-CÂMARA APROVA PROJETO QUE AUMENTA PENA DE FEMINICÍDIO PARA ATÉ 40 ANOS
-PROCON DE SANTA CATARINA FEZ MAIS DE 59 MIL ATENDIMENTOS EM 2024
-GOVERNADOR JORGINHO MELLO ESTARÁ NA REGIÃO
-ITAPIRANGA TERÁ A VIGÉSIMA SÉTIMA EDIÇÃO DO FESTIVAL DA CANÇÃO ALEMÃ
-CELESC REGISTRA REDUÇÃO EM QUEDAS DE ENERGIA COM NOVAS REDES DE TRANSMISSÃO
-MELHORIAS EM DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ENVOLVEM ALTOS VALORES
-VÍTIMA DE INCÊNDIO NEGA RELACIONAMENTO COM ACUSADO
-PADRASTO É PRESO POR ESTUPRO DE ENTEADA DE 13 ANOS
= O Tempo em Itapiranga apresenta-se instável. A previsão para as próximas é de tempo nublado com possibilidade de chuva. Nas últimas horas, a mínima foi de 16 graus. A máxima pode chegar a 29 graus. Neste momento ____ graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 64 centavos. O euro está valendo seis reais e 22 centavos. O peso está cotado em 0,0058 centavos.
Autoridades da Malásia resgataram mais de 400 crianças nesta quarta-feira suspeitas de sofrerem abuso sexual em casas de caridade administradas por uma importante organização empresarial islâmica com ligações a uma seita religiosa proibida. A polícia prendeu 171 adultos, incluindo os professores religiosos islâmicos, durante batidas coordenadas em 20 instalações em dois estados da Malásia. Os resgatados incluíam 201 meninos e 201 meninas, com idades entre um e 17 anos, após relatórios terem sido arquivados neste mês alegando negligência, abuso, assédio sexual e molestamento. A entidade responsável pelos espaços negou as alegações de abuso sexual e disse que não administrava as casas de caridade.
O ex-presidente do Peru ALBERTO FUJIMORI, que governou o país durante uma década, morreu nesta quarta-feira aos 86 anos. O velório está ocorrendo no Museu da Nação, em Lima e o enterro vai ocorrer no sábado quando o corpo será levado para o cemitério Campo Fé em Lima. Em maio, FUJIMORI revelou que havia sido detectado um tumor maligno na língua. Ele foi presidente do Peru entre 1990 e 2000 e era uma figura controversa no país: aplicou um autogolpe de Estado e passou 16 anos preso, condenado por crimes contra os direitos humanos durante seu mandato.
Com 153 votos a favor, 87 contra e oito abstenções, o presidente da Argentina, JAVIER MILEI, conseguiu evitar que a oposição derrubasse seu veto à Lei de Mobilidade dos Aposentados que semanas atrás havia sido aprovada pelo Congresso Nacional. A lei que foi vetada pelo presidente buscava compensar a perda de poder de compra das pensões e aposentadorias diante do salto inflacionário de 20 por cento em janeiro, que havia sido apenas parcialmente acompanhado por um reajuste de 12 e meio por cento. Após a aprovação, MILEI cumpriu a promessa de vetá-la e o veto foi mantido pelo congresso argentino porque alguns deputados mudaram de posição e nesta quarta votaram contra o que inicialmente consideraram necessário.
O Brasil registra cinco mil 363 focos de incêndio até esta quinta-feira, segundo dados do sistema BD Queimadas do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A Amazônia concentra a maior parcela das ocorrências, com dois mil 512 casos, ou 46 por cento do total. O Brasil encerrou o mês de agosto de 2024 com o pior número de queimadas em 14 anos. Foram 68 mil 635 ocorrências –o quinto maior da série histórica, iniciada em 1998. Foi uma alta de 144 por cento em relação ao mesmo período de 2023. Setembro já acumula 45 mil 764 focos de incêndio. Neste ano, 12 estados já registraram o dobro de incêndios na comparação com o ano passado.
