-CÂMARA DEVE VOTAR SEGUNDO PROJETO DE REGULAMENTAÇÃO DA TRIBUTÁRIA
-INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DO MAGISTÉRIO ESTADUAL TERMINAM HOJE
-PEPERI ESTÁ ENTRE AS 10 EMISSORAS MAIS PREMIADAS DO PAÍS EM 2023
-ACISMO DEFINE PRIORIDADES E CONCLUI ELABORAÇÃO DO CARTILHA VOZ ÚNICA
-DNIT DIZ QUE BLOQUEIOS NO ORÇAMENTO NÃO ATINGEM OBRAS NA REGIÃO
-POLÍCIA MILITAR PRENDE DOIS HOMENS SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGAS
-HOMEM MORRE EM SAÍDA DE PISTA SEGUIDA DE CAPOTAMENTO NA SC 283
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é sol com poucas nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de quatro graus. A máxima pode chegar a 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 48 centavos. O euro está valendo cinco reais e 98 centavos. O peso está cotado em 0,0060 centavos.
O deslizamento de um enorme aterro sanitário em Kampala, capital de Uganda, matou 21 pessoas no sábado e muitas outras vítimas podem estar soterradas. O prefeito de Kampala, ERIAS LUKWAGO, declarou no sábado que o aterro localizado em uma área de 14 hectares em um bairro do norte da capital, estava cheio e prestes a desabar. Segundo a imprensa local, casas, pessoas e gado foram soterrados por montanhas de lixo após o deslizamento provocado por fortes chuvas. O prefeito já tinha alertado em janeiro que as pessoas que trabalhavam e moravam nos arredores do aterro, que recebia cerca de mil e 500 toneladas de lixo por dia, estavam expostas a muitos riscos sanitários devido ao excesso de detritos.
Israel ampliou as ordens de evacuação em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, durante a madrugada deste domingo, forçando dezenas de milhares de moradores palestinos e famílias deslocadas a sair no escuro enquanto explosões de bombardeios de tanques ecoavam ao redor. O exército israelense disse que estava atacando militantes do grupo Hamas - que administrava Gaza antes da guerra - que estavam usando essas áreas para encenar ataques e disparar foguetes. No sábado, um ataque aéreo israelense em uma escola onde palestinos desabrigados estavam abrigados na Cidade de Gaza matou pelo menos 90 pessoas.
Pela primeira vez desde o início da guerra, a Ucrânia reconheceu formalmente um ataque ao território russo. Neste domingo, o presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, afirmou que forças fizeram uma ofensiva surpresa na região russa de Kursk, perto da fronteira com a Ucrânia. Cerca de 1.000 soldados ucranianos atravessaram a fronteira russa na madrugada de seis de agosto. A ofensiva criou uma nova e inesperada frente de batalha entre os dois lados, a primeira fora da Ucrânia, fez o presidente russo, VLADIMIR PUTIN, adaptar planos e pode mudar os rumos da guerra.
ANTÔNIO DELFIM NETTO, ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento e ex-deputado federal, morreu na madrugada desta segunda-feira, aos 96 anos. Ele foi um dos mais influentes economistas do país, com papel fundamental para o chamado "milagre econômico" da ditadura militar e influência em governos de direita e de esquerda após a redemocratização. DELFIM NETTO estava internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, por conta de complicações em seu quadro de saúde. A assessoria dele não informou o motivo da internação. O ex-ministro deixa uma filha e um neto. Não haverá velório aberto, e o enterro será restrito aos familiares.
A Câmara dos Deputados retoma nesta semana as atividades após o recesso parlamentar prolongado por causa das eleições municipais. Os congressistas farão esforço concentrado para a votação de propostas, entre elas o segundo projeto de regulamentação da reforma tributária. A proposta trata das regras sobre o Comitê Gestor que administrará o Imposto sobre Bens e Serviços, de competência estadual e municipal, criado pela reforma para substituir os atuais ISS e ICMS. O relator do projeto, o deputado MAURO BENEVIDES FILHO do PDT do Ceará, afirmou que o texto deve ir à votação até quarta-feira. Ele espera uma votação mais tranquila do que a do primeiro projeto da regulamentação, aprovado em 11 de julho, e que agora aguarda votação no Senado.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão ligado à Força Aérea Brasileira, já começou a extrair e transcrever os áudios e dados das caixas-pretas do avião da Voepass que caiu na sexta-feira, em Vinhedo, no interior de São Paulo. O desastre deixou 62 mortos. O órgão estima que em um mês divulgará os primeiros resultados da investigação sobre o maior acidente aéreo em solo brasileiro em 17 anos. O gravador de voz da cabine do avião e o gravador de dados de voo foram encaminhados ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo em Brasília na manhã de sábado. Segundo o Cenipa, os trabalhos de extração dos dados vão seguir de forma ininterrupta.
