-CORONAVÍRUS FAZ GOVERNO ANTECIPAR METADE DO 13º DE APOSENTADOS
-SECRETARIA DE SAÚDE CONFIRMA PRIMEIROS CASOS DA DOENÇA EM SC
-CÂMARA APROVA PROJETO DE PADRONIZAÇÃO DOS PASSEIOS PÚBLICOS
-PAUTA DE REIVINDICAÇOES AO GOVERNADOR TEM SETE PEDIDOS
-MOISÉS ASSINA TRANSFERÊNCIA DA SC 163 PARA O GOVERNO FEDERAL
-CICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE DE TRÂNSITO NO BAIRRO SÃO JORGE
-POLÍCIA MILITAR FLAGRA TRÊS PESSOAS COM DROGAS NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 36 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais para a compra e cinco reais e 25 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.
O governo da China declarou nesta quinta-feira que o pico do surto do novo coronavírus acabou no país. Os novos casos de Covid-19 continuam em declínio, afirmou o porta-voz da Comissão Nacional de Saúde, em entrevista coletiva em Pequim. Os casos surgiram no começo de dezembro de 2019, e o primeiro alerta da Organização Mundial da Saúde sobre uma pneumonia misteriosa foi dado em 31 de dezembro. A primeira morte foi registrada em nove de janeiro. Ao todo, o novo coronavírus já matou três mil 173 pessoas na China, o país que mais foi afetado pela doença.
O presidente da França, EMMANUEL MACRON, anunciou nesta quinta-feira o fechamento de escolas e universidades "até segunda ordem" para conter o novo coronavírus no país. A medida passa a valer na segunda. Em discurso transmitido na televisão, MACROn pediu a todas as pessoas com mais de 70 anos, doentes crônicos ou com problemas respiratórios que fiquem em casa o máximo possível. O presidente francês também pediu que empresas facilitem o trabalho à distância pelos próximos dias. A França tem dois mil 284 casos de novo coronavírus e 48 registros de mortes pela Covid-19.
Para combater a disseminação do coronavírus, a Argentina suspendeu por 30 dias a chegada de voos vindos dos Estados Unidos, de todos os países da Europa, incluindo o Reino Unido, e da China, do Japão, da Coreia do Sul e do Irã. Cidadãos destes últimos três países, que necessitam de visto para entrar no país, também não terão a permissão emitida. Já o Peru anunciou que não receberá mais voos vindos de países da Europa e da Ásia. A medida foi adotada um dia depois de o país declarar emergência sanitária por um período de 90 dias. Existem 22 casos de pessoas contaminadas pelo coronavírus no Peru, sendo sete de uma mesma família.
O Ministério Público Federal denunciou, nesta quinta-feira, o ex-gerente de Suporte Técnico de Dutos e Terminais Norte-Nordeste da Transpetro JOSÉ ANTÔNIO DE JESUS e mais duas pessoas por corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro em um processo da Operação Lava Jato. De acordo com a força-tarefa, JOSÉ ANTÔNIO, que foi alvo da quadragésima sétima fase da operação, é suspeito de receber mais de 460 mil reais em propinas no esquema. Esta é a terceira denúncia contra o ex-gerente, segundo o MPF. Atualmente, ele está preso e cumpre pena referente a uma condenação de 18 anos em julho de 2018.
O Ministério da Economia anunciou nesta quinta-feira cinco medidas para reduzir o impacto da epidemia do novo coronavírus no país. Segundo a nota do ministério, as primeiras ações são "dedicadas especialmente a parcela da população mais vulnerável à pandemia". Na nota, oMinistério da Economia cita que buscará, em conjunto com a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, a realocação ágil de recursos orçamentários para que não falte suporte ao sistema de saúde brasileiro. Entre as medidas anunciadas está a antecipação do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do INSS. Essa parcela, em geral, é paga em julho. Ao todo, serão desembolsados 23 bilhões de reais.
