-BRASIL RECEBE PRIMEIRO LOTE DE VACINAS CONTRA COVID-19 PARA CRIANÇAS
-DECRETO AUTORIZA AULAS CEM POR CENTO PRESENCIAIS PARA TODOS OS ESTUDANTES
-CENÁRIO DE AGRAVAMENTO DA PANDEMIA NA REGIÃO PREOCUPA SAÚDE
-PROCURA PELO SEGURO AGRÍCOLA DEVE AUMENTAR NOS PRÓXIMOS MESES
-PALMA SOLA REAVALIA E ELABORA SOLICITAÇÃO DE DECRETO DE ESTIAGEM
-ACATS SE MANIFESTA CONTRÁRIO A RETIRADA DO LEITE DA CESTA BÁSICA
-REGIONAL DE INFRAESTRUTURA RECEBE R$ 15 MILHÕES PARA INVESTIMENTOS
-HOMEM-ARANHA TRÊS SE TORNA UMA DAS MAIORES BILHETERIAS DO CINE PEPERI
-CICLISTA SOFRE FERIMENTOS EM ATROPELAMENTO NA BR-282
-POLÍCIA MILITAR PRENDE TRAFICANTE EM ÁREA DE MATA
O tempo na região Extremo-Oeste é de sol e calor. A previsão para as próximas horas é que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 21 graus e a máxima para hoje deve ser de 34 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 55 centavos. O euro está valendo seis reais e 35 centavos. Já o peso argentino está cotado em cinco centavos.
Quatro pessoas, incluindo um bebê de dois meses, sobreviveram depois que um helicóptero em que viajavam caiu do lado de fora de uma igreja no Oeste da Filadélfia, nos Estados Unidos. Um vídeo de drone mostrou destroços e restos do helicóptero médico do lado de fora de uma igreja. O helicóptero que transportava o bebê, uma enfermeira e dois membros da tripulação estava a caminho de um hospital da Filadélfia quando caiu nos degraus da frente da igreja. Todos os quatro ocupantes foram capazes de sair dos destroços sem sofrer ferimentos mais sérios.
Em meio à proliferação da variante Ômicron do novo coronavírus, o mundo registrou mais de três vírgula 67 milhões de casos da Covid-19 em apenas 24 horas. É o quinto recorde diário de novos infectados nos últimos 10 dias. Os Estados Unidos seguem liderando o ranking de novas infecções com 894 mil, porém, o recorde mundial desta vez foi impulsionado pela Índia, que registrou seu maior número diário de casos desde o início da pandemia, com 442 mil. Antes da atual onda, o maior número de infectados em um dia no mundo era de 905 mil, registrados em 25 de abril de 2021, em meio ao colapso sanitário na Índia causado pela variante Delta. O recorde de casos do país era de 414 mil, registrados em 6 de maio de 2021.
Um relatório divulgado nesta terça-feira pela Organização Mundial da Saúde apontou que a variante Ômicron do coronavírus foi responsável por quase 60 por cento dos casos de Covid-19 sequenciados no último mês. Segundo o documento, das 357 mil 206 amostras sequenciadas e publicadas na plataforma que reúne sequenciamentos feitos em todo o mundo, um total de 208 mil 870 foram da Ômicron nos últimos 30 dias. O total equivale a 58 vírgula cinco por cento das amostras. O percentual já supera o da variante Delta, que era a variante dominante anterior em todo o mundo. Agora, ela é responsável por 41 vírgula quatro por cento dos casos, ou seja, 147 mil 887 amostras.
O governo vai pagar uma cota complementar do Auxílio Emergencial para pais solteiros ou chefes de família que criam os filhos sozinhos. O pagamento será o equivalente a até cinco parcelas de 600 reais e o valor será pago entre abril e agosto deste ano. Para ter direito a esse complemento, o chefe de família deve ter sido beneficiário do Auxílio Emergencial pago entre abril e agosto de 2020. De acordo com o Ministério da Cidadania, os repasses estão previstos para ocorrer no início deste ano e o calendário deve ser divulgado em breve.
