-HADDAD ANUNCIA PLANO DE MEDIDAS PARA REDUZIR ROMBO FISCAL
-SANTA CATARINA TEM 5% DOS MUNICÍPIOS EM ATENÇÃO PARA SECA
-URBANISMO EFETUA MELHORIAS EM MAIS DE 100 PONTOS DE ENERGIA
-TRADICIONAL GAITAÇO DA LINHA SEIS BARRAS SERÁ NO PRÓXIMO DIA 28
-CONDER QUER INCLUIR POLÍTICA AMBIENTAL PARA PÚBLICO ESTUDANTIL
-SETOR REALIZA CURSOS SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
-ENCERRA HOJE PRAZO DE INSCRIÇÃO SUPLEMENTAR DE CONSELHEIROS
-PODER PÚBLICO RETOMA GRADATIVAMENTE AOS TRABALHOS
-BATIDA ENTRE DOIS VEÍCULOS DEIXA AO MENOS DOIS FERIDOS
-MOTORISTA ABANDONA CARRO DEPOIS DE SAÍDA DE PISTA NA BR-282
O tempo é de tempo parcialmente nublado. A previsão é de condições parcialmente nubladas, podendo ocorrer pancadas de chuva entre a tarde e à noite. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 14 centavos. O euro está valendo cinco reais e 55 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.
Os oceanos do mundo, que absorvem a maior parte do calor causado pelas mudanças climáticas, estabeleceram novos recordes de temperatura no ano passado. O dado está em um estudo publicado nesta semana em uma revista científica. Os especialistas de 16 centros de pesquisa apontam que os oceanos absorvem mais de 90 por cento do excesso de calor provocado pelos gases de efeito estufa, gerados pela atividade humana e a tendência de aquecimento em todo mundo é tão regular e robusta que, todos os anos, os recordes são batidos.
O presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, KEVIN MCCARTHY, pediu, nesta quinta-feira, que o Congresso do país abra uma investigação após a descoberta de documentos oficiais confidenciais na residência particular do presidente JOE BIDEN e em outros locais. Ele afirmou que o episódio dos documentos é "um novo passo em falso da administração BIDEN”. A Casa Branca confirmou nesta quinta-feira que "um pequeno número" de documentos confidenciais que remontam à época em que JOE BIDEN era vice-presidente de BARACK OBAMA foi encontrado na residência particular do atual presidente na cidade de Wilmington.
Confrontos entre manifestantes e forças de segurança deixaram 48 mortos no Peru até esta quinta-feira, de acordo com o jornal espanhol “Público”. O país passa por uma onda de violência. Os manifestantes querem mudanças políticas e também que haja responsabilização pelas mortes até o momento. As manifestações começaram depois que o Congresso derrubou o presidente PEDRO CASTILLO, no dia sete de dezembro. Os manifestantes querem a renúncia da vice que assumiu o governo, DINA BOLUARTE, o fechamento do Congresso, uma nova Constituição e a libertação de CASTILLO.
A economia brasileira engatou a quarta queda consecutiva em novembro, conforme o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, considerando a série histórica já revisada. O indicador caiu zero vírgula 55 por cento na série livre de efeitos sazonais. Em outubro, o recuo havia sido de zero virgula 28 por cento. Na comparação entre os meses de novembro de 2022 e de 2021, houve crescimento de um vírgula 65 por cento na série sem ajustes sazonais. A projeção atual do BC para a atividade doméstica em 2022 é de crescimento de dois vírgula nove por cento, conforme o Relatório Trimestral de Inflação de dezembro.
A Justiça Federal acatou pedido da Advocacia-Geral da União para bloquear bens de pessoas e empresas suspeitas de terem financiados os atos realizados no último domingo contra os Três Poderes em Brasília. Foi decretada a indisponibilidade de seis milhões e meio de reais de 52 pessoas e sete empresas que teriam bancado o fretamento de ônibus para atos na capital federal. A lista de alvos do bloqueio abrange imóveis, veículos, recursos financeiros em contas e outros tipos de bens. A medida, determinada pelo juiz federal FRANCISCO ALEXANDRE RIBEIRO, inclui apenas os que contrataram ônibus apreendidos transportando pessoas que participaram dos atos criminosos. A quantia deverá ser utilizada para reparar danos causados pela depredação de patrimônio público em caso de posterior condenação.