O presidente JAIR BOLSONARO usou máscara em uma transmissão ao vivo que fez no início da noite desta quinta-feira por uma rede social. Ele estava acompanhado do ministro da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA, e de uma intérprete de libras, ambos também de máscaras. Nesta quinta, o Palácio do Planalto informou que o secretário de Comunicação da Presidência da República, FABIO WAJNGARTEN, contraiu o vírus. Ele está em isolamento domiciliar em São Paulo. Devido ao teste positivo de WAJNGARTEN, os integrantes da comitiva – inclusive BOLSONARO, a primeira-dama MICHELLE e familiares do presidente – se submeteram ao teste para identificação do coronavírus. BOLSONARO também sugeriu o cancelamento dos protestos previstos para o próximo domingo.
Universidades catarinenses anunciaram medidas para tentar conter o contágio do novo coronavírus. As ações incluem a suspensão de formaturas e solenidades, por exemplo. As aulas não foram suspensas. A Universidade Federal de Santa Catarina anunciou na noite desta quinta-feira, entre outras medidas, a suspensão de solenidades marcadas para auditórios e espaços com grande concentração de pessoas, como formaturas, eventos, shows, palestras e seminários. A Udesc suspendeu as viagens internacionais de servidores e alunos e as contratações de serviços para a realização de novos eventos. A Federal da Fronteira Sul informou que devem ser evitados novos eventos e atividades que promovam aglomerações de pessoas. Eventos já agendados deverão ser avaliados pela Direção de Campus.
O governador de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS DA SILVA, editou um decreto no Diário Oficial desta quinta-feira que estabelece medidas de emergência para conter a expansão do novo coronavírus. Conforme a Secretaria de Estado da Casa Civil, o documento final será divulgado no final da tarde. Segundo nota divulgada pelo governo, a medida institui uma série de ações administrativas e prevê desde a possibilidade de isolamento e quarentena de pacientes até a contratação emergencial de bens e serviços, conforme a evolução do coronavírus. As demais ações previstas no decreto não foram detalhadas pela pasta. Também foi instalado um Centro de Operações de Emergência em Saúde para enfrentamento da doença com o objetivo de integrar as ações e serviços, além de mapear as áreas de risco e elaborar planos de preparação, acompanhar de forma permanente a evolução da doença.
Dois casos de coronavírus foram confirmados nesta quinta-feira em Santa Catarina pela Secretaria de Estado da Saúde. Os dois são em Florianópolis. Os pacientes, um homem de 34 anos e uma mulher de 28 anos, contraíram a doença no exterior não precisaram ser internados. Os diagnósticos de ambos ainda não constam dos dados atualizados pelo Ministério da Saúde. Até ontem à tarde ainda havia 73 casos suspeitos em monitoramento no estado. Conforme a secretaria, apesar da confirmação dos dois casos, ainda não há a necessidade de restrição de circulação de pessoas no estado, sendo que a população deve tomar os cuidados básicos de prevenção, como lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel e "etiqueta respiratória".
O Peperi Debates deste sábado vai discutir a atenção que os governos federal e estadual dão para a região e como está a representatividade do extremo-oeste nessas duas esferas. O programa vai analisar até que ponto o “esquecimento” e o abandono da região podem ser explicado pela falta ou pela fraca representação política. O programa vai contar com a participação da deputada do PSL, MARLENE FENGLER, do deputado do PL, MAURICIO ESKUDLARK, o presidente da Ameosc, PLINIO DE CASTROe o coordenador do Conselho das Entidades, ASTOR KIST. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.
O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai falar sobre a doença que está deixando o mundo em alerta: o coronavirus. O programa vai receber a médica infectologista, PRISCILA GARRIDO. Ela vai explicar o que é o vírus, porque ele se propaga tão rápido e qual os riscos e perigos da confirmação dos primeiros casos em Santa Catarina.A entrevista do Peperi Rádio Repórter com a médica PRISCILA GARRIDO, ao vivo, começa as 11 e meia da manhã.