Desde a última terça-feira, o trabalhador que for demitido sem justa causa vai receber um valor maior de seguro-desemprego. A tabela das faixas salariais usadas para calcular o valor da parcela seguiu o Índice Nacional de Preços ao Consumidor de 2021 e foi reajustada em 10 vírgula 16 por cento. Com a correção, o valor máximo do seguro-desemprego vai subir de um mil 911 reais e 84 centavos para dois mil 106 reais com oito centavos. A diferença é de 194 reais com 24 centavos. O piso segue a variação do salário mínimo. Os novos valores estão sendo pagos para as parcelas emitidas para saque e vale tanto para quem recebe o seguro-desemprego como para quem ainda dará entrada no pedido. A parcela do seguro-desemprego é calculada com base na média das três últimas remunerações do trabalhador antes da demissão.
Chegaram ao Brasil na madrugada de hoje as primeiras vacinas contra Covid-19 destinadas a crianças de cinco a 11 anos. A remessa com um vírgula dois milhões de doses do imunizante da Pfizer foi descarregada no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo. O lote será distribuído a estados e municípios para iniciar a aplicação. A previsão é que o Brasil receba em janeiro um total de quatro vírgula três milhões de doses da vacina. A remessa é a primeira de três que serão enviadas ao país. Segundo o Ministério da Saúde, durante o primeiro trimestre devem chegar ao Brasil quase 20 milhões de doses pediátricas, destinadas ao público-alvo de 20 vírgula cinco milhões de crianças. Em fevereiro, a previsão é que sejam entregues mais sete vírgula dois milhões, e em março, oito vírgula quatro milhões de doses.
Cerca de 300 servidores da saúde em Florianópolis tiveram que ser afastados por suspeita ou confirmação de Covid-19. A confirmação foi feita nesta quarta-feira pela prefeitura, que afirmou que estão contratando mais profissionais. De acordo com o Monitor do Coronavírus, a Capital lidera os casos ativos de Covid-19 no Estado, com cinco mil 569 infectados até a atualização mais recente. Já a Secretária Estadual de Saúde disse estar levantando o número de servidores afastados em função do coronavírus. As estatísticas sobre a rede privada estão sendo apuradas pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina.
O governador CARLOS MOISÉS esteve em Chapecó nesta quarta-feira juntamente com a ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA e outras lideranças estaduais e regionais para verificar os estragos causados pela estiagem. Conforme o governador, o Estado vai investir cerca de 350 milhões de reais até o fim de 2023 em medidas de resiliência hídrica. De acordo com ele, apenas neste ano o Programa SC Mais Solo e Água vai destinar 150 milhões de reais aos produtores rurais, subsidiando a instalação de cisternas, poços artesianos, entre outras medidas.
O governo de Santa Catarina publicou nesta quarta-feira um decreto que estabelece o retorno de cem por cento dos estudantes às atividades presenciais nas instituições públicas e privadas de ensino de Santa Catarina. A mudança, que vinha sendo estruturada desde dezembro, será possível com o fim da exigência de distanciamento mínimo entre os alunos nas salas de aula. Válida para todas as instituições de ensino do território catarinense, a medida foi decidida em conjunto por representantes das 14 entidades que formam o Comitê Estratégico de Retomada das Aulas Presenciais. As demais exigências e medidas sanitárias de segurança para evitar o contágio pela Covid-19, serão mantidas.
