáveis pelo evento foram compromissados a comparecer no Juizado Especial da Comarca de SMOeste, e, em razão do fato, firmaram transação penal comprometendo-se a pagar, cada um, o valor de dois mil reais..
Policial que usou viatura para fim particular é condenado por improbidade administrativa. O MP condenou um policial civil por ter ido a um município vizinho, com a viatura policial, para ir a um mercado. O Policial foi condenado ao pagamento de multa no valor de três vezes o seu salário e deverá ressarcir ao Estado os custos da viagem. O fato teria ocorrido em novembro de 2015. Na ação, o MP relata que o policial, que era lotado no Município de Belmonte, em um sábado à tarde foi a um supermercado no centro de SMOeste, utilizando para o deslocamento a viatura policial, mesmo não estando em serviço. No local, foi visto por um Promotor de Justiça quando, vestido de moletom, desceu do veículo e entrou no mercado e retornou com uma sacola de compras nas mãos. A Investigação posterior averiguou que o policial não estava nem mesmo de plantão. A Polícia Civil em nota divulgou que o policial condenado nesta ação não está mais lotado no município de Belmonte e repudia ações como esta, e afirma que o caso foi isolado..