O Governo de Santa Catarina está intensificando a fiscalização nas rodovias do estado, iniciando agosto com mais uma operação coordenada pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil. A Gerência de Produtos Perigosos, juntamente com diversos órgãos da Comissão Estadual P2R2, tem seguido um calendário rigoroso de operações para fiscalizar o transporte rodoviário de produtos perigosos. A última operação ocorreu nas cidades de Campo Alegre e Joinville. Essas operações fazem parte de um calendário anual estabelecido pela Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos.
O governo de Santa Catarina decretou luto oficial de três dias por conta da queda do avião da Voepass na sexta-feira. O acidente ocorreu em Vinhedos, no interior de São Paulo, e deixou 62 mortos. Ao menos quatro pessoas que moravam ou nasceram no estado estavam entre as vítimas. O texto do governo catarinense foi publicado no sábado e leva em consideração o "pesar pelas vítimas do desastre aéreo" e as vítimas catarinenses que estavam entre os passageiros. Os moradores de Santa Catarina vítimas da queda são: DIOGO BOEIRA ÁVILA, 42 anos, RAFAEL FERNANDO DOS SANTOS, 41, PAULO HENRIQUE SILVA ALVES, 40, e RENATO LIMA, 34, todos moradores de Florianópolis.
As inscrições para o maior concurso público da história da Educação catarinense terminam nesta segunda-feira. O cadastro deve ser realizado no site da Universidade Regional de Blumenau. Os interessados podem conferir o edital completo, o quadro de vagas e o cronograma no site da Secretaria de Estado da Educação. Serão efetivados novos professores e profissionais para as áreas administrativas e pedagógicas, incluindo assistentes de educação, assistentes técnico-pedagógicos e especialistas. Estão previstas mais de seis mil e 500 vagas para a primeira chamada, das quais quase cinco mil serão para o cargo de professor. As provas devem ser realizadas nos dias 22 e 29 de setembro, para professores e demais cargos, respectivamente. O resultado final do concurso deve ser divulgado em novembro deste ano.
A Peperi ficou entre as 10 emissoras de rádio mais premiadas do Brasil em 2023. A informação está no ranking “Mais premiados da imprensa brasileira 2023” organizado pelo Portal dos Jornalistas. O resultado foi publicado na edição especial da Revista Imprensa. Na região sul, que reúne Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a Peperi ficou na segunda colocação, atrás apenas na rádio Gaúcha de Porto Alegre. O ranking “Mais premiados da imprensa brasileira” leva em consideração os principais prêmios de Jornalismo à nível nacional e estadual e é organizado todos os anos pelo Portal dos Jornalistas.
Nos últimos 10 anos, a Peperi conquistou mais de 40 prêmios de Jornalismo à nível nacional e estadual. As reportagens produzidas pela emissora venceram prêmios nacionais importantes como os prêmios CNI, Sebrae, MPT, Justiça do Trabalho e ABMEs de Jornalismo. Em Santa Catarina, a Peperi conquistou os prêmios Fatma, IMA, Fecomércio, Fapesc, TRT, Fiesc, Associação Catarinense do Ministério Público e ACI Ocesc de Jornalismo. O diretor da Rede Peperi de Comunicação, ADILSON BALDISSERA, ressaltou que os Prêmios conquistados demonstram o comprometimento da emissora com a produção de um jornalismo sério e de qualidade. As reportagens foram produzidas pelo jornalistas MARCOS MELLER.
Começou na última semana o curso de Contabilidade para Não Contadores, uma parceria da CDL e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. O curso é oferecido de forma gratuita e exclusiva para os associados da CDL com aulas no Senac. De acordo com o diretor de capacitações da entidade, IVANDRO SPENGLER, a turma é composta por 32 participantes e o curso visa proporcionar conhecimentos essenciais de contabilidade para empresários e profissionais que não possuem formação específica na área, mas que desejam aprimorar suas habilidades e compreender melhor as finanças de seus negócios.
