ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quinta-feira - 12 09 2024

-CÂMARA APROVA PROJETO QUE AUMENTA PENA DE FEMINICÍDIO PARA ATÉ 40 ANOS

-PROCON DE SANTA CATARINA FEZ MAIS DE 59 MIL ATENDIMENTOS EM 2024

-NOVA ETAPA DA CAMPANHA PENSO LOGO ACONTECE HOJE E AMANHÃ NO MUNICÍPIO

-APENAS 15 POR CENTO DAS PROPRIEDADES FORAM GEORREFERENCIADAS EM SC

-JORGINHO MELLO PARTICIPA DE ATOS DO GOVERNO HOJE NO EXTREMO-OESTE

-POLÍCIA MILITAR RECUPERA VEÍCULO FURTADO NO BAIRRO SÃO LUIZ

-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA MOTOCICLISTA FERIDO NA REGIÃO

O tempo está nublado. A previsão para as próximas é de tempo nublado com possibilidade de chuva. Nas últimas horas, a mínima foi de 19 graus. A máxima pode chegar a 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 64 centavos. O euro está valendo seis reais e 22 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.

Autoridades da Malásia resgataram mais de 400 crianças nesta quarta-feira suspeitas de sofrerem abuso sexual em casas de caridade administradas por uma importante organização empresarial islâmica com ligações a uma seita religiosa proibida. A polícia prendeu 171 adultos, incluindo os professores religiosos islâmicos, durante batidas coordenadas em 20 instalações em dois estados da Malásia. Os resgatados incluíam 201 meninos e 201 meninas, com idades entre um e 17 anos, após relatórios terem sido arquivados neste mês alegando negligência, abuso, assédio sexual e molestamento. A entidade responsável pelos espaços negou as alegações de abuso sexual e disse que não administrava as casas de caridade.

O ex-presidente do Peru ALBERTO FUJIMORI, que governou o país durante uma década, morreu nesta quarta-feira aos 86 anos. O velório está ocorrendo no Museu da Nação, em Lima e o enterro vai ocorrer no sábado quando o corpo será levado para o cemitério Campo Fé em Lima. Em maio, FUJIMORI revelou que havia sido detectado um tumor maligno na língua. Ele foi presidente do Peru entre 1990 e 2000 e era uma figura controversa no país: aplicou um autogolpe de Estado e passou 16 anos preso, condenado por crimes contra os direitos humanos durante seu mandato.

Com 153 votos a favor, 87 contra e oito abstenções, o presidente da Argentina, JAVIER MILEI, conseguiu evitar que a oposição derrubasse seu veto à Lei de Mobilidade dos Aposentados que semanas atrás havia sido aprovada pelo Congresso Nacional. A lei que foi vetada pelo presidente buscava compensar a perda de poder de compra das pensões e aposentadorias diante do salto inflacionário de 20 por cento em janeiro, que havia sido apenas parcialmente acompanhado por um reajuste de 12 e meio por cento. Após a aprovação, MILEI cumpriu a promessa de vetá-la e o veto foi mantido pelo congresso argentino porque alguns deputados mudaram de posição e nesta quarta votaram contra o que inicialmente consideraram necessário.

O Brasil registra cinco mil 363 focos de incêndio até esta quinta-feira, segundo dados do sistema BD Queimadas do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A Amazônia concentra a maior parcela das ocorrências, com dois mil 512 casos, ou 46 por cento do total. O Brasil encerrou o mês de agosto de 2024 com o pior número de queimadas em 14 anos. Foram 68 mil 635 ocorrências –o quinto maior da série histórica, iniciada em 1998. Foi uma alta de 144 por cento em relação ao mesmo período de 2023. Setembro já acumula 45 mil 764 focos de incêndio. Neste ano, 12 estados já registraram o dobro de incêndios na comparação com o ano passado.

A Câmara de Deputados aprovou, nesta quarta-feira, o projeto de lei que aumenta a pena do crime de feminicídio, dos atuais 12 a 30 anos para de 20 a 40 anos de prisão. O texto já havia sido aprovado pelo Senado, e como a Câmara não alterou o texto, a medida segue para a sanção presidencial. O projeto propõe tornar o feminicídio um crime autônomo ao homicídio. Neste caso, apesar de ser relacionado a outro crime, ele é independente e com elementos próprios. Atualmente, o feminicídio é uma qualificadora do crime de homicídio. A proposta ainda proíbe a visita íntima a presos que cometeram “crimes contra a honra, lesão corporal e ameaça praticados contra a mulher por razões da condição do sexo feminino”.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o texto-base do projeto que estende a desoneração sobre a folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia e de municípios até o fim de 2024. Foram 253 a favor e 67 contra. A votação de todo o projeto ainda não foi totalmente concluída. Falta ser aprovada a redação final do texto, uma etapa protocolar. A oposição, contrária ao projeto, conseguiu postergar a votação da redação final até a madrugada, quando não houve mais quórum para analisar o tema. Era necessário um quórum de 257 deputados. Uma nova sessão foi marcada para a manhã desta quinta. O texto da desoneração foi aprovado no Senado em agosto, prevendo uma reoneração gradual da folha de pagamentos desses setores, que são os que mais empregam na economia. A desoneração deve ser totalmente eliminada até 2028.

