ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 12-10-2020 Segunda-Feira

-PRODUÇÃO BRASILEIRA DE GRÃOS DEVE ATINGIR NOVO RECORDE NA SAFRA 2020/21

-DEPUTADOS COBRAM MAIS FLEXIBILIDADE PARA SETORES DURANTE PANDEMIA

-ENXERTIA REDUZ CUSTOS AOS PRODUTORES E ENALTECE BOAS CARACTERÍSTICAS DAS PLANTAS

-BISPO ESCLARECE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DE PADRES E CRIAÇÃO DE NOVAS PARÓQUIAS

-CANDIDATOS A PREFEITO DE BELMONTE APRESENTAM PROPOSTAS NO PRIMEIRO DEBATE DAS ELEIÇÕES 2020

-BOMBEIROS FAZEM BUSCAS À JOVEM DESAPARECIDO NO RIO URUGUAI

-TRÊS HOMENS SÃO PRESOS POR TRÁFICO DE DROGAS

–APÓS TROCA DE TIROS POLÍCIA RECUPERA OBJETOS FURTADOS EM RESIDÊNCIA


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 52centavos. O euro está valendo seis reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


Um ônibus e um trem colidiram neste domingo na Tailândia. Ao menos 20 pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas, segundo autoridades. A informação é da agência Reuters. O ônibus transportava cerca de 60 pessoas que estavam indo para uma cerimônia budista em um templo na região. O acidente ocorreu quando o ônibus tentou cruzar a ferrovia. O veículo foi atingido por um trem de carga. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as estradas da Tailândia estão entre as mais mortais do mundo.


A vacina BCG, usada contra a tuberculose, vai ter a eficácia testada contra o coronavírus no Reino Unido. A pesquisa vai envolver as equipes que atuam no atendimento da saúde. De acordo com os pesquisadores, a vacina BCG pode induzir uma ampla resposta do sistema imunológico inato e tem demonstrado proteção contra infecções ou doenças graves causadas por outros patógenos respiratórios. O estudo vai envolver cerca de mil voluntários no Reino Unido.


O ex-presidente boliviano JORGE QUIROGA, de linha conservadora, anunciou neste domingo via Twitter que retirou a candidatura da eleição nacional marcada para o próximo dia 18. QUIROGA, de 60 anos, foi o segundo candidato a desistir da disputa. Ele tinha apenas um por cento das intenções de voto, de acordo com as pesquisas. A preferência do eleitorado está entre o candidato de esquerda LUIS ARCE, apoiado pelo ex-presidente MORALES, e o centrista CARLOS MESA.



O ministro MARCO AURÉLIO MELLO, do Supremo Tribunal Federal, criticou neste domingo a decisão do ministro LUIZ FUX, que suspendeu a soltura do traficante ANDRÉ OLIVEIRA MACEDO – conhecido como André do Rap. A libertação foi ordenada por MARCO AURÉLIO. O ministro disse que FUX está "se arvorando a ser um censor" dos demais ministros da Corte, e que todos devem ter o mesmo papel no STF. ANDRÉ DO RAP é um dos chefes do Primeiro Comando da Capital, facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios de São Paulo. Com a decisão de MARCO AURELIO, o traficante foi solto e, neste momento, a localização dele é desconhecida.


O governo JAIR BOLSONARO e lideranças do Congresso Nacional já discutem o cancelamento do recesso parlamentar no mês de janeiro. A ideia é conseguir votar projetos considerados essenciais e que foram atrasados por conta das eleições municipais. Entre os temas, estão a PEC Emergencial, que permite a manutenção do teto de gastos já em 2021. O mesmo texto deve ser usado para o governo indicar fontes de recursos para o novo Renda Cidadã ou Renda Brasil. Também é possível que votação do Orçamento de 2021 não seja concluída em dezembro. Neste caso, o debate também avançaria para o início do próximo ano.


O plantio das culturas de verão mal começou no país, mas a produção da safra 2020-2021 deve ser recorde. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento, Conab, a próxima safra deve ter um volume recorde 268 milhões e 700 mil toneladas, alta de quatro vírgula dois por cento em relação à produção passada. Segundo opresidente da Conab, a nova safra começa com um cenário positivo de preços muitos altos, o que deve levar os agricultores a investir mais nas lavouras. Com isso, a expectativa é de uma produção recorde.


