ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 12 09 2020

-GOVERNO CONCLUI REPASSE DE 60 BILHÕES AOS ESTADOS E MUNICÍPIOS PARA COMBATE À COVID

-SC TEM ALTA DE 56 POR CENTO NAS EXPORTAÇÕES DE CARNE SUÍNA EM AGOSTO

-EMPRESÁRIO DIZ QUE SUPERMERCADOS NÃO SÃO CULPADOS POR ALTA DE PREÇOS

-AMEOSC VAI MANTER MEDIDAS RESTRITIVAS MESMO COM MUDANÇA PARA BANDEIRA AMARELA

-PSD CONFIRMA NOME DE TREVISAN E COLIGAÇÃO DE SEIS PARTIDOS PARA ELEIÇÃO

-COLISÃO CONTRA CAMINHONETE DEIXA MOTOCICLISTA GRAVEMENTE FERIDO NA SC 160

-PM PRENDE CASAL EM FLAGRANTE POR TRÁFICO DE DROGAS NO CENTRO DA CIDADE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 30 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Os incêndios florestais que atingem a costa oeste dos Estados Unidos continuaram a deixar um rastro de destruição nesta sexta-feira. Autoridades do Oregon e da Califórnia estimam que dezenas de pessoas estão desaparecidas. Há ao menos 100 focos de incêndio na região. O número de mortes nos dois estados ainda é incerto. Na Califórnia, autoridades confirmaram a morte de 10 pessoas. No Oregon, o governo local não divulgou detalhe de quantas pessoas perderam a vida nos incêndios.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, disse nesta sexta-feira que um "espião dos Estados Unidos" foi capturado perto de um complexo de refino de petróleo no noroeste do país, que atravessa uma grave crise de escassez de combustível. MADURO afirmou que as autoridades venezuelanas desmantelaram um plano para "provocar uma explosão na refinaria El Palito", e pediu o reforço das medidas de segurança. A refinaria, com capacidade de 140 mil barris por dia, está localizada no litoral nordeste, no Estado de Carabobo.

O Congresso do Peru aprovou nesta sexta-feira a abertura do processo de impeachment contra o presidente MARTÍN VIZCARRA. Ele enfrenta grave crise política depois da divulgação de áudios em que pede a assessores para que mintam em um inquérito parlamentar. A gravação mostra VIZCARRA conversando com duas assessoras sobre as idas de RICHARD CISNEROS, um músico e ex-assessor do governo, ao palácio presidencial. Elas prestariam depoimento em um inquérito sobre esse ex-funcionário. A aprovação da admissibilidade do impeachment recebeu 65 votos a favor da abertura e apenas seis contra, além de 24 abstenções. Os congressistas devem debater e votar a possível saída de VIZCARRA da presidência peruana na manhã da próxima sexta-feira, 18 de setembro.

A ex-deputada federal CRISTIANE BRASIL se apresentou no prédio da chefia de polícia, no Centro do Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira. Havia um mandado de prisão contra ela expedido na segunda fase da Operação Catarata, que investiga supostos desvios em contratos de assistência social no governo do estado e na Prefeitura do Rio. O Ministério Público do Rio de Janeiro e a Polícia Civil afirmam que o esquema pode ter desviado R$ 30 milhões dos cofres públicos entre 2013 e 2018. O secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, PEDRO FERNANDES, também foi preso nesta sexta-feira na segunda fase da Operação Catarata. Ao receber voz de prisão, ele apresentou um exame positivo de Covid-19, o que transformou a prisão preventiva em domiciliar.

A Secretaria do Tesouro Nacional informou que os estados e municípios receberam nesta sexta-feira a última parcela dos recursos correspondentes ao auxílio financeiro para o combate ao novo coronavírus, totalizando 60 bilhões de reais. O repasse dos recursos foi autorizado em junho deste ano, por meio de medida provisória, posteriormente aprovada pelo Legislativo, como uma ajuda financeira para reduzir os efeitos econômicos da pandemia. Além desses 60 bilhões, o governo federal também está repassando mais 16 bilhões aos estados e municípios por conta de perdas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios em decorrência da pandemia da Covid-19.

Terminou sem acordo nesta sexta-feira a audiência de conciliação entre os Correios e os trabalhadores da empresa pública. Com isso, informou o Tribunal Superior do Trabalho, o dissídio coletivo da greve será julgado no próximo dia 21 de setembro. Os trabalhadores estão em greve desde 17 de agosto e, segundo o TST, os Correios não apresentaram proposta na audiência desta sexta. No julgamento do próximo dia 21, os ministros do TST podem decidir o valor do reajuste salarial e outras cláusulas que passarão a vigorar no novo acordo coletivo de trabalho. Em nota, os Correios informaram que seguem trabalhando para reduzir os efeitos da paralisação e que a rede de atendimento segue aberta.