O Cine Peperi divulgou nesta quarta-feira que o filme “Homem-Aranha Três: Sem Volta para Casa”, já pode ser considerado uma das maiores bilheterias da história do cinema de São Miguel do Oeste. Estima-se que quase cinco mil pessoas já assistiram a produção desde a sua primeira exibição ocorrida em 15 de dezembro do ano passado. Desde então, praticamente todas as sessões estão lotando, inclusive as realizadas no Natal e Ano Novo. O novo filme do Homem-Aranha está atrás no número de público apenas de clássicos como, Velozes e Furiosos sete e oito e de Vingadores Ultimato. O filme “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” deve ficar entre os três filmes de maiores sucessos já exibidos na tela do Cine Peperi. A projeção é que com as próximas sessões, a longa-metragem fique a frente de outros clássicos. Ao todo, o filme já arrecadou em todo o mundo mais de um bilhão de dólares, se consagrando como a maior abertura desde o início da pandemia da Covid-19 em março de 2020.
De hoje até a próxima quarta-feira, o Cine Peperi de São Miguel do Oeste vai exibir nove vezes o filme “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa”. Nesta quinta e sexta-feira haverá sessões às sete horas da noite na versão dublada. Já no final de semana serão seis exibições, sendo três em cada dia, com horários às três e seis horas da tarde e outro às nove horas da noite. Como de costume, a única versão legendada é a de domingo às nove horas da noite, sendo as demais no formato dublado. Após, o cinema reabre suas portas na quarta-feira com mais uma sessão às sete horas da noite. Hoje, amanhã e na próxima quarta-feira, a bilheteria estará aberta a partir das seis horas da tarde. Já no final de semana o cinema abre às duas horas da tarde.
O Cine Peperi alerta que não trabalha com reservas de ingressos nem vendas via internet. Para assistir qualquer filme no cinema de São Miguel do Oeste os interessados devem realizar a compra exclusivamente na bilheteria. No caso do filme “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa”, a orientação é que a compra seja feita com dias de antecedência visto a grande procura. A produção tem aproximadamente duas horas e meia de duração, além das cenas pós-créditos. Mais informações podem ser obtidas no site da Peperi. O endereço eletrônico é o www.peperi.com.brcinema. Outra opção é pelas redes sociais, tanto no Instagram quanto no Facebook.
Durante os 30 dias de férias do chefe do executivo, o prefeito em exercício do município de Anchieta segue realizando diversos trabalhos e dentre eles a assinatura para o lançamento do processo licitatório de pavimentação de ruas. O prefeito em exercício EDGAR BENETTI, assinou na manhã de ontem abertura do processo licitatório e tomada de preços para asfaltamento das Ruas Buenos Aires e Neri Pagliosa no perímetro urbano com área total de quase nove mil metros quadrados. A licitação ficou firmado no valor de um milhão e 236 mil reais para asfaltamento da Buenos Aires. O objetivo é beneficiar os moradores e empresas localizadas no Bairro Xavantes. O prefeito também comentou sobre a obra de pavimentação com pedras irregulares no Bairro Cantu. A previsão é que este serviço termine em fevereiro. Como também a pavimentação da Rua Osmar Cesca. BENETTI ainda informou do asfaltamento do Bairro Cohab com investimentos que giram em torno de 150 mil reais. Com mais 150 mil a prefeitura fará a pavimentação na Avenida Brasil. Outros investimentos estão previstos em Anchieta.
Outros trabalhos realizados pela prefeitura de Anchieta estão os investimentos para empresas da cidade. O prefeito em exercício EDGAR BENETTI, afirmou que a secretaria de Obras está realizando o aterro de lotes para quatro empresas. Para demais trabalhos no município, ele disse que o setor público segue trabalhando e que durante os 30 dias no poder como chefe do executivo estará comprometido com a população. Ele destacou que contratou uma máquina para fazer obras nas estradas gerais durante estes dias mais seco. Além da aquisição de um micro-ônibus que foi entregue na última terça-feira. BENETTI também informou que o CMEIF vai receber investimento na troca de computadores da sala de informática.
