-BRASIL BATE RECORDE DE VENDAS PARA O EXTERIOR E CHEGA A 339 BILHÕES DE DÓLARES
-QUASE 60% DOS PONTOS ESTÃO PRÓPRIOS PARA BANHO NAS PRAIAS DE SC
-ANO COMEÇA COM AUMENTO DE FOCOS DO MOSQUITO E CASOS DE DENGUE NA REGIÃO
-SECRETARIA DE AGRICULTURA PREPARA PAVILHÕES PARA OS ANIMAIS DA MERCOLEITE
-PRESIDENTE DA AMEOSC ANUNCIA REATIVAÇÃO DO FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL
-SUSPEITO DE DUAS TENTATIVAS DE ASSALTO EM COMUNIDADES RURAIS É PRESO PELA POLÍCIA
-HOMEM É MORTO A FACADAS E POLÍCIA MILITAR PRENDE SUSPEITO EM FLAGRANTE
O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de tempo bom com chance de pancada de chuva. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus e a máxima pode chegar a 32 graus.
Pelo menos 10 pessoas morreram e seis estão desaparecidas após um acidente em uma mina de carvão no centro da China. A informação foi divulgada pela agência local de gerenciamento de emergências neste sábado. O departamento de gestão de emergências disse em um comunicado que o acidente ocorreu devido a uma explosão de carvão e gás em uma mina de uma empresa que atua no país. A agência disse que fará planos concretos para resgatar os desaparecidos e investigar a causa do acidente. A agência de notícias oficial disse que 425 pessoas trabalhavam no subsolo quando o acidente ocorreu.
Tempestades de neve estão atingindo regiões dos Estados Unidos, e dezenas de milhões de norte-americanos podem enfrentar condições climáticas perigosas. Além disso, as companhias aéreas cancelaram ou atrasaram mais de três mil e 600 voos nesta sexta-feira. Em Chicago, os aviões ficaram no solo no Aeroporto Internacional. No Meio-Oeste do país, houve nevascas e ventos de até 96 quilômetros por hora. As condições de tempo devem ser as mesmas neste sábado, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional. Cerca de 13 milhões de pessoas estavam sob a ameaça de inundações devido às fortes chuvas e neves dos últimos dias.
O Ministério Público do Peru solicitou, nesta sexta-feira, 34 anos de prisão para o ex-presidente Pedro Castillo. Ele é acusado de rebelião por sua tentativa fracassada de dissolver o Congresso e "perpetrar um golpe de Estado" em dezembro de 2022. Segundo o pedido apresentado ao tribunal, o ex-presidente é acusado de perpetrar o golpe de Estado de 7 de dezembro de 2022. O documento foi entregue ao juiz responsável pelo caso, JUAN CARLOS CHECKLEY, que deverá revisar os fundamentos da acusação nas próximas semanas. CASTILLO, de 54 anos, cumpre pena de prisão preventiva até dezembro de 2025.
O governo federal recuperou um bilhão 265 milhões de reais em 2023 em acordos de leniência, firmados pela União com empresas investigadas por práticas ilícitas e corrupção de agentes públicos. Desse valor, 380 milhões foram pagos por cinco companhias por desdobramentos da Operação Lava Jato. Do valor total recebido em 2023, quase metade correspondeu a multas pagas à União pelas práticas ilícitas, como determina a lei: 549 milhões de reais. O ente público com maior prejuízo pelas ações de corrupção foi a Petrobras, que recebeu 470 milhões, 37 por cento das parcelas dos acordos de leniência pagas no ano passado. A lista contém, ainda, órgãos estaduais e empresas públicas.
