-BOLSONARO DIZ QUE VAI PRORROGAR DESONERAÇÃO DA FOLHA POR MAIS DOIS ANOS
-ALESC DISCUTE PROJETO QUE PREVÊ A CRIAÇÃO DE 45 VAGAS PARA PROCURADORES DO ESTADO
-SEM EXIGÊNCIA DO TESTE PCR, AUTORIDADES TEMEM AUMENTO NO FLUXO DE TURISTAS
-PROJETO BOA AGRICULTURA CEDRENSE É APROVADO POR UNANIMIDADE
-DEBATE SOBRE IMPLANTAÇÃO DO LAR DE IDOSOS AVANÇA EM MUNICÍPIO
-PREFEITURA TRABALHA PARA INSTALAÇÃO DE DUAS NOVAS EMPRESAS
-ASSINADO OFÍCIO PARA PRIVATIZAÇÃO DA ADUANA DE CARGAS
-CRECHE SEGUE FECHADA DEPOIS DO SURTO DE MÃO-PÉ-BOCA
-ACUSADO DE DESFERIR FACADAS EM HOMEM EM 2011 ESTÁ NO BANCO DOS RÉUS
-UPA TEM SURTO DE CASOS CONFIRMADOS DA COVID-19
O tempo é estável. A previsão para as próximas horas é de sol sem previsão de chuva. A temperatura pode chegar a 26 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 41 centavos. O euro está valendo seis reais e 20 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Uma comissão de especialistas da Holanda recomendou nesta quinta-feira a imposição de um lockdown parcial no país. Se aprovado, este será o primeiro da Europa desde o verão para combater o aumento nos casos de Covid-19. O gabinete do primeiro-ministro interino MARK RUTTE deve decidir as medidas nesta sexta-feira a partir de uma recomendação da Equipe de Gerenciamento de Surtos. Entre as medidas sendo cogitadas estão cancelar eventos, fechar teatros e cinemas e adiantar os horários de fechamento de cafés e restaurantes. As escolas continuariam abertas.
Um segundo rascunho de resolução provisório na conferência sobre o clima de Glasgow pede aos países a "supressão progressiva da energia produzida com carvão sem mitigação e dos subsídios ineficazes aos combustíveis fósseis". As centrais de energia elétrica à base de carvão "sem mitigação" são aquelas que não utilizam tecnologia de captura de carbono para compensar parte dos gases que emitem à atmosfera. Esta é uma menção sem precedentes em mais de duas décadas de negociações sobre esses combustíveis, incluindo gás e petróleo. Após duas semanas de negociações, a COP26 deveria terminar oficialmente nesta sexta-feira, mas com as divergências registradas no momento é provável que prossiga pelo fim de semana.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, aprovou uma lei que propõe mais sanções e outras medidas punitivas contra o governo do presidente da Nicarágua, DANIEL ORTEGA, que ampliou o domínio no poder em uma eleição que a Casa Branca denunciou como farsa. BIDEN sancionou o projeto uma semana após sua aprovação final pelo Congresso dos EUA com apoio bipartidário esmagador. O presidente norte-americano assegurou que ORTEGA orquestrou a votação de domingo como uma "eleição pantomima que não foi livre nem justa".
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta quinta-feira uma lei que remaneja nove bilhões e 300 milhões do orçamento do Bolsa Família para o novo programa social do governo, o Auxílio Brasil. O ato foi publicado em edição extra do "Diário Oficial da União". O projeto, enviado ao Congresso pelo Executivo no fim de outubro, foi aprovado na tarde desta quinta-feira por deputados e senadores e, em seguida, enviado para sanção do presidente. O presidente JAIR BOLSONARO também sancionou nesta quinta-feira a lei que altera um anexo do Plano Plurianual para incluir na programação o novo Auxílio Brasil. O Ministério da Cidadania, órgão responsável pelo novo programa social, informou que os pagamentos do Auxílio Brasil terão início na próxima quarta-feira e seguirão o calendário habitual do Bolsa Família.