Quatorze trabalhadores foram resgatados em uma plantação de cebola em Ituporanga, no Vale do Itajaí, vivendo em situação de trabalho análogo ao escravo. As vítimas foram localizadas por auditores-fiscais do trabalho do Grupo Especial de Fiscalização Móvel. Em agosto, outras nove pessoas foram resgatadas em situação semelhante em outra propriedade da mesma cidade. De acordo com a Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo, as circunstâncias do caso configuram crime de tráfico de pessoas. Os trabalhadores são naturais da região Nordeste do país e foram trazidos a Santa Catarina para uma proposta de emprego. Uma das pessoas resgatadas é menor de idade, o que inclui também o crime de trabalho infantil.

A suinocultura manteve o crescimento e alcançou um faturamento de 109 milhões e 300 mil dólares em agosto, o segundo maior valor já registrado na série histórica, desde 1997. O valor das exportações é 56 vírgula oito por cento a mais do que no ano anterior. No último mês o estado exportou 50 mil e 800 toneladas de carne suína, um aumento de 55 por cento em relação a agosto de 2019.O crescimento, mais uma vez, é puxado pela China, que importou 33 mil toneladas do produto no valor de 73 milhões e 900 mil dólares. Esses valores representam incrementos de 109 e 115 por cento em relação a agosto de 2019, respectivamente.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina negou o pedido do advogado do governador CARLOS MOISÉS para impedir o deputado estadual IVAN NAATZ de participar da votação do impeachment contra o governador e a vice-governadora. A votação em plenário está prevista para a próxima terça-feira, mas pode haver adiamento de uma semana. O processo de impeachment, aberto em 30 de julho, tem como justificativa uma suspeita de crime de responsabilidade cometido ao ser dado aumento salarial aos procuradores do estado com o intuito de equiparar o salário deles aos dos procuradores da Alesc. O argumento da defesa do governador foi que, em maio, NAATZ protocolou um pedido de impeachment com o mesmo teor do que vai à votação agora, sobre a equiparação salarial dos procuradores do estado e por isso o deputado estaria impedido de participar da votação. O TJ negou o pedido.

O Peperi Debates deste final de semana abordou o tema do suicídio no contexto da pandemia do coronavirus. O programa de hoje analisou as questões que levam uma pessoa a tirar a própria vida e como o momento atual impacta esse tema. O Peperi Debates olhou para o mês de prevenção do suicídio e a mesa redonda deste sábado contou com a presença do psicólogo ABEL PETER, do médico psiquiatra JOÃO EDUARDO SCHACKER e da psicóloga e professora do Curso de Psicologia da Unoesc, VERENA AUGUSTIN HOCH. O áudio integral e as fotos do debate de hoje estão no portal da Peperi na internet.

A Associação americana de prevenção ao suicídio trouxe um dado extremamente preocupante em relação ao suicídio: 60 por cento da população, em algum momento, vai perder alguma pessoa próxima por suicídio. O dado foi apresentado durante o Peperi Debaets de hoje pelo psicólogo, ABEL PETTER. Na visão do psicólogo, existem inúmeros fatores de risco que aumentam a possibilidade de suicídios. ABEL comentou que o contexto atual da pandemia do coronavírus vai ter consequências na saúde mental das pessoas e pode contribuir para o crescimento dos casos. Ele explicou que o isolamento é um dos fatores de risco para pensamentos suicidas e a pandemia acabou agravando esse aspecto. O psicólogo ressaltou a importância de falar sobre o tema e ouvir as pessoas. A busca de ajuda é fundamental para impedir os suicídios.

A pandemia do coronavírus vai ter impactos na saúde mental das pessoas que podem ter relação com o suicídio. De acordo com o médico psiquiatra, JOÃO SCHACKER, a pandemia do coronavírus aumentou o sentimento de medo da população. Ele disse que as pessoas ficaram confinadas e com medo, o que aumenta os casos de ansiedade e esse problema está ligado a depressão. O médico citou que o suicídio, normalmente, está ligado a um quadro depressivo ou transtorno mental muito grave. Para SCHACKER, 60 por cento das pessoas que tentam se matar buscaram ajuda nos 30 dias que antecederam a tentativa. Ele reforçou que é importante estar atentos aos sinais que as pessoas dão e capacitar as equipes da saúde para o acolhimento desse casos.