Começou hoje a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Pela primeira vez, o evento vai ocorrer de forma virtual até a próxima sexta-feira, dia 16 de outubro. A Conferência poderá ser acompanhada por qualquer pessoa, contando com espaços exclusivos aos delegados estaduais, referentes à votação das propostas e representantes para a etapa nacional. A palestra magna vai ser amanhã e será ministrada pelo doutor ANDRÉ VIANA CUSTÓDIO, referência na discussão do trabalho infantil, atendimento socioeducativo, sistema de garantias de direitos e políticas públicas para infância e juventude.


A Secretaria estadual de Agricultura vai ampliar o orçamento para o setor produtivo de Santa Catarina em dois milhões e meio de reais. O recurso será aplicado no Fundo de Desenvolvimento Rural e destinado aos Programas de Fomento Agropecuário que concedem financiamentos sem juros para produtores rurais e pescadores. De janeiro a setembro deste ano, o Governo do Estado já destinou mais de seis milhões e 900 mil reais em crédito para mais de 530 agricultores catarinenses. Entre as ações, destacam-se o fomento a negócios rurais e pesqueiros, incentivo para aquisição de kit informática, kit piscicultura e para compra de animais para qualificar a genética dos rebanhos.


Os Deputados estaduais reivindicaram do governo estadual mais ações para retomar setores como a educação infantil e eventos. Conforme os parlamentares, os segmentos estão sendo duramente atingidos pelas restrições impostas por decretos e portarias em razão da pandemia do coronavírus. Entre as cobranças estão a criação de protocolos sanitários mais flexíveis e linhas de crédito. O deputado FABIANO DA LUZ, por exemplo, citou que o governo vem tratando a questão de forma diferenciada. Ele criticou que no Oeste do estado, a proibição de festas e bailes cortou a de renda de empresários, músicos, garçons, seguranças, decoradores e outras categorias profissionais.


-ENXERTIA REDUZ CUSTOS AOS PRODUTORES E ENALTECE BOAS CARACTERÍSTICAS DAS PLANTAS

-GERÊNCIA REGIONAL DA SAÚDE ORGANIZA MAIS UMA EDIÇÃO DO LIRA PARA NOVEMBRO

-BISPO ESCLARECE PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA DE PADRES E CRIAÇÃO DE NOVAS PARÓQUIAS

-CANDIDATOS A PREFEITO DE BELMONTE APRESENTAM PROPOSTAS NO PRIMEIRO DEBATE DAS ELEIÇÕES 2020


Alteração na Lei deve possibilitar ampliação das vendas de produtos agrícolas. A gestora do Consad, CARLA SANDRI, informa que a nova lei prevê a inspeção e venda consorcial. Ela esclarece que isso significa que as empresas que tem apenas o SIM, selo de inspeção municipal, terão oportunidade de vender para outras cidades. No entanto, é preciso que os municípios estejam no consorcio o que garante que os serviços de inspeção e fiscalização seguidos são similares. O objetivo é ampliar as vendas de vários produtos de origem vegetal e animal, mas, dando segurança ao consumidor. CARLA destaca que os municípios também precisam adequar a rotulagem devido a mudança e ampliação da abrangência. Será uma espécie de livre comércio regional. As empresas que demonstraram interesse em aderir a venda regional são nos ramos de lácteos, ovos e embutidos. Ela afirma que não é preciso alterar a estrutura ou documentação. A mudança no rotulo é devido a rastreabilidade e para evitar transtornos em fiscalizações e barreiras sanitárias.


Municípios ampliam ações preventivas com programa de resiliência. Trabalho é coordenado pela Defesa Civil de Santa Catarina com envolvimento da comunidade de cada município. O comandante do quartel dos bombeiros de Itapiranga, sargento ANDRÉ RAUBER destaca questões específicas que serão abordadas. Ele cita Itapiranga como exemplo, que além de problemas com estiagem, o município também tem registros de deslizamentos de encostas e cheias do Rio Uruguai. Ele considera que o Programa SC Resiliente vai fortalecer ações de prevenção a desastres. Implantado no Estado de Santa Catarina com objetivo de favorecer a atuação municipal de forma prática e participativa. RAUBER diz que desta forma é possível estabelecer redução de riscos de desastres e ainda repassar orientações legais em gestão de risco. O sargento diz que as adesões são gradativas na Campanha Cidades Resilientes.


