ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 12/11/2021

GLOBO EM FOCO – 12/11/21

-BOLSONARO DIZ QUE VAI PRORROGAR DESONERAÇÃO DA FOLHA POR MAIS DOIS ANOS

-ALESC DISCUTE PROJETO QUE PREVÊ A CRIAÇÃO DE 45 VAGAS PARA PROCURADORES DO ESTADO

-DEPUTADO VALORIZA ALTO INVESTIMNETO NA REGIÃO

-MAURO DE NADAL DESTACA GRANDES CONQUISTAS PARA A REGIÃO

-NUTRICIONISTA RELATA DESAFIOS NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

-CONSULTOR APONTA GRANDE INFLUENCIA DAS MULHERES NO AGRONEGÓCIO

-UNIDADE PRISIONAL AVANÇADA ENFRENTA SURTO DE COVID-19

-HOMEM SOFRE ACIDENTE DE TRÂNSITO APÓS FURTAR UM VEÍCULO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva a tarde. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 35 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 41 centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Uma comissão de especialistas da Holanda recomendou nesta quinta-feira a imposição de um lockdown parcial no país. Se aprovado, este será o primeiro da Europa desde o verão para combater o aumento nos casos de Covid-19. O gabinete do primeiro-ministro interino MARK RUTTE deve decidir as medidas nesta sexta-feira a partir de uma recomendação da Equipe de Gerenciamento de Surtos. Entre as medidas sendo cogitadas estão cancelar eventos, fechar teatros e cinemas e adiantar os horários de fechamento de cafés e restaurantes. As escolas continuariam abertas.

Um segundo rascunho de resolução provisório na conferência sobre o clima de Glasgow pede aos países a "supressão progressiva da energia produzida com carvão sem mitigação e dos subsídios ineficazes aos combustíveis fósseis". As centrais de energia elétrica à base de carvão "sem mitigação" são aquelas que não utilizam tecnologia de captura de carbono para compensar parte dos gases que emitem à atmosfera. Esta é uma menção sem precedentes em mais de duas décadas de negociações sobre esses combustíveis, incluindo gás e petróleo. Após duas semanas de negociações, a COP26 deveria terminar oficialmente nesta sexta-feira, mas com as divergências registradas no momento é provável que prossiga pelo fim de semana.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, aprovou uma lei que propõe mais sanções e outras medidas punitivas contra o governo do presidente da Nicarágua, DANIEL ORTEGA, que ampliou o domínio no poder em uma eleição que a Casa Branca denunciou como farsa. BIDEN sancionou o projeto uma semana após sua aprovação final pelo Congresso dos EUA com apoio bipartidário esmagador. O presidente norte-americano assegurou que ORTEGA orquestrou a votação de domingo como uma "eleição pantomima que não foi livre nem justa".

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta quinta-feira uma lei que remaneja nove bilhões e 300 milhões do orçamento do Bolsa Família para o novo programa social do governo, o Auxílio Brasil. O ato foi publicado em edição extra do "Diário Oficial da União". O projeto, enviado ao Congresso pelo Executivo no fim de outubro, foi aprovado na tarde desta quinta-feira por deputados e senadores e, em seguida, enviado para sanção do presidente. O presidente JAIR BOLSONARO também sancionou nesta quinta-feira a lei que altera um anexo do Plano Plurianual para incluir na programação o novo Auxílio Brasil. O Ministério da Cidadania, órgão responsável pelo novo programa social, informou que os pagamentos do Auxílio Brasil terão início na próxima quarta-feira e seguirão o calendário habitual do Bolsa Família.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira, em evento no Palácio do Planalto, que o governo decidiu desonerar a folha de pagamentos de 17 setores da economia por mais dois anos. Esses segmentos são os que mais empregam na economia brasileira. A desoneração perderia a validade no fim deste ano. Nesta quarta, o deputado federal MARCELO FREITAS protocolou na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara um relatório favorável ao projeto de lei que prorroga a desoneração. A desoneração da folha permite às empresas substituir a contribuição previdenciária, de 20 por cento sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de um a quatro e meio por cento. Entre os 17 setores da economia que podem aderir a esse modelo estão: as indústrias têxtil, de calçados, máquinas e equipamentos e proteína animal, construção civil, comunicação e transporte rodoviário.

A Amazônia Legal teve uma área de 877 quilômetros quadrados sob alerta de desmatamento, uma alta de cinco por cento em relação a 2020 e recorde para o mês na série história. Os números foram divulgados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais nesta sexta-feira. A Amazônia Legal corresponde a 59 por cento do território brasileiro, e engloba a área de oito estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins. A Amazônia legal também atinge parte do Maranhão. Segundo o Inpe, mais uma vez o Pará foi o estado com maior área sob alerta de desmatamento: 501 quilômetros quadrados.