Foram retomadas nesta semana as ações de melhorias na SC-163 entre Iporã do Oeste e Itapiranga. A informação é do coordenador regional da secretaria de estado de Infraestrutura, ELISEU BILIBIO. Ele lembrou que os trabalhos já haviam iniciado ainda no mês de dezembro. Conforme ele, na época, a empresa vencedora da licitação executou ações por dois dias e depois entrou em férias coletivas, retornando ao trecho nesta segunda-feira e dando sequência aos trabalhos de fato nesta terça-feira. A empresa que está executando as ações no trecho entre Iporã do Oeste e Itapiranga vai substituir a camada asfáltica por outra com espessura de cinco centímetros. O coordenador disse que o trabalho visa dar mais segurança aos usuários da rodovia. Porém, ele destacou que as ações executadas são de recuperação e não de restauração completa da rodovia que liga os dois municípios. Ele salientou que os motoristas precisam ter atenção e paciência pelos próximos 90 dias, visto as obras que serão realizadas ao longo da SC-163. BILIBIO ressaltou que ao todo, o valor investido na rodovia será de 10 milhões de reais.
Além das ações executadas na SC-163, a regional do Departamento Estadual de Infraestrutura também está atuando em outras rodovias. O lembrete é do coordenador regional, ELISEU BILIBIO. Ele citou que o órgão abrange 53 municípios e 826 quilômetros de rodovias e neste momento existem obras acontecendo entre Águas de Chapecó e Palmitos no valor de 48 milhões de reais. Outra ação também é no valor de dois milhões para tapa-buracos no trecho entre Guaraciaba e Anchieta. Ele revelou ainda que um novo contrato será assinado no valor de 45 milhões de reais, sendo 15 milhões para cada uma das regionais de São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste e Maravilha. BILIBIO projetou que esse trabalho deve iniciar no mês que vem aqui na região. O projeto de revitalização da rodovia estadual entre São José do Cedro e Princesa deve ser entregue neste mês e após isso vai para licitação.
A Acats emitiu uma nota sobre a medida do governo estadual que visa retirar o leite da lista de produtos da cesta básica. Conforme o vice-presidente RAVIER CENTENARO, a entidade vê com preocupação essa decisão tomada pelo governo e também da Assembleia Legislativa. De acordo com ele, o impacto será grande para os supermercadista e principalmente para os consumidores que vão pagar a conta final. Segundo RAVIER, a medida chega ser irreal visto que o leite fazer parte do consumo diário das famílias. A medida do governo de Santa Catarina visa aumentar de sete por cento, para 17 por cento o impostos sobre o leite a partir deste ano. A tributação inicial era de 12 por cento, porém houve uma diminuição para sete por cento. Agora com a alta, o aumento real será de dez por cento e não apenas cinco por cento. O valor final para o consumidor que hoje gira em torno de três reais, vai chegar até três reais e 50 centavos o litro de leite pago nos supermercados. RAVIER lamentou que mais uma vez quem pagasse a conta pelo aumento serão os empresários e principalmente a população em geral.
A retirada do leite da cesta básica em Santa Catarina e a alta expressiva no valor final serão aplicadas a partir do dia primeiro de abril deste ano. O comentário é do vice-presidente da Acats, RAVIER CENTENATO. Ele disse que o impacto será imediato no bolso do consumidor. Ele lembrou que já existe uma mobilização desde o início e a entidade vai tentar reverter essa situação irreal proposta pelo governo estadual e com aval da Alesc. Para CENTENARO, mais uma vez o setor varejista foi pego de surpresa com o aumento de imposto. Ele destacou que não adianta o governo baixar imposto de um lado e aumentar do outro, sendo que sempre a conta fica para os empresários e para os consumidores. Ele destacou que o impacto social será grande visto a pandemia da Covid-19 e o poder de compra ter diminuído para a maioria das famílias. RAVIER declarou que a Acats não entende a forma de pensar do governo estadual em relação a esse tema. Para ele, o governador precisa reverter isso e parar com a ganância de arrecadar dinheiro dessa forma dos catarinense.