O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro EDSON FACHIN, decidiu nesta sexta-feira que não vai analisar a ação protocolada pelo partido Novo contra a medida provisória editada pelo governo federal sobre a desoneração da folha de pagamento de 17 setores produtivos. FACHIN entendeu que não há urgência no julgamento do caso porque a MP, editada no do ano passado, só entrará em vigor em abril deste ano. Com o entendimento, a ação será enviada ao relator do caso, ministro CRISTIANO ZANIN, a partir de primeiro de fevereiro, quando os trabalhos serão retomados na Corte. Na ação protocolada no Supremo, o Novo pediu a suspensão da MP por entender que a matéria tenta anular a decisão final do Congresso que derrubou o veto do presidente LULA.
O total de empresas exportadoras no Brasil cresceu dois por cento em 2023, chegando a 28 mil e 500. O principal destino dos produtos brasileiros foi a China. O Brasil bateu o próprio recorde nas exportações em 2023, com 339 bilhões 670 milhões de dólares, marca inédita que supera em um vírgula sete por cento os números de 2022. No mesmo período, as importações registraram queda de 11 vírgula sete por cento e fecharam em 240 bilhões de dólares. A combinação da importação e da exportação levou ao saldo comercial de 98 bilhões e 800 milhões de dólares.
O número de pontos próprios para banho em praias de Santa Catarina aumentou. O segundo relatório de balneabilidade emitido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina este ano mostra que 142 dos 238 pontos analisados estão próprios para banho, o que representa 59 vírgula 66 por cento. No primeiro relatório do ano, este índice era de 49 virgula 16. Nesta semana, o IMA aumentou a frequência das coletas de balneabilidade em 82 pontos do litoral catarinense. Essa regularidade será mantida até o dia 31 de março de 2024. O IMA orienta que os banhistas não entrem no mar nas primeiras 24 a 48 horas após chuvas mais intensas, assim como em saída de canais ou galerias de águas pluviais, pois as chuvas podem arrastar material contaminado, o que pode deteriorar a qualidade das águas para banho.
As exportações do Estado em 2023 alcançaram 11 bilhões, 570 milhões de dólares com recuo de três vírgula três por cento frente a 2022. Uma curiosidade nas vendas externas do estado no ano passado é o empate histórico percentual sobre os mercados mais compradores do Estado: Estados Unidos e China. Ambos responderam por 14 vírgula seis por cento do faturamento obtido pelas empresas catarinenses com exportação segundo o portal Siscomex do governo federal. Os números inteiros das receitas vindas dos dois países mostram que a liderança ficou com os Estados Unidos. Santa Catarina vendeu um bilhão 688 milhões de dólares para o mercado americano e um bilhão 688 milhões para o mercado chinês.
O Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina encerrou a primeira etapa da Operação Aulas Seguras. Coordenada em todo o país pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro, o objetivo da ação é orientar consumidores e comerciantes e coibir a venda de materiais escolares com irregularidades, seja na segurança ou na quantidade. No quesito segurança, foram fiscalizados mais de 13 mil produtos e o índice de irregularidade foi inferior a um por cento. De acordo com o regulamento do Inmetro, 25 artigos escolares devem ter o Selo de Conformidade visível na embalagem. Na segunda etapa da Operação Aulas Seguras, que já está em andamento, o foco é na quantidade dos produtos.
O Peperi Debates deste sábado reapresentou o programa que fez uma reflexão sobre os obstáculos para quem quer empreender. O programa do final de semana foi apresentado em março e discutiu os aspectos internos e externos que limitam as ações e iniciativas empreendedoras. Neste mês de janeiro, o Peperi Debate está reprisando as principais edições de 2023. O debate reuniu a presidente do Núcleo do Jovem Empreendedor da Acismo, LUIZA FRIGERI; o analista de negócios do Sebrae, MIGUEL GARRIDO e o professor dos Cursos de Ciências Contábeis e Adminstração da Unoesc, NILSON RENE VISINTAINER. A temporada 2024 do Peperi Debates começa em fevereiro.
