De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 41 centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Uma comissão de especialistas da Holanda recomendou nesta quinta-feira a imposição de um lockdown parcial no país. Se aprovado, este será o primeiro da Europa desde o verão para combater o aumento nos casos de Covid-19. O gabinete do primeiro-ministro interino MARK RUTTE deve decidir as medidas nesta sexta-feira a partir de uma recomendação da Equipe de Gerenciamento de Surtos. Entre as medidas sendo cogitadas estão cancelar eventos, fechar teatros e cinemas e adiantar os horários de fechamento de cafés e restaurantes. As escolas continuariam abertas.
Um segundo rascunho de resolução provisório na conferência sobre o clima de Glasgow pede aos países a "supressão progressiva da energia produzida com carvão sem mitigação e dos subsídios ineficazes aos combustíveis fósseis". As centrais de energia elétrica à base de carvão "sem mitigação" são aquelas que não utilizam tecnologia de captura de carbono para compensar parte dos gases que emitem à atmosfera. Esta é uma menção sem precedentes em mais de duas décadas de negociações sobre esses combustíveis, incluindo gás e petróleo. Após duas semanas de negociações, a COP26 deveria terminar oficialmente nesta sexta-feira, mas com as divergências registradas no momento é provável que prossiga pelo fim de semana.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, aprovou uma lei que propõe mais sanções e outras medidas punitivas contra o governo do presidente da Nicarágua, DANIEL ORTEGA, que ampliou o domínio no poder em uma eleição que a Casa Branca denunciou como farsa. BIDEN sancionou o projeto uma semana após sua aprovação final pelo Congresso dos EUA com apoio bipartidário esmagador. O presidente norte-americano assegurou que ORTEGA orquestrou a votação de domingo como uma "eleição pantomima que não foi livre nem justa".
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta quinta-feira uma lei que remaneja nove bilhões e 300 milhões do orçamento do Bolsa Família para o novo programa social do governo, o Auxílio Brasil. O ato foi publicado em edição extra do "Diário Oficial da União". O projeto, enviado ao Congresso pelo Executivo no fim de outubro, foi aprovado na tarde desta quinta-feira por deputados e senadores e, em seguida, enviado para sanção do presidente. O presidente JAIR BOLSONARO também sancionou nesta quinta-feira a lei que altera um anexo do Plano Plurianual para incluir na programação o novo Auxílio Brasil. O Ministério da Cidadania, órgão responsável pelo novo programa social, informou que os pagamentos do Auxílio Brasil terão início na próxima quarta-feira e seguirão o calendário habitual do Bolsa Família.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira, em evento no Palácio do Planalto, que o governo decidiu desonerar a folha de pagamentos de 17 setores da economia por mais dois anos. Esses segmentos são os que mais empregam na economia brasileira. A desoneração perderia a validade no fim deste ano. Nesta quarta, o deputado federal MARCELO FREITAS protocolou na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara um relatório favorável ao projeto de lei que prorroga a desoneração. A desoneração da folha permite às empresas substituir a contribuição previdenciária, de 20 por cento sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de um a quatro e meio por cento. Entre os 17 setores da economia que podem aderir a esse modelo estão: as indústrias têxtil, de calçados, máquinas e equipamentos e proteína animal, construção civil, comunicação e transporte rodoviário.
A Amazônia Legal teve uma área de 877 quilômetros quadrados sob alerta de desmatamento, uma alta de cinco por cento em relação a 2020 e recorde para o mês na série história. Os números foram divulgados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais nesta sexta-feira. A Amazônia Legal corresponde a 59 por cento do território brasileiro, e engloba a área de oito estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins. A Amazônia legal também atinge parte do Maranhão. Segundo o Inpe, mais uma vez o Pará foi o estado com maior área sob alerta de desmatamento: 501 quilômetros quadrados.
O remédio utilizado contra leucemia, o dasatinibe, está em falta desde abril em alguns estados brasileiros, inclusive em Santa Catarina.O repasse do fármaco é feito pelo Ministério da Saúde, e apresenta problemas de abastecimento desde o segundo trimestre deste ano. O medicamento é utilizado para tratar a leucemia mieloide crônica, doença que causa o aumento de glóbulos brancos no sangue. Em meados de abril, o Centro de Pesquisas Oncológicas, localizado em Florianópolis, percebeu que o remédio faltaria e o substituiu por outro similar, que segundo o hospital, é de igual efeito e não prejudica o tratamento. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Ministério da Saúde informou que o medicamento deve chegar até o final desta semana ao seu almoxarifado, em Guarulhos, para distribuição aos estados.