Além de falar sobre suicídio é preciso trabalhar os preconceitos para o acolhimento das pessoas com ideação suicida. O comentário é da psicóloga e professora do Curso de Psicologia da Unoesc, VERENA AUGUSTIN HOCH. Ela citou que as pessoas quem pensam em se matar não querem, exatamente, acabar com a vida, mas colocar um fim no sofrimento que estão sentido. A psicóloga comentou que é preciso ouvir, identificar os sinais e não julgar essas pessoas. VERENA comentou, durante o debate de hoje, que é fundamental buscar políticas públicas para o atendimento de pessoas com pensamentos suicidas. Ela também reforçou a necessidade de capacitação de equipes multiprofissionais para o acolhimento e tratamento de quem pode cometer suicídio.

O décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira com sede em São Miguel do Oeste realizou na manhã de hoje uma ação de panfletagem no centro da cidade. A informação é da cabo e integrante da Rede Catarina de Proteção a Mulher, JULIANA MACHADO. De acordo com ela, a ação denominada “Eles por Elas” foi realizada em frente a base da Polícia Militar. Conforme ela, na oportunidade foram entregues materiais que visam explicar para a população o que é esse movimento e também listar quais são os tipos de violências mais comuns praticadas contra as mulheres na atualidade.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste escolheu o sábado pela manhã para a realização da campanha visto o maior fluxo de pessoas no centro da cidade. A afirmação é da cabo e integrante da Rede Catarina de Proteção a Mulher, JULIANA MACHADO. Segundo ela, além disso, a data foi escolhida visto a parceria com o programa Rede Catarina de Chapecó. Ela explicou que o movimento foi criado pela ONU Mulheres que é uma entidade das Nações Unidas. JULIANA destacou que a ação existe para falar sobre a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

O objetivo principal do movimento é fazer ações a nível global envolvendo homens e meninos. O comentário é da cabo e integrante da Rede Catarina de Proteção a Mulher, JULIANA MACHADO. Ela disse que a intenção com esse trabalho é remover barreiras sociais e culturais em todo o mundo. A policial ressaltou que na ação desta manhã em São Miguel do Oeste o comércio foi parceiro e permitiu a fixação de cartazes sobre o movimento “Eles por Elas”. As fotos dessa ação realizada no centro estão disponíveis no Portal da Peperi na internet.

A elevação dos preços de produtos da cesta básica também está ocorrendo nos municípios do extremo-oeste. O comentário é do vice-presidente da Fecomércio e membro do Conselho Fiscal da Associação Catarinense de Supermercados, FRANCISCO CRESTANI. A alta de preços, especialmente do arroz e do óleo de soja levou a governo a cobrar explicações dos supermercados. O arroz teve alta de 19 por cento desde o começo do ano e o óleo de soja subiu mais de 18 por cento. CRESTANI disse que essa majoração é a nível nacional e a região não consegue escapar desse quadro. Ele citou que os fornecedores aumentaram os preços e os supermercados não estão conseguindo negociar os valores. O empresário admitiu que ficou surpreso com a alta dos preços. CRESTANI disse o que setor supermercadista está na ponta do sistema e não é o culpado pelo aumento de preços verificado nos últimos dias.

O governo faz bem em anunciar a redução das tarifas de importação de produtos como arroz e óleo de soja para tentar frear a alta de preços dos alimentos. O avaliação é do vice-presidente da Fecomércio e membro do Conselho Fiscal Acats, FRANCISCO CRESTANI. Ele disse que uma boa parte das industrias não está preocupada com o preço porque houve aumento da procura por alimentos, tanto do mercado interno quanto do exterior, especialmente da China. CRESTANI disse que os supermercados são apenas repassadores dos preços. Como a indústria aumentou muito, o setor acaba repassando para o consumidor final. O empresário destacou que o governo está correto porque a importação pode forçar a queda dos preços cobrados pelas industrias no mercado nacional.

O consumidor tem condição e força para rejeitar esse quadro de aumento dos preços de alimentos, especialmente da cesta básica. De acordo com o vice-presidente da Fecomércio e membro do Conselho Fiscal da Acats, FRANCISCO CRESTANI. Ele disse que as pessoas podem deixar de comprar ou reduzir o consumo de produtos que tiveram os preços elevados muito acima da inflação. CRESTANI citou que alguns consumidores já estão adotando essa prática que pode ter alguma consequência positiva.

Apesar da mudança da matriz de risco de contágio do coronavírus no extremo-oeste, a região vai manter as medidas de restrição por mais 15 dias. A afirmação é da coordenadora do colegiado de secretários de saúde da Ameosc, DEBORA PREVEDELO. Nesta semana, a região voltou para a bandeira amarela e passou de grave para alto risco de contágio. DEBORA disse que a mudança representa uma melhoria dos indicadores que envolvem a pandemia, como número de casos, óbitos e taxa de ocupação dos leitos de UTI. Na última quarta-feira, o comitê de crise regional da Covid avaliou a mudança mas decidiu manter medidas restritivas, como por exemplo, o limite de horário para o funcionamento de bares e restaurante e o fechamento de praças e quadras esportivas públicas.

