-MERCADO REDUZ EXPECTATIVA DE INFLAÇÃO PARA 5,79% NESTE ANO
-SANTA CATARINA AINDA TEM RODOVIAS INTERDITADAS POR CAUSA DAS CHUVAS
-MUNICÍPIO COMEÇA HOJE ÚLTIMA COLETA DE RESÍDUOS DO INTERIOR DO ANO
-FETRAF SUL DEFENDE CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
-NOVO PRESIDENTE DA AMEOSC PARA 2023 SERÁ ESCOLHIDO NESTA SEMANA
-INCÊNDIO DESTRÓI RESIDÊNCIA E FLORICULTURA NO CENTRO DA CIDADE
-COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHÃO DEIXA DUAS PESSOAS MORTAS NA SC 160
O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é sol com pancadas de chuva entre a tarde e a noite. A mínima das últimas horas foi de 21 graus e a máxima para hoje deve ser de 33 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 25 centavos. O euro está valendo cinco reais e 45 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
O governo do Irã anunciou nesta segunda-feira que executou publicamente um segundo condenado por participação nos protestos que acontecem no país desde setembro. Um homem foi condenado à morte por um tribunal da cidade de Mashhad após ser acusado de ter assassinado dois membros das forças de segurança. Ele foi enforcado em público. Normalmente, as execuções acontecem dentro da prisão. Essa foi a segunda execução ligada aos protestos, apesar da indignação internacional provocada pela pena de morte para envolvidos na manifestantes.
Foi decretada neste domingo a prisão preventiva de quatro pessoas acusadas de corrupção na investigação do escândalo de corrupção no Parlamento Europeu envolvendo o Catar. O Ministério Público Federal Belga não divulgou o nome dos suspeitos, mas, segundo uma fonte judiciária, um dos presos na Bélgica é a vice-presidente grega do Parlamento Europeu, EVA KAILI. Após uma decisão judicial, os quatro acusados, detidos na sexta-feira, vão ficar presos preventivamente pela suspeita de “pertencerem a uma organização criminosa, por lavagem de dinheiro e corrupção", anunciou o ministério público em um comunicado. Duas outras pessoas foram liberadas pelo juiz.
A nova presidente do Peru, DINA BOLUARTE, disse nesta segunda-feira que apresentará um projeto de lei ao Congresso para antecipar as eleições gerais em dois anos, até abril de 2024, em meio a tensões no país após a saída do ex-líder PEDRO CASTILLO. Ela foi empossada na semana passada depois que CASTILLO foi demitido pelo Congresso e preso por tentar dissolver o legislativo em um esforço para evitar um voto de impeachment contra ele. A informação de a presidente apresentará o projeto de lei nos “próximos dias” ocorre depois que dois adolescentes foram mortos e quatro pessoas ficaram feridas no Peru no domingo, durante protestos exigindo que o país realizasse eleições gerais após a deposição de CASTILLO.
Especialistas financeiros reduziram suas previsões para a inflação deste ano. Segundo o boletim Focus, divulgado hoje, pelo Banco Central, os economistas de instituições financeiras consultadas estimam que a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, deverá fechar este ano em cinco vírgula 79 por cento, e não mais em cinco vírgula 92, conforme calculavam até semana passada. Instituições financeiras consultadas ao longo da semana passada mantiveram a estimativa de que a inflação anual será da ordem de cinco vírgula zero oito por cento em 2023. Embora o percentual seja o mesmo anunciado no boletim Focus da semana passada, permanece superior aos quatro vírgula 94 por cento de há quatro semanas.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e GERALDO ALCKMIN, presidente e vice-presidente eleitos, serão diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral nesta segunda-feira, no plenário da Corte, em Brasília. A cerimônia será as duas horas da tarde. Esse é um rito previsto no Código Eleitoral e que marca o fim do processo eleitoral, antecedendo a posse. Ao receber os “diplomas”, os políticos estarão habilitados para exercerem os cargos a que foram eleitos. A diplomação também certifica a escolha da população nas urnas, acontecendo apenas após o encerramento de prazos de contestação e aprovação das contas da campanha, por exemplo. As diplomações de senadores e governadores ficam a cargo dos Tribunais Regionais Eleitorais, e, segundo o TSE, estão marcadas para acontecer entre os dias 12 e 21 de dezembro.
O Ministério da Economia divulgou neste domingo uma carta de esclarecimento em resposta ao que chama de “recente série de declarações infundadas sobre o atual cenário econômico” do país. A nota diz que “as declarações de que o Estado Brasileiro está ‘quebrado’ não são compatíveis com a realidade”. O Ministério lista uma evolução de indicadores e ações da equipe econômica, como nível de endividamento, compromissos com o funcionalismo público e presença do governo no setor digital. A divulgação vem após várias críticas do presidente eleito, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sobre a situação do orçamento público, feitas na última sexta-feira. O governo destaca, por exemplo, que a dívida bruta do governo geral deverá terminar o ano representando 74 por cento do PIBe superávit primário de 23 bilhões e 400 milhões, o primeiro desde 2013.
