ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 12 08 2021

-CÂMARA APROVA VOLTA DAS COLIGAÇÕES E DERRUBA DISTRITÃO

-NOVO SALÁRIO PARA PROFESSORES DE SANTA CATARINA É APROVADO NA ALESC

-DEPOIS DE 11 ANOS, PROJETO DE PROTEÇÃO DO RIO CAMBUIM CHEGA AO FINAL

-COMITIVA ANALISA ESTRUTURA DE AEROPORTO PARA INSTALAR LINHA ÁEREA NA CIDADE

-EMPRESA PROJETA INICÍO DE VOOS REGULARES NO MUNICÍPIO EM CERCA DE DOIS MESES

-PM APREENDE CARGA DE VINHOS DA ARGENTINA AVALIADA EM 158 MIL REAIS

-HOMEM SOFRE FERIMENTOS AO CAIR DE TELHADO DE EMPRESA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A temperatura pode chegar a 17 graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus.Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

A forte onda de calor que atinge a Itália fez o país registrar nesta quarta-feira a temperatura de 48 virgula oito graus, um recorde para a Europa. A explicação para as medições está naquilo que os meteorologistas classificam como um anticiclone, fenômeno formado por uma zona de alta pressão atmosférica que eleva as temperaturas. O anticiclone que afeta o país foi apelidado de "Lúcifer". Na região da Calábria e na Sicília, os bombeiros tiveram que realizar 300 intervenções nas últimas 12 horas para apagar focos de incêndio. Na Calábria, um homem de 77 anos morreu em razão de queimaduras sofridas em um incêndio.

Subiu para 65 o número de mortos durante os incêndios florestais que atingem o norte da Argélia, informaram as autoridades do país africano nesta quarta-feira. Ao menos 28 deles eram soldados que atuavam no combate às chamas. O presidente argelino decretou luto oficial por três dias. Os serviços de emergência já identificaram e tentam controlar ao menos cem focos ativos de incêndio. As autoridades argelinas falam na possibilidade de "origem criminosa" para parte do fogo e ao menos quatro pessoas já foram detidas.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, anunciou nesta quarta-feira, uma cúpula virtual sobre a democracia com outros líderes mundiais nos dias nove e 10 de dezembro. A cúpula também incluirá representantes da "sociedade civil, filantropia e setor privado", que farão compromissos para um ano de ação, com uma sessão presencial de acompanhamento um ano depois. Em nota, BIDEN afirmou que os participantes discutirão “os desafios que a democracia enfrenta para fortalecer coletivamente as bases para a renovação democrática”, com foco contra o autoritarismo e na defesa do combate à corrupção e à promoção do respeito aos direitos humanos.

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira o projeto que suspende a prova de vida para aposentados e pensionistas beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social até 31 de dezembro deste ano. A proposta segue agora para sanção do presidente JAIR BOLSONARO. A prova de vida do INSS é um procedimento anual e obrigatório e tem como objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios. Em março de 2020, a medida foi suspensa em razão da pandemia, mas retomada em junho deste ano. Desde então, o INSS pode bloquear os benefícios de quem não fez a prova de vida. Quem perde o prazo tem o benefício suspenso.

A Petrobras subirá o preço da gasolina em três vírgula três por cento a partir desta quinta-feira. É o segundo aumento consecutivo, após corte realizado em junho. O preço do diesel não terá elevação. Segundo a estatal, o reajuste médio é de nove centavos por litro, elevando o preço de venda em suas refinarias a dois reais e 78 centavos por litro. Até chegar aos postos, o valor ainda é acrescido de impostos e margens de distribuidores e postos. Em nota divulgada nesta quarta-feira, a empresa destacou qual sua contribuição para o preço médio final da gasolina, que passará a ser de dois reais etrês centavos por litro, já que o produto vendido nos postos recebe 27 por cento de etanol anidro.