O programa também estabelece formas de diálogo e articulação com essa iniciativa, de maneira a criar mecanismos e possibilidades de ampliação do número de cidades e pessoas envolvidas. De acordo com ANDRÉ RAUBER, são armazenados dados sobre riscos e capacidades dos municípios, produzindo uma classificação eficiente no que diz respeito a orientar as áreas de prioridade de investimento e atuação estratégica. Este programa permite o planejamento e a execução de ações de longo prazo. Segundo RAUBER, será possível realizar capacitação e ações locais em parceria com a Defesa Civil dos municípios. Além de preparar agentes da defesa civil, o objetivo é ter envolvimento de integrantes da comunidade para atuarem em desastres naturais. Meta é a cada evento da natureza os municípios estarem mais preparados e os danos causados por eles sejam menores.


Técnicas de enxertia reduzem custos aos produtores e enaltecem boas características das plantas. Segundo o extensionista da Epagri de Pinhalzinho e especialista nessa prática, IVANDRO MOTER, a enxertia consiste na união de duas partes vegetais, para transformação em uma planta só. Ele explica que são várias maneiras de realizar o enxerto, sendo que no inverno a enxertia é no modelo de garfagem, e no verão, a enxertia de geme, ou de olho. O extensionista diz que existem doenças de solo que atacam a raiz da planta, e com o passar dos anos, através de seleção e do melhoramento genético foram descobertas plantas com boa adaptação do sistema radicular, mas nem sempre com boas características de produção. Dessa forma, são usadas as plantas com boas características de vigor, resistência as doenças de solo, adaptação ao clima e solo, para o enxerto com outra planta que tem boas características de produção.


O extensionista comenta que as frutas de caroço, cítricas, uva e maça são praticamente todas enxertadas. Ele lembra que há frutíferas que não utilizam das técnicas de enxertia, como o mamoeiro que é reproduzido de sementes e a figueira é reproduzida vegetativamente através de estacas. IVANDRO MOTER destaca que a Epagri orienta para o uso de enxertia quando o agricultor pretende produzir suas próprias mudas e ainda reduzir os custos de produção. Ele esclarece que o enxerto provoca a antecipação da produção porque a planta da variedade copa já é coletada de uma árvore que está produzindo, e também contribui para a uniformização do pomar em função de todas as plantas terem a característica da planta mãe, preservando principalmente o que há de bom na frutífera.


Bispo esclarece processo de transferência de padres e criação de novas paróquias. De acordo com o bispo da Diocese de Chapecó, DOM ODELIR JOSÉ MAGRI, nesta quinta-feira foi feita a publicação oficial da decisão do Conselho de Presbíteros, em relação à transferência de padres e a criação de novas paróquias. O bispo comenta que esse processo foi antecipado este ano em função da pandemia. DOM ODELIR comenta que a decisão é tomada com base na ação evangelizadora da igreja no Brasil, a conferência Nacional dos Bispos, a realização das Santas Missões Populares, a celebração dos 60 anos da diocese e uma assembleia realizada ainda em 2018. O bispo cita que a criação de novas paróquias, que vem sendo discutida desde 2017, se faz necessária porque as cidades estão crescendo muito em número de habitantes. Como exemplo cita Chapecó, com 220 mil habitantes, tinha apenas duas paróquias, e vai passar para quatro paróquias.


Entre os 20 padres que estão no processo de transferência, está o padre IGNÁCIO de Tunápolis. A paróquia Santíssima Trindade terá como novo pároco ADEMIR SCHNEIDER, que estava um ano em Chapecó e veio da Paróquia de Frederico Wetsphalen. Padre ADEMIR é natural de Itapiranga, e inicia os trabalhos em Tunápolis no começo do próximo ano. Das 40 paróquias da Diocese de Chapecó, o bispo esclarece que 27 estão com padres diocesanos e 13 possuem religiosos. DOM ODELIR JOSÉ MAGRI explica que o bispo com o seu conselho têm a liberdade de fazer a transferência dos padres diocesanos. A transferência dos religiosos depende do superior provincial da congregação, e o bispo apenas confirma o pároco ou vigário. DOM ODELIR cita que quando é nomeado um padre pároco de uma paróquia o período geralmente é para seis anos, o que não é uma regra geral.