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina divulgou o terceiro relatório de balneabilidade da temporada 2022-2023. De acordo com as análises, 147 dos 237 locais avaliados do Litoral catarinense estão próprios para o banho, o que representa 62 por cento. Em Florianópolis, 61 dos 87 pontos onde há coleta estão em condições de receber os banhistas, o que representa 70 por cento. O monitoramento é realizado em 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte. O estado tem o segundo maior monitoramento de balneabilidade do Brasil tendo como base uma metodologia de trabalho segura realizada há mais de 40 anos.
Após os estragos causados pelas chuvas nas últimas semanas, as autoridades federais e estaduais ainda trabalham para flexibilizar o tráfego nas rodovias que cortam Santa Catarina. Deslizamentos, enchentes e rachaduras nas pistas são os principais fatores para as interdições e demora na liberação de trechos que seguem interditados nesta segunda-feira. A SC-390 – Serra do Rio do Rastro – permanece interditada. A previsão é de que a Serra seja liberada a partir das duas horas da tarde desta segunda. Também ocorrem interdições parciais na BR-101, em Palhoça; na BR-282, em Águas Mornas e na BR-280, em São Bento do Sul.
O número de homicídios em Santa Catarina caiu 25 por cento nos últimos cinco anos e alcançou o menor dado do período, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública. Em 2018, foram registrados 714 assassinatos até 30 de novembro, enquanto no mesmo período deste ano o número foi de 533. A maior queda dentro do período analisado aconteceu entre 2018 e 2019, quando houve diminuição de 81 homicídios. No ano passado, os números também caíram em grande porcentagem na comparação com o ano anterior. Em 2021, Santa Catarina registrou 47 assassinatos a menos do que em 2020. Em 2022, a cidade com maior número homicídios foi Joinville com 42 assassinatos, seguido de São José, na Grande Florianópolis com 26 e Blumenau, com 16.
As obras de reforma e ampliação do centro de Educação Infantil Pingo de Ouro de Belmonte devem ser entregues no mês de janeiro. De acordo com o prefeito JAIR GIUMBELLI, o trabalho deve ser concluído na segunda quinzena de janeiro. O local receberá um investimento total superior a 660 mil reais, oriundos de emenda parlamentar e contrapartida do município. Com os valores será possível a entrega de uma edificação de dois pisos, que abrigará salas de aula, copa, recepção e sala de reuniões. Além disso, a parte externa da unidade escolar passou por reparos, bem como melhoria da rede de energia. As obras iniciaram em abril.
Um grande público participou, neste sábado, do evento de abertura do Natal Feliz do município de Romelândia. A atividade foi realizada as sete horas da noite na praça central. Durante o evento ocorreu a entrega de chocolates para todas as crianças do município, juntamente com as atrações natalinas e a chegada do Papai Noel. Na oportunidade também foram acessas as luzes e a inaugurada a decoração natalina. Os enfeites foram produzidos pela comunidade, com o envolvimento das escolas e empresas da cidade.
A venda de fogos de artifício está maior neste ano que na comparação com anos anteriores. A declaração é do empresário do setor de materiais esportivos e também de fogos de artifício, FLÁVIO CARLE. Ele possui uma empresa em São Miguel do Oeste e destacou que as vendas estão surpreendendo neste ano. Conforme ele, a procura é tanta que alguns produtos já estão em falta e não serão possíveis de repor nos estoques. Para FLÁVIO, esse aumento nas vendas é reflexo ainda da pandemia da Covid-19, onde as confraternizações estavam proibidas. Sobre os produtos faltantes, o empresário citou os de origem chinesa e parte dos ligados a linha infantil.
Apesar da falta constatada de alguns produtos, ainda existe uma linha diversificada à disposição dos clientes que desejam comprar fogos de artifício para este final de ano. A afirmação é do empresário FLÁVIO CARLE. Ele alertou os consumidores que neste ano os preços dos produtos também subiram e estão na faixa entre 15 e 20 por cento mais caros que na comparação com o ano passado. Ele detalhou que a variação média está na faixa de 15 por cento e essa é a primeira vez que foi constatado uma alta desse nível no setor. Ele atribuiu esse aumento nos preços visto a instabilidade política vivida atualmente no Brasil.