Em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira, o ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, divulgou os primeiros planos do ministério para a economia. O grupo de medidas tem o objetivo de otimizar a situação fiscal do governo e, de acordo com o ministro, tem potencial de reduzir o déficit das contas públicas dos dois vírgula três por cento atualmente previstos para 2023 para menos de um por cento do PIB. O ministro apresentou uma série de medidas para tentar conter o déficit de 231 bilhões de reais nas contas do governo, previstos no Orçamento de 2023. Uma delas é o retorno parcial da cobrança dos impostos dos combustíveis que deve acontecer a partir de março. A equipe econômica do governo LULA também anunciou o programa “Litígio Zero”, que permitirá aos contribuintes sanar seus tributos com o governo e, ao mesmo tempo, permitir o ingresso de recursos para os cofres públicos.
O Instituto do Meio Ambiente iniciou, nesta semana, um cronograma de reuniões com os municípios para debater a melhoria da balneabilidade no Litoral catarinense. Na pauta, ações para aprimorar as coletas, o tratamento de esgoto e a drenagem pluvial. O presidente do IMA, DANIEL VINICIUS NETTO explicou que a ideia é construir um diálogo propositivo com as prefeituras para potencializar medidas que visam melhorar os índices de balneabilidade nas praias do estado. A primeira reunião foi realizada com o município de Florianópolis e foram debatidas questões como a melhoria da qualidade das praias, com diversas ações a serem estudadas e executadas na esfera da coleta e do tratamento de esgoto e na drenagem pluvial do município.
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, deflagrou nesta quinta-feira a operação “Toxicoloko”. A ação investigou fraudes na renovação da Carteira Nacional de Habilitação, concedida a motoristas com histórico de roubo de cargas e uso de entorpecentes. Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. CNHs obtidas de forma fraudulenta foram apreendidas, assim como documentos, computadores, telefones, amostras de material biológico, além de arma de fogo e munições.
Mesmo com dezembro chuvoso em boa parte de Santa Catarina em 2022, o abastecimento público se encontra em estado de atenção em cinco por cento dos municípios analisados. A informação está na edição número 46 do Boletim Hidrometeorológico do CIGERD, Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres. Conforme os dados divulgados pelo Governo de Santa Catarina, entre os 295 municípios, 246 estão em normalidade e 13 atenção frente à estiagem e 36 não encaminharam informações de atualização da sua situação. Entre as cidades com abastecimento público em atenção estão Anchieta, Bandeirante, Guaraciaba, Itapiranga, Romelândia e Santa Helena que ficam no extremo-oeste do estado.
A prefeitura de Palma Sola está retomando os trabalhos gradualmente em alguns setores da administração. Parte dos servidores está de férias e retornam no dia 20 deste mês. A informação é do prefeito, CLEOMAR MANTELLI. Recentemente foi realizada uma reunião entre o primeiro escalão para definir algumas diretrizes para o ano. Já a secretaria de Obras está com serviços emergenciais no momento, visto que as máquinas estão passando por revisão antes do começo dos trabalhos. Quanto à secretaria de Agricultura, os trabalhos seguem normalmente com confecção de silagem. A parte do Urbanismo também está com trabalhos reduzidos. O prefeito também falou sobre as licitações corriqueiras no começo ano quanto aos combustíveis para os transportes escolares, bem como pneus e peças via Conder. MANTELLI ainda comentou que está programando viagens para serem realizadas até o Brasil depois de meados de fevereiro. Para Florianópolis a viagem deve acontecer antes, visto que o poder público espera recursos para asfaltamento.
O prazo para se inscrever no processo de eleição suplementar do Conselho Tutelar encerra hoje em São José do Cedro. Este processo foi prorrogado por duas vezes. Inicialmente o prazo encerraria no dia 30 de Dezembro e depois foi estendido até o dia 6 de Janeiro. Agora essa é a terceira vez que o prazo é estendido. As duas prorrogações tiveram a finalidade de proporcionar mais uma oportunidade e tempo adicional para aquelas pessoas que tem interesse em trabalhar. O Edital de retificação encontra-se disponível para acesso no site oficial da prefeitura, no endereço eletrônico: sãojosedocedro.atende.net. O processo eleitoral para escolha de dois novos conselheiros tem o objetivo de preencher as vagas remanescentes que deixaram o cargo. Foram chamados os suplentes, porém não houve interesse em assumir a função. Com isso será necessária eleição suplementar para posterior contratação das pessoas que vão ocupar a função. Já o processo eleitoral para escolha de todo quadro de conselheiros tutelares ocorre em outubro , conforme previsto.