No sábado, a Rádio Oeste recebeu os candidatos a prefeito de Belmonte para o primeiro debate do projeto Eleições 2020. CLEOMAR PISONI, da coligação, “mantendo o compromisso com Belmonte”, partidos PSL, PP e PSD, é casado, pai de dois filhos e morador de linha Bela União. PISONI quer ser prefeito para dar continuidade ao projeto iniciado como vice na gestão eleita por dois mandatos. JAIR GIUMBELLI, da coligação “humildade para ouvir, atitude para governar”, partidos MDB, PL, PSDB, é casado, pai de dois filhos, funcionário público na função de contador do legislativo e morador da cidade.GIUMBELLI quer ser prefeito porque foi um dos nomes mais sugeridos pela comunidade, em reuniões realizadas, e se coloca a disposição para fazer um bom trabalho em prol do desenvolvimento do município. VANDERLEI ANDREOLLA, da coligação “construindo um novo olhar para Belmonte"do PT, popular Xirú, é funcionário público na função de motorista também morador da cidade. ANDREOLLA quer ser prefeito para administrar em prol de toda a população, e por conhecer demandas da comunidade.


No setor obras e estradas, CLEOMAR PISONI diz que o plano de governo contempla calçamento para o interior, britagem com pedrisco devido à dificuldade de cascalho, alargamento de estrada com nova tubulação, pontilhões e bueiros. Neste setor, VANDERLEI ANDREOLLA cita como propostas a parceria com os agricultores para fornecimento de cascalho com incentivos de contra partida, como horas máquina. Na agricultura, JAIR GIUMBELLI destaca como propostas a criação do programa bônus agrícola para incentivar investimentos nas propriedades, incentivo na inseminação artificial, contratação de veterinário por 20 horas semanais, transporte da cama de aviário pela prefeitura, limpeza de silos, terceirização de horas máquinas, capacitações para os agricultores e limpeza de fontes. No setor de cultura, GIUMBELLI cita como propostas aulas de dança em variados estilos, incentivo a atividades já existentes, atividades específicas para os grupos da terceira idade, incentivo aos trabalhos manuais de artesanato.Em relação aos servidores públicos municipais, VANDERLEI ANDREOLLA ressalta que as propostas são de oferta de capacitações, melhorias na remuneração e nas condições de trabalho.


No bloco de perguntas entre os candidatos, CLEOMAR PISONI questionou JAIR GIUMBELLI sobre propostas para a educação. O candidatou respondeu que irá disponibilizar capacitações frequentes para os professores, oferecer uma área para prática de atividades físicas para os alunos e ampliar os materiais no laboratório de informática.Na réplica, PISONI afirmou que os investimentos previstos em climatização pelo candidato GIUMBELLI já foram feitos na atual gestão, e considera essa falta de informação um despreparo. GIUMBELLI questionou o candidato VANDERLEI ANDREOLLA sobre propostas para agricultura. ANDREOLLA cita subsídio de horas máquina para melhorias e construções nas propriedades, incentivo a agricultura familiar e agroecologia, criação da feira livre semanal, criação de programa de produção orgânica w fornecimento de nitrogênio e sêmen sem custo aos agricultores. Na réplica, GIUMBELLI disse que uma das principais reclamações dos agricultores é que são escolhidos aqueles que recebem os serviços, e o objetivo é atender todos.


O candidato VANDERLEI ANDREOLLA questionou CLEOMAR PISONI sobre o que será feito em seu governo, caso eleito, para acabar com a troca de favores políticos. PISONI respondeu que considera competentes os secretários que ocupam as vagas na atual gestão, e a escolha deve ser feita com base em pessoas coerentes e competentes. ANDREOLLA diz que não fez nenhuma acusação, e que apenas quis saber o que seria feito para evitar promessas e troca de votos para ocupação de cargos públicos. O candidato JAIR GIUMBELLI questionou CLEOMAR PISONI, sobre propostas para a cidade, pois munícipes tem relatado que em oito anos da atual gestão pouco foi feito para o embelezamento e calçamento foi feito só agora em época de eleição. PISONI respondeu que no seu mandato foram feitos mais de 20 mil metros de calçamento, passeio público as margens da rodovia investimentos na praça com proposta de revitalização. Disse ainda que mais investimentos não foram feitos porque havia um montante grande em precatórias para pagar.