Até o momento, a maior venda de fogos de artifício está ocorrendo para municípios próximos de São Miguel do Oeste e inclusive para moradores de outros países, como por exemplo, da Argentina. O comentário é do empresário, FLÁVIO CARLE. Ele disse que para São Miguel do Oeste as vendas estão extremamente baixas nesse momento. Ele lembrou que algumas pessoas se anteciparam e chegaram comprar fogos ainda no mês de setembro. Questionado sobre os fogos de artifício sem barulho, FLÁVIO pontuou que as vendas estão extremamente baixas e giram em torno de um por cento apenas. Ele revelou que o estoque desse produto específico está parado há praticamente dois anos, representando a baixa procura por parte dos consumidores.
A Asaprev extremo-oeste realizou, no ultimo sábado, o evento de encerramento das atividades de 2022. O encontro, que reuniu aposentados e pensionistas da região, ocorreu no restaurante do Clube Esportivo Guarani. O evento também contou com a presença de autoridades como o presidente presidente da Federação de Aposentados e Pensionistas de Santa Catarina, IBURICI FERNANDES. Durante a reunião, o prefeito WILSON TREVISAN confirmou a cessão de um terreno do município para a construção de uma sede própria para a Asaprev. Ele comentou que o orçamento do município já prevê um valor para a construção do espaço. O prefeito disse a sede será construída no bairro São Jorge.
Os aposentados e pensionistas do INSS devem ter muito cuidado e cautela antes de decidir pela revisão do valor do beneficio com base na recente decisão do Supremo Tribunal que reconheceu a revisão da vida toda. O alerta é do presidente da Federação de Aposentados e Pensionistas de Santa Catarina, IBURICI FERNANDES. Por seis votos a cinco, os segurados ganharam o direito de recalcular os benefícios com base nas contribuições de toda a vida. FERNANDES disse que a decisão, no entanto, não vale a pena para todo mundo e exige cuidados. Ele citou que os aposentados devem buscar ajuda de uma advogado e analisar cada caso para evitar uma redução do benefício.
Começou hoje mais uma Coleta de Materiais Sólidos e Recicláveis no interior. A iniciativa é da secretaria de agricultura. De acordo com o secretário ANTONIO ORSO, essa será a última coleta de 2022 e vai até sexta-feira, com o apoio das secretarias de Obras e de Saúde, além da Epagri e Associação de Coletores de materiais recicláveis. Ele reforçou que os agricultores devem organizar os materiais e depositá-los nos locais indicados no roteiro a fim de possibilitar o descarte correto aos itens que podem ser reciclados. A coleta de resíduos sólidos no meio rural da próxima semana vai recolher plásticos, papéis, metais, vidros, ferramentas, equipamentos e sacos de adubo e ração. Não serão coletados lixo orgânico, embalagens de agrotóxicos, rejeitos como fraldas, papel higiênico e similares, lâmpadas, pneus, roupas e calçados.
Termina hoje o prazo para a entrega dos donativos para as famílias atingidas pelas fortes chuvas no litoral catarinense. A iniciativa é dos Colegiados de Educação e Assistência Social da Ameosc, em parceria com o Corpo de Bombeiros e municípios da região Ameosc. A orientação é de que os moradores da região façam doações de cobertores, roupas, produtos de higiene, materiais escolares e alimentos não perecíveis. Esses produtos devem ser levados para o Batalhão do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste. A instituição vai receber os donativos e organizar a remessa para as famílias atingidas pelas chuvas. De acordo com a Ameosc, as doações serão encaminhadas para os moradores de Santo Amaro da Imperatriz e São João Batista.
A Fetraf Sul participou, na semana passada, da plenária da Confederação Nacional da Agricultura Familiar. O coordenador da entidade catarinense, JANDIR SELZLER participou do RPN primeira edição de hoje e disse que o encontro teve dois objetivos: avaliar as ações desenvolvidas em 2022 e projetar os trabalhos para 2023. Ele comentou que a federação também participou de algumas reuniões da equipe de transição na área do desenvolvimento agrário. SELZLER disse que a Fetraf defende a criação de um novo ministério para ampliar as políticas públicas voltadas aos pequenos agricultores.
A Fetraf Sul vai realizar, nesta semana, um encontro com os sindicatos e associações da agricultura familiar de todo o estado em Chapecó. A informação é do coordenador da entidade, JANDIR SELZLER. De acordo com ele, o objetivo é avaliar os trabalhos do ano e definir as prioridades para o ano que vem em Santa Catarina. SELZLER comentou que a federação vai propor um diálogo com o governador eleito, JORGINHO MELLO. Ele disse que a entidade espera que o novo governo tenha uma canal aberto para discutir as questões que envolvem os pequenos agricultores que trabalham em regime de economia familiar. O encontro estadual dos sindicatos ligados a Fetraf
O Peperi Rádio Repórter de sábado recebeu o presidente da Ameosc, IVAN CANCI. Durante a entrevista, ele fez uma avaliação do mandato a frente da entidade. O prefeito de Anchieta comando a associação dos municípios neste ano e disse a entidade teve uma grande colheita e várias semeaduras em 2022. CANCI citou a inauguração da nova sede da entidade, fruto do trabalho das gestões anteriores. Ele comentou ainda que foram criadas novas ações e programas, como por exemplo, o “Plantando Água” que prevê o plantio de um milhão de mudas de árvores para recuperação da mata ciliar na região.