Os trabalhos com os alunos das Apaes da região extremo-oeste estão parados neste período de recesso escolar. Porém, a equipe técnica segue com o atendimento normal aos alunos. A informação é da assistente social da Apae de Anchieta ELIANE BAÚ. Segundo ela, a atual equipe de atendimento é formada por uma fonoaudióloga, psicóloga, fisioterapeuta e assistente Social. A assistente destacou que mesmo neste período os alunos recebem o apoio da equipe, o que provoca a continuidade dos trabalhos na unidade. Ao todo são 59 alunos e cerca de 15 estão sendo atendidas no recesso com serviços de hidroterapia e equoterapia. A realização destas atividades ocorrem todas as terças e quintas-feiras.
O município de Princesa após um longo período sem confirmações para Covid-19 possui seis casos ativos e nove em isolamento social. De acordo com a enfermeira do posto de Saúde ADRIANA BERVANGER, todos os infectados apresentam sintomas leves da doença. Ela ainda afirmou que os casos confirmados são de pessoas que receberam às mínimas duas doses da vacina. Os sintomas leves se devem à vacinação. Uma criança de uma família isolada também positivou para coronavírus, mas da mesma forma apresenta sintomas leves. A enfermeira também comentou que desde o início desta semana muitas pessoas com sintomas gripais estão buscando pelo atendimento da saúde e algumas delas confirmando para Covid. A orientação da saúde segue a mesma em período anterior de aumento no número de casos ativos: uso da máscara em espaços fechados e manter o distanciamento social. ADRIANA destacou a importância da vacinação contra a doença, seja para primeira ou segunda dose. Apenas desta forma o cenário pandêmico será controlado em Princesa e região.
Este cenário de aumento de casos ativos se repete com mais gravidade em outros municípios da região de São José do Cedro, como é o caso de Anchieta. Segundo o último informativo epidemiológico da Covid-19, Anchieta registra 48 pessoas infectadas pela doença e 33 suspeitos. Palma Sola registra o maior número de casos ativos da região com 49 pessoas infectadas. Em Guaraciaba não é diferente e registra 37 pessoas em recuperação, além de 11 casos suspeitos e uma internação. Já em Guarujá do Sul, a secretária de Saúde VERIDIANA BARTH, disse que os casos ativos voltaram a subir e registra 20 pessoas contaminadas pelo coronavírus, além de 50 em monitoramento. A secretária lembrou que a saúde possui doses para primeira, segunda e terceira injeção disponível na saúde. Ela também afirmou que as pessoas vacinadas estão com sintomas leves e se recuperam em casa. Já em São José do Cedro são 22 pessoas com a covid-19 ativa, mas 76 estão com sintomas similares ao coronavírus. A secretária JUCELI SOLDÁ, afirmou que este cenário é preocupante.
Sem previsão para a liberação dos recursos por parte do governo estadual, a situação da estiagem no extremo-oeste se agrava e preocupa setores da agricultura da região. O estado anunciou ainda na semana passada ajuda de 150 milhões de reais para combate a estiagem. Para o extensionista da Epagri de São José do Cedro CLEITON FURLANETTO, esta demora piora a situação dos agricultores que já estão aguardando por estes recursos. Ele comentou que o montante deve levar no mínimo 30 dias para ser efetivamente liberado aos trabalhadores rurais. O extensionista explicou que este processo se deve ao período de elaboração dos projetos para posteriormente encaminhar ao governo estadual e aprovação. O escritório já tem registrado a procura por informações de como vai funcionar o empenhos dos recursos. Os agricultores já registram perdas nos últimos anos devido a falta de chuva regular. Além do aumento no custo de produção que tem causado o abandono de alguns agricultores no município.