Na réplica, JAIR GIUMBELLI disse que dois milhões em precatórias é pouco para pagar, considerando que o orçamento anual da prefeitura é de 16 milhões. Ele considera que há muito para ser investido em calçamento e iluminação publica. O candidato VANDERLEI ANDREOLLA questionou JAIR GIUMBELLI sobre propostas para o saneamento básico, pois apenas 51% da população urbana tem acesso à água tratada. GIUMBELLI respondeu que o município tem demanda na proteção de fontes, tratamento de água e ampliação da rede para o interior e investimentos em fossas para evitar a contaminação da água.O candidato CLEOMAR PISONI questionou VANDERLEI ANDREOLLA sobre propostas para o saneamento básico.ANDREOLLA cita que seu plano de governo também contempla questões como a coleta de lixo no interior e tratamento de esgoto individual e água e a execução de projetos a longo prazo em parceria com a comunidade.


CLEOMAR PISONI acrescentou que desde 2010 o município tem assinado um Termo de Compromisso para a coleta de esgoto, serviço para o qual é aguardada a habilitação da unidade de tratamento de Descanso. E no setor de água cita que há projeto para captação de água do Rio das Flores, mas são necessários recursos, na ordem de mais de um milhão de reais, o que pretende fazer em seu governo, caso seja eleito. VANDERLEI ANDREOLLA questionou CLEOMAR PISONI sobre o que fará para evitar e combater a compra de votos. PISONI respondeu que cada pessoa deve ser consciente e valorizar o seu voto, e a justiça fiscalizar essa prática, que ele afirma ser contra. ANDREOLLA acrescenta que os três candidatos devem fazer uma campanha limpa, e deixar o eleitor escolher o seu voto. O candidato JAIR GIUMBELLI questionou VANDERLEI ANDREOLLA sobre quais as propostas para a geração de empregos. ANDREOLLA respondeu que pretende investir na qualificação de mão de obra, incentivo a permanência dos jovens no campo e a compra no comércio local. GIUMBELLI complementou que tem como propostas a instalação de empresas e investimentos na área industrial.


CLEOMAR PISONI diz que a atual gestão realizou na saúde, investimentos como o programa Mais Médicos, disponibilidade de especialidades e implantação do segundo ESF, e questiona o candidato JAIR GIUMBELLI sobre quais as propostas neste setor. GIUMBELLI cita melhoria no atendimento aos pacientes com a preparação dos funcionários, disponibilidade de medicamentos na farmácia básica para atender a demanda dos munícipes, ampliação das especialidades e disponibilização dos exames durante todo o ano. PISONI disse na réplica que a atual gestão aumentou a oferta de remédios e especialidades e os exames são fornecidos sem custos a população. JAIR GIUMBELLI questionou CLEOMAR PISONI porque nestes oito anos foram retirados incentivos, como horas máquina e troca-troca de sementes de pastagem. PISONI respondeu que não foi tirado o incentivo da hora máquina, e sim, concedido um incentivo maior de 40% para até cinco horas de serviço. Nas sementes de pastagens cita que houve empecilhos em função da Cidasc, mas outros incentivos são fornecidos.


Na réplica, JAIR GIUMBELLI disse que não é isso que ouviu no interior, pois agricultores têm reclamado que não tem acesso a estes incentivos de forma igual. VANDERLEI ANDREOLLA perguntou ao candidato JAIR GIUMBELLI sobre propostas no esporte, setor que considera que ficou de lado em alguns pontos. GIUMBELLI destaca propostas para ampliação da escolinha de futebol com mais materiais, campinho de futebol para as crianças e campo suíço municipal. ANDREOLLA diz que já foi secretário de esportes e pretende levantar demandas do setor junto à população. CLEOMAR PISONI perguntou ao candidato VANDERLEI ANDREOLLA quais as propostas para a cultura. ANDREOLLA destacou a construção do centro de eventos, a criação do palco aberto para apresentação e valorização dos artistas locais. PISONI ressalta que suas propostas são a construção de centro de cultura, em que a escola Pingo de Ouro será realocada para a nova escola e serão buscados recursos para construção de nova creche. Para o próximo sábado os convidados para o debate são os candidatos e prefeito de Tunápolis.