Vão iniciar na próxima semana as inscrições para o curso de formação de bombeiros da melhor idade de Guaraciaba. A informação é do sargento RICARDO LUDWIG. De acordo com ele, os interessados poderão se inscrever no período entre 18 de março e seis de abril. Conforme ele, para se inscrever, é necessário procurar o quartel do Corpo de Bombeiros do município de segunda a sexta-feira no horário entre oito da manhã e sete horas da noite. LUDWIG destacou que o quartel está localizado na Rua Olavo Bilac, no centro de Guaraciaba, nas proximidades do colégio estadual Sara Castelhano Kleinkauf.
Para participar do curso de formação dos bombeiros da melhor idade de Guaraciaba é necessário obedecer uma série de requisitos básicos. A afirmação é do sargento RICARDO LUDWIG. Segundo ele, os interessados devem ter no mínimo 60 anos de idade até o ato do início do curso, além de residir nos municípios de Guaraciaba ou Barra Bonita, estar em dia com suas obrigações legais, ser alfabetizado, não ter concluído este mesmo curso em alguma organização de Bombeiros Militar de Santa Catarina e possuir capacidade de locomoção para realizar caminhadas leves e exercícios moderados.
Para esse curso da melhor idade estão sendo ofertadas 25 vagas para os municípios de Guaraciaba e Barra Bonita. O comentário é do sargento RICARDO LUDWIG. Ele destacou que há exemplo de cursos anteriores a expectativa é boa. Ele disse que o objetivo principal da ação desenvolvida com os idosos é capacitar esse público alvo, além de prevenir acidentes domésticos que ocorrem com mais frequência nessa idade. LUDWIG explicou que o curso tem duração de 40 horas e vai focar em primeiros socorros, além de noções de prevenção e atuação inicial em acidentes e incêndios e noções diversas de percepção e gestão de riscos na atuação inicial dos acidentes em geral.
Os cursos desenvolvidos pelo Corpo de Bombeiros visa capacitar todas as faixas etárias possíveis. A declaração é do sargento RICARDO LUDWIG. Ele ressaltou que a intenção da corporação é preparar a comunidade em geral para situações de riscos, bem como, prevenir e preparar as pessoas para se proteger. Sobre o curso da melhor idade, LUDWIG ressaltou que os encontros vão ocorrer todas as terças-feiras no período da tarde no quartel de Guaraciaba. Ele revelou ainda que nos próximos meses o Corpo de Bombeiros vai abrir um curso voltado especialmente para os moradores de Barra Bonita com aulas no próprio município. A intenção conforme ele é facilitar o acesso as informações para todas as pessoas interessadas.
Foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura de São Miguel do Oeste, na tarde desta quinta-feira, a segunda reunião de planejamento do Censo Demográfico 2020. Durante o encontro, o coordenador de sub-area do Instituto, CLÁUDIO RADTKE JUNIOR, divulgou o Processo Seletivo Simplificado que vai selecionar 34 recenseadores e nove agentes censitários, com idade mínima de 18 anos, para trabalhar no Censo. De acordo com ele, as inscrições para o Seletivo devem ser realizadas de cinco a 24 de março de 2020, através do site www.cebraspe.org.br. As provas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de maio. Também ontem foram definidos os detalhes sobre o treinamento dos supervisores e recenseadores. A coleta de dados inicia no dia primeiro de agosto e deve levar cerca de três meses.
A câmara de vereadores antecipou para a manhã de ontem a sessão prevista para a noite desta quinta-feira em razão da vinda do governador ao município. CARLOS MOISES participou da posse da nova diretoria da Acismo. Na sessão de ontem, os vereadores aprovaram, entre outras matérias, o projeto que padroniza os passeios públicos às normas de acessibilidade. O objetivo da proposta, de autoria do poder executivo, é proporcionar a mobilidade com segurança eacessibilidade para os pedestres. O texto prevê que o revestimento dos passeios deverá ser de paver, concreto desempenado ou lajota de concreto estriada. Em alguns casos, é obrigatória a instalação de sinalização tátil e visual.