Os deputados aprovaram em plenário, na tarde desta quarta-feira, o projeto de lei, do Poder Executivo, que amplia o limite anual do Programa Juro Zero, para garantir a continuidade do programa, desenvolvido pelo governo do Estado junto aos microempreendedores individuais de Santa Catarina. Na justificativa da matéria, a Agência de Fomento de Santa Catarina argumenta que a medida é necessária, para que o Programa possa atender a crescente demanda dos empreendedores, que foram impactados pelos prejuízos provocados pelas fortes chuvas de outubro de 2023. Pela proposta, o governo do Estado poderá subsidiar até o limite de 16 milhões de reais de juros em 2024 e até 25 milhões em 2025.

A Diretoria de Relação e Defesa do Consumidor de Santa Catarina já fez mais de 59 mil atendimentos neste ano. A taxa de resolutividade está em cerca de 80 por cento. O Procon estadual atende 180 municípios catarinenses sem Procon municipal. As campeãs são reclamações relacionadas à oferta não cumprida, serviços não fornecidos, venda ou publicidade enganosa. Este ano, foram mil 478 casos atendidos com esse tipo de reclamação. Sobre falta ou demora na entrega dos produtos foram 982 casos. Em terceiro lugar apare a reclamação sobre cobrança indevida ou abusiva para alterar ou cancelar o contrato com 905 registros. Além das relações de consumo, o Procon ainda pode atuar no atendimento de clientes lesados por golpes. Neste ano foram mais de quatro mil reclamações desse tipo.

Santa Catarina apresentou crescimento de 22 por cento no número de internações por tentativa de suicídio no período de 2022 a 2023. Os dados são da Associação Brasileira de Medicina de Emergência que definiu que a região Sul do Brasil está enfrentando uma “tendência preocupante” de aumento desse tipo de internação. Em números absolutos, Santa Catarina foi o terceiro estado com maior número de internações por tentativa de suicídio em 2023, tendo registrado mil e 35 casos, atrás de São Paulo e Minas Gerais, com três mil 872 e mil 702 internações, respectivamente. No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado na terça-feira, a Organização Mundial da Saúde chama atenção para a redução do estigma e encoraja o diálogo sobre o tema.

A décima sexta Feira Regional de Ciência e Tecnologia, organizada pela Coordenadoria Regional de Educação de São Miguel do Oeste, foi aberta no começo da noite desta quarta-feira. O evento, realizado no ginásio da Escola de Educação Básica São Miguel, reúne estudantes de 18 escolas estaduais de Belmonte, Bandeirante, Barra Bonita, Paraíso, Guaraciaba, Bandeirante e São Miguel do Oeste. De acordo com a coordenadora da feira, MARIANA NORONHA, a expectativa é superar o público de cinco mil pessoas alcançado na edição anterior. O evento continua nesta quinta e o resultado deve ser divulgado na tarde de hoje.

Os 27 projetos desenvolvidos pelos alunos estão sendo avaliados por um comitê de professores. De acordo com a coordenadora da feira, MARIANA NORONHA, os vencedores das três categorias, ensino fundamental, médio e profissionalizante, serão selecionados para representar a região na etapa estadual, que acontecerá em Criciúma nos dias 29 a 31 de outubro. Ela citou que o nível dos trabalhos apresentados é muito alto, com grande foco em inovação e sustentabilidade. Além dos 27 trabalhos em avaliação, a feira conta com outros 10 projetos que participam da mostra de ciência e tecnologia.

O Município de São Miguel do Oeste, em parceria com o IMA e o CONDER, começo hoje mais uma edição da campanha de descarte consciente de materiais recicláveis. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, busca incentivar a população a se desfazer corretamente de resíduos como lâmpadas, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, pilhas e baterias, exceto as automotivas. A coleta será realizada hoje e amanhã na Feira Livre Municipal, das oito da manhã às quatro e meia da tarde. Outras informações sobre a iniciativa podem ser obtidas a secretaria pelo telefone 3631 2028.