Os agricultores de Romelândia terão isenção no programa de horas máquinas no prazo de trinta dias após os serviços realizados. A informação é da secretaria de Agricultura do município. Nesta semana, a pasta reforçou o alerta e orientou os agricultores a comparecer na secretaria munidos dos dados do movimento econômico para ter o benefício de isenção. Produtores com movimento econômico de até 20 mil reais no ano anterior terão direito a duas horas maquinas subsidiadas pelo município. Já produtores com movimento até 30 mil reais tem direito a três horas e produtores que possuem movimento econômico acima de 50 mil tem direito a cinco horas maquinas isentadas de cobrança.
A campanha “Meu Mundo Mais Limpo” resultou na coleta de 22 toneladas e meia de resíduos em 2023 em Bandeirante. A iniciativa também recolheu mil 889 unidades de lâmpadas e 48 quilos de pilhas, que receberam destinação adequada. O programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a Epagri que busca reduzir o descarte incorreto dos resíduos gerados no consumo diário. O programa teve início em 2011 com uma abordagem educativa, evoluindo para divulgação de datas, roteiros e tipos de materiais a serem recolhidos. As famílias rurais participam voluntariamente, demonstrando consciência sobre a importância de descartar o lixo corretamente para preservar o meio ambiente.
O objetivo da campanha “Meu Mundo Mais Limpo” é conscientizar a população e recolher resíduos sólidos no meio rural. A afirmação é da extensionista social da Epagri em Bandeirante, FRANCISCA FREIBERGER. Ela explicou que a separação, identificação e acondicionamento adequado dos materiais são essenciais para garantir o destino ambientalmente correto. A coleta inclui lâmpadas, pilhas, baterias, pneus, vidros, ferro, alumínio, eletroeletrônicos, plástico, papel e papelão. Uma novidade em 2023 foi a temática “Do Campo para a Cidade”, que estendeu a campanha à área urbana, seguindo a logística do meio rural. A Vigilância Sanitária e agentes de endemias também participaram, ampliando a conscientização ambiental em todo o município.
O ano de 2024 começou com o registro de focos do mosquito e casos de dengue na região. Diversos municípios estão registrando números que mostram o aumento do problema. Em Iporã do Oeste, por exemplo, foram confirmados dois casos importados da doença e a secretaria de saúde realizou o fumacê para eliminar o mosquito na semana passada. Em Itapiranga, são 10 casos confirmados e cerca de 30 suspeitos aguardando o resultado dos exames de laboratório. Em São Miguel do Oeste, a equipe de endemias confirmou 13 focos do mosquito na cidade e um caso suspeito aguardando o resultado do exame.
As equipes da secretaria de Agricultura e de Obras estão trabalhando na preparação do espaço para a Mercoleite. A feira vai acontecer durante a Faismo de 2024, entre os dias 14 e 18 de fevereiro no parque de exposições Rineu Gransotto. De acordo com o secretário de Agricultura, NILO BEDIN, o espaço está recebendo diversas melhorias, especialmente nos pavilhões que vão receber o gado leiteiro. BEDIN citou que a Mercoleite também vai receber empresas do setor agropecuário. Ele destacou que a feira do gado leiteiro vai mostrar a evolução do rebanho e a diversidade das empresas ligadas ao setor.
Mesmo com alguns funcionários ainda de férias, a secretaria de Obras de São Miguel do Oeste segue executando os trabalhos em diversos pontos do município nas primeiras duas semanas de 2024. A garantia é do secretário, CLAUDIO BARP. Conforme ele, o tempo está colaborando para que as ações sejam executadas da forma planejada e por conta disso, as férias de grande parte da equipe não afetam os trabalhos do setor. Segundo ele, até a próxima segunda-feira, a secretaria já deve contar com 60 por cento dos motoristas e outros 60 por cento dos operadores em atividade, retornando das férias e aumentando o ritmo de trabalho executado pela pasta. BARP citou que foi concluído recentemente as ações na Linha 26 de Outubro, na divisa com Romelândia e Flor do Sertão e em breve serão executadas melhorias em duas estradas na Linha Vista Alta, finalizando dessa forma, os trabalhos na região.