A criação de 45 novos cargos para procuradores do Estado em Santa Catarina está em discussão na Assembleia Legislativa. A proposta apresentada no projeto prevê as dez primeiras contratações já a partir de primeiro de janeiro de 2022 e outras 35 a partir de primeiro de julho de 2022. A partir de 2023, quando todos estiverem plenamente estabelecidos nas vagas, o impacto anual será de 23 milhões e 400 mil reais aos cofres públicos estaduais. Se a proposta for aprovada, o número de procuradores passará de 115 para 160. O salário inicial de um procurador passa de 27 mil por mês para 40 horas de trabalho semanais.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na noite desta quinta-feira uma sessão especial em comemoração aos 50 anos da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. A entidade homenageada congrega quase 150 associações municipais, que representam 34 mil empresas e geram mais de dois milhões de empregos diretos. O proponente da sessão foi o deputado MILTON HOBUS. O parlamentar lembrou que um dos maiores gargalos para o setor empresarial catarinense é a falta de investimentos em infraestrutura. O presidente do Conselho Superior da Facisc, JONNY ZULAUF, também ressaltou a necessidade de investimentos em infraestrutura para que o empresariado possa “produzir, gerar riquezas e desenvolver a sociedade”.
Encerram hoje inscrições para processo seletivo de instrutores e estagiário no Instituto Cultural. O processo seletivo de provas objetiva e prática visando à formação de cadastro de reserva de pessoal, em regime especial, para atender à execução de programas específicos da autarquia, bem como formação de cadastro de reserva de estagiário cursando ensino médio, fecha hoje. As vagas são para Instrutor de Artes Cênicas II, Instrutor de Música - Bateria e Contrabaixo Elétrico, Instrutor de Música - Acordeon e Musicalização, Instrutor de Música - Violoncelo e Musicalização, Instrutor de Música - Viola Caipira e Técnica Vocal, Instrutor de Música - Violino, Viola Clássica e Musicalização e Instrutor de Artes Visuais.
Os vencimentos ficam entre 574 e mil e 723, e estagiário cursando ensino médio, com vencimento de 557. As inscrições ficam abertas até a noite de hoje, de forma gratuita, e devem ser feitas através de preenchimento online de formulário, disponível no site do Instituto Cultural. O edital completo pode ser encontrado no site da prefeitura –na aba “concursos” e “processo seletivo”. Mais informações pelo telefone (49) 3344-8526 (WhatsApp).
Começa hoje Feriadão de limpeza Contra a Dengue. O município de Campo Erê tem uma proposta para toda população, que começa hoje e vai até segunda-feira. A ideia é fazer um mutirão de limpeza em todas as residências e terrenos baldios. A saúde pública precisa do apoio das pessoas nesse trabalho. SAMARA RONCHI, lembra que dia 30, agora de novembro é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti. Por isso, a ação desse feriadão é alusivo a data. As pessoas devem fazer uma limpeza em seus terrenos catando todo tipo de lixo que possa acumular água, como: potes, garrafa pet, tampinhas, plásticos, fazer ainda uma limpeza nas calhas e dar uma verificada nas caixas de água, se estão bem tampadas.
Feriadão de limpeza Contra a Dengue é em parceria com a Secretaria da Cidade. SAMARA, explica que após a limpeza feita pelos próprios moradores em seus terrenos, todo lixo deve ser ensacado e deixado na calçada em frente as residências, para que a equipe da Secretaria da Cidade passe na terça e quarta-feira, fazendo a recolha. A profissional ressalta que não serão levados entulhos nem galhos nesse momento, apenas materiais que acumulam água. SAMARA, reforça a preocupação da saúde pública com relação a dengue, pois nesse ano o município de Campo Erê registrou casos positivos da doença, e agora com a proximidade do verão, clima preferido do mosquito, a equipe está em alerta. Por isso chama ainda mais a atenção da população para a prevenção.
Município contrata terapeuta holística para ministrar práticas integrativas. Voltada para as Secretarias de Saúde, Social e Educação, em Campo Erê o trabalho é desenvolvido pela profissional IZABEL VIGANÓ. Ela conta que a política nacional de práticas integrativas e complementares foi criada em 2006, dentro do SUS. Conforme a terapeuta, em Campo Erê são três práticas ofertadas: reiki, dança circular e tai chi. Explica que o reiki é a prática de equilíbrio que leva paz e ajuda, entre outras coisas, com dores físicas, insônia, equilíbrio emocional, stress, depressão, ansiedade e pânico. Das práticas, o reiki é a mais conhecida no município.
Práticas integrativas são antigas e podem ser feitas por todos. A terapeuta holística da prefeitura de Campo Erê - ISABEL VIGANÓ disponibiliza também a dança circular, criada na década de 50 na Europa. Segundo ela, um bailarino percebeu que ao praticar certos passos, o corpo mudava sua energia. A dança circular é a união desses movimentos estudados, de forma fácil, para todos e feita em grupos. Quanto ao tai chi, conforme a terapeuta, é uma técnica de meditação com movimentos corporais. Ela recomenda para todos, mas principalmente idosos, por ajudar na coordenação, equilíbrio e pressão arterial.