-BOMBEIROS FAZEM BUSCAS À JOVEM DESAPARECIDO NO RIO URUGUAI

-TRÊS HOMENS SÃO PRESOS POR TRÁFICO DE DROGAS

–APÓS TROCA DE TIROS POLÍCIA RECUPERA OBJETOS FURTADOS EM RESIDÊNCIA


Polícia Militar Ambiental apreende materiais e autua infrator. Neste sábado a Polícia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste realizou mais uma operação relacionada a Piracema para coibir a prática da pesca predatória durante o perídio defeso. Em mais de 40 quilômetros de rio Uruguai patrulhado, os Policiais abordaram pescadores, distribuíram cartilhas orientativas e apreenderam materiais de uso proibido neste período.Foram apreendidos e recolhidos seis molinetes, um espinhel e aproximadamente 900 metros de redes de malhas diversas. Além disso, foi lavrado um auto de infração ambiental no valor de 750 reais.A PMA orienta que neste período da Piracema, determinados materiais estão proibidos, bem como em alguns locais a prática da pesca torna-se proibida. Havendo qualquer dúvida, a PMA está a disposição da população.


Após acidente, condutor com mandado de prisão é preso pela Polícia Militar Rodoviária. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária atendeu um acidente de trânsito com vítima às 11 horas e 30 minutos de sábado na SC 163 em São Miguel do Oeste. No local ocorreu uma colisão traseira, entre um veículo Polo de São Miguel do Oeste, conduzido por um homem de 61 anos, e uma motocicleta CG 125 emplacada no município de Florianópolis, conduzido por um homem de 56 anos que sofreu lesões leves. Neste acidente houve danos de pequena monta nos veículos. Durante os atos de confecção do acidente foi verificado que o condutor do Polo estava com mandado de prisão ativo. Ele foi preso e encaminhado para a Unidade Prisional de São Miguel do Oeste.


Ataque de abelhas deixa três pessoas feridas e dois cachorros mortos. Os bombeiros de SJCedro foram acionados por volta das 15 horas e 20 minutos de sábado para uma ocorrência próximo ao mercado Albaneze, no bairro São Cristóvão, onde ocorreu um ataque de abelhas Africanas. Foram socorridas três vítimas. Um homem de 28 anos possuía mais de cem ferroadas de abelha. Os ferimentos se concentravam na face, no couro cabeludo e no pescoço. Durante atendimento ele apresentou edema e urticárias pelo corpo, além de taquicardia. Uma mulher de 31 anos, apresentava a pequena quantidade de ferroada, assim como outro homem de 28 anos. Eles foram avaliados e levados ao hospital. O primeiro homem precisou ser transferido ao hospital regional de SMOeste devido à gravidade.


Também foram retirados do local e conduzidos dois cachorros Pitbull. Eles apresentavam diversas ferroadas e morreram. As vítimas estariam chegando no município e terminando de descarregar a mudança quando o ataque ocorreu. As filhas do casal se abrigaram na casa de vizinhos, e os adultos, na tentativa de salvar os cães, acabaram sendo atacados também. Os vizinhos foram orientados a se abrigar no interior de suas residências.


Homem é preso em Riqueza após fazer ameaças de morte com faca. No sábado, por volta das 14 horas, a Polícia Militar foi acionada para se deslocar até a Rua Castelo Branco, no centro de Riqueza, para averiguar uma denúncia de que um homem estaria com uma faca, muito alterado e dizendo que iria matar todo mundo. No local a guarnição localizou o homem, o qual estava em visível estado de embriaguez, muito alterado, com uma faca de aproximadamente 20 centímetros de lâmina na mão e um pedaço de madeira. Ele não obedeceu à ordem dos policiais para largar a faca e a madeira sendo necessário um disparo de dispositivo de choque não letal, spark, para controlá-lo. A guarnição lavrou o termo circunstanciado e o homem se comprometeu em comparecer em juízo em data e hora agendado. A faca foi apreendida.