O setor de Tributação da prefeitura de São José do Cedro está com o processo aberto para a renovação do Alvará 2023. Empresas, associações, autônomos, prestadores de serviço e microempreendedores individuais – MEI, têm até o dia 31 de Março para fazer a solicitação de renovação. O lembrete é da fiscal JÉSSICA SCHOMMER. Ao menos mil e 600 alvarás devem ser renovados em São José do Cedro. As solicitações estão apenas no início, portanto, a procura ainda é baixa, fazendo com que as liberações aconteçam de forma mais rápida. Ela ainda falou sobre a importância de estar realizando a renovação o quanto antes, pois são necessários documentos de outros órgãos como bombeiros e vigilância sanitária. Neste ano não haverá prorrogação do prazo de renovação e quem não cumprir o prazo será multado pelo não cumprimento da Legislação Municipal, em caso de reincidência na perda de prazo, o valor da multa será dobrado.
A Vigilância Sanitária já recebeu 250 pedidos de renovação de alvará sanitário de estabelecimentos de São José do Cedro. O município possui mil 605 empresas ativas no momento. O fiscal Sanitário MARCOS BAGNARA, ainda falou que foi incluído no pedido do alvará o laudo de dedetização. Segundo ele, isso gerou certa lentidão. Em muitos casos, os proprietários de estabelecimentos foram pegos de surpresa pela apresentação do laudo. Sendo que em anos anteriores durante a vistoria o proprietário não possuía o documento obrigatório para apresentá-lo, mas funcionava mesmo assim. Supermercados e estabelecimentos voltados à saúde necessitam do laudo. Com a alteração, todos os locais que possuem o laudo de dedetização devem apresentar junto com o pedido de alvará. O fiscal Sanitário pediu para que os empreendedores fizessem a organização dos documentos o mais breve possível em virtude do prazo para se regularizar. A vigilância tem até o final de março para atender todos os pedidos e despachá-los para encaminhamentos posteriores.
O departamento responsável pela Saúde e Segurança no Trabalho, da prefeitura de São José do Cedro, também elaborou um planejamento para ser desenvolvido no decorrer deste ano. A informação é do técnico, EDERSON JUNGES. O planejamento envolve cursos para os profissionais de algumas áreas da administração pública, entre elas, secretaria de Transportes e Obras, secretarias de Educação e Saúde. Os motoristas de veículos pertencentes a estas secretarias vão passar por cursos de máquinas pesadas – tanto para caminhão quanto para demais maquinários, para serviços na área rural. Para a secretaria de Saúde, por meio de um profissional, será efetuado um curso de primeiros socorros para os motoristas. Esta capacitação vai ao encontro do remanejamento de profissionais entre algumas secretarias. Para o técnico, é importante que os novos motoristas estejam atualizados sobre formas de realizar os primeiros socorros. Antes mesmo de assumirem um novo cargo, os servidores remanejados são capacitados em cursos anteriores.
Em conjunto com os trabalhos de capacitação dos servidores, o departamento de Saúde e Segurança no Trabalho de São José do Cedro efetua a compra de Equipamentos de Proteção Individual – EPI. O técnico EDERSON JUNGES, falou que esta compra acontece todos os meses durante o ano, visto que há grande número de serviços executados que necessitam dos equipamentos. As secretarias de Agricultura, Educação e Saúde são uma das que mais necessitam dos EPIs. No caso da área de educação, os profissionais do setor de limpeza e merenda escolar necessitam ter os itens de proteção. Entre os equipamentos comprados para este setor, destacam-se calçados fechados, luvas e toucas. Segundo ele, grande parte das aquisições acontece via Conder para baratear os custos para o poder público.
O Conder Ambiental quer incluir em seu cronograma ações orientativas voltadas ao meio ambiente nos colégios do Extremo-Oeste. No momento o consórcio não conta com programas específicos para o público estudantil. Entretanto, o diretor JOSÉ MORA, falou sobre a importância de se criar novas ideias que abrangem este público. Ele ainda falou que o Conder já desenvolveu inúmeras ações em colégios da região, mas tratando assuntos gerais. Envolver os adolescentes e jovens em iniciativas ambientais é extremamente importante para o futuro do Estado e região onde vive. Atualmente a entidade conta com políticas ambientais como, por exemplo, o programa “Penso, Logo Destino”, que visa dar o destino correto aos materiais reaproveitáveis. O diretor admitiu que este é assunto ainda precisa avançar com objetivo de implantar programas para os alunos. Quanto aos demais trabalhos, MORA falou que garantir a eficiência da licença ambiental é o principal foco do consórcio para este ano.