O remédio utilizado contra leucemia, o dasatinibe, está em falta desde abril em alguns estados brasileiros, inclusive em Santa Catarina. O repasse do fármaco é feito pelo Ministério da Saúde, e apresenta problemas de abastecimento desde o segundo trimestre deste ano. O medicamento é utilizado para tratar a leucemia mieloide crônica, doença que causa o aumento de glóbulos brancos no sangue. Em meados de abril, o Centro de Pesquisas Oncológicas, localizado em Florianópolis, percebeu que o remédio faltaria e o substituiu por outro similar, que segundo o hospital, é de igual efeito e não prejudica o tratamento. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Ministério da Saúde informou que o medicamento deve chegar até o final desta semana ao seu almoxarifado, em Guarulhos, para distribuição aos estados.

A criação de 45 novos cargos para procuradores do Estado em Santa Catarina está em discussão na Assembleia Legislativa. A proposta apresentada no projeto prevê as dez primeiras contratações já a partir de primeiro de janeiro de 2022 e outras 35 a partir de primeiro de julho de 2022. A partir de 2023, quando todos estiverem plenamente estabelecidos nas vagas, o impacto anual será de 23 milhões e 400 mil reais aos cofres públicos estaduais. Se a proposta for aprovada, o número de procuradores passará de 115 para 160. O salário inicial de um procurador passa de 27 mil por mês para 40 horas de trabalho semanais.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na noite desta quinta-feira uma sessão especial em comemoração aos 50 anos da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. A entidade homenageada congrega quase 150 associações municipais, que representam 34 mil empresas e geram mais de dois milhões de empregos diretos. O proponente da sessão foi o deputado MILTON HOBUS. O parlamentar lembrou que um dos maiores gargalos para o setor empresarial catarinense é a falta de investimentos em infraestrutura. O presidente do Conselho Superior da Facisc, JONNY ZULAUF, também ressaltou a necessidade de investimentos em infraestrutura para que o empresariado possa “produzir, gerar riquezas e desenvolver a sociedade”.

São João do Oeste encerrou ontem o mutirão de cirurgias eletivas. 22 municípios da região Extremo Oeste foram comtemplados. Conforme o Secretário de Saúde, MAURO BARELLA, São João do Oestese tornou referência regional em cirurgias de oftalmologia. Ele destaca que os procedimentos foram realizados para cirurgias de cataratas e pterígio. Para o secretário de Saúde, a ação é resultado de negociações em viagem a capital no último mês. MAURO BARELLA destaca a importante parceria com o SUS via Secretaria de Estado da Saúde e Hospital Santa Casa Rural, onde os procedimentos foram realizados.

Mais de 400 cirurgias de cataratas e Yag Laser foram realizadas através de agendamento. MAURO BARELLA reconhece que a equipe de saúde é qualificada e utilizou métodos modernos para a cirurgia de oftalmologia. O secretário valoriza também o atendimento gratuito com recursos do Ministério da Saúde para cirurgias eletivas. Conforme ele, a região já registrou filas enormes nos municípios e atualmente é possível atender a demanda com maior agilidade. BARELLA destaca que o atendimento ocorreu conforme cadastro de cada município na Central Estadual de Regulação. Com este é o segundo mutirão já realizado neste ano contemplando aproximadamente 800 pacientes em menos de 3 meses. Com a adesão dos municípios do extremo oeste, o secretário da Saúde, revelou que já iniciaram os preparativos do terceiro mutirão de cirurgias, com o aprimoramento de outros tipos de procedimentos.

A Comissão Central Organizadora da Décima Quarta Efacitus de Tunápolis, lançou nesta semana, o Concurso de Slogan para a Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial de Tunápolis. O evento acontece nos dias 22, 23 e 24 de abril do ano que vem. O Concurso do Slogan é realizado em todas as edições da Feira e tem como objetivo oportunizar a comunidade escolar o uso da criatividade na elaboração do slogan. Objetivo é expressar e transmitir o potencial da EFACITUS. O concurso é realizado em parceria com as escolas estaduais do município com os estudantes do oitavo e novo ano e ensino médio. As fichas devem ser retiradas nas direções escolares e entregues até o dia 10 de dezembro. O slogan vencedor será utilizado em todas as publicações relacionadas a Feira e o vencedor receberá uma poupança cooperada do Sicoob Creditapiranga.