Homem com mandado de prisão ativo por furto e associação criminosa é preso com drogas pela PRF. O fato foi registrado no sábado, por volta das quatro horas da madrugada. A Polícia Militar foi acionada para se deslocar até o posto da Polícia Rodoviária Federal de Guaraciaba, pois, em barreira realizada pelo exército na Operação Ágata, em abordagem a um ônibus e em revista pessoal e nas bagagens, foi encontrado em uma mochila, de posse de um dos passageiros, cerca de 18,8 gramas de maconha, um dichavador de drogas e um cachimbo. O proprietário afirmou ser usuário de droga. Além disso, em consulta ao sistema, foi constatado que o homem estava com mandado de prisão ativo por furto e associação criminosa, expedido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A Polícia Militar confeccionou o boletim de ocorrência, e conduziu o homem até a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.


PRF cumpre mandado de prisão contra traficante gaúcho em Guaraciaba. Neste domingo, por volta de 15 horas, policiais rodoviários federais realizavam fiscalização de combate ao crime na BR 163, em Guaraciaba e abordaram um Fiat Pálio de Panambi, RS, conduzido por uma mulher e tendo um homem como passageiro. Durante a fiscalização o passageiro afirmou ser o dono do veículo, mas que estava sem documentos pessoais. A motorista apresentou habilitação regular. Os PRFs descobriram o nome e dados do passageiro e constataram que ele tinha um mandado de prisão ativo por tráfico de drogas expedido pela Justiça gaúcha. O homem foi preso e conduzido para a Unidade Prisional de São Miguel do Oeste.


Bombeiros de Cunha Porã registram capotamento e combatem incêndio em caminhão. O acidente ocorreu às 17 horas deste domingo, na linha Central, interior de Cunha Porã. No local uma caminhonete S10, de Cunha Porã capotou e estava lateralizada na via. Populares relataram a guarnição que a vítima já tinha sido retirada por e encaminhada ao hospital por populares. Em função disso, não foi possível identificar o condutor do veículo. Ainda na tarde deste domingo os bombeiros atenderam, na rua Santa Catarina, um incêndio em caminhão. O veículo, com placas de Cunha Porã, estava estacionado em terreno baldio, e já tomado por fumaça na cabine. O foco das chamas estava na região do motor. Foi necessário realizar uma basculação da cabine para combater o incêndio. Após extinção do incêndio bombeiros ainda realizaram o desengate dos cabos elétricos da bateria.


Jovem grávida é agredida e ameaçada pelo ex-marido. A ocorrência foi registrada por volta das 23 horas e 30 minutos, pela Polícia Militar de Dionísio Cerqueira. A guarnição foi acionada para se deslocar até o Hospital Municipal, onde deu entrada uma jovem grávida que havia sido agredida pelo ex-companheiro. Segundo o relato, a mulher, de 21 anos, havia sido agredida com socos, puxões de cabelo e, inclusive, o homem teria tentado lhe sufocar. O agressor teria utilizado uma faca para ameaçá-la de morte, sendo que ao ver o estado dela, que tem uma gravidez de risco, acabou por socorrê-la e a levou até o hospital. Ainda no local, o suspeito de 35 anos foi identificado, preso e conduzido a central de flagrantes de São José do Cedro. A vítima permaneceu internada em observação.


Saída de pista deixa uma pessoa ferida em Anchieta. O acidente, por volta das 17 horas deste domingo, foi registrado nas proximidades da Linha João Café Filho, em Anchieta. No local ocorreu uma saída de pista envolvendo um Siena com placas de Florianópolis. O carro ficou parado próximo a árvores. Os bombeiros atenderam três vítimas. A primeira delas, uma mulher de 43 anos, foi encontrada deitada na grama às margens da rodovia. Ela relatava dores pelo corpo, além de dificuldade respiratória. Foi atendido ainda um homem de 34 anos e sua filha de cinco anos de idade. A criança estava na cadeirinha com o cinto. Eles não apresentavam ferimentos aparentes, mas, mesmo assim, foram avaliados e conduzidos ao pronto atendimento.