O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira o chamado "distritão" e aprovou a volta das coligações partidárias nas eleições proporcionais para deputados federais, estaduais e vereadores. Os dois dispositivos estavam contidos em uma proposta de emenda à Constituição, aprovada em primeiro turno, que promove uma minirreforma nas regras eleitorais. No primeiro turno, os placares registrados nesta quarta foram os seguintes: o texto-base da PEC foi aprovado por 339 votos favoráveis e 123 contrários; o distritão foi rejeitado com 35 votos favoráveis e 423 contrários; e a volta das coligações foi aprovada com 333 votos favoráveis e 149 contrários. A PEC segue agora para o senado.

A Secretaria de Estado da Educação anunciou mudanças no ensino médio em Santa Catarina nesta quarta-feira. A carga horária será maior e os alunos poderão escolher alguns componentes curriculares em uma grade flexível. O chamado novo ensino médio vai iniciar em todo estado em 2022. As atuais 800 horas por ano serão estendidas para mil. O currículo escolar terá uma parte com disciplinas fixas, como português, matemática, história e filosofia, e outra que poderá ser escolhida entre 25 chamados componentes curriculares de cinco áreas de conhecimento. 120 escolas já adotam este modelo de ensino desde 2019 e funcionam como escolas pilotos.

Escolas e universidades de Santa Catarina vão operar sob novas regras a partir desta quinta-feira. O governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quarta um decreto que impõe novas medidas de combate à Covid-19. O distanciamento mínimo entre os estudantes na sala de aula reduz de um metro e meio para um metro, conforme já havia sido antecipado. Estudantes e professores vacinados deverão retornar às atividades presenciais 28 dias após a segunda dose ou dose única, incluindo os enquadrados em grupos de risco. A vacinação será obrigatória para todos os profissionais da educação.

A Proposta de Emenda à Constituição do aumento salarial dos professores de Santa Catarina foi aprovada nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa. O texto foi aceito por 33 votos a um. BRUNO SOUZA foi o único deputado que se manifestou contrário ao reajuste. O parlamentar protestou contra o aumento ao argumentar que a decisão ocorre antes de se estudar o impacto a longo prazo e sem posicionamento do órgão auditor estadual. Com a admissão da nova PEC em plenário, a primeira faixa ficará em três mil e 500 reais para os professores com formação em nível médio, na modalidade Normal, e em quatro mil para quem tiver graduação com licenciatura curta. Já a terceira, de cinco mil, atingirá professores com licenciatura plena ou graduação em Pedagogia, o que inclui os pós-graduados. A mudança salarial ocorre para aqueles professores que ainda não recebem estes valores, o que representa 63 por cento dos professores. Aos demais, não haverá alterações neste momento.

O prefeito de Romelândia, JUAREZ FURTADO, assinou, nesta semana, a ordem de início dos serviços de reforma e ampliação da Escola Municipal Milena Schaffer. De acordo com o prefeito, a obra é uma reivindicação da comunidade. Ele disse que a ampliação vai resultar em significativas melhorias na infraestrutura, ampliando o conforto e a segurança do local. As principais adequações previstas no projeto são a acessibilidade da escola, das salas de aula e dos banheiros; ampliação dos espaços físicos da secretaria, direção e cozinha e edificação de novos banheiros. O valor global da obra é 169 mil 545 reais.

Após mais de uma década em execução, teve fim neste ano o projeto de recuperação do Rio Camboim. A informação é do gerente de comunicação social do Sicoob, BLÁSIO SPANIOL. Ele participou do RPN Segunda Edição nesta semana e destacou que a ação foi concluída nos últimos meses. Conforme ele, o trabalho iniciou em 2010 e contou com parceria da Epagri e demais entidades públicas e privadas. De acordo com BLÁSIO SPANIOL, o objetivo principal da execução foi preservar o Rio Camboim, principal fornecedor de água de São Miguel do Oeste há pelo menos 40 anos.