A estiagem também tem feito os agricultores a buscarem o seguro agrícola privado ou público nos últimos anos. A tendência, se não chover nos próximos meses, é que o número de agricultores cresça durante os meses do ano. O extensionista da Epagri CLEITON FURLANETTO, disse que até a manhã de ontem nenhum acordo financeiro foi realizado na Epagri. Mas acredita que, conforme a estiagem se estenda no município, os agricultores busquem o seguro agrícola. Sendo que a previsão de chuva para os próximos meses são desanimadoras. No ano passado, muitos agricultores acionaram o seguro devido a este problema. FURLANETTO também lembrou que nas vezes passadas alguns trabalhos rurais não apresentavam corretamente os dados para acionar o seguro, principalmente no que se refere a mudança do local de plantio e não informando a financeira, como também a quantidade de área plantada. Além da divergência na nota fiscal. Sendo estes os principais motivos que causam atraso na liberação dos valores.
A prefeitura de Palma Sola, por meio da Defesa Civil, realizou um levantamento de perdas para elaboração do pedido de decreto de estiagem. O coordenador DOUGLAS RIBEIRO, disse que no último dia seis o município finalizou os levantamentos e encaminhou para o governo estadual o pedido de homologação do decreto de estiagem. A estimativa de perdas superam os 23 milhões de reais na cultura de grãos em Palma Sola. Além de uma quebra de dez por cento na produção de leite devido a isso. Ele lembrou que o último decreto tinha se encerrado no dia 15 de novembro passado, e durante algumas semanas a Defesa Civil havia notado a volta das chuvas o que levou o órgão esperar para solicitar um novo decreto. Mas diante da persistência do clima seco, a solução foi solicitar a homologação do decreto que está em análise pelo governo estadual. RIBEIRO destacou que o pedido também veio depois da busca de 18 agricultores solicitando transporte de água as comunidades. Em dezembro foram cerca de 145 mil litros apenas para consumo humano.
O governo estadual ainda não homologou o pedido de decreto solicitado pelos órgãos de agricultura de São José do Cedro. A constatação é da coordenadora da Defesa Civil OLÍVIA LUNKES. Ela lembrou que há algumas semanas a comissão responsável pela elaboração do pedido realizou um levantamento de perdas financeiras nas lavouras dos municípios. A coordenadora explicou que a homologação do decreto é de extrema importância para flexibilidade para busca de valores que auxiliem a prefeitura no combate a estiagem. Como também o fornecimento de caixas d’água. Ela afirmou que a homologação significa que o estado catarinense reconhece a situação do município. OLÍVIA também comentou que alguns agricultores estão avaliando a viabilidade de realizar o plantio da safrinha. Tendo em vista que a previsão de chuvas para os três meses seguintes é abaixo da média.
Um ciclista de 62 anos foi atropelado por um carro no Trevo da BR-282 em São Miguel do Oeste, na manhã desta quinta-feira, enquanto se deslocava para o trabalho. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso consciente, orientado e com ferimentos. O atropelamento ocorreu na saída para Maravilha por volta de sete e 50. A motorista do Voyage não se feriu. Ela contou para a reportagem que seguia pela rodovia sentido Maravilha quando o ciclista entrou na pista de rolamento e não conseguiu evitar a colisão. A PRF foi acionada e lavrou o Boletim de Ocorrências.
A Polícia Militar prendeu um homem, de 38 anos, no momento em que ele pegava droga que estava escondida em uma área de mata no acesso à Linha Emboaba em São Miguel do Oeste. O flagrante aconteceu por volta das 19horas desta quarta-feira. De acordo com a PM, o local era monitorado por conta das diversas apreensões realizadas no local pelo Canil Setorial. E no início da noite desta quarta os militares localizaram a droga em meio à mata e esperaram até que algum suspeito fosse procurar. Minutos após, o homem conduzindo uma motocicleta foi até o local, e no momento em que procurava pelo entorpecente foi detido pela PM. Na residência do suspeito os militares encontraram mais uma pequena quantidade de maconha, totalizando ao todo 984 gramas. Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão, sendo encaminhado à Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste. A ação contou com o Canil Setorial, Tático e guarnições de área do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira.