-PRAZO DA AUTODECLARAÇÃO PARA O AUXÍLIO CAMINHONEIRO ACABA HOJE
-INFLAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM SC É A MENOR DO PAÍS EM 12 MESES
-PREFEITURA QUER APLICAR 2 MILHÕES NO ASFALTAMENTO DE RUAS EM 2023
-NOVA LEI DE AJUDA DE CUSTOS AOS ESTUDANTES NÃO AUMENTA DESPESAS
-CÂMARA APROVA EM PRIMEIRA VOTAÇÃO PROJETO QUE CRIA NOVOS CARGOS
-DIA ‘D’ PARA RETIRADA DA CERTIDÃO DO MEU CRÉDITO SERÁ ESTE MÊS
-MUNICÍPIO PARTICIPA DA FEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO RURAL
-EPAGRI REALIZA NESTE MÊS MAIS UMA EDIÇÃO DA TRILHA ECOLÓGICA
-AUTOR CONFESSO DE MATAR CUNHADA VAI A JÚRI POPULAR EM NOVEMBRO
-MOTORISTA DE CARRO MORRE EM ACIDENTE ENVOLVENDO TRÊS VEÍCULOS
O tempo é de está nublado. A previsão é de condições nubladas com chuva à tarde. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 11 centavos. O euro está valendo cinco reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
Nesta segunda-feira, o rei CHARLES TERCEIRO se dirigiu pela primeira vez ao Parlamento britânico, mencionou Shakespeare e a relação com ELIZABETH PRIMEIRA e disse que a Casa é um "instrumento vivo e respirador da nossa democracia", em referência ao Reino Unido. CHARLES TERCEIRA iniciou o discurso com agradecimentos às condolências que recebeu por causa da morte da mãe dele, a rainha ELIZABETH SEGUNDA, aos 96 anos de idade e sete décadas no poder, na última quinta-feira. Ele aproveitou a palavra para exaltar os feitos da rainha ELIZABETH SEGUNDA no trono.
A ONU informou nesta segunda-feira que a escravidão moderna aumentou no mundo nos últimos anos, estimulada em particular pela pandemia, e quase 50 milhões de pessoas estavam presas no ano passado a trabalhos ou casamentos forçados. A ONU tem a meta de erradicar essa chaga até 2030, mas no ano passado mais 10 milhões de pessoas estavam em situação de escravidão moderna na comparação com as estimativas mundiais de 2016, de acordo com o relatório publicado pela Organização Internacional do Trabalho. Dos 50 milhões de afetados, 27 milhões e 600 mil eram indivíduos submetidos a trabalhos forçados e 22 milhões de pessoas casadas contra a vontade.
A Ucrânia anunciou neste domingo que desligou, por questões de segurança, o último dos seis reatores que ainda estava em operação na usina nuclear de Zaporizhzhia, atualmente ocupada por tropas russas. Com isso, a planta foi desconectada da rede elétrica e deixa de gerar eletricidade. A maior usina nuclear da Europa foi tomada por forças russas nos primeiros dias de sua invasão ao país vizinho, e se tornou palco de violentos combates após investidas das tropas locais para tentar retomar o controle da usina.
A ministra ROSA WEBER assume nesta segunda-feira a presidência do Supremo Tribunal Federal e vai evitar, até a conclusão do processo eleitoral, pautar processos polêmicos e com potencial para inflamar o ambiente político. Vista como uma ministra de perfil discreto, ROSA WEBER terá uma solenidade de posse mais simples do que as que costumam ocorrer na Corte. Não haverá, por exemplo, o tradicional coquetel servido após a cerimônia nem o jantar oferecido por entidades da magistratura. Também nesta segunda, o ministro LUÍS ROBERTO BARROSO será empossado vice-presidente do STF.
