ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco - Itapiranga - 13/02/2021

GLOBO EM FOCO – 13/02/21

-PROJETO DO GOVERNO PREVÊ ICMS UNIFICADO EM TODO O PAÍS PARA COMBUSTÍVEIS

-CHAPECÓ SUSPENDE AULAS PRESENCIAIS POR CAUSA DO COLAPSO NA SAÚDE

-REUNIÃO COM LIDERANÇAS TRAÇA ESTRATÉGIAS PARA O ASFALTAMENTO DA FRONTEIRA

-POLÍCIA MILITAR REFORÇA FISCALIZAÇÃO EM AGLOMERAÇÕES

-SECRETARIA DE AGRICULTURA DE SÃO JOÃO DO OESTE FARÁ REAVALIAÇÃO DE PROGRAMAS

-ITAPIRANGA RECEBE 110 DOSES PARA VACINAR IDOSOS ACIMA DE 90 ANOS

-TRÊS PESSOAS MORREM APÓS COLISÃO FRONTAL ENTRE CAMINHÃO E CARRO

-JOVEM SOFRE FERIMENTOS EM COLISÃO ENTRE CARRO E MOTOCICLETA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se com sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 30 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 36 centavos. O euro está valendo seis reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A Universidade de Oxford anunciou neste sábado que irá começar os estudos de fase 2 da vacina contra a Covid em crianças e adolescentes. Será o primeiro estudo do imunizante nesta população. Nesta etapa de testes, os pesquisadores irão avaliar a segurança e as respostas imunológicas em pessoas de seis a 17 anos. O ensaio será randomizado, com a escolha aleatória de quais voluntários irão receber a vacina da Covid-19 e quais receberão uma vacina contra a meningite, que tem efeitos colaterais similares, como dor no braço. Deverão se inscrever 300 participantes, sendo que 240 deverão receber a vacina de Oxford AstraZeneca.

A França está em alerta após a descoberta de 300 casos de contaminação pelas novas variantes sul-africana e brasileira do coronavírus no departamento de Moselle, no leste do país. A Moselle é um das regiões com maior incidência do vírus no país: 290 casos positivos para cada 100 mil habitantes, contra a média nacional de 201 casos positivos por 100 mil habitantes. No entanto, é a rápida propagação das variantes brasileira e sul-africana no leste da França que preocupa as autoridades. Em apenas quatro dias, 300 infecções foram identificadas.


Após a conclusão da argumentação da equipe de defesa de DONALD TRUMP, que usou apenas uma parte das oito horas a que tinha direito, e da etapa de perguntas e respostas nesta sexta-feira, o julgamento do impeachment do ex-presidente no Senado avança com uma sessão extra marcada para o sábado. A sessão começou ao meio-dia e existe a previsão de que a votação para saber se TRUMP é ou não culpado por incentivar a invasão do Capitólio aconteça às cinco da tarde, horário de Brasilia, embora isso ainda possa ser alterado. A defesa de DONALD TRUMP argumentou na audiência desta sexta que o ex-presidente dos Estados Unidos não incitou a violência e que apenas se utilizou da mesma retórica que seus adversários políticos.

O deputado federal ONYX LORENZONI do DEM do Rio Grande do Sul foi nomeado nesta sexta-feira pelo governo federal como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, informação que o presidente JAIR BOLSONARO já havia antecipado no último dia oito. ONYX estava no comando do Ministério da Cidadania. Para a pasta, o governo BOLSONARO nomeou o deputado federal JOÃO ROMA do Republicanos da Bahia, que foi chefe de gabinete de ACM NETO na Prefeitura de Salvador. O ministro da Cidadania tem 48 anos de idade e está no primeiro mandato como deputado federal, eleito pela Bahia.