O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta quinta-feira, em evento no Palácio do Planalto, que o governo decidiu desonerar a folha de pagamentos de 17 setores da economia por mais dois anos. Esses segmentos são os que mais empregam na economia brasileira. A desoneração perderia a validade no fim deste ano. Nesta quarta, o deputado federal MARCELO FREITAS protocolou na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara um relatório favorável ao projeto de lei que prorroga a desoneração. A desoneração da folha permite às empresas substituir a contribuição previdenciária, de 20 por cento sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta, que varia de um a quatro e meio por cento. Entre os 17 setores da economia que podem aderir a esse modelo estão: as indústrias têxtil, de calçados, máquinas e equipamentos e proteína animal, construção civil, comunicação e transporte rodoviário.
A Amazônia Legal teve uma área de 877 quilômetros quadrados sob alerta de desmatamento, uma alta de cinco por cento em relação a 2020 e recorde para o mês na série história. Os números foram divulgados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais nesta sexta-feira. A Amazônia Legal corresponde a 59 por cento do território brasileiro, e engloba a área de oito estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins. A Amazônia legal também atinge parte do Maranhão. Segundo o Inpe, mais uma vez o Pará foi o estado com maior área sob alerta de desmatamento: 501 quilômetros quadrados.
O remédio utilizado contra leucemia, o dasatinibe, está em falta desde abril em alguns estados brasileiros, inclusive em Santa Catarina. O repasse do fármaco é feito pelo Ministério da Saúde, e apresenta problemas de abastecimento desde o segundo trimestre deste ano. O medicamento é utilizado para tratar a leucemia mieloide crônica, doença que causa o aumento de glóbulos brancos no sangue. Em meados de abril, o Centro de Pesquisas Oncológicas, localizado em Florianópolis, percebeu que o remédio faltaria e o substituiu por outro similar, que segundo o hospital, é de igual efeito e não prejudica o tratamento. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Ministério da Saúde informou que o medicamento deve chegar até o final desta semana ao seu almoxarifado, em Guarulhos, para distribuição aos estados.
A criação de 45 novos cargos para procuradores do Estado em Santa Catarina está em discussão na Assembleia Legislativa. A proposta apresentada no projeto prevê as dez primeiras contratações já a partir de primeiro de janeiro de 2022 e outras 35 a partir de primeiro de julho de 2022. A partir de 2023, quando todos estiverem plenamente estabelecidos nas vagas, o impacto anual será de 23 milhões e 400 mil reais aos cofres públicos estaduais. Se a proposta for aprovada, o número de procuradores passará de 115 para 160. O salário inicial de um procurador passa de 27 mil por mês para 40 horas de trabalho semanais.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na noite desta quinta-feira uma sessão especial em comemoração aos 50 anos da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina. A entidade homenageada congrega quase 150 associações municipais, que representam 34 mil empresas e geram mais de dois milhões de empregos diretos. O proponente da sessão foi o deputado MILTON HOBUS. O parlamentar lembrou que um dos maiores gargalos para o setor empresarial catarinense é a falta de investimentos em infraestrutura. O presidente do Conselho Superior da Facisc, JONNY ZULAUF, também ressaltou a necessidade de investimentos em infraestrutura para que o empresariado possa “produzir, gerar riquezas e desenvolver a sociedade”.
A programação voltada para saúde do homem, incentivando a prevenção de doenças e o diagnóstico precoce, inicia amanhã nas Unidades de Saúde dos distritos de Mariflor e de Padre Réus, em São José do Cedro. O horário previsto será das 7h30 às 9h30 em Padre Réus e das 10 às 11 horas e 30 minutos no posto de saúde de Mariflor. Já na cidade, a programação vai ocorrer no sábado, dia 20 de novembro, das 7 e 30 às 11 e 30 e das 12 e 30 às 15 horas e 30 minutos junto a Unidade Básica Central. No mesmo dia ocorrem ações no Bairro São Cristóvão das 7 às 13 horas. Em São Vendelino as ações para o público masculino ficaram marcadas para o dia 23 deste mês, das 13 e 30 às 15 horas e 30 minutos.
Nestas programações serão feitos testes de PSA - coleta de sangue para exame de próstata - por agendamento. Também acontecem consultas médicas para avaliação de PSA alterado, verificação de pressão arterial, orientações em saúde bucal e atualização de cadernetas de vacinas. Os pacientes deverão levar o cartão do SUS, Cartão de vacinas e documento de identificação. O público alvo será homens de 45 até 75 anos para os exames de PSA. O setor de saúde destaca que será uma oportunidade para atendimentos em horários diferenciados visando orientar os pacientes sobre várias doenças que acometem o público masculino, com destaque para o câncer de próstata.