O presidente da ALESC, deputado MAURO DE NADAL, volta a sua função no legislativo. Por uma semana ele ocupou o cargo governador em exercício e realizou a entrega de grande volume de recursos na região. NADAL autorizou a abertura de programa de convênio para a pavimentação asfáltica de 10 quilômetros da Estrada da Fronteira, de Tunápolis até o limite com Itapiranga. Este foi um dos anúncios da agenda de trabalho do governador em Tunápolis, que totalizou mais de 40 milhões em investimentos, também contemplando a entrega de equipamentos de tecnologia para escolas e repasses diretos aos municípios.

O deputado MAURO DE NADAL, reconheceu o constrangimento em muitas situações por não conseguir tornar realidade o Asfalto da Fronteira. Em entrevista à Rádio Itapiranga ele destacou que a obra é muito importante, não só para os municípios do Extremo Oeste, mas para toda Santa Catarina, porque a região forte produtora, que, tendo infraestrutura, vai se desenvolver cada vez mais. NADAL destaca o reconhecimento do Governo do Estado quanto à importância do Extremo Oeste para o cenário econômico catarinense. Na prática, a abertura de programa de convênio significa que o Governo do Estado assumiu o compromisso de repassar ao município de Tunápolis aproximadamente 22 milhões para a obra. O deputado MAURO DE NADAL revela que foi uma grande satisfação estar no comando do governo do estado e anunciar importantes investimentos na região.

Governo estadual confirma investimento em tecnologias para alunos do Extremo Oeste. Durante o evento realizados na localidade de linha Pitangueira, interior de Tunápolis, a Secretaria de Estado da Educação oficializou a entrega de mil 126 Tablets para escolas da rede estadual nos municípios da AMEOSC. Os equipamentos serão utilizados pelos alunos nos projetos pedagógicos. O investimento é superior a um milhão de reais.

O prefeito de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS, aguarda para os próximos dias lançamento da licitação para a obra do asfalto da fronteira. Ele participou nesta semana, em linha Pitangueira, no município de Tunápolis, dos atos do Governo do Estado de Santa Catarina, com a presença do governador em exercício, MAURO DE NADAL. Segundo o prefeito, com investimento de 22 milhões de reais será possível executar a pavimentação asfáltica em toda a extensão da rodovia da Fronteira, um importante corredor viário para o desenvolvimento da região. RIBAS lembra que em julho deste ano, o governador CARLOS MOISÉS já havia destinado 24 milhões de reais para o asfaltamento do trecho de Itapiranga, de linha Presidente Becker até na divisa com Tunápolis, com cerca de 14 quilômetros. A licitação deve ser lançado no início da próxima semana.

Município de Tunápolis realiza entrega de mudas de flores. De acordo com ARTEMIO PAZINI, responsável pelo setor de urbanismo ,são 7500 mudas de flores da épocaque foram semeadas no mês de setembrono viveiro municipal da prefeitura. PAZINIexplica que foi feito o plantioem canteiros na avenida da cidade,prefeitura e no lar dos idosos, e as mudas que sobraram, estão sendo entregues de forma gratuitaaos centros comunitários, igrejas, escolas, e a população em geral. ARTEMIO PAZINI lembra, que já tem vasos na estufa do viveiro com flores especificas para o natal. Em relação aos trabalhos no setor de urbanismo do município de Tunápolis, PAZINI relataque foi feito um tapa buraco no asfalto da cidade, e até o mês de dezembro, devem ser finalizadasalgumascalçadas , e a pintura de faixas e limpeza de ruas. ARTEMIO PAZINI cita que estão empenhados nas atividades com a decoração natalina da cidade.

Alimentação dos alunos segue cronograma estabelecido para todo o Brasil. A nutricionista da Secretaria da Educação de Tunápolis, CAMILA ROSAR, destaca que a alimentação escolar possui padrão nacional e não é possível alterar o cardápio. Ela chama atenção que o aluno passa grande parte do dia na escola e precisa deuma alimentação equilibrada para ter melhores condições de estudar. A nutricionista reconhece que ocorre bastante questionamento sobre o cardápio, porém tudo é feito com base nas necessidades, seguindo um cálculo nutricional. Os municípios respeitam uma legislação que estabelece os alimentos que devem ser servidos para crianças e adolescentes nas escolas. De acordo com CAMILA, o açúcar possui grande restrição na alimentação fornecida as crianças nas escolas e gera polêmicas sobre o preparo de cardápios.