A secretaria de Obras mapeou as pontes de madeiras existentes nas comunidades do interior e a grande maioria será substituída por tubos de concreto com laje de concreto usinado. A informação é do secretário CLAUDIO BARP. Ele salientou que dessa forma, devem permanecer apenas duas ou três estruturas de madeira no interior de São Miguel do Oeste. BARP comentou que a equipe também está empenhada nos trabalhos de melhorias do parque de Exposições Rineu Gransotto para a Faismo deste ano. Nesta semana três máquinas estiveram iniciando o nivelamento e a limpeza do novo estacionamento. Ele destacou que, dessa forma, na semana que vem, deve haver o cascalhamento de duas áreas, proporcionando um estacionamento adequado para os visitantes na Faismo do mês que vem.
Além das obras nas estradas gerais e no apoio ao trabalho de estruturação do parque de exposições, a secretaria de Obras também presta auxílios diversos para as secretarias de Agricultura e Urbanismo. A observação é do secretário de Obras, CLAUDIO BARP. Ele explicou que essas questões são normais nesse período do ano e admitiu a falta de operadores para atuação no setor de Obras. O secretário aproveitou a entrevista desta semana para chamar a atenção dos moradores sobre as roçadas nas margens da estrada e pedir a colaboração no cuidado e conservação da malha viária do município. Outra preocupação da pasta neste começo do ano é a manutenção dos caminhões e demais máquinas para os trabalhos que serão realizados ao longo de 2024.
A primeira assembleia do ano da Associação dos Municípios do Extremo-oeste será realizada na primeira quinzena de fevereiro. A informação é do presidente da entidade, WILSON TREVISAN. Ele disse que antes do encontro geral com os prefeitos, a diretoria vai se reunir, possivelmente até o final de janeiro, para alinhar o planejamento de atividades para o ano. TREVISAN comentou que a Ameosc vai intensificar o trabalho que já vinha sendo realizado pela diretoria anterior, além de implantar algumas novidades. O mandato do prefeito de São Miguel do Oeste na presidência da Ameosc vai até o final deste ano. Ele foi eleito na última assembleia da entidade em 2023 realizada no mês de dezembro.
Entre as prioridades da Ameosc em 2024 está a busca de recursos para o início das obras no trecho da BR 163 entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba. A afirmação é do presidente da associação, WILSON TREVISAN. De acordo com ele, a obra entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira está avançado e agora é preciso trabalhar nesse outro trecho da rodovia. Além disso, TREVISAN citou que a Ameosc vai priorizar a federalização da SC 163, trecho de São Miguel do Oeste a Itapiranga já que essa é uma condição para a construção da ponte sobre o rio Uruguai. Outro tema ligado a infraestrutura que será prioridade da Ameosc em 2024 é a recuperação da BR 282 entre São Miguel do Oeste e Chapecó, trecho que TREVISAN considera um dos piores de Santa Catarina.
A Ameosc também vai aumentar a cobrança sobre o governo do estado para o atendimento de outras duas demandas regionais: a revitalização do aeroporto Helio Wasun e a ampliação do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. De acordo com o presidente da Associação, WILSON TREVISAN, a prefeitura de São Miguel elaborou os projetos para melhorias no aeroporto e está aguardando a liberação de recursos do estado para a execução das obras. TREVISAN disse que o aeroporto pode receber voos regionais, contribuindo para o desenvolvimento do extremo-oeste. Em relação ao Hospital Regional, os projetos estão sendo ajustados e ainda falta a confirmação do repasse dos valores para a reforma do espaço.
Uma das novidades da nova diretoria da Ameosc será a reativação do Fórum de Desenvolvimento Regional neste ano. O anúncio é do presidente da Associação, WILSON TREVISAN. De acordo com ele, o Fórum realizou um bom trabalho entre os anos de 2000 e 2005, mas foi desativado com a criação das Secretarias Regionais no governo de LUIS HENRIQUE DA SILVEIRA. TREVISAN explicou que o fórum é uma instancia que reúne o poder público, entidades e a iniciativa privada para definir as prioridades e pensar as ações de longo prazo para o desenvolvimento regional.