O presidente JAIR BOLSONARO encaminhou ao Congresso Nacional nesta sexta-feira um projeto de lei complementar que propõe mudanças no cálculo do ICMS sobre os combustíveis. Segundo o governo, a intenção é estabelecer uma "alíquota uniforme e específica", ou seja, um valor fixo e unificado em todo o país para cada combustível com base na unidade de medida. O projeto prevê, em linhas gerais, que o ICMS será recolhido uma única vez sobre gasolina, diesel, álcool, querosenes e óleos combustíveis, biodiesel, gás natural e gás de cozinha, entre outros produtos do tipo. Além disso, o imposto será cobrado na refinaria. O objetivo, de acordo com o Palácio do Planalto, é fazer com que o ICMS não varie mais em razão de mudanças no preço do combustível ou de variações do câmbio.

O presidente do Congresso Nacional, senador RODRIGO PACHECO e o ministro da Economia, PAULO GUEDES, condicionaram nesta sexta-feira o pagamento de um novo auxílio emergencial à aprovação da Proposta de Emenda à Constituição do Pacto Federativo. A intenção é incluir uma cláusula de calamidade na proposta, que, entre outras medidas, permite ao governo adotar medidas para cortar custos por meio de redução de salário e de jornada de servidores. Com a cláusula de calamidade, o governo poderia ficar autorizado a aumentar gastos públicos. Desde a semana passada, PACHECO e LIRA vêm pressionando o governo para que seja aprovada uma nova rodada do auxílio a trabalhadores que perderam renda na pandemia.

Além da multa de 15 milhões de reais aplicada à Casan pela prefeitura de Florianópolis pelos danos causados na Lagoa da Conceição após o rompimento de um depósito de água que alagou ruas, inundou casas e arrastou os carros na região, a concessionária vai ter que arcar com os custos de outras três advertências, no valor total de um milhão e cem mil reais, emitidas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos. A Casan tem prazo de 15 dias para apresentar defesa e acertar o valor, a contar da data de notificação. Segundo a Aresc, a concessionária recebeu as três infrações no dia cinco de fevereiro e até esta sexta-feira não havia se manifestado. A agência reforçou que a manutenção adequada das unidades que integram o abastecimento de água e esgotamento sanitário, é de responsabilidade da prestadora de serviços.

As aulas presenciais em Chapecó, no Oeste do Estado, foram suspensas por tempo indeterminado, devido ao aumento de casos de coronavírus e a crise na rede de saúde da cidade. O decreto, que determina novas medidas de enfrentamento à pandemia, foi assinado pelo prefeito João Rodrigues, nesta sexta-feira. Já iniciadas, as aulas nas escolas particulares foram novamente interrompidas. As atividades da rede municipal e estadual, previstas para retornarem no dia 18 de fevereiro terão início com formato 100 por cento on-line. Além disso, as atividades extracurriculares presenciais na rede pública e privada também estão canceladas. A medida vale para todos os níveis de ensino, a partir de segunda-feira.

Santa Catarina chega ao fim da primeira semana de aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 com 11 mil 132 pessoas que já receberam as duas doses dos imunizantes. Os dados foram divulgados na tarde desta sexta-feira, em boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina. A primeira parcial, divulgada ainda no início da semana, indicava que apenas 494 catarinenses já haviam recebido a segunda dose das vacinas. O total de segunda dose já aplicado representa cinco vírgula quatro por cento do total de imunizantes já administrados em Santa Catarina. Em todo o Estado, 129 mil 778 vacinas já foram aplicadas até esta sexta-feira, somando as doses Um e Dois.

Reunião com lideranças traça estratégias para o asfaltamento da fronteira. Solicitação já soma vários anos. Conforme o Prefeito de Tunápolis, MARINO FREY, que esteve presente na reunião da noite de ontem através de iniciativa do vereador de Itapiranga, ROBERTO BASTO, a mobilização traz esperanças da concretização da obra. Várias autoridades estiveram presentes, a exemplo de prefeitos das cidades de Itapiranga, Tunápolis, Belmonte, e Santa Helena, lideranças políticas, Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, entidades e pessoas ligadas ao comércio e indústria. Conforme o prefeito de Tunápolis, esta é uma obra que já soma 20 anos sem definição concreta. FREY acredita que com o esforço coletivo pelos municípios da região da fronteira, uma mobilização maior pode ser feita para encaminhar a solicitação de emendas coletivas com parlamentares e Governo do Estado. MARINO FREY enfatiza que a implantação da obra será de extrema importância para a região que é altamente produtiva, visando o melhor escoamento da produção e facilitando o deslocamento de toda população.