Cerca de 700 pessoas participaram da Terceira edição do Café Colonial do Lions Clube São Miguel do Oeste Universidade. O evento foi realizado entre o final da tarde e o começo da noite deste sábado, no CTG Porteira Aberta. De acordo com o presidente do Clube, MIGUEL RODRIGUES, o evento superou as expectativas e se consolidou como a maior edição já realizada. Ele disse que esses eventos são fundamentais já que todos os recursos arrecadados são aplicados em atividades e projetos sociais, como o Banco Ortopédico, a Campanha da Visão, voltada a consultas oftalmológicas e óculos, e a Oficina do Bem, que confecciona roupas para crianças do município.
A JCI Câmara Júnior realizou, no final de semana, a Imersão Escola de Líderes JCI. O evento reuniu cerca de 200 pessoas no Clube Comercial na tarde de sábado. De acordo com uma das coordenadoras, DIANE BARONIO, foram cerca de quatro meses de organização para a atividade que contou com a presença de cinco palestrantes. Ela frisou que, em 2024, a JCI chega ao quarto módulo do projeto, mas é a primeira edição no formato de imersão, reunindo todos os palestrantes no mesmo dia. DIANE destacou que o objetivo é capacitar os integrantes da JCI a desenvolver atividades de liderança e conscientizar as pessoas sobre a importância dessa mentalidade.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes lançou nesta terça-feira O edital de contratação para obras de manutenção e conservação da BR-282 e da BR-163. Estão previstos investimentos de aproximadamente 170 milhões de reais para recuperação do asfalto, recapeamento, poda e roçada, revitalização do sistema de drenagem, sinalização horizontal e vertical, entre outras obras. De acordo com o Dnit, os serviços vão beneficiar os mais de sete mil motoristas que passam pelos trechos diariamente. O superintendente do DNIT em Santa Catarina, ALISSON ANDRADE esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que as obras devem começar no segundo semestre para resolver uma reivindicação da população do extremo-oeste.
O edital lançado pelo Dnit contempla a BR-282 de Maravilha até Paraíso, incluindo os trechos de Iraceminha, Descanso e São Miguel do Oeste. Também está contemplada a BR-163, englobando a avenida Willy Barth e o segmento entre São Miguel do Oeste e Guaraciaba. Esse trecho aliás, não faz parte do projeto de concretagem da via que liga o posto da PRF em Guaraciaba até Dionísio Cerqueira. De acordo com o Dnit, a extensão total das obras de recuperação, somando as duas rodovias, é de 89 quilômetros e meio. O superintendente do DNIT em Santa Catarina, ALISSON ANDRADE, disse que o edital prevê a execução de serviços ao longo de cinco anos, mas que a maior parte desse valor será usada nos primeiros anos do contrato.
As obras previstas para as BRs 282 e 163 são mais completas do que um simples tapa-buracos. A afirmação é do superintendente do DNIT, ALISSON ANDRADE. Ele explicou que haverá uma intervenção emergencial de tapa buraco para dar tráfego nas rodovias e, depois disso, o Dnit fará uma obra mais completa, com a reciclagem de base para reconstrução do pavimento. ALISSON reforçou que os pontos mais críticos estão entre Maravilha e São Miguel e nas proximidades do Posto da PRF em Guaraciaba. Ele comentou que o valor por quilômetro desse edital é um dos maiores do estado e vai resolver o problema desses trechos.
Os bloqueios e contingenciamentos de cerca de 15 bilhões de reais no orçamento da União não terão impactos nos projetos e obras do DNIT em Santa Catarina. A garantia é do superintendente do DNIT, ALISSON ANDRADE. Ele disse que os cortes de um bilhão e 500 milhoes no Ministério dos Transportes não atingem Santa Catarina. ALISSON também voltou a citar que as obras de construção da ponte sobre o rio Uruguai podem começar no ano que vem.
A Acismo finalizou o processo de discussão das prioridades da classe empresarial para a elaboração do Cartilha Voz única em São Miguel do Oeste. A entidade ouviu os empresários e definiu as cinco demandas do setor produtivo que serão encaminhadas para os candidatos a prefeito: infraestrutura, educação, saúde, agronegócio e incentivo ao empreendedorismo. De acordo com o coordenador do Voz Única, FERNANDO SCHENINGER, o documento traz os principais eixos para o desenvolvimento do município. A Cartilha será entregue nesta segunda-feira para os candidatos e vai servir de base para o debate eleitoral que será promovido pela Associação Empresarial no dia 23 de setembro.