A nova deflação registrada em agosto foi determinante para derrubar, pela décima primeira semana consecutiva, as expectativas para a inflação deste ano, segundo avaliações de analistas do mercado financeiro apresentadas nesta segunda-feira pelo Banco Central. Com a atualização, a previsão atual é que o IPCA encerre 2022 em seis virgula quatro por cento, ante alta prevista de seis e 61.Há quatro semanas, a expectativa era de um salto de sete vírgula zero dois por cento nos 12 meses finalizados no próximo mês de dezembro. As previsões de alta menor dos preços surgem em linha com a redução da alíquota do ICMS sobre a gasolina e a energia elétrica nos estados.
O prazo para transportadores autônomos de carga fazerem a Autodeclaração do Termo de Registro, inicialmente marcado para 29 de agosto, foi prorrogado para esta segunda-feira. O documento é necessário para o recebimento das duas primeiras parcelas do Benefício Caminhoneiro, referentes a julho e agosto. O recebimento deve ocorrer junto com o pagamento da terceira parcela do benefício no dia 24 de setembro. Até as 18 horas do dia 29 de agosto, 129 mil 788 transportadores tinham feito a autodeclaração. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, “esses motoristas devem receber as duas primeiras parcelas no dia 6 de setembro e a terceira, no dia 24 do mesmo mês - se atendidos todos os critérios”. O auxílio caminhoneiro começou a ser pago no último dia nove de agosto.
Santa Catarina tem confirmados 163 casos de varíola dos macacos até este sábado, aumento de 41 vírgula sete por cento em apenas uma semana. Os dados foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Até o dia três de setembro, Santa Catarina havia confirmado 115 casos da doença. Desde então, o Estado acumulou mais 48 casos positivos em sete dias, o que demonstra o avanço do vírus Monkeypox no território catarinense. Segundo a Dive, outros 299 pacientes suspeitos de infecção seguem em investigação. Mais 18 casos são considerados prováveis, com investigação laboratorial não realizada ou inconclusiva. Das 911 notificações de Monkeypox em Santa Catarina, 426 foram descartados.
No acumulado de 12 meses até agosto, o Índice Nacional da Construção Civil, apurado pelo IBGE e que indica a inflação do setor, teve alta de 13 vírgula 61 por cento no país. Santa Catarina registrou a menor variação do Brasil nesse indicador, com nove vírgula 75 por cento no período. No mês de agosto, os custos do setor em SC cresceram um vírgula 69 por cento, o que indica uma aceleração frente a meses anteriores. A queda os preços em Santa Catarina ocorreram, principalmente, no primeiro semestre deste ano. No acumulado deste ano, a variação no estado ficou em seis vírgula 87 por cento.
As desistências de candidatos nas Eleições 2022 aumentaram em Santa Catarina em relação à corrida eleitoral de 2018, segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral. Foram 29 nomes que renunciaram à candidatura para o pleito marcado para outubro, enquanto 25 haviam desistido da disputa de quatro anos atrás. O prazo para que a Justiça Eleitoral julgue todos os pedidos de candidaturas se encerra nesta segunda-feira. Em Santa Catarina, 667 dos 987 pedidos de registros foram considerados aptos até o momento, 664 foram deferidos e três indeferidos com recurso. Entre os 37 pedidos julgados como inaptos, as desistências representam 78 por cento do total. Além disso, foram sete indeferimentos e uma candidatura cancelada. Outros 283 nomes cadastrados pelos partidos ainda aguardam julgamento pela Justiça Eleitoral.
A coordenadoria Regional de Educação de Dionísio Cerqueira realizou neste ano a capacitação dos professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE. A capacitação iniciou no colégio Elza Mancelos de Mouras, Guarujá do Sul, e encerrou no Theodureto em Dionísio. A informação é da integradora de Ensino JOELDES TAUBE. Ao todo, 40 professores foram capacitados. Os professores da rede regular de ensino também participaram. O objetivo, no caso dos educadores do AEE, foi orientá-los quanto ao Programa de Desenvolvimento Individual – PDI, já que cada estudante com limitações possui suas particularidades. A partir deste PDI os professores realizam as atividades visando ajudar o aluno avançar no aprendizado. JOELDES também comentou que durante o último mês foram trabalhadas sobre as prevenções as deficiências.