Tunápolis não adere ao ponto facultativo de Carnaval. A informação é do prefeito, MARINO FREY. De acordo com ele, mesmo o governo do estado não revogando o decreto e impondo aos municípios a decisão de aderir ao ponto facultativo de Carnaval, Tunápolis optou por manter os trabalhos normalmente. Conforme FREY, a decisão se dá pela grande demanda de trabalhos na troca de gestão. Cita que pela proibição das festividades de Carnaval em virtude da pandemia, e pela iniciativa privada não considerar ponto facultativo, a prefeitura optou por realizar as atividades normalmente. O prefeito de Tunápolis cita que os trabalhos em início de mandato estão voltados a organização de setores, secretarias e ajustes internos burocráticas do poder púbico municipal. MARINO FREY revela que o município está encaminhando todas as licitações para inclusive contratar mais um médico para atender a demanda existente. /

São João do Oeste também anunciou através do prefeito em exercício, RUDI RASCH, que os trabalhos nas repartições públicas acontecerão normalmente no Carnaval. Conforme ele, vários municípios e estados do Brasil cancelaram o feriado do Carnaval de 2021. O cancelamento das festividades segue a regra de evitar aglomerações pelo grande avanço do número de casos infectados pelo Coronavírus. O intuito é minimizar o grau de contaminação da Covid-19. RUDI RASCH destaca que a decisão também leva em conta a grande demanda de serviços. Já Itapiranga, anunciou através da administração municipal, que manterá o ponto facultativo de Carnaval no dia 16 de fevereiro em virtude do não funcionamento de agências bancárias e empresas de grande porte. Serviços essenciais, como saúde e setor de água serão mantidos em regime de plantão. Na próxima segunda-feira, dia 15 de fevereiro, o expediente acontece de forma normal.

Comandante da Polícia Ambiental alerta sobre fiscalização mesmo após Piracema. O período da Piracema encerrou no dia 21 de janeiro. De acordo com o comandante da Polícia Ambiental de São Miguel do Oeste, capitão EVERTON RONCÁGLIO, a piracema é o período em que os peixes nadam rio acima para reproduzir. Conforme ele, durante quatro meses da recente Piracema, houve uma redução de 30 por cento no quantitativo de animais aprendidos em razão de pesca predatória. Ainda que a fiscalização tenha aumentado e mais denúncias fossem registradas, de acordo com o capitão, o número de materiais apreendidos também reduziu. Durante o período da Piracema, mais de dois mil e 700 metros de redes foram apreendidas. Deste montante, mil metros foram apreendidos no primeiro fim de semana de fevereiro.

Conforme o Comandante da Polícia Ambiental, ÉVERTON RONCÁGLIO, ainda existem algumas denúncias de que a pesca predatória acontece de forma irregular. O principal objetivo da Polícia Ambiental é reduzir a quantidade de materiais apreendidos e de infrações, como também as ações e danos ambientais, o que motiva a continuidade normal da fiscalização. De acordo com RONCÁGLIO, a pesca requer normatização que vale para o ano todo. Para ele, mesmo fora do período da Piracema, existem restrições para a pesca que se aplicam tanto para o pescador profissional, quanto para o amador. O comandante explica que o pescador profissional é cadastrado e sobrevive da pesca, enquanto as demais pessoas pescam por lazer ou esporte.