Surto de mão-pé-boca também fez a prefeitura de Palma Sola fechar temporariamente a creche do Bairro Azaléia a partir desta terça-feira. A constatação da síndrome foi comunicada pela direção da creche na segunda-feira. Após isso, a Vigilância Sanitária orientou o encerramento das atividades, sendo a decisão adotada pela secretaria de Educação. O secretário de Saúde, JULIANO ZANDONÁ relatou que foram nove crianças registradas com a síndrome em apenas uma turma de doze. As atividades retomam no próximo dia 16. Ele ressaltou que o vírus mão-pé-boca é comum, porém, com o contato direto entre as crianças a transmissibilidade do vírus aumenta tornando-se um surto. Por isso, em comum acordo foi tomada a decisão de fechar a unidade para desinfecção do local e evitar a propagação do vírus pela cidade. O secretário ainda explicou que outras unidades também registraram a notificação destes casos, contudo, sem uma grande quantidade de crianças a ponto de decretar o fechamento da escola.
A creche do Bairro Azaleia teve pelo menos uma notificação em todas as turmas. A decisão de suspender o atendimento por sete dias se deve ao período que os sintomas da síndrome, similares a uma gripe, persistirem. Por isso, muitos pais acreditam se tratar de um resfriado e acabam não buscando o atendimento médico. A secretaria de Educação também adotou algumas medidas para serem seguidas por outras creches do município. Entre elas, caso a criança apresente indisposição ou febre alta a mesma deverá ser encaminhada para consulta. Palma Sola possui 22 casos de síndrome mão-pé-boca, sendo desse total doze são da creche do bairro Azaleia.
A Receita Federal está preocupada com um possível aumento na demanda de turistas que deve se intensificar nos próximos dias depois que o governo argentino deixou de exigir o teste negativo do PCR. A constatação é do delegado, MARK TOLLEMACHE. A partir de agora, todos os moradores residentes em municípios de até 50 quilômetros de distância da fronteira não precisam mais apresentar este teste, desde que comprovem ser residentes dentro desta limitação. Municípios com distância superior a esta ainda devem apresentar o teste negativo. Porém, a preocupação do delegado é com o baixo número de servidores para atender um possível aumento na demanda. Para ele, o quadro de colaboradores atual da aduana de turismo é crítico, tendo em vista que atualmente o efetivo conta com apenas 15 servidores. E para atender a atual demanda precisaria de 70 profissionais. TOLLEMACHE também destacou que todas as outras exigências continuam em vigor, inclusive o ciclo vacinal contra a Covid-19 completo.
Com este possível aumento na demanda de turistas, o delegado da Receita Federal destacou a importância do envolvimento dos prefeitos da região para solicitar novos servidores. MARK TOLLEMACHE comentou que os municípios fronteiriços precisam intensificar os pedidos encaminhados para o governo federal para aumentar o quadro de colaboradores. Ele ainda destacou que pelo porto seco passa grande parte das mercadorias do comércio exterior.
Depois de alguns anos buscando privatizar a aduana de cargas em Dionísio Cerqueira, finalmente ocorreu a assinatura do contrato de 25 anos com a vencedora da licitação. Em entrevista para a Rádio Cedro o prefeito de Dionísio, THYAGO GNOATTO expressou entusiasmo com a assinatura do ofício, sendo que a projeção da empresa é de gerar cerca de 20 mil empregos no extremo-oeste pelos próximos anos. O prefeito ainda disse que ontem a solenidade reuniu o público regional e autoridades vizinhas e estadual. Ele lembrou que desde 2017 a prefeitura estava buscando esta concessão junto à Receita Federal. O chefe do executivo comentou que o motivo de privatizar a aduana foi para aprimorar os serviços e escoamento da produção pelo porto seco. Mas isso não iria ocorrer com a estatal e, por isso, foi lançado edital para conceder a aduana para setor privado. Neste período de concessão a empresa deverá investir mais de 50 milhões de reais.