A Câmara de Deputados aprovou, nesta quarta-feira, o projeto de lei que aumenta a pena do crime de feminicídio, dos atuais 12 a 30 anos para de 20 a 40 anos de prisão. O texto já havia sido aprovado pelo Senado, e como a Câmara não alterou o texto, a medida segue para a sanção presidencial. O projeto propõe tornar o feminicídio um crime autônomo ao homicídio. Neste caso, apesar de ser relacionado a outro crime, ele é independente e com elementos próprios. Atualmente, o feminicídio é uma qualificadora do crime de homicídio. A proposta ainda proíbe a visita íntima a presos que cometeram “crimes contra a honra, lesão corporal e ameaça praticados contra a mulher por razões da condição do sexo feminino”.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o texto-base do projeto que estende a desoneração sobre a folha de pagamento de empresas de 17 setores da economia e de municípios até o fim de 2024. Foram 253 a favor e 67 contra. A votação de todo o projeto ainda não foi totalmente concluída. Falta ser aprovada a redação final do texto, uma etapa protocolar. A oposição, contrária ao projeto, conseguiu postergar a votação da redação final até a madrugada, quando não houve mais quórum para analisar o tema. Era necessário um quórum de 257 deputados. Uma nova sessão foi marcada para a manhã desta quinta. O texto da desoneração foi aprovado no Senado em agosto, prevendo uma reoneração gradual da folha de pagamentos desses setores, que são os que mais empregam na economia. A desoneração deve ser totalmente eliminada até 2028.
Os deputados aprovaram em plenário, na tarde desta quarta-feira, o projeto de lei, do Poder Executivo, que amplia o limite anual do Programa Juro Zero, para garantir a continuidade do programa, desenvolvido pelo governo do Estado junto aos microempreendedores individuais de Santa Catarina. Na justificativa da matéria, a Agência de Fomento de Santa Catarina argumenta que a medida é necessária, para que o Programa possa atender a crescente demanda dos empreendedores, que foram impactados pelos prejuízos provocados pelas fortes chuvas de outubro de 2023. Pela proposta, o governo do Estado poderá subsidiar até o limite de 16 milhões de reais de juros em 2024 e até 25 milhões em 2025.
A Diretoria de Relação e Defesa do Consumidor de Santa Catarina já fez mais de 59 mil atendimentos neste ano. A taxa de resolutividade está em cerca de 80 por cento. O Procon estadual atende 180 municípios catarinenses sem Procon municipal. As campeãs são reclamações relacionadas à oferta não cumprida, serviços não fornecidos, venda ou publicidade enganosa. Este ano, foram mil 478 casos atendidos com esse tipo de reclamação. Sobre falta ou demora na entrega dos produtos foram 982 casos. Em terceiro lugar apare a reclamação sobre cobrança indevida ou abusiva para alterar ou cancelar o contrato com 905 registros. Além das relações de consumo, o Procon ainda pode atuar no atendimento de clientes lesados por golpes. Neste ano foram mais de quatro mil reclamações desse tipo.
GLOBO – QUINTA - 12.09.24 – MELLER
Santa Catarina apresentou crescimento de 22 por cento no número de internações por tentativa de suicídio no período de 2022 a 2023. Os dados são da Associação Brasileira de Medicina de Emergência que definiu que a região Sul do Brasil está enfrentando uma “tendência preocupante” de aumento desse tipo de internação. Em números absolutos, Santa Catarina foi o terceiro estado com maior número de internações por tentativa de suicídio em 2023, tendo registrado mil e 35 casos, atrás de São Paulo e Minas Gerais, com três mil 872 e mil 702 internações, respectivamente. No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lembrado na terça-feira, a Organização Mundial da Saúde chama atenção para a redução do estigma e encoraja o diálogo sobre o tema.
Governador JORGINHO MELLO estará em São Miguel do Oeste para evento com o Corpo de Bombeiros. O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, cumprirá agenda nesta quinta-feira, em São Miguel do Oeste. Ele deve pousar no aeroporto Helio Wasun por volta das 14 horas e 30 minutos. Às 15 horas, JORGINHO MELLO participará da cerimônia de passagem de comando do décimo segundo Batalhão de Bombeiros Militar, onde o tenente-coronel ANDERSON SARTE repassará o cargo ao tenente-coronel ANDRE GRIGULO. O governador permanecerá na região na sexta-feira para compromissos políticos.