O projeto que padroniza os passeios públicos na cidade, aprovado ontem pelos vereadores, também estabelece outros critérios e regras técnicas para as calçadas. Uma emenda da Comissão de Justiça e Redação acrescenta que a altura máxima do meio-fio, incluindo o revestimento da calçada, deverá ser de até 18 centímetros. Para as calçadas ou passeios já edificados, mas que estejam fora dos padrões da lei, os proprietários deverão adequá-los. O descumprimento da lei sujeita o infrator à penalidade de multa de 20 por cento da UFM, Unidade Fiscal Municipal, o que equivale a 531 reais e 94 centavos. O projeto ainda precisa passar pela segunda votação antes de ser encaminhado para a sanção por parte do prefeito WILSON TREVISAN.
Os vereadores também aprovaram nesta quinta-feira, o projeto que estabelece a data base para revisão geral anual da remuneração dos servidores do poder legislativo. A revisão dos vencimentos vai ocorrer neste mês e será feita com base nos índices previstos na legislação dos meses de março a dezembro de 2019. Dessa forma, a reposição inflacionária dos salários com base no INPC será de três e meio por cento, mais um ganho real de zero virgula 98 por cento. O reajuste total será de quatro vírgula 48 por cento para os servidores ativos e inativos do Poder Legislativo. Já para os agentes políticos haverá apenas a reposição inflacionária de três e meio por cento.
O vereador, VAGNER PASSOS, assinou ficha no PSL na noite desta quinta-feira. O político havia se desfilhado do PSD na quinta-feira da semana passada e ontem oficializou o ingresso na nova sigla. O evento de filiação de VAGNER no PSL ocorreu em evento fechado no Hotel Solaris. O Governador CARLOS MOISÉS abonou a ficha do vereador que, desta forma, se torna o primeiro vereador do PSL no município. PASSOS disse que chega para unir forças ao partido e acredita que o PSL terá outros filiados inclusive vereadores, ex-vereadores e pessoas do meio político. O vereador acredita que o partido tem forças políticas e nomes para disputar a prefeitura, inclusiva com candidato a prefeito e vice.
O novo conselho diretor da Acismo foi empossado oficialmente na noite desta sexta-feira no Clube Comercial. O empresário do setor de imóveis, DANIEL DE SOUZA vai presidir a associação comercial de São Miguel do Oeste pelos próximos dois anos. A cerimônia contou com a presença do governador do estado, CARLOS MOISÉS e da vice-governadora DANIELA REIHNER. Mais cedo, o governador participou de um ato de governo em Palmitos. Essa é a primeira visita oficial do governador ao extremo-oeste desde a posse no dia primeiro de janeiro de 2019. A roteiro começou na parte da tarde com um evento em Palmitos. Hoje, CARLOS MOISES estará em Dionísio Cerqueira, São Lourenço do Oeste e Maravilha.
O conselho das entidades e a administração municipal entregaram uma pauta de reivindicações para o Governador CARLOS MOISES ontem à noite. O documento tem sete pedidos ao governo do estado. A lista tem a solicitação para ampliar a capacidade de leitos no Hospital Regional, ampliar a UTI atual e Instalar UTI Neo Natal. Outros pedidos são a adequação do Aeroporto para voos regulares, a federalização da SC 163, recursos para o anel viário oeste como complemento das obras na BR 163, o asfaltamento de rodovias no interior de São Miguel do Oeste, a execução das obras de coleta e tratamento de esgoto sanitário no município e a liberação do terreno do Deinfra, ao lado da rodoviária, para construção da sede do SESC em São Miguel do Oeste. O governador não se manifestou sobre os pedidos.
O governador do estado assinou, na noite desta quinta-feira, o termo de transferência da SC 163 para o governo federal. A assinatura do documento é uma das últimas etapas do processo de federalização da rodovia que liga São Miguel do Oeste à Itapiranga. Agora, o processo segue para aprovação final do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o Dnit. MOISÉS disse ontem que a federalização é uma demanda antiga da comunidade e agora o processo finalmente está destravada. A partir da aprovação do Dnit, o governo federal passar a assumir o controle da rodovia que ainda é uma SC. O órgão da União já se manifestou a respeito e disse que está preparando uma licitação para fazer os primeiros investimentos federais na estrada.