A secretaria de Saúde de Guaraciaba definiu a programação de vacinação de crianças menores de cinco anos contra a poliomielite. A campanha está prorrogada até o dia 30. A secretaria alertou os pais que ainda não compareceram com seus filhos, é solicitado que busquem a Sala de Vacinas para regularização da caderneta. Conforme o informativo de ampliação da vacina meningocócica ACWY para os não vacinados entre 11 e 14 anos de idade, de forma temporária, e ampliação da oferta da vacina HPV4 para meninos de nove a 14 anos de idade, será realizando conferência das cadernetas de vacinação nas escolas do município. Será solicitado aos pais que enviem o cartão de vacinas dos seus filhos para a escola. Esta ação ocorre até esta sexta-feira.
O CRAS realizou a primeira reunião da comissão organizadora da sétima Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Anchieta. A comissão foi nomeada pelo Conselho e é composta por representantes do próprio Conselho, das políticas públicas de assistência social, educação e saúde, Conselho Tutelar e crianças e adolescentes das redes municipais e estaduais de ensino. A Conferência vai acontecer no dia primeiro de novembro, a partir das 13 horas e 30 minutos, no Centro de Convivência dos Idosos. Até lá, a comissão organizadora, com o apoio da secretaria de Assistência Social, vai atuar na preparação do evento com o intuito de mobilizar crianças, adolescentes e toda a sociedade para pensar políticas públicas voltadas à infância e adolescência. Também será realizado um diagnóstico da infância e adolescência de Anchieta, para subsidiar as reflexões, debates e construção de propostas na Conferência. O objetivo é promover ampla mobilização social nas esferas municipais, estaduais e nacionais para refletir e avaliar os reflexos da pandemia.
A Epagri em parceria com a secretaria de Educação e a Casa Familiar Rural de São José do Cedro está elaborando um cronograma para promover mais uma edição da Trilha Ecológica. Conforme a extensionista REJANE RIGO, esta trilha está marcada para acontecer nos dias 23 e 24 de setembro. Nos dois últimos dois anos a Trilha Ecológica não aconteceu e agora este mês vai marcar o retorno. A trilha será realizada no parque ambiental da Linha Independência. Ainda está sendo definida a extensão do percurso a ser feito pelos participantes podendo variar entre dois e três quilômetros. A abertura da trilha ocorre para demais definições e conversas com proprietários de áreas ao redor onde a trilha deverá passar. A Trilha Ecológica está dividida em dois dias para atender dois públicos diferentes. Segundo ela, na sexta-feira, 23 de setembro, o percurso será realizado com alunos das escolas. A secretaria de Educação faz busca ativa para saber quais são os interessados. No dia seguinte, sábado dia 24 à tarde, a Trilha Ecológica é aberta ao público geral.
O município de Anchieta participou no final de semana da Feira Internacional de Turismo Rural no Brasil – RuralTur 2022. O evento promove a competitividade dos pequenos negócios que atuam neste setor. A informação é do secretário de Desenvolvimento Local VILMAR PIOVEZANI, que representa Anchieta no evento. Cachoeiras, balonismo, voo de parapente e de paratrike, gastronomia típica e belezas naturais são alguns dos atrativos turísticos de Anchieta, apresentados durante a Feira Internacional que encerrou no sábado, no município de Bananeiras, na Paraíba. O evento que realizou a décima oitava edição, é promovido pelo Sebrae Paraíba e visa promover a competitividade dos pequenos negócios que atuam no turismo rural, fomentando o empreendedorismo com sustentabilidade, inovação e criatividade. Segundo o secretário, a estrutura do evento contou com 80 estandes. A programação ainda contemplou a realização de seminários, negócios, visitas técnicas e apresentações culturais.