Está em tramitação na câmara de vereadores um projeto de lei que institui o programa de prevenção e combate a violência doméstica e intrafamiliar no município. A proposta é de autoria da vereadora do PT, MARIA TEREZA CAPRA. De acordo com ela, aviolência doméstica e infrafamiliar é uma realidade que afeta muitas vidas e o projeto visa criar um programa de prevenção e responsabilização dos autores de violências. Uma das ações previstas no projeto é a criação de grupos reflexivos de homens nos casos de violência doméstica contra as mulheres. O projeto está nas comissões da casa e ainda não tem previsão de votação pelo plenário do poder legislativo.

O projeto institui o programa de prevenção e combate a violência doméstica e intrafamiliar tem o objetivo de reduzir os casos de violência registrados no município. O comentário é da autora da proposta, MARIA TEREZA CAPRA. Ela comentou que esse é um tema grave e o projeto estabelece que as ações para enfrentar o problema devem ser desenvolvidas pelo município. A vereadora destacou que o projeto pode estimular a adoção de políticas públicas especificas para mulheres vítimas de violência e também para os filhos, como por exemplo, o acolhimento e encaminhamento para espaços seguros. MARIA TEREZA disse que outra ação que pode ser adotada é um programa para os agressores, a exemplo do programa Basta que deixou de ser realizado em São Miguel do Oeste.

O Peperi Entrevista desta quarta-feira recebeu o diretor de desenvolvimento sustentável e fundiário da Secretaria de agricultura, HILARIO GOETSELIG. Ele falou sobre o processo de georreferenciamento das pequenas propriedades rurais. As áreas com menos de quatro módulos rurais representam quase 95 por cento do total no estado. Do total de 354 mil propriedades, 54 mil já foram georreferenciadas. O estado contratou uma empresa que está fazendo o serviço sem custo para os agricultores, mas ainda falta muito. Na região, o trabalho está praticamente concluído em São Miguel do Oeste e Barra Bonitae agora está avançando para outras cidades, como Paraiso, e Guaraciaba.

Os agricultores tem prazo até novembro de 2025 para fazer o georreferenciamento e atender à exigência prevista em lei. O diretor de desenvolvimento sustentável e fundiário da Secretaria de agricultura, HILARIO GOETSELIG admitiu, no Peperi Entrevista, que o índice no estado é baixo, cerca de 15 por cento. Desse modo, é pouco provável que Santa Catarina consigo regularizar a situação de todas as propriedades até o final do ano que vem.

O diretor de desenvolvimento sustentável e fundiário da Secretaria de agricultura, HILARIO GOETSELIG também se manifestou sobre as possíveis divergências entre a área georreferenciada e o que consta na escritura ou nos marcos fixados pelos produtores. Ele disse que essa é uma diferença esperada. De acordo com GOETSELIG citou eu Santa Catarina tem 10 milhões e 300 mil hectares de áreas em documentos, mas, na prática, uma extensão de nove milhões e 300 mil. Ou seja, um milhão de hectares existem só no papel e o georreferenciamento também serve para organizar essa questão.

O governador do estado, JORGINHO MELLO, vai cumprir agenda nesta quinta-feira no extremo-oeste. Ele deve pousar no aeroporto Helio Wasun por volta das duas e meia da tarde. Em seguida, as três da tarde, JORGINHO vai participar da cerimônia de passagem de Comando do décimo segundo Batalhão de Bombeiros Militar. O atual comandante, tenente-coronel ANDERSON SARTE vai repassar o cargo ao tenente-coronel ANDRE GRIGULO. O governador vai permanecer na região na sexta para compromisso da agenda política.

Além da posse do novo comandante do batalhão do décimo segundo batalhão do Corpo de Bombeiros, a programação da tarde de hoje prevê a inauguração da reforma e ampliação do quartel de São Miguel do Oeste. De acordo com a assessoria de comunicação do governo, a reforma contemplou melhorias nas áreas de treinamento, alojamentos, salas administrativas, garagem para viaturas. Também foram melhorados outros espaços essenciais para o funcionamento eficiente do batalhão. O evento de hoje também terá formatura de 23 bombeiros comunitários, entrega de viaturas e equipamentos.

Depois da cerimônia de transmissão do comando do batalhão do Corpo de Bombeiros em São Miguel do Oeste, o governador vai participar da inauguração da Usina Fotovoltaica de São José do Cedro. A solenidade está marcada para às cinco e meia da tarde e também contará com o presidente da Celesc, TARCÍSIO ROSA, além de autoridades locais e convidados. A usina é a quarta do tipo no Estado, mas já se destaca como a maior planta de geração solar da Companhia, com capacidade instalada de dois virgula cinco megawatts. Esse potencial é suficiente para abastecer cerca de duas mil residências, representando um investimento de treze milhões e 200 mil reais.