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, envolve um conjunto de ações destinadas a aumentar a capacidade produtiva, geração de emprego e elevação da renda dos agricultores familiares, com o intuito de promover o desenvolvimento no meio rural. O lembrete é do presidente do Sintraf de Palma Sola, DOUGLAS GOERGEN. As operações de crédito rural ao amparo do Pronaf possibilitam aos beneficiários da agricultura familiar financiarem a aquisição de insumos, sementes, para realizarem o custeio de suas atividades, como a produção de milho, leite e feijão. Além de financiar o custeio da produção, o Pronaf é de grande importância para a modernização dos empreendimentos familiares, com consequências sobre o aumento da produção e produtividade. Na avaliação dele, 2022 teve registro de altos juros, o que de certa forma prejudicou a produção em Palma Sola. Espera-se que nesse ano, todas as dificuldades que foram enfrentadas, não voltem a ser um problema para os agricultores.
O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – SINTRAF, retomou com os atendimentos em Palma Sola. O Sintraf encerrou o período de férias nessa semana e os atendimentos presenciais já estão sendo prestados pela equipe. Conforme o presidente DOUGLAS GOERGEN, neste ano o objetivo é dar continuidade nas assessorias das propriedades rurais visando melhorar o desempenho da produção, principalmente naquelas comunidades que tiveram grandes prejuízos nos últimos meses. Atualmente são ao menos 15 propriedades rurais atendidas pelo sindicato de Palma Sola. Quanto ao adiantamento de políticas públicas, o presidente falou que o escritório local tem avançado muito, mas busca aprimorar os serviços. GOERGEN salientou que é importante debater políticas com objetivo de fornecer apoio aos agricultores por meio do Pronaf.
Os trabalhos de confecção de silagem foram continuados mesmo após mudança do responsável pela secretaria de Agricultura em Princesa. Desde segunda-feira, MARCOS VIVAN, passou a responder pelo setor depois de dois anos na secretaria de Saúde. Enquanto secretário de Saúde, ele falou que fez seu papel buscando meios de atender a população. Já sobre a agricultura, espera-se que o desempenho seja bom para atender os anseios dos agricultores. Conforme ele, o seu antecessor deixou o setor organizado para realização deste serviço. O período é de intensos trabalhos e pedidos para execução da safra do milho silagem. Além de máquinas do poder público, Princesa também conta com horas terceirizadas para executar o cronograma e atender as demandas dos agricultores. O secretário acredita que os serviços sejam concluídos na próxima semana.
A Linha Seis Barras, São José do Cedro, vai realizar no final deste mês a Décima Nona Edição do Gaitaço. Este é um evento tradicional da localidade e atrai o público local e regional. De acordo com CESAR GUIZZO, um dos organizadores, a festa já completa 20 anos e interrompida apenas durante a pandemia de Covid. O Gaitaço acontece tradicionalmente no último final de semana de janeiro, no caso deste ano, o evento ocorre no dia 28. A ideia de começar com este evento partiu de uma roda de conversa onde algumas pessoas decidiram fazer uma janta com música ao vivo. Após reunirem alguns instrumentos, como, por exemplo, viola e gaita, foi realizado a apresentação. Assim foi crescendo ao passar do tempo. A primeira apresentação como evento oficial foi sem aparelhagem de som, apenas com instrumentos lá na comunidade. O objetivo, além de reunir a comunidade, é relembrar as velhas músicas que trazem lembranças do passado. Nas edições passadas eram, média 15 pessoas se apresentando, mas em determinada época chegava a 50.
O Gaitaço da Linha Seis Barras tem tradição de fazer a abertura da programação ainda pela tarde, se estendendo até o mais tardar da noite, podendo ultrapassar das 11 horas. CESAR GUIZZO, um dos organizadores desta décima nona edição, falou que tudo isso depende do número de apresentadores. Os shows ao vivo continuam sendo executados mesmo durante a janta. Depois de encerrada a janta, os organizadores dão início ao baile que contará com apresentação especial. O organizador ainda falou que os calouros não cobram para se apresentar nesta festa, mas a alimentação dos artistas é gratuita. Por ser um evento tradicional, o departamento de Cultura acabou incluindo o gaitaço no Calendário de Eventos 2023 de São José do Cedro. A comercialização das fichas para a janta deve começar nos próximos dias com os integrantes da comissão organizadora, bem como em determinados estabelecimentos do município.