Entre uma das exigências feitas pela prefeitura de Dionísio Cerqueira e Receita Federal foi novos investimentos e ampliação do pátio. O prefeito, THYAGO GNOATTO relatou que o processo licitatório foi lançado em julho deste ano e duas empresas participaram do certame. Ele destacou que a vencedora do processo foi escolhida devido aos investimentos que ela trará para o município e consequentemente para a região extremo-oeste. O chefe do executivo ainda explicou que em razão da entrada em vigor da lei estadual em agosto de 2022 que condiciona a concessão de benefícios fiscais para estas empresas, a região terá um aumento expressivo no movimento econômico. A expectativa é de receber e despachar cerca de 500 caminhões diariamente. O prefeito disse que o prazo de 180 dias para a construção da primeira etapa já está em vigor e a empresa deve iniciar as obras neste ano.
A secretaria de Indústria e Comércio de Guaraciaba está auxiliando nos trabalhos de infraestrutura de terraplenagem e aterro para duas empresas do município, que vão se instalar na Área Industrial Alfredo Gabriel Rossetti. A informação é da secretária LAÍS BIANCHI. A secretária destacou que essa área industrial fica às margens da BR 163. Ela explicou que, em um terreno ao lado da Área Industrial, está sendo feito o aterro e terraplanagem, onde será implantada a Empresa Euro Grass. Esta empresa recebeu um incentivo de 100 mil reais em material de construção, através de uma Concorrência Pública. Já dentro do parque, a infraestrutura está sendo realizada para a instalação da empresa Felipe Terci, que atuará no ramo de manutenção e reparação de veículos pesados. A empresa também venceu uma Concorrência Pública para a instalação neste local. LAÍS destacou a importância desses incentivos, uma vez que essas empresas estão ampliando suas instalações e também iniciando serviços, que vão proporcionar empregos e renda.
A Associação Betânia de São José do Cedro busca implantar o Lar dos Idosos no município. O presidente da entidade, ISMAEL BATISTA relatou que este projeto passou a ser estudado depois de perceber a necessidade de haver este lar. Ele explicou que este projeto está sendo trabalhado através das ILPIS que trabalham em duas modalidades, uma na permanência por tempo indeterminado da pessoa idosa e outra pelo período diurno, ou seja, a família deixaria o idoso aos cuidados do Lar e retornaria para pegá-lo no final do dia. Atualmente os idosos são tratados como crianças devido a preocupação dos familiares, desta forma tirando a autonomia do idoso. Por isso, o Lar dos Idosos iria trabalhar com a independência dele conforme a disposição de visita de cada um, garantiu o presidente. A Associação está visitando outras unidades no estado de Santa Catarina para aprimorar o projeto desenhado pela entidade. Ele salientou que o Lar dos Idosos também deverá abordar os vínculos familiares, sendo que eles não podem ser deixados e esquecidos pela família.
Nesta semana foi aprovado por unanimidade o projeto de lei que cria o programa Boa Agricultura Cedrense em São José do Cedro. A primeira votação ocorreu na segunda-feira em sessão ordinária e nesta quarta foi aprovada em segunda votação. O projeto recebeu algumas modificações feitas pela Câmara de Vereadores como também do próprio executivo. Conforme o vice-prefeito e secretário de Agricultura, ELMAR HENTZ, o projeto retornou para o executivo onde foi sancionado para que nos próximos dias iniciem os trabalhos para colocar em prática o novo programa. A previsão de implantar o programa é janeiro. O vice relatou que a partir de agora a prefeitura vai trabalhar sobre a classificação dos agricultores conforme o movimento econômico gerado na propriedade. O valor do benefício poderá chegar a dois mil reais. Sendo que depois disso inicia a liberação do crédito junto a secretaria de Agricultura. Por isso, HENTZ destacou que nos próximos dias o município deve realizar visitas nas entidades envolvidas.
O vice-prefeito comentou que foram realizadas duas ou três alterações para adequar a lei. ELMAR HENTZ lembrou que esteve na Câmara de Vereadores para relatar como irá funcionar o programa, como também esteve reunido com a comissão que analisou o projeto. Nestes encontros ele disse que o executivo sugeriu algumas alterações para os vereadores. O projeto ficou cerca de 40 dias no legislativo.