A população precisa manter os cuidados e o distanciamento social, mesmo com a melhoria dos indicadores do coronavírus no extremo-oeste. A observação é da coordenadora do colegiado de secretários de saúde da Ameosc, DEBORA PREVEDELO. Ela citou que a mudança para bandeira amarela permite a adoção de medidas mais flexíveis, mas o entendimento do prefeitos e gestores de saúde é de que o momento ainda é de cautela para evitar que o número de casos e internações hospitalares volte a crescer.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou mais um óbito de paciente por complicações do Coronavírus nesta sexta-feira. Trata-se de um homem, de 75 anos, de São João do Oeste. O total de mortes pela Covid no Hospital Regional é de 23. A ocupação nesta sexta-feira era de oito pacientes confirmados na UTI, com taxa de 44 por cento. Em São Miguel do Oeste, 14 pessoas, sete homens e sete mulheres, foram diagnosticadas com Covid-19 nesta sexta-feira. No total, 596 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais 504 já se recuperaram e 90 estão com o vírus ativo.

As mulheres representam 56 por cento dos casos confirmados de Covid-19 no município de São Miguel do Oeste. Dos 596 registros, 334 são de mulheres e 262 de homens. A maioria dos pacientes com coronavírus está na faixa etária dos 20 aos 39 anos: são 256 casos. 173 tem idades entre 40 e 59 anos. A maior parte, 200 casos, são moradores do centro. Os dados estão no boletim epidemiológico divulgado no final da tarde de ontem pela secretaria municipal de saúde.

O PSD realizou a convenção do partido na manhã de hoje e confirmou o nome de WILSON TREVISAN como candidato a reeleição. O nome do candidato a vice-prefeito também foi definido oficialmente hoje: o empresário EDENILSON ZANARDI também do PSD. Na convenção, ficou definida, ainda, a coligação para a disputa da majoritária. A chapa formada por TREVISAN e ZANARDI terá o apoio de PSL, PDT, PSB, DEM e PRB. Também neste sábado, DEM, PSB e PRB fizeram as suas convenções e confirmaram a aliança com o PSD. O PDT terá convenção as seis da tarde na AABB. O PSL realizou a convenção no sábado da semana passada.

A Polícia Civil de Tunápolis cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma alvo de investigação sobre posse irregular de arma de fogo e munições de uso permitido. Na tarde desta sexta-feira, Policiais do Setor de Investigação Criminal flagraram a posse irregular de uma espingarda calibre 36 e um rifle calibre 22, com acessório de uso restrito, utilizado como silenciados no interior de Tunapolis. Diversas munições também foram encontradas na residência. O suspeito das investigações não possui registro das armas e munições junto ao órgão competente e foi conduzido em flagrante delito para a Delegacia de Município de Tunápolis.

Um homem ficou ferido em um acidente no começo da manhã de hoje em São José do Cedro. Um Corolla colidiu contra um muro por volta das seis horas da manhã na rua Cruz e Souza, bairro São Cristóvão. A parte da frente do veículo ficou completamente destruída. Os bombeiros do município atenderam o motorista de 34 anos com ferimentos generalizados. Ele recebeu os primeiros socorros no local e conduzido ao Hospital Cedro para avaliação médica.

Um acidente deixou um motociclista gravemente ferido neste sábado na SC-160. A colisão ocorreu por volta das oito e meia da manhã no trevo de acesso ao município de Campo Erê e envolveu uma caminhonete Hillux, placas de Campo Erê e uma moto YBR emplacada em Cordilheira Alta. Segundo o Corpo de Bombeiros de Campo Erê, o condutor da moto, um homem de 28 anos, sofreu ferimentos na cabeça e fratura exposta no tornozelo. Ele foi conduzido ao Hospital Santo Antônio onde recebeu atendimento médico.

A Polícia Militar de São Miguel do Oeste prendeu duas pessoas suspeitas de tráfico de drogas e apreendeu 150 gramas de cocaína nesta sexta-feira. As prisões e apreensões ocorreram depois que a PM recebeu informações de um ponto de venda de drogas no centro da cidade. O local passou a ser monitorado e foi verificado intenso fluxo de pessoas em atitude suspeita. A Polícia também apurou que um casal iria adquirir drogas em Chapecó para revendê-las na cidade. Ontem, eles foram detidos com 150 gramas de cocaína. Na residência do suspeito, também foi apreendida uma porção de maconha e uma bucha de cocaína, bem como uma tornozeleira eletrônica e o documento de uma pessoa que se tem o conhecimento ser usuário de drogas. A mulher, que já possui condenação por tráfico de drogas, devia estar com tornozeleira eletrônica, mas estava descumprindo a medida judicial.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.