As demandas do Cartilha Voz Única refletem necessidades históricas da classe empresarial da comunidade. O comentário é do presidente da Acismo, GIOVANI GOBBI. Ele comentou que a Acismo está apontando as prioridades sem definir exatamente as ações. GOBBI disse que o objetivo é deixar claro para os candidatos o que o setor produtivo espera de quem vai assumir o comando da prefeitura. O presidente da entidade destacou ainda que o candidato que for eleito em outubro será cobrado durante o mandato. Haverá, portanto, um acompanhamento de como será o atendimento dos pedidos.
O presidente da Acismo, GIOVANI GOBBI, também se manifestou sábado, no Peperi Rádio Repórter, sobre a indicação de nomes para a secretaria de Desenvolvimento Econômico. Em eleições passadas, as entidades empresariais chegaram a indicar o nome de um empresário para assumir o cargo. GOBBI explicou que isso não deve acontecer neste ano e que o objetivo é apontar ideais e prioridades para os candidatos a prefeito.
A idosa de 82 anos que estava desaparecida desde o final da tarde de sexta-feira foi localizada menos de 24 horas depois em uma área de mata. ANA MARIA ZORDAN foi vista pela última vez por volta das cinco e meia da tarde de sexta. Os familiares entraram em contato com a polícia e uma força-tarefa foi montada para localizar a idosa. O trabalho contou com a utilização de drones, cão de faro e verificação de sistemas de monitoramento de residências e empresas. A idosa foi encontrada em uma área de mata no bairro Jardim Peperi por volta das três e meia da tarde em estado estável. Ele foi atendida pelos Bombeiros e levada ao Hospital Regional de São Miguel do Oeste.
Um homem ficou ferido em um colisão entre um carro e uma moto na noite de sábado na SC 160 em Campo Ere. O acidente aconteceu no trevo de acesso a SC 305 e envolveu uma moto CG e um Voyage. Os bombeiros foram chamados e encontraram o motociclista de 19 anos com pequenas escoriações nas mãos e em uma das pernas. Após o atendimento inicial, a vítima preferiu não ser encaminhada para o hospital. Ocupantes do Voyage não se feriram.
Uma mulher se jogou de um carro movimento para escapar de uma agressão neste domingo entre Dionísio Cerqueira e Barracão. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima foi socorrida na Linha São José com escoriações generalizadas e um ferimento na boca. Ela foi atendida no local e encaminhada para o hospital de Dionísio Cerqueira. O condutor do carro, um homem de 40 anos, foi abordado pela Polícia Militar e tentou fugir. Segundo a PM, durante a tentativa de fuga, ele sofreu uma queda e ficou ferido. O homem também foi encaminhado ao hospital. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Um acidente de trânsito entre duas motocicletas deixou uma pessoa ferida na tarde deste sábado. A colisão aconteceu por volta das cinco horas na Rua Hélio Wassum, centro de São Miguel do Oeste e envolveu uma Honda Biz e uma Honda Bros. O condutor da Bros sofreu suspeita de luxação em um dos ombros e foi encaminhado para atendimento médico no hospital Regional. A condutora da Biz não apresentava ferimentos, mas também foi levada ao hospital.
Dois homens foram presos por tráfico de drogas neste domingo em São Miguel do Oeste. Por volta das 11 e meia da noite, a guarnição do Canil estava no trevo de acesso a cidade quando um Ford Ka vermelho passou em atitude suspeita e iniciou uma fuga. O carro foi localizado estacionado momentos depois na Rua dos Bandeirantes, no Bairro São Jorge, sem nenhum ocupante. O cão de faro localizou resquícios de droga dentro do Ford Ka. A PM montou o cerco e localizou os dois homens suspeitos de serem o motorista e o passageiro do carro ainda nas proximidades. Com os suspeitos, foram encontrados um tijolo de maconha compactado e outras porções já fragmentadas da droga. Os policiais localizaram ainda sacolas e plástico filme, utilizados para embalar os entorpecentes. Os dois abordados foram presos e encaminhados a Delegacia de Polícia.
Um homem de 42 anos morreu em uma saída de pista seguida de capotamento na noite de sábado na SC 283 em Palmitos. De acordo com informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, a vítima foi localizada embaixo do veículo, um Corsa, já sem os sinais vitais. O corpo foi retirado e deixado aos cuidados da Polícia Militar. Junto com o homem, havia uma mulher de 36 anos que foi encontrada sentada ao lado da rodovia, consciente, com ferimentos no rosto e uma menina de nove anos, que apresentava suspeita de trauma no rosto. Ambas foram avaliadas e encaminhadas ao Hospital Regional de Palmitos. As causas do acidente não foram informadas.