Pais questionam a forma de preparo, porém o fator nutricional é a prioridade nos alimentos fornecido nas escolas. A nutricionista da CAMILA ROSAR entende as manifestações dos alunos e familiares, porém prioriza a qualidade e o equilíbrio nutricional da alimentação fornecida nas escolas. A nutricionista da Secretaria da Educação de Tunápolis, valoriza o fornecimento de alimentos de origem na agricultura familiar. Segundo CAMILA ROSAR, são alimentos produzidos com menos agrotóxicos, mais frescos e in natura, sem conservantes e de grande teor nutricional que contribuem para uma alimentação mais adequada. 460 alunos fazem parte da rede municipal de ensino de Tunápolis.

CAMILA ROSARdestaca que a alimentação correta no período de intenso calor inclui água, frutas e hidratação sempre procurando maneira mais natural possível. A nutricionista chama atenção que o PNAE, Programa Nacional de Alimentação Escolar oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas valores financeiros conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.. CAMILA cita ainda que em muitas cidades as crianças passam necessidades de alimentação e mesmo nossa região tendo uma realidade diferente, é preciso seguir a regra nacional de alimentação escolar.

Consultor do Sescoop destaca conquista das mulheres no agronegócio. Protagonismo ocorre nas propriedades e nas organizações. O agronegócio tem justificado a condição de pilar da economia regional com superação de momentos difíceis. O Consultor do Sescoop, o itapiranguense JOÃO BATISTA SCHNEIDERS, percorre vários municípios da região em eventos com mulheres cooperativistas. Ele atua principalmente na disciplina de educação cooperativista e considera que as mulheres estão em um processo de evolução impressionante. Salienta que o agronegócio tem sido o fator positivo na balança comercial do Brasil com crescimento constante. SCHNEIDERS avalia que as cooperativas na região possuem papel social e econômico de vital importância para o desenvolvimento do Extremo Oeste.

JOÃO BATISTA SCHNEIDERS chama atenção que as mulheres estão assumindo o protagonismo nas propriedades e também nas cooperativas com cargos importantes em diferentes organizações do agronegócio. O consultor do Sescoop lembra que a expressão que era exclusiva ao homem de chefe da família, de comandodas ações na propriedade, já tem outra realidade. Ele As reuniões das cooperativas que eram 100 por cento frequentada pelos homens, já possuem outra configuração, com destaques para as mulheres. Segundo SCHNEIDERS atualmente já se pode dizer que a frente de um grande homem tem uma excelente mulher.

Contribuição de jovens e mulheres tem feito a diferença em cooperativas e propriedades agrícolas. O Consultor do Sescoop afirma que as mulheres e os jovens em geral possuem ideias extraordinárias que precisam ser aproveitadas dentro da estrutura do planejamento estratégico das cooperativas. Segundo JOÃO BATISTA SCHNEIDERS, é fácil de perceber esta contribuição decisiva em ideias, projetos e ações para o desenvolvimento do agronegócio. O trabalho coletivo também faz parte da nova realidade de gestão. Conforme SCHNEIDERS, as mulheres e jovens possuem um papel fundamental na construção de um cooperativismo melhor.

Corpo de Bombeiros foi acionado próximo ao meio dia de ontem para socorrer vítima de um acidente de trânsito na Rua São Jacó, esquina com a Cooper A1, em Itapiranga. Foi uma colisão de bicicleta com um carro. Conforme as informações, o carro Spin, placa de Itapiranga estava parado na via, quando um ciclista, um jovem de 16 anos, colidiu na lateral do veículo. O jovem foi avaliado pelos bombeiros mas não apresentava ferimentos. No carro havia dois ocupantes que não se feriram. A PM foi acionada e realizou os levantamentos necessários.

Um homem sofreu um acidente de transito depois de furtar um veículo em Maravilha. De acordo com a Polícia Militar, um Celta foi furtado por volta das nove horas da manhã na avenida Presidente Vargas. À noite, ele se envolveu em um acidente na BR 282. A ocorrência foi registrada pela Polícia Rodoviária Federal e a PM confirmou o mesmo veículo que havia se envolvido no acidente era o veículo furtado pela parte da manhã. Segundo a polícia, o condutor do carro foi o autor do furto. O home ficou levado para o Hospital São José.

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina confirmou ontem, que a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste enfrenta um surto de Covid-19, doença causada pelo Coronavírus. Há seis internos com teste positivo para Covid-19 no Presídio de São Miguel do Oeste. De acordo com a Central Covid-19, que faz a gestão da pandemia no âmbito do sistema prisional e socioeducativo, a unidade foi isolada no dia 03 de novembro e, até o momento, todos os internos seguem estáveis, recebendo atendimento de saúde na unidade. As visitas presenciais foram suspensas e serão retomadas quando for zerado o registro de casos positivos da doença. A unidade está reforçando os procedimentos de higienização em todas as suas áreas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.