A recuperação do Rio Camboim demorou 11 anos pois o trabalho foi realizado em etapas. A explicação é do gerente de comunicação social do Sicoob, BLÁSIO SPANIOL. Segundo ele, nesse período foram instaladas cercas ao longo de todo e rio e afluentes. Ao todo, foram construídas 35 mil metros de cerca, abrangendo dessa forma, 25 hectares de mata ciliar. Ele explicou que a ação impede que animais e máquinas tenham acesso ao rio, danificando o mesmo. SPANIOL destacou que o trabalho foi realizado em pelo menos 50 propriedades que estão localizadas às margens do rio e afluentes do Camboim.

O investimento em dinheiro na recuperação do Rio Camboim foi de quase meio milhão de reais. O comentário é do gerente de comunicação social do Sicoob, BLÁSIO SPANIOL. Ele disse que foram investidos ao todo, 450 mil reais nos 11 anos de projeto. Ele reforçou que o trabalho visa a educação ambiental com visitas de escolas de toda a região. O profissional pontuou que a água captada no Rio Camboim beneficia 33 mil pessoas de São Miguel do Oeste. BLÁSIO SPANIOL revelou que um evento de entrega simbólica do projeto para a comunidade local e regional deve ser realizado ao longo dos próximos meses.

Novas ações semelhantes a realizada no Rio Camboim devem ocorrer ao longo dos próximos anos. A garantia é do gerente de comunicação social do Sicoob, BLÁSIO SPANIOL. Ele declarou que neste ano ainda deve ocorrer uma reunião com a Epagri e demais parceiros para definir os próximos trabalhos do grupo. Ele salientou que novos programas nesse sentido devem ser realizados não apenas em São Miguel do Oeste, mas sim, em toda a região Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina. BLÁSIO SPANIOL reforçou que a intenção é fortalecer o meio ambiente e ensinar as novas gerações sobre a importância de manter os cuidados com a fauna e flora.

A fatura de água deste mês ficou mais cara para os consumidores catarinenses com a entrada em vigor das novas tarifas do serviço em Santa Catarina. De acordo com o chefe da Agência Local da empresa, VITOR GOUVERIA, o aumento foi de dois vírgula 55 por cento e tem como base no IPCA acumulado no período entre agosto de 2019 e agostos deste ano. O reajuste foi aprovado para vigorar nos próximos 12 meses pelas agências reguladoras. Com a correção, a Tarifa básica passa de 29 reais e 49 centavos para 30 reais e 24 por cento. Famílias com renda mensal de até dois salários mínimos têm direito ao desconto de 80 por cento se aderirem à Tarifa Social que é de cinco reais e 64 centavos. Além dessa taxa, o usuário paga um valor pela quantidade de água consumida.

Onze pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. Outros 20 moradores entraram para a lista de recuperados. No total, seis mil 455 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais seis mil 352 já se recuperaram, o que representa uma taxa de recuperação de 98 por cento. 33 moradores ainda estão com o vírus ativo. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid é de 68 por cento com de 17 pacientes confirmados. Na ala de enfermaria, são seis internados e taxa de ocupação de 37 por cento.

A secretaria de saúde está aplicando, nesta quinta-feira, a primeira dose da vacina contra a Covid nas pessoas de 28 e 27 anos de idade. Hoje pela manhã houve formação de longas filas na praça Walnir Botaro Daniel. A imunização vai até as seis horas da tarde. Amanhã, serão imunizadas as pessoas de 26 e 25 anos de idade. Sábado será vez de que tem 24 e 23 anos. No sábado, as pessoas destas faixas etárias devem comparecer à Praça das oito da manhã as quatro horas da tarde. Para receber vacina, é necessário apresentar Comprovante de Residência, Cartão SUS, RG ou CPF e a Carteira de Vacinação.

O Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria de Assistência Social realizaram na tarde desta quarta-feira a décima primeira Conferência Municipal de Assistência Social, no Centro de Convivência de Idosos. O tema da Conferência foi "Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social". Segundo a secretária de Assistência Social, ANDREIA REBELATO, as conferências são importantes espaços de debate e proposições de novas políticas públicas a fim de aprimorar os serviços socioassistenciais ofertados àqueles que necessitam do Sistema Único da Assistência Social. As propostas aprovadas ontem serão encaminhadas para a conferencia estadual que será realizada em outubro de forma virtual.

A nova diretoria do Sindicato da Construção Civil tomou posse na última semana. O engenheiro civil CLEONOR MAHL vai comandar a entidade pelos próximos dois anos. Ele encabeçou a chapa única do processo eleitoral e vai substituir FERNANDO TOFFOLI que presidiu o Sinduscon por dois mandatos. MAHL esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que a nova diretoria foi montada com a intenção de ter representantes do maior número possível de municípios. Ele citou que o Sinduscon tem uma base territorial grande que abrange as cidades entre Pinhalzinho e Dionísio Cerqueira. O Sinduscon reúne as construtoras, incorporadoras e empresas ligadas a área elétrica, pavimentação do extremo-oeste.

De acordo com o novo presidente do Sinduscon, CLEONOR MAHL, um dos objetivos da nova diretoria é aumentar a participação das empresas na entidade. Atualmente, o sindicato tem cerca de 40 empresas associadas, mas nem todas tem participação efetiva no Sinduscon. MAHL destacou que vai dar continuidade ao planejamento estratégico iniciado ainda na primeira gestão do ex-presidente FERNANDO TOFFOLI. Outra meta é definir um delegado do Sinduscon nos principais municípios da região. O sindicato também pretende promover uma descentralização das reuniões com encontros em outras cidades, além de São Miguel do Oeste. MAHL comentou ainda que o Sinduscon deve incrementar o site da entidade para se aproximar das empresas associadas.

A construção civil é um segmento que está aquecido, gerando empregos e movimentando a economia local. De acordo com o presidente do Sinduscon, CLEONOR MAHL, o setor está “a todo gás”. Ele comentou que o segmento está superando um dos entraves para as novas obras que foi o aumento do custo dos insumos, especialmente o aço. CLEONOR citou que os preços começaram a cair e isso terá impacto nas obras. Na visão do engenheiro, o principal gargalo que atinge a construção civil é a mão de obra. Ele citou que ainda faltam trabalhadores mais qualificados e também para os serviços mais básicos, como por exemplo, ajudante de pedreiro. CLEONOR também citou que o segmento de casas populares está tímido e deveria ser mais explorado pelas empresas. Para isso, é preciso que o governo também desenvolva políticas para a construção de residências para a população de baixa renda.

O secretário de Estado da Infraestrutura, THIAGO VIEIRA, e representantes da empresa Aerosul, estiveram no Aeroporto Hélio Wasum na tarde desta quarta-feira para avaliar a possibilidade de implantar uma linha aérea regular entre São Miguel do Oeste e Florianópolis. A comitiva analisou a estrutura existente no local e as adequações necessárias para viabilizar a implantação de voos regulares. A ideia é disponibilizar voos regulares com uma aeronave para nove passageiros, que faria a linha São Miguel do Oeste-Florianópolis. O representante da empresa e o secretário VIEIRA sugeriram pequenas adequações na estrutura atual que seriam suficientes para início das operações. Além de São Miguel do Oeste, a empresa Aerosul pode colocar voos semelhantes nos aeroportos de Caçador e Correia Pinto.