Grupo de gestantes irá abordar temas sobre amamentação em Itapiranga. Os encontros são realizados mensalmente, com abordagens de diferentes temas em relação ao período de gravidez. O próximo encontro será realizado no dia 18, com início às 18 horas e 15 minutos. O horário noturno será importante para as mães que trabalham durante o dia, tornando mais fácil a participação nos encontros do grupo. Conforme a Dentista da Secretaria de Saúde de Itapiranga, ADRIANE STUELP, a participação está sendo muito boa, com participação dos pais nos encontros, gerando segurança e conforto para as mulheres. Ela menciona que os temas criam muitas dúvidas e o encontro é um ótimo momento para esclarecer os questionamentos. ADRIANE menciona que a conversa é importante também para as pessoas que já tem filhos. Ela explica que os conhecimentos e técnicas foram aprimorados, com novos cuidados para os recém nascidos.
O Corpo de Bombeiros lançou nesta quarta-feira o edital para inscrições no Curso de Salva Vidas Civil voluntário de Rio. Conforme o Comandante do Quartel de Mondai, Sargento THIAGO BIEGER, a região do décimo segundo batalhão possuiáreas com pontos que registram frequentemente a presença de banhistasno Rio Uruguai, locais nos quais as operações aquáticas com salva vidas são tradicionalmente realizadas durante a temporada de veraneio. O Sargento enfatiza que o curso de Salva Vidas ocorre anualmente e visa renovar o número de guarda-vidas disponíveis justamente para a realização da Operação Veraneio que ocorre no auge do verão entre dezembro e fevereiro.
O curso deste ano será novamente realizado em Itapiranga e com algumas mudanças. BIEGER destaca que normalmente a capacitaçãotinha a duração de uma semana, porém neste ano será mais extenso, com duração de duas semanas. Outra novidade é a realização no período noturno, para facilitar a participação também daqueles interessados que durante o dia cumprem jornada de trabalho. O curso é aberto ao público feminino e masculino eos interessados podem buscar todas as orientações e os requisitos necessários para participar do curso, acessando o edital no endereço eletrônico do Corpo de Bombeiros Militar.
O comandante do Quartel dos Bombeiros de Mondai, Sargento THIAGO BIEGER enfatiza que os aprovados no curso, estarão aptos a participar além da Operação Veraneio, de outros programas da corporação,a exemplo da Operação Golfinho. O Sargento lembra que o Posto de Salva Vidas em Mondai que foi totalmente destruído pela enchente do Rio Uruguai foi reconstruído e está em fase de conclusão com serviços de pintura e estará disponível para a operaçãoveraneio que se inicia em dezembro.
Itapiranga terá a vigésima sétima edição do festival da canção alemã. O evento será realizado no dia cinco de outubro, a partir das 19 horas, no Pavilhão C do Complexo Oktober. O tradicional festival é organizado pela ACAFI - Associação Cultural Alemã e Folclórica de Itapiranga. Não será cobrado ingresso e nem inscrição dos calouros que vão participar do festival. Segundo o Presidente da ACAFI, WILLIAM HAMERSCHMITT, o acompanhamento será na Banda os Liberais de Itapiranga. A meta é reunir até 40 calouros diversasconfirmações, incluindo representantes de cidades da região, com destaque para Maravilha e São Miguel do Oeste. O Presidente lembra que a Associação conta com oito grupos de danças folclóricas e todos estão envolvidos na organização do Festival.
WILLIAM HAMMERSCHMITT lembra que o espaço no Pavilhão C do Complexo Oktober já estará ornamentado para a Oktoberfest e vai proporcionar um ambiente especial (.........). O Festival da Canção Alemã conta com incentivo da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal. A premiação será de troféus e valor em dinheiro aos três primeiros colocados de cada categoria. O Festival vai acontecer nas categorias, infantil, sênior, livre, somente para moradores de Itapiranga e livre regional visando intercâmbio com outros municípios. Ao total serão entregues cinco mil e 400 reais em premiação nas quatro categorias.