Durante esta décima oitava edição da Feira Internacional de Turismo Rural, a administração de Anchieta pôde divulgar as potencialidades turísticas existentes no território anchietense. O comentário é do secretário de Desenvolvimento Local VILMAR PIOVEZANI. Ao mesmo tempo, ela observou que as iniciativas de outras regiões pelo Brasil para termos insights para implementar em Anchieta ou para contribuir com o desenvolvimento dos empreendimentos já existentes nessa importante atividade econômica. Segundo o secretário, o poder público está empenhado e disponível para auxiliar no fortalecimento do turismo, o qual é um vetor de promoção e desenvolvimento de novos produtos e novas experiências, além de agregar valor aos destinos ou territórios. O principal objetivo da proposta foi contribuir para a valorização e transformação dos pequenos negócios associados ao turismo rural, incentivando a sua sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental.
A prefeitura de Guaraciaba vai realizar neste 16 de setembro o Dia ‘D’ de entrega das certidões de crédito do programa Meu Crédito. Até então pouco mais de 50 por cento dos agricultores já retiraram a certidão. Ao todo mil 750 estão aptos a receberem o benefício. Segundo a secretário de Desenvolvimento LAÍS BIANCHI, os agricultores beneficiados podem se deslocar até a cidade para retirar a certidão e já gastar no comércio local. A retirada do bônus termina no dia 14 de outubro. Este dia especial será realizado na praça em frente a secretaria de Obras de posse do bloco de produtor. Contudo, ela destacou que o agricultor não poderá estar em dívida com o município naquele dia, caso estiver, será emitido o boleto para fazer a quitação e posterior retirada do crédito. Segundo a secretária, já foram aplicados 200 mil reais do programa Meu Crédito no comércio de Guaraciaba. Isso representa um giro da economia local juntamente com a retirada da nota fiscal com o valor total da compra, o que contribui ainda mais na economia.
Este segundo ciclo do programa Meu Crédito de Guaraciaba repetiu o mesmo modelo daquele realizado no primeiro ano do incentivo agrícola. O lembrete é da secretária de Desenvolvimento Econômico LAÍS BIANCHI. Este programa tem sido modelo para várias outras prefeituras pelo Estado catarinense em virtude de estar atendendo as expectativas do comércio e agricultores. Ela salientou que através deste programa foi possível regularizar o agricultor com o poder público, colaborar com o comércio local e aquecer a economia do município. Os comerciantes têm até o dia 30 de novembro para efetuar a troca das certidões de crédito.
No enfoque legislativo, programa da Câmara de Guarujá do Sul, a Rádio Cedro conversou com a vereadora ROBERTA LERMEN. Durante o programa, ela lembrou sobre a prestação de conta dos 600 dias de governo do prefeito CLÁUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, no Centro de Idosos. Na mesma oportunidade foi transmitido o cargo de chefe do executivo ao vice-prefeito NOÉ BENETTI, que desde esta manhã responde interinamente pela administração. Sobre os trabalhos na Câmara, a vereadora relatou que cinco projetos de lei em andamento para análise das comissões, inclusive o Plano Plurianual – PPA, que dispõe sobre a reestimativa de receita. Na sessão de quinta passada foi aprovado pelos vereadores um projeto que trata sobre alienação de bens imóveis por meio de doação onerosa visando incentivo econômico. O lote vai a concorrência pública para beneficiar empresa com intuito de gerar novos empregos. Ela também lembrou que o Legislativo conta com cinco vereadoras, sendo maioria absoluta.