Para a Vigilância Sanitária causou estranheza a Câmara de Vereadores de São José do Cedro relatar que o órgão tem tido possíveis vazamentos de nomes dos denunciantes na Ouvidoria. Para o fiscal sanitário, MARCOS BAGNARA, esta afirmação é bastante estranha, tendo em vista os fiscais buscam atender todas as denúncias mesmo com alta demanda. Ele destacou que os profissionais tentam solucionar os problemas que competem ao setor e se for necessário é feito o encaminhamento para o setor responsável. O fiscal garantiu que a Vigilância não expõe os denunciantes. BAGNARA relatou que o setor busca solucionar os problemas sem precisar acionar outros órgãos, sendo que a maioria das denúncias são mais simples de serem resolvidas. Ele ainda garantiu que todas as ações feitas pelos profissionais são amparadas por leis para possíveis encaminhamentos.
A secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa de Santa Catarina confirmou nesta quinta-feira, que a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste enfrenta um surto de Covid-19, doença causada pelo Coronavírus. A SAP informou que há seis internos com teste positivo para Covid-19 no presídio de São Miguel. De acordo com a Central Covid-19, que faz a gestão da pandemia no âmbito do sistema prisional, a unidade foi isolada no dia três de novembro e, até o momento, todos os internos seguem estáveis, recebendo atendimento de saúde na unidade. Em função disso, as visitas presenciais foram suspensas ainda no dia quatro de novembro e serão retomadas quando for zerado o registro de casos positivos da doença. Ao mesmo tempo, a unidade está reforçando os procedimentos de higienização em todas as suas áreas.
Está sentado no banco dos réus TIAGO DA ROSA por tentativa de homicídio contra CLEITO ADEMILSON TELES. Outro acusado pelo mesmo crime, VALENTIM DOS SANTOS não está sendo julgado hoje por não ter sido encontrado durante a instauração do processo. O júri popular está acontecendo agora na Câmara de Vereadores de São José do Cedro e deve se encerrar por volta das 15 horas e 30 minutos. O homem é acusado de tentar assassinar CLEITO no Bairro Promorar no dia 12 de novembro de 2011 ao desferir 11 golpes de faca contra ele. Ele não morreu por ter sido atendido a tempo pelo Corpo de Bombeiros e de imediato foi encaminhado para atendimento médico. A justiça está ouvindo cinco testemunhas de acusação e três de defesa. O Ministério Público está sendo representado por FERNANDA VASCONCELOS e a defesa do réu está sendo feita pela advogada VITÓRIA REGINA RODE.
No dia três de março de 2012 a vítima dos golpes de facas em São José do Cedro, CLEITO ADEMILSON TELES, 25 anos, foi morto enquanto fugia de um motociclista que disparava contra ele, em Palhoça, na grande Florianópolis, na noite de sábado daquele ano. Mesmo assim, CLEITO foi atingido pelas costas. Ele até tinha sido atendido pelo socorro de urgência no local, foi encaminhado para o Hospital São José, mas morreu por volta das três horas da madrugada do dia seguinte, domingo. CLEITO TELES já tinha passagem na polícia por porte de drogas e ameaça. A ocorrência teria começado do Bairro Ponte de Imaruim, por volta das 21 horas e 15 minutos, onde dois homens discutiam - o autor dos disparos e CLEITO. Em determinado momento, um deles, CLEITO TELES, correu, mas foi perseguido pelo agressor de motocicleta que passou a atirar e atingiu o homem.
Além de CLEITO ADEMILSON TELES, uma menina de apenas dez anos de idade também foi atingida por uma bala perdida durante a fuga do traficante morto no bairro de Palhoça na noite daquele sábado. RAFAELA SCHLEMPER DE MELO, foi atingida por uma bala perdida enquanto esperava, com sua irmã mais nova, a sua mãe que tinha ido numa padaria comprar um lanche. Neste intervalo, enquanto CLEITO TELES fugia do atirador, o autor disparou contra CLEITO que antes mesmo de ser atingido pelas costas, uma única bala pegou RAFAELA que esperava sua mãe em frente a sua casa. Ela morreu na hora. A morte prematura de RAFAELA chocou os moradores daquele bairro que acompanharam durante toda madrugada o velório e enterro da menina. Após o enterro dela na tarde de domingo do dia quatro de novembro de 2012, sua mãe, IVANA e a filha mais nova voltaram para casa sem acreditar no que havia ocorrido.