Investimentos da Celesc reduzem quedas de energia elétrica na região. Plano de Investimento tem resultado positivo com melhorias em várias redes de distribuição de energia. O desafio no período de 2023 a 2026 é de aplicação de quatro milhões e 500 mil reais em melhorias do sistema. Conforme o gerente regional da Celesc de São Miguel do Oeste. SANDRO VALMORBIDA, o trabalho também visa cumprir metas estabelecidas pela ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, que é o órgão regulador. O gerente cita a realização já consolidada de grande sobras em Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. VALMORBIDA menciona ainda que já ocorreram melhorias nos municípios de Anchieta, São Miguel do Oeste, São José do Cedro, Cunha Porã, Iporã do Oeste e Iraceminha. Palmitos, Guaraciaba e Mondaí.
Subestação de Itapiranga vai receber novo transformador com investimento de oito milhões de reais. Objetivo é dar maior suporte para municípios próximos e atender demandas que estão surgindo. O gerente regional da Celesc, SANDRO VALMORBIDA considera que é necessário antecipar algumas ações para manter a qualidade do serviço prestado. Segundo ele, já está definido uma nova ligação de rede elétrica de Itapiranga a Mondaí com extensão de 32 quilômetros de rede. A linha de transmissão com maior potência vai contemplar outros municípios e diversas comunidades com investimento de 96 milhões de reais. Segundo VALMORBIDA, é constante a necessidade de buscar melhorias na rede de abastecimento de energia elétrica na região Extremo Oeste de Santa Catarina, incluindo novos alimentadores. O Gerente afirma que a Celesc possui uma série de projetos que serão executados na região Extremo Oeste nos próximos meses..
Setor agropecuário registra grande demanda por energia elétrica. Conforme o gerente regional da Celesc, SANDRO VALMORBIDA, o programa Celesc Rural já está sendo executado em municípios da região Extremo Oeste. Destaca que essa era uma demanda antiga dos produtores rurais para substituição da rede monofásica para trifásica, além de outras melhorias. VALMORBIDA reforça que o Celesc Rural tem meta de 500 quilômetros de rede trifásica no estado por ano. Ele menciona obras já realizadas em Itapiranga nas comunidades de Coqueiro, Chapéu, em Macuco, interior de São João do Oeste e Taipa Baixa, em Iporã do Oeste. O Gerente informa que serão realizados investimentos em redes elétricas nas comunidades de Ervalzinho, em São João do Oeste, Santa Cruz e Cotovelo, em Itapiranga, Pitangueira, em Tunápolis, São Lourenço, Iporã do Oeste e Mondaizinho, em Mondaí.
Investimentos da Celesc e contribuição de produtores rurais foi determinante para redução nas quedas de energia elétrica na região. O gerente regional salienta que o sistema de energia é aberto, com postes, cabos e equipamentos expostos, sujeito a chuva, sol e materiais como galhos. Conforme SANDRO VALMORBIDA, nestes casos plantações de eucalipto próximo a rede de transmissão sempre causaram grandes problemas. Ele afirma que a Celesc também investiu elevados valores na instalação de novos transformadores e postes, além de melhorias na rede com religadores de energia (.........). VALMORBIDA destaca que a ANEEL estabelece tolerância de até 19 horas sem energia no ano e a região tem até o momento média de pouco mais de cinco horas sem energia, desde janeiro. O gerente diz que investimentos e melhorias de forma assertiva visam fornecer energia com maior qualidade.
Quatro pessoas são presas e mais de três mil pares de tênis falsificados são apreendidos. A Receita Federal de Dionísio Cerqueira, com o apoio da Polícia Federal, apreendeu mais de três mil pares de tênis falsificados e cerca de mil litros de azeite da Argentina. As mercadorias estavam em um depósito próximo à BR-163, na cidade. Não havia documentos que comprovassem a origem dos produtos. Também foram encontradas 5 bombonas com mais de 200 litros de azeite argentino, que entrou no Brasil sem passar pelos procedimentos corretos. Esse azeite, de uma marca proibida por motivos de saúde, era colocado em garrafas de 900 ml para ser vendido em outras cidades. As mercadorias foram apreendidas, assim como duas vans usadas no transporte, uma brasileira e outra argentina. Quatro pessoas que trabalhavam no depósito foram levadas para a Polícia Federal e presas por contrabando.