São Miguel do Oeste é uma prioridade dentro do movimento do governo do estado para o fortalecimento da aviação regional. A afirmação é do secretário de Estado da Infraestrutura, THIAGO VIEIRA. Ele disse que o governo está buscando parcerias para implantar uma linha área entre o extremo-oeste e a capital do estado. VIEIRA citou que as tratativas com os municípios de Caçador e Correia Pinto estão mais avançadas, mas ele ressaltou que a região é uma prioridade dentro do planejamento para a aviação civil em Santa Catarina. VIEIRA informou que o objetivo da visita técnica desta quarta-feira foi pontuar as necessidades estruturais do aeroporto, definir as ações para resolver essas questões e deixar o local pronto para receber uma linha área regular. Ele reforçou que o governo não está garantindo os voos regulares em São Miguel, mas iniciando uma caminhada com o objetivo de incluir o aeroporto Helio Wassun no mapa aéreo de Santa Catarina.

O diretor presidente da Aerosul, ADILSON OLIVEIRA, disse que o objetivo da empresa é começar a operar no aeroporto de São Miguel do Oeste em curto prazo. Ele afirmou que a empresa ainda está avaliando se o voo entre a região e a capital será direto ou com escala em outro aeroporto, como Correia Pinto, por exemplo. Mas ele enfatizou que o interesse existe e que a intenção é implantar a linha área em breve.

Os valores das passagens da possível linha aérea entre São Miguel do Oeste e Florianópolis ainda não estão definidos. Segundo o diretor-presidente da Aerosul, ADILSON OLIVEIRA, a expectativa é de que os valores sejam diferenciados por conta de subsídios do governo do estado, como a redução dos impostos sobre os combustíveis da aviação. O vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI conversou com OLIVEIRA e disse que o diretor da empresa informou que a Aerosul vai solicitar formalmente a liberação da Anac para um voo regular de São Miguel do Oeste para Florianópolis. Segundo o vice-prefeito, o valor da passagem ficaria em torno de 700 reais com dois ou três voos semanais, com saída de manhã e retorno à noite. ZANARDI disse que o município vai mobilizar prefeitos e empresários das regiões da Ameosc e Amerios para dar a resposta que a empresa precisa e garantir a demanda de passageiros para os voos no aeroporto Hélio Wassun.

A implantação de voos regulares no município é de extrema importância para a classe empresarial. O comentário é do presidente do Conselho das Entidades, DANIEL DE SOUZA. Ele citou que o voo regular é um sonho que agora parece que finalmente vai se concretizar. DANIEL comentou que muitos empresários da região que se deslocam todos os dias para o aeroporto de Chapecó serão beneficiados com essa possível nova opção de voos para Florianópolis. O presidente do conselho também disse que as entidades vão auxiliar a promover as adequações no terminal de passageiros. Ele destacou que são poucas modificações que podem ser feitas sem muitas dificuldades. Para DANIEL, a linha área será uma grande conquista para a região.

A Polícia Militar fez uma nova apreensão de vinhos trazidos ilegalmente da Argentina. Na terça-feira à noite, a guarnição Reforçada de Fronteira realizava rondas preventivas quando abordou uma van M.Benz 311CDI com placas de Guarulhos São Paulo. O veículo estava carregado com 151 caixas de vinho argentino, sem despacho aduaneiro, caracterizando o crime de descaminho. O condutor do veículo, homem de 30 anos, possuía uma nota fiscal eletrônica falsa e ainda disse que receberia o valor de três mil e 500 reais para fazer o transporte da mercadoria até São Paulo. A carga foi avaliada em aproximadamente 160 mil reais. O produto foi apreendido e levado para a Receita Federal.

O Corpo de Bombeiros atendeu uma ocorrência de acidente de trabalho nesta quarta-feira no município de Guaraciaba. O fato aconteceu no final da tarde no bairro Industrial. Segundo os bombeiros, um homem de 31 anos sofreu uma queda do telhado de uma empresa. Ele sofreu ferimentos em diversas partes do corpo. As causas da queda não foram confirmadas oficialmente. O homem foi socorrido pelos bombeiros e levado ao Hospital São Lucas de Guaraciaba.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.