A Ameosc reforçou a importância que tem para os municípios da região neste ano. A avaliação é do presidente da associação, IVAN CANCI. Ele disse que algumas ações foram ampliadas neste ano, como por exemplo, a assessoria em diversas áreas da administração pública, a realização de concursos públicos com seriedade e responsabilidade, além das ações dos colegiados e consórcios, como o Conder Ambiental. CANCI comentou que a Ameosc também atuou com intensidade em questões regionais, como a recuperação das rodovias federais, a ponte sobre o rio Uruguai, a aduana em Paraíso, a ampliação do Hospital Regional e a retomada da mobilização pelo campos da Universidade Federal no extremo-oeste.
O próximo presidente da Ameosc será ocupada por um dos prefeitos do Partido Progressista. A informação é do atual presidente, IVAN CANCI. Ele explicou que a associação tem um acordo que permite um rodízio na presidência entre os prefeitos eleitos. Dessa forma, o próximo presidente será um dos prefeitos do PP. O mais provável é que o prefeito de Mondaí, VALDIR RUBERT, que atualmente está na vice-presidência da Ameosc, assuma a entidade no ano que vem. CANCI destacou que essa metodologia evita disputas, garante o rodízio e promove uma união entre os prefeitos da região. A eleição será na próxima sexta-feira.
Um homem foi preso por tráfico de drogas no final da tarde de sexta-feira. A guarnição da Polícia Militar realizava rondas as margens da BR 282, na entrada da Linha Barra do Veado quando realizou a abordagem de duas mulheres e dois homens que estavam no local. Na carteira de um dos homens foi encontrada uma bucha de cocaína. Em seguida, os policiais foram até a casa do homem e encontraram mais quatro porções de maconha. O homem foi preso e conduzido a delegacia de Polícia. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Um homem foi preso no final da tarde de sexta-feira no centro de Paraíso depois de fazer compras com um cartão furtado. O fato foi perto das seis horas da tarde na Rua Professor João Lindenmeyer. A vítima relatou que estava hospedada em um hotel da cidade e em determinado momento recebeu notificação em seu celular que compras estavam sendo feitas do comércio local. Ele disse que assim que percebeu o fato, fez o bloqueio cartão e procurou uma das lojas onde as compras haviam sido realizadas. O vendedor confirmou a compra pelo cartão de crédito. A Polícia Militar realizou rondas nas proximidades e encontrou o suspeito em um posto de combustível com o cartão da vítima. O autor do furto foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste.
O Corpo de Bombeiros registrou duas ocorrências de incêndio neste final de semana em São Miguel do Oeste. Por volta das 10 horas da manhã de ontem, a guarnição foi acionada para combater um incêndio no salão comunitário da rua Itaberaba, Bairro Salete. No local havia uma festa com uso da churrasqueira e o calor acabou incendiando parte do madeirame do forro e telhado. A rápida extinção evitou que o sinistro se alastrasse para toda a edificação. Foi necessário uso de escadas e acesso pela cobertura para controlar o incêndio. Ninguém ficou ferido.
Na noite de sábado uma residência foi atingida por um incêndio na rua Florianópolis, centro de São Miguel do Oeste. O morador relatou que estava sentado na frente da casa junto coma esposa quando percebeu um clarão dentro da residência. Ele foi conferir e encontro fogo em um dos quartos. O Corpo de Bombeiros foi acionado e com o apoio de funcionários de um posto de combustível localizado nas proximidades, conseguiu controlar as chamas. A Polícia Militar prestou auxilio com o fechamento da rua e orientação aos moradores. No local, além da residência também funciona uma floricultura. As causas do incêndio não foram confirmadas.
Duas pessoas morreram um acidente na SC 160 neste final de semana. A colisão aconteceu na noite de sábado na rodovia que liga os municípios de Campo Erê e Saltinho. O acidente envolveu um Kadet e um caminhão. O motorista, de 38 anos, e uma caroneira, identificada como IVONETE CUNHA DOS SANTOS, morreram na hora. Eles ficaram presos entre as ferragens. O terceiro ocupantes do carro, um homem de 41 anos, sofreu fratura de costela. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Santo Antônio de Campo Erê. O motorista do caminhão saiu ileso do acidente.