Uso de redes é permitido somente para o pescador profissional. O comandante da Polícia Ambiental de São Miguel do Oeste, ÉVERTON RONCÁGLIO destaca que o pescador profissional deve observar o local onde vai colocar a rede. Alerta que é proibido colocar rede numa distância inferior a 200 metros de corredeiras ou de hidrelétricas. Também deve haver um distanciamento entre uma rede e outra, além de observar um tamanho máximo. Segundo o capitão, qualquer pescador pode usar um molinete ou uma carretilha para a pesca, mas para isso necessita de cadastro para pescador amador. O pescador também pode utilizar embarcação, desde que ela esteja registrada e o condutor habilitado para dirigir. ÉVERTON RONCÁGLIO enfatiza ainda que para regularizar a pesca pode se realizar o cadastro de pescador no site da Secretaria de Agricultura.

Situação das rodovias continua sendo tema de debate entre deputados da bancada do Oeste. Os deputados se reuniram na última semana com o secretário de Estado da Infraestrutura, THIAGO VIEIRA, com o intuito de debater sobre as rodovias. O encontro ocorreu na presidência da Assembleia Legislativa, e os assuntos discutidos foram a situação das rodovias estaduais de Santa Catarina e o repasse de verbas estaduais para a duplicação da BR-470, de responsabilidade do governo federal. Recentemente o governo anunciou a intenção de aportar pelo menos 200 milhões de reais para obras na BR-470. Conforme o deputado FABIANO DA LUZ, do PT, os deputados da bancada discordaram com essa intenção. DA LUZ cita que os deputados entendem que esses recursos devem ser prioritariamente utilizados na recuperação de estradas estaduais.

FABIANO DA LUZ cita como exemplo a SC 163 e 282 que tanto precisa de manutenção. Para ele, inúmeras estradas estão em péssimas condições e que precisam de recuperação urgente, pois são fundamentais para o escoamento da produção. Conforme DA LUZ, essas obras também dependem de recursos estaduais para serem recuperadas. Os deputados explicaram que não se trata de negar investimentos em rodovias federais importantes, mas exigir do governo federal que faça a sua parte para que o Estado mantenha o foco na recuperação das estradas estaduais. A preocupação com as condições das rodovias foi tema de várias reuniões da Bancada do Oeste em 2020, tanto que no orçamento estadual de 2021 os parlamentares aprovaram emendas prevendo recursos para obras nessas estradas.

Ainda durante o encontro, o deputado FABIANO DA LUZ do PT, foi eleito o novo coordenador do colegiado para este ano, posto ocupado até então, pelo deputado MAURÍCIO ESKUDLARK, do PL. Para DA LUZ, a responsabilidade de ser eleito coordenador do colegiado será ainda maior de cobrar as prioridades necessárias. Conforme ele, além das rodovias, o tema da reunião também foi a preocupação da superlotação dos hospitais do Oeste, a exemplo de São Miguel do Oeste e Xanxerê pelo aumento de casos da Covid-19. Para ele, medidas urgentes são necessárias.

Itapiranga ultrapassa 900 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia. Itapiranga chega na marca de 910 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia que completa quase um ano. No último boletim divulgado nesta sexta-feira, pela Secretaria de Saúde através do Comitê de Crise, foram confirmados mais nove casos. Neste momento, 57 pessoas possuem o vírus ativo. O município registrou até agora seis óbitos em decorrência do vírus. Em virtude do aumento de casos da Covid-19 no município de Itapiranga, a administração municipal decidiu ontem pelo cancelamento do desfile festivo que aconteceria neste sábado pelas ruas da cidade em comemoração aos 67 anos de emancipação político administrativa do município. Um comunicado foi emitido solicitando a compreensão de todos e reiterando o compromisso de continuar respeitando as regras sanitárias para evitar a disseminação do coronavírus. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste está com 100 por cento de ocupação dos leitos de UTI/Covid. 17 pacientes confirmados estão internados na UTI. Todos os leitos estão ocupados. Na enfermaria são 8 pessoas com a doença.

Polícia Militar reforça fiscalização de aglomerações. Objetivo é evitar propagação do coronavírus. Conforme o comandante da Polícia Militar de Itapiranga, FLÁVIO PAULUS, várias reuniões já foram realizadas com autoridades para reforçar a fiscalização em época de pandemia. O alerta é também para os positivados da doença e que precisam ficar em isolamento. O comandante da Polícia Militar destaca que a guarnição possui a obrigatoriedade de orientar e fiscalizar. Conforme ele, os policiais possuem acesso às pessoas que possuem o vírus ativo e que devem cumprir isolamento. Para quem desrespeitar as normas, um termo circunstanciado é emitido e a pessoa é notificada pela infração das medidas protetivas. FLÁVIO PAULUS chama a atenção dos aumentos de casos no município. São mais de 50 pessoas com o vírus ativo no momento. Ao mesmo tempo que os casos aumentos, PAULUS observa que os leitos de hospitais da região estão lotados, e a região é classificada em situação gravíssima.

O comandante da Polícia Militar de Itapiranga revela que para auxiliar nos trabalhos, uma viatura foi adquirida através de recursos próprios. O novo veículo já se encontra no município e aguarda finalização do processo burocrático. FLÁVIO PAULUS destaca que a Polícia Militar optou pela linha da Ecosport. O valor investido é de 77 mil e 900 reais, além de 14 mil e 500 reais para adaptação da viatura nas normas da guarnição. Além da viatura, a Polícia Militar comemora o investimento no grupamento de Itapiranga com cercado e portões que auxiliam na delimitação da unidade. Conforme PAULUS, a solicitação é antiga, e pode ser realizada agora através de emenda parlamentar destinada à Itapiranga. Além do grupamento da Polícia Militar, investimentos na infraestrutura também foram feitos no quartel do Corpo de Bombeiros do município, que agora está em fase de conclusão.

Secretaria de Agricultura de São João do Oeste fará reavaliação de programas. 14 programas são oferecidos atualmente aos produtores. De acordo com o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste, ROGÉRIO RECH, uma reunião acontecerá na próxima semana com o objetivo de revisar programas de incentivo que são fornecidos aos agricultores. A reunião terá a presença do conselho municipal de desenvolvimento rural, representantes de entidades e comunidades que possuem vínculo com a agropecuária.

RECH enfatiza que o planejamento estratégico irá determinar a viabilidade de novos incentivos e melhorar os programas já existentes. Cita como exemplo, o programa de melhoramento genético, erradicação de brucelose e tuberculose, programa de horas máquinas, bônus agrícola, entre outros. Além disso, o secretário de Agricultura revela que o município possui a disposição um viveiro nativo e exótico, e já a partir de maio estará disponível o programa município florido, com várias sementes para distribuição. ROGÉRIO RECH observa que uma lei foi criada durante a pandemia, a qual reduz o orçamento e limita os gastos. Conforme ele, o município pretende trabalhar dentro das possibilidades financeiras. O secretário da Agricultura de São João do Oeste enaltece que o município é considerado referência em programas oferecidos ao produtor, com vários incentivos à disposição do munícipe.

Itapiranga recebe 110 doses para vacinar idosos acima de 90 anos. Cerca de 30 idosos serão contemplados com a vacina contra Covid-19. Conforme a secretária de Saúde de Itapiranga, CLAIR HEINEN, o município já recebeu um total de 261 doses da vacina até o momento. Explica que a aplicação ocorre por grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde. As primeiras remessas foram destinadas à profissionais da saúde que atuam na linha de frente da Covid-19. Foram 81 doses num primeiro momento e 70 na segunda etapa. Mesmo assim, as doses não contemplaram todos os profissionais. Conforme ela, nesta nova remessa, cerca de 30 idosos correspondentes da faixa etária estabelecida puderam se imunizados através de um levantamento realizado pelas agentes comunitárias de saúde. Destes, quatro optaram por não receber a vacina. CLAIR HEINEN enfatiza que o restante das doses puderam ser remanejadas aos profissionais da saúde ainda não vacinados.

A secretária de Saúde de Itapiranga espera que em breve nova remessa possa contemplar outros idosos na faixa etária de 85 à 90 anos . CLAIR lembra que enquanto isso, medidas simples como uso de máscara, álcool em gel e manter o distanciamento é fundamental para evitar a propagação do vírus. Ela lembra que os leitos de hospitais do Oeste estão 100 por cento ocupados, e reforça que todo cuidado é importante para que novos casos graves não venham a surgir.

Motorista que dirigia bêbado um Fusca sem volante terá que cumprir medidas cautelares. O homem de 26 anos que foi preso no último sábado ao ser flagrado dirigindo um veículo sem volante, além de apresentar outras infrações, terá que cumprir medidas cautelares. Os policiais militares ordenaram que o motorista do fusca parasse porque ele circulava na noite com os faróis apagados. Quando solicitaram os documentos, os agentes descobriram que o motorista não possuía carteira de habilitação, que ele estava dirigindo embriagado e o veículo que dirigia não possuía volante. O fusca não tinha direção, apenas um toco de aço. A polícia considera um mistério de como o homem conseguiu dirigir o veículo. O Fusca não tinha direção, mas tinha um rádio moderno e potente. O juiz plantonista da Comarca de Itapiranga, RODRIGO PEREIRA ANTUNES, concedeu liberdade provisória ao homem, mas impôs uma série de medidas cautelares. Ele não poderá se ausentar da residência por mais de sete dias sem comunicar o juízo, está proibido de mudar de endereço sem prévia comunicação à Justiça e terá que comparecer a todos os atos processuais.

Incêndio deixa galpão completamente destruído. Um galpão foi completamente destruído por um incêndio, na tarde de quinta-feira, no interior de Dionísio Cerqueira. A ocorrência foi registrada por volta das 16 horas e 30 minutos, em uma propriedade da Linha Presidente Vargas. As equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e ao chegar ao local, constataram os fatos, sendo que a edificação já estava completamente tomada pelas chamas. Imediatamente foram iniciados os trabalhos de combate às chamas e rescaldo. O proprietário relatou para a guarnição que o imóvel, além de depósito de grãos, também servia como estrebaria e berçário de bovinos, e que naquele momento tinha um bezerro. Dos bens perdidos no sinistro, se destacam um veículo Jeep, uma forrageira, um guincho elétrico e uma trilhadeira, queimada parcialmente, além de algumas ferramentas. O proprietário não soube informar as causas do incêndio. Segundo a avaliação realizada pelos bombeiros, os danos foram de grande monta. Para o combate e rescaldo, foram utilizados nove mil litros de água.

Três pessoas morrem após colisão frontal entre caminhão e carro. Um grave acidente de trânsito registrado por volta das 17 horas desta sexta-feira em Pinhalzinho, deixou três vítimas fatais. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, a colisão frontal envolveu um veículo Gol, com placas de Concórdia, e um Caminhão Mercedes/Benz, com placas de Derrubadas, Rio Grande do Sul. Os três ocupantes do carro, sendo o motorista de 61 anos, e mais dois homens de 43 e 52 anos, morreram. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, o motorista do caminhão não se feriu. O relatório da Polícia indica que o veículo Gol invadiu a pista contrária colidindo frontalmente com o caminhão. Chovia no momento do acidente. As vítimas fatais eram funcionários da empresa Solo, responsável pela reforma da Escola de Campo Erê.

Jovem sofre ferimentos em colisão entre carro e motocicleta. A colisão entre um carro e uma motocicleta foi registrado por volta das 9 horas deste sábado, 13, na Avenida Beira Rio, proximidades da Itapiranga Motos. Envolveram-se neste acidente, uma motocicleta YBR de Itapiranga, conduzida por um jovem de 23 anos e um veículo Corsa de São Miguel do Oeste. O motociclista apresentava suspeita de fratura em umas das pernas. O Corpo de Bombeiros foi acionado, realizou os primeiros socorros e conduziu a vítima até o Hospital. O condutor do veículo Corsa não se feriu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.