Iniciadas ações do Novembro Azul em São Bernardino. O mês dedicado à saúde do homem, tem como foco a prevenção do câncer de próstata, como conta ALCEO NEGRI – secretário de saúde de São Bernardino. Destaca a grande participação das mulheres em todas as ações feitas durante o mês passado, no Outubro Rosa, e espera o mesmo por parte dos homens. O Novembro Azul focou no câncer de próstata por ser o tipo mais comum entre a população masculina, mesmo que de fácil diagnóstico e com boa taxa de cura, desde que seja percebido cedo.
Em casos de câncer, o tratamento precoce é sempre mais eficiente. De acordo com o secretário de saúde de São Bernardino - ALCEO NEGRI, a prevenção, através da Unidade de Saúde e do SUS, é o ato mais importante, tanto de homens como mulheres. A Secretaria já comprou vários testes para detectar câncer de próstata, e espera que os homens entendam a importância do exame. Segundo ALCEO, o tratamento da doença é caro, e muitas vezes fica longe. Além disso, nem sempre dá certo, por isso é necessária a prevenção através do teste, disponibilizado de graça pelo município.
Drogas e violência preocupam comunidade e chamam atenção da polícia. O delegado regional WILHERME NEGRÃO, de São Lourenço do Oeste, está fazendo palestras nas escolas, num trabalho pedagógico da Polícia Civil na rede pública de ensino. Ele repassa conhecimentos aos estudantes sobre esses problemas, entendendo que a instituição tem o compromisso de prevenir os jovens. O público alvo é o adolescente em processo de formação da personalidade, porque está mais exposto e é presa fácil de bandido. O delegado faz um diálogo franco e direto com os estudantes, explicando o que são drogas aceitáveis e ilícitas e suas diferenças. Um ponto importante nas conversas são as dificuldades de recuperação da pessoa.
Em suas palestras nas escolas o delegado regional do Noroeste faz um apanhado geral sobre violência, inclusive dentro da família. WILHERME NEGRÃO não deixa de fora as consequências do uso de drogas e violência para os adolescentes. Ato de infração provoca medidas socioeducativas, alerta ele. O policial está notando que a pessoa começa a consumir drogas cada vez mais cedo. Isso acontece principalmente através de bebida de álcool e cigarro, que são lícitas, mas representam verdadeiras ameaças para a saúde. Estas são as mais consumidas. NEGRÃO revela que vem se deparando com uma novidade. Com o avanço da tecnologia está crescendo a violência virtual e os discursos de ódio nas redes sociais.
É preciso uma comunhão de esforços entre família, escola, sociedade e autoridades para prevenir drogas e violência nos jovens. É o que defende o delegado regional WILHERME NEGRÃO. Ele considera fundamental a adoção de políticas públicas para combater essa situação. Nada vai se resolver de um dia para o outro, salienta o policial. Esse mesmo trabalho que está acontecendo com a Polícia Civil nas escolas municipais de São Lourenço, já foi feito com estudantes da rede estadual, numa ação conjunta com a OAB. NEGRÃO quer estender as palestras para todos os municípios de sua circunscrição.
Vinho avaliado em 20 mil reais é apreendido pela Polícia Militar. Uma equipe da PM abordou no final da tarde de ontem, no bairro Água Branca em Francisco Beltrão, um ônibus que faz linha São Miguel do Oeste a São Paulo, e durante revista no bagageiro, localizou cinco caixas com 166 garrafas de vinhos oriundos da Argentina. Um homem e uma mulher responsáveis pela mercadoria foram identificados e informaram que receberiam três mil reais para levar o vinho até São Paulo. A mercadoria avaliada em 20 mil reais, e sem desembaraço aduaneiro, foi apreendida e encaminhada para a Receita Federal. Os dois envolvidos foram qualificados e liberados. Responderão pelo crime de descaminho.
Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar a ex-companheira. A Polícia Militar de Renascença prendeu um homem na noite de ontem, numa comunidade no interior por descumprir medida protetiva de afastamento do lar e ameaçar a ex-companheira. O homem foi entregue na décima nona subdivisão de Polícia e depois encaminhado à carceragem do DEPEN.
Homem armado de facão ameaça moradores. Após denúncia por ameaça, a PM apreendeu um facão com homem em Santiago do Sul. Conforme a Polícia Militar, moradores denunciaram que um homem estava armado com um facão e ameaçava pessoas. Em ronda, os policiais localizaram um homem de 36 anos numa bicicleta. Com ele, foi encontrado um facão de aproximadamente 45 centímetros de lâmina. Ele possui passagens por ameaça e agressões.