A Câmara de Vereadores de Princesa aprovou em primeira votação, na sessão de segunda-feira passada, o projeto de lei que trata sobre criação de novos cargos na administração. A informação é do vereador, LEANDRO SCHEIN, durante o programa da Câmara do último sábado. Segundo ele, esta mensagem visa criar vaga para psicólogo, agente e auxiliar Administrativo, agente comunitário de Saúde e de Endemias, além de um novo cargo agente Apoio Operacional. Ele garantiu que o projeto foi intensamente debatido com a administração e as bancadas, além das comissões, já que cria novas despesas à municipalidade. A aprovação foi unânime. O texto será apreciado em segunda votação hoje à noite em mais uma sessão da Casa. Outro projeto aprovado foi sobre a cobrança do ITBI sobre bens e imóveis, que agora deixa de ser cobrado. O vereador lembrou da aprovação do projeto que institui o piso salarial dos agentes de Saúde e de Endemias. Também foi aprovada a aplicação de 66 mil reais para contratação de serviços da saúde do Cis-AMEOSC.
Cada município da região extremo-oeste deveria ter autonomia para definir leis que preveem distância entre as edificações e percursos de água. O comentário é do vereador de São José do Cedro JULIO RUBIN. A Câmara recebeu na última sessão um projeto de lei complementar, originado no próprio Legislativo, prevendo a canalização do Lajeado Cedro. Ele citou a lei 14 mil 285 de 2021 que garante ao município autonomia para realizar um estudo e delimitar as áreas. O vereador lembrou que em maio deste ano solicitou informações ao executivo sobre o andamento deste assunto, sendo informado que uma empresa foi contratada para efetuar um estudo de todo o leito do Lajeado Cedro. Na sua visão, desde o ano passado o município já deveria ter adotado algumas medidas, mas optou por aguardar pelo estudo ambiental promovido pelo CONDER. Para o vereador, esta tomada de decisão pode prejudicar o município em razão do tempo que poderá levar este levantamento. Ele salientou que os estudos precisam ser bem efetuados para garantir a proteção ambiental. Mas RUBIN afirmou que “cada caso difere de outro”.
No programa da Câmara, que foi ao ar no último sábado, o vereador JÚLIO RUBIN, também aproveitou para comentar sobre a nova lei de Ajuda de Custos aos estudantes do ensino técnico aprovado na semana passada. O projeto foi vetado totalmente pelo prefeito JOÃO DE ANDRADE que alegou inconstitucionalidade da nova lei, já a maioria dos vereadores da Câmara com embasamento jurídico da Casa derrubou o veto e aprovou a mensagem originada na Câmara. Segundo o vereador, esta nova lei não cria despesas ao município, já que apenas inclui novos alunos no programa existente. Antes dessa lei, apenas estudantes do ensino superior eram beneficiados e agora, com nova decisão, o programa ajuda alunos do ensino técnico. Contudo, cada estudante precisa oferecer contrapartidas ao poder público prestando serviços à escolha do executivo. JÚLIO garantiu que isso não é “uma queda de braço” com a administração.
Dois milhões de reais foram reservados pela prefeitura de São José do Cedro para investimentos em pavimentação asfáltica no próximo ano. A informação é do secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO. Recentemente a diretoria do programa Mais Asfalto do CONDER, solicitou às prefeituras cronograma de investimentos em asfalto em 2023. Com a intenção de aplicar as primeiras cargas no começo do próximo ano, o consórcio pediu que os municípios devem investir em asfalto a partir de janeiro. Assim facilitando a organização por parte do CONDER. Não há definição de ruas contempladas com asfalto, mas que está no plano de trabalho do poder público. Desta maneira não gera expectativas nos moradores. Ele ainda lembrou que o executivo encaminhou à Câmara um projeto de lei solicitando a autorização do Legislativo para financiar até dez milhões de reais visando investir em calçamento. A princípio seria apenas estes dois milhões para asfaltamento, mas com a aprovação do pedido o valor aumentaria.