O próximo debate do projeto Eleições 2024 da Rádio Peperi, neste sábado, vai reunir os três candidatos a prefeito de Paraíso. O programa vai colocar frente a frente o candidato da coligação “Paraíso para todos” que envolve PDT, PSB, Federação Brasil da Esperança Fé Brasil, PT, PC do B e PV, GILBERTO BELEGANTE; o candidato da coligação “União e Renovação por Paraíso”, composta por União Brasil e PL, JOEL GEHLEN; e o candidato da coligação “Paraíso em boas mãos” que envolve PP, MDB e PSD, RUDINEI DE MARCO. O debate terá quatro blocos e previsão de duração de cerca de duas hora, com perguntas da produções e questionamento entre os candidatos. O programa começa as oito horas da manhã com transmissão pela rádio Peperi FM e em imagens pelo Facebook do portal da Peperi.

A coligação do candidato GILBERTO BELEGANTE está muito contente em poder participar do debate de sábado na Peperi. A declaração é do coordenador da campanha, MARCELO BORTOLI. De acordo com ele, o programa é importante porque permite a explanação das ideias e projetos para o município. O debate, segundo BORTOLI, no debate é possível apresentar o plano de governo, tirar dúvidas e questionar os demais candidatos. Ele comentou ainda que o programa serve para a população conhecer um pouco mais sobre os planos dos candidatos e escolher o próximo prefeito da cidade. BORTOLI espera um bom debate neste sábado na Peperi.

A coligação do candidato JOEL GEHLEN tem uma grande expectativa para o debate de sábado na rádio Peperi. O comentário é da coordenadora da campanha TAIS TAFFAREL. De acordo com ela, o programa é importante para a democracia e para que os candidatos possam expor suas ideias e planos de governo. Ela disse que o encontro também é importante para a população, já que o debate permite que as pessoas possam fazer comparações e analisar quem está mais preparado para assumir o governo. TAIS citou que o candidato está se preparando para o debate de sábado e que a previsão é de um programa produtivo para a campanha.

A coligação do candidato RUDINEI DEMARCO espera um debate de alto nível com a apresentação de propostas para o município. A afirmação é do coordenador da campanha OMAR LÍBERO. Ele disse que o debate é uma oportunidade para mostrar a população o plano de governo e como o candidato vai administrar a prefeitura se for eleito. LIBERO citou que o debate leva informações para a população de forma geral e o candidato pode falar com um público maior por meio da rádio. Ele reforçou que o programa da Peperi aumenta essa aproximação do candidato com o eleitor. LIBERO comentou que espera um debate produtivo no próximo sábado.

Um homem ficou ferido em um acidente de transito na tarde desta quarta-feira na SC 157 em São Lourenço do Oeste. De acordo com o Corpo de Bombeiros, um homem de 62 anos perdeu o controle da direção e capotou o veículo após sofrer um mal súbito. O motorista, que conduzia uma Frontier, estava consciente e orientado quando os bombeiros chegaram ao local. Ele apresentava dores no pescoço, no lado esquerdo do tórax e na perna direita. Após os primeiros socorros, o homem foi encaminhado à UPA de São Lourenço do Oeste para avaliação médica.

Um motociclista ficou ferido após sofrer uma queda na noite desta quarta-feira na ITG 070, Linha Becker, no interior de Itapiranga. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das oito horas da noite. Os socorristas encontraram o condutor da moto, uma XTZ 150 Crosser consciente e sendo assistido por populares. O homem apresentava luxação no ombro direito e escoriações no braços e pernas. Após a avaliação inicial, o motociclista foi imobilizado e conduzido ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga.

Um motociclista ficou ferido em um acidente envolvendo uma moto e um carro na Rua 2 de Julho, no Bairro Jaroseski, em Descanso. A colisão aconteceu por volta das nove e meia da noite. O jovem conduzia uma YamahaXT 660R, com placa de Caibi, quando colidiu com um Gol. Ele sofreu escoriações e uma luxação no pé direito. O condutor da moto foi socorrido pelos bombeiros e levado ao Hospital de Descanso. O motorista do carro não teve ferimentos. A Polícia Militar também esteve no local.

A Polícia Militar recuperou, nesta quarta-feira, um Gol que havia sido furtado na noite anterior. O carro foi encontrado abandonado no Bairro São Luiz. O carro foi localizado durante patrulhamento de rotina e, após consulta, foi constatado o registro de furto. Conforme a PM, o veículo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para procedimentos legais e perícia. O boletim de ocorrência foi emitido e o caso agora será investigado pela Polícia Civil.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.