Vítima de incêndio em Guarujá do Sul nega relacionamento com acusado. A Polícia Civil de São José do Cedro solicitou a prisão preventiva do homem acusado de incendiar uma residência em Guarujá do Sul na madrugada de terça-feira. A delegada JOELMA ALBERTON informou que a vítima negou qualquer relacionamento amoroso com o autor, que havia alegado ter um caso com ela há mais de três meses e disse ter sido traído. A versão foi desmentida por testemunhas. O autor trabalhava com o irmão da vítima e, após ter seu pedido de abrigo recusado, teria ateado fogo à casa. Ele está preso no Presídio de São José do Cedro e responderá por incêndio criminoso. Segundo informações, a vítima tem um histórico de violência. Em junho deste ano, ela sobreviveu a uma tentativa de feminicídio, quando seu companheiro a esfaqueou. O agressor fugiu e colidiu seu carro contra uma viatura da Polícia Militar na BR-163, ferindo levemente os policiais. O autor foi preso após receber atendimento médico e também está detido no Presídio de São José do Cedro.
Veículo furtado é recuperado pela PM em São Miguel do Oeste. Nesta quarta-feira, por volta das 11 horas, a Polícia Militar de São Miguel do Oeste encontrou um Gol 1.0, furtado na noite anterior, abandonado no Bairro São Luiz. O carro foi identificado durante patrulhamento de rotina e, após consulta, foi constatado o registro de furto. Conforme a PM, o veículo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para procedimentos legais e perícia. O boletim de ocorrência foi emitido, e as autoridades investigam o caso.
Motociclista fica ferido após colisão com carro em Descanso. Um motociclista ficou ferido em um acidente envolvendo uma moto e um carro na Rua dois de Julho, no Bairro Jaroseski, em Descanso, na noite desta quarta-feira, por volta das 21 horas e 30 minutos. O jovem conduzia uma Yamaha com placa de Caibi, quando colidiu com um Gol. Ele sofreu escoriações pelo corpo e uma luxação no pé direito, sendo levado ao Hospital de Descanso pelo Corpo de Bombeiros. O motorista do carro não teve ferimentos. A Polícia Militar esteve no local e realizou os procedimentos de praxe.
Motociclista sofre queda após colidir em cachorro no interior de Itapiranga. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20 horas para atender uma ocorrência de queda de motocicleta na ITG-070, em linha Presidente Becker, interior de Itapiranga. O motociclista, um homem de 24 anos, conduzia uma Crosser, relatou que teria colidido com um cachorro que passava pela rodovia, causando a queda. Ele sofreu escoriações no braço e perna direita, no quadril e uma luxação no ombro direito. A vítima foi encaminhada ao Hospital Sagrada Família.
Padrasto é preso por estupro de enteada de 13 anos. A Polícia Civil de Tunápolis prendeu em flagrante na tarde de terça-feira, um homem de 41 anos de idade, pelo crime de estupro da enteada, uma adolescente de apenas treze anos de idade. Os fatos chegaram ao conhecimento da Polícia Civil por volta de 13 horas de terça-feira. Conforme o Delegado coordenador da DIC, ERIC ROSADA, o suspeito abusava da vítima há aproximadamente dois anos, tendo o último ato ocorrido poucas horas antes do crime ser denunciado. Policiais civis e militares iniciaram as buscas e prenderam o homem em flagrante, em Tunápolis.
A Delegacia Regional de São Miguel do Oeste e da Polícia Científica também participaram da ação e confirmaram que a vítima foi submetida a atos sexuais. O Delegado coordenador da DIC, ERIC ROSADA informa que o suspeito não resistiu no momento da abordagem e foi preso em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável. A pena prevista para o crime de estupro é de oito a 15 anos de reclusão. A prisão em flagrante foi mantida pelo Poder Judiciário, sendo convertida em prisão preventiva, com base em pedido da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado de Santa Catarina. O homem não possui antecedentes criminais.