Na noite desta quinta-feira, também foram anunciados repasses de um milhão e cem mil reais para custeio do transporte escolar da região. Serão sete municípios beneficiados: Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Descanso, Guaraciaba, Paraíso e São Miguel do Oeste. O transporte atende 33 mil e 400 alunos de 23 escolas. O governador também assinou, na noite de ontem, a liberação de 10 milhões e 200 mil reais de emendas parlamentares. Os valores serão destinados para diversas áreas, principalmente infraestrutura, saúde e educação da região. Os municípios que receberão os repasses são São José do Cedro, Mondaí, Santa Helena, Iporã do Oeste, São Miguel do Oeste, Guarujá do Sul, Itapiranga, Barra Bonita, Dionísio Cerqueira, Tunápolis, Palma Sola, Anchieta, Belmonte, Guaraciaba, Descanso, São João do Oeste, Bandeirante e Paraíso.
Um grupo de servidores do estado organizou um protesto contra o governador CARLOS MOISES na noite de ontem. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação colocou faixas na rua lateral do Clube Comercial pedindo a valorização dos trabalhadores e o reajuste de 17 e meio por cento dos salários. O Sinte reclama que o estado não aplicou a reposição do piso do magistério ao longo da carreira nos últimos dias. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Miguel do Oeste também participou do ato. Os manifestantes também são contra a reforma da previdência e pela manutenção do Fundeb.
O segundo dia da visita do governador ao extremo-oeste começou com um Café com a Imprensa. CARLOS MOISÉS se reuniu com os veículos de comunicação do extremo-oeste no salão Azul do Hotel Solaris. O objetivo do evento foi permitir que as rádios, jornais e portais de internet se apresentassem ao governador. MOISÉS também falou sobre a política de comunicação e os investimentos que pretende fazer nos veículos do interior. O governador não concedeu entrevistas para os jornalistas que estavam presentes. As equipes de reportagem também não puderam fazer gravações durante o Café com a Imprensa. MOISÉS deixou o município por volta das dez horas da manhã e seguiu de helicóptero para Dionísio Cerqueira. A vice-governadora foi de carro pela BR 163 e o diretor da Peperi, ADILSON BALDISSERA sugeriu que ela relatasse os problemas da rodovia para o governador.
O governador do estado atendeu a reportagem da Peperi com exclusividade no aeroporto Helio Wassun minutos antes de embarcar na helicóptero que o levou para Dionísio Cerqueira. CARLOS MOISES conversou rapidamente com o repórter CRISTIAN LOSCH. O governador citou a Peperi e fez uma breve avaliação sobre a passagem pelo município.
A Polícia Militar de Descanso cumpriu um mandado de prisão na tarde de ontem no município. A Polícia Militar recebeu informações de uma mulher com um possível mandado de prisão em aberto, expedido pela comarca de Descanso. Ela foi abordada pela guarnição. A mulher foi detida na avenida Santa Rosa e levada para a delegacia de polícia. Depois disso, ela foi encaminhada para a unidade prisional. A PM não confirmou qual foi o crime cometido pela mulher presa na tarde de ontem.
Uma pessoa foi flagrada com maconha na noite de ontem em Guaraciaba. O fato aconteceu por volta das nove horas da noite durante a realização de rondas ostensivas pela rodovia BR 163. A guarnição da PM realizou a abordagem de três homens e um deles se mostrou muito incomodado com a abordagem dos policiais. Durante a revista pessoal, a PM encontrou uma pequena quantidade de maconha e um “moedor” da droga. Ele assinou um termo circunstanciado e vai dar explicações ao juiz da comarca sobre esse fato.
Duas pessoas ficaram feridas em um acidente de trânsito no final da tarde desta quinta-feira no bairro São Jorge. A colisão envolveu uma motocicleta e uma bicicleta e aconteceu por volta das seis horas no cruzamento das ruas XV de Novembro com a Primeiro de maio. O ciclista sofreu ferimentos leves, recebeu o atendimento dos bombeiros e foi liberado no local. Já a condutora da moto sofreu ferimentos nos braços. Ela foi socorrida pelos bombeiros e levada ao hospital regional Terezinha Gaio Basso.