A operação para transportar a máquina pavimentadora da BR-163, no Extremo-Oeste, prevista para esta tarde, foi novamente adiada pela empresa. Em razão das fortes chuvas desta manhã, a empreiteira fica impossibilitada de realizar este trabalho. Ainda não há uma nova data definida para tal operação, mas deve ser anunciado nas próximas horas ou, no mais tardar, na segunda-feira. A interdição total da rodovia federal ocorreria em Guaraciaba para deslocar a pavimentadora do quilômetro 87 para o 79. Naquela localidade, seriam realizados serviços faltantes no trecho em Guaraciaba. Após esta decisão, a BR-163 terá fluxo, podendo ter locais com lentidão no trânsito.
O trecho da estrada que leva até a Linha São Vendelino foi novamente interditado pelo poder público de São José do Cedro. A liberação deve acontecer apenas na semana que vem. A informação é do diretor de Urbanismo, EVANDRO DE VARGAS. A interdição ocorreu devido ao problema nos tubos que cortam a estrada e por isso foi necessário realizar a recuperação do trecho com uso de concreto. Conforme o diretor, o dano foi causado na época que um alguns caminhões transitavam pela via sem elas estar concluída e liberada pela empresa para o tráfego novamente. Agora, com a nova interrupção, para se deslocar entre as comunidades ao redor de São Vendelino para a cidade é preciso pegar os desvios anteriormente em operação para obras do calçamento. A medida foi adotada para garantir a cura do concreto aplicado visando a solução do problema. VARGAS falou que o tráfego pelo trecho danificado deve ser liberado na segunda-feira que vem. O diretor também disse que o departamento continua efetuando a pintura de novas faixas de trânsito.
O departamento de Urbanismo de São José do Cedro efetuou a melhoria em mais de 100 pontos de energia espalhados pelo município em apenas duas semanas. No entanto, os problemas são recorrentes e semanalmente são registrados novos. A declaração é do diretor, EVANDRO DE VARGAS. A substituição da convencional pela lâmpada de Led gerou ao poder público menos gastos com manutenções, entretanto não resolve em definitivo os problemas. O diretor falou que as lâmpadas de Led reduz drasticamente as manutenções e, caso alguma registre falhas, é encaminhada à empresa contratada para ceder as luminárias. Agora, uma empresa de Pinhalzinho é responsável por fornecer as lâmpadas, bem como a troca delas em caso de estragá-las. Cada lâmpada de Led tem garantia de cinco anos dada pela fabricante, o que permite esta fácil troca de material. Ao menos 500 Leds foram instaladas pelo departamento em São José do Cedro. Quanto aos demais serviços, a equipe continua seguindo o cronograma pré-definido e contemplando o perímetro urbano.
Os Bombeiros de Dionísio Cerqueira foram acionados para atendimento a um acidente de trânsito na Linha Campinas, interior de Barracão. Ao chegar ao local foi constatado que se tratava de um acidente do tipo queda de motocicleta. O motociclista, que estava sentado na via, relatou que ao realizar a curva perdeu o controle da motocicleta e sofreu a queda. Segundo os socorristas, o jovem apresentava escoriações. Após assistência, estabilização, limpeza dos ferimentos foi conduzida ao Hospital de Dionísio para atendimento médico.
Uma tentativa de arrombamento a veículo foi registrada durante a madrugada de ontem na Avenida Internacional, em frente ao Lago Intermunicipal, em Dionísio Cerqueira. Conforme informações, o autor chegou ao local por volta das 5 da manhã. Ele tentou, por várias vezes, arrombar a porta de um veículo estacionado no local, forçando a porta. A ação foi impedida pela ação do Grupo de Apoio Tático da Fronteira. Após deter a ação do bandido, a Polícia Militar foi acionada para os demais procedimentos.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, no começo desta manhã, para atender uma saída de pista seguida de queda em ribanceira na cabeceira da Ponte sobre o Rio das Antas, BR-282 entre São Miguel do Oeste e Maravilha. No local os militares localizaram o veículo fora da pista segurado por árvores. Ao averiguar o veículo ninguém foi localizado. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para lavrar o Boletim de Ocorrências e retirar o veículo.
Uma colisão lateral foi registrada na tarde de ontem na Willy Barth, proximidades do Posto Bertamoni, em São Miguel do Oeste. A câmera videomonitoramento de uma empresa registrou o momento exato do acidente. As imagens mostram um HB20 querendo entrar na avenida, quando depois de alguns minutos, ao tentar fazer a conversão a esquerda acaba invadindo a preferencial de uma Montana e causando a colisão. Com o impacto, ao menos duas pessoas sofreram ferimentos e foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e SAMU, sendo conduzidas ao Hospital Regional. A PM também esteve presente e controlou o trânsito até a chegada da PRF.