Novas reuniões devem ser realizadas para debater quais serão os critérios a serem adotados para contemplar os municípios participantes do programa Mais Asfalto. O secretário de Administração EDIMILSON DALMAGRO, comentou que até então não há uma definição sobre isso se serão os municípios maiores a serem inicialmente atendidos ou de que forma será feita esta escolha. Contudo, ele lembrou que é preciso dar início ao planejamento para quando for anunciada a vez de Cedro, o poder público já esteja pronto para investir. O secretário relatou que, além da camada asfáltica por cima da via, será necessário pensar na drenagem pluvial, sinalização com placas e faixas de seguranças, dentre outras medidas para adotar antes do investimento asfáltico em si. EDIMILSON ainda lembrou dos projetos para serem elaborados para estes investimentos.
Uma ocorrência de esfaqueamento mobilizou a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, na noite de sábado às 21 horas no Bairro Jardim Peperi, em São Miguel do Oeste. Segundo o autor, que foi preso pela PM minutos depois do ocorrido, ele trabalha como mototaxista na cidade e ao realizar uma corrida para uma mulher, o esposo dela acabou tentando lhe agredir e neste momento, para se defender fez o uso de um canivete. O homem foi preso logo que chegou a casa, na pedreira Pedro Paz, interior. Após os procedimentos, ele foi encaminhado para a delegacia, onde prestou todos os esclarecimentos sobre o fato. A vítima foi atendida pelos bombeiros com ao menos dois ferimentos provocados pelo canivete, um no rosto e o outro na região do abdômen. Os socorristas relataram para a reportagem que a vítima estava consciente e orientada, e que foi entregue no Pronto Socorro do Hospital Regional sem gravidade, em estado estável.
Dois caminhões emplacados em Palma Sola se envolveram em acidente de trânsito com morte na SC-305, em Campo Erê. Um terceiro veículo, com placas de Coronel Martins, também se envolveu no acidente. Os bombeiros estavam se deslocando para atender uma gestante quando se depararam com a tripla colisão ontem às 17 horas e 50 minutos. Segundo os bombeiros, a carreta com placas de Palma Sola, carregada de milho, foi encontrada parcialmente fora da pista. Já o veículo Fusion colidiu frontalmente contra o caminhão de leite também de Palma Sola, deixando o motorista com ferimentos leves. O motorista do carro de 52 anos sofreu inúmeras fraturas, não resistiu e morreu no acidente. A Polícia Militar e PMRv estiveram presentes no local.
O júri popular de LUCAS RODRIGUES, autor confesso de matar e atear fogo na casa da cunhada MAURICÉIA ESTRAICH, 22 anos, em Descanso no dia 28 de março de 2021, foi marcado pela justiça para o dia 17 de novembro no fórum da comarca. A sessão do júri será presidida pela juíza, JANAÍNA LINSMEYER. Segundo o Ministério Público, LUCAS está sendo acusado de homicídio qualificado com as qualificadoras, motivo fútil, emprego de fogo, recurso que dificultou a defesa da vítima e por razões da condição de sexo feminino. LUCAS foi ouvido na data do crime e foi preso preventivamente após dar informações desencontradas. Durante as investigações, ele confessou que deu um golpe “mata-leão” e após deixar a vítima desacordada, ateou fogo na residência. LUCAS segue no presídio regional de São Miguel do Oeste aguardando julgamento.
Uma batida lateral entre dois carros mobilizou os bombeiros no começo da noite de sábado até a Rua Irmã Ludovica no cruzamento com a Rua Maranhão em São José do Cedro. Os bombeiros foram chamados por volta das 18 horas e 20 minutos. As duas vítimas são do veículo Gol, emplacado em São José do Cedro. De acordo com os socorristas, a passageira de 72 anos, que ocupava o banco da frente, não teve ferimentos, mas relatava dores nas costas. A segunda vítima, idosa de 62 anos, também não teve ferimentos relatando apenas dores no braço direito e náuseas. Elas foram levadas ao hospital da cidade. Já o condutor e outro passageiro nada sofreram. No outro veículo, um Vectra com placas de Cedro, os ocupantes nada sofreram. O local ficou aos cuidados da PM.