Três homens são presos por tráfico de drogas em SMOeste. Na sexta-feira, por volta das 20 horas, a Polícia Militar abordou um veículo em atitude suspeita, na Rua Silva Jardim, no Bairro Agostini, tendo como ocupantes, três homens. O carro, de aplicativo de mobilidade urbana, estava saindo da frente de uma residência, a qual estava sendo monitorada por ser um possível local de comercialização de drogas. Em busca pessoal aos três ocupantes nada de ilícito foi encontrado. Já, no veículo foi encontrada uma bucha de cocaína de aproximadamente 100 gramas. Um dos ocupantes assumiu a propriedade da droga. Segundo o motorista do aplicativo, ele iria levar os dois homens do Bairro Agostini até a Linha São Domingos, na residência de um deles. Na casa foram encontradas duas buchas de maconha escondidas atrás da pia e uma faca com resquícios de droga e papal filme, utilizado para embalar droga.


Na residência na qual o veículo foi visto saindo, na parte externa da casa, policiais sentiram um forte odor de maconha. No quarto do proprietário da casa, onde ele estava com mais duas mulheres, saiu uma densa fumaça branca, ficando nítido que estava fazendo o uso de maconha. No local policiais encontraram um tablete de aproximadamente 530 gramas de cocaína e mais uma bucha de 20 gramas, pronta para a venda. Também foi localizado um tablete de maconha pesando aproximadamente 50 gramas, e ainda, uma balança de precisão, faca com resquícios de droga, papel filme utilizado para embalar droga, três mil 940 reais em notas de 50 reais e alguns comprovantes de depósitos bancários de diversas pessoas. Os três homens foram presos por tráfico. A droga, os materiais utilizados para embalar a droga, balança de precisão e o dinheiro foram apreendidos.


Bombeiros fazem buscas à jovem de 21 anos desaparecido no Rio Uruguai. O Corpo de Bombeiros de Palmitos foi acionado neste domingo, por volta das 16 horas para atender uma ocorrência por afogamento no rio Uruguai, em Ilha Redonda, distante 16 km da cidade de Palmitos. De acordo com os bombeiros, um jovem de 21 anos teria submergido e não retornou. Ainda na tarde de domingo uma equipe de mergulhadores esteve no local, porém as buscas foram encerradas sem sucesso. Na manhã desta segunda-feira os mergulhadores dos Bombeiros de Chapecó se deslocaram até o local em que o jovem desapareceu para continuar pelas buscas.


Após troca de tiros polícia recupera objetos furtados em residência. Na noite deste sábado, às 20 horas e 15 minutos, uma residência de Iporã do Oeste foi alvo de criminosos, os quais arrombaram a casa e furtaram três televisores, dois notebooks, outros objetos de menor valor, e também um Citroen C3. Após a troca de informações entre os policiais militares e imagens das câmeras de videomonitoramento, guarnições de toda a região efetuaram buscas e montaram barreiras. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste realizava operação em Águas de Chapecó, quando recebeu a informação de que o veículo estaria transitando pela SC 283, passando por Palmitos a caminho de Chapecó. Foram comunicadas as guarnições de São Carlos e Chapecó, e em acompanhamento tático pelo interior de Caxambu do Sul o carro e os pertences furtados foram recuperados. Alguns criminosos fugiram para o mato, e trocaram tiros com as guarnições. Um dos autores foi preso e foi apreendido um Nissan Tida que dava apoio na ação dos ladrões.


Em entrevista a Rádio Oeste, o sargento MILTON WOLF enalteceu a boa resolução dos casos que vem sendo atendidos pela PM, com a recuperação de bens e prisão dos autores. Cita o auxílio importante do uso das tecnologias no sucesso das operações, bem como, a troca de informações e a atuação da polícia, e a prestação de informações pela comunidade, por meio dos grupos da Rede de Vizinhos. Sargento WOLF chama atenção também para grupos de aplicativos, como do WhatsApp, que são utilizados de forma errada, para o aviso a outros motoristas sobre operações, blitz ou barreiras, ou até o sinal de luz, o que prejudica o trabalho da polícia no combate aos crimes. Essa prática é considerada crime, previsto no Código Penal, com pena de um a cinco anos de reclusão e multa.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.