Duas pessoas ficaram feridas em uma queda de motocicleta na noite desta sexta-feira em Guaraciaba. O acidente aconteceu por volta das dez e meia no bairro Santa Terezinha. O condutor da moto relatou ao Corpo de Bombeiros que não percebe uma lombada física na rua 15 de Novembro e perdeu o controle da direção ao passar pelo local. Ele sofreu uma queda e teve hematomas nos braços e pernas. A caroneira da moto relatava dores nas cotas e sofreu escoriações generalizadas. Os dois foram socorridos pelos bombeiros e levados ao Hospital São Lucas de Guaraciaba.
A Polícia Militar de Saltinho registrou duas tentativas de assalto entre o final da tarde e o começo da noite desta sexta-feira no município. De acordo com a PM, o primeiro crime aconteceu por volta das seis e meia na Linha Trevisan, quando dois homens em uma moto foram até uma propriedade rural. Eles pararam na residência de um casal de idosos e pediram água para beber. A senhora da casa foi atender ao pedido e, ao retornar com o marido, presenciou um dos homens empunhando uma arma de fogo em direção a eles a anunciando o assalto. A mulher disse que o filho estava chegando da cidade e os assaltantes fugiram. Em seguida, a dupla tentou assaltar outro casal na linha Lageado. Nesse caso, eles tentaram parar o carro das vítimas na estrada geral e efeturam dois disparos de arma de fogo em direção ao veículo. O casal conseguiu fugir.
Um dos homens suspeitos de duas tentativas de assalto na noite de ontem em Saltinho foi preso pela Polícia Militar. Logos depois dos crimes, a PM do município, com apoio das guarnições de São Bernardino, Campo Erê e Dionísio Cerqueira, localizaram a dupla em um ponto da SC-160, próximo a um restaurante. Os suspeitos tentaram fugir, mas o motociclista perdeu o controle da direção e acabou caindo. O homem que estava na carona conseguiu fugir pela área de mata, mas o motociclista foi capturado. Ele foi preso e conduzido ao hospital. Ele seguida, o homem foi levado para a Delegacia de Polícia onde foi homologada a prisão em flagrante.
Um homem de 35 foi morto a golpes de faca na noite desta sexta-feira no município de Descanso. De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das nove e 50 da noite nas proximidades da linha Campinas. Uma guarnição da Polícia Militar se deslocava pela SC 163 quando algumas pessoas chamaram os policiais e relataram que houve uma briga entre dois homens nas proximidades. Durante o desentendimento, um deles matou o outro com seis golpes de faca. O agressor foi preso em flagrante pelo crime de homicídio e levado para a unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste. As circunstâncias do crime serão investigadas pela Polícia Civil.
De acordo com a Polícia Militar, as versões apresentadas pelo agressor e pela esposa da vítima tem algumas diferenças. O suspeito, de 22 anos, alegou que os dois estavam ingerindo bebida alcoólica na casa do agressor. O rapaz disse que o homem que estava com ele começou a fazer lhe ameaças e que o pegou pelo pescoço. O rapaz de 22 anos conseguiu escapar da investida e, em seguida, acabou esfaqueando a vítima com seis golpes de faca. A esposa da vítima relatou que estava em sua residência quando ouviu gritos vindos da casa do autor. Ela confirmou que viu o esposo agarrando o rapaz pelo pescoço, mas que logo ele soltou. A mulher disse que quando ela e seu esposo estavam voltando para casa, o autor dos fatos acabou indo na direção deles e desferindo vários golpes de faca no seu marido, que logo caiu no chão. Durante a confecção do Boletim de ocorrência, os policiais constataram que o autor dos fatos, o homem de 22 anos, estava com forte odor etílico.